Connect with us

ALRN

Violação e proteção de Direitos Humanos em empresas é pauta de audiência na ALRN

Publicado em

O Legislativo Estadual foi palco, na tarde desta segunda-feira (10), de debates a respeito do combate à violação de Direitos Humanos por parte das grandes empresas, no Rio Grande do Norte. Sob o tema “Direitos Humanos e Empresas”, o encontro foi proposto conjuntamente por Isolda Dantas (PT), Divaneide Basílio (PT) e Francisco do PT. Realizada no auditório deputado Cortez Pereira, a audiência pública reuniu autoridades públicas de nível estadual e municipal, além de representantes de sindicatos e movimentos sociais ligados à causa. 

A deputada Isolda Dantas deu início ao debate, reforçando que “a audiência foi agendada em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os demais movimentos que constroem a pauta, a nível local e nacional.

“Diante da tramitação do PL nº 572/2022, que trata do regramento sobre grandes empreendimentos, nós queremos dialogar com os movimentos sociais, governo e demais entidades da sociedade civil. O RN tem recebido um conjunto de grandes empresas, em especial de energias renováveis. Então está mais do que na hora de debatermos as questões que envolvem esse contexto”, ressaltou.

A parlamentar contou que, na semana passada, participou da Mesa de Diálogo com a Secretaria Geral da Presidência da República, que abarcou um seminário na UFRN com vários movimentos sociais, a respeito das energias renováveis no Estado. 

“E esta audiência se soma a uma construção que não é de hoje e que a gente vem aqui reforçar por compreender a extrema relevância desta pauta. Este não é um problema local, e sim, global. E para se travar uma luta desta envergadura é preciso somar todas as forças. Portanto, todas as pessoas que querem construir uma sociedade em que os Direitos Humanos sejam respeitados e valorizados são muito bem-vindas neste espaço”, destacou Isolda.

Na sequência, Divaneide Basílio (PT) reafirmou o engajamento do seu mandato com a temática e garantiu que, caso seja necessário, será convocada uma nova audiência pública pela Comissão de Direitos Humanos da Casa Legislativa Potiguar.

“É uma honra, para nós, promover este debate. Nós estamos justamente no mês do Meio Ambiente e sabemos que as relações de Direitos Humanos e trabalho estão permeadas pelos impactos ambientais. Além disso, sabemos o quanto de racismo ambiental e violação de direitos existe nesses processos. E pior: é como se o tema estivesse tão maculado que os trabalhadores não pudessem mais falar a respeito. Por tudo isso, saber que estaremos aqui falando de direitos trabalhistas a partir da perspectiva dos Direitos Humanos é um orgulho para todos nós”, frisou a deputada.

Professora de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Juiz de Fora, Manuela Carneiro explicou detalhadamente a temática da audiência para o público e destrinchou o Projeto de Lei nº 572/2022.

“A agenda ‘Direitos Humanos e Empresas’ acontece quando os Direitos Humanos são colocados como condição inegociável para o desenvolvimento da atividade econômica. É defender e lutar por isso. Porém, não é algo fácil de se implementar. Essa agenda está sendo conduzida há mais de 40 anos na ONU. Existem dois projetos em disputa: um que fala que a pauta pode até existir, mas sem regras obrigatórias, com os chamados ‘Planos Nacionais de Ação’; e outro que defende a elaboração de um Tratado Internacional de Direitos Humanos e Empresas, desde 2014, com normas obrigatórias e que tenham conteúdo de prevalência dos Direitos Humanos”, afirmou.

Em seguida, a professora falou da importância de se haver boas legislações internas, mas também de existir um tratado internacional balizando as ações, além da cooperação mútua entre os Estados. 

“A maioria das grandes empresas são transnacionais e acabam violando muitos Direitos Humanos nos países subdesenvolvidos. Então, no caso de haver alguma ação contra elas, com a proteção de um tratado internacional fica mais fácil para os trabalhadores conseguirem as suas reparações”, acrescentou.

Manuela Carneiro apresentou ainda os aspectos mais importantes do PL nº 572/2022, que está em tramitação na Câmara dos Deputados e versa sobre a pauta. 

