Connect with us

DESTAQUE

STF torna irmãos Brazão réus pelo assassinato de Marielle

Publicado em

Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram nesta terça-feira (18) tornar réus cinco acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

O colegiado computou cinco votos para tornar réus por homicídio e organização criminosa o conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ) Domingos Brazão, o irmão dele, Chiquinho Brazão, deputado federal (Sem partido-RJ), o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa e o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos estão presos.

Robson Calixto Fonseca, conhecido como Peixe, vai responder somente por organização criminosa. Ex-assessor de Domingos Brazão no TCE,  ele é acusado de ter fornecido a arma usada no crime.

Votaram nesse sentido os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, além do relator, Alexandre de Moraes.

Com a decisão, os acusados passam a responder a uma ação penal no STF.  Após a oitiva de testemunhas de acusação e defesa, os réus poderão ser condenados ou absolvidos. Não há prazo para o julgamento.

O placar do julgamento foi obtido a partir do voto de Alexandre de Moraes. O ministro entendeu que há “fortes indícios corroborando” os depoimentos de delação de Ronnie Lessa contra os acusados.

Moraes também disse que a denúncia está fundamentada em documentos, depoimentos e outras provas, além da delação.  “Há prova de materialidade, além de diversos indícios que vêm lastreando a colaboração premiada”, afirmou.

Durante o julgamento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) reforçou a denúncia contra os acusados.

O subprocurador Luiz Augusto Santos Lima acusou os irmãos Brazão de integrarem uma organização criminosa e de possuírem ligação com a milícia que atua em Rio das Pedras, no Rio de Janeiro, além do envolvimento com grilagem de terras em terrenos na zona oeste da capital.

Para o representante da PGR, os Brazão decidiram determinar a execução da vereadora após encontrar resistência dela e do PSol para aprovar projetos de lei na Câmara de Vereadores em prol da regularização das terras de interesse do grupo.

A procuradoria também acrescentou que Rivaldo Barbosa foi acionado pelos irmãos para auxiliar no assassinato e que Major Ronald realizou o monitoramento dos passos da vereadora antes do crime.

A defesa dos réus também se pronunciou e rejeitou as acusações.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

CEI da Energia Solar define prazo para entrega do relatório final

Publicado

em

 

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara Municipal de Natal, que apura denúncias relacionadas às cobranças e compensações de créditos no sistema de geração distribuída, definiu, nesta quarta-feira (10), o prazo para a entrega do relatório final dos trabalhos. O documento deverá ser concluído e apresentado em até 15 dias.

Instalada para investigar reclamações de consumidores sobre a transparência das cobranças, da compensação de créditos de energia solar e do acesso às informações presentes nas faturas, a CEI realizou, ao longo dos últimos meses, oitivas, reuniões técnicas e análises documentais com representantes do setor elétrico, órgãos de defesa do consumidor, especialistas e usuários do sistema de geração distribuída.

O presidente da CEI, vereador Kleber Fernandes, destacou que a definição do prazo marca a etapa final de um trabalho construído a partir da escuta da população e do diálogo com os diversos atores envolvidos no setor.

“Estamos entrando na fase de consolidação de tudo o que foi levantado pela comissão ao longo desses meses. O relatório final reunirá não apenas as conclusões da investigação, mas também propostas concretas para garantir mais transparência, segurança jurídica e respeito aos consumidores que investiram em energia solar. Nosso objetivo é que os encaminhamentos produzam resultados práticos e contribuam para aperfeiçoar a relação entre as concessionárias e os usuários do sistema de geração distribuída”, afirmou.

O parlamentar comentou ainda que o grupo de trabalho sugeriu uma série de medidas entregáveis aos consumidores finais e acatadas pelo Grupo Neoenergia. Entre as principais mudanças, estão a necessidade de tornar mais claras as informações presentes nas contas de energia, o aprimoramento da transparência nas cobranças e compensações de créditos, a ampliação dos canais de atendimento ao consumidor e a realização de ações educativas e de capacitação para órgãos e profissionais envolvidos no atendimento dessas demandas.

“A CEI demonstrou que o diálogo institucional pode gerar resultados importantes para a sociedade. Conseguimos que a concessionária assumisse compromissos objetivos para aprimorar o atendimento, dar mais transparência às informações prestadas aos consumidores e criar mecanismos permanentes para resolver conflitos. O consumidor passa a ter mais voz e mais instrumentos para defender seus direitos”, disse.

