Connect with us

DESTAQUE

“Ninguém falou comigo sobre mudança na chapa, se isso acontecer vou conversar com minha família para saber o que fazer” disse Zé Nilton sobre possível rasteira na política de Nísia Floresta

Publicado

em

 

Foto: Reprodução

Alguns vereadores e lideranças políticas de Nísia Floresta dão como fatura liquidada a retirada do nome do vereador Zé Nilton como pré-candidato a prefeito do município, no grupo político da situação.

Em conversa com o Blog na manhã deste sábado (23), Zé Nilton disse que estava viajando quando as articulações nesse sentido foram iniciadas e, apesar de o assunto ter chegado ao conhecimento do público, até a manhã de hoje ninguém do andar de cima da base que governa Nísia Floresta tratou com ele sobre a ‘rasteira’.

De acordo com as informações colhidas pelo Blog, os vereadores da base governista fecharam com o nome do secretário municipal Gustavo Santos para substituir Zé Nilton na cabeça da chapa que será apresentada em convenção partidária.

O ex-vereador Eugênio Gondim, que também foi procurado pelo Blog, disse que não participou da reunião e que também não conversou com Zé Nilton sobre a situação, mas tem conhecimento de que a notícia da retirada do nome de Zé Nilton corre o município. Eugênio, que mantém boa relação de amizade com os nomes envolvidos, preferiu não se estender no assunto.

Zé Nilton, descontraído como sempre, comentou sobre a possível retirada do seu nome da pré-campanha para prefeito de Nísia Floresta:

“Estou sabendo que tem esse comentário sobre a retirada do meu nome, estou muito tranquilo, porém até agora ninguém me comunicou sobre alguma coisa nesse sentido. Se isso vier a acontecer vou ouvir minha família para saber o que fazer porque o mais importante é que sou filho da terra, testado e aprovado com cinco mandatos na Câmara Municipal, sendo duas vezes campeão de votos nas urnas e, além disso, amo o povo da minha terra porque sou filho legítimo de Nísia Floresta”, ressaltou Zé Nilton

DESTAQUE

Institutos de pesquisa do RN pedem providências contra ações judiciais de má-fé

Publicado

em

Nove institutos de pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte pediram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Ministério Público Eleitoral providências contra as ações judiciais que tentam “amedrontar os pesquisadores e atuar por espécie de tentativa e erro até conseguir emplacar alguma contenda”.

Eles protestam contra “diversas representações judiciais, gerando, a cada levantamento, um verdadeiro terceiro tempo por parte de agentes insatisfeitos com a mera quantificação elaborada a partir da correta fotografia da opinião pública”.

Confira a carta aberta na íntegra.

Os Institutos de Pesquisa estão sofrendo com a litigância de má-fé na seara jurídica. As nossas pesquisas eleitorais, devidamente registradas em pleno respeito ao que preconiza a legislação
vigente e a boa técnica científica, estão sendo objeto de diversas representações judiciais, gerando, a cada levantamento, um verdadeiro terceiro tempo por parte de agentes insatisfeitos
com a mera quantificação elaborada a partir da correta fotografia da opinião pública.

Como não encontra freio nos tribunais ainda no período de pré-campanha, aquele que procura estabelecer o silêncio inconcebível a uma sociedade aberta liberal democrática, abre inúmeras queixas na
justiça alicerçado na insofismável estratégia de exaurir os recursos das empresas com a contratação de advogados, tentar amedrontar os pesquisadores e atuar por espécie de tentativa e erro até conseguir emplacar alguma contenda.

Diante do cenário configurado, clamamos para que o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral fiquem atentos ao que preconiza a nova resolução 23.727/2024 recém-instituída
pelo Tribunal Superior Eleitoral, na alteração do artigo 16 da resolução 23.600/2019, quando diz que é ônus do impugnante de uma pesquisa eleitoral apontar com objetividade e precisão o
requisito faltante, a deficiência técnica ou indício de manipulação, sob pena de não conhecimento.

