Connect with us

DESTAQUE

ROGÉRIO MARINHO ENTREGOU 179 EMPREENDIMENTOS E MAIS DE 6,6 MORADIAS EM 2021

Publicado em

 

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, em 2021, 179 empreendimentos no Rio Grande do Norte, entre elas a expansão da malha da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Grande Natal. Além disso, 414 obras foram contratadas e 74, retomadas. Também foram entregues 6.677 moradias, que garantiram o sonho da casa própria a mais de 26,7 mil pessoas. O investimento federal no estado foi de R$ 232,8 milhões, entre recursos do Orçamento Geral da União (R$ 223,25 milhões) e financiamentos com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Reafirmando o compromisso de levar água e desenvolvimento ao Nordeste brasileiro, o MDR entregou, contratou e retomou obras de segurança hídrica. Com a conclusão do último trecho de canal do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, as águas do Velho Chico finalmente chegarão ao Rio Grande do Norte neste mês de fevereiro.

Outra prioridade foi a Barragem de Oiticica, em Jucurutu. Foram liberados R$ 48,2 milhões para a continuidade das obras da barragem, que vai receber as águas do Rio São Francisco. Quando concluída, a estrutura vai atender 330 mil pessoas de oito cidades potiguares: Jucuturu, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São Fernando, Jardins de Piranha, Cruzeta, São José do Seridó e São José do Sabugi.

“A água é a espinha dorsal do brasileiro. Ela reduz a pressão sobre o sistema de saúde pública, reduz a mortalidade das crianças, melhora a proficiência de quem trabalha, melhora a condição de quem estuda. E é essa água que está chegando para quem historicamente convive com a seca”, afirma o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Em 2021, o MDR também autorizou o início das obras do Ramal do Apodi, que vai levar as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco a 32 cidades potiguares, além de 13 na Paraíba e nove no Ceará, beneficiando 750 mil pessoas. O investimento federal no empreendimento é de R$ 938,5 milhões.

O MDR assinou, ainda, Ordem de Serviço para revisão do Projeto Executivo da Barragem Poço de Varas (Rio Encanto), localizada no município de Coronel João Pessoa. O projeto original foi elaborado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em 2011 e precisa passar por atualização do levantamento cadastral e estudos ambientais. O investimento federal nesta primeira etapa será de R$ 1,07 milhão.

A barragem vai beneficiar 42,4 mil pessoas com abastecimento de água, além de contribuir com pequena irrigação, piscicultura e lazer. Os municípios atendidos pelo empreendimento serão Venha Ver, São Miguel, Encanto, Doutor Severiano e Coronel João Pessoa.

Em dezembro, foram assinados dois convênios que beneficiam municípios do Rio Grande do Norte. O primeiro, no valor de R$ 11 milhões, contempla as cidades de Cerro Corá, Brejinho, São Tomé, Venha-ver, Macaíba, Caraúbas, Água Nova e Marcelino Vieira e prevê a construção de sistemas de abastecimento de água, barragem e adutoras.

Já o segundo, de R$ 6 milhões, foi destinado a obras hídricas, como sistemas de abastecimento de água, açude e adutoras nas cidades de Carnaubais, Ielmo Marinho, Itajá, Timbaúba dos Batistas e Carnaúba dos Dantas.

Também foram liberados R$ 4 milhões para a construção da Barragem de São Vicente, que estará disposta sobre o leito do rio Pataxó. A estrutura vai garantir a segurança hídrica de mais de 10 comunidades rurais do município de Fernando Pedroza.

Ao longo de 2021, mais de R$ 97 milhões foram investidos em ações de mobilidade e desenvolvimento regional e urbano no estado. O Governo Federal entregou 137 infraestruturas e retomou outras 59 obras paralisadas. Além disso, foram contratados mais 199 empreendimentos, que vão beneficiar mais de 217 mil pessoas. São ações de recapeamento, pavimentação e drenagem, entre outras, que melhoram as condições de trafegabilidade nas cidades.

Entre as entregas estão as obras físicas da primeira fase da Linha Branca da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na Grande Natal. A conclusão dessa etapa possibilita a operação do veículo leve sobre trilhos (VLT) na Linha Branca, no trecho que vai até a Estação Boa Esperança. No início de 2022, será entregue a Estação Cajupiranga, que será a parte final da operação da linha férrea.

