Connect with us

DESTAQUE

Silvio Menezes é empossado como vereador na Câmara de Parnamirim

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (1º), o jornalista e advogado Silvio Menezes foi empossado para o cargo de vereador, em razão da licença da vereadora Carol Pires, que vai ficar 35 dias afastada das funções parlamentares para a campanha eleitoral. O ato de posse foi realizado no Plenário Dr. Mário Medeiros.

“Estou me licenciando, mas com o coração em paz, pois sei que este trabalho está em boas mãos.”, declarou Carol Pires.

Discursando momentos após assinar o termo de posse e apresentar o certificado expedido pela Justiça Eleitoral, o vereador Silvio Menezes (União Brasil) demonstrou emoção pela função que agora entra em seu currículo. “É uma oportunidade única na minha vida, uma atividade política que foi tão sonhada”, afirmou.

Na oportunidade, estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Wolney França; a vice-prefeita e secretária da Funpac, Kátia Pires; os vereadores Fativan Alves, Eder Queiroz, Thiago Fernandes e Irani Guedes; o pastor Elinaldo Renovato; além de familiares e amigos do parlamentar empossado.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

FORTES CHUVAS ADIAM SHOWS DE HOJE (22) DO SÃO JOÃO DE NATAL

Publicado

em

 

Diante das fortes chuvas registradas nas últimas horas em Natal, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte), achou mais prudente adiar a realização dos shows programados para esta noite dentro do São João de Natal 2024. Durante a tarde ainda foi possível realizar o Forraço, mas com a intensificação da precipitação pluviométrica no início da noite, foi decidido o cancelamento do restante da programação visando garantir a segurança do público, dos artistas, e técnicos envolvidos na realização do evento. Novas datas e horários serão comunicados pela Prefeitura do Natal.

Continue lendo

DESTAQUE

EM LANÇAMENTO DE PRÈ CANDIDATURA VEREADOR PRETO AQUINO RECEBE PRÈ CANDIDATO A PREFEITO DE NATAL PAULINHO FREIRE, PREFEITO ÁLVARO DIAS SENADOR STYVENSON VALENTIN ENTRE OUTROS LÍDERES POLÍTICOS

Publicado

em

Na noite desta sexta-feira (21), o Vereador Preto Aquino, pré-candidato a reeleição, recebeu na reunião de lançamento a pré-candidatura, ocorrida no bairro Planalto, as presenças do pré-candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire, e da pré-candidata a vice, Joana Guerra; do Senador, Styvenson Valentim, além do Prefeito de Natal, Álvaro Dias.

O Vereador aproveitou o momento para agradecer a todas as pessoas presentes: amigos, familiares, colaboradores e assessores.

A noite festiva, comprovou o reconhecimento das pessoas no alcance e resultados positivos que vem tendo o mandato do parlamentar.

Vereador Preto Aquino
22/06/2024
Natal-RN

Continue lendo

DESTAQUE

Lula repete erros e faz governo da catástrofe econômica, diz Rogério Marinho

Publicado

em

O presidente estadual do Partido Liberal, o senador Rogério Marinho, disse que durante sua ausência do Congresso Nacional por 121 dias, sem remuneração, vai se dedicar a organização, ampliação e fortalecimento da legenda no Rio Grande do Norte e região Nordeste. Para tanto, informou que nos próximos 30 dias, antes das convenções partidárias, será alçado ao posto de secretário de Organização na Executiva Nacional do PL. Marinho também falou à TRIBUNA DO NORTE sobre a estratégia do partido nas eleições municipais, com 80 candidatos a prefeito e vice em faixa própria ou em alianças com outros partidos, sendo proibido composições com PT, PC do B, PV, PSOL, REDE e outros partidos de esquerda ou que tiver aliado a esses partidos.