Após a conclusão do relatório, o documento será apresentado aos membros da comissão e encaminhado aos órgãos competentes para conhecimento e adoção das providências cabíveis.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco discute fortalecimento da apicultura com professores e coordenação do IFRN de Pau dos Ferros

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, nesta terça-feira (9), de uma reunião virtual com professores e representantes da coordenação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros, para discutir ações e políticas públicas voltadas ao fortalecimento da apicultura e da meliponicultura no Rio Grande do Norte.

Participaram do encontro a professora Daniele Bezerra, docente de Biologia e coordenadora de Pesquisa do campus; a professora Luciene Mesquita, do curso de Apicultura; e o professor Ivan Júnior, também integrante do curso de Apicultura.

Durante a reunião, foram debatidas iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mel no estado, ampliando oportunidades para produtores, fortalecendo a geração de renda no meio rural e incentivando práticas sustentáveis de produção.

Francisco destacou a importância da parceria entre o mandato parlamentar e as instituições de ensino para a construção de políticas públicas que atendam às necessidades do setor. “A apicultura e a meliponicultura têm um enorme potencial para gerar renda, fortalecer a agricultura familiar e contribuir com a preservação ambiental. Por isso, temos trabalhado para criar políticas que incentivem a atividade e valorizem os produtores. O diálogo com o IFRN é fundamental porque une conhecimento técnico, pesquisa e compromisso com o desenvolvimento do nosso estado. Queremos avançar na construção de novas ações que fortaleçam a cadeia produtiva do mel e ampliem as oportunidades para quem vive dessa atividade”, afirmou o deputado.

O professor Ivan Júnior destacou a importância da atuação de Francisco em defesa do setor e agradeceu o compromisso do parlamentar com a atividade. “O deputado Francisco tem sido um importante aliado da apicultura e da meliponicultura no Rio Grande do Norte. Suas iniciativas legislativas e sua disposição para dialogar com quem atua na área demonstram sensibilidade e compromisso com o fortalecimento da cadeia produtiva do mel. Somos gratos pelo apoio e pela atenção dedicada às demandas do setor”, declarou.

O parlamentar tem uma atuação reconhecida em defesa da atividade. É autor, por exemplo, da lei que determina a inclusão do mel de abelha na merenda escolar da rede pública estadual e é apoiador de várias iniciativas voltadas ao fortalecimento da apicultura e da meliponicultura no Rio Grande do Norte.

Continue lendo

DESTAQUE

Não existe definição e tendência no PSDB com nenhum pré-candidato

Publicado

em

 

O PSDB não tomou nenhuma decisão nas últimas horas. O que continua nos bastidores são as torcidas organizadas em frenesi constante, como se a eleição fosse domingo. Tem partidos, inclusive, querendo anunciar ou decidir pelos tucanos.

O Blog do Pássaro checou e não existiu nenhuma reunião agendada hoje com nenhum grupo. Ou seja, PSDB continua conversando com quem quer o diálogo com os tucanos, e o grupo irá tomar a decisão em conjunto, respeitando a premissa do diálogo aberto com todos os pré-candidatos, seja Allyson Bezerra, Cadu Xavier ou Álvaro Dias.

De acordo com o que apuramos, todo cuidado com as especulações e torcidas partidárias é pouco neste momento. E, quem mais anseia pelo apoio do PSDB, pode perder o jogo em razão da ansiedade crônica.

Continue lendo

DESTAQUE

Pedro Filho destaca chance histórica do Vale do Açu eleger um “filho da terra” para deputado federal

Publicado

em

 

O pré-candidato a deputado federal Pedro Filho afirmou que o Vale do Açu vive um momento histórico e pode, pela primeira vez, conquistar uma representação própria na Câmara dos Deputados. A declaração foi feita no último final de semana, durante agenda na região, onde o vereador assuense tem intensificado o diálogo com lideranças políticas, comunitárias e religiosas.

Segundo Pedro Filho, o crescimento de sua pré-candidatura reflete o desejo da população de fortalecer a presença do Vale do Açu nos espaços de decisão nacional. Para ele, a região reúne população, força econômica e relevância política suficientes para eleger um representante comprometido com suas demandas.

“O Vale do Açu tem uma oportunidade histórica. Somos uma região importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e chegou o momento de termos uma voz legítima em Brasília, defendendo nossos municípios, nossos produtores, nossos trabalhadores e nossas famílias”, declarou.

Líder evangélico e atualmente vereador em Assú, Pedro Filho vem ampliando sua base política em todo o estado, mas mantém no Vale do Açu o principal núcleo de sua pré-candidatura. Nos últimos meses, o pré-candidato consolidou apoios de lideranças em diversos municípios da região e intensificou agendas voltadas à construção de um projeto político com identidade regional.

