Connect with us

DESTAQUE

Tribunal Eleitoral explica por que as urnas eletrônicas são seguras

Publicado

em

Com aproximadamente 38 mil servidores envolvidos nas Eleições 2022 no Rio Grande do Norte, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) garante que o processo ocorrerá de forma segura, transparente e eficiente no Estado. Toda a operação passa pelo sistema de urnas eletrônicas, que utiliza o que há de mais moderno em relação às tecnologias de autenticidade, assinatura digital, segurança e criptografia de dados para votação e apuração. Ao todo, as 8.914 urnas eletrônicas já estão sendo distribuídas para os 167 municípios potiguares em uma etapa que se encerrará no dia 2 de setembro.

Com a proximidade das eleições é comum que dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônica sejam levantadas pela população, mas o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta que a integridade dos equipamentos é colocada à prova antes, durante e depois do processo eleitoral, por meio de testes públicos e auditorias de diversas instituições como, por exemplo, técnicos de partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Forças Armadas e Polícia Federal. Além disso, um ano antes das eleições, o TSE abre o código-fonte para inspeção.

O código-fonte é um conjunto de linhas de programação que fazem a urna operar. “É o que faz a máquina funcionar, é o comando que diz que depois de votar para deputado vai pedir a tecla ‘Confirma’, é a lógica do funcionamento e ressalto que é o mesmo em todo o Brasil. Esse código era liberado seis meses antes [das eleições] e agora está sendo liberado um ano antes”, conclui Maia. “Podem consultar partidos, MP, órgãos, PF, juízes, promotores, Exército, então são várias camadas de segurança”, complementa.

O coordenador de Eleições do TRE-RN, Tyronne Dantas, detalha que além da abertura do código-fonte, os equipamentos são submetidos a diversos testes, que acontecem até mesmo no dia da votação. “Em setembro, os códigos [das urnas] são lacrados e vão para um cofre e a partir daí não pode ter nenhuma alteração mais nos programas. Os partidos e as instituições que comparecem recebem uma chave criptografada”, detalha Tyronne Dantas, coordenador de Eleições do TRE-RN.

A chave criptografada é uma espécie de assinatura digital para que no dia das eleições as instituições e partidos possam comparar o código com o que foi lacrado anteriormente. “A gente testa para ver se o voto está indo para o respectivo candidato, se o branco está indo para o branco, se o nulo está indo para o nulo”, comenta Tyronne Dantas. Os testes geram hashes, resumos digitais que servem para averiguar se os arquivos encontrados em qualquer urna do país correspondem aos arquivos lacrados no TSE. “Por aí você vê que nesse período até a preparação não houve alteração”, completa.

Para Dantas, a etapa põe fim a qualquer dúvida que possa ser levantada sobre a alteração do programa da urna antes da distribuição para as cidades. “No dia [das eleições] temos também o teste de autenticidade. Com a urna já pronta, a gente para, sorteia uma urna, vão lá com a chave, imprimem o hash e verificam se é o mesmo do original”, diz. O coordenador de Eleições explica ainda que o mesmo processo de conferência dos hashes pode ser feito após o encerramento da votação.

Além disso, Tyronne cita a impossibilidade de fraudar o sistema eleitoral devido a “independência” dos equipamentos, uma vez que as urnas não têm ligação umas com as outras. “A urna tem mais de 30 camadas de segurança. Por isso que eu digo que é inviável você tentar burlar uma urna dessas porque você teria que fazer urna por urna. Cada local de votação tem o mesário, tem os fiscais dos partidos, pessoal da Justiça Eleitoral e os eleitores. Então é impossível, não tem como”, diz.

O cronograma de testes com a urna e o treinamento dos servidores começam bem antes das eleições, dizem responsáveis pelo processo no Rio Grande do Norte. Em maio deste ano, investigadores e peritos da Polícia Federal participaram, a convite do tribunal, da etapa chamada de Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS). Os especialistas executaram cinco planos que simulavam ataques hackers às urnas, mas o sistema não foi violado, conforme informou o TSE. O mesmo teste foi feito em novembro de 2021.

