Connect with us

DESTAQUE

ROGÉRIO MARINHO ACUSA GOVERNO LULA DE QUERER CONTROLAR CPMI DOS ATOS GOLPISTAS: “TOTALITÁRIO E ARROGANTE”

Publicado

em

O senador potiguar Rogério Marinho (PL), atual líder da oposição no Senado, criticou o empenho do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do dia 8 de janeiro, criada em sessão conjunta do Congresso Nacional na última quarta-feira 26, para investigar os atos de vandalismo ocorridos nas sedes dos três poderes.

O parlamentar lembrou que a base governista tentou durante três meses seguidos impedir que os atos fossem investigados pelo Legislativo, mas que agora quer controlar a Comissão, o que o senador classificou como uma atitude “antidemocrática”. A CPMI que vai investigar os atos de 8 de janeiro ainda não tem data para instalação.

“Me parece antidemocrático, totalitário e arrogante por parte do governo querer controlar uma comissão que eles não queriam instalar. Claramente, a posição que o governo tem primeiro é de mover céus e terras para que não ocorra a CPMI”, declarou Rogério, acrescentando que “depois, com o vazamento das imagens [do então chefe do GSI, o G.Dias, caminhando com os invasores no Palácio do Planalto], abraçar a CPMI”.

Durante a discussão o líder da oposição levantou uma questão de ordem ao pedir que fosse considerado, para definir a composição da comissão, o tamanho dos blocos na segunda quinzena de fevereiro, como funciona na Comissão Mista de Orçamento (CMO), e não no dia da criação da comissão. Rogério afirma que uma norma de 2006, que rege a composição da CMO, determina que “essa formação deve se dar em função da composição dos blocos e partidos na segunda quinzena de fevereiro”.

A ideia do senador ao levantar esse ponto foi evitar que o PL, partido que ele integra, perca uma das três vagas que teria na comissão, visto que no período a bancada do PL contava com 13 senadores e, assim, teria direito a indicar três membros em vez de apenas dois, caso seja levada em consideração a composição atual. Ao todo, 30 parlamentares vão compor a CPI mista, sendo 15 da Câmara e 15 do Senado.

Após a publicação do requerimento de criação da CPMI, os líderes devem indicar os integrantes. Diante do impasse levantado, porém, Rogério Marinho já adiantou no Plenário e em entrevista coletiva que o PL não indicará membros à CPMI até que a questão de ordem seja sanada. A reação foi vista por governistas como uma forma de indicar que a oposição está arrependida por ter pressionado tanto pela criação da comissão.

A leitura do requerimento de instalação da CPMI foi feita pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, na tarde da última quarta-feira 26. A intenção dos parlamentares é apurar os fatos que levaram à invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília, por manifestantes bolsonaristas no dia 8 de janeiro.

Para ser instalada, uma CPMI precisa no mínimo das assinaturas de um terço da Câmara (171 deputados) e um terço do Senado (27 senadores). O grupo formado por 15 senadores e 15 deputados, com igual número de suplentes, terá prazo de 180 dias para investigar os “atos de ação e omissão” ocorridos no fatídico dia.

Rogério critica insistência com juros: “Práticas que quebraram o País”

O senador Rogério Marinho também usou os microfones do Senado e as redes sociais durante essa semana para acusar o governo do presidente Lula de insistir em reduzir a taxa básica de juros (Selic) “sem a necessária responsabilidade fiscal”. O parlamentar lembrou que entre 2015 e 2016, durante o governo Dilma Rousseff (PT), o Brasil teve a maior recessão da história e que “agora estamos com as mesmas práticas e discursos, em que a política de metas foi relativizada em consequência do discurso político”.

Rogério defendeu a autonomia do Banco Central como uma grande conquista para o país. O assunto tem sido constantemente alvo de críticas do presidente Lula, que reclama publicamente da taxa básica de juros no Brasil, que desde agosto de 2022 tem se mantido em 13,75%.

A discussão em torno da redução da taxa básica de juros se relaciona com o impacto em cima dos mais pobres, bem como sobre o aumento da oferta de emprego. Esse foi um dos questionamentos recorrentes dos senadores em uma reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizada na última terça-feira 25, quando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, esteve presente dando explicações aos parlamentares.

Nomeado no governo Bolsonaro, Campos Neto afirmou que “nunca na história desse país, nem na história do mundo, foi feito um movimento de aumento de juros tão grande no período eleitoral” como em 2022, devido à previsão de crescimento da inflação. Ele também negou que haja viés político nas decisões do Banco.

