Connect with us

DESTAQUE

CBF admite erros inaceitáveis da arbitragem e diz que são divisor de águas

Published

on

O presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, admitiu a existência de erros “inaceitáveis”, nas palavras dele, ao longo do primeiro turno do Brasileiro e na Copa do Brasil. A mea culpa aconteceu durante reunião com os clubes das Série A e B, na sede da CBF. O encontro desta terça-feira (26) acontece como marco após a conclusão da metade do campeonato, em um momento de muita reclamação contra decisões de campo e do árbitro de vídeo.Alguns dos equívocos recentes, por exemplo, foram no Palmeiras x São Paulo, que não teve linha de impedimento traçada no lance do pênalti para o São Paulo, e uma marcação equivocada da linha no Ituano x Cruzeiro, na Série B, para citar alguns.

O discurso de Seneme tem como ponto de partida o período em que ele trabalhava na comissão de arbitragem da Conmebol. O dirigente se remeteu a alguns dirigentes que estavam no auditório e, por participarem dos torneios continentais, puderam medir a alegada evolução dos árbitros sul-americanos.

“A referência de quando eu venho à CBF, aceitando o convite, era um grande desafio de tentar reproduzir o mesmo modelo de gestão no Brasil. Não foi um sucesso feito de um dia para a noite, de um minuto para o outro. Ocorreram erros absurdos, sim. Muitos que ocorrem, inclusive, são inaceitáveis para vocês, para nós e para o futebol. Na Conmebol, esse período serviu como um divisor de águas. Essa reunião nossa aqui eu espero e tenho como objetivo que seja um divisor de águas também para a arbitragem brasileira. Os equívocos que ocorreram no primeiro turno, uns são de interpretação, que, com os árbitros afastados ou não, podem ocorrer. Outros são inaceitáveis e têm que servir como divisor de águas”, disse Seneme.

Seneme trouxe aos clubes detalhes de algumas medidas previstas no plano de ação apresentado internamente quando a composição atual da comissão de arbitragem foi montada. Segundo ele, haverá uma intertemporada da arbitragem, entre 1 e 5 de agosto, reunindo 95 árbitros.

Para sanar algumas reclamações recentes dos clubes, Seneme prometeu um prazo mais organizado para publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões do VAR. Para jogos da Série A, até 24 horas após a partida. Na Série B, 48 horas. A comissão de arbitragem da CBF ainda vai formalizar a criação de um quadro chamado de VAR-CBF, com 128 árbitros homologados.

Presidentes dos principais clubes do Brasil compareceram à reunião, entre eles Sérgio Coelho, do Atlético-MG, Leila Pereira, do Palmeiras, e Rodolfo Landim, do Flamengo. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, abriu o encontro e repetiu um discurso de que é necessário, sim, fazer cobranças aos árbitros para que haja melhora no desempenho deles.

“Mas deixamos claro que não existe premeditação em equívocos ou parcialidade no trato da arbitragem”, ponderou.

Advertisement

Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

[FOTOS] CBF lança camisa da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo

Published

on

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lançou neste domingo (7) a nova camisa da Seleção Brasileira para a disputa da Copa de 2022, no Catar.

Após diversos “vazamentos”, nenhuma das versões foi realmente acertada com a versão disponibilizada neste domingo nas redes sociais.

Continue Reading

DESTAQUE

Chanceler brasileiro participa de reunião bilateral na Colômbia

Published

on

O ministro das Relações Exteriores Carlos França reuniu-se neste sábado (6), em Bogotá, capital da Colômbia, como seu homólogo no país, o chanceler designado Álvaro Leyva Durán. De acordo com o Palácio do Itamaraty, ambos conversaram sobre os principais temas da agenda bilateral e assuntos relativos ao quadro regional e mundial.

“O chanceler [Carlos França] enfatizou a importância das relações entre os dois países e a expectativa de aprofundar ainda mais a integração econômica, aproximação empresarial, cooperação em energia verde, meio ambiente, segurança e defesa. O ministro propôs, durante o encontro, a criação do Conselho Empresarial Brasil – Colômbia. Também defendeu o reforço da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)”, informou o Itamaraty, em postagem nas redes sociais.

Na reunião, Carlos França apresentou a candidatura do professor Leonardo Caldeira Brant ao cargo de juiz da Corte Internacional de Justiça, na vaga decorrente do falecimento do professor Antônio Cançado Trindade.

Além de se reunir com o chanceler colombiano, o ministro Carlos França também se encontrou com especialistas de Brasil e Colômbia na área de segurança e defesa, duas das agendas mais importantes entre os dois países.

