Connect with us

DESTAQUE

Em quatro anos, internações por câncer crescem 66% no Estado

Publicado

em

O número de internações oncológicas no Rio Grande do Norte teve um aumento de 66,13% desde 2018. De acordo com Arthur Villarim Neto, coordenador médico da Liga Norteriograndense Contra o Câncer, dados provenientes do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que a incidência de novos casos entre potiguares chegou a 14 mil por ano, acompanhando o crescimento populacional. Em 2018, foram 11.437 internações. No ano passado, foram 19.000.
O número anual  tambémpulou de 11.976 internações em 2019 para 16.177 no primeiro ano de pandemia, aumento de 35,08%. Em 2021, 19.000 internações foram registradas, crescimento adicional de 17,45%. Desse total, cerca de 7 mil casos são de câncer de pele, tipo de maior ocorrência no Rio Grande do Norte. Além disso, o estado também registra um número considerável em casos de câncer de mama, próstata, pulmão e colo uterino, acompanhando tendências nacionais conforme estudos dos INCA.
Sobre o aumento da incidência de câncer na população potiguar, Villarim aponta que todo ano há um crescimento, que é acompanhado pelo Ministério da Saúde através do INCA. Esse processo acompanha o aumento populacional e também é visto nos números da Liga. No entanto, pontua que os tratamentos estão ficando melhores e, consequentemente, a sobrevida dos pacientes também está aumentando. “São novas quimioterapias, novas cirurgias, então a rede que atende oncologia deve sempre estar em expansão porque além dos casos novos, temos os anteriores que necessitam de acompanhamento”, diz.
Edijane Pessoa,  natural da Serra de São Bento, entrou para essa estatística no ano passado ao receber o diagnóstico de câncer de mama. Em sua terceira sessão de quimioterapia, Edijane encara seu quadro com otimismo. Edijane Pessoa vem de Serra de São Bento no Agreste Potiguar para passar pelo seus ciclos de quimioterapia no Centro Avançado de Oncologia (CECAN) em Natal. Diariamente, a unidade da Liga recebe cerca de três mil pacientes. Diagnosticada com câncer de mama em fase avançada no mês de setembro de 2021, Edijane diz que começou aí sua luta pela vida e já comemora bons resultados no tratamento.
“Estou sendo só sucesso. Graças a Deus, na primeira quimioterapia já tive uma evolução muito grande. Eu saí dando glória no consultório do médico, acho que ele nem entendeu, mas para mim foi só benção. Ele disse que meu tumor está diminuindo. Só tenho a agradecer, principalmente a Liga, porque quando a gente tem um apoio parece que incentiva, fico mais encorajada e com aquela vontade de viver”, relata.
Com 32 anos, Edijane teve que passar por três médicos na sua cidade antes de conseguir marcar uma mamografia. “Fui muito questionada pela minha idade, os médicos falavam que era uma displasia e ruptura no mamilo mas eu sabia que não era. Fui atrás e descobri. No momento, foi aquele choque, eu tinha perdido minha mãe recentemente e pensava: ‘será que vou ter o mesmo fim?’. Coloquei o joelho no chão e disse ‘não aceito nem permito’. Tenho uma filha de 11 anos e muita coisa para aproveitar e viver com ela”.
A mãe de Edijane faleceu em 2020 decorrente de um câncer e o atendimento que recebeu na Liga trouxe a filha para buscar seu tratamento no mesmo lugar. Receber o diagnóstico durante a pandemia foi particularmente difícil para ela. No começo, conta que teve receio de buscar o médico mas percebeu que não adiantava ficar em casa. “Eu trabalhava como atendente no ramo turístico e tinha muito contato com as pessoas, mas falavam que no hospital sempre pegavam covid-19. Não tá sendo fácil, minha família quer me visitar e tenho que explicar que minha imunidade está baixa. Continuo com bastante cuidado mas eu creio que vou vencer”, finaliza.
A oncologista Danielli Matias ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento correto para cada paciente e tipo de câncer. “É importante ir ao médico mesmo antes dos primeiros sinais da doença e fazer seus exames de rastreamento, pois alguns tipos de câncer iniciam sem sintoma algum e passam a apresentar sintomas em fases mais avançadas. O menor sinal ou sintoma de algo diferente em seu organismo é um motivo de alerta para procura do serviço de saúde na tentativa do diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de cura”, explica.