E que a representação seja alicerçada na produção de prova técnica sob pena de não conhecimento. Também que, de acordo com a mesma resolução, a ausência de fundamentação acarrete análise sobre as hipóteses de conduta temerária ou de má-fé, gerando a remessa de informações ao Ministério Público Eleitoral, para apuração de eventual prática de crimes ou ilícitos
eleitorais.

Os Institutos de Pesquisa também sugerem que o Tribunal Regional Eleitoral e/ou Ministério Público Eleitoral disponibilizem para os seus profissionais um setor técnico durante o ano de
eleição. Nos estados em que os TREs criaram assessoria estatística para municiar juízes e promotores sobre tema tão especializado, que não é de domínio de quem não é da área, as disputas judiciais e impugnações de pesquisa despencaram, proporcionando a diminuição de burocracia e custos para todos os envolvidos.

As empresas do segmento estão cientes do seu papel e não temem qualquer solicitação a respeito da auditoria das pesquisas eleitorais. Trata-se de direito legítimo consagrado na lei eleitoral 9.504/97 e reafirmado em resoluções do TSE. A transparência só fortalece o nosso segmento no estado que, dada a qualidade do trabalho desempenhado, já exporta os seus serviços para outras unidades da federação.

O que está em risco é o próprio direito à informação
protegido pela nossa magna carta.

Por fim, vale enfatizar que nenhum agente, em âmbito público e privado, é mais cobrado no processo eleitoral do que os Institutos de Pesquisa. O simples esquecimento de uma única informação no ato do registro pode acarretar pesadas multas que ultrapassam 50 mil reais. E, ao término do pleito, a credibilidade técnica dessas organizações é testada ao extremo.

Temos domínio de nossas obrigações e o que representamos. O que pedimos apenas é ambiente regrado pela sustentabilidade jurídica e boa fé.

AgoraSei Pesquisa
Bramane Serviços de Comunicação
Cenpop Consultoria e Pesquisa
Data Census
Datavero Pesquisa e Consultoria
Exatus Consultoria e Pesquisa
Item Pesquisas Técnicas
Sensatus Pesquisa e Consultoria
Seta Instituto de Pesquisa

Continue lendo

DESTAQUE

Jean Paul diz que está “triste” com saída da Petrobras e não dá certeza se continua no PT: “Vou avaliar”

Publicado

em

FOTO: TOMAZ SILVA

Jean Paul Prates, demitido da presidência da Petrobras, disse que está “triste” com sua saída. A declaração foi dada pelo executivo ao deixar a companhia nesta quarta-feira (15).

O executivo foi demitido após atritos com o governo e será substituído por Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Prates disse que não sabe se continuará no PT, partido pelo qual foi senador da República entre o fim de 2018 e o início do ano passado.

“Ainda vou avaliar”, afirmou.

Balanço da gestão

Na saída da sede da estatal, Prates, que foi aplaudido por funcionários, fez um rápido balanço de sua gestão na estatal. Disse que a principal missão foi estabelecer uma política de preços para os combustíveis a pedido do próprio presidente Lula, de “abrasileirar os preços”.

“Principalmente deixamos uma política de preços que o presidente pediu, quando disse que ia abrasileirar os preços. O mercado entendeu, e a gente conseguiu explicar isso. Mostramos que a gente conseguiu fazer esses preços sem perder dinheiro. E isso favorece a economia, o governo, o cidadão e a cidadão, além de todas as áreas, como GLP, gasolina, diesel e no frete. Deixamos um legado importante. Todos acreditavam que, quando a gente chegou, isso ia ser impossível ou ia destruir o valor da ação. E não foi assim. Essa foi a missão mais difícil. Mudamos a política de dividendos e conseguimos entregar com a ação (da empresa) subindo”, disse Prates, ao deixar a empresa.

Prates listou ainda algumas das principais iniciativas operacionais e gestão durante seu mandato.

“Fizemos uma reunião em Houston com os estaleiros nacionais e internacionais. Deixamos uma empresa muito bem encaminhada. As pessoas estão felizes e gostando de trabalhar aqui. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho. Eliminamos a atmosfera ruim que estava aaqui, de estar vendendo (ativos), de não se saber o futuro da empresa. Anunciamos o futuro da empresa”, afirmou ele.