O Palácio do Itamaraty ainda defendeu o Acordo de Paz celebrado pela Colômbia com as guerrilhas rurais do país. “O Brasil apoia a implementação do Acordo de Paz celebrado em 2016 na Colômbia. Desde 2006, militares brasileiros têm contribuído para a destruição de minas terrestres no país vizinho e participaram diretamente da certificação de mais de 8 mil desminadores”, publicou a pasta.

Neste domingo (7), o chanceler brasileiro participa da posse do novo presidente colombiano, Gustavo Petro, o primeiro governante de esquerda eleito para comandar o país vizinho. Designado pelo presidente Jair Bolsonaro, o ministro Carlos França será o principal representante do governo do Brasil no evento.

Parceria

Brasil e Colômbia compartilham mais de 1,6 mil quilômetros de fronteira na Floresta Amazônica. O país vizinho possui mais de 50,8 milhões de habitantes e é a terceira maior economia da América do Sul, atrás de Brasil e Argentina.

Segundo Itamaraty, Brasil e Colômbia são parceiros relevantes em temas como comércio, investimentos, cooperação amazônica, saúde, energia, segurança e defesa. A Colômbia é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil na América Latina e está entre os principais destinos de investimentos de empresas brasileiras.

Advertisement

A corrente de comércio (importações + exportações) entre os dois países teve seu melhor desempenho histórico em 2021, chegando a US$ 5,36 bilhões. Nos primeiros seis meses de 2022, o fluxo bilateral atingiu US$ 3,28 bilhões, com crescimento de 35,6% em relação ao mesmo período de 2021.

Agência Brasil

Continue Reading

DESTAQUE

Cientista de renome se desculpa por postar foto de salame e dizer que era uma estrela

Published

on

Étienne Klein, cientista francês que chefia o departamento de pesquisa da Comissão Francesa de Energia Atômica, postou no Twitter uma imagem que dizia ser da estrela mais próxima do Sol capturada pelas lentes do poderoso telescópio James Webb.

O post, que já passou de 18 mil curtidas, mostrava para os seus 92 mil seguidores o que poderia ser um planeta avermelhado, com nebulosas brancas e laranja em um fundo preto.

Mas tudo não passava de uma grande piada. A foto era de um salame do tipo chouriço ibérico.

O tuíte (veja abaixo em francês) dizia: “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo JWST. Este nível de detalhe… Um novo mundo é revelado dia após dia.”

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Eleição ao governo do RN será a mais concorrida em 40 anos

Published

on

No ano em que completa quatro décadas, desde a retomada das eleições diretas para governadores, a disputa eleitoral ao governo será a mais concorrida no Rio Grande do Norte, com nove candidatos.

O número de candidaturas ao Executivo Estadual para o pleito de 02 de outubro, supera a quantidade de postulantes nas eleições de 2018, quando oito candidatos disputaram votos dos eleitores potiguares.

Em 1982, quando o processo de redemocratização estava em curso no país, quatro candidatos concorreram ao governo do Rio Grande do Norte, número que persistiu até às eleições de 1994.

De 1982 para cá, ocorreram dez eleições diretas para governador. Durante a Ditadura Militar (1964/1985), a última eleição direta havia ocorrido em 1965. A partir de então, os governadores eram indicados pelo governo militar e eram eleitos de forma indireta pelos votos de deputados estaduais, na Assembleia Legislativa.

Antes de 2018, o recorde de candidatos ao governo foi registrado em 2002, quando sete partidos lançaram candidatos ao Executivo, um mais que em 1998, ano em que se estabeleceu o instituto da reeleição para governadores e presidente da República.

Para a eleição de senador da República, este ano também registra-se um recorde de candidatos com a disputa de uma vaga – nove, superando o número de candidatos ao Senado Federal em 2006, ano em que renova-se 1/3 das vagas.

O maior número de candidatos a senador ocorrem em 2018, com 13 concorrentes, mas estavam em jogo duas vagas para o Senado da República.

Advertisement

Todos os candidatos aos cargos majoritários passaram em convenção partidária, que teve prazo de realização encerrado na sexta-feira (05), enquanto os partidos precisam encaminhar pedidos de registros de candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) até a segunda-feira (15).

Confira os candidatos a governador(a) do Estado oficializados em convenção:

Maria de Fátima Bezerra (PT), 67 anos, solteira, nasceu em 19 de maio de 1955, em Nova Palmeira (PB), é professora. Foi deputada estadual e federal, senadora e agora tenta a reeleição.