“É aberto, podem participar hackers do Brasil e de fora também. Falo hacker, mas pode ser qualquer pessoa. Eles se inscrevem no TSE, apresentam seus planos de invasão das urnas e o TSE disponibiliza o ambiente para eles”, explica Tyronne Dantas. À época, o juiz auxiliar da presidência do TSE, Sandro Vieira, comemorou os resultados do teste público. “Nenhum dos planos conseguiu alterar um boto ou mexer na totalização dos votos”, disse.

Processo de preparação das urnas 
Veja o cronograma do TRE para capacitação e testes nas urnas
18 e 19 de agosto
Capacitação de coordenadores de suporte técnico. Estado foi dividido em 12 regiões, cada trabalhador foi treinado para dar suporte a quem vai atuar no sistema em suas respectivas regiões;
25 e 26 de agosto 
Capacitação sobre urnas e sistemas para 60 chefes de cartório, que serão responsáveis por gerenciar todas as pessoas de cada zona;
29 e 30 de agosto 
Capacitação de auxiliares de eleição. Trabalhadores terceirizados são contratados para trabalhar com as urnas. Serão responsáveis por fazer testes após o transporte, carga de baterias, recuperação de dados na Junta Eleitoral e treinamento de mesários;
22 de agosto a 16 de setembro 
Treinamento de mesários da capital;
1º a 16 de setembro  
Treinamento de mesários que atuarão no interior;
Até 20 dias antes 
Indicar local da auditoria: os TREs devem informar, em edital e com divulgação nos respectivos sites, até 20 dias antes das eleições, o local onde será feita a auditoria. No mesmo prazo, eles devem expedir ofícios aos partidos políticos comunicando sobre o horário e o local onde será realizado o sorteio das urnas que serão auditadas na véspera do pleito;
17 de agosto a 2 de setembro 
Distribuição das urnas para os municípios. Nessa etapa, as urnas são transportadas “vazias”, sem as informações sobre eleitores e candidatos, o que só acontecerá na etapa de preparação das urnas;
19 a 23 de setembro 
Preparação das urnas para a Eleição: etapa em que serão gerados os dados dos eleitores de cada seção, zona e local de votação, além das fotos e informações de cada candidato. Os dados são levados do sistema do TSE para as urnas. Esse processo é feito de forma individual, em cada urna, porque os equipamentos não estão em rede. A partir dessa data as urnas são lacradas;
1º de outubro, véspera das Eleições
A Justiça Eleitoral deve sortear, em cerimônia pública, algumas seções eleitorais de todo o país. Ainda no sábado, as urnas escolhidas devem ser retiradas das seções de origem e instaladas imediatamente nos TREs, em salas com câmeras de filmagem. As urnas retiradas das seções são, então, substituídas por novos equipamentos. A ideia é submeter urnas, escolhidas de forma aleatória, à fiscalizações.
2 de outubro, dia das Eleições  
Teste de integridade: o objetivo é analisar o grau de confiança do sistema eletrônico. O processo verifica se o voto depositado é o mesmo contabilizado pela urna eletrônica, sendo acompanhado por uma empresa de auditoria externa. O teste simula uma votação comum, levando em consideração todas as circunstâncias que podem acontecer durante a votação de cada eleitor.
Dúvidas
As urnas são auditáveis?
Sim. Há no equipamento recursos que possibilitam e fortalecem a possibilidade de auditagem. São eles: Registro Digital do Voto, Log/registro de tudo que é feito na urna, auditorias pré e pós-eleição, auditoria dos códigos-fonte, lacração dos sistemas, tabela de correspondência, lacre físico das urnas, identificação biométrica do eleitor, auditoria da votação (votação paralela) e oficialização dos sistemas.
A urna é conectada à internet?
Embora seja eletrônica, a urna funciona de forma isolada, ou seja, não possui nenhum mecanismo que possibilite conexão à internet.
É possível hackear uma urna?
Não. A urna eletrônica é isolada. Não há conexão entre uma e outra. O que ele poderia invadir seria o  sistema de totalização dos votos. Caso ele invadisse e mexesse lá na totalização dos votos, o resultado de cada seção já foi disponibilizado, que é aquele boletim que sai das urnas com a contagem dos votos. Qualquer pessoa, qualquer candidato pode somar os votos que ele teve nas diversas seções. Se o boletim de urna já saiu, você pode somar os votos dos boletins e comparar com o que o TSE está divulgando.
A apuração dos votos acontece em uma sala secreta do TSE? Que sala é essa?
Como nas Eleições de 2018 tinha o fuso horário do Acre, de duas horas em relação ao TSE, por questão de não divulgar o resultado para não influenciar duas horas de votação no Acre, então o TSE precisou segurar a divulgação por duas horas para esperar o Acre. Uma sala com o computador central fazia o recebimento de todo o Brasil e aquela informação não poderia vazar. Todos que estavam lá estavam incomunicáveis. Neste ano, o horário foi unificado e o Acre vai começar a votação duas horas antes, às 6h, para encerrar junto com o horário de Brasília.
Já houve registro de fraude nas urnas?
Não. Até hoje não tem nada provando que houve fraude.
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribuna Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN)
Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Prefeito Emídio Júnior reinaugura 16ª quadra poliesportiva totalmente reformada em Lamarão

