


ALRN
Ezequiel Ferreira prestigia posse do novo presidente do TJRN

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), participou, na tarde desta terça-feira (7), da posse do desembargar Ibanez Monteiro como presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O deputado desejou sorte ao novo presidente do TJRN no novo ciclo e enalteceu os avanços conseguidos pelo Judiciário ao longo dos anos.
A solenidade foi realizada no Pleno do TJRN e foi a despedida do desembargador Amílcar Maia do cargo de presidente. Ele comandou os trabalhos até a posse de Ibanez Monteiro. Em seguida, o novo presidente deu posse às desembargadoras Berenice Capuxú, como vice-presidente, e Sandra Elali, como corregedora-geral de Justiça. A nova gestão estará à frente do Judiciário estadual durante o biênio 2025-2026, assumindo o compromisso de fortalecer a prestação jurisdicional e ampliar o acesso à Justiça.
Ezequiel Ferreira ressaltou a experiência de Ibanez Monteiro, magistrado há 40 anos, e reforçou o desejo de sucesso na gestão, garantindo a parceria e harmonia com o Poder Legislativo potiguar. “Reafirmo, em nome da Assembleia Legislativa, o compromisso de trabalhar em harmonia com o Poder Judiciário, sempre em defesa do maior patrimônio que temos: o povo do Rio Grande do Norte. Desejo sucesso ao desembargador Ibanez Monteiro nessa nova gestão, que certamente trará avanços importantes para a Justiça potiguar e fará com que o TJRN continue sendo uma das Casas mais eficientes entre os tribunais do pais”, declarou Ezequiel.
Além das autoridades do Judiciário, a solenidade foi prestigiada pela governadora Fátima Bezerra, o prefeito de Natal, Paulinho Freire, os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Marcelo Navarro Ribeiro Dantas e Luiz Alberto Gurgel de Faria, e o presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Érico Jácome. Também estiveram presentes desembargadores, juristas, representantes da imprensa e familiares dos empossados.
Falando em nome dos desembargadores, João Rebouças ressaltou a capacidade de Ibanez Monteiro e desejou sorte no comando da Casa. Por sua vez, o novo presidente do TJRN garantiu empenho e dedicação no desempenho da função, prezando pela gestão participativa e transparente, priorizando a eficiência tanto na estrutura interna quanto no atendimento às demandas da população.
ALRN
Solenidade homenageia engenheiras potiguares e enaltece legado

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia. A iniciativa partiu da Procuradoria Especial da Mulher da Casa, reunindo parlamentares, representantes do setor, autoridades e profissionais que se destacam na engenharia potiguar.
A solenidade foi conduzida pela Procuradoria Especial da Mulher, atualmente integrada pelas deputadas estaduais Cristiane Dantas (PSDB), que é a Procuradora Especial da Mulher, Divaneide Basílio (PT), que preside a Frente Parlamentar da Mulher, e Terezinha Maia (PL). As três participaram da programação e da entrega das homenagens às profissionais reconhecidas durante a cerimônia.
Em seu discurso, a deputada Cristiane Dantas destacou a importância da presença feminina em uma área historicamente marcada pela predominância masculina. “Quando uma mulher ocupa um espaço, ela transforma esse espaço. Quando ocupa a engenharia, ela transforma o mundo”, afirmou.
Durante a sessão, Cristiane lembrou que as mulheres representam atualmente entre 19% e 25% dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea no Brasil, índice que demonstra avanços, mas também evidencia desafios para a ampliação da participação feminina na área. No Rio Grande do Norte, são mais de 5,3 mil profissionais registradas e com visto no Crea-RN.
A deputada também enfatizou a relevância da diversidade para o desenvolvimento da engenharia. “Mais mulheres na engenharia significam mais diversidade de pensamento, mais inovação, mais criatividade e mais capacidade de construir soluções que dialoguem com as necessidades da sociedade”, disse.
A parlamentar ressaltou ainda que a homenagem teve como objetivo reconhecer mulheres que contribuem para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte e servem de inspiração para novas gerações.
“Enaltecemos aquelas que constroem oportunidades, rompem barreiras, inspiram novas gerações e ajudam a transformar a sociedade por meio do conhecimento, da inovação e da coragem”, declarou.