Transição energética

O ex-presidente da Petrobras destacou a volta dos investimento em transição energética. Disse que “não tem inimigo”.

“Deixamos a transição energética encaminhada com bons projetos em portfólio que estão sendo analisados agora, com energia offshore, hidrogrênio, captura de carbono, coprocessamento (com óleo vegetal) nas refinarias, atuação no biocombustível que não é incongruente com nada que o setor já faz no Brasil. Não tem inimigo. A Petrobras não vê ninguém como concorrente ruim. A Petrobras é colaborativa. E vai ser a maior compradora de óleo vegetal do país de novo e pode ser a maior compradora de etanol novamente. Vai ajudar na eólica, na solar. Acho que deixamos isso”, enfatizou.

O Globo

Continue lendo

DESTAQUE

Ação que pede cassação do senador Rogério Marinho está na pauta desta quinta-feira do TRE/RN

Publicado

em

Está na pauta da sessão desta quinta-feira (16), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE – que trata do pedido de cassação do mandato do senador Rogério Marinho (PL).

A Ação investiga, por abuso de poder econômico, abuso de poder político e de autoridade, o senador Rogério, o primeiro suplente Flávio Azevedo e o segundo suplente, Igor Targino.

O relator do processo é o desembargador Expedito Ferreira de Souza.

O advogado de Rogério, Felipe Cortez, vai fazer sustentação oral.

A ação foi impetrada pelo ex-candidato a senador, no mesmo pleito em que Rogério disputou, Carlos Eduardo Alves.

A ação contra Rogério segue os moldes da ação que corre no Paraná contra o senador Sérgio Moro.

Moro já foi julgado no TRE do Paraná e foi absolvido.

Não é o mesmo sentimento dos bastidores da política e do judiciário, quando a ação vencida por Moro no seu estado, ‘subir’ para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento de Rogério começa pelo TRE.

Na aposta do Blog, sem surpesas, cono ocorreu com o processo de Moro no Paraná.

Já na instância superior…convém aguardar o julgamento de Sergio Moro.

FONTE: thaisagalvao.com.br

Continue lendo

DESTAQUE

NELTER QUEIROZ COBRA INCLUSÃO DA RN-023 NO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS DO RN

Publicado

em

 

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) encaminhou requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN) cobrando a inclusão da RN-023 no programa de recuperação de estradas promovido pelo Governo do Estado. A estrada em questão é a principal rodovia da região Mato Grande e interliga os municípios de Touros e João Câmara.

“Pleito de grande importância trazido ao nosso mandato pelo vereador de Touros, Tiago de Zezinho. A demanda em questão é de sua importância, uma vez que, através da RN-023, é escoada toda produção agrícola e comercial da região Mato Grande”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com Nelter, as péssimas condições de manutenção desta rodovia, principalmente nas imediações do Quilombo dos palmares (Zabele) e de João Câmara, está dificultando não só o escoamento das riquezas produzidas naquela região, mas também o deslocamento de pessoas, inclusive, expondo estes motoristas a acidentes.

Continue lendo

DESTAQUE

Trabalhadores da mineração no sítio Pocão em  Ouro Branco reclamam de perseguição política por parte da gestão municipal. 

Publicado

em

Na semana passada ,  os  mineradores da Serra do Poção publicaram vídeos nas redes sociais reclamando da perseguição da administração municipal contra alguns mineradores.

Em um certo momento do vídeo, é possível ouvir um minerador dizer que há mais de ano espera a máquina da prefeitura para limpar uma baqueta, mas o maquinário só é disponibilizado para mineradores aliados do prefeito. Em outro vídeo um minerador tira o entulho com uma pá, enquanto logo abaixo a máquina do PAC do município faz o trabalho.

YouTube video player

Parece ser o novo normal em Ouro Branco, perseguição politica e serviços básicos do município negados para populares considerados adversários por alguns secretários do prefeito Samuel Souto. “A máquina pública municipal está sendo utilizada com tudo no ano eleitoral” disse um popular.

