Connect with us

RIO GRANDE DO NORTE

Quase metade dos ministros de Bolsonaro deve entregar cargos

Published

on

 

Os ministros do governo Bolsonaro que vão disputar as eleições este ano, devem deixar as pastas no próximo dia 31. É previsto que quase metade dos 23 ministérios passará por reestruturação.

Na lista dos futuros candidatos estão Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, que vai disputar o governo de São Paulo; João Roma, da Cidadania, que deve concorrer ao governo da Bahia; Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional, postulante ao Senado pelo Rio Grande do Norte; e Flávia Arruda, Secretaria de Governo, que também concorrerá a uma cadeira no Senado, mas pelo Distrito Federal.

A saída dos ministros marcará o maior esvaziamento da Esplanada com a desincompatibilização dos cargos nesse mesmo período, proporcionalmente, em quase 25 anos. As substituições acontecerão no momento em que Bolsonaro precisa reverter índices econômicos desfavoráveis para reforçar a campanha pela reeleição.

Os ministérios que vão perder titulares por motivos eleitorais controlam, juntos, um orçamento de R$ 20 bilhões, somente para investimentos. Bolsonaro aposta na eleição de um time de ministros para ter mais aliados nos governos estaduais e no Congresso, principalmente no Senado, onde o Palácio do Planalto enfrenta dificuldades na articulação política.

As dez substituições previstas e admitidas por Bolsonaro são superiores às realizadas desde 1998, nos respectivos anos de eleições gerais, pelos então presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT).

O ex-presidente Michel Temer (MDB) trocou 12 ministros às vésperas do prazo legal, em abril de 2018. Temer, no entanto, tinha mais integrantes em seu primeiro escalão (29) e, por isso, as baixas representaram 41% da equipe. No caso de Bolsonaro, as saídas dos ministros para a campanha atingirão 43% das pastas. Os índices de substituições em governos anteriores, nesse período, variaram entre 22% e 30%.

Advertisement

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

POLÍTICA

Em desvantagem nas pesquisas para o Senado, Carlos Eduardo agride adversários e revela a face do “monstro” que a ex-governadora Wilma de Faria lamentou ter criado

Published

on

 

Do Portal Terra Brasil Notícias

A eventual candidatura do deputado federal Rafael Motta (PSB) ao Senado e a vantagem do ex-ministro Rogério Marinho nas pesquisas eleitorais para o Senado, parecem ter tirado do “eixo” o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), que também é candidato ao Senado com o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT), mesmo sofrendo de enorme rejeição junto a influentes setores do PT, assim como do eleitorado de esquerda “raiz”. Nesta quarta-feira, 11, Alves apontou a metralhadora do ódio para Rogério Marinho, baixando o nível da pré-campanha e acusando o adversário de “ ter a biografia manchada pela corrupção”. A cada dia, Carlos Eduardo mostra que a saudosa ex-governadora Wilma de Faria tinha razão ao dizer que “criou um monstro”, durante uma conversa que teve com a jornalista Micarla de Sousa, que foi vice-prefeita Carlos Eduardo em 2004, período em que foi duramente humilhada por ele.

Ao acusar terceiros de corrupção, o “Senador de Fátima” esquece de olhar o seu passado. Em 2018, o Ministério Público abriu inquérito civil contra ele para investigar o recebimento de propina na forma de doação eleitoral em troca de autorizar o reajuste da tarifa de ônibus em Natal. O empresário Agnelo Cândido, proprietário da empresa de transporte Reunidas, seria o “doador” naquela ocasião.

Também em 2018, já como ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo ficou novamente sob as lupas do Ministério Público ao ser citado em delações premiadas que o envolvia no esquema que ficou conhecido como “Operação Cidade Luz”, que tratava de uma suposto superfaturamento de contratos de iluminação pública.

Nada ficou provado contra o ex-prefeito, da mesma forma que nem Rogério Marinho ou Rafael Motta têm qualquer condenação por atos de corrupção.

O MONSTRO DE WILMA

Em 2020, a ex-vice-prefeita de Carlos Eduardo, a jornalista Micarla de Sousa, resolveu quebrar o silêncio e falar das humilhações que sofreu nas mãos do “monstro” que a ex-governadora Wima Farias disse ter criado, em tom de arrependimento.

Advertisement

Naquela ocasião, Micarla revelou à imprensa que dois dias depois que ajudou a eleger Carlos Eduardo Alves para o seu primeiro mandato como prefeito eleito, foi chamada por ele, que pediu que ela voltasse para a TV Ponta Negra já que na gestão dele não tinha espaço para ela.

Micarla disse na entrevista que telefonou para a então governadora Wilma de Faria e foi conversar com ela, responsável por convidá-la para compor a chapa.

