O novo levantamento da pesquisa TCM/TS2 realizado entre de 18 a 21 de agosto perguntou aos entrevistados: se a eleição fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para o Senado? O ex-ministro Rogério Marinho (PL) aparece na liderança com 21% das intenções de voto.
Em seguida, aparece o candidato Carlos Eduardo Alves (PDT) com 16% das intenções de voto. Em terceiro aparece o deputado federal Rafael Motta (PSB) com 8%. Três candidatos aparecem com 1% dos votos nesta ordem: veterinária Shirley Medeiros (DC), Pastor Silvestre (PMN), e Dário Barbosa (PSTU).
Outros candidatos foram citados, mas não atingiram 1%, são eles: Marcos do MLB (UP), Freitas Junior (PSOL), Geraldo Pinho (Podemos) e Marcelo Guerreiro (PRTB).
Rejeição
A mesma pesquisa também perguntou sobre a rejeição aos candidatos. Os entrevistados responderam a seguinte questão: em quem você não votaria de jeito nenhum para Senado? Neste cenário, 49% dos eleitores ‘Não souberam/Não responderam’. E ‘não votaria em nenhum’ agora é a opção de 19% dos eleitores.
O primeiro candidato que aparece com maior rejeição é Carlos Eduardo Alves (PDT) com 15%. O candidato Rogério Marinho (PL) aparece com 10%. ‘Votaria em qualquer um’ surgiu nesta pesquisa com 8%.
O candidato Rafael Motta (PSB) tem 4% de rejeição. Dário Barbosa (PSTU) aparece com 3%. Freitas Junior (PSOL) tem 2%. Pastor Silvestre, Geraldo Pinho, Marcelo Guerreiro e Marcos do MLB aparecem com 1% cada. Veterinária Shirley Medeiros foi citada mas não atingiu 1%.
Variação entre Pesquisas
Em abril deste ano, a TCM e o Instituto TS2 lançaram a primeira pesquisa da série de levantamentos para esta eleição. Em 4 de abril, Rogério Marinho (PL) aparecia com 19% das intenções, e agora tem 21%. Carlos Eduardo Alves, no primeiro levantamento liderava com 26%, agora aparece com 16%. O candidato Rafael Motta ainda não tinha anunciado a intenção de concorrer por isso não estava neste primeiro levantamento. Mas é importante destacar que não podemos falar em crescimento ou queda nos números, por se tratar de uma pesquisa com outro cenário (candidatos).
Informações sobre a pesquisa
A margem de erro é de 2,4 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistados 1.600 eleitores em todas as regiões do Estado, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2022. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a atual conjuntura, considerando a margem de erro. Os percentuais podem eventualmente não totalizar 100% em decorrência dos arredondamentos.
A pesquisa foi contratada pela PROGRAMADORA CANAL TCM LTDA (CNPJ: 04209895000120), com recursos próprios, e está registrada sob números BR–02456/2022 e RN-01204/2022.
A pesquisa do Instituto SETA revelou as intenções de voto dos eleitores de Timbaúba dos Batistas na corrida eleitoral municipal. Na modalidade estimulada, o prefeito Ivanildo Filho, candidato à reeleição, lidera com ampla vantagem, alcançando 71,0% das intenções, enquanto a adversária, Leila, aparece com 20,8%. Os eleitores que declararam votar em ninguém/branco/nulo somam 8,0%, e 0.3% não souberam ou não responderam.
O levantamento também destacou a alta aprovação da administração de Ivanildo Filho. Segundo a pesquisa, 82% dos entrevistados aprovam sua gestão, enquanto 14% desaprovam e 4% não souberam ou não responderam.
Esse resultado reflete o amplo reconhecimento ao trabalho de Ivanildinho à frente da prefeitura e a sua popularidade.
