Connect with us

DESTAQUE

Sessão Solene no Legislativo enaltece e homenageia Campanha da Fraternidade 2023

Publicado

em

A Assembleia Legislativa do RN realizou Sessão Solene, na tarde desta quinta-feira (13), por iniciativa dos deputados Hermano Morais (PV) e Francisco do PT, com o objetivo de celebrar a Campanha da Fraternidade 2023. Este ano, o tema da ação é “Fraternidade e fome”, e o seu lema, “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

“A campanha deste ano traz, mais uma vez, um assunto de extrema importância a ser debatido na sociedade. A falta de acesso regular a uma alimentação adequada, por grande parte da população brasileira, tem sido um dos principais desafios enfrentados pelo País, ao longo dos últimos anos. De acordo com dados divulgados em meados de 2022, pela ONU, a quantidade de brasileiros que enfrentam algum tipo de insegurança alimentar ultrapassou a marca de 60 milhões de pessoas, ou seja, aproximadamente 1 em cada 3 cidadãos”, iniciou Francisco do PT.

Segundo o parlamentar, “a fome voltou, e é preciso falar sobre isso”. “Então, eu deixo o meu mandato à disposição para que possamos contribuir com ações e iniciativas de combate a esse mal que atinge a nossa sociedade. Além disso, quero dizer que é uma honra poder compartilhar essa sessão com o deputado Hermano, a respeito de uma temática tão importante para a vida das pessoas, que é a insegurança alimentar”, finalizou.

Em seguida, o deputado Hermano Morais deu início ao seu discurso lembrando que a Campanha da Fraternidade nasceu no RN, no distrito do Timbó, em Nísia Floresta.

“Depois, a iniciativa ganhou dimensão nacional e internacional, tornando-se uma campanha ecumênica, com a participação de toda a sociedade, sempre tratando de temas relevantes. E o assunto deste ano é a fome. Dessa forma, nós todos fomos convocados a refletir sobre esse problema que assola muitas pessoas, infelizmente”, disse.

Segundo o deputado, “nós temos fome de Deus, do seu amor, da sua misericórdia e da sua presença. Temos fome de paz, fraternidade e tudo mais que, de fato, nos humaniza. E, sobre a fome de comer, é algo tão simples, necessário e imprescindível aos seres humanos. Um problema tão antigo e infelizmente tão presente, que nos maltrata e nos empobrece, no sentido mais intrínseco que a palavra pode significar. O que ocorre quando o alimento não chega a todos os seres humanos? O que podemos fazer para amenizar esse problema? Essa é uma grande contradição para um País que produz e exporta alimentos para o mundo inteiro”, acrescentou.

Hermano Morais ressaltou ainda que a fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade e um desafio que não podemos deixar de enfrentar, pois ela acaba refletindo em toda a população.

“A Campanha da Fraternidade 2023 tem como objetivo geral sensibilizar a sociedade a combater a fome, por meio de compromissos que transformem essa realidade a partir do evangelho de Jesus Cristo. E alguns dos seus objetivos específicos são: revelar as causas estruturais da fome; acolher o imperativo da palavra de Deus, que nos conduz à corresponsabilidade fraterna; investir esforços concretos em iniciativas que levem à superação do problema; estimular iniciativas de agricultura familiar; e mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação, garantindo que todos tenham vida”, detalhou o deputado.

Por fim, Hermano convocou todos a serem protagonistas na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e fraterna. “Como disse o nosso Papa Francisco, ‘não há democracia se existe fome’”, finalizou.

Na sequência, o presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar, Jean Pierre Câmara, exibiu o panorama da fome no Rio Grande do Norte. “A fome é uma crise sistêmica composta pelas dimensões ambiental, social, econômica, sanitária, enfim, é uma questão com diversas conexões. E ela vem nos lembrar de um direito constitucional, que é a alimentação adequada e saudável, gerando o conceito de segurança alimentar e nutricional”, explicou.

