O vereador de Natal, Kleber Fernandes, rebateu as críticas feitas pelo colega Daniel Valença, após o prefeito Álvaro Dias anunciar a gratuidade do transporte público aos estudantes que darão o Enem em Natal.
“O vereador Daniel Valença deveria deixar de lado críticas infundadas e fazer o dever de casa. O vereador está criticando o prefeito Álvaro Dias em relação a gratuidade do transporte público coletivo para os alunos que irão fazer Enem, crítica essa totalmente infundada, uma vez que o prefeito assumiu esse custo através da prefeitura e de forma espontânea vai garantir a gratuidade de todos que farão o Enem”, disse Kleber.

“O vereador deveria reivindicar junto a governadora do estado que desse a gratuidade aos estudantes que farão viagens intermunicipais para fazer a prova do enem. Dos 167 municípios do estado, a prova será realizada em apenas 40 cidades. Muitos estudantes terão que viajar para fazer o enem e não vimos o vereador dando um só palavra em favor desses alunos”, sugeriu Fernandes.
“Da mesma forma, não vimos reivindicações para baixar a passagem do intermunicipal nem tampouco se posicionou contra a pretensão de aprovar o ICMS em 20% prejudicando a economia local”, disse ainda Kleber.
“É preciso fazer política com responsabilidade e coerência. Dois pesos e duas medidas revestidas de interesses políticos não cabe mais”, complementou Fernandes.
“Outro detalhe: a lei que Daniel Valença se refere, que inclusive nem de autoria dele é, não diz de quem será a responsabilidade de custear essa gratuidade e nem indica a fonte de custeio. Legislativo não pode criar despesa sem que haja definição da fonte de custeio nem previsão na LOA. Porém, o prefeito publicou hoje um decreto assumindo o custo da gratuidade”, finalizou Kleber Fernandes.
Heitor Gregório