Segundo a médica, o tratamento depende de várias características, desde aquelas relacionadas ao câncer específico ou as próprias do paciente, como idade e comorbidades. O ponto de partida para o tratamento correto pode definir o prognóstico do paciente e seu desfecho. Se tratado erroneamente, a partir de resultados de exames errados ou diagnósticos incorretos, isso pode atrasar o tratamento e até piorar o quadro clínico do paciente.
Atendimento oncológico não parou durante a pandemia
Segundo o coordenador Arthur Villarim Neto, o atendimento oncológico não parou em nenhum momento durante a pandemia, mesmo em seus momentos mais restritivos com redução da capacidade operacional. A Liga criou a Unidade de Contingência Covid-19 no Hospital Luiz Antônio, zona Oeste de Natal, com 40 leitos para pacientes oncológicos que contraíssem a doença, sendo 20 de enfermaria e 20 de UTI. A estrutura foi construída em prédio anexo ao Hospital, como forma de proteger ainda mais os pacientes oncológicos sem síndrome respiratória.
“Nosso intuito foi justamente evitar que dentro do Hospital Luiz Antônio tivéssemos casos de covid-19. Montamos uma triagem na entrada do Hospital e sempre que havia um caso oncológico suspeito, o paciente era encaminhado para a Unidade de Contingência. Quando estivesse curado, retornava para o Hospital. Esse esforço foi fundamental porque conseguimos manter a grande maioria dos tratamentos”, diz Villarim, também chefe do serviço de Medicina Nuclear.
Os números de ciclos de quimioterapia realizados anualmente – um dos tripés do tratamento oncológico – comprova o resultado desse trabalho. Em 2018, foram feitos 41.707 ciclos. No ano seguinte, o registro pulou para 42.810 e houve aumento durante a pandemia (44.537 em 2020 e 46.431 em 2021). Os únicos indicativos que apresentaram queda foram o quantitativo de cirurgias e  biópsias realizadas.
“Quanto às cirurgias, teve um momento no auge da pandemia em que priorizamos operar casos de tumores mais graves. Mantivemos 90% das cirurgias e aquelas que foram suspendidas eram procedimentos  mais simples, em sua maioria relacionados ao  câncer de pele, que tem um crescimento mais lento e cirurgia menos complexa. No final de 2021 e inicio de 2021, promovemos mutirões de cirurgias aos sábados para operar os casos que ficaram represados. Apenas nesse ano, já foram operados 250 pacientes dessa fila”, comenta o coordenador.
A quantidade de  biópsias conduzidas – procedimento que confirma o diagnóstico de câncer – caiu de 13.030 em 2019 para 10.260 em 2020, período com medidas mais restritivas e sem perspectiva de vacinação. O cenário já mudou em 2021 com registro de 13.124 de  biópsias, número que supera os índices pré-pandêmicos. O médico também aponta que houve um aumento de casos mais graves chegando para atendimento na Liga, mas que foi um dano mínimo comparado ao que poderia ter acontecido caso os serviços não tivessem sido adaptados. Quando chegaram, esses casos foram priorizados como forma de agilizar o tratamento clínico.
 Contudo, destaca que os esforços ainda não foram o suficiente devido ao vazio assistencial em algumas regiões do Rio Grande do Norte. “Sabemos que existem zonas de penumbra no estado como o Alto Oeste, onde não há assistência oncológica adequada. É algo que já existia antes da pandemia, persiste e realmente precisamos evoluir. Esse esforço de interiorização é muito importante para conseguir chegar em uma população que tem dificuldade de acesso ao serviço de saúde”
Nesse sentido, a Liga irá construir, na cidade de Currais Novos, um Centro de Diagnóstico e Ensino com capacidade para atendimento mensal de 8.000 procedimentos. Cerca de 2.500 vagas serão ofertadas para profissionais da região e o Centro deve atingir entre 60 a 80 municípios do entorno. O início da obra será possível após o repasse de R$ 29 milhões, via emendas parlamentares do senador Styvenson Valentim, que destinou 100% da sua cota dos anos de 2022 e 2023 para esse
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Com a morte do desembargador Virgílio Macêdo, assumirá a vaga a juíza Sandra Elali