De acordo com o presidente do conselho, a fome precisa estar dentro da agenda política do Brasil. “Hoje, muitos autores falam no ‘desmantelamento dos sistemas de proteção social e das políticas públicas’. Quando a gente tira o ‘Programa Nacional da Aquisição de Alimentos, ameaça o ‘Programa Nacional da Alimentação Escolar’ e reduz o número de cisternas, a gente está excluindo da agenda do governo o papel dele, que é garantir o bem-estar social”, destacou.

Em seguida, Jean Pierre ressaltou que a pandemia da Covid-19 evidenciou as fragilidades do sistema de proteção social (saúde, previdência e assistência social), deixando boa parte da população sem amparo.

“Além disso, a falta de universalização de atendimento de Saúde e a redução dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza também alastram a problemática da segurança alimentar”, complementou.

Sobre os dados estatísticos da segurança alimentar e nutricional, com referência em pesquisas do IBGE, ele ressaltou que, em 2004, havia 9,4% da população em situação de fome no Brasil. “Já no ano de 2014, nós conseguimos sair do mapa da fome, com 77,1% dos cidadãos em segurança alimentar, graças a um conjunto de políticas públicas que permitiram maior transferência de renda, acesso amplo à alimentação escolar, enfim, com o aumento de investimentos públicos no bem-estar da sociedade brasileira”, exemplificou.

Outro dado trazido pelo presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar foi o de que as regiões Norte e Nordeste são as mais atingidas pela fome no País.

“15,5% da população brasileira que passam fome. Dentre esses, 45,2% estão no Norte e 38,4% no Nordeste. Além disso, o problema da fome está mais presente nas áreas rurais. Já em relação ao gênero, é mais frequente entre as mulheres. E segundo critérios de cor da pele, percebe-se que a população autodeclarada negra tem o dobro de insegurança alimentar e nutricional em relação à branca”, concluiu Jean Pierre Câmara.

Dando continuidade aos discursos, o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira, falando em nome dos homenageados, agradeceu a oportunidade e enfatizou a importância de dar visibilidade às ações de solidariedade. “Vejo na galeria tantas pessoas da nossa sociedade e da nossa igreja, tantos cidadãos que se preocupam e se dedicam a essas causas urgentes e necessárias. E esta sessão tem uma importância muito grande para nós, porque enquanto a sociedade ressaltar e der amplitude a todas as ações voltadas ao combate de situações graves do ponto de vista social – a exemplo da fome – sabemos que tudo pode melhorar”, disse.

Para o arcebispo, a fome estarrece a todos e é uma vergonha no mundo de hoje. “Nós temos mais de 33 milhões de pessoas passando fome no Brasil. E eu não vou nem falar dessa quantidade a nível mundial. Portanto, após tudo que já foi dito aqui, nós agradecemos, diante de Deus, por esta oportunidade, e pedimos que Ele fortaleça cada vez mais iniciativas como essa”, concluiu.

Segundo o coordenador da Campanha da Fraternidade, Padre Robério Camilo Silva, a ação deste ano o fez lembrar que “só quem pode falar bem de fome é quem já passou fome”.

“Eu passei fome na década de 70, e ela era bem diferente da fome de hoje, porque as perspectivas são outras, as causas são outras. A gente passou fome, mas era por causa da seca. E, naquele tempo, quando ainda não havia políticas públicas muito organizadas, o governo chegava junto com as Frentes de Emergência. Eles não davam dinheiro, mas trocavam por serviço. Lembro que meu pai tinha que trabalhar o dia todo para poder voltar com a garantia da alimentação. E é assim, de geração em geração, a gente vai convivendo com a fome”, exemplificou o padre.