Publicado

em

 

 

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta sexta-feira (11/10), o prefeito Emídio Júnior reinaugurou mais uma quadra poliesportiva que passou por obras de reforma total. Localizada na comunidade rural de Lamarão, esta foi a 16ª quadra entregue à população após ser reestruturada, recebendo instalação de novas grades e alambrado, realização de pintura, substituição de piso, tela, traves, redes, cestas e implantação de nova iluminação com lâmpadas de LED em seu entorno.

 

As outras 15 quadras que foram totalmente reformadas estão localizadas em As Marias, Capoeiras, Mata Verde, Morada da Fé, Lagoa do Lima, Riacho do Sangue, Félix Lopes, Lagoa do Mato, Japecanga, Loteamento Esperança, Campinas, Residencial Campinas, Tabatinga, Traíras e Assentamento José Coelho.

 

Desde o início de sua gestão em 2021, o prefeito Emídio tem investido fortemente no esporte local, quer seja através da revitalização e construção de espaços esportivos e de lazer, promoção e realização de competições e fornecimento de materiais para atletas e árbitros.

 

Em seu discurso, Emídio Júnior ponderou: “Estamos aqui entregando mais uma obra da nossa gestão, muito aguardada por todo o povo do Lamarão. Uma quadra que foi praticamente refeita, porque não existiam essas telas e a iluminação de LED, para que crianças, mulheres, jovens e adultos possam fazer uso dela”. Emídio ainda citou futuras obras que serão realizadas na localidade nesta e na sua próxima gestão, dentre as quais: construção de academia da melhor idade, realização de calçamento e perfuração de poço tubular.”

 

A liderança comunitária, Luiz Neto, expressou: “Gostaria de agradecer a todos, principalmente da comunidade! A comunidade é realmente nosso bem maior. Agradecer também, em especial, esse cara aqui, o prefeito que tem serviço prestado”.

 

O maior exemplo de obras na área do esporte protagonizado pela atual gestão é a Praça da Juventude que tem se consolidado como um dos maiores espaços públicos voltados ao esporte, ao lazer e, também, à cultura .

 

Continue lendo

DESTAQUE

Hermes Câmara apoia Eriko Jácome para reeleição da presidência da CMN

Publicado

em

O vereador reeleito de Natal Hermes Câmara (Cidadania) expressou o apoio a Eriko Jácome (PP) para ocupar novamente a presidência da Câmara Municipal de Natal (CMN). A declaração foi cedida em entrevista ao programa Jornal da Cidade, da rádio 94 FM, na manhã desta sexta-feira 11.

“Eriko fez um bom trabalho como presidente e deve renovar seu mandato, afinal, ele nunca teve dificuldades em dialogar com outros vereadores”, avalia o membro da Câmara Legislativa Municipal.

Eriko Jácome ocupa a presidência da Câmara e foi reeleito vereador com 8.819 votos, sendo o segundo mais votado da capital potiguar.

Sobre os planos para o segundo mandato, Hermes revela o desejo de trazer para Natal o Bolsa Atleta, política de financiamento de atletas que já é aplicada em outros estados do país. A bandeira dos esportes é uma das principais defendidas pelo vereador.

