ALRN
Audiência pública discute o novo PNE e as relações étnico-raciais na educação
Com o objetivo de levantar discussões sobre as relações étnico-raciais no contexto educacional e promover cada vez mais o desenvolvimento de uma educação antirracista, aconteceu nesta quinta-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, uma audiência pública de iniciativa dos deputados estaduais Francisco do PT e Divaneide Basílio (PT) sobre os desafios e perspectivas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para a promoção das relações étnico-raciais no contexto educacional.
Ao abrir os trabalhos, o deputado estadual Francisco do PT destacou a importância do tema da audiência, que é fundamental para a transformação social do Brasil. “Esse debate nos convida a refletir sobre o papel estratégico da educação na superação das desigualdades raciais que ainda marcam profundamente nossa sociedade. É impossível falar sobre educação no Brasil sem considerar o impacto histórico do racismo estrutural, a exclusão de grupos raciais, em especial da população negra, indígena e outros povos tradicionais, que foi sistematicamente reproduzida ao longo do tempo, refletindo-se em disparidades educacionais, sociais e econômicas”, disse.
Para ele, o novo PNE precisa enfrentar essa questão com direcionamento claro. “Não podemos nos contentar com políticas de caráter universal que, na prática, não atingem de modo eficaz aqueles e aquelas que mais necessitam. É urgente incluir metas específicas, indicadores e estratégias que assegurem a equidade no acesso à educação de qualidade, valorizando a identidade e cultura desses grupos. A promoção da educação das relações étnico-raciais deve ser uma prioridade transversal que permeie desde o currículo escolar até a formação de professores e professoras, passando pela valorização da história e cultura afrobrasileira indígena e quilombola. Não se trata de apenas garantir acesso à educação, mas de assegurar que ela seja representativa, acolhedora e promotora de justiça social”, completou.
A deputada estadual Divaneide Basílio explicou que esse momento tem sido continuidade de um debate com intuito de trazer para um lugar de destaque, no Novembro Negro, a educação. “Queremos trazer para a educação o nosso lugar de pessoas negras. Não à toa tivemos a redação do Enem sobre a herança do povo africano. Temos uma lei estadual aprovada que institui a semana da África na escola, que já aconteceu a primeira edição, e essa semana lançamos o livro do Professor Pedrão, com essa temática, para ser utilizada na semana da África na escola, além de outros momentos do calendário negro, de uma forma permanente”, informou.
Ao contribuir com o debate, a representante da organização Kilombo, Dalvaci Neves, falou do curso que objetivou provocar a discussão da educação antirracista, sobre a luta contra o racismo, a partir da educação. “As leis existem há muitos anos, mas não são suficientes para as pessoas entenderem que o racismo vem do costume, vem dos hábitos, do olhar, do racismo recreativo, por meio de piadas, estrutural, institucional. A gente vê que a solução para transformar é através da educação, é através dela que se transforma a sociedade. No Brasil, a identidade negra e a valorização da identidade negra custam muito, porque já crescemos com o olhar de inferioridade, sobretudo com a mulher negra. A mulher negra precisa ter acesso à universidade, aos cargos de gestão pública e privada, ter liberdade de andar e não ser vista como um símbolo sexual e o povo negro tem que ter esse olhar de valor e é através da educação que a gente vai ter isso. É necessário que esse assunto faça parte do currículo escolar, para que o professor tenha liberdade de falar a respeito o ano inteiro”, disse.
Já a representante do Instituto Odara, Lorena Cerqueira, comentou sobre a vanguarda das mulheres negras do Nordeste na luta pela educação e das relações étnico-raciais na educação. “Embora mais recentemente estejamos falamos muito no termo educação antirracista, foi em 1988, em Recife, que houve um encontro em que saiu uma minuta de proposta de lei sobre o assunto. Essa proposta só foi aprovada em 2003 e nela já estava a ideia de que a educação não podia ser uma educação generalista, com um viés apenas frisando a parte da ocupação europeia no país. E continuamos na vanguarda porque, desde novembro de 2023, nós, mulheres negras do Nordeste e da Amazônia, estamos discutindo o que queremos para a educação nos próximos 10 anos”.