De acordo com o coordenador da campanha, as pessoas precisam refletir sobre como vão acolher o tema.“Diante do faminto, como vamos nos comportar? Precisamos ter compaixão, que é diferente de pena. Quando sentimos pena, nada fazemos; mas quando sentimos compaixão, vamos lá e cuidamos. Precisamos colocar a centralidade no amor e enxergar o outro como um irmão. Esse é o sentido da Campanha da Fraternidade. Só se preocupa com a fome real, quem tem fome e sede de justiça. Se nós podemos fazer alguma coisa, então façamos. Que essa campanha não termine aqui. Eu deixo aqui o meu muito obrigado e os votos de que Deus continue tocando os corações de todos aqui presentes”, finalizou.

Homenageados:

Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano)

Padre Robério Camilo (Coordenador da Campanha da Fraternidade)

Padre José Freitas Campos (Ex-coordenador da Campanha da Fraternidade – 2004 a 2010)

Padre Alcimário Pereira de Oliveira (Ex-coordenador da Campanha da Fraternidade – 2011 a 2013)

Maria Piedade (Missionária católica que presenciou o nascimento da campanha na comunidade de Timbó)

Padre Antônio Murilo de Paiva (Rede SAR)

Marcos Antônio Campos (Fraternidade de Leigos Toca de Assis)

Jean Jeferson (Pastoral do Povo de Rua)

Emanuelle Cristiane Cassiane de Moura (Igreja Vida-Videira Transforma Brasil)

Edgar Smith (Armazém da Caridade)

ÁLBUM DE FOTOS

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Após anunciar separação com Belo, Gracyanne Barbosa revela que traiu cantor com personal da academia

Publicado

em

Gracyanne Barbosa confirmou na tarde desta quinta-feira (18) que traiu Belo com um personal. Casados há 16 anos, os dois estariam enfrentando uma crise no casamento há oito meses.

“Eu conversei com a Gracyanne e ela me confirmou que teve um caso extraconjugal. Eu perguntei quem era e ela falou que é uma pessoa que frequentava a mesma academia que ela”, disse Leo Dias.

“Ela admite que errou com o Belo. Ela não tinha momentos a sós com ele, nem para resolver a crise no casamento deles. Mora muita gente lá”, informou o apresentador do “Fofocalizando”, programa do SBT.
Ainda segundo o jornalista, Gracyanne conheceu um personal chamado Gilson e teve um caso com ele. Belo descobriu sobre a relação extraconjugal e deu início a uma crise no casamento há oito meses. “Ela me falou que não está mais com o personal nem com Belo”, completou Leo Dias.
Ao apresentador, a influencer fitness também confirmou o fim de seu relacionamento com o pagodeiro. “Não estou mais com Gilson, já estive, mas não estou mais (…) Estávamos muito mal, meu casamento estava muito mal. Não foi falta de amor. Eu brigava com meu marido e o empresário é quem me ligava. Hoje estou sozinha. Uma separação é muito fácil. É muito conturbado financeiramente, a gente nunca conseguiu se organizar. Eu amo o Belo, ele é o homem da minha vida. Mas hoje não sei se a gente tem futuro. Eu sei que eu o magooei demais e hoje eu me arrependo disso”, disse Gracyanne.
De O Dia

 

Continue lendo

DESTAQUE

Maior concurso da história da Uern acontece neste domingo

Publicado

em

 

Tudo pronto! Às vésperas do Concurso Público para docentes e técnicos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) informa à comunidade, em especial aos quase 19 mil candidatos inscritos, que todos os preparativos para a realização do certame seguem o fluxo normal.

As provas objetivas e discursivas para técnicos e docentes serão aplicadas neste domingo, 21 de abril, em Mossoró, nos turnos matutino e vespertino.

Com relação ao Edital nº 01 de 5 de janeiro de 2024, a decisão liminar acatando parcialmente o Mandado de Segurança impetrado pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern) foi revogada pela 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Mossoró/RN.

A justiça deferiu o pedido de reconsideração da Uern, com base nos argumentos do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), sobre a impossibilidade de divulgar, neste momento, os nomes que irão compor a banca examinadora da prova discursiva.

