O Rio Grande do Norte passa a contar com novas rotas do desenvolvimento regional, que fortalecerão duas das mais estratégicas cadeias produtivas do estado. Criadas a partir de parceria entre o Sebrae-RN e o Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), a Rota do Queijo e a Rota da Moda foram formalizadas oficialmente, nesta quinta-feira (10), em evento no auditório do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, em Mossoró.
Adalberto Marques-MDR
A iniciativa é fruto de Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as entidades em junho do ano passado, e viabiliza investimentos na ordem de R$ 5 milhões, no período de dois anos. Os valores serão destinados à geração de ambiente de negócios, capacitação, orientação técnica e desenvolvimento de políticas de acesso a mercados e à inovação.
Para o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, a parceria potencializará as ações já desenvolvidas pelas cadeias produtivas beneficiadas e terá reflexos direto na produtividade e fortalecimento dos negócios. “O trabalho que virá a partir dessa parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional se somará às ações que já realizamos, potencializando a capacidade produtiva, com muita orientação técnica, planejamento e capacitações aos empreendedores envolvidos em cada uma das cadeias produtivas beneficiadas com as rotas do desenvolvimento”, explica Melo.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é justamente a expertise do Sebrae-RN em direcionar ações aos micro e pequenos negócios que deverá fazer a diferença no êxito das rotas do desenvolvimento. “Essa é uma ação muito importante, porque leva em consideração o pequeno produtor, o pequeno empreendedor. Aquele que precisa ser organizado. Precisa de assistência técnica e de orientação. Por isso, a parceria com o Sebrae, que tem expertise em lidar com a área de gestão, junto aos empreendedores. Identificamos esses cases econômicos, em cada região do Nordeste, e a ideia é organizar esses grupos para potencializar as cadeias produtivas e a economia como um todo”, explica Marinho.
Pioneirismo
Adalberto Marques-MDRO Rio Grande do Norte foi escolhido para o desenvolvimento do projeto-piloto que resulta na criação das quatro rotas do desenvolvimento, inseridas dentro do Programa Rotas da Integração Nacional, do MDR. Os resultados obtidos no estado devem servir de base para levar a ideia para outras unidades da Federação. Um total de 64 municípios serão beneficiados, com as ações previstas para as rotas do Cordeiro, do Mel, da Moda e do Queijo.
No evento, foram entregues certificados de reconhecimento a representantes de cada uma das rotas de desenvolvimento do estado. O documento confere a adesão à rota nacional do arranjo produtivo local correspondente. Mas para o produtor de queijo, Nelson Cândido, do município de Jardim do Seridó, o certificado é o “passaporte para o sucesso”.
“Esse é um momento que a gente esperava há muito tempo, porque agora a gente vai ter um queijo certificado, artesanal, com selos de inspeção. Essa parceria vai permitir que a gente produza um queijo com mais qualidade ainda, e com esse certificado, que é o passaporte para o sucesso, vai mostrar que nosso produto é autêntico, com exigências e técnicas de produção. Abre um horizonte muito grande”, comemora Nelson.
Conceição Nascimento é supervisora em uma unidade fabril instalada em Mossoró e ficou otimista com o leque de oportunidades que poderá ser aberto a partir da parceria e do fortalecimento dos negócios. Ela já vislumbra aumentar a produção, que hoje gira em torno de 12 mil peças ao mês. “Fiquei bem animada com a notícia. A gente produz peças para a Guararapes, dentro do Programa Pró-Sertão, e acredito que, com a parceria, poderemos aumentar a produção, pensar em novos projetos”, espera.
A Rota da Moda prevê ampliação do mercado nacional e internacional das oficinas de costura existentes no estado, assim como estimular o desenvolvimento de marcas próprias e gerar novos modelos de negócios na cadeia produtiva.
Já para a Rota do Queijo, a ideia é tornar o Rio Grande do Norte referência nacional, com fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Desde a produção do leite até a comercialização dos queijos, com ações voltadas à valorização do produto e agregação de valor, como a Indicação Geográfica (IG)