O senhor acaba de pedir uma licença do mandato, qual a sua missão nesse período?
Nos afastamos por quatro meses sem remuneração e temos uma tarefa pela frente, vamos descansar uns oito ou dez dias, e mãos à obra, temos muita coisa pra fazer no Estado e no Brasil. Vamos fazer um trabalho para organizar o partido aqui em outros lugares do país, uma vez que eu vou estar no Diretório Nacional com esse papel de organizar o partido no país, na secretaria de Organização, preparando não apenas as eleições municipais, mas principalmente as eleições de 2026. O senador Flávio Azevedo (PL), que nos substitui, é uma pessoa com quem eu tenho um relacionamento há mais de 30 anos, tenho por ele uma enorme admiração, sei da sua competência, da sua lealdade, da maneira como ele se comporta, da sua integridade, e eu não tenho dúvida que ele vai nos substituir à altura e vai fazer o trabalho que se espera de um digno representante do nosso Rio Grande do Norte.

Como está o PL para a disputa das eleições municipais no Estado este ano?
Nós recebemos o partido no Rio Grande do Norte logo após as eleições de 2022 que tinha 19 prefeitos, eleitos no pleito de 2020 ainda sob a presidência do deputado federal João Maia (PP) e ao longo desse período após a eleição presidencial, hoje temos no partido 23 prefeitos com mandatos, o PL está um pouco maior do que era e temos uma consistência do ponto de vista de afinidade, de propósito. Temos o objetivo de mostrarmos à população que é possível fazer uma administração que leve em consideração, não apenas a questão técnica, que é relevante e essencial para a vida, mas atuação na defesa de valores que representam o conjunto da sociedade.

O PL tem pré-candidaturas em cidades importantes do RN, qual estratégia para atrair eleitores?
A nossa preocupação é com 2026, mas passa por 2024. Cada município tem uma estratégia diferente dada a especificidade do local. Em Natal, por exemplo, confluímos para uma pré-candidatura do deputado Paulinho Freire (União Brasil). Temos uma conversa com o Paulinho e um acordo político, primeiro do que ele implementará na cidade. Ações que visam, justamente, levar em consideração esses valores que mencionei anteriormente, e estarmos juntos em 2026 nas eleições majoritárias que interessam ao Brasil como um todo.

Porque não foi possível aliança com o União Brasil em Parnamirim?
Se levar em consideração o fato de que o maior colégio eleitoral do Estado é Natal, e o presidente Bolsonaro e o PL teve em Natal quase 50% dos votos válidos, e em Parnamirim vencemos as eleições, a única cidade do Estado que Bolsonaro teve êxito. O prefeito Taveira nos apoiou desde o primeiro turno, foi muito firme nesse apoio, apesar do seu filho, Taveira Júnior, ser deputado estadual do União Brasil. Os deputados federais Benes Leocádio e Paulinho Freire do União Brasil estiveram dentro desse processo político conosco. Para nós foi uma surpresa muito grande o presidente do partido (José Agripino) conduzir o partido no sentido contrário do sentimento do seu partido. Agora, os motivos que o levaram a tomar essa decisão, ele certamente vai ter oportunidade de dar uma satisfação à população quando for questionado. Me pareceu que faltou reciprocidade nessa relação. Mas não tenho dúvida que Paulinho Freire, Benes Leocádio, Taveira Júnior, que são aqueles que têm voto, que têm mandato, que têm representatividade, que têm legitimidade dentro da União Brasil, vão estar ao lado da candidatura de Salatel de Souza.

Como vai ser sua participação na campanha de Paulinho em Natal?
Vai ser dentro da necessidade que a sua candidatura nos apresentar. Estamos colocando a disposição de Paulinho técnicos que nos ajudaram ao longo da nossa vida pública para trabalhar no seu plano de governo, os nossos pré-candidatos a vereador, todos eles estão engajados na pré-candidatura do deputado Paulinho Freire, vamos nos colocar a disposição para percorrer a cidade do Natal, entendendo que talvez aonde poderá render mais será com depoimentos na televisão, em eventos mais localizados, porque Paulinho tem hoje o apoio também do prefeito Álvaro Dias (Republicanos, do senador Styvenson Valentim (Podemos), de boa parte da classe política do Estado com a atuação na cidade, vamos apoiá-lo formalmente, publicamente, vamos deixar isso claro e aqueles que, por ventura, entenderem que pode acompanhar a nossa orientação, certamente vão sufragar o seu nome após as convenções municipais e a campanha eleitoral.