O entendimento da justiça é o de que a publicação da composição das bancas, na fase de prova discursiva, pode violar o sigilo e a isonomia essenciais nesta etapa, uma vez que é preciso garantir que não ocorra identificação ou contato entre os candidatos e os avaliadores.

Continue lendo

DESTAQUE

BRUNO DE CARRAPICHO LIDERA PESQUISA DO INSTITUTO CEDAC PARA PREFEITO DE PATU CONFIRA OS NÚMEROS.

Publicado

em

 

img_3373-1-1024x599 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera
O instituto CEDAC esteve no mês de abril nas ruas de PATU onde Foram entrevistados 400 pessoas distribuídas seguindo os critérios do IBGE. A coleta dos dados foram realizadas
nos dias 12 a 13 de abril de 2024 e foi registrado Pesquisa Eleitoral – RN-
02665/2024 PATU – RN.
A margem de erro desta pesquisa é de 4.8 pontos percentuais,
com um intervalo de confiança de 95%.
img_3374-1-1024x495 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera
O candidato Bruno lidera na pesquisa estimulada

Pesquisa na espontânea

img_3385-1-967x1024 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera
Na espontânea os Candidatos Bruno e Ednaldo estão tecnicamente empatados
img_3369-1-1024x754 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera
Avaliação da Gestão do atual prefeito Rivelino do MDB é considerada ruim e péssima para mais da metade da população do município
img_3370-1-1024x395 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera

Rivelino lidera no item REJEIÇÃO

img_3383-1-896x1024 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera
O atual prefeito Rivelino tem a maior rejeição diz pesquisa da CEDAC

Para vereadores os mais citados

img_3384-1-839x1024 PESQUISA PATU: veja os números, Bruno lidera

 

Continue lendo

DESTAQUE

TRABALHO: Em Currais Novos Escola Estadual passa por maior reforma da sua história

Publicado

em

A Escola Estadual em Tempo Integral Cap. Mor Galvão está passando pela maior reforma e restauro da sua história. As obras, que tiveram início nesta semana, contemplam intervenções em toda parte estrutural da escola.

O investimento do Governo Estadual é de aproximadamente R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais). A expectativa é que os trabalhos de reforma sejam concluídos em 4 meses.

De acordo com o diretor Jhonata Vieira, a conquista é fruto de uma luta antiga de toda a comunidade escolar.

Continue lendo

DESTAQUE

Clima quente na OAB: Advogados trocam agressões ao lado do Fórum, em Natal

Publicado

em

Caso de violência e troca de agressões entre colegas advogados na manhã desta sexta (19).

O advogado Leonardo Miranda levou uns tapas de Salomao Sibalde, vice-presidente da Associação Nacional de Advogados Criminalistas (Anacrim).

A agressão teria ocorrido no prédio comercial Themis Tower, bem pertinho do Fórum Miguel Seabra Fagundes.

O clima está realmente quente na OAB/RN.

Blog do Gustavo Negreiros

Continue lendo

DESTAQUE

NELTER QUEIROZ DEBATE NA SEMARH SITUAÇÃO DO AÇUDE ITANS DE CAICÓ

Publicado

em

 

Buscando viabilizar alternativas para ressuscitar o Itans, maior reservatório hídrico do município de Caicó e um dos maiores da região Seridó, o deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) esteve em audiência, nesta sexta-feira (19), na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), em Natal, com o secretário Paulo Varela.

De acordo com o parlamentar, uma das saídas para ressuscitar o Itans seria a transposição de águas do Rio Seridó, através da barragem Passagem das Traíras, localizada entre os municípios de Jardim do Seridó e São José do Seridó. “Este é um sonho de toda população de Caicó e da região Seridó. Usaremos nosso mandato para lutarmos por esta causa”, disse Nelter.

Para o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Paulo Varela, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte viabilizou recursos junto ao Governo Federal para elaborar projetos visando o planejamento hídrico do Rio Grande do Norte para os próximos 30 anos. “Uma licitação será realizada nos próximos 60 dias para a definição de empresa de engenharia que realizará estudos de viabilidade e, posteriormente, elaborará projetos”, apontou.

