Connect with us

DESTAQUE

Sessão solene na Assembleia Legislativa homenageia os 104 anos da Assembleia de Deus no RN

Publicado

em

Selo Unale

 

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou sessão solene nesta segunda-feira (23) em homenagem aos 104 anos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN). O deputado Albert Dickson (PSDB) foi autor da homenagem realizada no plenário da Casa. Na abertura dos trabalhos, o parlamentar traçou um histórico da evolução da igreja no Estado, desde a chegada dos primeiros missionários, em 1910.

“O legado e a contribuição da Assembleia de Deus em nosso Estado são marcas dessa instituição para a sociedade. Desde seus primórdios, a igreja conta com nomes admiráveis pela forma com que se mantiveram inabaláveis em sua missão. São 104 anos de uma história que só orgulha os seus membros e a sociedade potiguar”, afirmou o parlamentar.

O deputado Jacó Jácome (PSD), a vereadora de Natal Margareth Régia (PROS) e a deputada federal Carla Dickson (União Brasil) prestigiaram o evento. “É com alegria que estamos aqui comemorando os 104 anos da Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte. Uma igreja que tem em sua história a participação ativa de mulheres que, ao lado dos seus maridos, construíram uma história contada com orgulho e santidade dessa instituição usada por Deus”, disse Carla Dickson.

O deputado Jacó Jácome (PSD) elogiou a proposição do colega deputado Albert Dickson ao homenagear a Assembleia de Deus. “Celebramos aqui 104 anos dessa igreja tão amada e importante para a vida cristã e social do nosso Estado”, ressaltou.

Falando em nome dos demais religiosos homenageados, o presidente da IEADERN, pastor Martim Alves da Silva, afirmou que o momento é de extrema alegria.

“É uma honra e alegria receber mais essa homenagem ofertada por esta Casa. Temos serviços prestados ao nosso Estado, no que tange à evangelização e ao trabalho social. Nesses cento e quatro anos transcorridos, conseguimos chegar aos 167 municípios desse Estado. Por isso, celebramos com alegria os 104 anos da Igreja Assembleia de Deus”, afirmou o presidente da IEADERN, Pastor Martin Alves.

O primeiro culto pentecostal em solo potiguar foi realizado na Rua do Arame, em 1918, sob a liderança de Francisco Cezar e o primeiro pastor, Adriano Nobre, foi quem implantou a igreja e fez o primeiro batismo às margens do Rio Potengi.

 

Assembleia de Deus – 104 anos

As Assembleias de Deus no Brasil estão completando, neste dia 18 de junho, 104 anos de fundação. Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos que antes de chegarem ao Brasil visitaram o movimento de despertamento e avivamento espiritual da Rua Azuza em Los Angeles, EUA.

Daniel Berg e Gunnar Vingren atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa descobriram que se tratava da região norte de nosso país. Obedecendo ao “ide” chegaram a terras brasileiras em 19 de novembro de 1910.

A princípio reuniram-se com as igrejas batistas aqui já instaladas, mas como traziam na bagagem a doutrina pentecostal do batismo no Espírito Santo com a evidência do falar em línguas e a atualidade da concessão de dons espirituais como nos tempos apostólicos, não demorou para que o Senhor Jesus começasse a batizar os membros daquela igreja que, não aceitando a nova doutrina, decidiram desligar da comunhão os crentes que se uniram aos missionários. Entre eles, a irmã Celina Albuquerque, que na madrugada de 02 de junho de 1911 recebeu o batismo no Espírito Santo e falou em línguas conforme a promessa descrita no livro do profeta Joel 2 e seu cumprimento em Atos dos Apóstolos 2. Ela foi a primeira crente da igreja Batista de Belém a ser batizada. Logo outros foram batizados também. Um total de 13 membros deixou a igreja Batista em Belém do Pará para juntar-se aos missionários e fundarem em 18 de junho de 1911 a igreja Missão da Fé Apostólica.

Muitos estavam curiosos para conhecerem a nova doutrina. Houve rejeição por parte de alguns, mas muitos abraçaram a doutrina porque viam nas páginas da Bíblia a confirmação do que era pregado e ensinado pelos missionários estrangeiros. A essa altura as reuniões de oração que no início aconteciam na residência dos missionários, passaram à residência da irmã Celina de Albuquerque.