O senhor será candidato ao governo do Estado ou vai depender dos resultados das eleições deste ano?
É cedo. 2026 tem uma ação no caminho que são as eleições municipais. Passadas as eleições municipais vamos avaliar o tamanho de cada partido político, o resultado eleitoral.

Há uma especulação de que o senhor poderia formar uma chapa com o Tarcísio de Freitas, o governador de São Paulo?
Nós temos um candidato, que será o presidente Bolsonaro, Um questionamento me é feito quase sempre nas entrevistas que eu tenho dado pelo Brasil afora. O presidente da República hoje chama-se Lula, esse cidadão foi condenado por corrupção, por evasão de dinheiro, por uma série de crimes em três instâncias, por mais de 20 juízes diferentes, ele foi encarcerado, foi preso, passou mais de 500 dias preso, e não é porque ele se reuniu com embaixadores. Não foi porque ele pegou os presentes que recebeu e eventualmente os transacionou, até porque ele levou 11 containeres na cabeça quando saiu do Palácio do Planalto. Foi por corrupção, só a Petrobras, mais de R$ 6 bilhões devolvidos ao poder público. Mais de R$ 20 bilhões foram devolvidos, e esse cidadão hoje é presidente do Brasil.

Como o senhor avalia tantas derrotas de Lula no Congresso?
O governo teima em ir na contramão do que pensa a sociedade brasileira e o Congresso representa a sociedade brasileira, esse é o primeiro ponto, depois o governo está fazendo o ajuste da economia pelo lado do aumento das receitas, ou seja, aumento de impostos, e nós aumentamos impostos no primeiro ano, aumentamos impostos no começo do segundo ano, a sociedade exauriu, não tem mais possibilidade de aumentar impostos, já pagamos de 36 a 37% do PIB de impostos ao governo, um governo que não faz o seu dever de casa, não corta despesas, agora o governo anunciou, o Lula disse, olha como tem subsídio dentro do orçamento, 600 e tantos bilhões de reais, não faz dois meses que o governo mandou mais um subsídio de de 15 bilhões na Toyota. Esse ano e meio, o governo do presidente Lula, que está espantado com o subsídio, parece aquela história do ladrão que está na feira, que bate a carteira e segue gritando pega ladrão, só ele acrescentou R$ 68 bilhões. O governo vive dando pedalada para fechar as contas. Esse ano o arcabouço fiscal foi pela sexta vez, em menos de oito meses, ultrapassado. E essa ultrapassagem foi uma brincadeira. Eles pegaram o primeiro trimestre do ano e colocaram como base para aumento de gastos no ano de 2024, quando historicamente pela contabilidade pública se faz no segundo trimestre. Por quê? Porque você já tem uma variação de normalidade do comportamento das receitas. E por que que ele antecipou para o primeiro trimestre contra o que diz o arcabouço e liberou R$ 15 bilhões a mais? Porque no ano passado pagou os precatórios E$ 90 bilhões, foram 30 da época do presidente Bolsonaro, e 60 de Lula, que ele disse que é tudo de Bolsonaro, no primeiro trimestre, teve 10 ou 12 bilhões de imposto retido pessoa jurídica, teve também os fundos exclusivos, teve offshore, então são receitas não recorrentes que não vão ser apresentadas no trimestre subsequente, então se aumenta a despesa, o desequilíbrio econômico vai ser grande, e o mercado já entendeu isso. A lua de mel com o Lula está se acabando, veja quanto é que está o preço do dólar, do câmbio, que é o maior desde o início do governo, veja como é que está o juro futuro, parou a diminuição do juro dentro do Copom porque desancorou o fiscal, então o mercado está caindo em si, que esse governo do amor, é na verdade o governo da catástrofe econômica que está repentindo os mesmos erros.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Festa de Santana de Caicó ganha destaque no São João de Patos, Paraíba

Publicado

em

Durante o tradicional São João de Patos, na Paraíba, a Festa de Santana de Caicó foi evidenciada como um dos principais eventos culturais da região do Seridó do Rio Grande do Norte. Realizada pela empresa Collab, conhecida por organizar grandes eventos em diversas cidades, a Festa de Santana promete ser um marco de compromisso, seriedade e responsabilidade, características que a Collab imprime em todos os seus projetos.