Ainda de acordo com Paulo Varela, uma das ideias que serão analisadas será a transposição de bacias, do Rio Seridó para o Itans, através da Passagem das Traíras, via cota de sangria. Para o secretário, caso seja constatada a viabilidade da ideia em questão, um projeto será elaborado pelo Governo do Estado visando a transposição destas águas.

ENTENDA

A última sangria do açude Itans ocorreu há 15 anos, em 2009. De lá para cá, conforme dados repassados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, em torno de 1.200 reservatórios foram construídos nas cabeceiras do Itans, situação que vem dificultando a chegada de águas ao reservatório.

Continue lendo

DESTAQUE

Timbaúba dos Batistas é destaque no evento dos 100 dias para as Olimpíadas na França.*

Publicado

em

 

O trabalho de 80 bordadeiras de Timbaúba dos Batistas foi destaque na noite desta quarta-feira (17), no evento dos 100 dias para as Olimpíadas de Paris.

O evento foi realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Morro da Urca, no Rio de Janeiro, para convidados, autoridades e imprensa.

O prefeito de Timbaúba dos Batistas Ivanildo Filho e o de Caicó Dr. Tadeu a secretária de Desenvolvimento Econômico – Salmira, representaram o Rio Grande do Norte na solenidade importante, uma vez que as Olimpíadas se destacam como impulsionadoras não apenas do desempenho esportivo, mas também do dinamismo econômico global.

A solenidade ficou marcada pelo anúncio dos “Embaixadores Olímpicos” dos primeiros nomes que participarão do programa “Vivência Olímpica” e pela apresentação dos uniformes que carregam pontos de amor das bordadeiras da cidade de Timbaúba dos Batistas.

Na oportunidade todos conheceram de perto os uniformes que vestirão a delegação brasileira e o sentimento deste momento marcante também para 80 bordadeiras que com sua força vinda das mulheres do Seridó emanarão boas energias.

O evento contou com a participação do Ministro do Esporte André Fufuca, Ex-Ministro Aldo Rebelo, Presidente do COB Paulo Wanderley e sua esposa Deinha, além de Renata Fonseca da Riachuelo, João Hélio, Verônica do Sebrae, atletas olímpicos e outras pessoas importantes.

Continue lendo

DESTAQUE

Ubaldo convida secretário para ir à AL a informar ações em reservatórios*

Publicado

em

 

Após ter feito pronunciamento, recentemente, na Assembleia Legislativa externando sua preocupação com os possíveis incidentes com relação aos níveis dos reservatórios do Rio Grande do Norte e possíveis rompimentos, levando riscos às comunidades próximas, o deputado estadual Ubaldo Fernandes aproveitou uma reunião, na manhã desta sexta-feira (19), com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varela, para convidá-lo para ir ao poder legislativo ao lado de outros representantes do Governo para informar sobre planejamentos e ações de manutenção das barragens e açudes estaduais, e monitoramento, inclusive, dos particulares.
Além de aceitar o convite de imediato, o gestor ressaltou sua disponibilidade para divulgar dados e prestar esclarecimentos em encontros periódicos, de modo a dar transparência às ações que estão realizando em conjunto com outras pastas. “Quero agradecer sua presença, deputado, e – de prontidão – digo que estaremos lá. É importante prestar contas e podemos, inclusive, sistematizar isso. Por determinação da governadora (Fátima Bezerra), estamos fazendo processos de licitações para a manutenção sistemática dos reservatórios. Neste momento, estamos fazendo monitoramento, junto à defesa civil, atuando em consonância com as prefeituras. Então, consideramos importante demonstrar esse trabalho e ouvir de vocês sugestões”, disse.
Ubaldo destacou que tem sua preocupação em relação à segurança hídrica. “Então, estou vendo com o secretário Paulo Varela para que vá à Assembleia Legislativa, junto a representantes de outros órgãos, para apresentar ao Rio Grande do Norte os dados estatísticos e ações estratégicas. A prevenção é muito importante. Estamos felizes com as sangrias nas barragens, com essas chuvas boas para a agricultura e pecuária, mas precisamos também nos preocupar com a prevenção e é importante levar ao cidadão as informações oficiais para esclarecer o que está sendo feito pelo Governo em relação à questão”, disse.