Reunidos na casa da irmã Celina, por sugestão de Gunnar Vingren, em 18 de janeiro de 1918, registrou-se a igreja Assembleia de Deus, nome que traz até hoje. Tendo origem no movimento pentecostal do início do século XX na América, as Assembleias de Deus do Brasil, cresceram nos moldes da igreja do Novo Testamento, onde os discípulos cheios do Espírito Santo levaram o Evangelho a todo o mundo.

Não muito tempo depois as Assembleias de Deus chegaram aos grandes centros urbanos das regiões Sul e Sudeste, como Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte. Em 1922 chegou ao Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, e ganhou impulso com a transferência de Gunnar Vingren, de Belém, PA, em 1924, para a então capital da República.

Desde 1930, quando se realizou a primeira Convenção Geral dos pastores na cidade de Natal, RN, as Assembléias de Deus no Brasil passaram a ter autonomia interna, sendo administrada exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem, contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia. A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembléias de Deus dos EUA através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.

Em virtude de seu fenomenal crescimento, principalmente depois dos anos 90 com a criação e ação da chamada Década da Colheita, iniciativa das Assembléias de Deus, os pentecostais começaram a fazer diferença no cenário religioso brasileiro. De repente, as autoridades religiosas e seculares despertaram para uma possibilidade jamais imaginada: o Brasil poderia vir a tornar-se, no futuro, uma nação protestante. Tal possibilidade se tornou ainda mais real com a divulgação entre o final de 2006 e início de 2007 por um instituto de pesquisa de que, com vinte milhões de fiéis, o Brasil é o maior país pentecostal do mundo.

Atualmente, os mesmos institutos de pesquisa apontam para uma mudança no perfil evangélico brasileiro em todos os setores da sociedade por conta da ação do Evangelho. As Assembleias de Deus estão hoje em todas as camadas da sociedade, inclusive com representantes na esfera política do Congresso Nacional. Como agente de mudança não somente espiritual, vê-se a igreja agindo em grande escala em trabalhos sociais de grande envergadura e empenhada a mudar a face do nosso país a partir do Evangelho de Jesus Cristo, tendo templos em quase todas as cidades brasileiras.

ÁLBUM DE FOTOS

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

PESQUISA PIRÂMIDE/BLOG DO RR/ BREJINHO: JEFFERSON GOMES TEM 62% CONTRA 10,62% DE IVAN JR*

Publicado

em

 

O Blog Rudimar Ramon divulgou nesta quinta-feira (18), o resultado da Pirâmide Pesquisas sobre a eleição e avaliação da administração no município de Brejinho em 2024. A pesquisa mostra que o pré-candidato à prefeito, Jefferson Gomes, aparece em primeiro nas intenções de votos do pleito deste ano.

*Cenário estimulado:*

No cenário estimulado, Jefferson Gomes aparece com 62% das citações, seguido de Ivan Júnior, com 10,62% das citações. Não sabem ou não responderam totalizam 21%. Nenhum 15,50%.

*Cenário espontâneo:*

No cenário espontâneo, Jefferson Gomes aparece em primeiro com 29,50% das intenções de votos dos entrevistados, João Gomes aparece em segundo com 29,50% das citações, Ivan Júnior aparece em terceiro com 1,75%. Não sabem ou não responderam são 35,25%. Nenhum dos candidatos totalizam 6,00%. Outros somam 4,25%.

*Aprovação da gestão:*
A pesquisa também perguntou aos eleitores que avaliassem a gestão do atual gestor João Gomes. O atual prefeito é aprovado por 86,50% dos entrevistados. Os entrevistados que desaprovam a gestão somam 9,50%. Não sabem ou não responderam são 4,00%.

A pesquisa foi realizada no dia 05 de Julho, com 400 entrevistas, com margem de erro de 4% e confiabilidade de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número – RN-02886/2024.

