Connect with us

DESTAQUE

Supremo julga nesta semana denúncia do caso Marielle

Publicado em

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar na próxima terça-feira (18) denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de envolvimento no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 2018.

Na sessão, os ministros vão decidir se Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, Chiquinho Brazão, deputado federal (União-RJ) e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro Rivaldo Barbosa se tornarão réus por homicídio e organização criminosa. Eles estão presos desde março em função das investigações sobre o assassinato.

Outros acusados também estão envolvidos e presos. Ronald Paulo de Alves Pereira, conhecido como major Ronald, também foi denunciado pelo homicídio. Segundo a acusação, ele monitorou a rotina da vereadora antes do crime.

Robson Calixto Fonseca, conhecido com Peixe, foi denunciado somente por organização criminosa. Ex-assessor de Domingos Brazão no TCE do Rio, ele é acusado de ter fornecido a arma usada no assassinato.

De acordo com a procuradoria, o assassinato ocorreu a mando dos irmãos Brazão, com a participação de Rivaldo Barbosa,  e motivado para proteger interesses econômicos de milícias e desencorajar atos de oposição política de Marielle, filiada ao PSOL. A base da acusação é a delação premiada do ex-policial Ronnie Lessa, réu confesso da execução dos homicídios.

O julgamento está previsto para começar às 14h30. O processo será chamado a julgamento pelo presidente do colegiado e relator da denúncia, ministro Alexandre de Moraes. Ele fará a leitura do relatório do processo, documento que resume a tramitação do caso.

Após o término da leitura, Moraes passará a palavra para o representante da  Procuradoria-Geral da República (PGR), que defenderá o recebimento da denúncia.

Em seguida, os advogados subirão à tribuna e terão prazo de uma hora para fazer a defesa dos acusados.

Na sequência, começará a votação. Além de Moraes, vão votar sobre a questão os ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino.

Os irmãos Brazão e os demais acusados se tornarão réus pelo homicídio de Marielle se três dos cinco ministros se manifestarem a favor da denúncia da PGR.

A denúncia foi liberada para julgamento após o fim do prazo para a defesa dos acusados se manifestar sobre as acusações.

Os advogados de Domingos Brazão defenderam no Supremo a rejeição da denúncia por falta de provas e afirmaram que a Corte não pode julgar o caso em função da presença de um parlamentar nas investigações.

“Os crimes imputados na exordial não possuem qualquer pertinência temática com a função de deputado federal de Francisco Brazão [irmão de Domingos] .Os delitos são todos anteriores ao seu primeiro mandato federal, não havendo o que se falar em competência originária desta Suprema Corte para supervisionar investigação por homicídio, supostamente ordenado por vereador”, afirmou a defesa.

A defesa de Chiquinho Brazão também alegou que as acusações não têm ligação com seu mandato parlamentar e disse que não há provas da ligação dos irmãos com ocupação ilegal de terrenos no Rio de Janeiro. 

“Se a execução da vereadora Marielle tinha por finalidade viabilizar a construção do empreendimento, chama a atenção o fato de jamais ter existido qualquer movimento nesse sentido ao longo de seis anos”, completou a defesa.

A defesa de Rivaldo Barbosa defendeu a rejeição da denúncia e disse que o ex-chefe da Polícia Civil não tem qualquer ligação com o homicídio.

“Rivaldo Barbosa foi nomeado chefe de polícia durante o período de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, tendo sido escolhido por sua competência, sem qualquer interferência de políticos ou autoridades públicas daquele estado, não havendo que se cogitar qualquer tipo de vinculação de seu nome a contraventores ou aos supostos mandantes dos homicídios em questão”, afirmaram os advogados.

A defesa de Robson Calixto destacou que o acusado não foi denunciado pela morte de Marielle e não figurou como investigado no caso.

“O acusado foi alvo de duas buscas e apreensões e foi denunciado a partir da delação premiada de Ronnie Lessa, que afirmou que ele teria fornecido a arma para a prática do homicídio contra Marielle. Porém, o próprio Ministério Público afirmou na cota à denúncia que não há elementos capazes de corroborar as palavras do colaborador Ronnie Lessa”, afirmou a defesa.

O advogado de Ronald Pereira disse que não há provas para a aceitação da denúncia. Para a defesa, o acordo de delação de Ronnie Lessa deve ser anulado por não haver provas de que Ronaldo estaria monitorando a rotina da vereadora.

