O senador Jean-Paul Prates (PT) voltou atrás, mesmo sem dizer claramente isso, e afirmou na tarde desta quinta-feira (21), no perfil dele no Instagram, que a pré-candidatura do deputado federal Rafael Motta (PSB) ao Senado Federal era “democrática”. As palavras elogiosas ao colega congressistas aconteceram após ele ter criticado duramente o deputado (chegando a afirmar que a pretensão de Motta era “aventureira”), mas também ter sido “educadamente” respondido por integrante do PSB (clique aqui e leia).
“O amigo escolheu um caminho diferente e sua candidatura é parte da democracia que nós dois defendemos e que queremos cada vez mais viva e fortalecida”, escreveu, agora, Jean-Paul, em uma mensagem cheia de palavras elogiosas ao “amigo Rafa”. “Somos amigos, como disse, e vamos continuar amigos por muito tempo. Neste momento, no entanto, escolhemos caminhos diferentes, legítimos e que condizem com nosso amor pelo RN. Em política é comum que isso aconteça!”, acrescentou.
Antes desse momento amigável, no entanot, Jean Paul concedeu entrevistas a veículos de comunicação fazendo duras críticas as intenções do deputado. Se antes já havia dito que não existia “terceira via para o Senado no RN”, na quarta-feira (20), Jean Paul afirmou que a pré-candidatura de Rafael só beneficiava Rogério Marinho (PL), também pré-candidato ao Senado Federal. A explicação era clara: apesar de amigo, Jean Paul está ao lado do pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves (PDT), com quem Rafael Motta deve dividir os votos dos eleitores mais a esquerda – em tese. Jean Paul deve ser o primeiro suplente do ex-prefeito de Natal.
Por isso, na manhã de hoje, Rafael Motta foi para o Instagram responder a Jean Paul, afirmando que não estava entendando a postura do, então, amigo congressista. “Enfrentamos muitas lutas juntos, estivemos lado a lado nas trincheiras. Preciso pedir para que você não use a sua abertura em veículos de comunicação para tolher o meu direito de ser candidato. O nosso lado é o mesmo, Jean. Eu nunca fui seu adversário. Sou eu, amigo, o “Rafa”. O mesmo que, nos momentos difíceis, nunca lhe faltou”, escreveu Motta.
Veja a mensagem de Jean Paul Prates, na íntegra:
Hoje fui marcado numa gentil publicação de Rafael Motta. Fui lá e respondi ao meu amigo. Mas por algum motivo, minha resposta não aparece para as pessoas. Dessa forma, me senti obrigado a reproduzir aqui minha mensagem:
Amigo @rafaelmottarn, agradeço as belas palavras que me dedicou. São resultado de nossa longa amizade e respeito mútuo. Tenho uma grande admiração por sua carreira política, pelo trabalho que desenvolve pelo nosso Rio Grande do Norte e, principalmente, pela pessoa que há tantos anos me dedica sua lealdade e confiança.
Somos amigos, como disse, e vamos continuar amigos por muito tempo. Neste momento, no entanto, escolhemos caminhos diferentes, legítimos e que condizem com nosso amor pelo RN. Em política é comum que isso aconteça!
Nestas eleições, atendi a um chamamento do Partido dos Trabalhadores para ser o primeiro suplente na chapa encabeçada por Carlos Eduardo. Assim como no plano nacional, a estratégia é a de agregar apoios que permitam ao campo progressista mostrar aos eleitores que é possível, sim, vencer o bolsonarismo e superar os quatro terríveis anos que vivemos no Brasil com o atual presidente. Vamos construir um novo país e dar um novo impulso ao nosso estado com esperança, respeito às diferenças, empregos e uma economia mais pujante.
Tenho a certeza de que compartilha desse projeto e que dentro de muito pouco tempo estaremos trabalhando juntos pela construção desse novo país. Mas como disse anteriormente, o amigo escolheu um caminho diferente e sua candidatura é parte da democracia que nós dois defendemos e que queremos cada vez mais viva e fortalecida.
Amigo Rafa, nosso trabalho é pelo Rio Grande do Norte e pelo Brasil! Tenha a certeza de que também escrevo aqui com palavras que vêm direto do coração. Vamos em frente! Vamos derrotar o bolsonarismo e construir com Lula e Fátima um Brasil e um Rio Grande do Norte do qual nossos filhos e netos possam se orgulhar.
Um forte abraço!
P.S.: A poeta Cora Coralina dizia que “o que vale na vida não é o ponto de partida e, sim, a caminhada”.
Façamos uma boa caminhada!