Ao longo da solenidade, foram entregues placas de reconhecimento a profissionais que se destacam em diferentes áreas da engenharia, além da Medalha Pioneiras da Engenharia Potiguar, destinada a mulheres que marcaram a história da profissão no estado. A cerimônia também contou com uma homenagem especial à engenheira Paloma Evangelista Nolasco Lemos, presidente da Associação das Mulheres Engenheiras do Rio Grande do Norte, entidade que está em processo de consolidação como a primeira organização exclusivamente feminina da área registrada no Sistema Confea/Crea.
Representando as homenageadas, a engenheira Larissa Dantas comemorou o espaço concedido pela Assembleia Legislativa e a homenagem prestada à categoria. Relembrando sua trajetória e enaltecendo outras mulheres que têm deixado suas marcas na engenharia potiguar, Larissa Dantas agradeceu pelo reconhecimento do Poder Legislativo e pelo momento da engenharia.
“Tenho certeza de que todos nós temos orgulho a ter dedicado a carreira ao desenvolvimento tecnológico e econmômico nos locais em que atuam e aturam, contribuindo para projetos que geram emprego, renda, melhoras índices de saúde, levam água e qualidade de vida à população”, disse Larissa Dantas. “Deus foi muito bom para mim. Temos que agradecer a Deus por tudo o que proporcionou, gratidão pela honra de estar falando em nome de todas vocês. Esse certamente é o maior tesouro de ser uma engenheira: encontrar pessoas que mudam nossa visão de mundo. Que consigamos construir um futuro cada vez mais inovador e próspero para nosso Rio Grande do Norte”, finalizou a homenageada.
Ao encerrar sua fala, Cristiane Dantas destacou que a homenagem vai além do reconhecimento individual e representa um incentivo para que mais mulheres ingressem e ocupem espaços de liderança na engenharia. Segundo ela, as profissionais homenageadas representam milhares de engenheiras que ajudam diariamente a construir o desenvolvimento econômico, tecnológico e social do Rio Grande do Norte.
Homenageadas
Placas de homenagem
Larissa Dantas
Viviane Muniz Fonseca
Carla Gracy Ribeiro Meneses
Élida Simone Fernandes
Ermelinda Maria Mota Oliveira
Francis Mary Freire de Souza
Talita Tássia da Costa
Genifer Reis do Nascimento
Simone Feitosa Coutinho
Medalha Pioneiras da Engenharia Potiguar
Ana Adalgisa Dias Paulino
Elequicina Maria dos Santos
Zélia Maria Juvenal dos Santos
Homenagem especial
Paloma Evangelista Nolasco Lemos
ALRN
Auditor do TCU compartilha experiências de sustentabilidade na gestão pública

A programação do Junho Sustentável, promovida pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), segue mobilizando gestores e servidores em torno de temas ligados à preservação ambiental e à sustentabilidade. Nesta terça-feira (23), o principal destaque foi a palestra “Gestão Pública Sustentável”, ministrada por Eliéser Cavalcante Silva- auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), no Salão de Eventos da ALRN, pela manhã.
A atividade integra o calendário especial do Mês do Meio Ambiente, aberto no primeiro dia do mês, com a campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Ontem (22), foi realizada a feirinha de produtos orgânicos. O Junho Sustentável tem como objetivo disseminar a adoção de práticas sustentáveis na administração pública, incentivando a implementação de ações que conciliem eficiência, responsabilidade ambiental e desenvolvimento social.
Na abertura da programação, o Coral da Assembleia fez uma apresentação de três músicas do cancioneiro nordestino. Em seguida, o diretor-geral da ALRN, Augusto Carlos Viveiros, deu as boas-vindas ao palestrante e afirmou: “Nos inspiramos para fazer o nosso Plano de Logística Sustentável (PLS), entre outros, no Tribunal de Contas da União, o órgão maior de fiscalização. A gente precisa mudar para viver num mundo novo, diferente, que está mudando o tempo todo e exige boas práticas para deixarmos um mundo melhor”, afirmou.
Durante a palestra “Gestão Pública Sustentável”, o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Eliéser Cavalcante, apresentou experiências que demonstram como práticas sustentáveis podem gerar economia de recursos e maior eficiência na administração pública. Entre as ações destacadas está a redução da frota oficial do órgão, que passou a contar com veículos elétricos e a utilizar o sistema TaxiGov para atender às demandas de deslocamento. Segundo ele, a medida também provocou uma mudança de comportamento entre os servidores, que passaram a recorrer com mais frequência a reuniões virtuais, reduzindo deslocamentos desnecessários.
