O prefeito Álvaro Dias prestigiou na manhã desta segunda-feira (21), no Hotel Hollyday Inn, a abertura do I Encontro dos Municípios-Polo do G52, evento que reúne os 52 municípios que integram a rede de cidades intermediárias criada pela Sudene para viabilizar a interiorização de ações de desenvolvimento regional. A proposta é criar uma oportunidade para viabilização de parcerias e intercâmbio de experiências na gestão municipal, proporcionando aos participantes um ambiente de aproximação entre os municípios, entes federais, especialistas e instituições de fomento ao desenvolvimento regional. O encontro ocorre hoje (21) e amanhã (22), a partir de 9h.

Anfitrião do evento, o prefeito Álvaro Dias declarou que a Sudene é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal, que combate as desigualdades regionais e prioriza os municípios que se encontram localizadas no semiárido nordestino para que as cidades possam, com o apoio do Governo Federal, crescer, se desenvolver e combater as desigualdades e diminuir o desemprego. “A Sudene foi um órgão criado em 1959 pelo presidente Juscelino Kubitschek, a partir da comoção oriunda de uma das maiores secas que se abateu sobre a região Nordeste. E nós acreditamos que a Sudene possa continuar o seu trabalho de combater as desigualdades regionais, procurando fazer com que os nordestinos recebam a prioridade do Governo Federal”, ressaltou Álvaro Dias.

Durante os dias de evento, estão programadas apresentações institucionais, debates entre os prefeitos, exposições de instituições parceiras e uma mostra de produtos que caracterizam as atividades produtivas dos municípios. O encontro do G52 também promove uma mostra de produtos, dando visibilidade às atividades de empreendedores de cada um dos municípios participantes, organizados por Estado.

Os 52 municípios participantes do G52 fazem parte de uma iniciativa da Sudene para, a partir da influência exercidas pelos polos, descentralizar as ações de estímulo à economia, acesso ao crédito e desenvolvimento social, promovendo a interiorização de ações e projetos considerados prioritários.

O G52 foi consolidado a partir do conceito de cidades intermediárias proposto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e constitui a estratégia territorial para viabilização das iniciativas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Os municípios que integram o grupo representam 6,5% do Produto Interno Bruto Nacional e 46% do PIB do Nordeste. Cerca de 20 milhões de pessoas (34,5% da população nordestina) vivem nestas localidades.

“Um dos objetivos do evento é que as informações sejam disponibilizadas para os municípios mais pujantes da região Nordeste. Temos que fazer um esforço para que as regiões menos desenvolvidas possam se igualar às mais ricas. No semiárido moram quase 30 milhões de nordestinos. O não cesso à água fez com que a região não se desenvolvesse ao longo do século 20. As indústrias só se instalam onde tem água. Faço questão de dizer que o governo Federal resgatou isso com o programa Águas Brasileiras, um investimento de R$ 600 milhões da iniciativa privada, em parceria com o Governo Federal”, frisou o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.