O remédio é um dos mais utilizados na rede de saúde, indicado para o tratamento de dor e febre.
O problema foi comunicado ao Ministério da Saúde há mais de um mês e o conselho ainda aguarda uma resposta. A CNN também procurou a pasta, mas não obteve retorno até o momento.
No Rio de Janeiro, nesta semana, o Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-RJ) lançou um alerta sobre a falta de remédios injetáveis e de soro fisiológico. “O drama do desabastecimento de medicamentos voltou a assombrar os gestores de saúde de todo o país”, diz a publicação.
Em uma consulta a entidades e secretarias do país, o Cosems-RJ aponta a dificuldade em relação a vários itens.
“A rede hospitalar já contabiliza, em muitas cidades, a ausência de até 134 itens como por exemplo, o micofenolato, para prevenir rejeição em transplante de órgãos; a alfaepoetina, que combate anemia; e o ribavirina, empregado contra a hepatite C. Mais recentemente, foi a vez das farmácias do setor privado denunciarem faltas como antibióticos, medicamentos usados, por exemplo, para tratar pneumonia, otite e amigdalite”, divulgou o órgão.
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que a falta desses remédios é um problema mundial e que realmente enfrenta dificuldades na aquisição de alguns itens, mas que, por enquanto, tem estoque, sem problemas nos atendimentos.
A dificuldade de aquisição não afeta somente a rede pública, mas também a privada, como confirmou Graccho Alvim, diretor da Associação dos Hospitais do Estado do Rio de Janeiro.
“Realmente, alguns estão em falta e outros muito difíceis de se conseguir, inclusive para o público em geral, até para quem precisa de alguns tipos de antibióticos e medicamentos de uso comum. Acho que a Covid, logo depois a epidemia de influenza e a Ômicron causaram uma utilização muito maior desses antibióticos do que a indústria esperava”, colocou.
Nos hospitais, segundo Alvim, há dificuldade em se obter pré-anestésicos e antibióticos. Para uso pediátrico, há falta de amoxicilina, usada para tratamento de infecções bacterianas, inclusive em farmácias – situação relatada pelo Cosems-RJ e por Alvim.
Já a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as grandes redes, diz não registrar o problema.
Pessoas ouvidas pela CNN no Rio de Janeiro relataram que tiveram problemas para adquirir, em farmácias, alguns antibióticos, como o Clavulin infantil e o Novamox.
O Clavulin é usado principalmente para o tratamento de infecções bacterianas nas vias respiratórias superiores, como ouvido, nariz e garganta (em especial sinusite, otite média e amigdalite) e infecções como bronquite crônica e broncopneumonia.
O Novamox também é ministrado para combater infecções bacterianas.
Enquanto o problema segue, os médicos tentam encontrar outros itens que substituam a função.
“A indústria dá sinais que isso vai se normalizar em um, dois meses, mas é um problema muito sério para a população em geral. Além da inflação, com os medicamentos mais caros, ainda existe a falta”, colocou.
Vale lembrar que os produtos farmacêuticos subiram 6,13% no mês de abril, segundo dados do IBGE.
No caso da dipirona, fontes ouvidas pela CNN apontam que há uma dificuldade para compra.
A principal empresa farmacêutica que produz o remédio, responsável por quase 60% da produção da dipirona hoje no Brasil, anunciou uma pausa nas operações por questões de mercado e parou de distribuir o remédio para as redes pública e privada.
A Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi) aponta que o Brasil ainda sente os efeitos da pandemia na logística.
O presidente da entidade, Norberto Prestes, destaca que o lockdown na China voltou a gerar instabilidade. “A logística está bem complicada na China para trazer qualquer insumo em geral ou medicamento”, apontou.
Em São Paulo, desde o mês passado, o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios, representante da rede privada, relata a falta de medicamentos, especialmente de dipirona, ocitocina, neostigmina, aminoglicosídeos e imunoglobulina.