“No dia e horário em que Ronald estaria monitorando Marielle, segundo a tese ministerial, na verdade ele se encontrava na aula inaugural do curso superior de Polícia Militar do quadro de oficiais policiais militares, no Centro Integrado de Comando e Controle da Polícia Militar do estado do Rio, com dezenas de autoridades, entre as quais o interventor general Richard Nunes”, completou.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Deputado Luiz Eduardo oficializa pré-candidatura em evento com mais de 2.500 pessoas em Natal

Publicado

em

O deputado estadual Luiz Eduardo oficializou, neste domingo, sua pré-candidatura à reeleição durante um evento realizado na Zona Sul de Natal. O espaço ficou lotado, reunindo cerca de 2.500 pessoas no interior do local. Além disso, muitas pessoas permaneceram do lado de fora sem conseguir entrar, elevando o público total para aproximadamente 3 mil participantes.

O evento foi bastante prestigiado e contou com a presença do pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, dos pré-candidatos à Câmara Federal Nina Souza e Kelps Lima, além do pré-candidato ao Senado, Coronel Hélio. Também participaram vereadores, ex-prefeitos e lideranças políticas de diversas regiões do estado.

Luiz Eduardo, que obteve 31.781 votos nas eleições de 2022, aparece como um dos nomes bem cotados para conquistar a reeleição pelo PL. A expectativa é de que amplie consideravelmente sua votação neste ano. Em Natal, onde recebeu 5.949 votos no último pleito, a meta é alcançar ou ultrapassar a marca dos 10 mil votos.

Continue lendo

DESTAQUE

HOJE OS NOSSOS PARABÉNS VÃO PARA O AMIGO COMUNICADOR DOUGLAS FABIANO.

Publicado

em

O domingo é de comemoração para o jornalista e apresentador Douglas Fabiano, que celebra mais um ano de vida.

Um dos jornalistas do programa De Volta Pra Casa, da 105 FM, Douglas recebe o carinho de familiares, amigos, colegas de profissão e ouvintes nesta data especial.

Ficam os votos de muita saúde, felicidade, paz e sucesso em mais um ciclo que se inicia. Parabéns

Continue lendo

DESTAQUE

Pré-candidato ao Senado que mais cresce, Rafael Motta é recebido com entusiasmo durante o Pingo da Mei Dia

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta participou neste sábado (6) do Pingo da Mei Dia, em Mossoró, ao lado da governadora Fátima Bezerra e de Cadu Xavier, companheiros do time de Lula no Rio Grande do Norte.

Em meio à multidão que lotou o maior bloco junino do mundo, Rafael foi recebido com entusiasmo pelo público, acumulando cumprimentos, fotos e manifestações espontâneas de apoio ao longo do percurso. A receptividade registrada durante o evento reforça o bom momento do pré-candidato, que vem ampliando sua presença pelo estado e se consolidando como o nome que mais cresce na disputa pelo Senado. Por onde passou, Rafael recebeu demonstrações de carinho que evidenciaram sua forte conexão com os mossoroenses e visitantes que participavam da festa.

Continue lendo

DESTAQUE

Governo em Mossoró: FátimaBezerra, Coronel Alarico e Coronel Araújo vistoriam obras da nova sede do 12º BPM

Publicado

em

O Comandante-geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Coronel PM Alarico, a governadora Fátima Bezerra e o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Coronel Araújo, realizaram, neste sábado (6), uma visita técnica às obras da nova sede do 12° Batalhão de Polícia Militar (12° BPM), em Mossoró.

A agenda teve como objetivo acompanhar o andamento da construção da nova estrutura da unidade, que se encontra em fase final de execução e representa um importante investimento na modernização da infraestrutura da segurança pública na região Oeste do estado.

Durante a visita, as autoridades percorreram as instalações da futura sede, avaliando o estágio das obras e discutindo os últimos ajustes necessários para a conclusão do empreendimento. O novo prédio proporcionará melhores condições de trabalho aos policiais militares e maior capacidade operacional para o atendimento das demandas de segurança da população.

Na ocasião, o Comandante-geral da PMRN destacou a importância dos investimentos estruturantes para o fortalecimento da corporação e a valorização dos profissionais da segurança pública.

A entrega de uma nova sede para o 12° BPM representa um avanço significativo para a Polícia Militar e para a população de Mossoró e região.

Estamos investindo em melhores condições de trabalho para nossos policiais e em uma estrutura mais adequada para ampliar a eficiência dos serviços prestados à sociedade”, ressaltou o Coronel Alarico.

A visita também reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das forças de segurança, por meio de investimentos em infraestrutura, equipamentos, viaturas e valorização profissional.

O 12° BPM desempenha papel estratégico no policiamento ostensivo de Mossoró e de diversos municípios da região Oeste, sendo uma das principais unidades operacionais da Polícia Militar no interior do estado.

