Connect with us

DESTAQUE

Vice-governador confirma união com Carlos Eduardo e revela plano de atrair MDB para inviabilizar Ezequiel

Publicado

em

 

O vice-governador Antenor Roberto (PCdoB) considera possível desmobilizar a oposição para fortalecer o projeto de reeleição da governadora Fátima Bezerra (PT), mesmo depois de PSDB e MDB anunciarem aliança com possibilidade clara de unir a oposição em torno de uma chapa majoritária. A desmobilização, defendida por Antenor, passa pelo diálogo com o MDB, que ele ainda acredita ser possível.

“A governadora continua dialogando com o MDB”, afirmou nesta conversa no “Cafezinho com César Santos”, publicada no Defato.com. E também ressaltou que Ezequiel Ferreira, líder do PSDB e visto como provável candidato a governador, continua dentro da administração estadual.

Confira abaixo os trechos da entrevista em que aborda o assunto.

O governo, hoje, considera o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, um companheiro ou um adversário de oposição?

A governadora Fátima assumiu, como não poderia deixar de ser, a sua própria sucessão. Então, o que a gente tem que colocar é o seguinte: a reeleição da governadora não é uma reeleição do vice-governador, não é reeleição de senador. A partida é a reeleição da governadora e, com isso, ela procura para além da aliança que nós temos constituído desde 2018, buscando forças que podem agregar para o segundo mandato. Fomos buscar no campo da oposição a pretensa candidatura que eles tinham e que poderiam unir o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT) e o atual prefeito Álvaro Dias (PSDB) e fomos bem-sucedidos nessa missão. Carlos Eduardo vem para o nosso projeto. Então você deixa de ter a possibilidade concreta do atual prefeito da capital, por exemplo, se tornar o candidato que juntaria a oposição. A oposição continuou com solidão de só ter candidato ao senado.

 

Mas, sobre Ezequiel, insisto, ele continua um companheiro do governo ou um provável adversário?

É fato que surgiu agora essa possibilidade de o presidente da Assembleia Legislativa ser candidato a governador. O que sei é que a governadora está se esforçando para o MDB compor a chapa. Ou seja, se o MDB ficar com o nosso projeto, o PSDB não terá candidatura ao governo, uma vez que eles se apresentaram locados, MDB com PSDB, com propósito de construção de uma superchapa proporcional (para deputado estadual) que, inclusive, está em curso com filiações ao PSDB. As definições ainda não aconteceram e o que sei é que o diálogo continua. O PSDB está dividido, a gente sabe disso, mas Ezequiel integra o nosso governo desde o primeiro momento e até hoje participa da administração.

O senhor fala muito em desmobilizar a oposição para fragilizar o adversário. Essa desmobilização passa pela estratégia de inviabilizar uma eventual candidatura de Ezequiel Ferreira ao governo?

A força que a governadora Fátima precisaria trazer para uma coalização à sucessão estadual é o MDB. Inclusive, isso foi conversado desde a visita de Lula ao Rio Grande do Norte, quando teve aquela reunião que toda a imprensa noticiou. Foi formulado o convite junto a Garibaldi Filho (ex-senador e vice-presidente do MDB do RN), no sentido de ele trazer o partido para essa nova coalização da sucessão da professora Fátima Bezerra. A desmobilização da oposição, da qual nós falamos, passa por essa arrumação natural.

Fonte: Defato.com

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

A juventude vem com força total nas eleições para vereador este ano em Natal. E mais um nome vem para somar no Podemos!

Publicado

em

 

Nos bastidores da política, um nome que vem chamando atenção é o do carismático *Rennan Nunes*. Jovem, cristão, graduando em direito, Rennan tem como berço a Zona Oeste de Natal.

Aguerrido e atuante na política Potiguar há mais de 12 anos, iniciou sua trajetória de militância desde jovem como líder estudantil.

Rennan, também é um nome forte no seio evangélico, querido por muitos, tem recebido o apoio de pastores e líderes influentes no seguimento.

No decorrer dos anos participou de grandes grupos políticos, e com isso exerceu cargos de confiança na gestão pública, adquirindo uma vasta experiência.

As informações são que este ano Rennan, motivado e apoiado pela sua família que é do ramo comerciário, decidiu encarar o desafio e realizar um objetivo antigo de representar e ser vereador em sua cidade Natal.

Na foto, com um largo sorriso no rosto que é sua marca registrada, Rennan está ladeado pelo grande articulador político e vereador Preto Aquino, e pelo Senador Styvenson Valentim, presidente estadual do Partido Podemos.

