Connect with us

DESTAQUE

Barragem Oiticica vai impulsionar o desenvolvimento do Seridó

Publicado

em

Barragem de Oiticica tem capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água – Foto: Humberto Sales/Assecom
Barragem de Oiticica tem capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água - Foto: Humberto Sales/AssecomO mecânico Vinícius Santos, 21 anos, também soube aproveitar as oportunidades criadas pela construção do complexo Oiticica - Foto: Humberto Sales/AssecomFrancisco Evaldo de Souza é morador da Agrovila Raimundo Nonato, a poucos quilômetros da barragem - Foto: Humberto Sales/AssecomReservatório foi dimensionado para abastecimento de até 2 milhões de pessoas - Foto: Humberto Sales/AssecomReservatório foi dimensionado para abastecimento de até 2 milhões de pessoas - Foto: Humberto Sales/AssecomReservatório foi dimensionado para abastecimento de até 2 milhões de pessoas - Foto: Humberto Sales/Assecom

A Barragem Oiticica, que o presidente Luís Inácio Lula da Silva e a governadora Fátima Bezerra inauguram nesta quarta-feira (19), não é apenas uma gigante para acumular água, o que já seria muito para uma região em situação de vulnerabilidade hídrica, susceptível ao processo de desertificação. É mais do que isso. É um instrumento importante para a expansão do desenvolvimento do Seridó e resgate da dignidade humana. Esta é a opinião predominante de especialistas, gestores públicos e de moradores da localidade.

Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a barragem é a principal obra de um projeto maior chamado Complexo Hidrossocial Oiticica, no município de Jucurutu. Além do reservatório, o complexo é formado por Nova Barra de Santana, que abrigava os moradores do Distrito Janúncio Afonso, (conhecido como Barra de Santana), localizado na área inundável da barragem; três agrovilas onde estão sendo assentados pequenos produtores, trabalhadores rurais e sem terras; rede de energia elétrica para uso residencial e produção de cultura irrigadas, e 128 quilômetros de estrada de acesso a estabelecimentos rurais da região.

“O Complexo Hidrossocial Oiticica é uma obra extraordinária. Trouxe água como vida, respeitando o direito da população. A dimensão social do empreendimento promove uma verdadeira transformação na vida das pessoas”, define o engenheiro-agrônomo José Procópio de Lucena, atual diretor do IGARN (Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte), um dos articuladores do Movimento dos Atingidos e Atingidas que atua desde o início da construção da barragem, em 2013.

Procópio lembra que o projeto original não previa a construção das agrovilas para assentamento dos trabalhadores rurais que manifestaram interesse de permanecer no campo, e ignorava uma série de demandas da população. “Oiticica não é apenas uma obra de contemplação, mas fruto da construção das relações democráticas entre a população e o poder público. Essa obra só chegou aonde chegou porque as relações democráticas se consolidaram”, reforça ele, destacado o papel que a professora Fátima Bezerra teve como governadora e, antes disso, como parlamentar, para consolidação do projeto que vai garantir segurança hídrica para o Seridó pelos próximos 50 anos.

Maioridade hídrica

Parte importante do projeto da Transposição, o reservatório foi dimensionado para abastecimento de até 2 milhões de pessoas, através do sistema adutor do Seridó, que está em construção, além de assegurar projetos de irrigação numa área de 10 mil hectares, abrindo os horizontes para ampliação do desenvolvimento agrário e industrial no interior do Rio Grande do Norte. Isso fomentará a implantação de novas empresas e permitirá que os açudes de Cruzeta, Itans e Sabugi sejam utilizados prioritariamente para piscicultura, irrigação, pecuária e produção de alimentos.

“Com a conclusão de Oiticica atingiremos a maioridade do ponto de vista de segurança hídrica em nosso Estado. Oiticica está interligada à barragem Armando Ribeiro Gonçalves, está conectada com a transposição do São Francisco. Vamos levar água para todas as sedes dos municípios daquela região. E o Seridó será uma das poucas regiões semiáridas do mundo que terá 100% de garantia hídrica”, afirma o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Paulo Varella. Para ele, o complexo Oiticica tem potencial para inverter o fluxo de saída do pessoal do interior para as grandes cidades. “Eu diria que é um novo momento, uma virada de chave.”