A pré-candidatura de Pedro Filho representa a única chance de fortalecer a representação do Vale do Açu no Congresso Nacional. Ele é o unico “filho da terra” na disputa. A região concentra importantes atividades econômicas, além de desempenhar papel estratégico no desenvolvimento do interior potiguar.

Continue lendo

DESTAQUE

Com royalties em queda, Dra. Raquel Lemos aposta em planejamento estratégico e mantém Alto do Rodrigues em pleno funcionamento

Publicado

em

 

Alto do Rodrigues enfrenta uma forte redução na arrecadação dos royalties do petróleo, uma das principais fontes de receita do município. Em 2025, o município arrecadou R$ 37,3 milhões em receitas ligadas aos royalties. Nos quatro primeiros meses de 2026, o valor soma cerca de R$ 9,9 milhões, e a previsão é de que, a partir de julho, os repasses sejam interrompidos, ampliando o desafio financeiro da administração municipal.

A resposta da gestão tem sido o planejamento antecipado e o controle rigoroso das finanças públicas. Com salários e contas em dia e medicamentos sendo entregues à população, a prefeita Dra. Raquel Lemos segue dando continuidade a obras e investimentos em áreas essenciais. Na saúde, avançam a construção do novo hospital, a implantação da primeira UBS padrão Tipo 1 da história da cidade e a ampliação dos atendimentos especializados. Na educação, os índices de alfabetização registram avanços expressivos e os investimentos em estrutura escolar seguem em ritmo acelerado. “Gestão responsável é antecipar os desafios. Sabíamos da queda dos royalties e construímos uma estratégia para que Alto do Rodrigues continuasse funcionando, com contas em dia, obras avançando e nosso povo sendo cuidado”, afirmou a prefeita Dra. Raquel Lemos.

Continue lendo

DESTAQUE

JUSSARA EXONERA PRIMO APÓS ANÚNCIO DE APOIO AO EMPRESÁRIO JUNINHO SAIA RODADA POR SEU PAI, O VEREADOR PROFESSOR FABIANO

Publicado

em

 

O vereador Professor Fabiano anunciou apoio à pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal… e, logo em seguida, veio a exoneração do seu filho, Fabiano de Sales Farias Júnior, do cargo de secretário adjunto da Juventude, Esporte e Lazer da Prefeitura de Extremoz.

A decisão foi publicada oficialmente na Portaria nº 515/2026-GP, assinada pela prefeita Jussara Sales nesta terça-feira (09).

O episódio chama ainda mais atenção pelo fato de Jussara Sales e Professor Fabiano serem primos, mostrando que, na política local, divergências eleitorais parecem falar mais alto até do que os laços familiares.

Nos bastidores, a exoneração já é tratada como mais um caso de retaliação política dentro da gestão municipal — prática que, segundo críticas recorrentes na cidade, tem se tornado comum contra quem decide seguir caminhos políticos diferentes do grupo da prefeita.

Enquanto isso, Juninho Saia Rodada segue ampliando apoios pelo Rio Grande do Norte e fortalecendo sua articulação para 2026. 👀

#Extremoz #ProfessorFabiano #JuninhoSaiaRodada #PolíticaRN #JussaraSales #RN

Continue lendo

DESTAQUE

Em Jardim de Angicos, Eriko Jácome fortalece sua pré-candidatura a deputado estadual com o apoio dos vereadores Betinho e Leandro Rocha

Publicado

em

 

Eriko Jácome segue fortalecendo sua pré-candidatura pelo Rio Grande do Norte e recebeu o apoio de duas importantes lideranças políticas de Jardim de Angicos, na região Central Potiguar, o vereador Betinho e o vereador Leandro Rocha.

Com uma trajetória consolidada na política municipal, Betinho exerce seu quarto mandato consecutivo como vereador e já presidiu a Câmara Municipal por três vezes, sendo reconhecido pela atuação em defesa das demandas da população e pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

Já Leandro Rocha representa uma nova geração na política local. Eleito vereador após conquistar a quarta colocação nas últimas eleições municipais, tem se destacado pelo trabalho voltado ao esporte e às ações direcionadas à juventude do município.

Ao agradecer o apoio recebido, Eriko destacou a importância de contar com lideranças comprometidas com suas comunidades.