Outro exemplo abordado foi a eliminação das garrafas plásticas de água distribuídas no TCU. A iniciativa substituiu um sistema que gerava custos anuais superiores a R$ 219 mil pela instalação de filtros integrados à rede de abastecimento. Para garantir a adesão dos servidores, o tribunal realizou análises laboratoriais que comprovaram a qualidade da água fornecida pela concessionária, reforçando a viabilidade da medida sob os aspectos econômico, ambiental e sanitário.
Eliéser também ressaltou a importância da acessibilidade e da inclusão no planejamento institucional. Ao relatar a ausência de uma rampa de acesso em uma das entradas da Assembleia Legislativa, destacou a necessidade de avaliações permanentes da infraestrutura e da criação de canais que permitam aos cidadãos e servidores apontar problemas e sugerir melhorias. O palestrante ainda apresentou ações de otimização de contratos e de incentivo ao uso das escadas em substituição aos elevadores, contribuindo para a redução de custos e do consumo de energia.
O palestrante é servidor lotado na Diretoria para a Promoção da Sustentabilidade Ambiental, da Responsabilidade Social e da Governança da Secretaria-Geral Adjunta de Administração e coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração do Inventário de Carbono do TCU.
Na parte final da exposição, o auditor detalhou os avanços do Plano de Logística Sustentável (PLS) do TCU, que alcançou elevado índice de cumprimento das metas estabelecidas. Também abordou iniciativas como a elaboração do inventário de carbono institucional, a avaliação da migração para o mercado livre de energia e a participação em redes de cooperação voltadas à sustentabilidade. Segundo ele, os órgãos públicos são cada vez mais desafiados a incorporar indicadores de governança, gestão de riscos, integridade e acessibilidade, consolidando a sustentabilidade como elemento estratégico da gestão pública.
Junho Sustentável
Amanhã (24) a programação segue com o II Encontro Junho Sustentável, com o tema “Ações Legislativas para uma Gestão mais Sustentável”, no Auditório Cortez Pereira. A programação inclui ainda uma campanha de arrecadação de tampinhas plásticas, na qual os participantes poderão trocar o material arrecadado por mudas de plantas.
De amanhã até sexta-feira (26), o público também poderá visitar o Bazar da Sustentabilidade, enquanto a Feirinha de Artesanato ocorrerá entre os dias 29 de junho e 3 de julho, ambas no Salão Nobre da ALRN.
Para a organização do evento, iniciativas como o Junho Sustentável contribuem para fortalecer a cultura da responsabilidade ambiental e ampliar o debate sobre práticas sustentáveis dentro e fora das instituições públicas.
ALRN
Kleber Rodrigues destaca impacto econômico e cultural dos festejos juninos

O fortalecimento da cultura popular e os impactos econômicos dos festejos juninos no Rio Grande do Norte pautaram o pronunciamento do deputado Kleber Rodrigues (PP) durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (23). O parlamentar ressaltou a importância das celebrações realizadas em diversos municípios potiguares ao longo dos meses de junho e julho.
Segundo o deputado, além de preservar tradições culturais, os eventos movimentam diferentes setores da economia. “Os festejos juninos geram oportunidades para comerciantes, empreendedores, costureiras, grupos culturais e trabalhadores que encontram nesse período uma importante fonte de renda”, afirmou.
Kleber Rodrigues destacou ainda que os investimentos realizados pelas prefeituras retornam para os municípios por meio da atividade econômica gerada pelas festas. Para o parlamentar, o crescimento dos festivais e das programações juninas demonstra a força da cultura nordestina e sua capacidade de impulsionar o desenvolvimento local. “O nosso São João é a nossa cultura e continua gerando impactos positivos para a economia das cidades do Rio Grande do Norte”, concluiu.
ALRN
Ezequiel Ferreira reforça parceria da Assembleia Legislativa com a Ficro

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu nesta terça-feira (23) o presidente e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Mossoró (ACIM), Michelson Frota e Nilson Brasil, para tratar da realização da 38ª edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro), considerada a maior feira setorial do Estado.