Depoimentos

Morador da Agrovila Raimundo Nonato, a poucos quilômetros da barragem, Francisco Evaldo de Souza tem 45 anos, é casado e pai de dois filhos, um deles o ajuda na luta diária. Sem terra, sem teto, sem emprego, vivendo da pesca e de serviços eventuais na agricultura, enfrentou tempos difíceis. “Cheguei a morar debaixo de uma oiticica com a mulher e os filhos.” Com o passar dos anos, Evaldo conseguiu abrigo na comunidade Carnaúba Torta, localizada na área inundável da barragem, onde vivia da pesca e de serviços eventuais na agricultura. “Fomos criados na areia do rio. Somos daquelas crianças que cresceram sabendo como é a dura realidade da vida”, relata Lázaro Lucas, filho mais velho de Evaldo, estudante do 9º ano do Ensino Fundamental, que planeja fazer um curso técnico na área agrícola para ajudar o pai.

Hoje, a família ocupa o lote 34 da agrovila. Na quadra chuvosa do Semiárido nordestino (fevereiro a maio) ele planta milho e feijão para consumo próprio. Encerrada a colheita, se volta para as culturas de vazante no aceiro de um riacho, braço do Rio Piranhas, onde foi construída, há muitos anos, uma barragem submersa. “Se a vida melhorou para nós depois disso tudo aqui? Muito!… Chegamos a passar fome, mas hoje temos nossa casinha para morar e terra para plantar. Antes, a gente dependia da terra dos outros para sobreviver”, afirma Evaldo.

Mecânico autodidata, o jovem Vinícius Santos, 21 anos, também soube aproveitar as oportunidades criadas pela construção do complexo Oiticica. Morador de Nova Barra de Santana, ele montou uma loja de peças e comanda a oficina de conserto de motos. Aprendeu o serviço trabalhando na oficina do irmão, em Caicó. “Só não faço retifica de motor, mas o resto eu dou conta”, explica.

OBRAS SOCIAIS
Complexo Hidrossocial Oiticica

Nova Barra de Santana
Construída para abrigar os moradores da antiga comunidade, que ficava na área inundável da barragem;
503 moradores;
176 casas permutadas;
41 casas populares para trabalhadores sem teto;
33 lotes para construção de centro industrial e de serviços;
Escola, creche, posto de saúde, centro comercialização e quadra poliesportiva;

Agrovila Raimundo Nonato – Jucurutu
Local: Fazenda Lagoinha;
Área: 276,8 hectares;
37 lotes individuais;
Lotes coletivos para cultura irrigáveis e de sequeiros;
A casa construída na agrovila compreende uma unidade residencial
unifamiliar com 58,8 m² de área construída, composta por terraço, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e lavanderia externa.

Agrovila Jardim de Piranhas
Local: Fazenda Juazeiro
Área: 303 hectares;
Lotes individuais para 54 famílias
Lotes coletivos para produção agrícola;
A agrovila conta ainda com uma escola e um posto de saúde.

Agrovila São Fernando
Local: Fazenda Ramada;
Área: 130 hectares
Lotes individuais para 24 famílias;
Lotes coletivos para produção agrícola

Outras benfeitorias
125 quilômetros de linha de energia elétrica trifásica;
128 km de estradas para acesso às agrovilas e propriedades rurais localizadas no contorno da barragem;
5,5 km de acesso pavimentado interligando Nova Barra de Santana a RN-118.

DESTAQUE

Popularidade de Dr. Tadeu ultrapassa Caicó e chama atenção para sucessão estadual de 2026

Publicado

em

Prefeito da cidade de Caicó Dr. Tadeu. Foto: Divulgação

A gestão do prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, vive um momento de alta aprovação popular. O bom desempenho à frente da administração municipal tem repercutido além dos limites do Seridó, chegando às rodas de conversa da elite política em Natal. O nome do gestor caicoense já é citado como um nome de peso para compor uma chapa majoritária para governo nas eleições estaduais de 2026.

Caicó, considerada a capital do Seridó, exerce forte influência nas cidades do entorno, o que reforça o peso político de seu principal representante. Ainda é cedo para previsões, mas a movimentação nos bastidores aponta que o cenário eleitoral do próximo ano poderá trazer surpresas.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Ezequiel Ferreira deve está de saida do PSDB após fusão com Podemos ser confirmada para os próximos dias.