“Receber o apoio de Betinho e Leandro Rocha é motivo de muita alegria e responsabilidade. Estamos falando de duas lideranças que têm serviços prestados a Jardim de Angicos, conhecem as necessidades da população e trabalham diariamente pelo desenvolvimento do município. Essa união fortalece um projeto construído com diálogo, compromisso e o desejo de fazer mais pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Eriko.

Continue lendo

DESTAQUE

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ: PREFEITO JACKSON DANTAS ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO NAS COMUNIDADES DO BADARUCO E DA CAATINGA GRANDE.

Publicado

em

ImagemImagem

Os moradores das comunidades rurais Badaruco e Caatinga Grande, em São José do Seridó, receberam uma importante notícia nesta quarta-feira (10). O prefeito Jackson Dantas assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras de pavimentação em trechos das duas localidades, levando mais infraestrutura, mobilidade e qualidade de vida para a população.
O investimento total é de R$ 325 mil e será aplicado em obras de calçamento que beneficiarão diretamente os moradores das comunidades contempladas. Do montante, R$ 275 mil foram viabilizados por meio de emendas parlamentares destinadas pelo então deputado federal Paulinho Freire, com articulação do prefeito Jackson Dantas.
Outros R$ 50 mil foram assegurados através de emenda do deputado estadual Neilton Diógenes, destinada especificamente para a execução de pavimentação em parte da comunidade Badaruco,atendendo solicitação do vereador Joan.
Raniere Trindade,engenheiro do município, informa que  na comunidade Badaruco a obra contemplará o entorno da Capela de Nossa Senhora de Fátima, melhorando significativamente as condições de acesso ao local. O projeto prevê a pavimentação de aproximadamente 2.500 metros quadrados.
Já no Assentamento Agrário Seridó, localizado na comunidade Caatinga Grande, o calçamento será executado na área de acesso ao ginásio poliesportivo da localidade. A intervenção tem como objetivo proporcionar mais acessibilidade, segurança e conforto para os moradores e usuários do equipamento público.
O prefeito  Jackson fez questão de ressaltar que foi necessária muita luta, esforço e dedicação  para viabilizar  a obra do calçamento na comunidade Badaruco  e chegar até o momento da ordem de serviço   é  gratificante.
A gestão municipal destaca que as obras representam mais um investimento voltado ao desenvolvimento da zona rural, reforçando o compromisso da administração com a melhoria da infraestrutura das comunidades e com a valorização das famílias que vivem e produzem no campo.
Com a assinatura da ordem de serviço, a expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados nos próximos dias, beneficiando diretamente a mobilidade urbana e rural das localidades contempladas
Continue lendo

DESTAQUE

Kelps afirma que Nilda receberá as maiores emendas parlamentares da história de Parnamirim se eleito deputado federal

Publicado

em

Kelps falou para aliados que pretende colaborar de todas as formas para que a gestão de Nilda tenha muito mais recursos em Brasília a partir de sua chegada à Câmara Federal.

“Parnamirim caminha para se tornar o município com a segunda maior população do Rio Grande do Norte e precisará de projetos e recursos para suprir as necessidades da população. Nilda terá todo o nosso apoio em Brasília pois sabemos que os desafios são enormes no futuro da cidade”, disse Kelps.

Ex-secretário de finanças do município e pré-candidato a deputado federal, Kelps já sabe quais são os gargalos tanto nos processos internos de administração quanto nas demandas futuras de infraestrutura. E vai utilizar esse conhecimento para ajudar a prefeita Nilda a alcançar a máxima produtividade com cada recursos que for destinado para a gestão municipal.

“Há um fato geopolítico muito importante acontecendo neste momento. Ao se desenvolver, Parnamirim vai influir cada vez mais em toda a região Metropolitana de Natal, então, cada projeto local tem que ser pensado de forma regional. Nlda terá todo o nosso apoio e esforço para ter sucesso na construção do futuro da região metropolitana”, avisou Kelps.

Kelps falou para aliados que pretende colaborar de todas as formas para que a gestão de Nilda tenha muito mais recursos em Brasília a partir de sua chegada à Câmara Federal.

“Parnamirim caminha para se tornar o município com a segunda maior população do Rio Grande do Norte e precisará de projetos e recursos para suprir as necessidades da população. Nilda terá todo o nosso apoio em Brasília pois sabemos que os desafios são enormes no futuro da cidade”, disse Kelps.

Ex-secretário de finanças do município e pré-candidato a deputado federal, Kelps já sabe quais são os gargalos tanto nos processos internos de administração quanto nas demandas futuras de infraestrutura. E vai utilizar esse conhecimento para ajudar a prefeita Nilda a alcançar a máxima produtividade com cada recursos que for destinado para a gestão municipal.