A Collab, responsável pela organização do renomado São João de Patos, traz a mesma excelência e profissionalismo para a Festa de Santana, que ocorrerá em Caicó. A empresa, já consolidada no mercado de eventos, destaca-se pelo cuidado e dedicação na realização de festividades que valorizam a cultura e as tradições locais.

O destaque da Festa de Santana durante o São João de Patos evidencia a importância do evento para a cultura nordestina, promovendo um intercâmbio cultural entre as cidades e reforçando o compromisso da Collab em oferecer experiências memoráveis ao público.

A Festa em Caicó segue o mesmo modelo que o prefeito Nabor Wanderley implantou em Patos – que tem permitido as parcerias Público Privada, diminuído os custos para a Prefeitura e aumentando a entrega de grandes atrações, movimentando a economia local.

A expectativa é que a Festa de Santana, que acontece de 18 a 28 de julho, com grande programação de 24 a 28 na Ilha de Sant’Ana, seja um grande sucesso, atraindo visitantes e celebrando as tradições com muito entusiasmo.

Com uma programação rica e diversificada, a Festa de Santana de Caicó promete encantar a todos, mantendo viva a essência do evento que é Patrimônio Cultural e Imaterial, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), celebrando a devoção à padroeira Santana. A Collab, mais uma vez, reafirma seu compromisso com a qualidade e a excelência na organização de eventos, contribuindo para a valorização da cultura e da história do Nordeste brasileiro.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Homens são 98% dos presos pelo crime de aborto no Brasil; entenda

Publicado

em

O Brasil tinha 633 pessoas presas ao final de 2023 pro crime de aborto. Desse total, mais de 98% eram homens, que pela legislação podem ser condenados ao forçarem o procedimento contra a vontade das mulheres.

Os dados foram colhidos pela coluna na Secretaria Nacional de Políticas Penais, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O número de presos por esse tipo de crime cresce há cinco anos seguidos e, em 2023, atingiu o maior número em pelo menos desde 2017 —desde quando os dados com tipificação estão disponibilizados.

Quem é denunciado por aborto, seja qual foi a modalidade, vai a júri popular.

Por que homens?

Para entender o porquê de homens estarem sendo presos é, primeiro, preciso saber que o aborto ilegal hoje tem pena de um a três anos para as grávidas que o realizam. Isso faz com que condenações não gerem prisão por conta da necessidade de transação penal.

Segundo Marcelo Balzer Correia, promotor do tribunal do júri de Curitiba, desde 2019, com a Lei 13.964/2019 (conhecido como pacote anticrime), o Código de Processo Penal passou a prever a possibilidade de um acordo de não persecução penal —que se trata de uma negociação pré-processual entre o MP (Ministério Público) e o investigado.

A possibilidade foi dada nos casos em que a infração penal ocorre sem violência ou grave ameaça e quando o crime tem uma pena mínima inferior a quatro anos.

“Agora existe a possibilidade de a mulher, ao confessar o aborto, não ser processada. Ela pode fazer esse acordo de não persecução penal em que aceita cumprir condições menos custosas do que a sanção penal”, explica Marcelo Balzer Correia, promotor do tribunal do júri de Curitiba.

A persecução penal, porém, só vale para casos que não sejam reincidência.

No caso de uma pessoa ou profissional, como uma parteira, que auxilie essa gestante a fazer o aborto, a pena é de um a quatro anos, o que também não gera cadeia.

Quem pode ser preso

A prisão em regime fechado só pode ocorrer quando o crime praticado por terceiros, ou seja, quando alguém força uma mulher grávida a fazer o aborto sem consentimento.