Publicado

em

 

 

A fusão entre o PSDB e o Podemos está nos ajustes finais e deve ser oficializada nos próximos 10 dias, segundo fontes ouvidas pela CNN. Com a união, quem assumirá a nova legenda é a deputada federal Renata Abreu, do Podemos, marcando também a saída do ex-governador Marconi Perillo da presidência tucana.

Esse novo cenário confirma o que já era dado como certo nos bastidores: a saída do deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza do PSDB. Amigo pessoal de Marconi Perillo, Ezequiel não se sente confortável com os novos rumos do partido e agora deve bater o martelo sobre seu desembarque da legenda.

Continue lendo

DESTAQUE

Rede com peixe de 80 kg precisou ser puxada por sete homens na BA.

Publicado

em

Um grupo de sete pescadores da cidade de Malhada, no sudoeste da Bahia, capturou um peixe de 80 kg e 2,2 metros de comprimento no Rio São Francisco.

De acordo com eles, o animal é um Pirarucu, espécie normalmente encontrada na região norte do Brasil.

“Foi complicado tirá-lo da água, ele quase virou o barco. Precisou de bastante gente para puxar a rede”, contou Celso Batista, integrante do grupo que participou da pescaria.

Segundo ele, o animal media mais de dois metros, ou seja, bem maior do que os homens que participaram da expedição.

Para conseguir tal façanha, foram necessárias horas de paciência e um plano bem elaborado: colocar a rede de forma que o peixe não a rasgasse, atrai-lo com sons na água e depois puxá-lo para fora.

A ideia de pescar o pirarucu surgiu depois que a população ribeirinha da zona rural de Malhada comentou sobre a movimentação de um peixe grande na região. Segundo os moradores, o animal aparecia em uma região pantanosa nas margens do Rio São Francisco, conhecida como Quilombola de Paudarco. Para alguns moradores, o peixe era uma espécie de encanto.

Apesar dos relatos, as informações acerca do peixe eram bem vagas e os pescadores não sabiam qual era a espécie, nem o quão grande ele era. Mesmo assim, encararam o desafio e, no dia 16 de abril, foram até a região para executar o plano infalível.

A rede foi montada por volta de 14h e o peixe só foi preso por volta das 16h. Para retirá-lo da água, sete homens precisam puxar a rede.

Depois, o peixe foi dividido em sete pedaços – cerca de 10 kg para cada pescador – e vendido. Segundo Celso, que cozinhou um pedaço do animal para a família, o animal é bem saboroso.

Ainda não há informações confirmadas sobre como o animal natural da Bacia Amazônica chegou até o local.

O Pirarucu é um peixe de grande porte, considerado o mais de água doce do Brasil.

Confira mais informações:

🐟 pode atingir até três metros de comprimento e 200 kg;

🐟 possui respiração aérea e branquial, ou seja, consegue absorver oxigênio do ar e da água;

🐟 é encontrado na Bacia Amazônica e nas bacias dos rios Araguaia, Tocantins e Orinoco

Continue lendo

DESTAQUE

São José do Seridó se despede de seu filho mais longevo: morre aos 101 anos o ex-vereador Sebastião Clemente

Publicado

em

 

Faleceu neste sábado (19), em sua residência no bairro Nova Bonita, em São José do Seridó (RN), o ex-vereador, líder comunitário, sindicalista e ex-presidente da Associação de Moradores do Nova Bonita, Sebastião Clemente de Oliveira, aos 101 anos. Conhecido carinhosamente como Bastião Clemente, ele era considerado o morador mais velho do município e completaria 102 anos no próximo dia 23 de Dezembro 

Nascido em 1923, na comunidade Barra do Rio, zona rural de Jardim do Seridó, Sebastião teve uma vida marcada pelo trabalho, pela fé e pelo serviço à comunidade. Em 1945, foi convocado para o Exército Brasileiro e, ao retornar no ano seguinte, casou-se e construiu uma família numerosa. Teve 15 filhos — cinco vieram a óbito em abortos espontâneos, e um faleceu em São Paulo. Nove ainda estão vivos.