Durante o encontro, os dirigentes apresentaram as novidades da edição deste ano, que acontecerá entre os dias 5 e 7 de novembro, em Mossoró. A programação contará com uma nova segmentação de setores produtivos, ações de qualificação profissional em parceria com o Sesi e o Senac, além de um concurso gastronômico voltado à valorização dos talentos e da identidade regional.
A reunião também serviu para reafirmar uma marca que tem acompanhado a gestão de Ezequiel Ferreira à frente do Legislativo potiguar: o apoio permanente aos grandes eventos que movimentam a economia do Rio Grande do Norte. Ao longo dos últimos anos, a Assembleia Legislativa tem ampliado sua participação em iniciativas voltadas ao fortalecimento dos setores produtivos, do turismo, do comércio, da indústria, da agropecuária e da cultura, compreendendo que esses eventos geram oportunidades, atraem investimentos e impulsionam o desenvolvimento regional.
O presidente da ACIM agradeceu a receptividade e ressaltou a importância da parceria institucional para o fortalecimento da feira. “A Ficro chega à sua 38ª edição consolidada como a principal feira setorial do Rio Grande do Norte. Contar com o apoio da Assembleia Legislativa fortalece o evento e amplia nossa capacidade de gerar negócios, qualificação e oportunidades para empreendedores de toda a região”, destacou Michelson Frota.
Para Ezequiel, apoiar iniciativas como a Ficro significa fortalecer cadeias produtivas, estimular o empreendedorismo e criar ambientes favoráveis à geração de emprego e renda. O presidente destacou que a presença institucional da Assembleia nesses espaços vai além do apoio aos eventos em si, representando o compromisso do Parlamento com políticas que promovam crescimento econômico e inclusão social em todas as regiões do Estado.
“A Assembleia tem procurado estar presente nos grandes eventos que movimentam a economia do Rio Grande do Norte porque entendemos que eles geram oportunidades, fortalecem os setores produtivos e contribuem diretamente para o desenvolvimento dos municípios e das regiões do Estado. Apoiar a Ficro é investir no crescimento do RN”, afirmou o presidente.
Essa ação soma-se a uma série de ações desenvolvidas pela Assembleia Legislativa junto a feiras, exposições, festivais e encontros empresariais que hoje integram o calendário econômico potiguar. Na avaliação de Ezequiel, esses eventos funcionam como vitrines para o potencial do Rio Grande do Norte, aproximando empresários, investidores, empreendedores e consumidores, além de estimular a inovação e a qualificação profissional.
ALRN
Ezequiel Ferreira recebe representantes da ASPERN e aprovados da Polícia Civil

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), cumpriu agenda institucional na manhã desta terça-feira (23), recebendo representantes de categorias profissionais e de movimentos ligados ao serviço público estadual.
O primeiro compromisso do dia foi com representantes da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte (ASPERN). Participaram da reunião o procurador-geral do Estado, Antenor Roberto, além dos procuradores José Marcelo e Leila Cunha Lima, que apresentaram pautas de interesse da categoria e discutiram temas relacionados à atuação da Procuradoria-Geral do Estado e ao fortalecimento das instituições públicas.
Na sequência, o chefe do Legislativo estadual recebeu membros da comissão dos aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Participaram do encontro Camilo Campenella e Thalita Mendonça, que representaram o grupo na apresentação de demandas relacionadas ao certame e ao aproveitamento dos candidatos aprovados.
As reuniões integram a rotina de diálogo institucional mantida pela Presidência da Assembleia Legislativa, que tem buscado ouvir representantes de diferentes segmentos da sociedade e do serviço público, contribuindo para a construção de soluções e o encaminhamento de pautas relevantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte
ALRN
Tomba Farias cobra esclarecimentos sobre execução de recursos para cirurgias eletivas

A execução dos recursos destinados à realização de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte foi tema do pronunciamento do deputado Tomba Farias (PL) na sessão plenária desta terça-feira (23), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O parlamentar repercutiu reportagem local que aponta a utilização de apenas parte dos recursos disponibilizados para reduzir as filas desses procedimentos no estado.
Segundo o deputado, dos R$ 58 milhões previstos para 2026, R$ 32 milhões já foram liberados pelo Ministério da Saúde, mas apenas R$ 9,3 milhões teriam sido executados. Tomba destacou que, enquanto isso, cerca de 19 mil potiguares aguardam por cirurgias eletivas. “Pessoas com dores, limitações e sofrimento seguem esperando um procedimento que deveria ser realizado com mais rapidez. O que chama atenção é que não falta recurso”, afirmou.