“O Banco Central, mesmo no período eleitoral, entendeu que a inflação ia subir, entendeu antes de grande parte dos outros países, porque o Banco Central foi um dos primeiros a subir juros, mas fez uma subida muito grande no ano eleitoral”, disse Campos Neto. Ainda segundo ele, se a Selic não tivesse sido aumentada, a inflação em 2022 seria de 10%, e não de 5,8% e, para controlar a inflação o Brasil precisaria estar com juros de 18,75%.

Ainda conforme explicou o presidente do BC, a instituição deseja promover uma queda nos juros e um aumento na liquidez da economia. No entanto, a ação poderá ter efeito reverso se não for acompanhada de credibilidade.

Para Rogério Marinho, “a autonomia do Banco Central é uma grande conquista para o país. Devemos preservá-la, sobretudo diante dos irresponsáveis discursos do governo, que remontam às inconsequentes práticas que quebraram o país e nos levaram à pior crise econômica desde 1948”.

Fonte: Agora RN

 


Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

QUEM É SENA FRENTISTA

Publicado

em

 

Raimundo Luiz de Sena, conhecido como Sena Frentista, nasceu na cidade de Lagoa Salgada (RN), em 18 de novembro de 1963, no tempo em que nas cidades do interior do Rio Grande do Norte não havia acesso fácil à maternidade e as crianças vinham ao mundo pelas mãos das parteiras.

Quem conhece bem a história do Nordeste sabe como as pessoas eram duramente castigadas nas secas de antigamente, quando não havia infraestrutura de distribuição de água como as adutoras de hoje em dia. Por isso, muitos filhos de agricultores fugiam de suas cidades para conseguir emprego e renda em outros centros.

Foi justamente isso que aconteceu com Raimundo.

Aos 18 anos ele entrou em um ônibus que o levou do Nordeste para trabalhar em São Paulo, onde teve seu primeiro emprego como frentista em um posto de gasolina.

Habilidoso no relacionamento com as pessoas, Sena entrou para o movimento sindical, virou presidente do Sindicato dos Frentistas de Guarulhos e por intermédio dele ingressou na Força Sindical, uma grande estrutura de organização de trabalhadores que se espalhou pelo Brasil todo no começo dos anos 90.

Em 1992, percebendo seu potencial, a Força o enviou de volta para o Rio Grande do Norte, para ajudar na organização de Fundação da Força Sindical no Estado.

No Rio Grande do Norte, a Luta começou com a fundação do SINTROPERN-Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis no RN, em 30 de abril de 1992. Tendo a como fundador e primeiro presidente o Senhor Raimundo Luiz de Sena.

Dessa relação com o sindicalismo surgiu a veia política em Raimundo Sena, que logo passou a ser o Sena Frentista, representante de trabalhadores e também aspirante a cargos públicos.

Depois de instalado no Rio Grande do Norte, morando no bairro de Felipe Camarão, Sena voltou à sua cidade Natal, Lagoa Salgada, e lá concorreu a vice-prefeito e mais tarde foi eleito vereador.

Agora em 2024, filiado ao partido Solidariedade, Sena pretende ser candidato a vereador da capital para começar uma luta que ele acha decisiva para sua categoria de trabalhadores dos postos de gasolina: o avanço da automação.

“Não sou contra o progresso, mas apelo para o bom senso. O progresso precisa olhar não só para os procedimentos, mas também para as pessoas. Se de uma hora para outra todos os postos virarem self service, o que vai acontecer com as milhares de famílias que dependem dos empregos que existem hoje?”, pergunta ele.

“Os frentistas precisam, neste momento, de alguém para lutar por eles”.

Continue lendo

DESTAQUE

Dr. Geraldo Pinho reúne seu grupo político em Natal*

Publicado

em

 

O pré-candidato a vereador de Natal, Dr. Geraldo Pinho(PP), realizou no último sábado(13), uma reunião estratégica com seu grupo político, onde definiu metas e diretrizes para a pré-campanha.

Dr. Geraldo Pinho destacou a importância da união e do trabalho em equipe. Com duas experiências prévias em eleições, uma como candidato a vereador em 2020 e outra ao Senado em 2022, ele reafirmou seu compromisso com mais acesso a saúde para o povo Natalense.

“Nosso mandato será pautado na melhoria da saúde pública em nosso município, conheço de perto as dificuldades que a população enfrenta e estou aqui para ajudar na solução.”, afirmou Dr. Geraldo Pinho durante a reunião.