Já a coordenadora executiva do projeto Ayê Dudu, diretora de articulação institucional Yalodê e líder do NEGEDI IFRN, Maria Socorro Silva, focou na importância de debater a educação e as relações étnico-raciais no Poder Legislativo e nos outros espaços institucionais que aprovam essas pautas. “A gente precisa compreender que este é o nosso espaço, construído pela população negra e a gente não pode ser minoria e exceção quando chegamos nessas Casas. Nós somos educadores e educadoras, construímos a identidade, a relação e o pertencimento na sociedade a partir da nossa formação, nós sabemos da importância do nosso papel. Nós entendemos como a escola funciona, ela é elitizada, racista, machista, homofóbica e a gente precisa desconstruir essa relação e essa educação que está posta, porque ela nos limita”, discursou.
O vice-coordenador do Fórum Estadual de Educação, Alessandro Azevedo, resolveu destacar os avanços e lacunas com base na discussão e elaboração do documento produzido na Conferência Nacional de Educação e encaminhado ao Ministério da Educação. Entre os avanços ele apontou a garantia de acesso, qualidade e permanência da educação escolar quilombola e a proposta de ampliação da oferta de vagas nas escolas quilombolas. Com relação às lacunas, ele lembrou da ausência de foco na criação de escolas nas comunidades quilombolas e da criação de um programa permanente de inclusão de lideranças de saberes tradicionais nos PPPs das escolas quilombolas, entre outras coisas.
Com relação ao Rio Grande do Norte, ele destacou que os desafios são imensos. “A escolaridade média da população negra, de 18 a 29 anos no RN, entre 2016 e 2023, decresceu. O que deveria estar acontecendo era um aumento da escolaridade média da população negra em relação à população não negra, então algo não está sendo feito”, falou. Ele chamou atenção ainda para que momentos como esse tragam encaminhamentos concretos, como, por exemplo, o compromisso de um coletivo que pudesse mapear quais projetos antirracistas estão acontecendo nas escolas estaduais e municipais, ou que pudesse pensar uma estratégia estadual de implantação da Lei 10.639 de 2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por exemplo.
Por sua vez, a representante da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte, Carla Costa, falou sobre algumas atividades recorrentes da Secretaria com relação ao tema. “Estamos com 60 escolas do campo, em que a maioria delas está em comunidades quilombolas e indígenas. Além disso, estamos trabalhando em cinco eixos: governança, estrutura, política da versão universal e focalizada, o diagnóstico e monitoramento da implementação da Lei 10.639 de 2003, a formação de gestores escolares e professores em educação para as relações étnico-raciais, bem como elaboração de material didático e literário”. Ela também enfatizou que futuramente duas escolas serão construídas, sendo uma, quilombola, e uma, indígena. E falou da formação, que está em andamento, de professores na cultura antirracista e da parceria com a UFERSA, com a promoção de um curso de extensão sobre o “RN, território do povo preto, desafio para educação do campo, das águas e das florestas nos 21 anos da consciência negra”, que conta com cerca de 100 vagas para professores.
A coordenadora de Igualdade Racial, Giselma Omilé, enfatizou que a luta da população negra é incansável. “O que nos traz aqui é o incômodo de ainda não termos alcançado o que é de fato necessário para termos uma população negra brasileira tratada com equidade e dignidade. E pensando na perspectiva da educação, ela é essencial porque é o caminho que conseguimos visualizar do ponto de vista transformador, do ponto de vista cultura, social, econômico. E essa transformação não é para que ocorra apenas na população negra, mas em toda a sociedade”, disse.
“Pensar a educação na perspectiva étnico-racial, é pensar também em trazer os elementos construídos pela sociedade que resistem, do ponto de vista da reparação. Os brasileiros precisam se envergonhar do que foi o processo da colonização, da exploração e de desumanização dos povos africanos, que foram trazidos para construir esse país de maneira forçada. Quando a educação se torna um direito para a população negra, o racismo se estrutura e se fundamenta do ponto de vista legal, o racismo está construído a partir da legislação. Em 1824, na Constituição do Império, a lei proibia os negros e leprosos de frequentarem as escolas, ou seja, proibia o acesso à educação e isso perdurou até 1930. O processo de mobilização e de luta por direitos é um processo contínuo da população”, completou.