Além disso, Hermes fala sobre sua avaliação das eleições de 2024. ”A eleição deixou bons vereadores de fora”, comenta ele. Ao todo, das 29 cadeiras, 15 vereadores não conseguiram se reeleger, dentre eles estava Julia Arruda (PCdoB), que não foi eleita por apenas nove votos.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui

Continue lendo

DESTAQUE

Natália confirma vinda de Lula a Natal na próxima quarta-feira

Publicado

em

Natália Bonavides, candidata a prefeita de Natal, confirmou a vinda do presidente Lula à capital potiguar na quarta-feira (16). Natália esteve com Lula em Brasília nesta quinta-feira (10), quando gravou com o presidente. No encontro, a visita a Natal foi tema.

Agora, Natália Bonavides confirmou com a equipe de Lula que a data marcada para a visita é a próxima quarta (16). “Estamos muito felizes com a vinda do presidente. A visita reafirma o compromisso de Lula com Natal e o Rio Grande do Norte e a parceria que temos com ele, que ainda vai resultar em muita coisa boa para a nossa cidade”, declarou Natália.

Continue lendo

DESTAQUE

PREFEITA ELEITA DE JARDIM DO SERIDÓ DIZ EM DISCURSO NA FESTA DA VITÓRIA QUE APARTIR DE AGORA PASSOU A ELEIÇÃO E SEU FOCO E FAZER UMA GESTÃO PARA TODOS .

Publicado

em

Em discurso na festa da vitória que se deu na noite desta última sexta feira a prefeita eleita de Jardim do Seridó Silvana de Lalá disse em alto e bom tom que passada as eleições onde a mesma saiu vencedora irá focar agora no seu objetivo que é de governar para Todos Jardinenses independente de lado.

 

Na teoria é muito boa essa possibilidade agora vamos aguardar na prática pois nos últimos anos não foi o que se viu em Jardim.

Continue lendo

DESTAQUE

APÓS ELEIÇÕES PREFEITA ELEITA SILVANA DE LALÁ TERÁ QUE TER HABILIDADE POLÍTICA PARA TRATAR DAS ACOMODAÇÕES DOS CARGOS NA PREFEITURA POIS QUEM TÁ NÃO QUER SAIR E QUEM APOIOU QUER ENTRAR.

Publicado

em

Passadas as eleições em Jardim do Seridó que sagrou a vitória da chapa encabeçada por Silvana de Lalá e Joaquim Alberto , começa às conversas sobre a equipe que irá governar junto com a atual prefeita,  sabemos as condições do município, por isso grande parte de quem está terá que sair para outra parte entrar simples assim em toda transição, uns  vão e outros virão só resta saber se os que saírem  vão entender mas deixando claro que isso é normal em qualquer processo eleitoral .

Continue lendo

DESTAQUE

Mesmo após vitória esmagadora, Dr. Tadeu segue trabalhando intensamente em Caicó: 200 casas

Publicado

em

 

Após garantir sua reeleição com uma vitória expressiva, conquistando cerca de 20 mil votos, o prefeito de Caicó (RN), Dr. Tadeu, continua sua incansável rotina de trabalho em prol da população. Nesta semana, Dr. Tadeu participou da assinatura do contrato com representantes da Caixa Econômica Federal, que viabiliza a construção de 200 unidades habitacionais no município.

O projeto é mais um avanço importante para garantir moradia e dignidade aos caicoenses, demonstrando que o prefeito, mesmo após a vitória nas urnas, mantém o foco em atender as necessidades da cidade. Dr. Tadeu segue comprometido com o desenvolvimento de Caicó, provando que seu trabalho vai muito além das eleições, com ações concretas que beneficiam diretamente a população

Continue lendo

DESTAQUE

PT tenta dominar todas as esferas do poder, diz Paulinho Freire em primeiro programa eleitoral do segundo turno

Publicado

em

O candidato a prefeito de Natal Paulinho Freire (União Brasil) disse nesta sexta-feira 11, durante o primeiro horário eleitoral gratuito do segundo turno, que o PT tenta dominar todas as esferas do poder, ao se referir à candidatura da adversária Natália Bonavides (PT).

O programa eleitoral aponta que Natal não deve apoiar a “hegemonia do poder na mão de um partido só”, em referência ao PT – que ocupa o Governo do Estado com a governadora Fátima Bezerra e o governo federal com o presidente Lula.

Além disso, o programa destacou ainda a quantidade de votos que Paulinho Freire e Joanna Guerra (Republicanos) receberam no primeiro turno: 171.146 votos, ou seja, 44,08% dos votos válidos.

