Connect with us

PARNAMIRIM

Sessão Solene homenageia profissionais de enfermagem

Publicado

em

 

A solenidade foi uma proposição do vereador Irani Guedes e ocorre em 12/05, a partir das 18h, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Para comemorar o Dia Internacional da Enfermagem, em 12/05, a Câmara Municipal de Parnamirim realiza Sessão Solene para concessão de Comenda do Mérito Ana Néri a profissionais de enfermagem do município. A solenidade foi uma proposição do vereador Irani Guedes e ocorre a partir das 18h, no Plenário Dr. Mário Medeiros.

Ao todo, serão 18 homenageados entre enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem e auxiliares de enfermagem que atuam na saúde pública e privada de Parnamirim. Confira a listagem abaixo com os homengeados e os vereadores responsáveis pela indicação:

Relação de homenageados/as

  • Rita Ferreira de Oliveira – Vereadora Fativan Alves
  • Rodolfo Duarte dos Santos – Vereador Thiago Fernandes
  • Francisca Erinalda Pereira – Vereador Binho de Ambrósio
  • Vilena Paula Andrade Silva – Vereador Irani Guedes
  • Katianna Maria Ferreira Costa Messias de Andrade – Vereador Leo Lima
  • Jean da Silva Gomes – Vereadora Rhalessa de Clênio
  • Raissa Lima Fernandes de Arruda Alves – Vereador Gabriel César
  • Annanda Luyza Carias Maia – Vereador Afrânio Bezerra
  • Ana Karina da Câmara Dantas – Vereador Dr. César Maia
  • Pedro Arthur Dias Camilo – Vereador Michael Borges
  • Silvia Maria da Cruz – Vereador Diego Américo
  • Vivian Juliane Amarante de Medeiros – Vereador Eder Queiroz
  • Mary Cristina Araújo da Rocha – Vereador Professor Ítalo
  • Lucielene Amélia de Oliveira Morais – Vereador Wolney França
  • Janaina Andrade da Silva Alves – Vereador Irani Guedes
  • Elilian Maíra de Souza Varela – Vereador Vavá Azevedo
  • Maria Isabel Simão – Vereadora Carol Pires
  • Cristiane Gomes da Silva – Vereador Marquinho da Climep

Dia Internacional da Enfermagem

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aulas

Parnamirim: Professores da rede municipal se reúnem para Jornada Pedagógica 2023 –

Publicado

em

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou, na noite desta segunda-feira (7) a Jornada Pedagógica 2023. O evento, que acontece no Parque Aristófanes Fernandes, segue até a próxima sexta-feira (10).

A jornada marca o início dos trabalhos pedagógicos para o ano letivo de 2023. A programação desta segunda, contou com uma palestra de abertura com o tema: ‘Recomposição das Aprendizagens na perspectiva de uma escola integradora’.

A abordagem do tema ficou por conta da palestrante, professora Rozicleide Bezerra de Carvalho, doutora em educação, mestre em ensino de Ciências Naturais e Matemática, entre outras formações.

Para o secretário de educação, Gildásio Figueiredo, a jornada é um ótimo momento para reunir todos os professores da rede e fazer um planejamento detalhado do novo ano letivo que se inicia. “Começamos o ano com um momento muito importante. A Jornada Pedagógica proporciona troca de experiências e conteúdos necessários para traçar o processo de ensino e aprendizagem”, destacou.

Fotos: Ana Amaral

Continue lendo

PARNAMIRIM

Sessão Solene faz homenagem à Força Aérea no Rio Grande do Norte

Publicado

em

A tarde desta quinta-feira (1º) foi de homenagens à Força Aérea Brasileira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Por iniciativa do deputado Coronel Azevedo (PL), o Legislativo realizou Sessão Solene em alusão ao Dia do Aviador, comemorado dia 23 de outubro, e aos 80 anos da Base Aérea de Natal e 50 anos de criação do 1º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação, o Esquadrão Águia.

Na solenidade, diversas autoridades estiveram presentes representando os membros das Forças Armadas. O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com o 14-bis, em 1906, na França. Já o aniversário da Base Aérea de Natal é comemorado em 7 de agosto, dia que, em 1942, sob o comando do Major Aviador Carlos Alberto de Filgueira Souto, foi fundada a base. Em novembro do mesmo ano, passam a operar duas bases aéreas no aeródromo: a base brasileira no setor oeste, e uma  base aérea americana no setor leste, conhecida como “Parnamirim Field”. Era o “Trampolim da vitória”, um ponto de passagem para as aeronaves americanas que operavam no teatro de operações do norte da África, e que viria a ser a maior base aérea americana fora dos Estados Unidos.