Continue lendo

DESTAQUE

PSDB se agiganta em Areia Branca e vai concorrer novamente com candidatura própria

Publicado

em

 

Além da prefeita Iraneide, partido aumentou sua bancada na Câmara Municipal para sete vereadoresA prefeita Iraneide Rebouças reforçou o PSDB de Areia Branca, município com quase 23 mil eleitores, na região da Costa Branca. Reeleita em 2020 com quase 9 mil votos, Iraneide recebeu o vice-prefeito Dr. Bruno Filho, que é o pré-candidato do PSDB nas Eleições 2024. O vereador Kinho de Beguinho, agora tucano será o companheiro de chapa a ser levado nas Convenções do partido, que acontece no período de 22 de julho até 05 de agosto. Os médicos, Dr. José Alfredo Rebouças e Ruidenberg Ferreira Souto, o Dr. Beguinho, também respaldam a chapa do PSDB.

“Unidos, eles (Bruno e Kinho) representam a força, a visão e o compromisso de levar Areia Branca a patamares de sucesso e bem-estar ainda maiores para os nossos cidadãos. Temos a experiência e a juventude unidas, maximizando o potencial para escrever o próximo capítulo da nossa história”, pontuou Iraneide.

Na Câmara Municipal, o PSDB passou de quatro cadeiras para sete, sendo a maior bancada da Casa. Agora integram o PSDB: os vereadores Kinho de Beguinho, Alderi Batista, Fatima Luz, Waguinho Tavernard, Celso Uchoa, Chiquinho da Redonda e Clécio do Hospital. Ainda são pré-candidatos os ex vereadores: José Nazareno de Lemos e João de Beguinho.

Bruno Filho é político com um histórico de vitórias em Areia Branca, tendo sido prefeito por duas vezes. Em 2016 se engajou na campanha vitoriosa da prefeita Iraneide Rebouças. E em 2020 foi seu companheiro de chapa, galgando mais uma vitória, na condição de vice. Já Kinho de Beguinho, está concluindo seu segundo mandato de vereador. Já foi presidente da Câmara Municipal e tem uma vasta de serviços prestados no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Lançamento do livro “Memorial Político dos Veras e Saldanha”

Publicado

em

 

Na manhã desta quinta-feira, o salão nobre da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi palco do lançamento do terceiro livro do autor Galbi Saldanha, intitulado “Memorial Político dos Veras e Saldanha”. O evento reuniu entusiastas da história e genealogia brasileira, que tiveram a oportunidade de mergulhar nas narrativas e análises sobre as influências históricas e políticas das famílias Veras e Saldanha no Brasil.

Galbi Saldanha, conhecido por seu rigoroso trabalho de pesquisa, explora em sua nova obra a trajetória dessas notáveis famílias, apresentando um estudo detalhado que não só evidencia a genealogia, mas também as contribuições políticas desses sobrenomes ao longo dos séculos.

O livro “Memorial Político dos Veras e Saldanha” promete ser uma referência essencial para todos os interessados na complexa teia de relações familiares e políticas que definiram muitos dos contextos sociais do Rio Grande do Norte e, por extensão, de todo o país. A recepção positiva da obra foi evidenciada pelo grande número de presentes.

Este lançamento não só celebra a contribuição de Galbi Saldanha à literatura histórica brasileira, mas também serve como um lembrete da importância de entender e valorizar nossa história para moldar o futuro. “Memorial Político dos Veras e Saldanha” já está disponível para venda e é uma obra recomendada para quem deseja aprofundar seus conhecimentos sobre a história política e genealógica do Brasil.

Continue lendo

Populares