Connect with us

DESTAQUE

Alisson falha, Brasil joga mal e só empata com os Estados Unidos antes da Copa América

Publicado em

O Brasil ficou no empate com os Estados Unidos, por 1 a 1, nesta quarta-feira, em Orlando, no último amistoso preparatório para a Copa América. Com falha de Alisson e gol de Rodrygo, a seleção reforçou as debilidades apresentadas na vitória sobre o México. Dorival Júnior terá de mudar a formatação tática e identificar os atletas que pedem espaço na equipe titular e aqueles que não estão no nível técnico desejado.

A seleção brasileira não deixa boa impressão de olho na Copa América. O principal rival do Brasil na fase de grupos é a Colômbia. Costa Rica e Paraguai não colocam medo e, por isso, dificilmente o time nacional será eliminado na primeira etapa. No entanto, a seleção não está no mesmo patamar de Argentina, grande favorita a conquistar o bicampeonato, e Uruguai.

Um problema reiterado nos times de Dorival Júnior – foi assim no São Paulo, por exemplo – é converter posse de bola em gol. A forma como o Brasil atua apresenta uma equipe cujo domínio é ilusório. A defesa também é um problema, foram seis gols sofridos nos quatro primeiros jogos da “era Dorival”. A responsabilidade passa por toda a estrutura da retaguarda brasileira, mas Alisson não passa a confiança necessária para continuar como goleiro titular, apesar de ocupar o posto nos últimos dois Mundiais.

Ataque brasileiro se desencontra, e Alisson falha

Conforme previsto, Dorival Júnior optou por deixar Endrick no banco de reservas para o início de jogo, escalando o que seria o time titular, com Vini Jr. como principal líder técnico. A partida começou com uma postura surpreendente dos donos da casa. A seleção dos Estados Unidos decidiu testar o goleiro Alisson e por pouco não comemorou o primeiro gol em um chute de longa distância de Musah que acertou o travessão.

Com o passar do tempo, Vini Jr. tomou o protagonismo do jogo para si e arriscou algumas finalizações. Mas foi Rodrygo quem balançou as redes primeiro na Flórida. O camisa 10 recebeu passe de Raphinha na entrada da área pela esquerda e chutou para abrir o placar a favor da seleção brasileira aos 16 minutos.

Não demorou para a aposta original norte-americana – de arriscar finalizações contra Alisson – surtir efeito. Em cobrança de falta na meia-lua, aos 25, Pulisic chutou rasante no canto do goleiro brasileiro, que falhou e não conseguiu impedir o empate dos donos da casa.

O primeiro tempo mostrou que a seleção brasileira, seja com time titular ou reserva, apresenta os mesmos defeitos criativos. A insistência – apesar de justificada – de Dorival em deixar Endrick no banco se mostra um erro. O trio de ataque, com Vini, Rodrygo e Raphinha, que deveria privilegiar a mobilidade acabou por confundir mais a criação brasileira do que a defesa norte-americana.

Na volta do intervalo, Dorival fez uma troca simples no meio-campo brasileiro, com Douglas Luiz entrando na vaga de João Gomes. O time, porém, não mostrou maior aptidão com a troca. A presença no ataque não era convertida em lances claros de gol.

Entre os 15 e os 25 minutos do segundo tempo, os Estados Unidos se lançaram ao ataque e controlaram mais a posse de bola. A entrada de Endrick no lugar de Lucas Paquetá revitalizou a seleção brasileira. O jovem de 17 anos e Vini Jr. apareceram mais vezes com chances de balançar a rede norte-americana. O Brasil, porém, não conseguiu ser efetivo no restante do jogo, e o placar permaneceu inalterado até o apito final.

Estreia da seleção brasileira na Copa América
A seleção brasileira tem 11 dias para se preparar para a estreia na Copa América. O Brasil mede forças com a Costa Rica no dia 24, às 22h (de Brasília), no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia. A equipe nacional está no Grupo D na companhia dos costarriquenhos, colombianos e paraguaios.