Publicado

em

Com a morte do desembargador Virgílio Macêdo, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte dará início, nos próximos dias, ao processo de substituição.

Confirmada a vacância, assumirá, por antiguidade, a juíza Sandra Elali.

Thaisa Galvão

Continue lendo

DESTAQUE

Morre aos 64 anos o desembargador Virgílio Macêdo Júnior

Publicado

em

Faleceu agora há pouco, o desembargador Virgílio Macêdo Júnior, 64 anos, que estava internado em tratamento contra uma anemia e foi surgindo outras complicações.

Antes de ingressar na magistratura foi nomeado para exercer o cargo de Delegado de Polícia em 08/06/1985, tendo tomado posse no dia 28 de junho. Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Norte (1983-1986).

Por indicação do Tribunal de Justiça foi designado para compor o Plenário do Tribunal Regional Eleitoral – TRE na classe de Juiz Estadual, na vaga do Dr. Osvaldo Cruz, tendo tomado posse em 5/12/96 para o biênio 1997-98.

Era Professor do Curso de Direito da UFRN.

Tomou posse como Juiz de Direito em 10 de julho de 1986. E como desembargador assumiu em 24 de março de 2010

Continue lendo

DESTAQUE

A Prefeitura Municipal de Santana do Seridó/RN lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-prefeito Gastão Matias Pereira.

Publicado

em

 

Gastão Matias Pereira foi prefeito de Santana do Seridó por dois mandatos, sendo seu primeiro entre os anos 1983 – 1988 e, seu segundo, entre os anos de 1993 – 1996, onde contribuiu através de relevantes obras e serviços para o crescimento e desenvolvimento do nosso Município.

Nesse momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e manifestamos grande agradecimento pela contribuição de estimado valor que deixou à cidade.

Gastão Matias Pereira deixa um legado de grande compromisso público e exemplo de honradez para toda Santana do Seridó.

Em virtude deste triste acontecimento é decretado luto oficial de três dias nas repartições públicas municipais de Santana do Seridó.

Continue lendo

DESTAQUE

Thomas Matthew Crooks: quem era o atirador de 20 anos envolvido no atentado a Donald Trump.

Publicado

em

 

O FBI afirmou que Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, é o atirador envolvido na tentativa de assassinato de Donald Trump.

O ex-presidente dos Estados Unidos ficou ferido após ser alvo de um atentado em um comício, na Pensilvânia, neste sábado (13).

Trump afirmou que foi atingido de raspão na orelha direita. O ex-presidente foi levado para o hospital e recebeu alta cerca de três horas depois.

Depois disso, ele viajou até Nova Jersey, para passar a madrugada deste domingo (14) em seu clube de golfe privado.

Já Crooks foi morto logo após atirar várias no comício de Trump. Segundo o FBI, ele vivia no distrito de Bethel Park, na Pensilvânia.

A região onde Crooks morava fica a cerca de 70 km de Butler, onde acontecia o comício de Trump. O FBI acredita que o atirador agiu sozinho, mas investiga se outras pessoas participaram do crime.

O jornal “The New York Times” informou que Crooks não tinha registros criminais na Justiça.

A polícia recuperou um fuzil AR-15 semiautomático no local do atentado, segundo a Associated Press.

O sistema de votação eleitoral da Pensilvânia aponta que Crooks estava registrado como “republicano”.

Entretanto, de acordo com a Associated Press, ele fez uma doação de US$ 15 a um comitê progressista que apoia os democratas no dia em que Joe Biden foi empossado presidente, em 2021.