“A futura lei englobará as empresas e instituições financeiras situadas em território nacional e transnacional, incluindo suas subsidiárias. Além disso, serão diretrizes da legislação todos os princípios e regras que envolvem os Direitos Humanos. O projeto deixa clara também a prioridade desses direitos sobre os de natureza econômica, de comércio etc. Em caso de qualquer violação, as empresas serão obrigadas a reparar os atingidos de maneira integral e devem garantir o acesso pleno a todos os documentos e informações que possam ser úteis para a defesa dos direitos das pessoas atingidas”, exemplificou.

Por fim, a professora deu destaque à elaboração do Decreto nº 11.772/2023, que estabeleceu a “Política Nacional de Direitos Humanos e Empresas”. 
Dando continuidade aos pronunciamentos, a representante da CUT, Jandira Ueara, revelou que o tema da audiência é pauta central da entidade e que ele já vem sendo construído com outras entidades nacionais há bastante tempo. 

“Hoje, estão aqui presentes vários dirigentes nacionais e o nosso secretário-geral. Amanhã, nós vamos realizar um seminário sobre o assunto e, na quarta-feira, uma oficina de encaminhamentos. Isso é só para vocês entenderem o tamanho da importância que nós damos a essa causa”, disse.
De acordo com Jandira Ueara, a CUT entende os Direitos Humanos como sendo os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais, além dos trabalhistas.

“E é exatamente nesse universo que nós atuamos… As grandes empresas de ‘Primeiro Mundo’ vêm para o Brasil com o objetivo de fazer o que não podem fazer em seus países de origem, por haver legislações trabalhista e ambiental rígidas. Então uma das nossas lutas é justamente esta: para que elas não façam no nosso País o que não fazem nos seus”, complementou.

Outras pautas defendidas pela CUT, segundo sua representante, são a reversão das violações aos Direitos Humanos, com as reparações às pessoas atingidas; e o estabelecimento do diálogo e o protagonismo dos trabalhadores e das comunidades, nos locais em que as infrações ainda não aconteceram.

Representando a Arquidiocese de Natal, Nevinha Carvalho disse que a entidade vem denunciando o que acontece dentro do Rio Grande do Norte, com relação à questão das “energias limpas”. 

“E nós temos esperança de contar com a CUT para conscientizar as pessoas sobre o que realmente está acontecendo no nosso RN, tanto sobre as violações de direitos quanto no que diz respeito às condições absurdas de trabalho”, criticou. 

Em sua fala, o presidente da CUT estadual, Francisco Nunes, deixou claro que os movimentos sociais não são contra o desenvolvimento econômico. 

“Mas é necessário fazermos debates para que esse desenvolvimento respeite o Meio Ambiente, as comunidades e os povos originários. Não foi isso que nós constatamos na visita com a Secretaria da Presidência, semana passada. Nós vimos muitas situações de violação aos Direitos Humanos, em diversos municípios do Estado. Então, este momento aqui é muito oportuno, e a nossa CUT estadual está sempre apoiando a luta”, garantiu.

Na sequência, a representante da Marcha Mundial das Mulheres, Adriana Vieira, discorreu sobre as violações de Direitos Humanos relacionados à geração de energia eólica, no Estado. 

“Aqui no RN, hoje, nós temos 293 parques eólicos. 13 devem funcionar até 2026 e 91 estão em construção. Fora a organização da energia eólica no mar (offshore). Com relação a Saúde, já existem duas doenças relacionadas: Síndrome da Turbina Eólica e Doença Vibroacústica, que afeta o sistema imunológico e respiratório. Em relação ao trabalho, nós sabemos que é comum a criação de porcos, galinhas e ovelhas, no campo. E até isso está sendo afetado. A galinha não tem a mesma postura e existem histórias de abortos espontâneos por parte de alguns animais. Além disso, as pessoas que moram próximas não estão conseguindo dormir direito, devido ao barulho e à luz que fica ligada o tempo inteiro”, denunciou.

Williana Soares, membro do MST, também utilizou seu tempo para listar alguns impactos provocados pelas empresas de energias renováveis no RN.

