Connect with us

DESTAQUE

Presidente do Inep deixa o cargo, após pedido do Planalto

Publicado

em

A menos de quatro meses da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Victor Godoy, anunciou, ontem, a saída de Danilo Dupas da presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova. Conforme anúncio nas redes sociais, a troca de chefia ocorreu “por motivos pessoais e a pedido”. Quem assume o cargo, a partir de 1º de agosto, é Carlos Moreno.

Conforme apurou o Portal Estadão, Dupas deixou o cargo a pedido do Palácio do Planalto. A preocupação do governo era de que sua atuação, questionada há meses por servidores e especialistas em educação, prejudicasse o presidente Jair Bolsonaro durante a campanha.

Dupas nunca havia trabalhado com avaliações educacionais e assumiu o cargo em fevereiro de 2021. Envolveu-se em polêmicas e teve de enfrentar acusações de interferência nas provas do Enem. O ex-ministro Milton Ribeiro, no entanto, o manteve. Ribeiro é investigado e foi preso por supostos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência no caso do gabinete paralelo, revelado pelo Estadão.

A reportagem apurou que o Planalto temia que eventuais problemas na preparação do Enem ou outras polêmicas no Inep poderiam levar a novas investigações em um ministério já fragilizado. As provas serão aplicadas em 13 e 20 de novembro. Este mês, em novo embate, Dupas enviou um ofício à associação de servidores do Inep, que fazia oposição a ele, pedindo dados como quantidade de associados e atas. A entidade viu a iniciativa como um “assédio institucional” e uma forma de cercear a liberdade dos servidores.

Em novembro de 2021, quando faltavam 13 dias para o Enem, mais de 30 servidores do órgão pediram exoneração e dispensa coletiva Dupas foi acusado pelos funcionários de assédio e desconsideração de aspectos técnicos na tomada de decisões. Ele negou as acusações. Também em novembro, o Estadão apurou que houve supressão de “questões sensíveis” na prova. O presidente Jair Bolsonaro chegou a afirmar que as perguntas do Enem teriam “a cara do governo”. Naquele mesmo mês, em comissão do Senado, Dupas falou ser “comum” a adição e a retirada de questões durante a montagem do teste. E explicou que a “cara do governo é seriedade e transparência”.

Conforme apurou a reportagem, os servidores do órgão foram pegos de surpresa. Por volta das 14h55, eles receberam um comunicado, pelo e-mail da presidência, anunciando a troca e convidando-os para um encontro com o novo presidente, Carlos Moreno, às 15h, no auditório do Inep. Os servidores encheram o salão e aplaudiram de pé a entrada de Moreno. A fala dele, porém, teve de ser interrompida quando, minutos depois, receberam outro comunicado que mudava a data da conversa para 1° de agosto – data oficial da saída de Dupas.

Missão
Godoy informou que, a partir de segunda-feira Carlos Moreno assume o cargo, “respondendo interinamente e garantindo a continuidade dos exames e avaliações fundamentais para toda a sociedade brasileira”.

Ao Estadão, Moreno disse que a prova do Enem está pronta. “Estou tranquilo porque confio muito nos servidores do Inep”, afirmou. Segundo o novo presidente, o ministro deu “total liberdade” a ele para atuar e conhecer os detalhes do exame e do que vinha sendo feito na gestão de Dupas. “Minha missão é a de garantir a execução do Enem sem problemas”, ressaltou.

Moreno é um dos servidores mais experientes e mais respeitados do Inep e da comunidade educacional. Ele disse que sua nomeação foi uma surpresa e acabou chamado durante as férias.

Tribuna do Norte

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Litoral Norte: Hudson (PSDB) lidera com 74% para prefeito de Galinhos, diz Consult*

Publicado

em

 

 

Pesquisa Consult registrada na Justiça Eleitoral sob número de identificação: RN-05430/2024 e divulgada nesta segunda-feira (29), mostra que se as eleições fossem hoje, o candidato do PSDB a prefeito de Galinhos, Hudson Matias venceria com 74% dos votos. A pesquisa ouviu 350 eleitores na quinta-feira (18), e tem margem de erro máximo permissível de 5,2%, com confiabilidade de 95%.

*Prefeito-Espontâneo*

Hudson – 60,29%
Alexandre – 12,57%
Nenhum – 2,86%
Não sabe dizer – 23,43%
Outro – 0,86%

*Prefeito-Estimulado*

Se os futuros pré candidatos a Prefeito(a) de Galinhos, forem esses DOIS, nessas CHAPAS citadas, em qual delas o(a) sr.(a) (você) votaria?