Continue lendo

DESTAQUE

NÍSIA FLORESTA – Lucas de Pirangi anuncia apoio à Alexandre Dantas que cresce com novas adesões

Publicado

em

 

O pré-candidato a Prefeito de Nisia Floresta, Alexandre Dantas, segue recebendo novos apoios. Desta vez, Lucas de Pirangi, aderiu ao projeto Oposicionista do Município. Com a adesão de Lucas, a pré-candidatura de Alexandre Dantas ganha uma nova adesão com representatividade no Litoral, especialmente nas praias de Tabatinga, Búzios, Pirangi do Sul, Tabatinga, Camurupim e Barreta.

Novas lideranças nas comunidades do Pium, Horta e Lago Azul além de Alcaçuz já confirmam novos apoios no decorrer dos próximos dias.

“Estamos muitos felizes com a chegada de novos parceiros nessa caminhada pela mudança de Nisia Floresta. Chegou a hora de libertar nosso povo que está cansado da mesmice administrativa. Agradeço a confiança de tantos amigos e especialmente do nosso querido Lucas que soma conosco neste projeto!” Afirmou Alexandre Dantas.

Continue lendo

DESTAQUE

PSD MARCA CONVENÇÃO PARA CONFIRMAR JAIME CALADO COMO CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO GONÇALO

Publicado

em

 

Será neste sábado (20), no Ginásio do Conjunto Amarante, em São Gonçalo, a Convenção do PSD e partidos aliados.
O evento previsto para iniciar às 16h vai oficializar as candidaturas de Jaime Calado (PSD) à prefeito, Flávio Henrique (Solidariedade) a vice-prefeito e candidatos a vereadores.
Está confirmado a presença do Presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além de presidentes estaduais de vários partidos coligados na mudança.
“Esperamos você lá para estarmos juntos, unidos nesta missão de tornar São Gonçalo cada vez melhor e mais feliz. Sua presença é essencial para fazer a diferença no futuro da nossa cidade. Contamos com você”, disse Jaime Calado
Continue lendo

DESTAQUE

Lançamento das Revistas Caicó e Currais Novos da Gente acontecerão nas Festas de Sant’Ana

Publicado

em

 

As Festas de Sant’Ana deste ano marcarão o lançamento das revistas “Caicó da Gente” e “Currais Novos da Gente”, pelo terceiro ano consecutivo. Os eventos celebram a riqueza da religiosidade, da cultura e dos personagens ilustres das duas cidades seridoenses.

A revista “Currais Novos da Gente” será lançada no dia 21 de julho, seguida pela “Caicó da Gente” no dia 22 de julho. Em ambas as cidades, 4 mil exemplares serão distribuídos gratuitamente ao público. As revistas estarão disponíveis para retirada nos estabelecimentos dos patrocinadores, permitindo que a população tenha fácil acesso ao conteúdo.

Os jornalistas responsáveis pelas publicações são Ismael Medeiros e Suerda Medeiros, cujos trabalhos destacam a importância de valorizar e divulgar as tradições e histórias locais. Esta iniciativa reafirma o compromisso das revistas em fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento nas comunidades de Currais Novos e Caicó. As publicações são uma oportunidade única para os seridoenses mergulharem na essência cultural e religiosa do Seridó, celebrando suas raízes e figuras notáveis.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Vivaldo Costa participa de abertura da Festa de Sant’Ana em Caicó

Publicado

em

 

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) participou nesta quinta-feira (18) da abertura oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó. Ao lado do prefeito Dr. Tadeu e do vice-prefeito Toinho Santiago, o parlamentar fez sua primeira aparição pública após o retorno à ALRN.

Vivaldo caminhou pelas ruas de Caicó e reencontrou amigos que o saudaram até o retorno à casa legislativa. Este é o 10º mandato do parlamentar na ALRN.

“Desejo a todos os caicoenses e visitantes uma feliz Festa de Sant’Ana. É hora de saudar nossa padroeira que cuida tão bem de nossa cidade. Um abraço do Papa e vamos à luta”, afirmou o parlamentar.

Continue lendo

DESTAQUE

Governo do Estado nega envolvimento em arrombamento no Açude da Comissão em Jardim do Seridó

Publicado

em

.

