


Camara de Natal
Vereadores rejeitam vetos a projetos de inclusão nas escolas

A Câmara Municipal de Natal apreciou nesta terça-feira (4) cinco vetos do Executivo Municipal e, dentre esses, dois que se referiam à inclusão de estudantes na rede municipal de ensino, foram rejeitados.
Os vetos foram direcionados aos PLs n° 120/2022 e 384/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil). “São projetos importantes para as crianças com deficiência nas escolas. Um pede a cassação do alvará daquelas escolas que negarem matrícula a esses estudantes. A outra é sobre a adoção do sistema ABA para alunos com autismo. Entendemos que são projetos de grande avanço para a inclusão na rede de educação”, disse o vereador.
Também foi derrubado veto ao PL n° 689/2021, da vereadora Brisa Bracchi (PT), que declara patrimônio cultural material do município o Teatro Municipal Sandoval Wanderley, no bairro do Alecrim. “Não faz sentindo vetar que o nosso teatro seja patrimônio material. A entrega da reforma está em atraso e estamos na expectativa para que seja entregue logo. Além da lei, temos um processo oficial de tombamento na Funcarte para que não haja nova proposta absurda de derrubá-lo”, destacou a parlamentar.
Por outro lado, foram mantidos os impedimentos ao PL n° 151/2022, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que obriga a restituição do pagamento efetuado em duplicidade aos consumidores; e ao PL n° 788/2023, do vereador Dickson Junior (PDT), que institui o selo empresa amiga do autista.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis
Camara de Natal
Câmara de Natal realiza sessão solene em homenagem ao Dia do Contabilista

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (16), a sessão solene de entrega da Comenda Professor Ulisses Celestino de Góis, em alusão ao Dia do Contabilista. A solenidade foi proposta pela Mesa Diretora da Casa e presidida pelo vereador Eriko Jácome, presidente da CMN.
Na ocasião foram homenageados 25 profissionais da contabilidade, entre os quais o secretário estadual de administração, Pedro Lopes, e o secretário executivo do gabinete do prefeito, o ex-vereador Raniere Barbosa, que em 2017 instituiu a Comenda no âmbito da Câmara.
O presidente Eriko Jácome (PP) destacou a importância da valorização da categoria. “A Câmara Municipal de Natal hoje abre as portas para homenagear profissionais da área de contabilidade pelo seu dia. Estou muito feliz em representar a Mesa Diretora nessa sessão solene, que reconhece esses profissionais pelos serviços prestados à cidade do Natal. Em nome dos 29 vereadores, enalteço todos os contadores da cidade do Natal, do Rio Grande do Norte e do nosso país. Viva o contabilista!”, afirmou.
O professor Ulisses Celestino de Góis que dá nome à comenda é referência na história da contabilidade potiguar. Ele foi fundador da Faculdade de Ciências Contábeis e Atuariais de Natal, do Sindicato dos Contabilistas do RN e da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis.
“Idealizei a comenda para valorizar a atividade do contabilista e fortalecer esse grande profissional. Ser homenageado hoje é um motivo de grande gratidão e orgulho”, disse Raniere Barbosa, acrescentando que a honraria foi criada para ser entregue em alusão ao Dia do Contabilista, 25 de abril.
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do RN, Anailson Gomes, ressaltou o papel dos profissionais da área na sociedade. “O profissional da contabilidade vê além dos números. Ele vê as realizações, os sonhos, e atua com ética, atualização constante e compromisso social”, afirmou. Ele também destacou que a reforma tributária é hoje um dos principais desafios da profissão.
Entre os homenageados da noite, Max Gleidson Medeiros da Silva expressou sua emoção ao receber a comenda. “A satisfação é enorme. Hoje a gente tem a valorização do profissional da contabilidade de uma forma mais magistral e a consequência disso é que eu me sinto realmente muito, muito valorizado”, declarou. Ele também ressaltou que o avanço da tecnologia tem sido um aliado indispensável para a atuação na área.
Participaram da solenidade os parlamentares Cleiton da Policlínica (PSDB), Daniell Rendall (Republicanos), João Batista (DC), Pedro Henrique (PP), Tárcio de Eudiane (União Brasil) e Thábatta Pimenta (PSOL).