Fábio Berckmans Veras Dantas (Solidariedade), 50 anos, casado, nasceu em 06 de outubro de 1971, em Natal (RN), advogado e empresário do agronegócio, foi deputado estadual e vice-governador do Estado.

Eann Styvenson Valentim Mendes (Podemos), 41 anos, casado, nasceu em 07 de fevereiro de 1977, em Rio Branco (AC), é senador da República, disputa governo pela primeira vez.

Antonio Bento da Silva (PRTB), 60 anos, nasceu em 17 de abril de 1962, em Pedro Velho (RN), contador.

Danniel Alexandre Ferreira de Morais (PSOL), 40 anos, casado, nasceu em 05 de maio de 1982, Natal (RN), é administrador.

Clorisa Linhares de Vasconcelos Vale (PMB), 50 anos, casada, nasceu em 28 de maio de 1972, em Recife (PE), serventuária da justiça federal. Ex-vereadora em Grossos ((RN).

Advertisement

Rosália Maria Fernandes (PSTU), 55 anos, solteira, nasceu em 16 de agosto de 1967, em Marcelino Vieira (RN), assistente social.

Karlo Rodrigo Lúcio Vieira (Democracia Cristã), 42 anos, casado, nasceu em 17 de julho de 1980, em Natal (RN), tem o ensino médio, é empresário.

José Nazareno Edson da Silva (PMN), 47 anos, nasceu em Campo Grande (RN), representante comercial, é professor de idiomas, empresário na área de energia solar.

Confira os candidatos a senador(a) do Estado oficializados em convenção:

Rogério Simonetti Marinho (PL), 59 anos, casado, nasceu em 26 de novembro de 1963, em Natal, foi vereador em Natal, deputado federal, ex-ministro de Estado, é economista.

Carlos Eduardo Nunes Alves (PDT), 63 anos, advogado, casado, nasceu em 05 de junho de 1959, no Rio de Janeiro (RJ), é advogado. Foi deputado estadual e quatro vezes prefeito e de Natal.

Rafael Huette da Motta (PSB), 36 anos, nasceu em 15 de agosto de 1986, nasceu em Natal (RN), engenheiro de produção, foi vereador em Natal, é deputado federal.

Dario Barbosa de Melo (PSTU), 69 anos, casado, nasceu em 28 de maio de 1953, em Recife (PE), é professor aposentado da rede estadual de ensino.

Advertisement

Francisco Raimundo de Freitas (PSOL), 35 anos, nasceu em 27 de outubro de 1987, em Alexandria (RN), é servidor público municipal.

Marcelo Bezerra Guerreiro (PRTB), 54 anos, solteiro, engenheiro civil e produtor rural.

Shirlei Barros de Medeiros (Democracia Cristã), 41 anos, veterinária.

Marcos Antonio Ribeiro (UP), 58 anos, solteiro, nasceu em 19 de setembro de 1973, em Natal (RN), eletricista, é ativista do MBL, lê e escreve.

José Silvestre de Moura (PMN), 62 anos, casado, nasceu em 1º de janeiro de 1959, em Natal (RN), pastor evangélico ensino médio.

Tribuna do Norte

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Campanha nacional de imunização é lançada pelo Ministério da Saúde

Published

on

O Ministério da Saúde lançou neste domingo (7) a Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. O objetivo é recuperar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes que deixaram de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional.

Segundo a Agência Brasil, a vacinação contra a poliomielite é destinada para crianças menores de 5 anos. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes:
Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Continue Reading

DESTAQUE

Cinco bairros da capital ficam sem água devido a vazamento

Published

on

Devido a um vazamento na Av. Hermes da Fonseca, em frente a Associação Médica, o abastecimento de água está suspenso nos bairros das Rocas, Santos Reis, Areia Preta, parte de Tirol e Petrópolis. A Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) está trabalhando neste domingo (07) na retirada do vazamento.

Continue Reading

DESTAQUE

Os candidatos com maior patrimônio no RN; saiba quais

Published

on

O Deputado Estadual José Dias tem patrimônio declarado de R$ 53 milhões, em seguida vem o Empresário Flávio Azevedo com R$ 25 milhões e em 3° lugar o Deputado Estadual Galeno Torquato com R$ 8 milhões.

São os Candidatos mais ricos das eleições deste ano. Foi o que eles declararam ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Continue Reading

DESTAQUE

Dr. Damásio Leite reúne seu grupo político para declarar apoio a Jorge do Rosário

Published

on

 

_O encontro contou com as presenças da senadora Zenaide Maia, Deputdo Souza e Rafael Motta_

O jovem médico Damásio Leite, diretor do Hemocentro de Mossoró e suplente de vereador, reuniu seu grupo político para declarar apoio aos seus pré-candidatos: o engenheiro Jorge do Rosário (Avante) para Estadual, Jaime Calado, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, para Federal e Rafael Motta para o Senado.