Por fim, o parlamentar vereador Daniel Valença, citou a falta de avanços com relação a implementação de legislações importantes. “Mesmo tendo avanços no PNE, quando vamos para o monitoramento, percebemos a dificuldade extraordinária disso se transformar em realidade. Precisamos redobrar a nossa capacidade de organização, de mobilização, de luta social, articulada com a luta adicional que estamos fazendo. Abstrações jurídicas por si só não vão fazer com que o povo tenha acesso ao que é de direito. Ao contrário, as nossas relações sociais concretas são fundamentadas na exploração, na opressão, na retirada do direito à dignidade. Em Natal, o racismo estrutural é tão forte que não começa nem na creche, vem de antes. São praticamente 2 mil crianças sem creche e a maioria delas são crianças negras. Precisamos impedir retrocessos e assegurar que as batalhas que vencemos se transforme em mudanças concretas para a população”.
E, para finalizar, o deputado federal, Fernando Mineiro, lembrou que falar da questão da igualdade racial na educação não é discutir educação nas comunidades quilombolas. “Estamos querendo discutir dentro do processo educacional como um todo. Não podemos reduzir o debate pensando tão somente nos espaços escolares e ensinos das comunidades quilombolas. É um desafio generalizado. O último PNE, de 2014-2024, foi prorrogado para 2025 e nós tivemos dois fenômenos que impactaram de uma maneira muito dura no cumprimento das metas, em todas as áreas, mas, em particular, nas áreas de equidade: a pandemia e o pandemônio. A pandemia dificultou a leitura e o levantamento dos dados e os estudos na área da educação e a outra razão foi uma gestão que desarticulou e desestruturou a educação”, falou.
ALRN
Kleber Rodrigues solicita benefícios para a população de Portalegre e Viçosa
O deputado estadual Kleber Rodrigues (PSDB) apresentou requerimento na Assembleia Legislativa solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação, a construção de uma sala adequada para acomodação dos estudantes das turmas integrais em contraturno na Escola Estadual Margarida de Freitas, no município de Portalegre.
“A construção dessa sala é uma necessidade urgente para garantir o conforto e o bem-estar desses alunos durante os períodos em que permanecem na escola. Atualmente a falta desse espaço compromete a qualidade da jornada escolar dos estudantes, prejudicando sua concentração e rendimento ao longo do dia”, justificou Kleber Rodrigues.
Kleber Rodrigues solicitou também a construção de um pátio coberto na unidade escolar. “Além de proporcionar um ambiente protegido contra as intempéries, o pátio coberto também favorece a integração entre alunos, professores e funcionários, promovendo um espaço de convivência que estimula o desenvolvimento social e educacional. Esse espaço pode ser utilizado para atividades esportivas, recreativas, culturais e pedagógicas, complementando o processo de ensino- aprendizagem e fortalecendo o vínculo entre os estudantes e a escola”, argumentou o deputado.
Ainda beneficiando a região do Alto Oeste, o parlamentar apresentou requerimento solicitando a instalação de ventiladores nas salas de aula da Escola Estadual Pedro Martins Fernandes, no município de Viçosa. “O calor excessivo em ambientes fechados compromete diretamente o rendimento dos alunos e o desempenho dos profissionais da educação, tornando as atividades escolares mais difíceis de serem realizadas de forma eficiente. Salas de aula bem ventiladas contribuem para melhorar a concentração dos alunos, reduzindo o desconforto causado por altas temperaturas e favorecendo o aprendizado”, disse.
ALRN
Divaneide Basílio solicita recuperação da RN-118
Preocupada com os constantes acidentes ocorridos na RN-118, no trecho que inicia na BR-304, atravessando a cidade de São Rafael até o trevo de Jucurutu e Florânia, a deputada estadual Divaneide Basílio (PT) solicitou ao Governo do Estado, através do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), a recuperação e o recapeamento asfáltico da estrada, em caráter de urgência.