Compuseram a mesa dos trabalhos o vice-presidente da Academia Norte-rio-grandense de Ciências Contábeis, Ronaldo Santos da Cruz, e a secretária adjunta da Receita do Município, Vanessa Pinheiro, que representou o prefeito Paulinho Freire.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo
Camara de Natal
Secretárias são ouvidas por CEI que investiga invasões em áreas privadas

Em sua segunda reunião, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) ouviu nesta quarta-feira (16) as secretárias de Habitação (Seharpe) e Segurança Pública (Semdes) de Natal, que compareceram como convidadas e responderam às perguntas dos parlamentares que compõem o colegiado. Instalada na Câmara Municipal de Natal, a comissão investiga invasões a propriedades privadas, especialmente estabelecimentos comerciais na capital potiguar.
As atribuições da Semdes e a atuação da Guarda Municipal foram explicadas por Samara Trigueiro, titular da pasta. Ela esclareceu que o órgão só é acionado quando se trata de ocupação de prédios e terrenos públicos, agindo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). Samara também informou que ocorreram 49 invasões em 2023, 60 em 2024 e 9 em 2025, sendo que em nenhuma das ocorrências no corrente ano foi necessário o uso de força para retirar os invasores dos locais.
“Faz-se necessário que a população tenha ciência que invadir propriedade e terreno público ou privado é crime, principalmente quando o indivíduo tenta tomar à força o imóvel. Diante disso, como guardiões do patrimônio público, temos que agir. Mas até agora as nossas ações aconteceram de forma preventiva, conversando com as pessoas. Ainda não tivemos nenhuma situação que precisasse de repressão ou condução de pessoas à delegacia. Felizmente, temos conseguido fazer tudo de forma pacífica, respeitando a dignidade das pessoas envolvidas no processo”, pontuou a secretária de Segurança.
Na sequência, a secretária de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes de Natal, Íris Machado, destacou as políticas que vêm sendo desenvolvidas na área, no entanto, declarou não ter dados precisos sobre o déficit habitacional no município por causa das dificuldades para fazer o recadastramento das famílias. “Estamos iniciando a gestão e tomando pé da situação, fazendo estudos técnicos, ouvindo as comunidades e pesquisando terrenos que podem ser utilizados para a construção de moradias, que é o objetivo da Prefeitura. A prioridade do momento é a entrega de novas moradias, mas em breve teremos um cenário mais claro do nosso déficit habitacional”.
O vereador Matheus Faustino (União Brasil), autor do Requerimento 706/2025 que instaurou a CEI, disse estar contemplado com os esclarecimentos feitos pelas secretárias. “O que está ficando muito claro aqui, com as respostas das duas autoridades municipais que aqui estiveram, é que muitas pessoas que recebem a moradia do poder público são obrigadas a se retirar da habitação por causa de alguma organização criminosa ou para vender e ganhar algum dinheiro através desses programas habitacionais. Então, existe esse contexto e é necessária a fiscalização da Prefeitura”.
Por sua vez, o vereador Daniel Valença (PT) fez diversas perguntas às secretárias centradas sobre se existiam recomendações ou protocolos de investigações para pessoas que integram os movimentos sociais. “Ficou claro que a nossa competência é municipal e se refere a prédios e órgãos públicos. Nós perguntamos para a secretária de Segurança se a pasta, porventura, acompanha alguma ocupação em prédio ou terreno privado e ela disse que não, apenas públicos. As pessoas ocupam esses espaços públicos e terminam tendo acesso às políticas de moradia por causa dessas ações. Ou seja, é óbvio que as pessoas vão se organizar, vão lutar, vão ocupar imóveis públicos porque elas têm direito à moradia”.