FICHA TÉCNICA: ESTADOS UNIDOS 1 x 1 BRASIL
ESTADOS UNIDOS: Turner; Scally (Moore), Chris Richards, Ream e Antonee Robinson; McKennie, Musah (Adams) e Reyna (Johnny); Weah (Aaronson), Pepi (Balogun) e Pulisic. Técnico: Gregg Berhalter.
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Beraldo e Wendell; Bruno Guimarães (Andreas Pereira), João Gomes (Douglas Luiz) e Lucas Paquetá (Endrick); Raphinha (Savinho), Rodrygo (Gabriel Martinelli) e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.
GOLS: Rodrygo, aos 17, Pulisic aos 25 minutos do 1º tempo.
ÁRBITRO: Said Martínez (HON).
CARTÃO AMARELO: João Gomes.
PÚBLICO: 60.016 torcedores.
LOCAL: Camping World, em Orlando-EUA.

Agência Estado

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

BOATO: PSDB nunca pediu para trocar candidatos ao Senado

Publicado

em

 

O fim de semana começou com Fakes News espalhados na internet. Grupos de Whatsapps repercutiram uma notícia sem
fundamento. Que o PSDB ia pedir a troca dos nomes de senador ao PT, em troca de apoios.

O Blog do Passarinho foi checar a informação e nunca houve essa conversa, e não tem interesse o PSDB em senado. Logo vi, uma altura dessas, ninguém ia se aventurar em candidaturas a senador. Continua Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) como companheiros de chapa de Cadu Xavier (PT).

PSDB não pediu isso, e não vai pedir de hipótese alguma.

Continue lendo

DESTAQUE

Governo do RN Estimulada: Allyson cresce e chega a 41%, Álvaro tem 22% e Cadu soma 12%, aponta Exatus

Publicado

em

Nova pesquisa do Instituto Exatus, contratada pelo Grupo Agora RN, mostra que o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União) ampliou sua liderança na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. No cenário estimulado — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados —, Allyson aparece com 41,01% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL), com 22,75%. Na terceira posição, aparece o ex-secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier (PT), que registra 12,61%.

Completam o levantamento Dário Barbosa (PSTU), com 0,90%, e Robério Paulino (Psol), com 0,85%. Outros 11,52% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 10,36% não souberam responder.

Considerando apenas os votos válidos — excluídos brancos, nulos e indecisos —, Allyson ultrapassou a marca de 50%, cenário que, no limite da margem de erro, abre a possibilidade de definição da eleição já na primeira etapa do pleito, que acontecerá em 4 de outubro.

Em relação à pesquisa anterior da Exatus, divulgada em abril, Allyson foi o candidato que mais cresceu. Ele passou de 37,29% para 41,01%, avanço de 3,72 pontos percentuais. Álvaro Dias recuou de 24,91% para 22,75%, enquanto Cadu Xavier subiu de 10,74% para 12,61%.

Cenário estimulado

Allyson Bezerra (União Brasil): 41,01%
Álvaro Dias (PL): 22,75%
Cadu Xavier (PT): 12,61%
Dário Barbosa (PSTU): 0,90%
Robério Paulino (PSOL): 0,85%
Nenhum: 11,52%
Não sabe: 10,36%

Metodologia

A pesquisa Exatus/Agora RN ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 26 e 29 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-01045/2026.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Exatus/Agora RN: Styvenson e Zenaide lideram Rafael e Coronel Hélio enconstam e acirram a disputa .

Publicado

em

Continue lendo

DESTAQUE

Pau dos Ferros, Portalegre, Dr. Severiano e Alexandria abraçam Álvaro Dias com apoio de Getúlio Rêgo, Leonardo Rêgo e Zé Augusto

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, ampliou sua base de apoio no Alto Oeste potiguar durante uma série de agendas realizadas em Pau dos Ferros, Portalegre, Dr. Severiano e Alexandria. Ao lado de importantes lideranças políticas da região, Álvaro recebeu manifestações de apoio que fortalecem sua pré-candidatura e consolidam sua presença em uma das regiões mais importantes do estado.