Na reunião, estiveram presentes lideranças de 22 bairros de Natal e de segmentos principalmente ligados à saúde, como a associação de pessoas com doença falciforme, que apoia Geraldo.

Continue lendo

DESTAQUE

O Mais Saúde nas Comunidades é isso: um projeto para trazer saúde às comunidades de Natal.

Publicado

em

 

É uma rede de apoio de pessoas dedicadas que sonham em trazer mais acesso à saúde e a quem mais precisa em Natal.

Com parceiros como Dr. Bernardo e Priscila que trabalham pela população, seguimos lutando todo dia para que pessoas de bairros como Felipe Camarão, Cidade Nova, Guarapes e Planalto tenham atendimentos clínicos básicos.

Eu sigo forte nessa luta para o melhor de Natal chegar a quem mais precisa. Vamos juntos nessa?!

Continue lendo

DESTAQUE

VÍDEO: Mulher morre após ser atropelada por motociclista que empinava moto na Zona Norte de Natal

Publicado

em

Uma mulher de 54 anos, morreu após ser atropelada por uma motocicleta na tarde deste sábado (13), na Avenida João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal. Segundo informações de testemunhas, o condutor empinava a moto na via quando perdeu o controle e atingiu a mulher que faleceu no local.

De acordo com o 4º Batalhão de Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o suspeito ficou ferido e precisou ser conduzido para a UPA Potengi. Após receber atendimento, a guarnição realizou a condução dele para a delegacia de plantão.

Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN), esteve no local e fez o recolhimento do corpo.

Confira abaixo os vídeos do momento em que a mulher foi atingida.

Tocador de vídeo

Tocador de vídeo

Continue lendo

DESTAQUE

Eribaldo Medeiros participa de protesto com ribeirinhos da Comunidade Água Doce

Publicado

em

Hoje pela manhã o vereador Eribaldo Medeiros acompanhou de perto o protesto dos ribeirinhos da comunidade Agua Doce que fica às margens da Br 226 entre os bairros Filipe Camarão e o Guarapes.

O protesto foi sobre a construção da terceira ponte sobre o Rio Potengi que pode prejudicar a vida de centenas de famílias que vivem da pesca na região.

Ponte terá 400 metros e deverá ligar KM6, na Zona Oeste da capital, à região de Uruaçu com licitação já lançada. A obra está orçada em 48 milhões e será executado pela Prefeitura de São Gonçalo.

Dia 02 de Maio, na Câmara Municipal de Natal será realizado uma Audiência Publica para debater o tema que afeta moradores e pescadores que sobrevivem da pesca nessa localidade.

Eribaldo destacou a importância de debater o problema com quem realmente será afetado por ela. Na Audiência é esperado representantes da comunidade Água Doce, da Prefeitura do Natal e São Gonçalo do Amarante.

Fonte Blog do Bispo

Continue lendo

DESTAQUE

Urgente! Após ataque do Irã, Hezbollah e Houthis lançam ataques contra Israel em ação coordenada do Eixo da Resistência

Publicado

em

Urgente! Após ataque do Irã, Hezbollah e Houthis lançam ataques contra Israel em ação coordenada do Eixo da Resistência

Ataque conjunto é o primeiro a envolver diferentes frentes do chamado Eixo da Resistência simultaneamente

O movimento libanês Hezbollah e os rebeldes Houthis, do Iêmen, lançaram foguetes e drones contra Israel, neste sábado, logo após o Irã lançar centenas de drones e mísseis em direção ao Estado judeu. A ação, aparentemente coordenada, é a primeira em larga escala partindo de diferentes frentes do chamado Eixo da Resistência contra alvos israelenses — e o primeiro ataque direto que o Irã lança do próprio território contra Israel.

O Hezbollah anunciou, em um comunicado pouco depois da meia-noite (18h em Brasília), que disparou dezenas de foguetes contra um quartel israelense nas Colinas de Golã, território ocupado por Israel em 1967. O movimento libanês, que bombardeia posições no país vizinho desde o dia 8 de outubro, não fez nenhuma declaração pública de que o ataque é parte de uma ação coordenada com seus aliados — embora tenha vindo na esteira da ofensiva iraniana.

Continue lendo

DESTAQUE

Saiba quais são os maiores partidos no RN para o pleito de 2024.