“O problema de abastecimento tem múltiplas causas, sendo a principal o conflito Rússia X Ucrânia, que dificultou as importações e causou aumento dos preços dos insumos. Soma-se ainda a dificuldade de liberação dos produtos nos portos e aeroportos devido a movimentos grevistas”, disse o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp.
A CNN também procurou o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O órgão confirmou que o abastecimento de alguns itens está irregular e verificou a necessidade de cuidados em torno da questão. Segundo o Conass, o Ministério da Saúde sinalizou que já está tomando providências internas para sanar os problemas.
Procurado, o Ministério da Saúde afirmou que “trabalha sem medir esforços, juntamente com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para verificar as causas e articular ações emergenciais para mitigar o desabastecimento dos medicamentos citados
Pesquisa do instituto Data Census divulgada nesta quinta-feira (5) traz os números atualizados de intenção de votos para a disputa da Prefeitura de Parnamirim, 3º maior colégio eleitoral do Estado.
Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, a candidata de oposição Professora Nilda (Solidariedade) seria eleita prefeita, com mais de 20 pontos percentuais de vantagem sobre o ex-vereador de Natal Salatiel (PL), que é o candidato do prefeito Rosano Taveira.
Nilda tem vantagem tanto na pesquisa estimulada (quando o entrevistado tem de escolher um nome entre uma lista de candidatos) quanto na espontânea, quando o eleitor pode citar qualquer nome.
A pesquisa entrevistou 720 pessoas em Parnamirim entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou menos, com intervalo de confiança de 95%.
Prefeitura de Parnamirim – Intenção de votos – Estimulada
Professora Nilda (Solidariedade): 45,14%
Salatiel (PL): 24,72%
Marciano Júnior (Avante): 6,53%
Professor Eron (PT): 4,31%
Daniel Rizzi (Novo): 0,69%
Não sabe: 11,67%
Nenhum: 6,94%
Prefeitura de Parnamirim – Intenção de votos – Espontânea
Professora Nilda (Solidariedade): 39,72%
Salatiel (PL): 23,06%
Marciano Júnior (Avante): 5%
Professor Eron (PT): 5%
Daniel Rizzi (Novo): 0,14%
Não sabe: 17,22%
Nenhum: 9,86%
Rejeição
A pesquisa também mediu a rejeição dos candidatos e constatou que Salatiel é o mais rejeitado de todos.
Prefeitura de Parnamirim – Rejeição
Salatiel (PL): 35,56%
Professora Nilda (Solidariedade): 13,61%
Marciano Júnior (Avante): 9,58%
Daniel Rizzi (Novo): 3,75%
Professor Eron (PT): 3,19%
Não sabe: 20,84%
Nenhum: 8,47%
Votaria em todos: 5%
Avaliação da gestão Taveira
A pesquisa também ouviu a opinião da população sobre a aprovação da gestão do prefeito Taveira, que apoia a candidatura de Salatiel.
Parelhas, no estado do Rio Grande do Norte, conquistou uma posição de destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), divulgado pela Folha de S.Paulo, posicionando-se em 204º lugar no Brasil e em 8º no estado. Sob a gestão do Prefeito Dr. Tiago, o município tem demonstrado uma administração eficaz, oferecendo serviços públicos de qualidade com recursos otimizados.
O REM-F leva em conta áreas essenciais como saúde, educação e saneamento, utilizando a receita per capita de cada cidade como base para calcular a eficiência da gestão. Quanto mais serviços uma cidade consegue prestar com menos recursos, maior é sua eficiência. Essa metodologia permite que cidades como Parelhas, sob o comando de Dr. Tiago, sejam reconhecidas por suas boas práticas administrativas.