A agenda contou ainda com a presença de oficiais da corporação e representantes da segurança pública estadual, reforçando a integração entre os órgãos responsáveis pela promoção da segurança da população potiguar.

 

 

 

 

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Dra. Júlia Almeida intensifica pré-campanha com visitas ao Seridó e Trairi

Publicado

em

 

A pré-campanha da médica Dra. Júlia Almeida segue em ritmo intenso. Na última quinta-feira (04), a pré-candidata a deputada estadual percorreu municípios estratégicos no Seridó e no Trairi potiguar, passando por Caicó, Cruzeta e Santa Cruz. Ao lado de lideranças locais e do seu marido, o prefeito de Parelhas, Dr. Tiago Almeida, a médica aproveitou o dia para medir a temperatura política da região e ouvir demandas.

O roteiro não se limitou a reuniões políticas. Um dos pontos centrais da agenda foram as visitas a fábricas de confecção têxtil no município de Cruzeta. Ao conversar diretamente com os empresários de fábricas de costureira e trabalhadores, a médica reforçou a pauta do desenvolvimento econômico regional, um setor que movimenta a economia dessas cidades.
Nos bastidores, o comentário é que a presença de Júlia Almeida em polos tão importantes tem sido fundamental para consolidar apoios e ampliar a rede de aliados.

A estratégia parece ser clara: ganhar terreno e fortalecer o nome através do contato direto com as lideranças regionais e o setor produtivo.

Continue lendo

DESTAQUE

QUANDO A JUVENTUDE PARTICIPA, A DEMOCRACIA SE FORTALECE”, AFIRMA RAFAEL MOTTA

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta participou do Rolezinho promovido pela Juventude do PT em Mossoró, espaço de diálogo e mobilização que reuniu jovens lideranças para debater os desafios e perspectivas do Rio Grande do Norte. Ao lado de Cadu Xavier e da pré-candidata ao Senado Samanda Alves, Rafael reafirmou a unidade do campo progressista e convocou os jovens a ocuparem os espaços de decisão. “Quando a juventude participa, a democracia se fortalece”, afirmou.

No encontro, a educação foi destaque central do debate. Rafael resgatou as transformações promovidas pelos governos progressistas e defendeu que essas conquistas precisam ser protegidas e aprofundadas. “Foi através da Educação que milhares de jovens tiveram oportunidades que antes pareciam impossíveis. Precisamos defender essas conquistas e seguir avançando”, ressaltou o pré-candidato ao Senado.

Continue lendo

DESTAQUE

2ª Cavalgada de Serra de São Bento promete repetir a tradição com multidão na região Agreste

Publicado

em

A contagem regressiva para a 2ª Cavalgada de Serra de São Bento já começou. O evento acontecerá no dia 18 de julho e promete reunir cavaleiros, amazonas e famílias em um grande momento de celebração das tradições nordestinas.

Além de fortalecer a cultura e promover a confraternização entre os participantes, a cavalgada terá um significado ainda mais especial: toda a arrecadação será destinada à Paróquia de São Bento Abade, contribuindo com as ações e projetos desenvolvidos pela igreja.

O evento é uma iniciativa do empresário Valtinho Monteiro, que une fé, tradição e solidariedade em benefício de toda a comunidade.

Continue lendo

DESTAQUE

Mais de 100 vereadores, 6 prefeitos e 2 vice-prefeitos prestigiam Álvaro Dias em evento de Dr. Kerginaldo no Alto Oeste

Publicado

em

O município de Tenente Ananias foi palco de uma das maiores mobilizações políticas do Alto Oeste potiguar neste período pré-eleitoral. O lançamento oficial da pré-candidatura do deputado estadual Dr. Kerginaldo reuniu mais de 100 vereadores de diversas regiões do Rio Grande do Norte, além de prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e importantes lideranças políticas. O evento evidenciou a força de articulação de Dr. Kerginaldo junto às bases municipais e a sintonia desse grupo com o projeto político liderado por Álvaro Dias, reforçando a receptividade à sua pré-candidatura ao Governo do Estado em diversas regiões potiguares.

Ao lado de Dr. Kerginaldo, o pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, foi recebido por uma expressiva representação política regional. A presença de mais de uma centena de vereadores transformou o encontro em um dos maiores atos políticos realizados no Alto Oeste nos últimos meses, reforçando não apenas o prestígio do deputado estadual, mas também a receptividade ao projeto liderado por Álvaro Dias em diversas regiões do estado.