“Com essa obra pronta, não só a física, mas com os vagões que estão vindo com as locomotivas, teremos um processo de integração cada vez maior com a região metropolitana e quem ganha com isso é a população local”, destacou Rogério Marinho.

As obras da Linha Branca, que vai contar com três trechos, foram iniciadas em fevereiro de 2021 e beneficiarão 7 mil passageiros. Serão construídos 23,4 quilômetros de vias, com quatro novas estações a partir de Parnamirim, passando por São José de Mipibu e chegando até Nísia Floresta. O investimento federal é de R$ 58,3 milhões.

O Governo Federal também iniciou as obras do trecho ferroviário da Linha Roxa, na Região Metropolitana de Natal. Essa expansão das atividades da CBTU vai contar com mais 4,2 quilômetros de linha férrea e três novas estações. Cerca de 2 mil passageiros serão beneficiados por dia na capital e nas cidades de Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Serão construídas três novas estações de passageiros: BR-101 Norte, Guararapes e Vicunha. Os investimentos federais na obra serão de R$ 14,8 milhões.

Em Caicó, o MDR apoiou a criação do primeiro polo da Rota da Moda no País, uma nova modalidade de ação no âmbito do Programa Rotas de Integração Nacional. “O que o povo do Seridó quer é o que o povo nordestino quer: oportunidade para transformar as suas vidas. E é isso o que a instituição da Rota da Moda vai fazer. Vamos dar melhores condições para que sejam gerados emprego e renda, fomentando o crescimento desta região, que é destaque na produção têxtil brasileira”, destacou Rogério Marinho.

Habitação

Em 2021, O MDR entregou as chaves da casa própria a mais de 26,7 mil pessoas do Rio Grande do Norte. Foram mais de 6.677 mil unidades habitacionais entregues no estado. Somente no residencial Severino de Souza Marinho, em Natal, 224 famílias receberam um imóvel.

Outra entrega do Programa Casa Verde e Amarela foi o residencial Irmã Dulce II, em Parnamirim. Foram 256 apartamentos repassados a mais de mil pessoas de baixa renda do município.

O MDR também entregou 180 títulos de regularização fundiária a famílias de baixa renda de Natal. A ação fez parte da última etapa de urbanização do bairro Nossa Senhora da Apresentação, que recebeu R$ 54,3 milhões de investimento federal, além de contrapartida do município de R$ 11,4 milhões.

“Nossa premissa máxima é garantir moradia digna. Se a família já tem o seu terreno e o imóvel construído, apoiamos com a regularização. A casa própria não tem preço para quem a recebe, assim como ter na mão a escritura de sua casa”, destacou Marinho. “Na hora em que você passa a ter o título de propriedade, seu imóvel já valoriza em 50% imediatamente”, completou.

Saneamento

Na área de saneamento básico, o Governo Federal investiu R$ 90,2 milhões no Rio Grande do Norte. Duas obras foram entregues – o sistema de drenagem do bairro Capim Macio, em Natal, e o Sistema de Abastecimento de Água no município de Açu. Juntas, as infraestruturas atendem quase 19 mil pessoas.

O MDR também retomou 12 obras paradas em sete cidades. A maioria delas está na capital, mas também receberam recursos os municípios de São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim, Açu, São José de Mipibu e Macaíba. Ao todo, mais de 145 mil potiguares serão beneficiados pelos novos sistemas de abastecimento de água, esgoto e drenagem urbana.

Entre os empreendimentos entregues estão mais uma etapa das obras de saneamento integrado dos bairros de Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, em Natal. Foram concluídas drenagem, pavimentação e rede de águas pluviais de 320 ruas. O investimento federal na obra, que foi executada pela Prefeitura de Natal, é de R$ 136,5 milhões. Cerca de 19,6 mil famílias de baixa renda da capital potiguar foram beneficiadas.

Vinculadas

Os órgãos vinculados ao MDR foram responsáveis pela entrega de 31 empreendimentos, sendo 23 do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), seis da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf), um da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e um da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

O Dnocs perfurou 23 poços artesianos em cidades do Rio Grande do Norte. Essa é uma estratégia do Governo Federal para garantir segurança hídrica e reduzir a dependência dos municípios do Semiárido em relação aos carros-pipa.