Em Pau dos Ferros, Álvaro participou de uma reunião na residência do vereador Gordo do Bar, que contou com a presença dos vereadores Gilson Rêgo e Domiciana Lopes, do ex-vereador Leka Frentista e de diversas lideranças locais. O grupo integra a base política liderada pelo ex-deputado Getúlio Rêgo, uma das principais referências políticas da região Oeste do estado.

Também participaram do encontro o prefeito de Natal, Paulinho Freire; o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo; o pré-candidato a deputado estadual Getúlio Rêgo; a pré-candidata a deputada federal Nina Souza; o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira; e o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio.

Durante a reunião, Álvaro destacou sua ligação com o interior do estado e afirmou que conhece de perto os desafios enfrentados pelos municípios potiguares.

“Eu conheço as necessidades das nossas cidades. Sou filho do interior do Rio Grande do Norte e sei das dificuldades que a população enfrenta no dia a dia. Essa eleição é muito importante para o futuro do nosso estado. Nós não podemos errar. Precisamos escolher um caminho que permita ao Rio Grande do Norte voltar a crescer, gerar oportunidades e oferecer serviços públicos de qualidade para a população”, afirmou.

Em Portalegre, Álvaro foi recebido pelo prefeito José Augusto Rêgo, atual presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), pelos vereadores Adalberto Rêgo, Adalberto Viana, Paulo Andreaso, Zico, Temístocles Lucena e Dr. Márcio, além de lideranças políticas locais. Também participaram da agenda o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira e o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio.

A agenda também incluiu visitas à usina de asfalto do município e à tradicional Cachoeira da Bica, um dos principais cartões-postais da região serrana do Rio Grande do Norte. Ao falar sobre os desafios do estado, Álvaro defendeu a escolha de gestores preparados para enfrentar os problemas do Rio Grande do Norte e reforçou sua proposta de fortalecimento da saúde regionalizada.

“Não adianta mudar de governador apenas por mudar. É preciso ter experiência, coragem e capacidade para enfrentar as dificuldades e resolver os problemas que afetam a vida da população. Vamos investir nos hospitais regionais, equipando essas unidades com estrutura adequada, especialistas e tecnologia para garantir atendimento de qualidade à população do interior”, afirmou.

Já em Dr. Severiano, Álvaro participou de uma reunião promovida pelo empresário Van Pinheiro, que reuniu lideranças políticas, empresários, comerciantes e apoiadores da região. Na ocasião, recebeu o apoio do vice-prefeito Elias Pinheiro, da vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal, Eduarda Pinheiro, além de lideranças ligadas ao grupo político do ex-deputado Getúlio Rêgo.

Ao agradecer o apoio recebido, Álvaro ressaltou a importância da união das lideranças do Oeste potiguar.

“É uma satisfação participar de uma reunião tão representativa, que demonstra a força da liderança do ex-deputado Getúlio Rêgo em toda a região. Tenho consciência do desafio que vamos enfrentar, e receber manifestações de apoio como esta só fortalece ainda mais a nossa missão de reorganizar o nosso querido Rio Grande do Norte”, declarou.

Já em Alexandria, na manhã desta sexta-feira, Álvaro foi recebido pelo prefeito Raimundinho Andrade, pelo vice-prefeito Jorge Vieira e por um amplo grupo de lideranças políticas locais, que declararam apoio à sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O encontro reuniu o presidente da Câmara Municipal, Francisco de Assis Euflauzino, os vereadores Cícero Bernardino, Raul Bezerra, Chiquinho Pires, Maria Clara e Ciro Patrício, além de ex-vereadores, suplentes, secretários municipais, lideranças comunitárias e o ex-candidato a vice-prefeito Luiz Almeida.