Ao longo de sua vida, conciliou a atuação como agricultor com a militância sindical. Foi um dos fundadores do Sindicato Rural de São José do Seridó, movimento que abriu portas para sua entrada na política. Em 1968, candidatou-se pela primeira vez ao cargo de vereador e ficou na suplência. No entanto, assumiu o mandato após o falecimento do então vereador Chico Estevam. Conquistou a reeleição posteriormente, mas não conseguiu um novo mandato na terceira tentativa, após se envolver em um acidente automobilístico que o impediu de participar da campanha.

Nos anos 2000, voltou à vida comunitária como presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Bonita, função que exerceu em duas ocasiões. Sempre ativo, apresentou dezenas de projetos enquanto vereador. Entre os mais relevantes estão a solicitação da construção de uma unidade da Polícia Militar no município, a modernização do sistema telefônico da época e a nomeação da Biblioteca Pública Municipal em homenagem à professora Olindina Medeiros.

Sebastião também atuou fortemente na área social. Serviu à Igreja Católica e chegou a adquirir máquinas com o objetivo de fundar uma fábrica de costura no bairro Nova Bonita. Apoiou a aquisição de um terreno e a construção da sede da associação de moradores.

Em 2023, por ocasião do seu centenário, recebeu homenagens da comunidade. A Primeira-Dama de São José do Seridó, Ilca Bezerra , participou ativamente da organização da celebração pelos seus 100 anos.

Além disso, Bastião foi figura constante no grupo de idosos Isabel Teodomira, onde participava com entusiasmo das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A comunidade de São José do Seridó presta suas últimas homenagens a um dos seus filhos mais ilustres, cuja trajetória de vida foi marcada pelo compromisso com o bem comum, simplicidade e amor pela terra onde nasceu e viveu.

Descanse em paz, Bastião Clemente

Continue lendo

DESTAQUE

Bolsonaro segue internado na UTI, mas com dificuldades nos movimentos intestinais

Publicado

em

Jair Bolsonaro. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no hospital DF Star, em Brasilia, sem previsão de alta.Um boletim médico divulgado recentemente informou que ele teve um episódio de alteração na pressão arterial e ainda apresenta dificuldades nos movimentos intestinais, o que o mantém em nutrição parenteral exclusiva. A equipe médica planeja intensificar a fisioterapia motora e outras medidas de reabilitação para melhorar seu quadro clínico.

Bolsonaro continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, conforme as recomendações médicas, não está recebendo visitas.
Apesar das circunstâncias, o ex-presidente expressou gratidão pelo apoio recebido, compartilhando uma mensagem de agradecimento nas redes sociais.
Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito Jackson Dantas mantém ritmo acelerado de obras em seu quarto mandato à frente de São José do Seridó

Publicado

em

Em seu quarto mandato como prefeito de São José do Seridó, Jackson Dantas (MDB) demonstra o mesmo ímpeto e dedicação de quando assumiu a gestão pela primeira vez. Com uma administração marcada pela busca constante por recursos e investimentos, o gestor vem promovendo transformações significativas em todas as áreas do município, beneficiando tanto a zona urbana quanto a rural.

A parceria com o vice-prefeito Ricardo Medeiros tem sido essencial nesse processo. Ricardo atua de forma ativa e colaborativa, fortalecendo uma gestão comprometida com um presente sólido e com um futuro ainda mais promissor para a população seridoense.

O apoio político da base governista na Câmara Municipal, composta pelos vereadores Clayton de Sá, Joan Siderley, Jussiene Dantas, Mininim de Chico, José Carlos e Daniel Costa, também tem sido fundamental para impulsionar os projetos da administração e garantir avanços concretos para a cidade.

Durante os mandatos de Jackson Dantas, São José do Seridó vivenciou mudanças expressivas. No atual ciclo de gestão, a infraestrutura tem recebido atenção especial. Entre as principais ações, destacam-se:

Construção de novas praças públicas

Edificação da nova sede da Prefeitura

Melhoria da iluminação pública

Implantação da Areninha Potiguar

Revitalização do campo de futebol

Corte de terra para os agricultores

Apoio aos projetos Agro Sertão e Ensilagem

Restauração de mata-burros

Construção e recuperação de açudes

Manutenção e melhoria das estradas vicinais

Essas iniciativas são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do município, contribuindo para a qualidade de vida da população e o fortalecimento da economia local, especialmente no setor agrícola.