“O resultado das urnas provou que o povo quer uma Natal pra frente. Agora é preciso união de todos que não querem Natal entregue ao atraso, que está aí tentando dominar todas as esferas do poder”, disse o candidato.

Proposta de Paulinho Freire

O candidato aproveitou para afirmar que dará continuidade aos serviços e obras que estão em andamento na capital potiguar. Ele ainda apresentou a proposta do chamado COMPAZ, Centro Comunitário da Paz

Continue lendo

DESTAQUE

PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ REALIZOU FESTA EM ALUSÃO AO DIA DA CRIANÇA

Publicado

em

A Gestão Municipal de São José do Seridó-RN, proporcionou uma tarde divertida e feliz para centenas de crianças do município.
Teve pipoca, picolé , algodão doce, brincadeiras, sorteios de brindes e muita diversão.
A ação aconteceu no palco cultural José Pio, no centro da cidade onde as crianças e seus familiares tiveram uma tarde de muita confraternização e momentos de pura alegria.
Uma equipe intersetorial envolvendo várias secretarias do municipio, além do prefeito Jackson, a primeira Dama Ilca e sua equipe de voluntários garantiu que o evento fosse um sucesso.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeitura e órgãos de segurança debatem a criação de observatório em Macaíba*

Publicado

em

 

Nesta sexta-feira (10), o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior reuniu na sede do Centro de Operações Integradas da Segurança Pública (COISP) secretários municipais de várias pastas e representantes da segurança pública municipal e estadual, para tratar da implementação do observatório de segurança pública na cidade. O projeto foi apresentado pelo representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), Rodrigo Fernandes, e conta com diretrizes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

Rodrigo Fernandes explicou que o observatório municipal de segurança pública está sendo implementado em apenas 20 municípios no Brasil. “Nos observatórios municipais teremos um olhar local de onde os problemas acontecem para identificar as causas e propor ações voltadas à prevenção. Para isso, pactuamos a construção do Plano Municipal de Segurança Pública de Macaíba”, disse.

Para o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, o trabalho de segurança em conjunto é fundamental. “Já realizamos diversas ações que reduzem os índices de criminalidade. Já colocamos 99% de iluminação de led nas zonas urbana e rural; inauguramos a Central de Videomonitoramento, estamos implantando a Guarda Municipal, além de ações na educação, saúde e esporte. E mesmo a segurançanão sendo responsabilidade do município, é nosso dever fazermos essas ações conjuntas com os órgão competentes, para trazer mais segurança para a população. Nunca uma gestão esteve tão próximas das policias”, afirmou.

A reunião contou com a participação dos secretários municipais Rondinelli Dantas (Segurança Pública), Ademar Júnior (Educação), Júnior Rêgo (Saúde), Vitor Aguiar (Infraestrutura), Karol Romano (Planejamento), Billy Jean (Meio Ambiente e Urbanismo), Carlos Soares (Departamento de Trânsito), Sócrates Garcia (Esporte), do comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Macaíba, tenente-coronel Gustavo Felipe, do comandante da Guarda Municipal de Macaíba, Roberto Ângelo, coronel Kleber Macedo, comandante do Ciosp, Coronel Macêdo, Major Pereira, do Copom, dos delegados, Arthur de Araújo (DHPP), Maria Izabel Matos (DEAM Macaíba), Tiago Praxedes (20ª Delegacia de Polícia Civil).

Continue lendo

DESTAQUE

Depois de pressões do PT e União Brasil, Carlos Eduardo deverá ficar neutro no 2º turno em Natal

Publicado

em

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo vai receber a imprensa para anunciar seu posicionamento no segundo turno das eleições, mas fonte de Brasília garante ao Blog que o candidato que obeteve mais de 23% dos votos, vai ficar neutro.

Carlos estava em Brasília e foi procurado por líderes nacionais do PT de Natália Bonavides e do União Brasil de Paulinho Freire, mas não bateu martelo com ninguém.

A aposta é que Carlos não vai para nenhum palanque.

Iria para Natália se os acenos pós 2022 tivessem sido cumpridos.

Iria para Paulinho se o prefeito Álvaro Dias não tivesse baldeado a água, abrindo, ele mesmo, uma série de entrevistas de ataques a Carlos, mesmo não sendo ele mais concorrente de ninguém

FONTE: thaisagalvao.com.br

Continue lendo

Populares