“Existe o impacto sobre a fauna, a flora e o espaço hídrico; na Saúde, temos o aparecimento da ansiedade, crises alérgicas, problemas auditivos e dores de cabeça crônicas. Ainda não foi afetada a produção no solo, diretamente, mas as abelhas estão sumindo de Jandaíra, as galinhas estão ficando desorientadas e os caprinos estão sendo extremamente atingidos por causa da audição sensível que possuem. Na área social, aluguéis superfaturados, comércios que mudam completamente a dinâmica dos municípios, aumento do tráfico de drogas, prostituição, alcoolismo e o aparecimento de milícias”, elencou. 

No que diz respeito a Infraestrutura, ela citou o fato de que a instalação das torres causa rachamento nas cisternas.

“E, no semiárido, nós sabemos que não dá para produzir sem água. Em termos jurídicos, apareceram as cláusulas de sigilo, a renovação automática sem prévia consulta e o ônus para o camponês, que não pode se aposentar, pois juridicamente ele se torna sócio da multinacional e não mais agricultor familiar. Então, esse é o cenário… e a pergunta que fica é: o que está reservado para a nossa juventude do Rio Grande do Norte, daqui a alguns anos?”, provocou.

O secretário da Reforma Agrária e Meio Ambiente da Federação dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares do RN (Fetarn), Alécio Ananias, relatou que também esteve percorrendo o Estado com a equipe da Presidência da República, na semana passada, e viu de perto os impactos sofridos pelos povos tradicionais e os agricultores.

“Depois de tudo que eu presenciei, eu peço que os nossos parlamentares consigam um diálogo com a governadora para tentar rever a maneira como está sendo implementada a energia renovável aqui no Estado. A situação está complicada em todo o RN. E, desde o início, a Fetarn vem acompanhando e dialogando. Nós estamos juntos nessa luta em defesa dos direitos dos nossos povos”, finalizou.

Por fim, o subsecretário do Gabinete Civil do Governo do Estado, Gilderlei Soares, parabenizou o Legislativo pela iniciativa em promover o debate e falou da importância do setor empresarial dentro do contexto econômico mundial.

“Das 100 maiores economias do mundo, 60 são empresas e 40 são países. Portanto, é visível o impacto que o setor empresarial tem sobre a Economia global. Então, é impossível discutir Direitos Humanos hoje em dia sem pensar no papel das empresas. Não adianta a ONU, os países, estados e municípios elaborarem suas leis, se não houver apoio da sociedade civil – e as empresas estão nesse meio. Por isso, é preciso garantir que os entes federativos elaborem leis que façam as empresas cumprirem os Direitos Humanos e, também, é preciso haver fiscalização”, opinou.

Para o subsecretário, deve-se entender os direitos humanos como uma série de fatores, com relação a Educação, Saúde, trabalho digno etc. 
“É importante que as empresas discutam, no seu processo produtivo, a garantia dos Direitos Humanos, seja dos seus funcionários, seja das pessoas que terão acesso ao seu produto/serviço ou da população que estará diretamente envolvida com a sua produção. E nós, enquanto Estado, precisamos discutir o papel dessas empresas em toda essa cadeia produtiva e social”, concluiu.

Ao final da audiência, foram citados três encaminhamentos: a realização de outro debate sobre o tema, através do Consórcio Nordeste, do qual a governadora Fátima Bezerra é presidente; o envio de uma denúncia formal à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, por parte dos movimentos sociais participantes da audiência pública; e o agendamento de uma reunião com o presidente do IDEMA, a fim de dialogar com o governo estadual e construir o caminho mais adequado para a questão.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ALRN

Nota de pesar: Bernardo Barreto Oliveira de Souza

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) lamenta, nesta sexta-feira (26), o falecimento do jovem Bernardo Barreto Oliveira de Souza, ocorrido na última quinta-feira (25). Aos 15 anos, Bernardo, carinhosamente conhecido como “Bê”, tornou-se um símbolo de resiliência e esperança para a sociedade potiguar durante sua trajetória de enfrentamento à leucemia.