Continue lendo

DESTAQUE

Gicelia Valentinn carimba seu passaporte e ingressa no PSB para disputar as eleições de 2024

Publicado

em

 

Gicelia Valentinn é pré-candidata a vereadora de Parnamirim, com vasta experiência na área da saúde, une-se ao PSB Mulher para fortalecer a chapa. Sua trajetória e conhecimento de causa prometem contribuir significativamente para a cidade.

Gicelia Valentinn é uma profissional dedicada e apaixonada pelo bem-estar da comunidade. Com anos de atuação na saúde, ela compreende as necessidades e desafios. enfrentados pelos cidadãos. Seu compromisso em melhorar os serviços públicos e promover políticas inclusivas é notável.

Além disso, Gicelia traz consigo uma visão progressista e uma abordagem colaborativa. Ela acredita na importância de ouvir os cidadãos, envolvê-los nas decisões e trabalhar em conjunto para construir uma cidade mais justa e igualitária. Se eleita, sua atuação será pautada pela transparência, ética e responsabilidade.

Gicelia Valentinn é uma pré-candidata que reúne competência técnica, sensibilidade social e compromisso com o desenvolvimento de Parnamirim. Seu nome representa esperança e renovação para a política local.

Continue lendo

DESTAQUE

Vamos abraçar o autismo” terá ações no mês de conscientização*

Publicado

em

 

Em abril, mês de conscientização sobre o autismo, várias ações serão realizadas por toda Natal. Membro da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, da Câmara Municipal de Natal, que tem como bandeira principal de luta em favor das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o vereador Dickson Júnior realizará a campanha “Vamos abraçar o autismo: inclusão começa com aceitação” com eventos de sua iniciativa, além de se inserir a outros de instituições governamentais e não governamentais.

O primeiro deles é uma Sessão Solene, da Câmara de Natal, que acontecerá às 18h30 no dia 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, homenageando personalidades que fortalecem a bandeira autista. Depois, terá um evento da Prefeitura do Natal e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com suporte do mandato, que lançará, no dia 5 de abril, no Centro de Convenções, o Selo “Empresa Amiga do Autista” para empresas e estabelecimentos que adotam políticas internas que contribuam com inclusão, adaptação, fomento de emprego e renda, além de ações sociais voltadas para pessoas com TEA (criado pela Lei Nº 7.650/24, de autoria de Dickson).

No dia 06 de abril, acontecerá uma Caminhada do Autismo, da zona Oeste, no bairro de Felipe Camarão, a partir das 16h e o mandato do parlamentar estará presente distribuindo revista de conscientização sobre o autismo. Já no dia 07, ponto alto das mobilizações, acontecerá uma grande caminhada a partir 16h saindo da Avenida Rodrigues Alves em direção à Praça Cívica, aonde vários estandes e ações acontecerão com participação de várias entidades que militam a causa. No dia 09, Dickson e sua equipe farão panfletagens em escolas a partir das 7h e nos dias 10 e 11 blitzen às 17h (Av. Engenheiro Roberto Freire, na zona Sul, e Av. João Medeiros, na zona Norte, respectivamente). Além disso, projetos regulares do mandato – Sala de Acolhimento e Radical Inclusão – serão realizados nos dias 13 e 27.

O SELO
O Selo será concedido em reconhecimento público às ações de responsabilidade social desenvolvidas por empresas privadas, no intuito de valorizar, defender e atender às pessoas com Transtorno do Espectro Autista ou lhes conceder benefícios, podendo englobar: doações de bens, valores e equipamentos às ações promovidas pelo Município e/ou entidades do terceiro setor, legalmente constituídas; reserva de postos de trabalho; adaptação nos estabelecimentos comerciais; criação de espaços para auxiliar em possíveis desregulações; patrocínio de eventos culturais, esportivos ou de lazer; isenção de pagamento de entrada em estabelecimentos; campanhas de conscientização.

As empresas e estabelecimentos que atendam às condições descritas na Lei poderão utilizá-lo em suas dependências, em rótulos e/ou embalagens de seus produtos, na divulgação de serviços e/ou da sua marca, e em peças publicitárias como um diferencial para sua imagem comercial.

TEA
Segundo estudo científico divulgado pelo Centro de Controle de Doenças e Prevenção (CDC), do governo dos EUA, que levou em consideração informações coletadas em 2020, destaca a prevalência de autismo de 1 para cada 36 crianças. No Brasil, ainda não temos esses números, mas, se fizermos a mesma proporção do estudo com a nossa população, poderíamos ter cerca de 5,95 milhões de autistas no país. Tais informações justificam a necessidade de formulação de políticas de inclusão voltadas a essa parcela da população.