Nesses casos, se condenada, a pessoa pega uma pena que varia de três a dez anos. A pena ainda pode ser ampliada em um terço se, em consequência do aborto ou dos meios empregados para provocá-lo, a gestante sofrer lesão grave; e são duplicadas se causar morte.

“Para esses casos, não existe acordo de persecução penal. Via de regra, pelo que vemos nos casos aqui, quem faz isso é o namorado, o cônjuge, o pai da grávida; por isso que tem mais homens presos”, afirma Marcelo Balzer Correia.

Ele diz que, ao longo da atuação no tribunal do júri, o método mais comum que viu de aborto forçado foi o uso de um medicamento que induz o parto.

“Eles adquirem muito essa droga aqui vinda do Paraguai. Nesses casos, a mulher toma, passa mal, não consegue expelir o feto, e aí tem de ir a um hospital. Com a assistência, ela aponta quem deu o remédio a ela e vamos investigar”, diz Marcelo Balzer Correia.

Diferença de infanticídio

O promotor explica que há diferença na tipificação penal quando o feto nasce com vida, e a mãe ou alguém acaba o matando. Nesses casos, o crime não é mais aborto, mas sim infanticídio, com pena prevista de dois a seis anos de prisão.

Se o mesmo crime for praticado por uma outra pessoa, que não a mãe, o crime muda e passa a ser homicídio, com pena de seis a 20 anos. “A única que pode responder é a mãe, não se aplica a terceiro”, ressalta Marcelo.

No caso de infanticídio, não há dados de mulheres presas no país.

UOL

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Ataque israelense mata ao menos 42 pessoas em Gaza, diz governo local

Publicado

em

Pelo menos 42 pessoas foram mortas neste sábado (22) em ataques israelenses contra distritos da Cidade de Gaza, no norte do enclave palestino, afirmou o diretor da assessoria de imprensa do governo, controlado pelo Hamas. 

Ataque israelense contra casas em Al-Shati, um dos oito campos de refugiados históricos da Faixa de Gaza, matou 24 pessoas, disse Ismail Al-Thawabta à Agêcia de notícias Reuters. Outros 18 palestinos foram mortos em ataque contra casas no bairro de Al-Tuffah. 

O Exército israelense publicou um breve comunicado dizendo: “Agora há pouco, caças do IDF atingiram dois locais de infraestrutura militar do Hamas na região da Cidade de Gaza”. 

Também afirmou que mais detalhes serão divulgados em breve. O Hamas não comentou a alegação israelense de que atingiu sua infraestrutura militar. Em um comunicado, afirmou que os ataques tinham como alvo a população civil e prometeu que “a ocupação e seus líderes nazistas pagarão o preço por suas violações contra nosso povo”.

Imagens obtidas pela agência de notícias Reuters mostraram dezenas de palestinos correndo em busca de vítimas entre as casas destruídas, paredes explodidas, destroços e poeira nas ruas do campo de refugiados Shati.

A campanha militar em Gaza foi desencadeada quando militantes – liderados pelo Hamas – invadiram o sul de Israel em 7 de outubro do passado, mataram 1.200 pessoas e tomaram mais de 250 como reféns, segundo contagens israelenses. 

A ofensiva deixou Gaza em ruínas, matou mais de 37.400 pessoas – 101 nas últimas 24 horas – segundo autoridades palestinas do setor de saúde e deixou quase toda a população desabrigada e desamparada.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Mega-Sena pode pagar hoje R$ 86 milhões

Publicado

em

O concurso 2.740 da Mega-Sena poderá pagar, neste sábado (22), um prêmio de R$ 86 milhões a quem acertar as seis dezenas.

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Elídio Queiroz diz ser mais simpático ao povo e está novamente preparado para voltar a comandar a prefeitura de Jardim de Piranhas

Publicado

em

De novo, Elídio Queiroz vai disputar a prefeitura de Jardim de Piranhas, dessa vez o ex-prefeito com um norrau (Leia: Know-how) e expertise de um gestor comprometido com a população.