A jornada de Bernardo foi marcada por uma expressiva rede de solidariedade que envolveu diretamente o Parlamento potiguar. Seu irmão, o servidor Leonardo Barreto, promoveu uma mobilização exemplar nos setores da Casa, sensibilizando e incentivando dezenas de colegas servidores a realizarem o cadastro de doação de medula óssea junto ao Hemonorte. Essa corrente de afeto, articulada também pela mãe, Monalisa, transcendeu os limites do estado e reforçou a importância do altruísmo e da doação de órgãos.

O Poder Legislativo – em nome do presidente Ezequiel Ferreira, dos deputados estaduais e servidores do Legislativo- reconhece a nobre missão cumprida por Bernardo, cujo legado de conscientização permanece como uma contribuição inestimável à saúde pública e à fraternidade humana. Seu exemplo de força e o impacto de sua história na promoção da vida serão sempre lembrados com respeito por esta Casa de Leis. No final do ano passado, a confirmação de um doador compatível permitiu a realização de um transplante, momento que a família definiu como um “renascimento”.

As cerimônias de despedida ocorrem nesta sexta (26). O velório é realizado na Igreja Presbiteriana do Alecrim, em Natal, com Culto Fúnebre às 14h. Em seguida, o cortejo seguirá para o Cemitério e Crematório Vila Flor, em Macaíba.

Neste momento de imensurável dor, a Assembleia Legislativa estende suas mais sinceras condolências e preces à família Barreto, especialmente aos pais Monalisa e Leonardo, ao irmão, aos amigos, desejando que encontrem conforto e serenidade diante desta perda precoce.

Palácio José Augusto
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Continue lendo

ALRN

Nota de pesar: Helga Oliveira

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte manifesta profundo pesar pelo falecimento da jornalista Helga Oliveira, ocorrido nesta quinta-feira (25), aos 48 anos, em decorrência de uma leucemia.

Profissional respeitada da comunicação potiguar, Helga construiu uma trajetória marcante no jornalismo, especialmente na cobertura esportiva, área em que foi pioneira e ajudou a abrir caminhos para muitas mulheres. Também fez de sua vida uma luta pela conscientização sobre o transtorno do espectro autista e pela defesa dos direitos das pessoas autistas e de suas famílias.

Mãe de Caio, Helga transformou sua experiência familiar em instrumento de informação, acolhimento e inclusão. Em 2018, os dois protagonizaram uma campanha institucional da Assembleia Legislativa sobre o Transtorno do Espectro Autista, voltada à importância do diagnóstico e da intervenção precoces.

Ao abrir as portas de sua casa e compartilhar sua história com generosidade e coragem, Helga permitiu que uma experiência verdadeira e profundamente humana chegasse a milhares de pessoas. Mais do que emprestar sua imagem, colocou sua voz, sua credibilidade e sua vivência a serviço de uma causa coletiva.

A Assembleia Legislativa – em nome do presidente Ezequiel Ferreira, os deputados estaduais e servidores do Legislativo – registra sua profunda gratidão. A participação de Helga permanece na memória desta Casa e integra um legado de conscientização, empatia e compromisso com uma sociedade mais inclusiva.

Neste momento de dor, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se solidariza com seu esposo, Luís Henrique, seus filhos Pedro e Caio, demais familiares, amigos e toda a comunidade da comunicação potiguar, desejando força, conforto e serenidade diante desta irreparável perda.

Descanse em paz, Helga 

Palácio José Augusto 
Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte

Continue lendo

ALRN

ALRN revitaliza prédio histórico no Centro para abrigar novos estúdios e TI

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte inaugura, na próxima quarta-feira (1º), às 15h, o edifício Deputado Moacyr Torres Duarte, localizado na Cidade Alta. A nova estrutura abrigará a TV Assembleia, a Rádio Assembleia, a Diretoria de Tecnologia e Inovação e a Controladoria da Casa, oferecendo um ambiente moderno e integrado para otimizar a prestação de serviços e o fluxo de trabalho dos servidores.