Atualmente, a Base Aérea de Natal sedia as seguintes Unidades: o 1°/5°, Esquadrão Rumba; o 2°/5°, Esquadrão Joker; o 1°/11°, Esquadrão Gavião; o 2° ETA, Esquadrão Pastor, o Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE) e o o 1°/8°, Esquadrão Falcão, que completa 50 anos e foi homenageado na solenidade. A Base Aérea de Natal é responsável pela formação de pilotos operacionais de combate que vão auxiliar a Força Aérea Brasileira a cumprir sua missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da pátria.

“Propusemos essa solenidade para trazer essa mensagem de gratidão. Podemos representar o sentimento de todo povo potiguar, como eles vêem nossa base aérea e o esquadrão. Recebam nossos parabéns”, disse Coronel Azevedo.

Participando da audiência, o deputado federal General Girão (PL) relembrou seu tempo de militar do Exército e da parceria que teve com membros da Força Aérea. “Há 45 anos estava chegando a Natal e conhecemos os militares do Catre. Por ser um militar que já chegava como aspirante, formado paraquedista militar, já tinha algumas operações com militares da Força Aérea, me sentia muito à vontade com o Catre”, explicou o deputado, que enalteceu a importância do Rio Grande do Norte para a FAB. “O estado tem uma posição super estratégica tanto para civis quanto para os militares, que precisaram do nosso “trampolim da vitória” para a manobra logística na segunda guerra mundial”, relembrou.

Por outro lado, a desembargadora Zeneide Bezerra relembrou sua ligação pessoal com a Base Aérea. “Eu amo”, resumiu. Segundo a magistrada, ela tem “uma ligação de amor, de nascença, de que 60% da vida na base aérea”. “De lá, o meu pai se viu carpinteiro e tinha seus vencimentos. De lá, fazendo com que a gente estudasse, e o brigadeiro nos deu a oportunidade de andar no ‘papa fila’, filhos de civis em uma unidade militar. Naquele tempo ninguém tinha trauma”,
relembrou, falando sobre o veículo que transportava as crianças para escolas em Natal. “O que temos que fazer é uma homenagem grandiosa com nossos corações e nossas veias bem evidenciadas”, disse.

Comandante do Grupo Logístico da Base, coronel aviador André Fernando Albuquerque Bergo, agradeceu pela homenagem da Casa. Relembrando a relação dos militares com o Rio Grande do Norte, Bergo falou sobre pontos que marcaram a história e agradeceu pela homenagem prestada pela Assembleia. “Gostaria de agradecer essa Casa em nome da FAB, de todos os que voam e fazem a Força Aérea voar. De enaltecer nossa missão de controlar, defender e integrar nossa grande e soberana nação”, disse.

Continue lendo

DESTAQUE

TAVEIRA JR. SE ARTICULANDO RUMO A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Publicado

em

 

A pré campanha de deputado Estadual do pré candidato Taveira Jr, pelo o união Brasil. está começando a ganhar corpo, Taveira Jr. Tem consolidado Apoios fora do seu reduto principal que é a cidade de Parnamirim. e já está bem articulado na região agreste. onde terá  apoios importantes, e consequentemente começará sua caminhada nas demais regiões do RN, buscando o máximo de apoio possível para que seu projeto de chegar a Assembléia Legislativa seja vitorioso.

 

 

Do Blog/ o União Brasil deve fazer três cadeiras de deputado estadual em sua Nominata.

Continue lendo

CIDADES

Parnamirim: Cras Parque Industrial promove Dia da Comunidade

Publicado

em

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Parque Industrial, promoveu na manhã desta quarta-feira (11), ações alusivas ao Dia da Comunidade. O evento teve como objetivo a realização de diversas atividades com os usuários e população.

O evento contou com apoio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, a qual ficou responsável pelos serviços de aferição de pressão, glicemia, além de orientações sobre saúde bucal, métodos contraceptivos e a distribuição de preservativos.

Estiveram presentes na ocasião, a secretária de Assistência Social, Alda Lêda, e sua adjunta, Marta Lopes. Durante a ação, houve o sorteio de brindes, doação de produtos de higiene, roupas e atendimentos em estética e beleza.

Continue lendo

Populares