Entre as autoridades presentes estavam a prefeita de Tenente Ananias, Dayane Batista; a vice-prefeita de Caraúbas, Kátia Linhares; o vice-prefeito de Major Sales, Dr. Allan; o prefeito de Venha-Ver, Dr. Cleiton; a prefeita de São Francisco do Oeste, Gisely Porfírio; o prefeito de Encanto, Alberone; o prefeito de Bento Fernandes, Berguinho da Saúde; o prefeito de Marcelino Vieira, Dibed; a ex-prefeita de Tenente Ananias, Mazé; e o ex-prefeito de São Francisco do Oeste, Lusimar Porfírio. Também participaram o pré-candidato a deputado federal Juninho Alves, o pré-candidato ao Senado Federal Coronel Hélio e o pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira.

Durante o evento, Álvaro Dias agradeceu a recepção recebida e destacou sua trajetória como gestor público, afirmando que tem experiência para enfrentar os desafios do Rio Grande do Norte.

“Fomos para as ruas. Instalamos, em apenas 40 dias, um hospital de campanha para salvar vidas durante a pandemia do coronavírus. Buscamos as soluções necessárias em um dos momentos mais difíceis da saúde pública. Não me acovardei diante das necessidades da nossa população. Também não tive medo de enfrentar o debate e promover as mudanças trazidas pelo novo Plano Diretor de Natal, que hoje gera emprego, renda e oportunidades na capital do nosso querido Rio Grande do Norte. Da mesma forma, não terei medo do desafio de reconstruir o Rio Grande do Norte”, afirmou.

Álvaro também ressaltou que a expressiva presença de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças regionais demonstra a força de um movimento que nasce nos municípios e que tem como objetivo construir um novo momento para o estado, baseado no diálogo, nas parcerias institucionais e na valorização do interior.

A expressiva participação de lideranças de diversas regiões do estado reforçou o crescimento da pré-candidatura de Álvaro Dias e demonstrou a receptividade ao seu projeto político, consolidando mais uma importante agenda de articulação no Alto Oeste potiguar.

Continue lendo

DESTAQUE

BOATO: PSDB nunca pediu para trocar candidatos ao Senado

Publicado

em

 

O fim de semana começou com Fakes News espalhados na internet. Grupos de Whatsapps repercutiram uma notícia sem
fundamento. Que o PSDB ia pedir a troca dos nomes de senador ao PT, em troca de apoios.

O Blog do Passarinho foi checar a informação e nunca houve essa conversa, e não tem interesse o PSDB em senado. Logo vi, uma altura dessas, ninguém ia se aventurar em candidaturas a senador. Continua Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) como companheiros de chapa de Cadu Xavier (PT).

PSDB não pediu isso, e não vai pedir de hipótese alguma.

Continue lendo

DESTAQUE

Governo do RN Estimulada: Allyson cresce e chega a 41%, Álvaro tem 22% e Cadu soma 12%, aponta Exatus

Publicado

em

Nova pesquisa do Instituto Exatus, contratada pelo Grupo Agora RN, mostra que o ex-prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União) ampliou sua liderança na disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte. No cenário estimulado — quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados —, Allyson aparece com 41,01% das intenções de voto.

Em segundo lugar, está o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (PL), com 22,75%. Na terceira posição, aparece o ex-secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier (PT), que registra 12,61%.

Completam o levantamento Dário Barbosa (PSTU), com 0,90%, e Robério Paulino (Psol), com 0,85%. Outros 11,52% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos apresentados, enquanto 10,36% não souberam responder.

Considerando apenas os votos válidos — excluídos brancos, nulos e indecisos —, Allyson ultrapassou a marca de 50%, cenário que, no limite da margem de erro, abre a possibilidade de definição da eleição já na primeira etapa do pleito, que acontecerá em 4 de outubro.

Em relação à pesquisa anterior da Exatus, divulgada em abril, Allyson foi o candidato que mais cresceu. Ele passou de 37,29% para 41,01%, avanço de 3,72 pontos percentuais. Álvaro Dias recuou de 24,91% para 22,75%, enquanto Cadu Xavier subiu de 10,74% para 12,61%.

Cenário estimulado

Allyson Bezerra (União Brasil): 41,01%
Álvaro Dias (PL): 22,75%
Cadu Xavier (PT): 12,61%
Dário Barbosa (PSTU): 0,90%
Robério Paulino (PSOL): 0,85%
Nenhum: 11,52%
Não sabe: 10,36%

Metodologia

A pesquisa Exatus/Agora RN ouviu 1.500 eleitores em todas as regiões do Rio Grande do Norte entre os dias 26 e 29 de maio de 2026. A margem de erro é de 2,53 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de nível de confiança. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o número RN-01045/2026.

 

Continue lendo

Populares