O levantamento analisou 5.276 municípios, correspondendo a 95% do total do Brasil, com base nos dados públicos mais recentes e comparáveis. Apenas 292 cidades ficaram de fora por falta de informações consistentes. Parelhas, com uma gestão focada em maximizar o uso dos recursos, provou ser um exemplo de eficiência, com sua administração municipal priorizando o equilíbrio fiscal e a entrega de serviços de qualidade.
A liderança do Prefeito Dr. Tiago é uma demonstração de que, mesmo em tempos de limitações econômicas, é possível oferecer serviços essenciais com eficiência. O reconhecimento no ranking reafirma o compromisso de sua gestão com o desenvolvimento sustentável de Parelhas, priorizando o bem-estar de sua população.
Com a regulamentação do Programa de Compras Governamentais da Economia Solidária (PECES), que aconteceu na última semana, resultado de lei de iniciativa da deputada estadual Isolda Dantas (PT) – aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte no ano passado – fica garantido que pelo menos 30% da demanda de serviços do setor têxtil e de confecção do Governo do Estado seja suprida com aquisição de produtos e contratação de serviços de empreendimentos da Economia Solidária do RN. A lei foi inspirada no Programa de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (PECAFES), também de autoria da parlamentar.
O Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, participou do ato de assinatura do decreto do Governo do Estado que regulamenta as compras públicas da economia solidária na área têxtil; possibilitando a abertura dos processos de licitação envolvendo a produção pelos grupos da economia solidária. O programa beneficiará de imediato 37 grupos de confecções formados por mulheres.
Com o aumento da demanda de aquisição de kit de lençóis para leitos hospitalares e vestuário para profissionais de saúde, em função da pandemia, a deputada Isolda iniciou um diálogo com o governo sobre a possibilidade de fornecimento de lençóis produzidos por grupos de confecção da economia solidária. Sobre o processo de construção da lei, Isolda detalha: “junto ao governo, aos movimentos sociais e rede de economia solidária, criou-se um Grupo de Trabalho, nós contratamos uma assessoria para contribuir na viabilidade do projeto e na criação de uma Rede de Confecção Solidária”.
O Governo do Estado, por meio de demandas da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), em 18 unidades prisionais, e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), em 21 unidades hospitalares, investirá pelo menos 1 milhão em aquisição de enxovais de lençóis e fardamentos diretamente dos grupos de empreendimentos solidários. Das organizações aptas a participar do PECES, serão priorizadas as constituídas predominantemente por mulheres, jovens, comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas.
“A garantia de mercado para empreendimentos de grupos da economia solidária em todo o RN promoverá uma produção justa e uma organização produtiva coletiva, gerando trabalho e renda dignos para milhares de trabalhadores potiguares. Vamos seguir acompanhando a execução da lei e buscando a concretização do objetivo maior dela que é o de fortalecer uma produção justa e desenvolvimento econômico e social para todo o RN”, afirma Isolda.
Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, 19 possuem um número de eleitores maior do que o de habitantes.
É o caso de Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Japi, Jardim de Angicos, João Dias, Lagoa de Velhos, Monte das Gameleiras, Olho d’Água do Borges, Paraú, Passagem, Pedra Grande, Padra Preta, Pilões, Ruy Barbosa, Serrinha, Severiano Melo, Sítio Novo, Venha Ver e Rio do Fogo.
O levantamento foi realizado através do cruzamento de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com os do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O RN fica até abaixo da média nacional para esse tipo de situação em 2024.
Enquanto no estado 11% dos municípios possuem mais eleitores do que habitantes, no Brasil, esse índice chega a ser de 15%, cerca de 849 cidades.
Dos 212,6 milhões de habitantes do país, 155,9 milhões estão aptos a votar este ano, segundo o TSE.
A maior diferença proporcional é na cidade de Severiano Melo, que fica na região Oeste do estado; Por lá, há 5.623 habitantes e 7.225 eleitores.
O município também é conhecido como ‘Terra do Caju’, por causa de sua produção, e já foi distrito de Itaú.