“Esse é um apelo da população já que essa estrada se encontra em péssimas condições de tráfego, devido aos diversos buracos existentes em toda extensão, o que tem provocado inúmeros acidentes e colocado a vida da população em risco”, disse a deputada.
Divaneide disse ainda que o serviço precisa ser feito de forma urgente com o objetivo de promover mobilidade com qualidade
para a população dessa região, considerando a importância da RN-118 para o desenvolvimento regional, pois a mesma interliga dois municípios do estado, bem como, outros distritos e comunidades da região.
ALRN
Escola da Assembleia e UFRN fortalecem compromisso de parceria
Em um encontro marcado pela troca de ideias e perspectivas, nossa Escola recebeu, nesta terça-feira (14), as visitas de Thiago Ferreira Dias, coordenador da Divisão Acadêmica de Administração Pública da ANPAD, e Fábio Resende de Araújo, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas (GIPP) do CCSA/UFRN.
Os convidados foram recepcionados pela Coordenadora-Geral, Isis Libânio, pela Chefe de Divisão Acadêmica, Kássia Moura, e pelos servidores Juliana Adão e Rodrigo Bezerra, em um momento que destacou o compromisso conjunto com a excelência acadêmica e a Gestão Pública eficiente.
Durante a reunião, foram discutidas pautas de grande relevância para o fortalecimento da parceria entre as duas instituições acadêmicas, reforçando o papel estratégico da formação e capacitação em Gestão Pública. Entre os temas abordados, destacou-se a ampliação das vagas destinadas aos servidores da ALRN no Programa de Mestrado Profissional em Gestão Pública, uma iniciativa que visa potencializar a qualificação dos servidores da casa legislativa e fortalecer o serviço público no estado.
O encontro simboliza mais um passo no caminho da cooperação institucional, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento de soluções inovadoras e eficientes para os desafios da administração pública contemporânea.
ALRN
Diretora-geral da Presidência convoca diretores para reunião de planejamento
O planejamento das ações de janeiro e fevereiro das diretorias e setores vinculados à Presidência da Assembleia Legislativa foi tema de reunião administrativa nesta terça (14) na sala de reunião da presidência.
“Precisamos alinhar as ações das diretorias para que tenhamos ainda mais eficiência nas metas e cumprimento dos prazos na Assembleia”, destaca a diretora-geral da Presidência da ALRN, Dulcinéa Brandão.
Os diretores e chefes de setor das unidades administrativas vinculadas à Diretoria da Presidência destacaram ações previstas para janeiro e fevereiro visando o debate de metas para o exercício de 2025.
Participaram da reunião os servidores das diretorias de Representação Institucional; Diretoria de Políticas Complementares; Diretoria de Comunicação; Núcleo Café Filho; Divisão do Memorial; Divisão da Polícia Legislativa; Memorial do Legislativo Potiguar e Diretoria-Geral da Presidência.
ALRN
Presidente da ABEL discute preparativos para o Encontro Nacional promovido pela EALRN
Nesta segunda-feira (13), o diretor financeiro e administrativo da ALRN, Pedro Cascudo e o diretor da Escola Legislativa do RN (EALRN), José Bezerra Marinho receberam na sede do Poder Legislativo o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari. Esta é a segunda vez que Natal sedia o Encontro Nacional ABEL.
A reunião, produtiva, tratou sobre os primeiros preparativos para o Encontro Nacional da ABEL, que acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de junho deste ano, em Natal, com a Escola da ALRN como anfitriã.
As discussões, incluindo a coordenadora-geral, Isis Libânio, a assessora de comunicação, Sayonara Alves e o técnico administrativo, Igor Moreira, giraram em torno do alinhamento das ações necessárias para a organização do evento, que reunirá representantes de escolas legislativas e de contas de todo o Brasil, criando um ambiente propício para a troca de experiências, boas práticas e inovações no ensino legislativo. Isso fortalece a atuação institucional e promove a integração entre diferentes regiões.