O imóvel, onde funcionava anteriormente o Banco do Nordeste (BNB), foi escolhido como parte de um planejamento estratégico voltado à revitalização do Centro Histórico de Natal. Com mais de 1.600 metros quadrados distribuídos em quatro pavimentos, o espaço contará com estúdios amplos, salas de reunião e uma redação integrada. A nova sede das emissoras legislativas terá cinco ilhas de edição, estúdios de rádio e televisão, além de quatro switches e salas de produção para o monitoramento de conteúdo em tempo real.

A área tecnológica do Parlamento também ganhará novas instalações para o desenvolvimento de ferramentas digitais, como o e-Legis e o Legis Plenário. Um dos destaques do projeto é a preservação do antigo cofre do banco, que foi transformado em um moderno data center. De acordo com o diretor Administrativo e Financeiro da Assembleia, Pedro Cascudo, a mudança gerará economia direta. “A inauguração do novo espaço vai colaborar para que outros imóveis alugados pelo Poder Legislativo sejam desocupados”, detalha o gestor.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), destaca que a iniciativa consolida a modernização institucional e o compromisso social da Casa. “A entrega deste edifício é um passo significativo para o fortalecimento da nossa comunicação e tecnologia, permitindo um serviço mais ágil e transparente ao cidadão. Além disso, ao ocuparmos este espaço no Centro Histórico, reafirmamos nossa contribuição para a revitalização de uma área fundamental para a memória de Natal, unindo eficiência administrativa e valorização do nosso patrimônio”, ressalta o presidente.

A reforma do edifício seguiu rigorosamente as orientações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mantendo a arquitetura original da fachada externa e incorporando normas de acessibilidade e sustentabilidade. Além do novo prédio, a ALRN ‘adota’ também a Praça João Maria, no entorno do edifício, em compromisso assumido junto ao município de Natal. A iniciativa reflete o compromisso do Legislativo Potiguar com a conservação do patrimônio arquitetônico e com a promoção de atividades culturais no coração da cidade.

Além da nova sede, a Assembleia prevê a construção de um anexo na Avenida Câmara Cascudo e a restauração de um sobrado antigo para o atendimento ao público. O conjunto será integrado ao Memorial do Legislativo Potiguar, reforçando a ocupação da região. Outra ação prevista é a gestão do Museu Café Filho, que passará para a responsabilidade da Casa mediante acordo com o Executivo, consolidando o Parlamento como um dos principais promotores da valorização da memória e da história local.

Continue lendo

ALRN

Hermano Morais defende ampliação de investimentos no RN

Publicado

em

O deputado estadual Hermano Morais (MDB) repercutiu, na sessão plenária desta quinta-feira (25), os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) Mensal, divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O parlamentar destacou a necessidade de ampliar os investimentos no Rio Grande do Norte para fortalecer a geração de empregos e impulsionar setores estratégicos da economia.

Segundo os dados, o mercado de trabalho formal potiguar registrou desempenho inferior ao de outros estados nordestinos. Para Hermano Morais, a comparação com unidades federativas da região é importante porque elas possuem características econômicas mais próximas da realidade do RN. “Depois do Rio Grande do Norte vêm Alagoas, Pernambuco e Maranhão. Gosto de fazer essa comparação porque a nossa realidade é mais próxima”, observou.

O deputado ressaltou que os números devem servir como reflexão sobre a necessidade de ampliar a infraestrutura e criar condições para atrair novos empreendimentos. “O que existe é uma reflexão maior sobre a necessidade de se atrair mais investimentos, com maior infraestrutura, para que essas empresas possam contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, sejam nacionais ou estrangeiras”, afirmou.

Hermano Morais destacou ainda o potencial econômico do estado em diversas áreas. “O Rio Grande do Norte oferece todas as condições. Somos superavitários em energia limpa, temos capacidade de produção do hidrogênio verde e da amônia verde. Temos perspectiva de voltar a produzir mais petróleo e gás, inclusive com o poço em águas profundas, o Anhangá, que poderá produzir mais de 100 mil barris por dia quando estiver em operação”, disse. O parlamentar também citou o potencial mineral, o turismo e o ecoturismo como oportunidades para ampliar a geração de emprego e renda. “Temos que transformar nossas riquezas naturais em benefício da população”, completou.