Em recente declaração, Diana Moreira, conversou com representante da Defesa Civil e Ambiental do governo do estado, confirmou que nem o governo estadual nem qualquer órgão governamental ordenou o arrombamento ocorrido na sangria do Açude da Comissão, em Jardim do Seridó. Além de negar qualquer envolvimento oficial, Diana destacou que a ação é classificada como um crime ambiental.

O arrombamento do Açude da Comissão foi ocasionado pelo proprietário o Sr. Nelsinho, gerando grande preocupação entre os moradores e autoridades locais. O açude, que desempenha um papel crucial na história do município além de ser um dos primeiros recipientes de água da região, sofreu danos significativos, o que pode impactar severamente o ecossistema local.

Diana Moreira, em sua declaração, enfatizou que o governo estadual não autorizou tal ação e condenou veementemente o ato. “Trata-se de um crime ambiental que coloca em risco o meio ambiente, em Jardim do Seridó“, afirmou.

O arrombamento do açude pode configurar um crime ambiental sério, com implicações legais significativas. As autoridades ambientais iniciaram uma investigação. O responsável poderá enfrentar penalidades severas, incluindo multas e prisão, conforme as leis ambientais vigentes.

O arrombamento do Açude da Comissão em Jardim do Seridó é um incidente grave que requer atenção e ação imediata. O governo estadual, reafirmou seu compromisso em investigar o crime e trabalhar para a recuperação do açude, enquanto busca garantir a segurança e o bem-estar da população afetada.

Blog Seridó no ar

VEJA O VÍDEO:

Continue lendo

DESTAQUE

SITIO É INVADIDO  E TEM MATERIAIS DESTRUÍDOS EM SÃO JOSÉ DO SERIDÓ-RN

Publicado

em

 

Anteontem duas residências foram invadidas e materiais foram furtados na comunidade Umbuzeiro, na zona rural do município.

Na noite desta quarta-feira , 17, mais uma localidade foi alvo destas ações ilicitas,desta vez a Fazenda Pintombeira onde o furto só não foi consumado, segundo, informações, por que um funcionário chegou na hora e o suspeito ou suspeitos empreenderam fuga com destino ignorado.

Da Comunidade Pintombeira o vandalismo foi grande, inclusive um transformador foi retirado do poste.

Na fulga  deixaram para trás uma camiseta vermelha e um serra usado para cortar canos e outros objetos.

Acredita-se que estas ações estão sendo feitas por um grupo que já agiu em Ouro Branco e Jardim do Seridó, e certamente podem ser os mesmos que agiram na Fazenda Pìntombeira e na localidade Umbuzeiro/Badaruco.

A Policia tem intensificado os serviços no objetivo de chegar ao responsáveis por estas ações que estão ocorrendo na zona rural de São José do Seridó

 

Continue lendo

DESTAQUE

Parnamirim: novo pacote de obras vai asfaltar 11 vias em seis bairros da cidade

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim anunciou que vai asfaltar mais um conjunto de vias públicas da cidade. A previsão é que os serviços sejam executados nos bairros Parque das Nações, Jardim Planalto, Emaús, Liberdade, Nova Parnamirim e Rosa dos Ventos.

De acordo com o projeto básico, executado pela Secretaria de Obras Públicas e Saneamento, as ruas contempladas serão:

  • Avenida Prefeito Milton Dantas de Medeiros, no Parque das Nações;
  • Complemento da Rua Neilza Gomes de Figueiredo, em Jardim Planalto;
  • Rua Perimetral Nossa República, Liberdade;
  • Rua Perimetral Nosso Refúgio, Liberdade;
  • Rua Francisco Assis de Oliveira, (entrada dos condomínios Villares e Jardine), Liberdade;
  • Rua Cláudio Manoel da Costa (lateral do Ginásio), Liberdade;
  • Rua José Bonifácio (Escola João Gomes), Liberdade;
  • Rua da Saudade (lateral do Superfácil Atacado), em Emaús;
  • Complemento da Rua Aníbal Brandão, Nova Parnamirim;
  • Rua Nísia Floresta, Nova Parnamirim; e
  • Complemento da Rua Oscar Ramalho de Farias, em Rosa dos Ventos.