Com o lema “O Futuro é a Gente que Faz ”, a gestão de Jackson Dantas reafirma seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos e com o progresso contínuo de São José do Seridó.

Continue lendo

DESTAQUE

Familiares se despedem de Luiz Fernando, vítima de um chocolate envenenad

Publicado

em

 

 

Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (19), familiares e amigos deram o último adeus ao pequeno Luiz Fernando, de 7 anos, vítima de um envenen4mento que chocou todo o Brasil. O velório foi marcado por muita comoção e homenagens.

Dezenas de pessoas, dentre familiares, estiveram presentes no cortejo que saiu da casa do menino até o Cemitério.

A mãe, Mirian Lira, e a filha, Evelyn Fernanda, de 13 anos, seguem internadas em estado gravíssimo no Hospital Municipal de Imperatriz. Ambas também comeram o mesmo ovo de Páscoa supostamente envenenado, segundo a polícia.

A principal suspeita de envenenar um ovo de Páscoa e enviar para a família de Maria Lira já está presa. Ela foi identificada como Jordélia Pereira Barbosa, de 35 anos, que teria cometido o crime por ciúmes porque é ex-esposa do atual companheiro de Maria.

Jordélia foi identificada após depoimentos do motoboy que entregou o ovo, além do atual companheiro de Maria. Ela foi vista em um hotel, em Imperatriz, e também em uma loja comprando o ovo de Páscoa, e usando uma peruca e óculos escuros para se disfarçar, segundo as investigações.

g1/RN

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Fé e Emoção Marcam Encenação da Via-Sacra em São José do Seridó

Publicado

em

Na tarde desta sexta-feira, 18 de abril, a cidade de São José do Seridó viveu momentos de profunda fé e comoção com a encenação da Via-Sacra, promovida pela juventude cristã da Paróquia de São José.

A apresentação, que faz parte das tradições da Sexta-feira Santa, relembra os últimos passos de Jesus Cristo até sua crucificação. Fiéis se reuniram para acompanhar o percurso simbólico, refletindo sobre o sofrimento e o sacrifício do Filho de Deus pelos pecados da humanidade.

A Via-Sacra é uma representação comovente que revive o caminho percorrido por Jesus desde sua condenação até a morte na cruz, oferecendo aos presentes uma oportunidade de reflexão espiritual e renovação da fé.

O evento destacou-se pela dedicação dos jovens envolvidos, que com emoção e respeito, conduziram os fiéis por cada estação da cruz, promovendo um momento de grande significado religioso para toda a comunidade.

FOTOS- PASCOM

Continue lendo

DESTAQUE

Minha Escola Nota 10: Acari na luta pela saúde dos estudantes

Publicado

em

 

Começou a Campanha “Minha Escola Nota 10 na Vacinação!” De abril a maio, os alunos das escolas de Acari terão a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação direto nas escolas, com mais praticidade, menos filas e muito mais proteção!

Serão aplicadas vacinas essenciais como: HPV, Tríplice Viral, DTP e outras.
Fique atento:

Dia D na rede municipal: 23 de abril
Dia D na rede estadual: 24 de abril

Essa ação é voltada para crianças e adolescentes menores de 19 anos, garantindo mais saúde e prevenção para nossos jovens acariense

Continue lendo

DESTAQUE

PARNAMIRIM: NILDA VAI DE ALYSSON KELPS E KLÉBER EM 2026.

Publicado

em

­

 

A prefeita de Parnamirim, Professora Nilda, foi firme ao declarar seu alinhamento político para as eleições do próximo ano. Confirmou apoio ao deputado estadual Kleber Rodrigues e à senadora Zenaide Maia, ambos nomes que ela já acompanha de perto na política estadual.

Mas o movimento mais estratégico foi em relação ao governo do estado. Nilda já acertou os ponteiros com o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, e deverá embarcar na candidatura do mossoroense ao Executivo estadual.

Com isso, Parnamirim — segunda maior cidade do RN — pode se transformar em uma das bases mais importantes da campanha de Alysson rumo ao Governo do Estado.

 

Robson Pires

Continue lendo

Populares