Em seu discurso, Álvaro destacou os desafios enfrentados pelo Rio Grande do Norte e afirmou estar preparado para liderar um processo de reconstrução do estado.

“Temos consciência da atual situação de crise que o Rio Grande do Norte enfrenta. Hoje vemos problemas na segurança pública, com facções avançando sobre as cidades, e hospitais regionais sucateados. Temos consciência de tudo isso, mas também temos coragem para enfrentar os desafios. Já enfrentei a pandemia, instalamos um hospital de campanha em Natal e agora vamos reconstruir o Rio Grande do Norte”, declarou.

Álvaro também ressaltou sua experiência administrativa e reafirmou o compromisso de trabalhar para mudar a realidade do estado.

“Aqui está falando um gestor que tem experiência e que acredita na capacidade de transformar o Rio Grande do Norte. Vamos trabalhar para recuperar os serviços públicos, fortalecer os municípios e devolver ao nosso povo a esperança de dias melhores”, concluiu.

As agendas realizadas em Pau dos Ferros, Portalegre, Dr. Severiano e Alexandria reforçaram a mobilização política em torno da pré-candidatura de Álvaro Dias no

Continue lendo

DESTAQUE

Dr. Tadeu já tem o seu time escalado para 2026

Publicado

em

  • Prefeito de Caicó praticamente definiu os nomes que apoiará para governador, Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa

Se eleição fosse futebol, o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, já teria praticamente o time pronto para entrar em campo em 2026. O prefeito, que é apontado como um dos principais coordenadores da campanha de Allyson Bezerra no Seridó, já tem desenhada a sua escalação política para a próxima disputa.

No comando do time, como técnico, está o próprio Dr. Tadeu. No ataque, aparece o candidato a governador Allyson Bezerra, acompanhado pelos candidatos ao Senado Styvenson Valentim e Samanda Alves.

No meio de campo, surge o deputado federal João Maia, nome que conta com o apoio do prefeito caicoense.

Já na defesa, a formação reúne os deputados estaduais Ezequiel Ferreira de Souza e Nelter Queiroz, além da novidade do momento: a candidatura de Cíntia Bezerra, esposa de Allyson Bezerra, que começa a ganhar espaço no Seridó e em Caicó.

Com essa formação, Dr. Tadeu praticamente fecha a sua chapa para 2026. Resta saber se esse time permanecerá unido até o apito final ou se, ao longo do campeonato eleitoral, haverá mudanças na escalação. Na política, assim como no futebol, nem sempre o time que começa é o mesmo que termina a partida

Continue lendo

DESTAQUE

Ao lado de Samanda Alves, Francisco do PT participa da abertura do 6º Torneio Leiteiro de Santana do Matos*

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite desta quinta-feira (4), da abertura do 6º Torneio Leiteiro de Santana do Matos. O evento reuniu produtores, agricultores, lideranças políticas e representantes de instituições ligadas ao setor agropecuário. Francisco esteve acompanhado da pré-candidata ao Senado Samanda Alves.

Durante a programação, o parlamentar destacou a importância do torneio para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e para a valorização dos produtores rurais do município e da região. Francisco também aproveitou a oportunidade para prestar contas das ações do seu mandato voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar e do setor agropecuário.

Entre os investimentos citados pelo deputado está a destinação de recursos para a aquisição de seis tanques de resfriamento de leite, equipamentos que contribuem para melhorar a qualidade da produção e ampliar as condições de comercialização dos produtores. Além disso, Francisco ressaltou a destinação de mais de R$ 500 mil para ações de fortalecimento da agricultura familiar e mais de R$ 1 milhão para iniciativas relacionadas aos recursos hídricos.