“Há um fato geopolítico muito importante acontecendo neste momento. Ao se desenvolver, Parnamirim vai influir cada vez mais em toda a região Metropolitana de Natal, então, cada projeto local tem que ser pensado de forma regional. Nlda terá todo o nosso apoio e esforço para ter sucesso na construção do futuro da região metropolitana”, avisou Kelps.

Continue lendo

DESTAQUE

Eriko Jácome celebra investimento de R$ 7 milhões para fortalecer o combate ao câncer infantojuvenil no RN

Publicado

em

 

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, que se destaca por sua forte atuação e compromisso com a luta contra o câncer no RN, participou na manhã de hoje (10), do evento de celebração do projeto Mãos que Ajudam, iniciativa que mobiliza esforços em torno de uma causa nobre: o fortalecimento da rede de assistência e saúde voltada ao combate ao câncer infantojuvenil.

A ação representa um importante avanço para o atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no estado, por meio da destinação de R$ 7 milhões para três instituições de referência: o Hospital Infantil Varela Santiago, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A mobilização da doação foi conduzida pela Casa Durval Paiva e pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), entidades reconhecidas nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em apoio a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer.

O evento reuniu importantes representantes das instituições beneficiadas e parceiras da iniciativa, entre eles Rilder Campos, diretor-presidente da Casa Durval Paiva; Dr. Algemir Brunetto, diretor executivo do Instituto do Câncer Infantil; Ricardo Araújo, representante da área de impacto de projetos na oncologia pediátrica; Dr. Ivo Barreto, superintendente adjunto da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer; Dr. Paulo Xavier, diretor-presidente do Hospital Varela Santiago; e Dr. Geison Moreira, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Durante a solenidade, Eriko destacou a relevância de iniciativas que fortalecem a rede de saúde e ampliam as condições de diagnóstico e tratamento para pacientes infantojuvenis.

“Ações como essa renovam nossa esperança e mostram a força da união em torno de uma causa tão importante. O câncer é uma doença que impacta não apenas os pacientes, mas toda a família. Por isso, investir em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e estrutura hospitalar é fundamental para salvar vidas. Fico muito feliz em testemunhar um gesto de solidariedade que vai beneficiar tantas crianças e adolescentes do nosso estado, fortalecendo instituições que realizam um trabalho extraordinário diariamente”, afirmou Eriko Jácome.

A doação foi viabilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, que se destaca por sua forte atuação e compromisso com a luta contra o câncer no RN, participou na manhã de hoje (10), do evento de celebração do projeto Mãos que Ajudam, iniciativa que mobiliza esforços em torno de uma causa nobre: o fortalecimento da rede de assistência e saúde voltada ao combate ao câncer infantojuvenil.

A ação representa um importante avanço para o atendimento de crianças e adolescentes em tratamento oncológico no estado, por meio da destinação de R$ 7 milhões para três instituições de referência: o Hospital Infantil Varela Santiago, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer e a Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

A mobilização da doação foi conduzida pela Casa Durval Paiva e pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI), entidades reconhecidas nacionalmente pelo trabalho desenvolvido em apoio a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer.

O evento reuniu importantes representantes das instituições beneficiadas e parceiras da iniciativa, entre eles Rilder Campos, diretor-presidente da Casa Durval Paiva; Dr. Algemir Brunetto, diretor executivo do Instituto do Câncer Infantil; Ricardo Araújo, representante da área de impacto de projetos na oncologia pediátrica; Dr. Ivo Barreto, superintendente adjunto da Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer; Dr. Paulo Xavier, diretor-presidente do Hospital Varela Santiago; e Dr. Geison Moreira, da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer.

Durante a solenidade, Eriko destacou a relevância de iniciativas que fortalecem a rede de saúde e ampliam as condições de diagnóstico e tratamento para pacientes infantojuvenis.

“Ações como essa renovam nossa esperança e mostram a força da união em torno de uma causa tão importante. O câncer é uma doença que impacta não apenas os pacientes, mas toda a família. Por isso, investir em prevenção, diagnóstico precoce, tratamento de qualidade e estrutura hospitalar é fundamental para salvar vidas. Fico muito feliz em testemunhar um gesto de solidariedade que vai beneficiar tantas crianças e adolescentes do nosso estado, fortalecendo instituições que realizam um trabalho extraordinário diariamente”, afirmou Eriko Jácome.

A doação foi viabilizada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Continue lendo

Populares