A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RN-08025/2024, foi realizada no dia 26 de setembro e ouviu 400 pessoas em Timbaúba dos Batistas (RN). A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
A pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Qualittá e registrada no TSE sob o número RN-05672/2024 ouviu 300 pessoas. Na pergunta espontânea, 42,33% responderam votar em Duduca Leite, enquanto 39,33% responderam votar em Ademir Medeiros, seguindo com 11% de indecisos e 6,67% não votaria em nenhum dos candidatos.
Já na pergunta estimulada, Duduca Leite tem 44,33% dos votos, enquanto Ademir Medeiros tem 40%, ficando os indecisos com 8,67% e os que responderam nenhum com 7%.
Para 41.40 % dos entrevistados Célio de Eliseu tem maiores chances de Vitória nas eleições de domingo para prefeito em São Miguel , Dr. Leandro Aparece com 34.40% Alyson Colaça tem 0.42% de chances, Nenhum é não sabem somam 23.80%
Em Sao Miguel a três dias da eleição pesquisa Sensatus mostra Célio de Eliseu com 48,00 % dos votos contra 40% de Dr. Leandro e 1% de Alyson colaça, no quesito estimulada. nenhum e não sabem somam 11%
A tarde desta quarta (2) não foi um dia bom para a já enfraquecida candidatura de Nega de Neném Borges em São José do Campestre e o povo do azul sentiu o baque. O Tribunal Regional Eleitoral – TRE iniciou o julgamento da situação da candidatura de Nega nas eleições 2024, que ocorrem no próximo domingo. Três julgadores já votaram contra o deferimento da candidatura, entendendo que ela não pode ser candidata, entendendo que ela está perpetuando o grupo familiar no poder. Com mais um voto a candidatura de nega será impugnada. A sessão será retomada no dia 8 de outubro, após as eleições. O TRE-RN tem sete julgadores e o presidente só vota em caso de empate. São apenas 4 votos no julgamento. Uma das vagas dos juristas está desocupada, pois não foi nomeado ainda pelo Presidente da República. A outra vaga de jurista é de Marcello Rocha, que se declarou suspeito e não irá votar. Dentre os 4 votos, votaram para impedir a candidatura de Nega o desembargador Ricardo Procópio (relator), o juiz federal Fábio Bezerra e a juíza Ticiana Nobre. O comentário no meio jurídico é de que a situação de Nega é insustentável e a candidatura dela deverá ser cassada pelo TRE. Enquanto isso, Eribaldo Pinguim (MDB) lidera todas as pesquisas com mais de dez pontos de diferença e nada de braçada para se reeleger no próximo domingo.
Morreu na manhã desta quarta-feira (02) o Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, Rafael Godeiro Sobrinho.
Além da atuação no Tribunal de Justiça, Rafael Godeiro foi governador interino do Rio Grande do Norte por alguns dias no ano de 2010, quando o titular do cargo era Iberê Ferreira de Souza.
A causa da morte ainda não foi divulgada.
Há cerca de 40 dias Dr. Rafael esteve no posto de atendimento da Câmara de Natal, em Lagoa Seca, bem humorado e com a saúde aparentemente em perfeito estado.
O espaço ficou pequeno para todos nós, e tivemos que ocupar a Rua Chile, lado a lado com o povo, como sempre fazemos. Fechamos essa etapa com chave de ouro. Ver a rua cheia de artesãos, feirantes, ambulantes, camelôs e lideranças de todas as comunidades foi um momento que ficará para sempre em meu coração.
Estou profundamente orgulhoso de ver os frutos de um trabalho construído ao longo dos anos. Cada sorriso e abraço que recebi será guardado com carinho na minha memória. O ano de 2024 já está marcado por tudo que temos conquistado juntos, e isso significa muito para mim.
A confiança de vocês é o que me motiva a continuar sempre próximo, lutando pelo que acreditamos. O trabalho não pode parar! Até o dia 6 de outubro, peço que nossa voz se torne ainda mais forte, para que possamos fortalecer o 44111. Vamos juntos!
Em solenidade realizada ontem (30), a Prefeitura Municipal do Natal anunciou a conclusão da reforma do Teatro Sandoval Wanderley e o início do processo de concessão gratuita para o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio.