Total repassado ao Rio Grande do Norte 2021:

• R$ 232,2 milhões (OGU) – sem produção habitacional
• R$ 9,5 milhões (FGTS – sem produção habitacional)

ENTREGUES: 179 empreendimentos entregues

• 2 de saneamento
• 2 de urbanização
• 3 de proteção e defesa civil
• 4 de segurança hídrica
• 137 de mobilidade/desenvolvimento regional e urbano
• 6 da Codevasf
• 23 do Dnocs
• 1 da Sudene
• 1 da CBTU

6.677 unidades habitacionais entregues – Mais de 26,7 mil pessoas beneficiadas

RETOMADAS: 74 empreendimentos retomados
• 12 de saneamento
• 3 de urbanização
• 59 de mobilidade/desenvolvimento regional e urbano

CONTRATADAS: 414 empreendimentos contratados

• 1 de saneamento
• 20 de segurança hídrica
• 199 de mobilidade/desenvolvimento regional e urbano
• 194 do Dnocs (obras e sistemas de abastecimento de água)

Fonte Blog do Túlio Lemos

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Publicado

em

 

*Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região*

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Senado mostra empate técnico na soma do 1º e 2º voto entre Styvenson com 19%; Rafael Motta e Zenaide Maia com 18,6%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta um empate triplo na disputa pelas duas vagas do Senado Federal no RN, considerando a soma do primeiro e do segundo votos.

De acordo com o levantamento, Styvenson Valentim registra 19,0% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rafael Motta e Zenaide Maia, ambos com 18,6%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Samanda Alves, com 11,0%; Coronel Hélio, com 8,2%; Sandro Pimentel, com 1,0%; Rosália Fernandes, com 0,8%; e Luciana Lima, com 0,2%.

Ainda segundo a pesquisa, 12,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado pelo Instituto ITEM, contratado pela TV Ponta Negra, com 1.250 eleitores entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Governo: Alysson Bezerra lidera com 38,8%, Álvaro Dias soma 26,2% e Cadu Xavier tem 16,2%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil), na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte no cenário estimulado.

De acordo com o levantamento, Alysson aparece com 38,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está Álvaro Dias (PL), com 26,2%, seguido por Cadu Xavier (PT), que registra 16,2%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Robério Paulino (PSOL), com 1,0%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; e Rodrigo Vieira, também com 0,4%.

Ainda segundo a pesquisa, 9,0% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 8,0% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado com 1.250 eleitores, entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa espontânea coloca Luiz Eduardo entre os nomes mais lembrados para deputado estadual no RN

Publicado

em

 

O deputado estadual Luiz Eduardo aparece entre os nomes mais lembrados pelos eleitores potiguares na pesquisa espontânea realizada pelo Instituto IP Sensus, registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o nº RN-09520/2026.

No levantamento, Luiz Eduardo alcança 1,27% das intenções de voto espontâneas, integrando o grupo dos parlamentares mais citados pelos entrevistados em todo o estado.

A modalidade espontânea é considerada uma das mais relevantes das pesquisas eleitorais, pois o eleitor responde livremente em quem votaria, sem receber uma relação de nomes. Para Luiz Eduardo, o resultado representa o reconhecimento de um mandato construído com presença nos municípios, defesa da saúde, segurança pública, infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico do Rio Grande do Norte.

“Recebo esse resultado com gratidão e, principalmente, como um incentivo para continuar trabalhando ainda mais pelo nosso estado. O reconhecimento aumenta a responsabilidade de seguir ouvindo as pessoas e defendendo os interesses do Rio Grande do Norte”, afirmou o parlamentar.

A pesquisa ouviu 1.500 eleitores em 70 municípios potiguares, com margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Eriko Jácome cresce em mais uma pesquisa e segue entre os pré-candidatos mais lembrados para deputado estadual

Publicado

em

 

O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, voltou a aparecer entre os nomes mais citados na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na mais recente pesquisa espontânea do Instituto IPSensus, o pré-candidato manteve-se entre os nomes lembrados pelos eleitores potiguares, reforçando o crescimento de sua pré-candidatura no cenário estadual.

O resultado demonstra que o trabalho desenvolvido à frente do Legislativo natalense vem ultrapassando os limites da capital, alcançando reconhecimento em diversas regiões do Rio Grande do Norte.

Com uma atuação marcada pelo diálogo, articulação política e defesa de pautas como saúde, educação, qualificação profissional e o fortalecimento dos municípios, Eriko tem ampliado sua presença no interior do estado.