O parlamentar defendeu uma análise sobre os fatores que estariam dificultando a execução dos recursos. “Se há recursos e pacientes na fila, alguma coisa precisa ser revista. Não é aceitável que milhares de pessoas fiquem esperando”, disse.
Ao final do pronunciamento, Tomba Farias solicitou que a Casa acompanhe o tema por meio da Comissão de Saúde da Casa, sugerindo que o secretário estadual de Saúde seja convidado para prestar esclarecimentos sobre a situação. “A saúde pública exige prioridade, planejamento, transparência e capacidade de execução”, concluiu.
ALRN
Presidente da AL e representantes da Neoenergia Cosern debatem futuro energético do RN

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), recebeu na manhã desta terça-feira (23) a nova presidente da Neoenergia Cosern, Fabíola Almeida, em visita institucional realizada na sede do Poder Legislativo. O encontro marcou a apresentação oficial da executiva ao Parlamento potiguar e reforçou o diálogo entre a concessionária e a Assembleia em torno de temas estratégicos para o desenvolvimento do Estado.
Acompanhada pela gerente de Relações Institucionais, Priscilla Simonetti; pelo diretor de Comunicação, Paulo Araújo; e pelo assessor de imprensa, Mycleison Costa, Fabíola Almeida destacou os investimentos previstos pela empresa para os próximos anos e reafirmou o compromisso da Neoenergia Cosern com a ampliação e a modernização da infraestrutura elétrica do Rio Grande do Norte.
Durante a reunião, um dos pontos de destaque foi o novo ciclo de investimentos anunciado pela Neoenergia Cosern para o Rio Grande do Norte. A distribuidora prevê a aplicação de R$ 4,1 bilhões até 2030, o maior aporte da história da companhia no Estado. O volume representa um crescimento de 81% em relação ao ciclo anterior e foi viabilizado após a renovação antecipada do contrato de concessão da empresa até 2057.
“Nosso objetivo é manter a relação institucional entre a concessionária e o Poder Legislativo, fortalecendo canais de diálogo em torno de projetos que impactam diretamente o crescimento econômico e social do Estado”, ressaltou Fabíola Almeida.
Ao apresentar as ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo, Ezequiel Ferreira destacou os investimentos que a Assembleia Legislativa vem realizando na preservação e valorização do patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Norte. O presidente ressaltou iniciativas voltadas à recuperação de espaços de relevância para a memória potiguar, entendendo que a proteção do patrimônio representa não apenas o resgate da identidade do povo norte-rio-grandense, mas também um importante vetor para o desenvolvimento cultural e turístico do Estado.
Para Ezequiel, os investimentos anunciados pela Neoenergia Cosern e as ações de preservação do patrimônio histórico convergem para um objetivo comum: promover o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. “A expansão da infraestrutura energética, aliada à valorização da cultura e da história potiguar, fortalece a economia, gera oportunidades e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população”, disse Ezequiel.
Pernambucana, Fabíola assumiu a presidência da distribuidora em maio deste ano, tornando-se a principal executiva da empresa no Estado. Com sólida formação acadêmica, é graduada em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, possui mestrado e doutorado nas áreas, além de MBAs em Telecomunicações e em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas. Ao longo da carreira, acumulou experiências em grandes empresas nacionais, como Bompreço, Ambev, TIM Brasil e Claro, integrando o grupo Neoenergia desde 2010, onde atuou em setores estratégicos ligados ao planejamento, controle de gestão e conformidade regulatória.
ALRN
ALRN promove nova etapa do Programa Assembleia em Movimento para gestores da Casa

Nesta segunda-feira (22), os gestores da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram de uma nova etapa do Programa Assembleia em Movimento – Encontro de Líderes. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), é voltada ao fortalecimento das práticas de liderança e ao desenvolvimento de competências fundamentais para a excelência na gestão pública potiguar.
O treinamento vem sendo conduzido pela especialista em desenvolvimento humano, Katarina Alcântara, que apresentou conteúdos focados nos avanços institucionais e no legado administrativo construído pelo Parlamento desde 2015. A proposta central do encontro é garantir que a Casa esteja cada vez mais preparada para responder às demandas da população, atuando com eficiência, transparência e inovação tecnológica.