A concessão de direito real de uso do imóvel tem vigência de 20 anos, podendo ser renovada, e foi regulamentada pela lei nº 7.742/2024, sancionada pelo prefeito Álvaro Dias, em 9 de setembro de 2024. De acordo com o texto da lei, cabe ao Sesc RN: Criação de exposição permanente com a história do Teatro; Garantir aos grupos teatrais locais preferência na reserva dos espaços do teatro para a realização de ensaios, de maneira gratuita; Promoção de espetáculos gratuitos ou a preços acessíveis; entre outros.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Queiroz, a concessão permitirá uma nova gestão, que tem o objetivo de transformar o espaço em um polo de arte e cultura, no bairro do Alecrim. Ele ressalta que o Sesc RN pretende respeitar a importância histórica do teatro, sobretudo, contribuindo no desenvolvimento artístico local.
“Esse teatro é fundamental para o povo de Natal e do bairro do Alecrim, um centro comercial pujante onde está o coração do comércio e também da cultura. Além disso, tem uma grande população que também vai utilizar esse equipamento. Quero parabenizar o prefeito pois este prédio ficou fechado por 15 anos e por ele ter escolhido o Sesc para administrar. O Sesc RN é dos maiores incentivadores e fomentadores da cultura potiguar e em nível nacional já administra mais de 120 teatros. Temos o compromisso de uma boa gestão e a expertise”, falou Queiroz.
O Sesc Rio Grande do Norte dispôs de R$ 1 milhão de seu orçamento de 2024, para os investimentos em equipamentos e mobiliário necessários ao funcionamento do equipamento. Foi instituída uma comissão com membros do Sesc e da Prefeitura do Natal, que, ao longo dos próximos 90 dias, atuará no processo de transferência da gestão do teatro, articulando as providências necessárias para o início da programação aberta ao público.
O candidato do partido União Brasil, deputado federal Paulinho Freire, amplia a vantagem sobre o seu principal concorrente à prefeitura de Natal, aparece com 3,1% a mais que o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), segundo a terceira pesquisa Consult/TRIBUNA DO NORTE, que entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 27 e 30 de setembro.
Caso as eleições fossem hoje, o deputado Paulinho Freire teria 33,20% dos votos dos natalenses, contra 30,10% do ex-prefeito Carlos Eduardo, segundo a sondagem estimulada, em que são apresentados os nomes dos seis candidatos ao pleito de 6 de outubro aos eleitores entrevistados.
No decorrer de uma semana, Paulinho Freire aumentou em 2,0% a diferença de intenções de votos sobre Carlos Eduardo, pois na segunda amostragem divulgada dia 26 de setembro, aparecia com 32,60% na preferência do eleitoral de Natal, enquanto o candidato pessedista tinha 31,50%.
Na primeira rodada da pesquisa Consult/TN, que saiu dia 19, a sondagem estimulada apontava empate técnico entre os dois candidatos – Carlos Eduardo um pouco à frente, com 31,0% e Paulinho Freire (União), com 30,6%.
A terceira pesquisa Consult/TN ainda apontou um crescimento do potencial de votos da candidata do Partidos Trabalhadores (PT) às eleições de 6 de outubro, a deputada federal Natália Bonavides, que saiu de 17,0% na segunda sondagem para 20,10%.
Com relação aos outros três candidatos a prefeito, não ocorreu variação considerável de percentual de votos na terceira pesquisa estimulada. O ex-deputado Rafael Motta (Avante) tem 2,20% e Nando Poeta, 0,30%, enquanto Hero (PRTB) não foi citado pelos eleitores. A pesquisa Consult/TN também mostrou que 4,9% dos entrevistados não souberam dizer em quem votariam no primeiro turno das eleições de Natal, enquanto 9,20% dos eleitores cravaram que não votam em nenhum dos candidatos.
Os resultados da pesquisa estão sujeitos a um erro máximo permissível de 3.1%, com confiabilidade de 95% e foi registrada com o número RN- 03135-2024 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).