Continue lendo

DESTAQUE

Segunda vaga para o Senado segue completamente aberta no RN, aponta pesquisa

Publicado

em

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula é recebido por empresários em visita ao Distrito Industrial, na Grande Natal

Publicado

em

 

 

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, cumpriu agenda no Distrito Industrial de Natal, na Região Metropolitana, onde visitou as instalações das empresas SterBom e Sadio Condimentos. Na ocasião, Cadu foi recebido pelos empresários Antônio Leite Jales, da SterBom, e Sandro Peixoto, da Sadio Alimentos, que apresentaram toda a linha de produção e os projetos de expansão dos seus empreendimentos.

 

O encontro fortalece o diálogo aberto com o objetivo de fortalecer um modelo de desenvolvimento que une produtividade industrial e bem-estar social. Só a SterBom gera cerca de 1.200 empregos, com a Sadio contribuindo também com mais de 200 postos de trabalho no Rio Grande do Norte.

 

A expansão econômica que vive o RN tem uma considerável contribuição de ações de desenvolvimento adotada pelo Estado, trabalho que passou também pelas mãos de Cadu, quando ocupou espaço na administração pública gerindo as finanças estaduais. Sob a gestão dele na Sefaz, o Rio Grande do Norte modernizou a política de incentivos fiscais com o Proedi, que entrega segurança jurídica para as indústrias e amplia a isenção de tributos até 95%.

 

Além das conquistas já alcançadas, Cadu também discutiu, com os anfitriões, ideias e projetos para o futuro da economia local, especialmente no que diz respeito à integração com o desenvolvimento social, garantindo não apenas trabalho, mas também dignidade para o povo potiguar.

Continue lendo

DESTAQUE

Câmara de Natal homenageia personalidades ligadas ao ABC FC com a Comenda Maria Lamas Farache

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Natal realizou, na noite desta quinta-feira (25), uma sessão solene para a entrega da Comenda Maria Lamas Farache a personalidades que contribuem para a história, o fortalecimento e a valorização do ABC Futebol Clube. A homenagem foi proposta pelo vereador Kleber Fernandes e reuniu dirigentes, conselheiros, representantes da torcida organizada e de projetos sociais ligados ao clube alvinegro.

Ao todo, 16 personalidades foram homenageadas durante a solenidade. Além das indicações do vereador Kleber Fernandes, também apresentaram homenageados os vereadores Irapoã Nóbrega, Tércio Tinôco, Léo Souza, Nina Souza e Pedro Henrique, ampliando o reconhecimento a pessoas que marcaram a trajetória do ABC Futebol Clube.

Entre os homenageados indicados por Kleber Fernandes estão José Gomes Bezerra Júnior, diretor de Esportes Amadores do ABC; Marconi Brasil Soares de Souza, vice-presidente de Administração e Finanças do clube; Joicy Naiany, representando a Garra Alvinegra; Rafael Costa, o “Tubarão”, representando a Associação Família ABC Reggae; Fernando Virgílio de Macedo Silva, conselheiro do clube; e José de Arimatéia Campos, ex-vice-presidente do Conselho Fiscal e conselheiro do ABC.

Ao justificar a homenagem, o vereador Kleber Fernandes destacou a importância do ABC para a identidade esportiva e cultural do Rio Grande do Norte.

“Esta comenda é uma forma de reconhecer pessoas que dedicam tempo, trabalho e paixão ao ABC Futebol Clube. Cada homenageado representa um capítulo importante da história do nosso alvinegro, seja na gestão, no voluntariado, na atuação social ou nas arquibancadas. Valorizar essas trajetórias é também preservar a memória e fortalecer o futebol potiguar”, afirmou o parlamentar.

Os homenageados possuem histórias marcadas pelo compromisso com o clube em diferentes áreas. Entre eles estão ex-atletas das categorias de base, dirigentes, conselheiros que participaram de momentos históricos da instituição, como a construção do Estádio Frasqueirão, além de representantes de torcidas e projetos sociais que utilizam o esporte como ferramenta de inclusão e cidadania.

A Comenda Maria Lamas Farache reconhece cidadãos e cidadãs que contribuem significativamente para o fortalecimento do ABC Futebol Clube, homenageando o legado de uma das figuras mais importantes da história da instituição alvinegra.

Continue lendo

Populares