Dr. Damásio, que também é filho do ex-vereador Pedro Edilson, reuniu lideranças de diversos bairros e áreas rurais de Mossoró para fazer o comunicado, mostrando grande capacidade de mobilização política.

“É importante escolher pessoas com as quais eu possa contar depois que a eleição passar. E sou daqueles que cobram nos gabinetes as melhorias para o povo, por isso essa escolha é também um compromisso com todos os que me seguem”, disse Dr. Damásio.

Sobre o apoio recebido, Jorge do Rosário se disse muito feliz com a adesão de Dr. Damásio. “É um jovem médico com inúmeros serviços prestados à cidade de Mossoró, uma liderança política e um ser humano solidário. Nós dois queremos a mesma coisa, um RN com mais emprego, saúde e dignidade para o povo”, comentou Jorge.

Advertisement
Continue Reading

DESTAQUE

Em Mossoró, Hermano é apresentado a grupo indicado pelo Partido Verde municipal*

Published

on

 

Na noite da última sexta-feira, o deputado estadual Hermano Morais participou de reunião no Sítio do Galego, zona rural de Mossoró, onde foi apresentado à população local pelos líderes do Partido Verde (PV) municipal.

Sob a liderança de Berg Leall, Dida e João Morais, moradores da proximidade atenderam o pedido dos líderes do PV e ocuparam o espaço para conhecer o deputado estadual e candidato à reeleição.

“A política está em todos nós, em todas as nossas relações. Exerço esse papel desde o Grêmio Estudantil do Colégio Marista, passando pelo Centro Acadêmico do Curso de Direito da UFRN e Sindicato dos Funcionários da Caixa Econômica. Política para mim é uma missão e tenho prazer em trabalhar para os menos favorecidos”, disse o deputado.

A senadora Zenaide Maia e o seu marido, Jaime Calado, candidato a deputado federal, também estiveram no Sítio do Galego, onde farão a dobradinha com Hermano em Mossoró, sob a tutela do PV local.

Momentos antes, Hermano esteve no Hotel Vila Oeste, reunido com lideranças do município que firmaram o compromisso do apoio ao projeto de reeleição do deputado. Marcaram presença Jaine, Rebeca Santos, Fernanda Gadelha, Luís Henrique, Joseane Corsino, Queila Mirian, Genir, Nora e Renan Nogueira.

A chegada em Mossoró se deu inicialmente no Setor de Mudas da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA), para conhecer o projeto de plantação de hortas orgânicas e arborização que desenvolve em dezenas de cidades do Rio Grande do Norte. O trabalho fica sob a orientação do professor Giorgio.

Advertisement

Continue Reading

DESTAQUE

LIDERANÇAS DE OPOSIÇÃO EM MESSIAS TARGINO ANUNCIAM APOIO A LAWRENCE E JADSON

Published

on

 

 

As forças políticas que fazem oposição na cidade de Messias Targino estão unidas com o propósito de fortalecer o projeto de eleger Lawrence Amorim para deputado federal e Jadson para deputado estadual. A cidade de Messias Targino fez no último sábado uma grande demonstração de força política com a realização de um evento que reuniu os pré-candidatos, as lideranças locais, a população e contou com a presença do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra. 

O ex-candidato a prefeito de Messias Targino, David Jales, o ex-prefeito Élio Jales, os vereadores Pompeu Jales, Lala Ribeiro e Jussara Medeiros, foram algumas das lideranças que encabeçaram esse movimento de apoio de toda a oposição de Messias Targino em torno da dobradinha de Lawrence e Jadson.

O prefeito Allyson Bezerra falou aos presentes mostrando sua empolgação com a luta para entregar a região Oeste do Estado dois representantes, um no legislativo Federal e outro no legislativo estadual, que tenham compromisso com o povo desta região e estejam a disposição para segurarem a bandeira das mudanças que tanto o povo espera.

Lawrence agradeceu os apoios recebidos e falou para a população presente ao evento, dizendo que seu grande objetivo ao se candidatar a deputado federal é fazer com que os municípios do interior do Rio Grande do Norte tenham em Brasília uma porta aberta, um militante permanente ajudando a liberar os recursos, aprovar os projetos e garantir que de agora em diante o orçamento federal beneficie os pequenos municípios do RN.

 

Advertisement

Continue Reading

Trending