Hudson e Joabe – 74%
Alexandre e Maria Jairo – 18%
Nenhum – 2,57%
Não sabe dizer – 5,43%

*Avaliação Prefeito Naldo*

Aprova – 78%
Desaprova – 11,7%
Não Sabe dizer – 10,3%

 

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito Tadeu e Deputada Isolda participam do lançamento da pré-candidatura de Ana Aline ao legislativo caicoense

Publicado

em

O lançamento da pré-candidatura a vereadora de Ana Aline, foi bastante prestigiada. O evento aconteceu neste último final de semana.

Com uma grande participação popular o evento foi considerado super positivo.

Quem esteve prestigiando, foi p prefeito de Caicó, Judas Tadeu e a deputada estadual Isolda Dantas.

Ana Aline é pré-candidata a vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que faz arte da federação, PT, PCdoB e PV.

Por Blog do Roberto Flávio

Continue lendo

DESTAQUE

POLÍTICA SERIDÓ ” Caico a pouco meses da eleição Tadeu e Toinho seguem firmes e fortes pra reeleição.

Publicado

em

A Gestão do prefeito Judas Tadeu, em Caicó. Tem agradado a grande maioria dos caicoenses a prova disso é o alto índice de aprovação popular comprovada em recentes pesquisas realizadas no município, por vários institutos.  além de tudo mais alguns  fatos  contribuem  ainda mais  para o projeto de reeleição do prefeito Tadeu. como por exemplo a mal articulação do grupo de oposição que com a não candidatura de Adjuto não tem um nome a altura para enfrentar Tadeu. e Também o fato das fortes nominatas de vereadores que estão acompanhado o projeto de reeleição do atual prefeito fazendo assim seu projeto ainda mais forte , o fato é que pra oposição disputa em relação a majoritária em Caicó só ser for em 2028 .

Continue lendo

DESTAQUE

Garçom mata vereador e esfaqueia dono de restaurante e cliente no interior do Ceará

Publicado

em

 Um garçom atacou três pessoas usando uma faca, neste domingo (28), em Camocim, no interior do Ceará. O crime aconteceu no restaurante onde o garçom trabalha. Entre as vítimas, estão o dono do estabelecimento, um vereador do município e mais uma pessoa. O parlamentar Cesar Araújo Veras não resistiu aos ferimentos.

Cesar Araújo Veras, de 47 anos, já foi presidente da Câmara Municipal de Camocim. O caso aconteceu em um restaurante na orla de Camocim. O g1 entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do Ceará sobre o crime, e aguarda resposta.

Um homem identificado como Euclides, dono do restaurante, também foi ferido. A terceira vítima ainda não foi identificada formalmente. O estado de saúde das vítimas ainda não foi oficialmente divulgado.

A Câmara Municipal de Camocim emitiu nota lamentando o caso. A Casa disse que “lamenta profundamente a perda do ex-presidente, vereador César Veras, que de forma precoce nos deixou neste domingo”.

“Nesse momento de pesar, nos solidarizamos aos familiares e amigos enlutados”, complementou.

Por G1 

Continue lendo

DESTAQUE

Personal é assassinado dentro de academia na zona oeste de Caicó

Publicado

em

Um homicídio foi registrado na manhã desta segunda-feira (29), no Bairro Barra Nova, zona oeste de Caicó (RN).

O personal e proprietário de uma academia, identificado como Whadson Whonam Silva de Araújo, foi morto a tiros na academia de sua propriedade, localizada em frente ao Atlético Clube Corintians.

As informações que chegam indicam que a vítima foi atingida por tiros efetuados por um homem que chegou batendo na porta e chamando. Quando Whadson Whonam abriu, foi baleado.

A Polícia Militar foi acionada e inicialmente fez a guarda do local do crime até a chegada da Polícia Civil e do Itep.

Continue lendo

DESTAQUE

Girão confirma apoio a Salatiel de Souza em Parnamirim e pede união

Publicado

em

 

 

O deputado federal pelo PL, General Girão confirmou neste sábado (27), o apoio ao pré-candidato Salatiel de Souza, à prefeitura de Parnamirim. Ao lado do secretário Homero Grec, Girão ainda ressaltou a importância da união do grupo em torno do nome de Salatiel.

O anúncio foi feito durante um evento do PL, Mulher RN no Município, para formação política de pré-candidatas, lideranças femininas e assessores.

Girão ainda destacou a importância do avanço e da continuidade de uma gestão eficiente, conduzida pelo atual prefeito Rosano Taveira, e alertou que Parnamirim não pode cair nas mãos do retrocesso como ocorreu com o Governo do RN.