Publicado

em

 

Nenhum partido politico chega às eleições de prefeito e vereador em 6 de outubro com diretórios e comissões provisórias formados em todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte. Ao fim do prazo (6 de abril) permitido a filiações partidárias de pretensos candidatos aos cargos eletivos, apenas seis partidos estavam presentes em mais de 100 municípios, aparecendo na cabeça dois partidos aliados do governo Fátima Bezerra (PT) – o MDB presidido pelo vice-governador Walter Alves, com 136 diretórios e o PSDB, com 133 e que é presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputados estadual Ezequiel Ferreira.

Em terceiro lugar aparece o partido União Brasil, presidido pelo ex-governador e ex-senador José Agripino, com 121 diretórios e logo em seguida, o PT, 116 diretórios.

Mais atrás surge o Partido Progressista (PP) presidido no Estado pelo deputado federal João Maia e na sexta colocação o Partido Liberal (PL), que está sob a presidência do líder da oposição no Senado Federal, Rogério Marinho, com 112 e 110 diretórios, respectivamente.

PARTIDOS
Comissões provisórias e diretórios municipais:

MDB 136
PSDB 133
UNIÃO BRASIL 121
PT 116
PP 112
PL 110
REPUBLICANOS 84
PSB 71
PODEMOS 70
PSD 62
MOBILIZA 42
SOLIDARIEDADE 36
PV 33
AVANTE 31
PDT 29
PC do B 29
AGIR 19
PSOL 18
CIDADANIA 14
DEMOCRACIA CRISTÃ 11
REDE 9
PRTB 3
PSTU 2
PCB 2
Fonte – TSE

 

Continue lendo

DESTAQUE

Ouro Branco: “MDB recebeu quadros importantes e caminha com o PSDB”, diz Neto

Publicado

em

 

Presidente do Diretório do MDB de Ouro Branco, o empresário Neto Aristides fez um balanço das últimas filiações que o partido recebeu no município. MDB e PSDB estão unidos e fortalecidos.

“MDB recebeu quadros importantes e caminha e caminha com o PSDB. Somos de palavra, compromisso e recebemos essa missão confiada pelo vice-governador Walter Alves, e o eterno governador das águas, Garibaldi Filho, que tem muitos servições prestados por Ouro Branco”, comentou Neto Aristides.

Além do próprio Neto, assinaram a ficha do MDB a professora Eurinete Santos, que foi vereadora e presidente da Câmara, quando Dra. Fátima era prefeita. Hoje, Eurinete responde pela direção da Escola Estadual Manoel Correia, a maior unidade de ensino do município. Também assinaram a ficha do MDB, o empresário e agropecuarista Júnior de Dodó e o jovem médico Marcos Diniz, que é filho da ex-vereadora Magui Diniz, e atende como médico no Paraná. Mas, ainda é eleitor de Ouro Branco, quando foi primeiro suplente de vereador em 2012, ano que Dra. Fátima tomou o poder de 25 anos do grupo que controlava a cidade.

Continue lendo

DESTAQUE

PARELHAS: PRÈ CANDIDATURA DE VERA DE OSCAR DISPONTA COMO UMA DAS MAIS PROMISSORAS AO LEGISLATIVO PARELHENSE .

Publicado

em

 

Só foi lançar sua pré candidatura que a ex chefe de gabinete do atual prefeito Tiago Almeida, Vera de Oscar como é conhecida em Parelhas. viu seu nome crescer e ganhar força na cidade, Vera que tem muitos serviços prestados na gestão Tiago Almeida é conhecida por ser uma pessoa boa de Diálogo e que resolve as coisas, não é a toa que tem toda confiança do atual gestor que tem uma aprovação popular de mais de 80% por isso sua pré candidatura a vereadora já nasce forte.

Continue lendo

DESTAQUE

Parnamirim: chapa do PSDB mostra unidade e força*

Publicado

em

 

_Presidente da Câmara, Wolney França garante que nominata vem forte_

Neste sábado (13), os pré-candidatos a Câmara Municipal de Parnamirim se reuniram para definir estratégias e orientar os 22 homens e mulheres que vão concorrer na chapa proporcional. Hoje o PSDB tem três cadeiras na Casa: Professor Italo, Marquinhos da CLIMEP e Wolney França, que preside o Poder Legislativo.

“O PSDB está organizado, firme e forte para as Eleições 2024 em Parnamirim. Estamos traçando as últimas estratégias da pré-campanha. Estamos ouvindo o partido para juntos tomar posições”, frisou o vereador Wolney França.

Wolney França é o mais novo filiado ao PSDB de Parnamirim. Os novos tucanos que vieram fortalecer a nominata para Câmara Municipal irão passar por orientações jurídicas e de marketing.

Continue lendo

Populares