“As discussões e debates promovidos no evento têm como foco aprimorar a formação e a capacitação de servidores e gestores públicos. Isso contribui diretamente para a modernização das administrações públicas em todo o país, com reflexos positivos para a sociedade”, explica entusiasmado o presidente da ABEL, Roberto Lamari.
A escolha de Natal como sede do evento reforça o protagonismo da EALRN no cenário nacional. “É um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa instituição e pela nossa equipe em prol da capacitação legislativa, da excelência no ensino da educação legislativa e da formação cidadã gratuitamente”, afirma Marinho.
Ao sediar um evento de porte nacional, Natal ganha visibilidade e se projeta como um centro de referência para eventos ligados à educação, capacitação e gestão pública. Isso também movimenta o turismo e a economia local, com a chegada de participantes de diversas partes do país.
O encontro reforça a importância dessas escolas como agentes de transformação e profissionalização da gestão pública, além de consolidar a missão de aproximar os cidadãos do processo legislativo por meio da educação.
De forma geral, o Encontro Nacional da ABEL em Natal transcende o âmbito local, sendo um marco de integração, aprendizado e avanço para a qualificação do setor público em todo o Brasil.
ALRN
Dr. Kerginaldo propõe projeto que beneficia mulheres com deficiências auditiva e visual
O deputado estadual Dr. Kerginaldo (PL) protocolou na Secretaria Legislativa, para tramitar nas comissões temáticas e ser votado em plenário da Assembleia Legislativa, Projeto de Lei que institui um programa estadual de acompanhamento pré-natal e pós-parto para gestantes com deficiências auditivas, surdas e surdocegas no Estado do Estado do Rio Grande do Norte. De acordo com o PL, caso seja aprovado e sancionado, a Secretaria de Saúde do Estado deverá fornecer, durante a gestação, todo acompanhamento psicológico e psiquiátrico às gestantes enquadradas nesses critérios.
“O acompanhamento ocorrerá mensalmente e permanecerá do nascimento até o segundo ano de vida da criança, abrangendo a genitora, que deverá comparecer ao serviço de saúde do município de origem para consulta com o pediatra e demais profissionais em caso de necessidade, devidamente acompanhada por um intérprete de libras, guia-intérprete ou utilizando os serviços da Central de Libras se disponíveis no município de origem, para perfeita compreensão das orientações e procedimentos necessários”, diz o texto do projeto. O projeto estabelece ainda a ‘obrigatoriedade de um plano de parto que deverá ser informado à gestante na companhia de seu intérprete de libras, ou guia-intérprete’.
O projeto do deputado Dr. Kerginaldo ainda torna obrigatório o Teste da Orelhinha ou Triagem Auditiva Neonatal para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição para possibilitar o possível tratamento. De acordo com o que foi protocolado, caberá à Secretaria de Saúde, em caso de sanção, o acompanhamento e cumprimento da Lei.
ALRN
Memorial do Legislativo Potiguar recebe visita de alunos de Arquitetura da UFRN
Estudantes do 7º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRN visitaram, na tarde desta segunda-feira (13), o Memorial do Legislativo Potiguar, em sua nova sede, o Solar Tavares de Lyra. A “aula de campo” teve como objetivo aliar teoria e prática na mente dos estudantes da disciplina “Preservação e Técnicas Retrospectivas”, ministrada pelo professor Clewton Nascimento. Participaram do “tour” o chefe da Divisão do Memorial, Aluísio Lacerda, e os arquitetos da Assembleia Legislativa do RN (ALRN), Breno Medeiros e Andrea Melo.
“Nós começamos a semana muito felizes com a presença da principal instituição de ensino do Estado, que é a UFRN, aqui no nosso espaço. Nós, do Memorial, temos consciência da importância deste equipamento para a história da ALRN e para a Cultura do RN, por ser um imóvel centenário e tombado pelos patrimônios estadual e federal. Então, nós estamos muito satisfeitos com a vinda desses estudantes aqui, hoje”, destacou Aluísio Lacerda.