Confira o vídeo abaixo!

Tocador de vídeo

Continue lendo

DESTAQUE

Fátima Bezerra abraça a candidatura de Dr. Edivaldo em Nísia Floresta

Publicado

em

 

O médico Dr. Edivaldo Nascimento, segue firme em sua pré-campanha a prefeito de Nísia Floresta, e agora com o apoio da governadora Fátima Bezerra que resolveu abraçar o projeto do PT na cidade. Fátima entendeu que Nísia Floresta necessita de ter uma atenção maior e deixou claro que a melhor opção política é caminhar em 2024 com candidatura própria.

A governadora desfilou em praça pública com Dr. Edivaldo em Nísia Floresta, mostrando que vem com tudo para vencer, o candidato da direita no reduto dos marinhos e também dos bolsonaristas. Essa aparição pública deixou claro a posição do governo em acatar a escolha do diretório municipal que referendou o nome do médico como pré-candidato a prefeito em 2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Rogério Marinho confirma: A direita em Parnamirim é Salatiel e Taveira

Publicado

em

 

O senador Rogério Marinho, líder da oposição no congresso nacional e presidente estadual do PL, em entrevista  à Liberdade FM deixou claro que Salatiel de Souza é o representante do bolsonarista em Parnamirim. Rogério aproveitou a entrevista para esclarecer sobre a situação jurídica e como será a campanha desse ano, além mandar alguns recados para o prefeito Allyson de Mossoró e também para Álvaro em Natal, pois nas entre linhas da conversa Marinho busca uma retribuição para o projeto do PL em Parnamirim.

Em relação a vinda de Bolsonaro para participar da campanha de Salatiel e incentivar outros projetos políticos, o senador confirmou essa disposição do ex-presidente de atuar firmemente para construir bases sólidas visando 2026.

Na caixa preta, Rogério Marinho rasgou elogios à Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e ao prefeito Taveira, mas desceu a lenha no movimento dos sem terra, além de figuras ligadas à esquerda.

Veja na íntegra a entrevista AQUI.

Continue lendo

DESTAQUE

Trump tem 49% dos votos, contra 43% de Joe Biden, diz pesquisa

Publicado

em

 

Foto: Tia Dufour/Casa Branca e Adam Schultz/Campanha de Joe Biden

O ex-presidente dos Estados Unidos e pré-candidato às eleições de novembro, Donald Trump (Partido Republicano), tem 49% das intenções de voto, contra 43% do presidente Joe Biden (Partido Democrata). Os dados são da pesquisa encomendada pela CNN e realizada pelo SSRS. Os dados foram divulgados no domingo (28.abr.2024).

No levantamento anterior, realizado em janeiro deste ano, Trump recebeu o mesmo percentual de votos, ante 45% de Biden. Os dados mostram o crescimento do ex-presidente mesmo em meio aos problemas judiciais enfrentados por ele.

Questionados sobre como avaliam o 1º mandato de ambos, 55% dos norte-americanos consideraram que a gestão Trump foi bem-sucedida e 44% disseram que foi um fracasso.

No caso de Biden, a situação é menos favorável: 61% dizem que a sua presidência até agora foi um fracasso, enquanto 39% classificam-na como bem-sucedida. A avaliação mais negativa do presidente se deve à forma como ele lida com a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza. São 28% de aprovação e 71% de desaprovação.

Poder360

Continue lendo

DESTAQUE

MDB denuncia ex-prefeito de Macau ao TRE por divulgar pesquisa sem registro

Publicado

em

 

O MDB apresentou uma denúncia ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte contra o ex-prefeito de Macau, Flávio Veras. O ex-gestor teria divulgado uma pesquisa sem registro em grupo de WhatsApp da cidade.

Segundo a representação que o partido fez na justiça, no dia 15 de abril de 2024, por meio de mensagens de texto e áudio no grupo, o ex-prefeito teria falado o resultado de uma pesquisa interna, sem registro, que indicaria a sua liderança para as eleições municipais deste ano.

“Pessoal, boa tarde, tudo bem? Espero que todos estejam bem. Ô pessoal, não pode divulgar pesquisa não, tem que registrar, tá? Isso é para consumo interno nosso, né? E a campanha está cada dia melhorando mais ainda, mais e mais, né? E tivemos um aumento significativo de janeiro para cá, que foi a última pesquisa. E assim, as coisas estão indo muito bem, graças a Deus”, falou em uma mensagem no grupo.

Continue lendo

Populares