Na noite desta quarta-feira, 04, a Professora Eliza realizou um encontro de amigos num clima de muita emoção e animação entre os participantes.
A noite memorável lembrou os ensinamentos do seu Pai, Alfredo Selfes (in memoriam), bem como, a sua história de vida e a sua caminhada política. Reafirmando com seus multiplicadores o seu compromisso com a Educação e com o servir ao próximo com respeito e dignidade no atendimento às reais necessidades da população parnamirinense, o momento inclusivo e acolhedor contou com a participação de uma intérprete de libras para trazer acessibilidade a comunidade surda que se fez presente. No público estavam seus familiares, amigos, ex alunos, pais de alunos, colegas de profissão que acreditam na força do seu trabalho e são esses amigos que levam seu nome às ruas de Parnamirim. Na ocasião, foi reafirmada a casadinha da Professora Eliza com a Professora Nilda e Katia Pires.
Em sua fala, a Professora Eliza reforçou o que defende com propriedade que “A educação transforma e o futuro inspira”, pois ela acredita que os investimentos na educação de crianças se transformam em oportunidades para a juventude. Prestigiando a noite se fizeram presentes o presidente do MDB, em Parnamirim, Gilney Góis, o professor renomado Josivan Monte, atual secretário de educação de Maxaranguape, a candidata a prefeita da Professora Eliza, Professora Nilda ao lado da sua candidata a vice prefeita Katia Pires, que em suas falas evidenciaram o percurso profissional e político da Professora Eliza em Parnamirim e a importância do seu trabalho e compromisso com a educação para a Câmara Municipal e o Deputado Estadual Luiz Eduardo que destacou que o mandato dele está a disposição de Parnamirim para um trabalho conjunto com a sua candidata a Vereadora a Professora Eliza.
O atacante Pedro foi cortado da seleção brasileira nesta quarta-feira por conta de uma lesão no joelho esquerdo. Ele sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior.
Pedro se machucou no treino desta quarta num lance sozinho, sem contato com outro jogador, quando a imprensa já tinha deixado o CT do Caju.
Logo na sequência, o jogador realizou exame de ressonância magnética, que apontou a gravidade da lesão.
O Flamengo foi comunicado do ocorrido e será responsável por cuidar do tratamento do atleta.
O tempo de recuperação de lesões deste tipo costuma variar de nove a 12 meses. Este é o mesmo problema que afasta Neymar dos gramados desde outubro do ano passado.
A CBF ainda não anunciou quem será o substituto de Pedro nesta data Fifa.
Em 2018, o atacante sofreu a mesma lesão, mas no joelho direito. Na época ele jogava pelo Fluminense.
Sem Pedro, o técnico Dorival Júnior armou a Seleção no treino desta quarta com: Alisson, Danilo, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana; André, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vini Júnior e Endrick.
O Brasil enfrenta o Equador na sexta-feira, às 22h, no Couto Pereira, em Curitiba, pela 7ª rodada das Eliminatórias.
O proprietário da empresa Vai de Bet, o paraibano José André da Rocha Neto, teve a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Integration, que mira fraudes em apostas online.
A ordem judicial da prisão foi da juíza Andrea Caldo da Cruz, da 12ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Rocha está em viagem ao lado do cantor Gusttavo Lima, garoto propaganda da casa de apostas, na Grécia. Segundo apurou a reportagem do Portal MaisPB, até às 12h30 ele não havia sido preso.
Outras pessoas ligadas a André Rocha também foram alvos de prisão. São eles: Thiago Lima Rocha, Aislla Sabrina Truta Henriques Rocha e Rayssa Ferreira Santana Rocha. Até a publicação desta matéria, não havia confirmação se o mandados foram cumpridos.
A influenciadora Deolane Bezerra e a mãe, Solange Alves Bezerra, também foram presas em Recife, capital de Pernambuco.