A servidora e arquiteta Andrea Melo falou sobre dividir os detalhes das obras de restauração com os jovens universitários.
“Foi uma experiência interessante e diferente, pois nós só havíamos imaginado o interesse de outras áreas do conhecimento em nossas obras – com a questão do acervo em si. Então, para nós, foi uma surpresa boa ver esse interesse arquitetônico”, frisou.
Segundo Andrea, o trabalho de recuperação das “ruínas” do antigo solar se iniciou em 2017, quando o imóvel foi adquirido.
“Em junho de 2018 tivemos um problema com vandalismo, quando furtaram diversos materiais, principalmente as telhas. Em abril de 2019, começamos a limpeza dos entulhos e, finalmente, em fevereiro de 2022 iniciamos as obras, que tiveram uma parte finalizada em outubro do ano passado. O tempo foi longo, porque é um trabalho muito minucioso, em que vamos de ponto a ponto, indicando as patologias de cada ambiente com a respectiva restauração a ser feita”, explicou a profissional.
Para o professor Clewton Nascimento, “é extremamente relevante trazer os alunos para esse tipo de experiência que junta a teoria à prática”.
“Sair dos muros da universidade para mostrar a realidade é uma prática muito comum no nosso curso. Felizmente, estamos vendo algumas ações de restauração aqui em Natal, em que estão começando a valorizar a preservação do nosso patrimônio histórico, principalmente na Ribeira e aqui em Cidade Alta. Nós vemos isso com bons olhos, pois é muito importante que os estudantes vejam de perto e se aproximem cada vez mais do que está acontecendo de mais atual na nossa cidade, com relação à sua futura profissão”, enfatizou o docente.
O estudante Victor Militão externou o seu olhar sobre a transformação pela qual passou o novo prédio do Memorial.
“Foi uma recuperação incrível – e até inacreditável – pelas fotos que nós vimos de como estava o espaço antes. O prédio estava realmente em ruínas, e isso justifica até o tempo que se levou para restaurá-lo. Eu confesso que não é uma área na qual eu penso em trabalhar, mas reconheço sua relevância, pela história que carrega consigo. E é muito importante conhecer o passado, para que possamos viver melhor o nosso presente”, ressaltou o universitário.
ALRN
Ivanilson Oliveira pede que DNIT instale iluminação pública em Mossoró
O deputado estadual Ivanilson Oliveira (União) está requerendo, junto ao Governo Federal, a instalação de iluminação pública na BR-304, nas proximidades dos viadutos da cidade de Mossoró. Para isso ele encaminhou ofício à Superintendência Regional do DNIT, ocupada no RN por Getúlio Batista da Silva Neto.
“A falta de iluminação adequada nessa região tem gerado sérios riscos à segurança de motoristas, pedestres e demais usuários da via. A ausência de visibilidade noturna contribui significativamente para o aumento de acidentes, colocando em risco a vida das pessoas e prejudicando o fluxo seguro do trânsito. Além disso, a escuridão no local favorece a prática de crimes como assaltos, o que intensifica a sensação de insegurança entre os cidadãos que transitam pela área”, justificou o parlamentar.
O requerimento foi encaminhado em caráter de urgência, destacando que a BR-304 é uma das rodovias mais importantes do Estado, sendo um corredor essencial para o transporte de pessoas e mercadorias, conectando importantes municípios e facilitando o desenvolvimento econômico regional. De acordo com o ofício do deputado, a situação é ainda mais crítica nas proximidades de viadutos importantes, como o viaduto da entrada do Santa Delmira, o viaduto que dá acesso ao município de Governador Dix-Sept Rosado, e o viaduto que dá acesso a Natal.
“A instalação de iluminação pública nesses trechos é, portanto, uma medida necessária para garantir a segurança viária e a integridade de todos os usuários”, justificou o deputado Ivanilson Oliveira, solicitando que o DNIT ‘tome as providências cabíveis para resolver essa situação com a máxima brevidade, promovendo melhorias estruturais essenciais que assegurem a segurança e a qualidade do tráfego na referida rodovia’, encerrou o requerimento do deputado.