Continue lendo

DESTAQUE

Hospital Maternidade Divino Amor conquista o Selo Hospital Amigo da Criança –

Publicado

em

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na manhã desta quarta-feira (27), o Hospital Maternidade Divino Amor comemorou junto com seus colaboradores a conquista do Selo Hospital Amigo da Criança. De acordo com a diretora do Hospital, Ana Michele, “essa é uma conquista de toda a equipe que fez a sua parte e lutou para atingir as metas traçadas para chegar a esse momento, que não é só do Hospital Maternidade do Divino Amor, e, sim da cidade de Parnamirim, mostrando um trabalho sério e que agora vai colher frutos por essa conquista tão importante que serve de referência na saúde do no Estado do Rio Grande do Norte”.
Na ocasião, também aconteceu a despedida dela da direção na qual no momento agradeceu o acolhimento de todos que fazem o Hospital Maternidade Divino Amor e que agora vai em busca de outros projetos.

A diretora administrativa do Hospital Karina Figueredo falou que são 8 anos de trabalho dedicados ao Hospital Maternidade Divino Amor e que estava muito feliz em encerrar o seu trabalho com chave de ouro ao receber o Selo Hospital Amigo da Criança, “nesse momento quero agradecer a toda equipe por ter vestido a camisa para que pudéssemos chegar até aqui. Gratidão é o que sinto agora por essa família”, disse.

O Selo Amigo da Criança é uma iniciativa Hospital Amigo da Criança IHAC, que é conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Unicef e a OMS.

A Secretária de Saúde Luciana Guimarães que estava presente parabenizou toda a equipe pelo belíssimo trabalho.

Com esse título, o Hospital Maternidade Divino Amor passa a receber uma verba de cerca de quase 2 milhões de reais que serão investidos na saúde do município.

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Natal é a capital do Nordeste com menor desigualdade social, diz estudo

Publicado

em

Natal foi considerada a capital menos desigual da Região Nordeste do Brasil. É o que mostra o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, divulgado na terça-feira passada (26) pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O estudo leva em conta indicadores como renda, moradia, saúde, educação e violência. Quem lidera o ranking nacionalmente é Curitiba, capital do Paraná.

A cidade de Natal surge na publicação com 516 pontos, bem à frente da segunda melhor capital nordestina, que é Teresina, classificada com 473 pontos. A terceira cidade menos desigual na Região Nordeste é Aracaju, com 416 pontos.

Natal tem seu o melhor desempenho no indicador “Famílias inscritas no Cadastro Único para programas sociais”, ficando com o 2º lugar no ranking nacional. A Prefeitura de Natal inaugurou, recentemente, a terceira Unidade do Cadastro Único. Localizada estrategicamente no Shopping Via Direta. O local tem capacidade para atender cerca de 160 pessoas diariamente, das 8h às 14h.

As outras unidades, que são administradas pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social são: Unidade 1: Av. Augusto Severo, 260, Ribeira e Unidade 2: R. Pacatuba, 2052 – Igapó. Natal possui mais de 120 mil famílias inseridas no Cadastro Único e mais de 70 mil famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Continue lendo

DESTAQUE

Emparn aponta previsão de chuvas durante o feriado em todas as regiões do RN

Publicado

em

 

A previsão para o feriado que se aproxima é de céu parcialmente nublado com chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Até domingo (31), as análises do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) apontam a continuidade das chuvas, que vem ocorrendo desde o início da semana, devido a atuação a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no estado neste época do ano.

Esta quarta-feira (27) amanheceu chuvosa desde as primeiras horas com registros de chuvas em 79 postos de monitoramento. No município de Apodi (Oeste Potiguar), por exemplo, choveu 43,1mm. Os volumes poderão atingir valores maiores no decorrer do dia. “Os modelos de previsão do tempo registram a ocorrência de chuvas aqui na faixa litorânea do estado até no Agreste Potiguar, para hoje (27) e amanhã (28). O sistema meteorológico (ZCIT) encontra-se deslocado um pouquinho para a faixa norte, atingindo mais a região da Costa Branca, a região da Mossoró, e as chuvas também estão acontecendo com mais intensidade na divisa com o estado do Ceará. Não está descartada ainda a ocorrência de pancada de chuvas mais fortes aqui no litoral, principalmente aqui no litoral sul próximo a divisa com o estado da Paraíba.”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot.

