Connect with us

DESTAQUE

RN se consolida como 4º estado com maior geração própria no Nordeste

Publicado em

O Rio Grande do Norte vive um dos maiores números de geração de energia renovável neste ano. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Estado tem registrado mais de 65 mil conexões operacionais, com o total de 632,7 megawatts (MW) de potência, se consolidando como o 4º maior do Nordeste em geração própria. Base histórica da Associação Potiguar de Energias Renováveis (Aper) aponta que de janeiro até abril deste ano pelo menos 7.918 novos sistemas residenciais foram conectados no RN, com uma potência de 47.822 MW.

No geral, considerando sistemas em residências e empresas 5.336 usinas foram conectadas no RN à rede elétrica da distribuidora de energia durante os quatro primeiros meses de 2023. No mesmo período de 2024 foram 8.916, ou seja, um incremento de 67%.

Para além de prédios comerciais, a geração de energia solar vem tomando espaço em residências que buscam desafogar as contas a longo prazo, com a economia podendo chegar a 95%. Desde 2012, a modalidade já atraiu mais de R$ 3,1 bilhões em investimentos, geração de mais de 18 mil empregos e a arrecadação de R$ 900 milhões aos cofres públicos do RN, segundo a Absolar.

Karla Régis, de 44 anos, é fisioterapeuta e encontrou na energia solar uma forma de economia para o futuro. A usina instalada no bairro Pitimbu, em Natal, hoje abastece três pontos: a clínica profissional e a residência própria, além da morada da mãe. Até executar a instalação, a profissional chegou a orçar com pelo menos três empresas. “Hoje a economia é em torno de 50% devido ao financiamento. As pessoas estão sempre perguntando da minha adesão”, relata.

Os benefícios acumulados pela usina solar vão além da economia na conta de luz. A Absolar estima que imóveis com instalação fotovoltaicas têm uma valorização de até 10%. “O avanço da geração própria de energia solar fortalece a sustentabilidade, alivia o orçamento das famílias e amplia a competitividade dos setores produtivos brasileiros”, explica Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar.

Para adquirir uma usina de energia solar, o cálculo do orçamento é realizado a partir do gasto comum dos locais que serão abastecidos. Durante a escolha da empresa, o consumidor deve ser minucioso, avaliando o histórico de projetos e a consolidação no mercado. Para isso, a Aper conta com uma cartela de associados de 30 empresas no Rio Grande do Norte, em que são avaliadas uma série de critérios, como quantidade mínima de funcionários, existência de um espaço físico e projetos executados.

“O principal fator de crescimento pode ser atribuído à queda no preço dos equipamentos, o que tem proporcionado retorno ainda mais rápido para os investimentos”, explica Cássio Maia, presidente da Aper.

Esse cenário é confirmado por Karla Simone, 49, que constata resultados efetivos de economia. Com a usina instalada no bairro de Lagoa Azul, em Natal, ela abastece três pontos: uma residência e um apartamento da família, além da casa da mãe. A estimativa é que o retorno do investimento esteja completo no período de três anos. “Nossa decisão foi baseada no custo-benefício. Não só no valor, como também na qualidade do material e suporte antes, durante e após a instalação”, conta satisfeita.

Lenilson Mendonça, 52, possui três usinas em diferentes endereços. Na residência em localizada no bairro de Nova Parnamirim, na região metropolitana de Natal, o administrador possui energia solar desde 2018 e em junho de 2024 realizou uma nova ampliação, puxado pelo aumento de consumo. Nos períodos de verão, ele relata que a usina residencial tem uma geração entre 900 a 1.000kW, enquanto no inverno acontece uma baixa natural, registrando de 500 a 700 kW.

“Na residência a economia é de R$ 700,00 a R$ 800,00 mensais, pois com a instalação da usina passamos a utilizar mais eletrodomésticos elétricos gerando também economia na aquisição de gás de cozinha. Em 24 meses já obtive o retorno projetado”, explica. Com a satisfação constatada, Lenilson conta que amigos e pessoas da família também decidiram aderir à instalação de uma usina fotovoltaica.

Os indicadores de evolução da energia solar no Estado animaram o mercado, que no fim de 2022 percebeu uma estabilização nas conexões, devido ao início de uma nova legislação sobre a energia solar. “Desde o último trimestre de 2023 voltamos a acompanhar um crescimento constante e com as condições de preço dos equipamentos em um patamar atrativo, o acesso à crédito em condições razoáveis e a tendência constante de aumento no preço da energia elétrica faz com que a atratividade do investimento em energia solar se mantenha crescente”, conta o presidente da Associação.

Ainda de acordo com Cássio Maia, o crescimento pela demanda de carros elétricos pode impulsionar a aquisição de sistemas fotovoltaicos nos domicílios potiguares, associando ao aumento da necessidade do uso de energia elétrica. Para 2024, considerando a projeção de volume de projetos e preço dos sistemas atuais, a APER estima que a geração distribuída no Rio Grande do Norte alcance a marca de R$ 500 milhões.

Instalação de energia solar exige cuidados

A instalação de energia solar é uma decisão que exige critérios além da venda, considerando um bom suporte posterior e a necessidade de manutenção e acompanhamento ao longo dos anos da usina. Hoje, a estimativa é que os módulos solares possuam uma durabilidade média de 25 anos, podendo chegar a 30 anos quando bem executados.

Para a adesão ao sistema residencial, o consumidor investe a partir de R$ 7 a 10 mil, dependendo do consumo da residência e da projeção para o futuro. Quanto mais eletrodomésticos e pessoas no espaço, maior será o valor pago para a aquisição da energia solar. Com expertise no mercado desde 2015 e com aproximadamente 3 mil projetos executados, a Megga Solar tem um processo facilitado para obtenção de usinas solares residenciais.

Gabriela Oliveira, sócia-proprietária de Megga Solar, explica que os prazos são pensados para agilizar a economia do consumidor. “Depois de sete dias após a aquisição, o material já está na casa do cliente e temos até 45 dias corridos para fazer a instalação. Se for um financiamento bancário, eles dão a partir de 90 dias de carência, então o sistema já vai estar ligado antes dele começar a pagar”, explica.

Na aquisição da usina com pagamento à vista são ofertadas condições diferenciadas pela empresa, além da disponibilidade de parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão. Nos casos em que for necessário financiamento, bancos parceiros são acionados em busca das melhores taxas bancárias.

A quem decide se tornar consumidor de energia solar e gasta a exata geração de energia proporcionada pela usina, ainda é necessário o pagamento uma taxa mínima mensal à concessionária do referido Estado. Normalmente, o valor envolve o valor de kWh pela cota indicada de acordo com o modelo de alimentação, além da taxa de iluminação da cidade.

Tribuna do Norte

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Pré-candidatura de Eriko Jácome bMacau, reconhecido como o vereador mais jovem do município.

Publicado

em

 

O vereador que obteve 830 votos, foi o terceiro mais votado na cidade e chega para ampliar a força de Eriko na região da Costa Branca.

Jefinho destacou a confiança no trabalho desenvolvido por Eriko e afirmou acreditar que o pré-candidato reúne as qualidades necessárias para representar os potiguares na Assembleia Legislativa.

Eriko agradeceu a parceria e ressaltou a importância de caminhar ao lado de lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios.

“Jefinho representa uma nova geração de líderes, que conhece de perto os desafios da população e trabalha para construir soluções. Seguiremos unidos, ouvindo as pessoas e fortalecendo esse projeto em favor do Rio Grande do Norte”, afirmou Eriko.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta destaca 20% de intenções de voto e afirma: “Eleição para o Senado está aberta”

Publicado

em

 

Em entrevista nesta terça-feira (23) à 94 FM, o pré-candidato ao Senado Rafael Motta destacou sua força eleitoral ao lembrar que alcança quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, mesmo sendo o único sem mandato no momento.

“Sou um candidato competitivo com pontuação expressiva, alcançando quase 20% nas pesquisas de intenção de voto, encostado no segundo colocado”, pontuou.

Para o ex-deputado, o cenário segue totalmente indefinido no Rio Grande do Norte. Rafael se posiciona como alternativa para o eleitor que rejeita o confronto ideológico travado pelas forças tradicionais. “A eleição de Senado está completamente aberta”, concluiu.

Continue lendo

DESTAQUE

Central do Cidadão da Ribeira é inaugurada e consolida luta de Ubaldo Fernandes por mais serviços na Zona Leste de Natal

Publicado

em

 

A população da Zona Leste de Natal passou a contar, oficialmente, nesta segunda-feira (22), com uma nova unidade da Central do Cidadão instalada no bairro da Ribeira. A inauguração do equipamento representa uma importante conquista para a região histórica da capital e tem a marca da atuação do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que articulou junto ao Governo do Estado a implantação dos serviços no local e também é autor da lei que denominou a unidade de Central do Cidadão Presidente Café Filho.

Localizada em um ponto estratégico da Ribeira, a nova Central do Cidadão amplia o acesso da população a diversos serviços públicos essenciais, beneficiando moradores da Zona Leste e de outras áreas da cidade. A instalação do equipamento no bairro histórico reforça o processo de revitalização da região, além de aproximar o atendimento do cidadão de comunidades tradicionais como Rocas, Santos Reis, Brasília Teimosa e Redinha.

A homenagem ao ex-presidente da República Café Filho, natalense e uma das personalidades mais importantes da história política do Rio Grande do Norte, também nasceu de uma iniciativa de Ubaldo Fernandes aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo do Estado. A denominação reconhece a contribuição histórica de um dos filhos mais ilustres da Zona Leste de Natal e fortalece a preservação da memória política e cultural da capital potiguar.

“Essa é uma conquista muito significativa para a população da Zona Leste. Trabalhamos junto ao Governo do Estado para que a Ribeira recebesse uma Central do Cidadão moderna, acessível e próxima de quem mais precisa dos serviços públicos. Além disso, ficamos felizes por eternizar o nome de Café Filho, uma figura histórica que orgulha o nosso povo e tem forte ligação com esta região da cidade”, destacou Ubaldo Fernandes.

Morador da Zona Leste há mais de quatro décadas e com trajetória política construída na região, Ubaldo tem defendido constantemente investimentos voltados à revitalização da Ribeira e à descentralização dos serviços públicos. A inauguração da Central do Cidadão Presidente Café Filho representa mais um avanço nesse processo, fortalecendo a cidadania, a inclusão social e o desenvolvimento urbano de um dos bairros mais tradicionais de Natal.

Continue lendo

DESTAQUE

Kelps ataca aliados, mas números seguem favorecendo João Maia, Robinson e Benes

Publicado

em

Apesar da experiência política e da forte presença nas redes sociais, Kelps Lima ainda não conseguiu transformar os ataques a companheiros de chapa em crescimento nas pesquisas. Enquanto tenta ocupar mais espaço no debate, os números seguem mostrando João Maia, Robinson Faria e Benes Leocádio à frente na corrida eleitoral.

Nos bastidores, a avaliação é que criticar nomes da própria aliança pode gerar desgaste sem trazer os resultados esperados nas urnas. Até aqui, os levantamentos indicam que os três seguem com vantagem sobre Kelps na disputa por uma vaga na Câmara Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Walter Alves diz que está pronto para a “guerra” contra o PT

Publicado

em

O vice-governador e presidente estadual do MDB, Walter Alves, subiu o tom contra o PT e afirmou que está preparado para enfrentar o que classificou como uma tentativa de enfraquecer seu projeto político para 2026.

Em entrevista à 96 FM, Walter acusou adversários de trabalharem para retirar apoios, enfraquecer a nominata do MDB e reduzir a força do partido no interior do Rio Grande do Norte.

“É o trabalho do não voto, de quebrar nominata. Mas guerra é guerra, meu amigo. Eu estou pronto para a guerra”, declarou.

Walter também afirmou que, após romper com o governo e aderir ao projeto liderado por Allyson Bezerra, houve uma tentativa de tirá-lo da disputa política.

“Quiseram me aniquilar da política. Eu não vou. Eu vou recomeçar”, disse.

Apesar das dificuldades, o dirigente emedebista demonstrou confiança na força do MDB, destacando que o partido conta com uma ampla base de prefeitos e lideranças em todo o estado. Ele reafirmou apoio à pré-candidatura de Allyson Bezerra ao Governo do RN e garantiu que o MDB seguirá fortalecido para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Carla Dickson precisa acelerar os passos para não ficar para trás na nominata do PL

Publicado

em

A deputada federal Carla Dickson (União Brasil) precisou passar por uma cirurgia de urgência após um quadro de apendicite aguda. Foto: Pablo Valadares

A deputada federal Carla Dickson segue com chances reais de conquistar a reeleição em 2026, mas precisará acelerar os passos para não ficar para trás na disputa dentro da própria nominata do PL.

Detentora de mandato e com experiência eleitoral, Carla possui vantagens importantes em relação a outros nomes. No entanto, a corrida pelas vagas da legenda promete ser acirrada, e alguns concorrentes já demonstram forte movimentação política, ampliando apoios e fortalecendo suas bases pelo estado.

Ter mandato ajuda, mas não é garantia de sucesso. Para acompanhar o ritmo dos demais pré-candidatos e chegar competitiva na reta decisiva, a deputada precisará intensificar sua presença política e ampliar sua articulação nos municípios.

Carla Dickson continua no jogo e com potencial de vitória, mas o desafio agora é ganhar velocidade para não perder espaço dentro de uma das nominatas mais disputadas do Rio Grande do Norte.

Continue lendo

DESTAQUE

Suplente de vereadora fortalece grupo de Jorge do Rosário em Parnamirim

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte segue ganhando novos apoios em diferentes regiões do estado. Em Parnamirim, mais uma liderança política anunciou adesão ao projeto: a suplente de vereadora do União Brasil, Raysa de Macedo, que conquistou 415 votos na última eleição municipal.

Raysa passa a integrar o grupo de lideranças que trabalha em apoio ao nome de Jorge do Rosário no município. Ela se junta a nomes como Marciano Júnior, Ricardo Wagner, Rehuel, Reinaldo Azevedo, Valmir Júnior, Lucas Mathias e Francemildo, ampliando a base de apoio da pré-candidatura na cidade.

Segundo Raysa, o grupo está unido em torno do objetivo de fortalecer a representação de Parnamirim no Legislativo estadual.

“Jorge será um amigo na Assembleia para ajudar Parnamirim, e é esse o nosso compromisso. Estamos formando um grupo forte, com pessoas que querem contribuir para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou.

Jorge do Rosário agradeceu o apoio e destacou a importância da participação de novas lideranças no projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

“Recebo com muita alegria a chegada de Raysa ao nosso grupo. É uma liderança que conhece a realidade de Parnamirim, tem serviços prestados e compartilha do nosso propósito de trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios potiguares”, ressaltou.

Continue lendo

DESTAQUE

Juninho Saia Rodada fortalece grupo no Vale do Açu e conquista apoios de ex-prefeitos em Triunfo Potiguar

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Juninho Saia Rodada a deputado federal segue ampliando sua presença pelo Rio Grande do Norte. Durante visita à cidade de Triunfo Potiguar neste final de semana, Juninho recebeu importantes declarações de apoio de lideranças políticas com forte atuação no município.

Passaram a integrar o projeto o ex-prefeito Antônio Estevam, conhecido como Toinzinho, que administrou o município entre os anos de 2001 e 2008, e a ex-prefeita Lúcia Estevam, que governou Triunfo Potiguar de 2017 a 2020. Também declararam apoio à pré-candidatura os suplentes de vereador Dailo Gurgel e Dr. Sandro.

A adesão das lideranças representa um importante fortalecimento político para o projeto de Juninho no Vale do Açu, reunindo nomes com experiência administrativa, histórico de serviços prestados à população e forte influência no cenário local.

Com os novos apoios, Juninho Saia Rodada segue consolidando alianças em diversas regiões do estado, fortalecendo uma pré-candidatura que cresce com o respaldo de ex-prefeitos, vereadores, suplentes e lideranças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios e com uma maior representatividade do Rio Grande do Norte na Câmara Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito de Umarizal Raimundo Pezão se envolve em grave acidente no Oeste do RN.

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo o prefeito de Umarizal foi registrado na noite desta segunda-feira (22), entre Olho D’água e Patu no Oeste do RN.

Segundo informações, o carro do prefeito colidiu noutro veículo que estaria carregado com frutas.

Os envolvidos foram socorridos e não se tem confirmação sobre óbito

Continue lendo

DESTAQUE

Ezequiel Ferreira recebe prefeito Galo e reafirma parceria com Florânia

Publicado

em

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, recebeu o prefeito de Florânia, Galo, para uma reunião de trabalho voltada à discussão de ações e projetos em benefício do município.

Durante o encontro, foram debatidas iniciativas para o fortalecimento da agricultura familiar, ampliação dos serviços de saúde e outras demandas importantes para melhorar a qualidade de vida da população floraniense.

Ezequiel Ferreira destacou que seu mandato seguirá à disposição de Florânia, reafirmando a parceria com a gestão do prefeito Galo e o compromisso de buscar investimentos e ações que contribuam para o desenvolvimento do município.

O presidente da ALRN também elogiou a administração municipal, ressaltando o trabalho realizado pelo prefeito Galo e a aprovação conquistada junto à população de Florânia.

Continue lendo

Populares