Durante a atividade, o diretor de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez, pontuou que o programa representa uma oportunidade de “crescimento coletivo”. Ele relembrou a evolução da Assembleia em diversas frentes, citando a implementação do planejamento estratégico, a modernização de processos eletrônicos e a conquista de prêmios nacionais. Para o diretor, cada gestor e servidor desempenha um papel essencial na “construção de uma nova Assembleia”, sob a liderança incentivadora do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira.
Cortez também enfatizou a valorização do quadro funcional como um dos pilares da gestão. “Foi onde gastamos mais energia”, afirmou, referindo-se à realização de concurso público, à estruturação de um sólido plano de cargos e carreiras e à ampliação de benefícios. Segundo ele, o objetivo é consolidar um ambiente de trabalho pautado pela escuta ativa e pela comunicação eficaz, aprimorando o serviço prestado à sociedade.
Complementando a visão institucional, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho Junior, destacou que a liderança deve ter o ser humano como “valor absoluto”. Ele defendeu o conceito de “esperançar” — uma esperança ativa e operante — como motor para as transformações necessárias no serviço público. Para Marinho, o verdadeiro líder tem o compromisso de formar “novos líderes” e de atuar como um empreendedor social, superando limitações para entregar o melhor resultado ao cidadão.
O evento reforça o compromisso do Legislativo potiguar com a capacitação contínua e a modernização administrativa. Ao investir no aperfeiçoamento de suas lideranças, a instituição reafirma sua missão de servir ao Rio Grande do Norte com foco na inovação e na valorização das pessoas.
ALRN
Integração entre órgãos públicos fortalecerá base de dados do Observatório da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte avançou, na última quarta-feira (17) nas tratativas para ampliar a integração de dados voltados ao enfrentamento da violência contra a mulher. A pauta foi discutida durante reunião realizada na sede da Central de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (CETIC), localizada no Tribunal de Justiça do RN.
O encontro reuniu representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), entre eles o coordenador do Centro Integrado de Operações de Inteligência (COINE), Gleidson Paulino, além do corpo técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação da Assembleia Legislativa do RN e da coordenação-geral da Procuradoria Especial da Mulher, Samya Bastos.
A reunião teve como objetivo discutir mecanismos de integração entre bases de dados da Segurança Pública e do Poder Judiciário, permitindo que informações relacionadas à violência contra a mulher possam subsidiar de forma mais ampla e qualificada as ações desenvolvidas pelo Observatório da Mulher da ALRN.
A proposta é possibilitar o compartilhamento e o tratamento de dados oriundos de boletins de ocorrência e medidas protetivas de urgência, ampliando a capacidade de análise e monitoramento dos indicadores de violência de gênero no estado. A iniciativa permitirá a construção de diagnósticos mais precisos sobre o perfil das ocorrências, das vítimas e dos agressores, além de identificar padrões relacionados aos tipos de violência praticados e à efetividade das medidas protetivas concedidas.
Com a integração das informações, o Observatório poderá produzir estudos, relatórios e indicadores mais completos, contribuindo para o aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à proteção das mulheres potiguares e ao enfrentamento da violência de gênero.
Durante a reunião, também foi debatida a possibilidade de formalização de uma cooperação técnica entre os órgãos envolvidos, fortalecendo o trabalho conjunto na produção, análise e divulgação de informações estratégicas para a sociedade.
Essa iniciativa mostra o interesse da Assembleia Legislativa com a transparência, a produção de conhecimento e a construção de ferramentas que auxiliem gestores públicos, instituições e a população na compreensão e no combate à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte.
ALRN
Junho Sustentável tem destaque com Feirinha de Produtos Orgânicos na ALRN

O aroma das ervas frescas, as cores vibrantes das frutas e hortaliças e o cuidado presente em cada produto deram o tom a Feirinha de Produtos Orgânicos realizada nesta segunda-feira (22), no Salão de Eventos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A ação integra a programação do Junho Sustentável, mês do Meio Ambiente, iniciativa que reforça o compromisso da Casa com a conscientização ambiental e a promoção de práticas sustentáveis.
“Esta é uma iniciativa que incentiva hábitos mais saudáveis e aproxima produtores e consumidores, fortalecendo a agricultura sustentável e a economia local. Além de oferecer alimentos de qualidade, a ação também contribui para a conscientização sobre a importância de escolhas de consumo mais responsáveis”, justificou Joana D’arc Rodrigues da Silva, gerente de sustentabilidade da ALRN.