A vereadora Camila Araújo (União Brasil) considerou a reunião produtiva e esclarecedora. “Existe um grupo de inteligência que faz um trabalho de acompanhamento das questões habitacionais, encaminhado pela Semdes em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Federal. Já para a Secretaria de Habitação foi solicitada a relação das pessoas que tiveram acesso aos programas de casas populares e, de posse dessas informações, a gente vai poder traçar estratégias e encaminhamentos. Portanto, tivemos um encontro positivo, com o diálogo transcorrendo dentro da normalidade. Todos os vereadores tiveram a oportunidade de fazer suas perguntas e todas foram respondidas de forma satisfatória”, disse ela, que é vice-presidente da comissão.
O presidente da CEI, vereador Subtenente Eliabe (PL), afirmou que as informações dadas pelas secretárias são importantes e ajudarão os integrantes do colegiado a alcançar um bom resultado. “Quando digo bom resultado, significa não apenas investigar os invasores e apontar os responsáveis pelas invasões, mas também verificar se a política pública de habitação está funcionando e o que precisa melhorar. Nesse sentido, a conversa foi fundamental. Saímos daqui com encaminhamentos, por exemplo, solicitamos da Prefeitura a relação dos imóveis que pertencem ao município e uma lista dos imóveis que estão em situação de abandono e dos que estão com dívida ativa”, concluiu.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior
Camara de Natal
Câmara de Natal aprova reajuste de 12,88% para servidores municipais

Na sessão ordinária desta quarta-feira (16), os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar nº 3/2025, que altera a matriz remuneratória dos servidores municipais. A proposta, enviada pelo Executivo por meio da Mensagem nº 052/2025, aplica um reajuste salarial de 12,88%, com base nos índices inflacionários acumulados entre maio de 2022 e fevereiro de 2025.
Durante a discussão da matéria, o vereador Aldo Clemente (PSDB) destacou o compromisso da gestão municipal com os servidores. “Esse aumento de 12,88% beneficia quem faz o serviço público acontecer. É um compromisso do prefeito Paulinho Freire (União Brasil) com a cidade e com os trabalhadores. Em pouco mais de 100 dias, ele tem mostrado a que veio”, afirmou.
Representando o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Natal (Sinsenat), Jota Neto também celebrou o avanço, mas lembrou que ainda há perdas históricas a serem reparadas. “O plano de cargos foi criado em 1992, mas só implantado em 2010, com muitos problemas. Desde 2022, conseguimos iniciar a correção dessas distorções. Este reajuste linear ajuda a equilibrar as perdas inflacionárias recentes, mas seguimos lutando por mais avanços”, declarou.
Ainda durante a sessão, os parlamentares também aprovaram outros projetos, em destaque, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 555/2021, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros (REDE), que determina que a URBANA doe 30% dos pneus usados recolhidos na cidade para fins sociais e ambientais.
“É um projeto simples, mas de grande importância para os artistas, artesãos e para o meio ambiente. Eu mesmo sou artesão e sei como o reaproveitamento dos pneus pode gerar arte, renda e contribuir com a sustentabilidade. Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação”, afirmou Eribaldo.
Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis
Camara de Natal
Servidores efetivos da Câmara de Natal ganham reajuste salarial de 5,06%

Dando continuidade ao processo de valorização dos servidores públicos, a Câmara Municipal de Natal aprovou, na sessão ordinária desta quarta-feira (16), o projeto de reajuste de 5,06% nos vencimentos dos servidores efetivos da Casa Legislativa. A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora após convocação feita pelo presidente, vereador Eriko Jácome (PP), e incidirá sobre a remuneração referente ao mês de março de 2025.
“A Câmara Municipal do Natal está garantindo o reajuste dos servidores efetivos em mais de 5%. O Poder Legislativo tem essa prerrogativa e eu, como presidente, também parabenizo a mesa diretora por não só construir, como garantir esse aumento para os funcionários, que são tão importantes para que o serviço seja oferecido da melhor forma possível”, declarou o vereador Eriko Jácome (PP).
A iniciativa foi bem recebida pelos representantes da categoria. Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal da Região Metropolitana de Natal, João Alberto, o reajuste representa um reconhecimento da importância do funcionalismo público e um passo significativo diante das perdas acumuladas nos últimos anos. “Foi um ganho que eu acho importante. Esse é um aumento que dignifica o ser humano, o funcionário público. A gente tem perdido muita coisa nesses últimos anos, não tem mais incorporação. Agora vamos dialogar sobre a questão da revisão do plano de Cargos, que também já estamos acordados. São cerca de 90 servidores ativos, fora os aposentados que também serão beneficiados com esse reajuste”, disse João Alberto.