Elídio é querido, e tem se aliado a outros do seu nível. Tido como ex-gestor mais simpático de Jardim de Piranhas, Elídio disse que mais uma vez vai abrir mão de sua vida comercial e familiar.

“Gosto disso: de gente, povo, ser amigo, chegar junto. Ir a locais que nenhum outro político vai. Jardim tem muita gente rica que acha que pode tudo, comigo é diferente, gosto de ser povão”.

Elídio tem com grandes aliados, e um é o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, o presidente da ALRN, Ezequiel, além de João Maia e o vereador mais votado de Jardim de Piranhas, João Maria Amaro.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Líder americano dá prazo de 1 semana a Moraes

Publicado

em

O deputado norte-americano Chris Smith, presidente do Comitê Global de Direitos Humanos na Câmara dos Estados Unidos, enviou nesta sexta-feira (21) um documento ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitando esclarecimentos sobre alegações de violações de direitos humanos no Brasil.

Chris Smith declarou que está estudando a legislação pertinente para entender melhor os acontecimentos no país. Ele sublinhou a importância de examinar as alegações com seriedade, dado o impacto potencial nas relações internacionais e na percepção global do Brasil.

No documento, Smith pediu uma resposta de Moraes dentro de uma semana. A urgência do pedido reforça a gravidade das acusações e a necessidade de uma manifestação imediata e esclarecedora do ministro.

Smith afirmou ainda que há uma série de denúncias de violações de direitos humanos ocorrendo no Brasil. As acusações tem sido respaldadas por outras autoridades dos Estados Unidos, aumentando a pressão para que o Brasil forneça explicações detalhadas sobre as medidas tomadas e as investigações em andamento.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Estuprador esmaga testículo de vítima ao notar que violentava travesti

Publicado

em

Por Metrópoles – A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, temporariamente, um homem que roubou e estuprou uma travesti, em um matagal, após rendê-la em uma parada de ônibus, no Lago Oeste. Durante a violência sexual, o criminoso percebeu que se tratava de uma transexual e passou a apertar e a puxar os testículos e pênis da vítima. O crime ocorreu em 9 de março deste ano e foi solucionado por investigadores da 35ª Delegacia de Polícia (Sobradinho II) em 24 de abril, mas só foi divulgado nessa sexta-feira (21/6).

Na noite do crime, a travesti voltava da faculdade de ônibus quando saltou na parada do Colorado. Ela passou por um homem no momento em que caminhava pela passarela e chegou a ar uma informação a ele, após ser perguntada sobre onde ficava a parada mais próxima. Quando ambos aguardavam o ônibus, o homem agarrou a vítima por trás encostando um estilete em seu pescoço.

O criminoso obrigou a travesti a fazer sexo oral nele, sem que olhasse para seu rosto. Após a violência, o agressor determinou que a vítima se levantasse e o abraçasse como se fossem namorados. Em seguida, o estuprador levou a travesti para um matagal próximo à via que dá acesso ao Lago Oeste, no limite da reserva florestal.

Sexo anal

A vítima foi obrigada a fazer sexo anal, mas quando o criminoso percebeu que tratava-se de uma travesti, passou a agredi-la com tapas no rosto e na cabeça, ao mesmo tempo em que puxou o pênis e os testículos dela, enquanto a xingava de “viado”. A violência sexual durou aproximadamente 50 minutos. Depois de toda a agressão, o criminoso ainda fez com que a travesti procurasse a sandália que ele havia perdido em meio à vegetação.

No momento em que o estuprador se afastou para dentro da reserva à procura da sandália, a travesti saiu correndo até a rodovia gritando por ajuda. Ela foi socorrida e levada para casa. Após prestar depoimento, a vítima e alguns familiares retornaram ao local do crime e encontraram a calcinha dela e uma mochila que seria do criminoso. Dentro, havia peças de roupa e uma carteira de trabalho.

Os objetos foram levados até a a delegacia e auxiliaram os policiais a identificar e prender o estuprador.

Texto: Carlos Caron e Mirelle Pinheiro

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares