Connect with us

DESTAQUE

RN viabiliza doação de locomotiva, vagões e trilhos

Publicado

em

O diretor-presidente da Companhia Brasileira de Transporte Urbanos (CBTU), José Marques, confirmou à governadora Fátima Bezerra, nesta segunda-feira (20), a doação de locomotiva, vagões, trilhos e dormentes no valor estimado de R$ 2 milhões. A doação vai atender a pleitos das secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Fazenda (Sefaz), além das prefeituras de São Fernando, na região Seridó e Patu, no Oeste.

Os materiais são considerados inservíveis pela CBTU e serão aproveitados nas unidades de fiscalização da Sefaz (trilhos). Para os municípios, o Governo do RN, através da Semarh, intermediou o processo de doação atendendo a pleitos das duas prefeituras.

A governadora Fátima Bezerra agradeceu a atenção da CBTU – tanto da direção nacional quanto da representação no Estado – e enfatizou a importância da destinação que será dada. “Esta iniciativa vai beneficiar diretamente a população que passará a ter acesso gratuito à biblioteca pública, a mais opções de lazer e turismo, valorização da nossa cultura e história. Também vai atender ao homem do campo e ainda gerar oportunidades de renda. Em relação à gestão estadual vai permitir melhorar ainda mais o sistema de fiscalização, reforçando a estrutura das unidades”.

Biblioteca Pública e Museu

A locomotiva e vagões serão aproveitados em Patu para instalação de biblioteca pública e compor o Museu Padre Brilhante que funciona na antiga estação ferroviária da cidade. “Queremos recuperar a história para a população e para o turismo, nos vagões vamos instalar biblioteca e restaurante. Desde 2017 procuramos por três vezes a direção da CBTU e nosso pleito foi negado. Agora com essa nova gestão e com o apoio da governadora Fátima Bezerra, em menos de um ano estamos sendo atendidos. Só temos a agradecer a atenção da CBTU e do Governo do Estado”, afirmou o prefeito de Patu, Rivelino Câmara.

Para o município de São Fernando serão doados 500 (quinhentas) unidades de barras de trilhos TR-37, medindo 12 (doze) metros cada. Os trilhos serão utilizados na confecção de passagens vazadas para impedir a entrada de animais nas estradas de acesso no entorno da Barragem de Oiticica. “Nosso município é o que tem maior área atingida pela barragem e os proprietários de terra estão reivindicando que a prefeitura instale as pontes vazadas que impedem a passagem de animais nos acessos às suas terras. A doação será de grande importância para nosso município”, declarou o prefeito de São Fernando, Genilson Medeiros. Ele informou que serão construídas 150 passagens.

O diretor-presidente da CBTU, José Marques, destacou o empenho do Governo do Estado na intermediação entre o órgão federal e as prefeituras e explicou que os vagões são de dois tipos e têm medidas de 18 metros por 2,60 e 22 metros por 3. “Os vagões são espaçosos e podem abrigar também salas de vídeo-aulas e laboratórios para escolas técnicas.

José Marques veio ao RN acompanhado do diretor planejamento e Relações institucionais da CBTU, Eduardo Coimbra, e do diretor adjunto de planejamento e relacionamento institucionais, Valmir Soares. Também participaram da reunião, na sede da Governadoria, o superintendente regional de trens urbanos de Natal, João Maria Cavalcanti, e a chefe de gabinete da CBTU Natal, Mariana Marques.

Publicidade

A governadora esteve acompanhada dos secretários de Estado Adriano Gadelha (Segri); secretária executiva de receita da Sefaz, Jane Araújo; Sérgio Pinheiro (Semarh). Também participou o vice-prefeito de São Fernando, Isaac Alexandre.

Publicidade

DESTAQUE

Damião de Firmino é o nome da renovação na Câmara em Caiçara dos Rios dos Ventos.

Publicado

em

Em prol de ajudar a população sem depender de A ou B e sim procurar a melhorias para povo da nossa cidade cidadão caicarence.
Tenho eu como exemplo, desde de cedo. sair para procurar melhorias fora da minha cidade mas nunca me esqueci dos irmãos caicarences que lá ficaram.
Principalmente quem não teve a chance de buscar as mesmas melhorias principalmente o homem do campo que tem a responsabilidade de cuidar de seus animais,dentre outras coisas. pretendo apoiar os projetos para o homem do campo como a perfuração de possos artesianos, e da mais apoio a Agricultura na plantação de grãos para que possam assim ter mais recursos e alimentação mais fartas para suas criações trazendo mais qualidade de vida pra todos, por isso me coloco como uma opção para população caicarence na Câmara Municipal.

Por Damião Firmino .

Continue lendo

DESTAQUE

Solo em Maceió se move e cidade pode afundar; Moradores deixam às pressas área

Publicado

em

 

 

Colapso. É isso que está prestes a acontecer em Macaió, uma das principais capitais do Nordeste e referência em turismo para muitos brasileiros – inclusive, potiguares.

Nas últimas 48 horas, foi registrado um afundamento de 1 metro e 6 centímetros do solo de parte da cidade. Antes, esse afundamento vinha sendo de 50 cm por dia. O aumento de 3 cm para cada 24 horas foi considerado uma aceleração da movimentação.

Na quarta-feira (29), a Defesa Civil havia emitido alerta crítico sobre o “risco iminente de colapso em uma das minas sob monitoramento”, destacando a possibilidade de surgimento de cratera de proporções significativas.

Uma ordem judicial obrigou a Defesa Civil de Alagoas a evacuar, na madrugada desta quinta-feira (30), a área de Maceió que corre perigo iminente de colapsar e virar uma enorme cratera.

Vários bairros da capital alagoana estão isolados devido aos danos ao subsolo causados pela mineração da Braskem, e uma região específica, no bairro do Mutange, se tornou um problema crítico esta semana, com risco de desabamento.

Publicidade

CULPADA

O problema em torno do afundamento na região em que estão localizadas 35 minas de sal-gema da Braskem só veio à tona em março de 2018, quando um forte tremor atingiu a área. Reportagem especial do Metrópoles mostrou a tragédia provocada pela mineração no local.

A Braskem é obrigada pela Justiça a indenizar os afetados, mas os processos muitas vezes se arrastam por anos, segundo informou o Portal Metrópoles

Continue lendo

DESTAQUE

SAMANDA ALVES DEVERÁ DISPUTAR UMA VAGA NA CÂMARA DE NATAL

Publicado

em

Quem deve disputar uma vaga na Câmara de Natal é Samanda Alves.  Mulher de confiança do PT , Samanda Disputou uma

Vaga na Câmara federal, nas Eleições passadas, onde não logrou êxito! mas porém foi muito bem votada.

Samanda é uma boa opção para Câmara de Natal, tem um bom trato com quem a procura é vem como um dos nomes fortes  para assumir  uma cadeira na casa  apartir de 2025.

Continue lendo

DESTAQUE

PL lança em Natal a ‘Academia Brasileira de Política Conservadora’

Publicado

em

Com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Partido Liberal (PL) lançou em Natal, nesta sexta-feira (1º), a Academia Brasileira de Política Conservadora. O projeto tem o objetivo de conscientizar e qualificar agentes políticos em todo o país.

Segundo o senador Rogério Marinho (PL/RN), a Academia Conservadora tem plataforma digital com conteúdos voltados para quem tem afinidade com o campo ideológico da direita conservadora.

“Com valores centrados na família, propriedade, concepção da vida desde o nascimento, além de defender uma abordagem liberal na economia e promover o livre empreendedorismo”, disse Marinho, no evento que aconteceu no Hotel Holliday Inn, Natal.

De acordo com o ex-presidente Jair Bolsonaro, o PL defende a necessidade de um cidadão bem informado para uma convivência democrática saudável. Além disso, reforça o compromisso com a liberdade, seja ela na economia ou na esfera pessoal. “A Academia Conservadora tem papel de mostrar o que é política bem feita. O brasileiro hoje está iludido por um discurso progressista esquerda”, resumiu.

Além de produzir seu próprio conteúdo, a academia planeja estabelecer parcerias estratégicas com organizações e movimentos alinhados aos seus princípios, como o Brasil Paralelo, para enriquecer ainda mais seu repertório educativo. A iniciativa é vinculada ao Instituto Álvaro Valle, fundação do Partido Liberal, que reforça seu compromisso com a promoção dos valores conservadores no Brasil.

A expectativa em torno do lançamento da academia é alta, especialmente em um contexto onde se percebe um domínio da esquerda nas instituições culturais e na mídia. O Partido Liberal não têm dúvidas que a maior parte da população brasileira compartilha de valores conservadores, embora muitas vezes esses princípios não encontrem espaço suficiente para expressão no debate público, e acreditam que a iniciativa terá um papel fundamental para a conscientização dos brasileiros e formação de lideranças.

Conteúdo

O conteúdo disponibilizado pela plataforma incluirá vídeos educativos abordando temas históricos e contemporâneos, desde o genocídio comunista até a análise da guerra cultural no Brasil, além de explorar os fundamentos, valores e princípios do conservadorismo e liberalismo. A academia também oferecerá links para recursos adicionais, como palestras e discussões do PL Mulher e PL Jovem, visando aprofundar o entendimento e o engajamento com os princípios conservadores

Publicidade
Continue lendo

DESTAQUE

SINDICATO RURAL DE JARDIM DO SERIDÓ ENTREGA CERTIFICADOS DE CURSOS DE PROMOÇÃO SOCIAL E FORMAÇÃO RURAL*

Publicado

em

 

Na tarde desta sexta-feira, 01, o Sindicato Rural de Jardim do Seridó promoveu solenidade para entrega dos certificados dos cursos de promoção social e formação rural desenvolvidos ao longo de 2023. No total, foram 19 cursos promovidos e 146 jardinenses contemplados com os referidos cursos. Participaram da cerimônia realizada na sede do Sindicato Rural, o Presidente, Sr. Radilson Azevedo, a mobilizadora social, Betânia Silva, representando o SENAR-RN, Jaltierry Oliveira e o Vereador Ronaltty Neri, grande parceiro da instituição.

Durante a cerimônia, alguns alunos receberam mais de um certificado pela conclusão da participação nas oportunidades educacionais oferecidas pelo Senar/Sindicato. Durante as falas, Jaltierry destacou a importância dos cursos para os agricultores e produtores rurais. O Vereador Ronaltty parabenizou os alunos e reforçou sua parceria com a Instituição: “Através dessa parceria estamos qualificando jardinenses em diversas áreas. Além disso, devolvemos a quadra do Povoado Currais Novos aos desportistas em razão dos cursos realizados lá. Podem ter certeza que avançaremos muito mais”, finalizou.

Continue lendo

DESTAQUE

Vereador Robério Paulino alega “esgotamento” e pede licença da Câmara de Natal; mandato coletivo assume

Publicado

em

Covereadoras assumem mandato coletivo na Câmara de Natal – Foto: Francisco de Assis / CMN

O vereador Professor Robério Paulino (PSOL) anunciou nesta quinta-feira (30) que se licenciará do mandato de vereador de Natal por um mês.

Em publicação nas redes sociais, Paulino alegou que a decisão foi tomada após recomendação de seu neurologista, que diagnosticou um “esgotamento” no vereador. Segundo o parlamentar, a rotina intensa de trabalho e a carga de responsabilidades estão lhe causando picos de estresse.

“Meu médico foi muito claro: ou eu paro ou vou parar no hospital. Tenho 65 anos, milito há mais de 30 anos, tenho a bacia quebrada vítima de violência. Então vou precisar desse tempo, em razão de um estresse que pode levar à depressão”, afirmou.

A suplente de Robério Paulino, Camila Barbosa, assumirá o mandato interinamente junto com covereadoras de um mandato coletivo. Ela é pedagoga e atua na área da educação.

Paulino é o único parlamentar eleito pelo PSOL em Natal. Ele foi eleito em 2020 com 1.886 votos. No ano passado, assumiu a presidência da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara Municipal.

Vereador Professor Robério Paulino (PSOL) em entrevista à 98 FM – Foto: YouTube / Reprodução

Posse do mandato coletivo

Com a licença de Robério, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eriko Jácome (MDB), deu posse nesta sexta-feira (1º) ao primeiro mandato coletivo da história da Casa.

As suplentes do “Juntas”, um coletivo formado por Camila Barbosa, Letícia Correia, Cida Dantas e Ariane Idalino, assumem a cadeira do PSOL enquanto Robério estiver ausente.

Participaram da solenidade os vereadores Dickson Júnior (PDT), Felipe Alves (União Brasil) e Camila Araújo (União Brasil), além de amigos, familiares e correligionários do coletivo.

“A nossa ideia é trazer uma noção de que a política tem que servir a vida das pessoas, que vivem em coletividade na sociedade. Então, para a estrutura que tem hoje um mandato de vereador em Natal, estamos dispostas a dividir de tudo, porque, na verdade, essa já é a maneira com que nós já estamos acostumadas na nossa militância. Nunca existiu na Câmara Municipal de Natal um mandato coletivo. Um mandato coletivo de quatro mulheres. Sendo duas delas negras, LGBT, trabalhadoras, mães. Esse é o nosso perfil. Nós achávamos que cabia dentro do sonho de um mandato, esse mandato coletivo que é histórico”, pronunciou Camila Barbosa (PSOL), acompanhada pelas companheiras de mandato, ao chegar à Câmara Municipal para a posse

Publicidade
Continue lendo

DESTAQUE

PROJETO DE NELTER QUEIROZ BENEFICIA FAMÍLIAS COM MICROCEFALIA EM PROGRAMAS HABITACIONAIS DO ESTADO*

Publicado

em

 

A lei nº 11.574/2023, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB), dispõe sobre a reserva de imóveis de programas habitacionais no Estado do Rio Grande do Norte, que já existam ou que venham a ser criados, para famílias que possuam membros portadores de microcefalia. A partir desta lei, o Poder Executivo Estadual deverá destinar, no mínimo, em cada empreendimento, uma unidade habitacional para esta finalidade.

“Esta lei, de nossa autoria, visa assegurar a observância do direito social da moradia às pessoas com necessidades especiais, nos termos do artigo 6° da Constituição Federal, reforçado no artigo 8° da Constituição Estadual do Rio Grande do Norte”, pontuou o parlamentar, mostrando que o Estado da Paraíba tem lei com igual teor desde o ano de 2019.

Ainda segundo Nelter Queiroz, esta garantia assegurada por sua lei contribuirá para o fortalecimento de políticas públicas na área social que visam reforçar a autonomia de famílias que possuam pessoas com microcefalia. Confira mais detalhes sobre esta lei http://www.al.rn.gov.br/storage/legislacao/2023/j9d3qtrlw1xy4kn4roi8vk15ys0c6f.pdf

Continue lendo

DESTAQUE

Tradicional Árvore de Mirassol será acesa hoje

Publicado

em

 

A tradicional Árvore de Mirassol, a principal atração das festividades do Natal em Natal, será acesa nesta sexta-feira (01), pelo prefeito Álvaro Dias. O evento, um dos mais aguardados da programação natalina, acontece a partir das 18h.

A programação natalina de 2023, que tem como tema Festa da Paz e Alegria, teve o pontapé inicial semana passada com o acendimento da árvore de Ponta Negra.

Situada na BR 101, ao lado de shopping centers, Universidades e importantes áreas residenciais, a árvore de Mirassol deste ano possui um projeto inovador de alta tecnologia. O material que compõe a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão terá uma infinita possibilidade de cores. O uso da nova tecnologia vai apresentar ao público um verdadeiro espetáculo de cores natalinas em suas mais diversas formas.

Além da árvore, a Praça de Mirassol irá contar com túnel natalino com 30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos. Além disso, a tradicional Casinha do Papai Noel estará aberta todos os dias para o público.

TN

Continue lendo

DESTAQUE

Pagamento do 13° de servidores do RN será finalizado em janeiro de 2024, diz secretário.

Publicado

em

 

Foto: José Aldenir

O calendário para o pagamento do 13° salário dos servidores públicos do Rio Grande do Norte será anunciado até este sábado (02) pela governadora Fátima Bezerra.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (30), à Rádio Difusora, de Mossoró, o secretário da Fazenda do Estado, Carlos Eduardo Xavier, disse que o pagamento terá três datas começando em 10 de dezembro, com término previsto até o dia 30 de janeiro.

Carlos Eduardo Xavier confirmou a conclusão da folha de pagamento de novembro nesta quinta-feira. Sobre o 13°, o secretário disse que já há uma projeção, que será anunciada pela governadora até o sábado (2), com o detalhamento sobre quais as categorias e faixas salariais que serão pagas, em três datas.

“Devemos fazer o pagamento em três datas. Deve iniciar no dia 10. No dia 30 devemos ter um complemento e no dia 10 de janeiro todos os servidores do Estado estarão com o 13° na conta”, disse Carlos Eduardo Xavier.

Continue lendo

DESTAQUE

Drama de colapso do solo em Maceió se agrava: ‘Reverter é praticante impossível’

Publicado

em

Foto: Reprodução/TV Gazeta

 

A desocupação forçada de áreas em Maceió (AL) nesta semana retoma novo capítulo dramático de vidas que podem ser ‘afundadas’ em um colapso iminente da mina em 18 no bairros do Mutange, em que o engenheiro mecatrônico Arthur Cavalcante declarou, em entrevista nesta quinta-feira (30/11), que a situação é praticamente irreversível.

O problema atinge a capital alagoana há mais de cinco anos. A Justiça Federal, baseada em relatórios técnicos, determinou a inclusão de novas áreas na zona de risco para colapso em minas da Braskem, o que resultou na evasão de moradores da região afetada – mais de 60 mil pessoas já tiveram que sair, deixando bairros fantasmas na cidade.

A medida atende a pedido do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Estado de Alagoas pela inclusão de mais áreas no programa de realocação da Braskem. A Justiça estabeleceu que o monitoramento também fosse intensificado, conforme o Metrópoles.

O aumento da zona desocupada se dá no momento em que há um alerta de colapso iminente de uma mina da petroquímica Braskem na região do antigo campo do CSA, na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.

A zona, segundo a Defesa Civil de Maceió, já estava praticamente desocupada. Diante do risco iminente de colapso, o órgão municipal pediu que embarcações e população evitem transitar na região até nova atualização do órgão.

De acordo com a Defesa Civil, as análises apontam que, em caso de colapso, há chances de surgimento de um sinkhole, fenômeno caracterizado pelo afundamento da superfície e formação de uma cratera, devido ao esvaziamento do subsolo.

Por causa da situação, a Prefeitura de Maceió decretou estado de emergência por 180 dias e criou um Gabinete de Crise para acompanhar a situação.

Publicidade

Governo federal

“Orientei hoje os ministros Wellington Dias e Renan Filho a acompanharem de perto, em Maceió (AL), o risco iminente de colapso de uma mina da petroquímica Braskem na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange”, afirmou o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), na noite de quinta (30/11). “Estamos atentos e de prontidão para as ações que forem necessárias e ajudar no que for preciso”, completou.

Também na quinta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou ter entrado em contato com o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para falar sobre a emergência na cidade de Maceió

Continue lendo

Populares