A resposta de Wilma para Micarla teria sido a seguinte: “Criamos um monstro”. Mas na frente, Wilma ocuparia o mesmo lugar de Micarla numa chapa para a Prefeitura de Natal e sofreria a mesma humilhação de Carlos Eduardo.

Até o momento, o ex-prefeito de Natal e hoje pré-candidato ao Senado tem se destacado apenas por suas declarações desastrosas, sem apresentar sequer uma única ideia, proposta ou projeto para o Rio Grande do Norte.

Os ataques têm sido a sua principal plataforma política.

Na atual campanha, está no ar o Carlos Eduardo que em 2012, ao ser questionado pelo jornalista Rafael Duarte sobre sua falta de carisma, respondeu de pronto: “O que é carisma para esse povo? Isso para mim é viadagem”.

Na época a declaração provocou descontentamento em movimentos de combate à homofobia.

Infelizmente, dona Wilma tinha razão: parece mesmo que ela criou um monstro.

Advertisement

Continue Reading

POLÍCIA

Secretaria de Segurança do RN convoca 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para curso de formação

Published

on

 

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) convocou 400 aprovados no concurso da Polícia Civil para o curso de formação. A lista dos convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira (12). Confira AQUI.

Deste total, foram chamados 300 aprovados no cargo de agente de polícia civil substituto, 50 delegados e 50 escrivães.

Conforme o edital de convocação, o curso de formação profissional deverá ocorrer no período de 6 de junho a 31 de agosto deste ano.

Já as matrículas no curso de formação deverão ser feitas de 16 a 20 de maio, de acordo com a letra inicial do nome do candidato. A matrícula é presencial no Auditório da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, localizado na Avenida Interventor Mário Câmara, nº 3532, Cidade da Esperança, em Natal.

Para sanar qualquer dúvida referente ao edital e ao curso de formação profissional, a Academia de Polícia Civil (Acadepol) disponibilizou um canal de atendimento via WhatsApp, exclusivamente por mensagem de texto, através do número (84) 9 8144-9067.

G1RN

Advertisement
Continue Reading

RIO GRANDE DO NORTE

Comunidade se une e aluga casa para idoso de 74 anos que morava na rua na Grande Natal.

Published

on

 

Mesmo em situação de rua, “Seu” João preferia cantar e mal sabia que a música mudaria a sua vida. A voz forte do idoso de 74 anos chamou a atenção da técnica de enfermagem Cleci dos Santos, que mora perto de onde ele vivia no conjunto Cidade Verde, em Nova Parnamirim, na Grande Natal.

“Eu ouvi um louvor que falava de gratidão e eu saí cantando ao encontro de quem estava cantando. E aí quando a música acabou, eu acabei conhecendo a história dele”, contou Cleci. As andanças de Seu João começaram depois da morte da esposa. Foi a partir dali que ele saiu de Fortaleza para se dedicar a missões em várias igrejas.

Um trabalho voluntário que lhe garantia o básico: abrigo, água e comida. “Essa caminhada foi longa: 27 anos de Evangelho. Eu chegava na igreja, me identificava, e ia me entrosando na faxina e em qualquer coisa”, explicou o idoso.

Mas Seu João ficou desamparado na última igreja onde buscou ajuda e se viu, então, nas ruas. Mas o bom humor de alguém que estava tão vulnerável conquistou a vizinhança. “Eu comecei a perceber que outras pessoas também estavam levando comida pra ele. Até que a gente tomou a decisão de tirá-lo da rua”, destacou Cleci.

Seu João ganhou uma casa, que os vizinhos alugaram para ele. Os próprios vizinhos se revezam para levar comida e cuidar dele, que tem cinco filhos, com os quais não tem contato há anos.

“Roupa, calçado essa é a necessidade. Mas tudo que vier pra ele será muito bem-vindo. Além disso, estamos tentando um oftalmologista e um dentista, já que ele tem catarata e não tem mais dentes”, falou Cleci.

Advertisement

Os vizinhos tentam também recuperar a documentação do idoso. Ele perdeu todos os documentos e, só com eles, será possível ter acesso a benefícios.

G1 RN

Continue Reading

CIDADES

Parnamirim: Cras Parque Industrial promove Dia da Comunidade

Published

on

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Industrial, promoveu na manhã desta quarta-feira (11), ações alusivas ao Dia da Comunidade. O evento teve como objetivo a realização de diversas atividades com os usuários e população.

O evento contou com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, a qual ficou responsável pelos serviços de aferição de pressão, glicemia, além de orientações sobre saúde bucal, métodos contraceptivos e a distribuição de preservativos.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária de Assistência Social, Alda Lêda, e sua adjunta, Marta Lopes. Durante a ação, houve o sorteio de brindes, doação de produtos de higiene, roupas e atendimentos em estética e beleza.