A onda de calor- que o natalense vem sentindo nas últimas semanas- decorre da associação de alguns fatores: a temperatura do oceano Atlântico, que está acima do normal(valores entre 29°C e 30°C), na área próxima da faixa litorânea do Nordeste, liberando muita umidade. “Essa umidade é espalhada sobre o continente pelo vento, que por estar mais fraco que o normal, acaba deixando a umidade retida sobre a região e funcionando que nem o efeito estufa- mantendo o calor aprisionado aqui próximo da superfície e aumentando a sensação de mais calor, a sensação térmica ficar mais alta. Temos temperaturas acima de 28 graus, temos umidade acima de 75%, isso aí faz com que a sensação térmica tenha um acréscimo e variando entre 2°C e 2,5°C”, finalizou Bristot.

Previsão dia a dia

Quarta-feira (27/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

Quinta-feira (28/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

Sexta-feira (29/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

Sábado (30/03)-Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o estado.

Domingo (31/03) – Céu parcialmente nublado com chuvas em todo o

Continue lendo

DESTAQUE

Daniel Alves organiza festa horas após sair da penitenciária

Publicado

em

 

Após ser liberado da detenção na Espanha na última segunda-feira (25), o brasileiro Daniel Alves organizou uma grande celebração para comemorar o aniversário de seu pai, Domingos Alves, de acordo com informações do jornal ‘Marca’. A festividade ocorreu na noite seguinte à sua liberdade provisória.

Relatos indicam que a festa perdurou até o início do dia seguinte, contando com a presença de familiares e amigos próximos do jogador.

É importante ressaltar que, conforme anunciado nesta quarta-feira (27), existe a possibilidade de reembolso de 1 milhão de euros (aproximadamente R$ 5,4 milhões), enquanto ele aguarda a decisão da segunda instância do julgamento em liberdade.

Entretanto, o montante a ser restituído está sujeito à sentença dada na apelação. Caso seja condenado e se apresente para cumprir a pena, o valor poderá ser reembolsado, com dedução das despesas processuais e eventual indenização determinada pelo tribunal.

Continue lendo

DESTAQUE

PREFEITURA DE CRUZETA REALIZA TRADICIONAL DISTRIBUIÇÃO DE PESCADO NA SEMANA SANTA

Publicado

em

 

Quinta-Feira da Semana Santa em Cruzeta foi de peixe na mesa. A tradicional distribuição do pescado já íntegra o Calendário Oficial do Município. Beneficiando toda a população cruzetense, a ação foi coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, e, na data de hoje, distribuiu 4.000kg (quatro mil quilos) de peixe da espécie tilápia.

A Secretaria de Assistência Social montou, estrategicamente, equipes de apoio e logística de entrega do pescado de modo descentralizado: com postos de distribuição na cidade e nas comunidades rurais. Tal conduta beneficiou centenas de famílias que realizaram cadastro prévio, disponibilizado em vários locais, ficando aptas a receber o peixe na manhã desta quinta-feira, 28/03/2024

Por toda a cidade, vê-se famílias satisfeitas, com olhares de esperança e gratidão, estampando sorrisos de dias mais tranquilos, aguardando a Páscoa.

Para Ana Gorete, dona de casa, receber esse peixe é uma felicidade. “Hoje vou saborear com minha família, só temos que agradecer a Deus a Gestão Municipal por esse importante gesto de solidariedade”.

A ação contou com a auxílio de servidores e voluntários, alcançando o maior número de pessoas e garantiu alimento de qualidade para que as famílias possam se alimentar durante a Sexta-feira Santa.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Paulinho Freire é indicado para compor Comissão Mista de Orçamento

Publicado

em

O deputado federal Paulinho Freire foi indicado pela bancada do União Brasil para compor a Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma das mais influentes do Congresso Nacional.

A CMO é onde acontecem os debates que envolvem o PPA, LDO e a LOA. É também o fórum onde são discutidas as contas dos governos e a execução do orçamento da União.

Continue lendo

DESTAQUE

SÃO JOSÉ DO SERIDÓ: A POUCO MESES PARA O INÍCIO DA DISPUTA ELEITORAL OPOSIÇÃO SIQUER TEM UM NOME PARA ENFRENTAR O PREFEITO JACKSON DANTAS.

Publicado

em

A pouco mais de 4 meses para se iniciar as eleições municipais,  na cidade de São José do Seridó, o grupo de oposição nem siquer apresentou um nome para enfrentar o atual prefeito Jackson Dantas.

E pelo o andar da carruagem nem irá aparecer esse nome. e se aparecer nessa altura do campeonato o nome escolhido deverá perder com a maior maioria já registrada na cidade pois as recentes pesquisas realizadas no município com possíveis nomes da oposição Contra Jackson tem mostrado uma grande maioria a favor do atual prefeito.

 

Do blog / quando aparecer o nome, se aparecer o blog está as ordens para divulgar.

Continue lendo

Populares