O reajuste será aplicado tanto aos servidores em atividade quanto aos aposentados, e integra um conjunto de ações voltadas à valorização do quadro funcional da Câmara.
Camara de Natal
Câmara de Natal celebra os 30 anos do Centro Educacional A Seara

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (15), uma sessão solene em homenagem aos 30 anos do Centro Educacional A Seara. A solenidade foi proposta pelo vereador Tárcio de Eudiane (União) e reconheceu a contribuição da escola para a educação e o desenvolvimento da comunidade do bairro de Igapó, na zona Norte da cidade.
Durante a homenagem, o vereador Tárcio de Eudiane destacou a importância da escola para a zona Norte e o compromisso com a educação cristã. “São 30 anos de história na zona Norte de Natal. É uma escola importante que protege as crianças, defende valores e faz parte da nossa história”, afirmou.
Fundada em 1993 pelo pastor Everaldo Buarque da Silva, líder da Missão Evangélica Pentecostal do Brasil, a escola surgiu a partir de um gesto de dedicação: as primeiras aulas de reforço aconteceram na casa pastoral.
A estrutura cresceu com o trabalho da primeira diretora, professora Rita Maria Carvalho Gomes, que mobilizou recursos e organizou o funcionamento do espaço.
Hoje, a escola é dirigida pela pastora Cláudia Geórgia Guimarães Braga de Assis, que deu continuidade ao projeto com foco na qualidade do ensino e na formação integral dos alunos. “É um reconhecimento de anos de trabalho, não só meu, mas de todos aqueles que iniciaram, daqueles que deram prosseguimento e os que estão até hoje. Então, é algo maravilhoso”, afirmou sobre a homenagem na CMN.
Localizada na rua Bela Vista, em Igapó, a Escola A Seara atende atualmente 193 crianças, oferecendo educação infantil e ensino fundamental I, além de atividades esportivas como karatê, balé, handebol e futsal. A instituição funciona como uma escola particular sem fins lucrativos, reinvestindo as mensalidades em sua manutenção e crescimento.
A ex-diretora e primeira gestora da escola, professora Rita Maria, também participou da solenidade e se emocionou ao ver o reconhecimento do trabalho iniciado há três décadas. “É a história das nossas vidas. Peguei uma casa e transformamos em escola. Foi espetacular porque Deus fez acontecer”, lembrou.
Além dos fundadores, ex-gestores, professores e funcionários, também foram homenageadas outras pessoas que ajudaram a construir a história do Centro Educacional A Seara.
Prestigiaram a solenidade, a deputada estadual Eudiane Macedo e a diretora do Departamento de Ensino Fundamental do Município, Daniele Freire de Lacerda.
Texto: Ilana Albuquerque
Fotos: Verônica Macedo
Camara de Natal
Cinemas de Natal podem ser obrigados a exibir informações turísticas da cidade

Os cinemas existentes em Natal terão que exibir em suas telas informações sobre o turismo do município. A obrigatoriedade está prevista na Lei Nº 114/2022, proposta pelo vereador Chagas Catarino (União Brasil), que durante uma reunião, nesta terça-feira (15), recebeu o parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal de Natal. O projeto ainda terá que ser debatido e votado pelo plenário em primeira e segunda discussão.
De acordo com a lei, as informações sobre o turismo serão projetadas antes do início de cada filme e terão a duração de, no mínimo, um minuto, aproveitando as produções locais de filmes. As informações a serem projetadas serão fornecidas pela Prefeitura Municipal de Natal, através dos seus órgãos competentes. O objetivo é utilizar o cinema para divulgar os atrativos turísticos da capital potiguar.
“Acredito que a gente deve usar todas as ferramentas possíveis para impulsionar a nossa atividade turística e recolocar Natal entre os destinos mais procurados do Brasil, lembrando que o turismo é um dos principais setores da economia natalense. Então, um projeto como esse, que chega para divulgar as belezas naturais e as atrações culturais da cidade, pode fazer a diferença”, avaliou o presidente da Comissão, vereador Cláudio Custódio (PP).