Thomas Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School, de acordo com o jornal “Pittsburgh Tribune-Review”.

Ele também recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, segundo a mídia norte-americana.

O pai do atirador, Matthew Crooks, disse à CNN que estava tentando descobrir o que aconteceu e que iria conversar com as autoridades antes de falar com a imprensa.

O FBI não forneceu nenhum outro detalhe sobre as investigações ou sobre o atirador e afirmou que as motivações do atentado são desconhecidas.

Trump estava fazendo um comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, quando foi alvo do atentado. Um vídeo registrou o exato momento em que o ex-presidente reage ao ouvir tiros de arma de fogo.

Durante os disparos, Trump levou a mão à orelha e se abaixou. Na sequência, agentes do Serviço Secretos dos Estados Unidos protegeram o republicano.

Ele foi retirado do local instantes depois. Antes, acenou para o público e apareceu com a orelha ensanguentada.

Trump foi levado para o hospital e recebeu alta cerca de três horas depois.

Ele também fez uma publicação em uma rede social para comentar o ocorrido.

“Eu levei um tiro que atingiu o pedaço superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado quando ouvi um zumbido, tiros e imediatamente senti a bala rasgando a pele.

Sangrou muito, e aí me dei conta do que estava acontecendo”, escreveu Trump.

Continue lendo

DESTAQUE

MP investiga prefeito por declarar que ter filho com autismo é ‘uma infelicidade’

Publicado

em

O Ministério Público da Paraíba (MP-PB) instaurou, nesta quinta-feira 11, um inquérito civil público após o prefeito da cidade de Pombal, Abmael de Sousa Lacerda (Republicanos), falar que ter um filho autista é “uma infelicidade”.

 

O MP-PB quer apurar se cabe uma condenação de dano moral coletivo por causa do discurso. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa, no momento em que o gestor respondia sobre a realização de concurso público.

Após o comentário do prefeito, uma funcionária da UPA disse que ele estava certo. “O povo hoje tá cheio de besteira. Que Deus me perdoe, um menino autista é um menino doido. E quem é que quer ter um filho doido?”. O MP também vai investigar a funcionario.

Continue lendo

DESTAQUE

PLENÁRIA DO PT EM BOM JESUS CONFIRMA APOIO À PRÉ-CANDIDATURA DE CHAGAS NASCIMENTO À PREFEITURA*

Publicado

em

 

Neste sábado (13), o Diretório do Partido dos Trabalhadores – PT de Bom Jesus realizou uma plenária para definir apoio à pré-candidatura de Chagas Nascimento à Prefeitura do Município. O evento contou com a presença e participação do Deputado Federal Fernando Mineiro, além do Presidente da Câmara de Macaíba, Vereador Denilson Gadelha, e do Presidente Regional do MDB, Micherlan Morais.

O pré-candidato a prefeito, Chagas Nascimento, conta com 19 pré-candidaturas proporcionais e tem feito movimentos políticos estratégicos para aglutinar apoios políticos representativos para as eleições de 2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Juventude de São José de Mipibu tem encontro com Severino Rodrigues

Publicado

em

A juventude se interessa por política sim. E Severino Rodrigues, pré-candidato a prefeito de São José de Mipibu, pode provar. Na noite desta sexta-feira (12), jovens mipibuenses lotaram a casa de Severino no “Encontro da Juventude”, que contou com a participação de Tiago Dionísio e sua tropa, do vereador Zé Lúcio e do vice-prefeito Joelmo Teles que nesta semana anunciou apoio à pré-candidatura de oposição.

A experiência de quem tem um currículo de grandes ações e obras administrativas em sintonia com os anseios da juventude que deseja mudanças . “Que alegria! Quero agradecer a Deus por esse momento especial. Doze de julho, uma data que ficará marcada na história de Mipibu. A união de lideranças, a união das pessoas que querem a transformação desse município”, afirmou Severino Rodrigues

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Luiz Eduardo sofre grave acidente na BR-101

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo três veículos sendo dois caminhões e um carro de passeio teve como um dos feridos o deputado estadual Luiz Eduardo na manhã deste sábado (13), na BR-101, mais precisamente no trecho de Caiana, que dá acesso à praia de Muriú, no litoral Norte.