Ao saudar os participantes do evento, o deputado parabenizou todos os envolvidos na organização do torneio e destacou o trabalho realizado pelos profissionais que atuam diretamente no apoio aos produtores rurais. Em nome do técnico da EMATER, João Corcino, Francisco homenageou e agradeceu o empenho de cada pessoa que contribuiu para a realização do evento.

“O Torneio Leiteiro é uma iniciativa que fortalece a produção rural, incentiva os produtores e movimenta a economia local. Por isso, faço questão de reconhecer e parabenizar todos os que ajudam a construir este importante momento para Santana do Matos e para a agricultura familiar da nossa região”, afirmou o parlamentar.

O 6º Torneio Leiteiro de Santana do Matos integra a programação de incentivo ao setor agropecuário do município, reunindo produtores e promovendo a troca de experiências, o fortalecimento da atividade leiteira e a valorização do homem e da mulher do campo.

Continue lendo

DESTAQUE

Começa pra valer a pré-campanha da Dra. Júlia Almeida, com casa cheia, em Parelhas*

Publicado

em

 

A pré-candidatura à deputada estadual de Dra. Júlia Almeida ganhou força total nesta quarta-feira (3). A médica deu o pontapé inicial na sua jornada “em casa”, reunindo lideranças e apoiadores em um evento organizado pelo vereador e presidente da Câmara, Dr. Leandro José (PSDB), em Parelhas.

O encontro foi um verdadeiro termômetro do apoio popular à gestora da área da saúde. O espaço ficou pequeno para tantos simpatizantes que fizeram questão de marcar presença e declarar apoio ao projeto de Dra. Júlia, que chega com a bandeira do trabalho e do cuidado com as pessoas.

Emocionada, a pré-candidata destacou a energia do momento: “Começar aqui em casa, cercada por tantos abraços e palavras de carinho, me dá ainda mais força. Estou pronta para seguir essa jornada com um único objetivo: cuidar dos potiguares e transformar vidas através do meu trabalho.”

Com o nome em alta na política potiguar, Dra. Júlia Almeida oficializa, assim, o início de uma caminhada que promete ser destaque em todo o estado.

Continue lendo

DESTAQUE

Mulheres erguem futuro: Projeto Mãos de Obra, com apoio do senador Styvenson, transforma comunidades pela construção civil*

Publicado

em

_Em parceria com o IBDI, ação teve início no dia 23 de maio nas Quintas e chegará também ao Planalto_

O senador Styvenson Valentim lançou o Projeto Mãos de Obra em Natal — uma iniciativa de qualificação profissional voltada a mulheres em situação de vulnerabilidade social. O projeto é executado pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Inovação (IBDI), organização com experiência consolidada na oferta de formação técnica para populações em situação de risco, e conta com o apoio dos vereadores Aldo Clemente e Preto Aquino. Os bairros das Quintas e do Planalto serão os primeiros beneficiados. O município de Macaíba também receberá o projeto.

As aulas tiveram início no dia 23 de maio na Escola Municipal Professora Angélica Almeida de Moura, localizada no bairro das Quintas, com uma turma de 22 mulheres. Após cinco sábados de formação — que contemplam os módulos de alvenaria, revestimento, pintura, limpeza pós obra e empreendedorismo —, o projeto avança para o bairro do Planalto, onde uma nova turma de outras 28 participantes receberá a mesma formação. Ao todo, 50 mulheres serão capacitadas em dois locais escolhidos por sua alta densidade populacional e significativo déficit de oportunidades de trabalho formal.

A metodologia combina teoria e prática: pela manhã, as participantes trabalham o conteúdo técnico com apoio de uma apostila norteadora desenvolvida pelo IBDI; à tarde, colocam literalmente a mão na massa — exercitando as técnicas aprendidas em atividades de aplicação real. O projeto ainda conta com um módulo de empreendedorismo, que orienta as mulheres sobre formalização, precificação de serviços e posicionamento no mercado.