Por fim, o vereador Daniell Rendall (Republicanos) anunciou que o colegiado vai iniciar uma agenda de visitas fiscalizatórias aos equipamentos públicos de educação do município. “A cidade possui 147 unidades de ensino, sendo 74 CEMEIs e 73 escolas de Ensino Fundamental. Os gestores dessas instituições nos procuram semanalmente reivindicando a visita da Comissão. Diante disso, nada mais oportuno da nossa parte do que ir in loco verificar a situação das escolas e saber de que forma a comissão pode ajudar a resolver os problemas junto à Prefeitura”.
A vereadora Samanda Alves (PT) e os vereadores Tárcio de Eudiane (União Brasil) e Pedro Henrique (PP) também participaram da reunião.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior
Camara de Natal
Câmara aprova projetos voltados ao esporte, inclusão e combate ao assédio

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de Natal aprovou projetos de lei com foco em esporte, inclusão social, acessibilidade e combate a violências, demonstrando a diversidade de temas em pauta no Legislativo natalense.
Um dos destaques foi a aprovação do Projeto de Lei nº 489/2022, do vereador Luciano Nascimento (PSD). “Nossa proposta prevê a adoção de ações de prevenção e combate contra o assédio moral e sexual no esporte, visando planejar e adotar medidas efetivas de esclarecimento aos atletas, treinadores e familiares”, justificou.
O incentivo às novas modalidades esportivas também ganhou espaço com a aprovação do PL nº 190/2024, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos). “O Executivo já reconheceu os e-sports como modalidade esportiva que alia tecnologia e esportes. Natal não pode ficar de fora dessa pauta e aprovamos a criação da semana municipal dos E-Sports que vai estimular a prática dessa nova modalidade”, afirmou Kleber.
Outro projeto aprovado foi o PL nº 250/2020, do vereador Chagas Catarino (União), que cria o programa “Eu Abraço Esta Causa”, com o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados com pessoas com deficiência física ou mental.
Também foram aprovados o PL nº 463/2024, do vereador Herberth Sena (PV), que institui o Dia da Capelania Cristã nos ambientes hospitalares, escolares e no sistema prisional; o PL nº 457/2023, do vereador Robson Carvalho (União), que torna obrigatória a capacitação de motoristas e cobradores que atuam em veículos do transporte público equipados com plataforma para pessoas com deficiência; o Dia da Liderança do Ministério Infantil Evangélico, no segundo domingo de setembro, proposto pela vereadora Camila Araújo (União).
Em relação aos vetos do Executivo, os vereadores decidiram pelo impedimento de quatro propostas, entre elas, o PL nº 600/2021, do vereador Preto Aquino (Podemos), que tratava da sinalização nas praias urbanas de Natal; e o PL nº 157/2022, do ex-vereador Robério Paulino, que propunha uma plataforma de classificados de emprego em parceria com a iniciativa privada.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis
Camara de Natal
Sete projetos de lei são aprovados na Comissão de Saúde da CMN

Na tarde desta segunda-feira (14), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou uma reunião na qual deu parecer favorável a sete projetos de lei. Participaram do encontro a vereadora Camila Araújo (União Brasil) e os vereadores Luciano Nascimento (PSD), Cleiton da Policlínica (PSDB), Herberth Sena (PV) e João Batista Torres (DC).
Entre as matérias aprovadas, estava o PL 495/2024 de autoria do vereador Preto Aquino (Podemos) que dispõe sobre a obrigatoriedade da Prefeitura no atendimento para o tratamento da drogadição ou toxicodependência que necessite de internamento em estabelecimento apropriado para reabilitação. De acordo com o texto, não havendo clínica apropriada para a internação administrada e ou mantida pelo ente público, o Poder Público Municipal deverá custear o tratamento em instituições conveniadas.