Continue Reading

DESTAQUE

Natal declara epidemia de dengue e instala gabinete de crise

Published

on

 

A capital Natal declarou que o município vive uma epidemia de dengue. A situação foi confirmada pelo departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (11). No final de abril, o município havia reconhecido epidemia em apenas alguns bairros da cidade.

De acordo com o departamento de Vigilância em Saúde, para o reconhecimento do momento, é levado em referência o manual do Ministério da Saúde, que considera três pontos: a linha de incidência de casos por três semanas consecutivas, o alto número de notificações por 100 mil habitantes e o crescente número de busca e atendimento nas urgências.

Diante do atual cenário, o município instalou um gabinete de crise para lidar com a epidemia da doença e tomar decisões no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da chikungunya e da zika.

O Rio Grande do Norte também já havia confirmado epidemia de dengue no estado diante da alta de casos da doença, que em 4 meses de 2022 acumulou mais registros do que em todo o ano de 2021.

G1 RN

 

 

Advertisement

Continue Reading

Natal

NA BERLINDA JOGANDO ERRADO, CARLOS EDUARDO JÁ NÃO É O PREFERIDO DA CÚPULA PETISTA PARA SENADOR.

Published

on




Jogando de maneira equivocada desagradando a Gregos e Troianos o ex Prefeito de Natal Carlos Eduardo, já não é o nome preferido do PT para disputar a vaga de Senador, a bola da vez agora ao que se parece é o Nome do deputado Federal Pelo (PSB) Rafael Motta,tem ganhado a Simpatia dos militantes de esquerda. que aliás em nenhum momento aprovaram o nome de Carlos Eduardo na vaga ao Senado. Recentemente o partido de Rafael pediu para colocar seu nome como pré candidato ao Senado nas próximas Pesquisas de opinião.

Do Blog/ quando digo que Carlos Eduardo joga errado. vamos para alguns exemplos, ele é do PDT vai para um encontro do partido se esconde para não tirar foto com o presenciavél Ciro Gomes.
Defendeu Bolsonaro nas eleições passadas, hoje o esculhamba por onde passa, falava mal de lula e hoje morre de amores por ele .

Continue Reading

POLITICA

ELEIÇÕES: CANDIDATURA DE ALDA LEDA TAVEIRA A DEPUTADA ESTADUAL PRECISA SER DEFINIDA EM PARNAMIRIM.

Published

on

Em conversa com nosso blog, vereadores de parnamirim indagados sobre quais seriam suas posições sobre as Eleições que se aproximam referente principalmente a Deputado Estadual.

Disseram que estão aguardando a posição do prefeito Rosano Taveira sobre a confirmação ou não dá Candidatura de sua esposa Alda Leda Taveira, pois muitos tem o interesse de apoiar o projeto da primeira dama do Município.

o problema é que as eleições estão a porta e uma candidatura a deputada Estadual não se faz nem se constrói da noite para o dia, é preciso articulações apoios em vários Municípios e a essa altura do campeonato já estão quase todos os pré candidatos com suas bases formadas e alinhadas e conseguir apoio vai ficando  cada dia mais complicado

Por isso ao meu ver o prefeito Taveira tem que decidir o mais rápido possível se o projeto de Alda Leda Taveira vai ser viável e competitivo para concorrer a uma vaga na ALRN .

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Continue Reading

POLITICA

É decepcionante a meta do governo ser apenas a folha’, diz Fernando Bezerra

Published

on

O ex-senador Fernando Bezerra considera que é “triste e decepcionante” que o governo estadual esteja limitado, na avaliação dele, ao pagamento da folha dos servidores públicos. Ele afirma que o Rio Grande do Norte precisa de uma reforma para que se tenha um plano voltado ao desenvolvimento. Para Fernando Bezerra, essa é uma situação que não está restrita à atual gestão.“Fico triste e decepcionado quando vejo que a meta do governo é [apenas] pagar a folha de pessoal. Os últimos governadores do Rio Grande do Norte se transformaram em encarregados de pessoal, que buscam [meramente] arranjar dinheiro para pagar a folha. Precisamos de uma reforma urgente. Os últimos governos, talvez os quatro últimos, foram muito mais voltados para a questão política pessoal, de reeleição. E deixaram o Estado em uma situação crítica”, lamenta. Ex-ministro da Integração Nacional e ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria, ele afirma que, por isso, o RN cresce apenas onde as condições naturais são as mais favoráveis.

Tribuna do Norte

Continue Reading

Trending

Copyright © 2015 | Notícias do Pássaro | Voando no lugar certo!