Os dados da Rais mostram que, em fevereiro, o Rio Grande do Norte fechou 2.221 postos de trabalho. Três dos cinco grupamentos de atividades econômicas registraram saldo negativo: agropecuária (-2.152 vagas), indústria (-1.012) e construção civil (-92). Em contrapartida, o comércio criou 175 novos empregos formais e o setor de serviços abriu 861 vagas.

O levantamento também aponta que o estoque de empregos formais no estado permanece concentrado nos maiores municípios. Natal responde por 343.192 vínculos ativos, o equivalente a 44,9% do total estadual. Juntas, Natal, Mossoró e Parnamirim concentram 479.355 postos de trabalho, cerca de 62,7% de todo o estoque de empregos formais do Rio Grande do Norte. Já municípios menores, como Jundiá, Viçosa e Paraná, registram pouco mais de 200 vínculos formais cada, refletindo a dependência de atividades de menor escala, do setor público e da agricultura familiar.

Continue lendo

ALRN

ALRN promove palestra para esclarecer servidores sobre Previdência Complementar

Publicado

em

Os servidores ativos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte participaram, nesta quinta-feira (25), de uma palestra sobre Previdência Complementar promovida pela Procuradoria da Casa. A atividade foi conduzida pela servidora Cléo Vieira e teve como objetivo esclarecer dúvidas e ampliar o conhecimento dos participantes sobre o novo instrumento disponibilizado pela instituição.

Durante o encontro, foram abordados temas como regras de adesão, prazos, procedimentos, reajustes e demais aspectos relacionados ao funcionamento da Previdência Complementar. A iniciativa buscou oferecer informações claras para que os servidores possam tomar decisões conscientes sobre sua participação no programa.

De acordo com Cléo Vieira, a palestra teve caráter informativo e educativo. “O nosso objetivo é proporcionar ao servidor a apropriação dessa ferramenta, que ele leia sobre a lei, se informe sobre as regras para aderir ou não a esse instrumento que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte passa a oferecer aos seus servidores”, destacou.

A ação integra o conjunto de atividades voltadas à valorização e ao fortalecimento da política de gestão de pessoas da Assembleia Legislativa, garantindo aos servidores acesso a informações essenciais para o planejamento de sua segurança financeira e previdenciária.

Continue lendo

ALRN

ALRN consolida avanços em sustentabilidade após um ano do PLS

Publicado

em

No II Encontro Junho Sustentável, realizado na manhã desta quarta-feira (24), com o tema “Ações Legislativas para uma Gestão mais Sustentável”, o diretor administrativo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), Pedro Cascudo, destacou o apoio da Casa à construção do Plano de Logística Sustentável (PLS). “Temos o PLS há um ano, mas já alcançamos ótimos resultados, graças aos esforços de todos, que estão fazendo o plano acontecer, desde o funcionário da limpeza, que faz a coleta seletiva, até os gabinetes. Estamos medindo os resultados e indo bem”, afirmou.

A atividade integra o calendário especial do Mês do Meio Ambiente, aberto no primeiro dia do mês, com a campanha de coleta de resíduos eletrônicos. Ontem (22), foi realizada a feirinha de produtos orgânicos. O Junho Sustentável tem como objetivo disseminar a adoção de práticas sustentáveis na administração pública, incentivando a implementação de ações que conciliem eficiência, responsabilidade ambiental e desenvolvimento social.

Em seguida, o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, fez um breve discurso de abertura, onde afirmou que a preocupação não deve ser somente com o meio ambiente: “O foco deve ser a dignidade da pessoa humana”, disse. A apresentação artística do quarteto Flor Morena arrancou aplausos da plateia e emocionou com músicas nordestinas dentro da temática da sustentabilidade. 

O Junho Sustentável, aberto no início do mês, conta com uma série de eventos planejados pela Comissão Gestora do PLS. As integrantes do Comitê, Ana Clarissa Bezerra Galvão de Araújo e Joana D’arc Rodrigues da Silva apresentaram os resultados do PLS, que foi construído com a participação de servidores e gestores de praticamente todos os setores da Casa.