“Muitas famílias estão sendo destruídas pela doença que se chama droga. E aqui apresentei meu parecer favorável a esse projeto de lei para que a gente possa criar um centro de reabilitação para as pessoas em situação de drogadição a fim de oferecer oportunidade para a cura e o retorno delas a uma vida ao lado da família e amigos. Trabalhando nessa linha de pensamento, acredito que vamos construir uma sociedade melhor”, defendeu o vereador Herberth Sena.
Por sua vez, o vereador Cleiton da Policlínica destacou a aprovação de outros dois projetos: PL 771/2021, do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), que institui na capital potiguar o Programa de Fisioterapia e Terapia Ocupacional à pessoa com deficiência e o PL 143/2024, do vereador Chagas Catarino (União Brasil), sobre a criação da Carteirinha do Tipo Sanguíneo.
“A identificação do tipo sanguíneo vai ajudar a adiantar o atendimento, gerar comodidade e oferecer um procedimento mais consciente aos usuários, o que é fundamental para o sistema municipal de saúde. Já a questão da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, muitas vezes o paciente sofre um trauma e precisa do acompanhamento desses profissionais para conseguir a reabilitação e voltar a ter uma vida normal. Portanto, o poder público tem que promover esse serviço essencial para a população”, concluiu Cleiton Policlínica.
Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior
Camara de Natal
Comissão de Justiça aprova medidas para segurança, saúde e modernização interna

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (14), uma série de projetos de lei que tratam de temas como segurança pública, saúde, habitação e modernização dos processos legislativos. Além disso, a comissão manteve vetos do Executivo e aprovou títulos de cidadania a personalidades.
O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) destacou o compromisso com a celeridade no andamento das matérias. “A comissão cumpre papel importante por ser porta de entrada dos projetos que chegarão a plenário. Pauta zerada e a comissão cumpre mais uma vez seu papel de dar celeridade aos projetos”, afirmou.
Entre os projetos aprovados, está o PL nº 11/2025, do vereador Matheus Faustino (União), que prevê a aplicação de sanções administrativas a torcedores envolvidos em brigas entre torcidas organizadas no município. Também foi aprovado o PL nº 754/2023, de autoria do vereador Eribaldo Medeiros (Rede), que institui uma comissão de fiscalização e acompanhamento dos Programas Habitacionais Municipais.
Na área da saúde, a comissão deu parecer favorável ao PL nº 19/2025, do vereador Preto Aquino (Podemos), que assegura às gestantes o direito de indicar um acompanhante durante o parto e o pós-parto na rede pública de saúde. Já no campo da modernização legislativa, foi aprovado um projeto de autoria da vereadora licenciada Nina Souza (União), que institui o programa de documentos digitais na Câmara Municipal. “Pedimos subscrição porque o alcance econômico é gigante. O projeto prevê a digitalização e visa acelerar os procedimentos internos da Câmara”, destacou o vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator da matéria.
A comissão também aprovou a concessão de títulos de cidadania natalense a figuras de projeção nacional como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, proposta da vereadora Camila Araújo (União); o cantor Xand Avião, proposto pelo vereador Aldo Clemente (PSDB); o deputado federal Níkolas Ferreira, proposto pelo vereador Eliabe Marques (PL); e o presidente da Femurn, Babá Pereira, proposto pelo vereador Eriko Jácome (PP).
Por fim, três vetos encaminhados pelo Executivo municipal foram analisados e mantidos pela comissão, entre eles o que se refere ao PL nº 612/2022, de autoria do ex-vereador Peixoto, que criava a “Virada da Castração” no município.
A vereadora Camila Araújo e o vereador Preto Aquino também participaram da reunião.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis
Camara de Natal
Comissão aprova projetos de combate à exploração sexual infantil no turismo

A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendimentos da Câmara Municipal de Natal aprovou, nesta segunda-feira (14), projetos de lei voltados à proteção de crianças e adolescentes, com foco no combate à exploração sexual relacionada ao turismo. A pauta reforça a preocupação do Legislativo municipal em promover um ambiente turístico seguro e responsável na capital potiguar.
“Nosso papel é trazer essas pautas importantes para serem debatidas e envolver toda a sociedade. É fundamental banir ou ao menos minimizar esse tipo de prática na nossa sociedade”, declarou o vereador Fúlvio Saulo (SDD), presidente da comissão.