Nesta quarta-feira, 4, Deolane Bezerra foi presa durante uma operação da Polícia Civil em Pernambuco. A ação foi contra uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
A influenciadora, que conta com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, costuma postar suas viagens de luxo, roupas grifadas, carros importados e também suas 12 mansões – ela faz questão de enumerar quando compra uma nova.
A mais recente delas foi a de Orlando, na Flórida. Em um post no Instagram, em julho de 2024, ela celebrou a conquista com os seguidores. “Não é ostentação, é superação! Seja bem-vinda, casa 12. Obrigada, Papai do Céu. Tudo para Tua honra e glória”, escreveu ela.
Esse é a segunda mansão da advogada em Orlando, que é sétima da lista. “Viciada em vencer. Minha luta é comigo mesma. Obrigada, Deus. Teus sonhos são maiores que os meus. Casa 7”, comemorou no ano passado.
Outra casa que ela ostentou foi na Praia de Riviera de São Lourenço, em São Paulo. “A casa de praia veio. Primeiramente só queria agradecer ao meu amado Deus e, segundo, a todos vocês que estão sempre aqui comigo. Fácil não é, mas tudo é possível aquele que crê! Obrigada, Deus”, escreveu.
No início de agosto, a influenciadora publicou detalhes da residência que contem sala de jantar com oito lugares, cozinha equipada, sala de estar e de TV, banheiros, quartos, academia e até a área externa, composta por uma área gourmet e uma piscina.
O que ocorreu com Deolane Bezerra?
A empresária, advogada criminalista e influenciadora digital Deolane Bezerra, de 36 anos, foi presa na manhã desta quarta-feira, 4, em operação da Polícia Civil de Pernambuco denominada Integration, que buscava desarticular uma organização criminosa envolvida em jogos ilegais e lavagem de dinheiro. A prisão ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4. Também foi detida a mãe dela, Solange Alves Bezerra.
Por meio das redes sociais, o escritório Adelia Soares Advogados se manifestou sobre a investigação e disse que todas as questões legais estão sendo tratadas com a seriedade e transparência que o caso requer.
Além de 19 mandados de prisão, estão sendo cumpridos 24 mandados de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens (carros de luxo, imóveis, aeronaves e embarcações) e valores. Também foram bloqueados ativos financeiros no valor de R$ 2,1 bilhões.
O prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT), teve sua candidatura à reeleição indeferida pela Justiça Eleitoral.
A juíza da 31ª zona, Erika Souza Corrêa Oliveira, acatou argumentos do Ministério Público Eleitoral e da coligação Janduís Justa e Feliz – MDB e PP.
Na peça, a ação apontou que o prefeito “foi condenado à suspensão dos direitos políticos” por oito anos e que a decisão já transitou em julgado no Superior Tribunal de Justiça (STJ) em 10 de novembro de 2021 por “ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público”.
A decisão que indeferiu a candidatura de Salomão ainda cabe recurso.
Condenação
Salomão chegou a perder o cargo de prefeito em março deste ano, por condenação de improbidade administrativa. À época, a Câmara chegou a ser notificada.
Entretanto, em 26 de abril, ele conseguiu reverter a decisão e retornar à prefeitura.
O motivo foi justamente essa condenação que a coligação adversária e o MP argumentam: de 2005 a 2008, em outro mandato dele à frente do executivo, houve contratação irregular de uma empresa que teria acarretado um prejuízo ao erário de quase R$ 277 mil.
Morreu nesta quinta-feira (5) o prefeito de Espírito Santo (RN), Fernando Teixeira, aos 55 anos.
Ele já vinha com problemas de saúde fazia um tempo e estava aguardando fazer um transplante de coração na UTI do Hospital Rio Grande, não conseguiu e o quadro foi se agravando.
Fernando era um dos prefeitos mais bem avaliados do Rio Grande do Norte e estava no seu segundo mandato.
Fica o nossos sentimentos a nossa amiga Ana Augusta, as filhas e a todos os familiares