A programação ainda teve na sequência as palestras Governança sustentável no setor público: avanços e desafios do PLS no Tribunal de Contas da União (TCU), com o auditor federal Elieser Cavalcante da Silva (TCU) e Descarte consciente: o que fazer com seu lixo eletrônico, por Larissa Magalhães (RECINFO).

Na apresentação das servidoras da Casa, o PLS, dividido em três eixos estratégicos — Eco-eficiência, Pessoas e Governança —, reformulou a cultura interna com metas focadas na redução do desperdício institucional. Entre os principais resultados ambientais destaca-se a mudança de comportamento no uso de recursos. A implantação de novos sistemas digitais promoveu a economia de 16.400 folhas de papel A4 por mês. 

Além disso, o consumo de copos plásticos de 200ml despencou 42,9%, o que evitou o descarte mensal de mais de 19 mil unidades na natureza. Com a instalação de 30 purificadores de água, a Casa reduziu drasticamente o uso de galões e gerou uma economia global de 12,5% no consumo de água da rede.

Na área de transportes, a Casa está testando um projeto-piloto para locação de carros elétricos. A destinação de resíduos às cooperativas também cresceu, com salto de 49,5% no descarte correto de eletroeletrônicos. O impacto humano também foi priorizado: foram mantidos cerca de 2 mil atendimentos mensais de saúde aos servidores , além do lançamento de um eixo permanente de Diversidade e Inclusão que debate pautas como equidade de gênero e o uso do nome social. 

Com a capacitação de gestores para compras sustentáveis e a adoção da metodologia construtiva BIM, a ALRN moderniza seus processos internos e se posiciona como referência em eficiência no setor público regional.

O Junho Sustentável também mexeu na rotina administrativa. Logo na entrada do auditório Cortez Pereira, os servidores se deparavam com a entrega de mudas de plantas que podiam ser trocadas por tampinhas de plástico que ao final da campanha serão doadas a uma instituição beneficente. Os itens aceitos para doação são tampas de bebidas, de produtos de higiene, limpeza e potes de alimentos. 

Em paralelo, no Salão de Eventos acontece até a próxima sexta-feira (26), o Bazar da Sustentabilidade, numa proposta de moda circular, além da venda de itens de consumo doméstico. A Feirinha de Artesanato ocorrerá entre os dias 29 de junho e 3 de julho, encerrando a programação do evento.

Continue lendo

ALRN

Deputados fazem críticas ao governo do Estado

Publicado

em

Depois de se pronunciar no Grande Expediente e no horário de líderes, fazendo críticas ao governo do Estado do Rio Grande do Norte, e ser rebatido pelo líder do Executivo na Assembleia, Francisco do PT, o deputado José Dias (PL) voltou ao tema no horário dos deputados, que encerra a sessão ordinária. José Dias afirmou que mantinha suas críticas, principalmente sobre o que chamou de “obras mixurucas”.

O deputado Luiz Eduardo (PL) também se pronunciou no horário, ressaltando as críticas de José Dias, contra  o comparativo feito por Francisco do PT, entre o governo de Fátima Bezerra e o do seu antecessor Robinson Faria. E seguiu o discurso relatando as dificuldades no setor de Saúde do Estado.

“Cerca de 50% dos remédios estão faltando na Unicat”, alertou Luiz Eduardo, que também citou problemas nas áreas de segurança, estradas e educação.

Continue lendo

ALRN

José Dias comenta cenário político e faz críticas à gestão estadual

Publicado

em

O deputado José Dias (PL) abordou, durante sessão plenária desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte temas relacionados ao cenário político nacional e internacional, além de avaliar o momento econômico e administrativo vivido pelo país.

Ao longo da fala, o deputado citou mudanças políticas observadas em países da América Latina e da Europa, defendendo que esses movimentos refletem uma insatisfação de parte da população com governos e modelos de gestão adotados nos últimos anos. Para José Dias, o contexto internacional pode influenciar o debate político brasileiro nos próximos períodos eleitorais.

O parlamentar também fez críticas à administração estadual e avaliou que o governo enfrenta dificuldades de aprovação popular. “Nós temos um governo que está com 70% de rejeição, um governo que não tem credibilidade para nada”, afirmou. José Dias ainda mencionou a execução de emendas parlamentares e defendeu mudanças na condução da gestão pública no Estado.