Entre as proposições aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 30/2024, da vereadora licenciada Nina Souza (União), que prevê a cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos envolvidos em crimes de abuso, violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Já o PL nº 297/2023, de autoria do vereador licenciado Hermes Câmara (Cidadania), institui a Campanha Municipal de Prevenção e Combate ao Turismo Sexual de Crianças e Adolescentes, com ações educativas e de conscientização para toda a sociedade.
O vereador Daniel Santiago (PP) ressaltou a importância do engajamento do poder público. “Precisamos fazer campanhas de conscientização e combate contra essa prática. É preciso que a gestão priorize e dê atenção especial para que possamos intensificar ações no enfrentamento desses atos criminosos”, afirmou.
Também foram aprovadas matérias relacionadas à divulgação turística e desenvolvimento sustentável e empreendedorismo, como o PL nº 111/2024, do vereador Aldo Clemente (PSDB), que estabelece o uso de mídias sociais na estratégia de divulgação dos atrativos turísticos do município, com o intuito de promover o turismo responsável; o PL nº 852/2023, do vereador Eriko Jácome (PP), que busca alinhar as ações do município aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU; e o PL o PL nº 447/2023, do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), que propõe o fomento ao empreendedorismo entre estudantes.
O vereador Pedro Henrique (PP) também participou da reunião. As propostas seguem agora para análise nas demais comissões permanentes da Casa antes de serem votadas em plenário.
Texto: Cláudio Oliveira
Fotos: Francisco de Assis
- DESTAQUE3 anos atrás
CHAPA DE OPOSIÇÃO ESTÁ PRATICAMENTE DEFINIDA
- DESTAQUE3 anos atrás
Cristiane Dantas recebe título de cidadania em Rodolfo Fernandes
- DESTAQUE3 anos atrás
Adolescente de 13 anos confessa os motivos de ter matado a mãe o irmão e ter ferido o pai que corre risco de ficar paraplégico a tragédia aconteceu na cidade de Patos PB.
- DESTAQUE3 anos atrás
Identificada a vítima fatal de acidente entre vans na RN-118; jovem tinha 29 anos.
- DESTAQUE3 anos atrás
Juliana Bonde gera polêmica ao cantar que vai ‘dar a periquita’ para padre Fábio de Melo: “Fiquei com medo” assista o vídeo da música.
- DESTAQUE3 anos atrás
CHIFRE QUE DEU LUCRO”: Chicão dos Teclados e Andressa Lopes fazem sucesso e faturam alto após um trair o outro por 30 vezes
- DESTAQUE3 anos atrás
Festa do Agricultor movimenta Lagoa Nova com Torneio Leiteiro, exposições, desfile e shows em praça pública
- DESTAQUE3 anos atrás
Sexo, drogas e muito amor. Vídeo da sogra de prefeito de Campina Grande provoca “frisson” na Paraíba
- DESTAQUE3 anos atrás
Bombeiros do RN participam de ações de salvamento e resgate em Pernambuco
- DESTAQUE1 ano atrás
Caicoense de 32 Anos é encontrada sem vida dentro de um carro em Natal; Morte não foi esclarecida
- DESTAQUE1 ano atrás
Prefeitura de Parnamirim alinha as ações com secretarias devidos às fortes chuvas –
- DESTAQUE3 anos atrás
O VENTO FORTE DEIXOU DE SOPRAR NESSE PLANO MORREU GERALDO MELO.
- DESTAQUE3 anos atrás
PREFEITO E CANTOR AMAZAN FAZ MÚSICA ENALTECENDO O ESFORÇO DE BOLSONARO PARA CHEGADA DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO AO NORDESTE CONFIRA O VÍDEO
- DESTAQUE1 ano atrás
Tragédia no RN: Advogada e cliente acusado de matar vaqueiro são assassinados a poucos metros da delegacia em Santo Antônio
- DESTAQUE3 anos atrás
INCRÍVEL: CAMURUPIM DE APROXIMADAMENTE 80 KG E PESCADO EM PRAIA DO RN.