A licitação só foi possível graças à sanção do prefeito Rosano Taveira da Lei nº 2.526/2024, que otimiza recursos do Financiamento à Infraestrutura ao Saneamento (Finisa) para a execução de obras importantes de pavimentação, ocorrida na última quinta-feira (11). Apenas neste novo pacote de obras, os seis bairros receberão um investimento da ordem de R$5,5 milhões. A sessão de abertura de propostas está marcada para o dia 2 de agosto

Continue lendo

DESTAQUE

Festa de Sant’Ana de Caicó será aberta oficialmente nesta quinta-feira (18)

Publicado

em

 

A abertura oficial da Festa de Sant’Ana de Caicó acontece nesta quinta-feira (18). Logo cedo teve a Alvorada festiva pelas ruas de Caicó (Acorda Caicó). Das 07h às 12h, a comunidade é convidada a participar da Adoração ao Santíssimo Sacramento, no Santuário do Rosário.

Às 18 horas, a abertura da Festa será realizada com a Solene Passeata, Hasteamento do Estandarte e, em seguida, a celebração da Santa Missa presidida por Dom Antônio Carlos Cruz Santos, MSC (Bispo Diocesano de Petrolina), com a presença de vários padres do clero da Diocese de Caicó.

O itinerário da passeata é o seguinte: Av. Seridó, R. Renato Dantas, Av. Celso Dantas, Av. Cel. Martiniano e Av. Seridó. Após a missa de abertura da festa, na parte social, no pavilhão cultural, a paróquia realiza o Jantar de Sant’Ana, com animação musical de Max Strellar.

Patrimônio Imaterial do Brasil, título concedido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Festa de Sant’Ana de Caicó 2004 será celebrada de 17 a 28 de julho, com o tema: Sant’Ana: mulher de oração, peregrina de esperança! e o lema: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12,12).

A Festa de Sant’Ana de Caicó é uma realização da Paróquia de Sant’Ana e Diocese de Caicó, com apoio do SESC RN e Assembleia Legislativa do RN. Patrocínio: Programa Cultural Câmara Cascudo, Governo do Estado do RN, Casa do Sertanejo, Del Rayssa, Eletrocenter, João Paulo Auto Peças, Café Santa Clara, Frisco, LigZarb Supermercados, Armil Mineração do Nordeste, Casa Grande Mineração, Slup Sorvetes, Grupo Top Peças e Serviços e TIM Mc Telecom.

Continue lendo

DESTAQUE

Carlos Eduardo é condenado por superfaturamento de 812 mil em obra no estádio Machadão

Publicado

em

No Diário Oficial da União desta quinta-feira (18) saiu a condenação  do ex-prefeito e pré-candidato de Natal,  Carlos Eduardo Alves. Na denúncia, consta irregularidades nas obras do antigo Machadão, com superfaturamento no valor de mais de 812 mil reais, com multa de 200 mil reais.

No texto diz: “considero sua conduta eivada de culpa ainda mais grave do que a daqueles responsáveis que, originalmente, deram causa ao sobrepreço. Assim, caracterizado o erro grosseiro de que trata o artigo 28 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, e levando em conta a natureza e a gravidade da infração cometida, consoante dispõe o artigo 22, § 2º, da mesma Lei, proponho aplicar ao ex-prefeito multa proporcional ao dano, em montante equivalente a cerca de 13% do valor atualizado do prejuízo causa

Confira mais detalhes:

ACORDAM os ministros do Tribunal de Contas da União, reunidos em sessão do Plenário, ante as razões expostas pelo relator e com fundamento nos arts. 1º, inciso I; 16, alínea “c” e §§ 2º e 3º; 19; 23, inciso III; 26; 28, inciso II; e 57 da Lei 8.443/1992 c/c os arts. 214, inciso III, alínea “a”; e 217 do Regimento Interno, em:

9.3. aplicar multa aos responsáveis a seguir identificados, a ser recolhida aos cofres do Tesouro Nacional, com atualização monetária calculada da data deste acórdão até a data do pagamento, se este for efetuado após o vencimento do prazo abaixo estipulado:

Responsável

Multa

Carlos Eduardo Nunes Alves

R$ 200.000,00 (duzentos mil Reais

Continue lendo

Populares