Para o senador Styvenson Valentim, o projeto representa mais do que uma ação de qualificação profissional — é a tradução em prática de uma convicção: o desenvolvimento econômico que não inclui as mulheres não é desenvolvimento, é privilégio. “O que estamos fazendo aqui não é assistencialismo. É abrir uma porta que sempre esteve fechada para essas mulheres”, afirmou o parlamentar.

Segundo Sarine Fernandes, moradora do bairro e idealizadora do projeto Balé da Ralé, participar do curso tem sido uma experiência transformadora. “Como mãe, fizemos o mínimo que podíamos. Muitas mães de alunos estão aqui no curso, e juntas conseguimos fechar uma parede que estava aberta há quatro anos. Quando coloquei aquele tijolo, percebi que posso, sim, transformar a vida do meu filho por meio do conhecimento”, declarou.

Maria Aparecida, de 60 anos, moradora do bairro das Quintas e também aluna do curso fez questão de agradecer a oportunidade. “Estamos aqui realizando um sonho com esse Projeto Mãos de Obra. Agradeço ao professor por dividir conhecimento com a gente e também ao senador Styvenson por investir em um projeto bacana como esse”, declarou.

*CUIDOTECA É GRANDE DIFERENCIAL*

Uma das marcas do Projeto Mãos de Obra é a atenção ao que a coordenadora do IBDI, Ângela Montealvão, chama de “o principal obstáculo entre a mulher e o trabalho”: a ausência de com quem deixar os filhos. Para eliminar essa barreira, o projeto oferece, no mesmo ambiente das aulas, uma “Cuidoteca” — espaço com suporte pedagógico, brinquedoteca e lanche. “Quando você mexe com a mulher, você mexe com a estrutura familiar inteira. E quando você muda a família, você atinge a comunidade.” — Ângela Montealvão, coordenadora do IBDI. Nesta primeira turma, 13 crianças estão integradas ao espaço, sendo três delas com necessidades especiais.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Inovação chega a Natal trazendo um histórico já testado em campo. A instituição formou mais de 400 mulheres em projetos anteriores, incluindo duas comunidades populosas de Campo Grande (MS).

A filosofia do IBDI rejeita o modelo de intervenção externa descolada do território. “A ideia não é chegar como uma nave espacial que aterrissa e suga da comunidade”, explicou Ângela Montealvão. O projeto prioriza a contratação de profissionais locais como instrutores — mestres de obras, pintores e demais profissionais da construção que já vivem nos bairros —, criando vínculos de pertencimento e empregando a própria comunidade no processo de formação. É o caso de Jonathan Dantas, estagiário da escola em Pedagogia. “Sinto-me muito feliz e realizado por ter a chance de poder contribuir ainda mais com a educação das crianças da minha comunidade. Além disso, tem a questão da valorização profissional. Tenho muito gratidão pela oportunidade”, enfatizou.

 

Continue lendo

DESTAQUE

PT e PSDB devem oficializar aliança no RN ainda em junho

Publicado

em

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Edinho confirma: “O Time de Lula no RN é Rafael Motta, Samanda Alves e Cadu Xavier”

Publicado

em

  • Presidente nacional do PT fez a declaração durante lançamento da plataforma do Plano de Governo do pré-candidato petista ao Governo do Estado

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, deixou claro quem integra o palanque do presidente Lula no Rio Grande do Norte. Durante o evento de lançamento da plataforma do Plano de Governo de Cadu Xavier, ele afirmou que “o Time de Lula no RN é Rafael Motta, Samanda Alves e Cadu Xavier”.

A declaração reforça a aliança entre o PT e o PDT no Estado e coloca oficialmente o ex-deputado federal Rafael Motta como integrante do grupo governista para as eleições de 2026.

Ao lado de Cadu Xavier, pré-candidato ao Governo do Estado, e de Samanda Alves, pré-candidata ao Senado, Rafael Motta foi citado por Edinho como um dos nomes que representarão o projeto político do presidente Lula no Rio Grande do Norte

Continue lendo

Populares