Durante toda a manhã, servidores, colaboradores e visitantes tiveram a oportunidade de adquirir alimentos produzidos de forma responsável, incentivando o consumo consciente e fortalecendo o trabalho de pequenos empreendedores locais. Para o servidor da Assembleia Legislativa, Eduardo Monte, iniciativas como essa aproximam as pessoas de uma reflexão necessária sobre os hábitos cotidianos.
“É uma iniciativa que desperta em nós, servidores, o interesse pelo tema e nos ensina muito sobre a importância da sustentabilidade”, destacou.
Mais do que um espaço de comercialização, a feirinha se transformou em um ambiente de troca de experiências, incentivo à alimentação saudável e valorização de quem produz de forma sustentável. A ação reforça a compreensão de que pequenas escolhas diárias podem gerar grandes impactos na preservação ambiental e na construção de uma sociedade mais consciente. “Uma oportunidade de mostrarmos nossos produtos e de fazer uma renda extra”, disse Jailma Brasil, que estava acompanhada das colegas Aline Lima, Rafaela Beatriz e Rosicleia Liote, integrantes da Escola de Empreendedorismo de Parnamirim, que levaram ao público produtos cultivados com respeito ao meio ambiente e foco na qualidade de vida.
A Feirinha de Produtos Orgânicos faz parte da programação especial do Junho Sustentável, que vem sendo desenvolvido pela Assembleia Legislativa desde o início do mês. Entre as atividades da programação estão sendo realizadas a campanha de coleta de resíduos eletrônicos, palestras sobre gestão pública sustentável, o II Encontro Junho Sustentável, ações de arrecadação de tampinhas com troca por mudas de plantas, além do Bazar da Sustentabilidade e da Feirinha de Artesanato, previstas para os dias 23 e 24 de junho.
DESTAQUE3 semanas atrásTadeu sobe o tom contra Álvaro após pré-candidato ao Governo criticar ExpoSeridó que está sendo realizada em Caicó
DESTAQUE3 semanas atrásPesquisa Item/TV Ponta Negra coloca Robson Carvalho entre os mais citados para deputado estadual
DESTAQUE4 semanas atrásDr. Tadeu anuncia apoio a Ezequiel em Caicó e lembra parcerias e recursos encaminhamos a capital do Seridó
DESTAQUE3 semanas atrásCoronel Costa aparece entre os 24 nomes que estariam eleitos para deputado estadual, segundo levantamento divulgado pela Pesquisa Item/TV Ponta Negra.
DESTAQUE3 semanas atrás“O problema deles não é só contra a Uern, não é o preconceito com o chapéu de couro; a verdade é que não gostam dos pobres e mais humildes”, diz Allyson Bezerra
DESTAQUE3 semanas atrásJUNDIÁ: EX-CANDIDATA A PREFEITA ROMEIKA SIMENIA E LIDERANÇAS DECLARARAM APOIO A ALLYSON BEZERRA
DESTAQUE3 semanas atrásSão José do Seridó: vereadores da situação e primeiro suplente declaram apoio a Rafael Motta para o Senado
DESTAQUE4 semanas atrásJuninho amplia articulação na Grande Natal e recebe apoio de vereador em São José de Mipibu
DESTAQUE4 semanas atrásExpo Seridó 2026 reforça tradição agropecuária e amplia expectativa de negócios em Caicó
DESTAQUE4 semanas atrásAllyson prestigia missa de aniversário do prefeito Dr. Tadeu em Caicó
DESTAQUE4 semanas atrásAo lado de Dr. Tadeu, Ezequiel visita Hospital do Seridó e destaca investimentos na Saúde de Caicó
DESTAQUE2 semanas atrásMineradores reorganizam Cooperativa da Serra do Porção e legalizam para voltar aos trabalhos
DESTAQUE4 semanas atrásAllyson amplia roteiro e desembarca em Caicó ao lado de Dr. Tadeu
DESTAQUE3 semanas atrásBONITA FM DE VOLTA AO PROTAGONISMO DOS DEBATES POLÍTICOS DO RN: RESENHA 87 JÁ É SUCESSO NAS MANHÃS DE SÁBADO
DESTAQUE3 semanas atrásZenaide Maia perde identidade política e confunde eleitor de esquerda
















