Em sua sexta passagem oficial pelo Rio Grande do Norte, neste sábado 16, o presidente da República Jair Bolsonaro (PL) não conseguiu ter ainda, em seu palanque uma pré-candidatura ao governo do Estado com significativo peso político para chamar de seu. A única pré-candidata a posar para foto ao lado do presidente foi Clorisa Linhares (PMB), que, de acordo com última pesquisa realizada pelo Instituto Exatus Consultoria e divulgada pelo AGORA RN, aparece com 2,3% das intenções de voto, valor próximo da margem de erro da pesquisa que é de 2,1%.
Principal pré-candidato da oposição e concorrente direto da governadora Fátima Bezerra (PT), Fábio Dantas (SDD) não compareceu aos eventos político-religiosos da agenda presidencial em Natal por estar cumprindo o isolamento social. Com teste positivo para Covid-19, o pré-candidato não pode, mais uma vez, comparecer a um evento com Bolsonaro no RN. Nas visitas anteriores, Fábio estava cumprindo agenda política em município diferente do visitado pelo presidente.
Em Natal neste último final de semana, Bolsonaro trocou os compromissos administrativos que estavam programados em sua agenda oficial e até a sua já tradicional motociata por encontros de cunho religioso. Inicialmente, ele faria um sobrevoo sobre as áreas alagadas pela chuva no estado, mas a atividade foi substituída por encontros com representantes de igrejas evangélicas e católicas.
Única governadorável presente aos eventos com o presidente, Clorisa Linhares acompanhou Bolsonaro durante a Missa na Paróquia do Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu e no encontro com pastores evangélicos na Assembleia de Deus, no Alecrim. Na parte da tarde, a pré-candidata também compareceu à Marcha com Jesus pela Liberdade.
“É sempre bom encontrar nosso presidente Bolsonaro, principalmente aqui na nossa terra, tão perto do nosso povo. E ser a única pré-candidata ao governo que está ao lado dele na sua visita à cidade mais uma vez reforça nosso alinhamento de pensamento do futuro para o Brasil. Eu, como mulher, cristã e que defende os valores e a cidadania do nosso Brasil, me sinto muito honrada e feliz em seguir junto ao nosso presidente”, afirmou Clorisa.
SINTOMAS GRIPAIS
Apenas dois dias após cumprir agenda oficial em Natal, o presidente Bolsonaro disse a apoiadores, na manhã desta segunda-feira 18, que não havia dormido direito à noite, porque teve febre e gripe. “ Eu entendo que o que acontece comigo é uma missão, cumprir essa missão. Não dormi a noite toda, febre, gripe…”, disse. Depois que saiu de Natal, o presidente esteve ainda em Fortaleza (CE).
DATAS DAS VISITAS DO PRESIDENTE AO RN
1ª visita: agosto de 2020
Esteve em Mossoró para inauguração de casas populares e, em Ipanguaçu, para cerimônia de ampliação do sistema de abastecimento de água.
2ª visita: 24 junho de 2021
Visitou obras da barragem de Oiticica, no município de Jucurutu.
3ª visita: 09 fevereiro de 2022
Inaugurou trecho de obras de transposição das águas do Rio São Francisco no Estado, em Jucurutu. O evento foi encerrado sem que fosse vista uma gota de água sair da mangueira que o presidnete segurava.
4ª visita: 30 de março de 2022
Inauguração de estação ferroviária em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal, que só começou a funcionar dois meses depois. A estação de Veículo Leve sobre Trilhos Cajupiranga integra a Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).
5ª visita: 17 de junho de 2022
Desembarcou em Natal logo após anúncio de aumento de R$ 0,20 no preço da gasolina e do diesel, pela Petrobras, e saiu em motociata. Lançou o programa Internet Brasil e fez a entrega de títulos fundiários.
6ª visita: 16 de julho de 2022
Trocou compromissos administrativos e sobrevoo a áreas alagadas da agenda oficial por encontros de cunho religioso.