ALRN
Diretor-Geral da ALRN recebe presidente da ABEL para preparativos do Encontro Nacional
O diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Dr. Augusto Carlos Viveiros e o diretor da Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN), José Bezerra Marinho, receberão na próxima segunda-feira, 13 de janeiro de 2025, às 9h, na sede do Poder Legislativo Potiguar, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Roberto Lamari.
A visita marca um importante passo nos preparativos para o Encontro Nacional da ABEL, que será realizado nos dias 4, 5 e 6 de junho deste ano, na cidade de Natal, como a Escola da ALRN como anfitriã.
Na agenda, estão previstas reuniões estratégicas com a equipe da EALRN. O objetivo é alinhar as ações necessárias para a organização do evento, que reunirá representantes de escolas legislativas e de contas de todo o Brasil, fortalecendo a troca de experiências e a disseminação de boas práticas no âmbito do ensino legislativo.
O Encontro Nacional da ABEL é reconhecido como um espaço de debates e integração para aprimorar a formação e a capacitação oferecidas pelas escolas do Legislativo e de Contas, contribuindo para a eficiência e a modernização das gestões públicas.
O Encontro Nacional da ABEL (Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas) em Natal representa uma oportunidade estratégica e de grande relevância para a cidade e o estado do Rio Grande do Norte. Alguns dos principais significados e impactos desse evento são:
Reconhecimento Nacional
A escolha de Natal como sede do evento reforça o protagonismo da Escola da Assembleia Legislativa do RN no cenário nacional. É um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição em prol da capacitação legislativa e da excelência no ensino público.
Troca de Experiências e Fortalecimento Institucional
O encontro reunirá representantes de escolas legislativas e de contas de todo o Brasil, criando um ambiente propício para a troca de experiências, boas práticas e inovações no ensino legislativo. Isso fortalece a atuação institucional e promove a integração entre diferentes regiões.
Impacto na Qualificação da Gestão Pública
As discussões e debates promovidos no evento têm como foco aprimorar a formação e a capacitação de servidores e gestores públicos. Isso contribui diretamente para a modernização das administrações públicas em todo o país, com reflexos positivos para a sociedade.
Projeção para Natal e o RN
Ao sediar um evento de porte nacional, Natal ganha visibilidade e se projeta como um centro de referência para eventos ligados à educação, capacitação e gestão pública. Isso também movimenta o turismo e a economia local, com a chegada de participantes de diversas partes do país.
Fortalecimento do Papel das Escolas do Legislativo e de Contas
Um dos temas em discussão será: “Os atuais desafios da Educação Legislativa”.
O encontro reforça a importância dessas escolas como agentes de transformação e profissionalização da gestão pública, além de consolidar a missão de aproximar os cidadãos do processo legislativo por meio da educação.
De forma geral, o Encontro Nacional da ABEL em Natal transcende o âmbito local, sendo um marco de integração, aprendizado e avanço para a qualificação do setor público em todo o Brasil.
ALRN
Alunos da UFRN visitam o Memorial do Legislativo
Dezesseis alunos do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do RN (UFRN), visitaram o Memorial do Legislativo Potiguar. Eles elogiaram a restauração do centenário Solar Tavares de Lyra e a expografia que ocupa o espaço multifuncional, facilitando a narrativa da história do Poder Legislativo Estadual.
A professora Jéssica Maria, do Curso de Antropologia Brasileira, que acompanhou seus alunos, ficou surpresa com a organização do local e a disposição dos temas que guardam de certa forma relação com a sua disciplina – sociologia, antropologia e ciências políticas.
A aluna Francisca Maria também destacou a relevância de se ter em Natal um espaço como esse, a estimular a reflexão crítica, valorizar princípios democráticos, promovendo o exercício da cidadania e as reais funções do Poder Legislativo.
A aluna Raissa Batista destacou o protagonismo da mulher potiguar na política estadual e elogiou o trabalho “Voto Feminino” do pintor, escultor, tapeceiro e poeta potiguar Dorian Gray Caldas.
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