Segundo informações, o deputado teve ferimentos leves e dor no peito por causa do impacto.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o fato ocorreu por volta das 11h30 e a rodovia foi totalmente interditada em razão de acidente ocorrido na altura do trevo de Muriú. “Causa provável: ultrapassagem em faixa contínua”, relatou a PRF.

Um dos caminhões ficou atravessado na pista, interrompendo o fluxo nos dois sentidos.

“Foi aberto um desvio provisório no local para possibilitar a passagem dos veículos. A PRF e o SAMU estão no local em atendimento à ocorrência”, informou a PRF.

Da redação da Tribuna do Norte

Continue lendo

DESTAQUE

LAGOA DE PEDRAS: EX-PREFEITO RANIERE AMANCIO TEM CONTAS REPROVADAS PELO TCE/RN E PODERÁ FICAR INELEGÍVEL

Publicado

em

 

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte reprovou as contas do ex-prefeito do município de Lagoa de Pedras, Raniére Amancio, após uma série de divergências encontradas nas contas referente aos anos de 2013, 2014, 2015, 2016, e 2017. De acordo com o Parecer do TCE/RN, as divergências são gritantes e dentre os destaques estão: O Repasse ao Poder Legislativo ultrapassou o limite máximo estabelecido na Constituição Federal; Divergência entre os valores da Receita Orçamentária constantes no Balanço Orçamentário e no Balanço Financeiro; Divergência entre valores do Saldo de Caixa e Equivalentes de Caixa constantes no Balanço Financeiro e no Balanço Patrimonial; Divergência entre o valor do Patrimônio Líquido apurado no Balanço Patrimonial e na Demonstração das Variações Patrimoniais; além de Divergência entre valores informados no Balanço Patrimonial e na Demonstração da Dívida Flutuante. Ainda de acordo com os pareces do Tribunal de Contas, outras divergências devem ser apuradas pois incidem no cometimento de Improbidade Administrativa.

Com a reprovação das contas do ex-prefeito Raniere Amancio, surge fato novo que abre precedente como possível impeditivo da pré-candidatura de Raniere Amancio à Prefeitura de Lagoa de Pedras, em razão da possível perda da elegibilidade.

Até o presente momento, Raniere Amancio não comentou a reprovação das contas de sua administração, nem esclareceu os apontamento feitos pelo Tribunal de Contas do RN.

Continue lendo

DESTAQUE

Elídio Queiroz (PSDB) marca convenção para domingo, 21, em Jardim de Piranhas.

Publicado

em

 

O pré-candidato a prefeito de Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz (PSDB), marcou sua convenção partidária para o próximo domingo, dia 21, em um grande evento no Club Atlético Piranhas (CAP).

A surpresa do evento será o anúncio do vice da chapa, que será indicado pelo deputado federal João Maia e sua família, lideranças que reforçam o projeto do ex-prefeito Elídio Queiroz.

No mesmo dia, o Partido Progressista (PP) também realizará sua convenção, confirmando a candidatura da chapa de vereadores. Serão 10 candidatos ao Legislativo, sendo sete homens e três mulheres, incluindo os vereadores Gute e João Maria Amaro, que estão entre os mais votados da cidade.

O evento ocorrerá ao longo do dia, com seu ponto alto no início da noite, quando a cidade receberá algumas lideranças estaduais.

Estão confirmadas as presenças do deputado federal João Maia, presidente estadual do PP, e dos deputados Nelter Queiroz e Ubaldo Fernandes, representando o PSDB.

O presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira, presidente estadual do PSDB, não estará presente devido a um procedimento cirúrgico.

Diversas lideranças municipais estão confirmadas, e outras lideranças estaduais devem confirmar presença ao longo da semana.

Continue lendo

Populares