Continue lendo

ALRN

Cristiane Dantas ressalta pioneirismo e atuação feminina na engenharia potiguar

Publicado

em

A valorização da presença feminina em setores historicamente ocupados por homens pautou o pronunciamento da deputada Cristiane Dantas (PSDB) nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa. A parlamentar repercutiu a realização de uma sessão solene, promovida pela Procuradoria Especial da Mulher, em celebração ao Dia Internacional da Mulher na Engenharia, ocorrida recentemente na sede do Legislativo estadual.

Durante sua fala, a deputada ressaltou que o evento homenageou profissionais de diversas especialidades, evidenciando o papel de mulheres que foram pioneiras na área. Cristiane Dantas lembrou que o Rio Grande do Norte reafirmou sua tradição de vanguarda ao ter sido o estado de origem da primeira mulher a presidir um Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) no Brasil. “Foi uma homenagem que enalteceu a importância dessa profissão”, afirmou a parlamentar.

A solenidade contou com a participação do presidente do Crea-RN, Roberto Wagner, e reuniu homenageadas vindas de municípios como Pau dos Ferros, Assú e Caicó acompanhadas de seus familiares. Para a legisladora, a crescente ocupação de espaços em segmentos como a engenharia elétrica e a civil demonstra o avanço feminino em setores onde, muitas vezes, a presença de mulheres ainda é minoritária nos bancos acadêmicos.

Ao finalizar o registro, a Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa destacou que a iniciativa foi uma proposição conjunta de toda a bancada feminina da Casa. Ela registrou a presença das deputadas Terezinha Maia (PL) e Divaneide Basílio (PT), celebrando o resultado da tarde de homenagens como um momento de reconhecimento ao compromisso e à qualidade do trabalho técnico executado pelas engenheiras potiguares.

Continue lendo

ALRN

Coronel Azevedo critica gestão estadual e celebra lei de repasses diretos

Publicado

em

Durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (24), o deputado Coronel Azevedo (PL) proferiu novas críticas à administração da governadora Fátima Bezerra (PT), classificando a recente promulgação da lei que garante o repasse automático de recursos aos municípios como um “atestado de gestão inconfiável”. Segundo o parlamentar, a nova legislação representa uma espécie de “impeachment financeiro”, motivado pela quebra de confiança entre as prefeituras e o Poder Executivo estadual.

O deputado destacou que a medida foi necessária para assegurar que os valores correspondentes ao ICMS, IPVA e FUNDEB cheguem diretamente aos cofres municipais, sem a intermediação do Tesouro Estadual. Para Azevedo, o texto protege o “dinheiro do povo” que reside em cada cidade potiguar, impedindo que o governo estadual atrase ou controle recursos que não lhe pertencem.

Durante seu pronunciamento, o representante ressaltou que a Assembleia Legislativa agiu em defesa das prefeituras ao derrubar o veto integral anteriormente aplicado pela governadora ao projeto. De acordo com o parlamentar, até mesmo integrantes da base governista votaram pela rejeição do veto, reconhecendo a importância da autonomia financeira local. “Quando prefeitos precisam de uma lei para receber o dinheiro que já é dos municípios, a confiança no governo acabou”, afirmou o deputado, reforçando que o Rio Grande do Norte necessita de uma gestão pautada pela transparência.

Além do debate financeiro, o parlamentar destacou futuras sessões solenes de sua autoria. As solenidades previstas prestarão homenagens a segmentos como motoclubes, clubes de tiro e profissionais de educação física, valorizando a atuação dessas categorias e suas contribuições para a sociedade norte-rio-grandense.

Ao concluir sua fala, o legislador lamentou o que chamou de “transtornos administrativos” e defendeu que a atual gestão demonstra incapacidade técnica na condução do Estado. Coronel Azevedo finalizou reiterando que a proteção dos recursos públicos é um dever do Parlamento e celebrou a vitória das prefeituras na garantia de seus direitos constitucionais.

Continue lendo

Populares