Esperamos que a prefeitura, através da secretaria de transporte e infraestrutura, reveja a forma de trabalhar e contemple todos os mineradores, independente de ideologia política

Continue lendo

DESTAQUE

Senado analisa castração química para condenados reincidentes proposta pelo senador Styvenson

Publicado

em

 

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve analisar, nesta quarta-feira (15), sete projetos relacionados a criminalidade e segurança pública dentre os 20 itens da pauta. Um deles é o Projeto de Lei (PL) 3.127/2019, do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que permite castração química voluntária para condenados reincidentes por crimes de estupro e violação sexual mediante fraude. A proposta recebeu alterações no relatório do senador Angelo Coronel (PSD-BA). A reunião está prevista para as 10h.

O projeto será analisado somente na CCJ, de forma definitiva. Se aprovado, irá direto à Câmara dos Deputados, salvo se no mínimo nove senadores requererem análise também em Plenário.

Agência Senado

Continue lendo

DESTAQUE

Secretaria viaja para Participar do Segundo Fórum Nacional de Segurança Pública.

Publicado

em

 

Em viagem à Curitiba-PR, a Secretaria Sheila Freitas participa do Segundo Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito. Na ocasião estão sendo discutidos os avanços da patrulha Maria da Penha e o Plano de contingência da Defesa Civil de Natal. O Fórum ocorre dos dia 14 à 17 de maio de 2024.

Continue lendo

DESTAQUE

Hermano Morais destaca debate sobre direitos das crianças e adolescentes na ALRN

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte tem realizado, desde o início da manhã desta quarta-feira (15), o Seminário Orfandade e Direitos, uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente. O debate em torno do tema ganhou repercussão durante a sessão plenária, a partir do pronunciamento do deputado estadual Hermano Morais (PV), que é o atual presidente do colegiado.

“É importante fazer um levantamento efetivo, com números reais, e mostrar o que está sendo feito para garantir uma educação de qualidade a essas crianças”, disse Hermano. O evento é realizado em parceria com a Coalizão Nacional pelos Direitos de Crianças e Adolescentes em Orfandade e conta com a participação de representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Secretarias de Saúde, entre outros.

Hermano ressaltou que a questão da orfandade se agravou no país após a pandemia da Covid-19, principalmente entre os anos de 2020 e 2021. Nesse período, o número de órfãos crianças e adolescentes sob os cuidados pelos avós saltou de 113 mil para mais de 130 mil. O parlamentar defende que seja feito um levantamento em cada estado para que se identifique as necessidades e a infraestrutura para atender a esta demanda

Continue lendo

DESTAQUE

Vereador Kleber Fernandes comemora aniversário amanhã (16) com Missa de Ação de Graças*

Publicado

em

 

O vereador Kleber Fernandes (Republicanos) estará amanhã, (16), em Missa de Ação de Graças para celebrar a passagem de seu aniversário. A celebração está marcada para acontecer às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral), localizada na praça André de Albuquerque Maranhão, no centro da Cidade.

Kleber comentou da felicidade em poder comemorar com amigos e familiares, como forma de agradecimento pela vida. “Será um momento onde poderemos expressar nossa gratidão pelas bênçãos recebidas ao longo do ano e renovar nossas energias para os desafios que virão”, disse.

Na ocasião, há a expectativa de grande público, como no ano passado, e deve ter a presença do prefeito Álvaro Dias, do pré-candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire, da secretária de Planejamento do município e vice na chapa com Paulinho, Joanna Guerra, além de outros secretários, vereadores e amigos e familiares de Kleber.

Continue lendo

DESTAQUE

Crianças e Adolescentes da rede municipal de Caicó terão sessões gratuitas no Circo Los Campelos

Publicado

em

 

Os adolescentes e crianças das escolas da rede municipal de Caicó terão sessões gratuitas no Circo Los Campelos.

A ação irá beneficiar cerca de 2.800 crianças e adolescentes que poderão assistir aos espetáculos que serão distribuídos em 4 sessões, sendo duas nesta quarta-feira (15) e as demais amanhã.

A inciativa é de suma importância principalmente, porque possibilitou que crianças tivessem acesso a cultura através do circo.

Continue lendo

Populares