Connect with us

DESTAQUE

Nova etapa de obras na av. Felizardo Moura não terá interdição total do trânsito

Publicado

em

 

 

A Prefeitura de Natal irá iniciar mais uma fase na obra de requalificação da avenida Felizardo Moura, no próximo domingo (18). Após entendimentos entre as secretarias municipais envolvidas com o projeto e a empresa responsável pela obra, ficou definido que durante esta etapa dos trabalhos não haverá a necessidade de interdição total da via. Nos momentos de pico, os dois sentidos da avenida estarão liberados. No horário entre 9h e 16h, poderá acontecer interdições parciais, com uma via funcionando em mão dupla. A mudança no planejamento do trânsito não provocará alterações no cronograma de entrega.

 
A Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) vai fazer toda a sinalização da pista (vertical e horizontal) neste domingo (18), para que os motoristas possam estar bem informados sobre o trânsito no local. O trabalho de sinalização vai requerer a interdição parcial do local. “Estaremos fazendo a sinalização e já também adaptando os nossos agentes e motoristas que passam pelo local. Essa mudança, que não afeta o cronograma da obra, também é importante para que as pessoas possam ter uma adaptação gradativa de todo o processo”, explica o secretário-adjunto de Trânsito da STTU, Walter Pedro.


Apesar da alteração no planejamento original, a STTU informa que é essencial a busca pelas vias alternativas já divulgadas pela Prefeitura, uma vez que, mesmo com a interdição apenas parcial, haverá impacto no tráfego e os congestionamentos vão aumentar no local. “Aconselhamos que as vias alternativas sejam utilizadas. A Felizardo Moura já está em obras e, nessa próxima fase, teremos muitas intervenções, sejam da empreiteira em si ou das concessionárias (de água, luz, etc). Por isso, as vias alternativas são essenciais”, comenta o adjunto.


A Prefeitura de Natal e as concessionárias já estão realizando trabalhos importantes para o início das outras etapas da obra, como mudanças da posteação e a preparação das tubulações, além da quebra do canteiro central e limpeza dos terrenos para instalação de canteiros e deposição de material. Uma equipe de agentes da STTU está de prontidão no local para disciplinar o tráfego na região. “Caso, durante esta próxima etapa da obra ou em alguma outra, haja a necessidade de interdição completa, a Prefeitura irá alertar a população com bastante antecedência através de todos os meios de comunicação”, antecipa Walter Pedro.


O projeto prevê um investimento de R$ 43 milhões, sendo realizado conjuntamente pela Prefeitura de Natal e pelo Governo Federal. A obra vai garantir novas estruturas em drenagem, pavimentação, calçada, ciclovia e a implantação de faixa reversível, garantindo mais fluidez no trânsito e resultando em um aumento de 30% da capacidade da via. Todas essas intervenções acarretarão em mais conforto e segurança para pedestres e ciclistas, beneficiando cerca de 750 mil pessoas na região e conferindo mais velocidade a um tráfego de cerca de 75 mil veículos por dia.


Vias alternativas


São recomendados alguns desvios, mesmo sem a interdição total da avenida Felizardo Moura. Entre eles, o desvio pelo acesso sul do aeroporto de São Gonçalo do Amarante em direção à Zona Sul de Natal e parte sul da região metropolitana.

 
Outro desvio importante é pela avenida Moema Tinoco em direção à Ponte Newton Navarro. Na avenida Tomaz Landim, haverá mais um desvio pela avenida Doutor João Medeiros Filho em direção à zona Sul de Natal.


Outros caminhos levam em direção à Ponte Newton Navarro, como o Canto do Mangue, a rua Miramar e a avenida Presidente Café Filho.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Eleições 2024: Rafael Motta não será o vice e Aíla continua favorita

Publicado

em

 

 

O cenário político da capital Potiguar foi inundado por informações dando conta de que Rafael Motta (Avante) teria fechado aliança com o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves para compor a chapa na condição de vice.

Não procede.

Rafael foi sondado, mas não aceitou. Como também outros políticos e partidos foram consultados para compor a chapa, como o Solidariedade.

O militante do Avante é pré-candidato a Prefeito de Natal e não deve recuar.

O nome da atual vice-prefeita Aíla Cortez continua em alta no núcleo duro do PSD. Carlos Eduardo só definirá no final de julho. Caso mantenha a liderança “folgada” nas pesquisas, terá Aíla como companheira de chapa.

Continue lendo

DESTAQUE

PGR arquiva investigação de sigilos impostos por Bolsonaro

Publicado

em

A PGR (Procuradoria Geral da República) arquivou as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por “suposta irregularidade do governo federal, ao violar sistematicamente o princípio da publicidade e o direito fundamental de acesso à informação, por meio da prática reiterada de classificação de documentos e informações de interesse público como sigilosos”.

O inquérito civil foi instaurado em abril de 2022 e investigou 6 temas de sigilos. Ao todo, Bolsonaro impôs mais de 1100 sigilos.

Leia abaixo os temas investigados:

O subprocurador-geral da República, Eitel Santiago, justificou o arquivamento por não ser “possível vislumbrar a caracterização de improbidade administrativa ou de abuso nos atos excepcionais de sigilo narrados nas representações […] Os elementos angariados nos autos não demonstram ter ocorrido violação sistemática ao princípio da publicidade e ao direito fundamental de acesso à informação”.

Poder 360

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Fundador da OceanGate anuncia viagem a buraco mais fundo da Terra

Publicado

em

Guillermo Söhnlein, cofundador da OceanGate — dona do submarino que implodiu durante uma expedição aos destroços do Titanic há um ano — está planejando uma viagem ao Dean’s Blue Hole, um dos buracos subaquáticos mais profundos do mundo, localizado nas Bahamas. A expedição está programada para 2024, mas a data específica não foi divulgada.

O empresário de 58 anos fundou a OceanGate em 2009 com Stockton Rush, que morreu na implosão do submersível em junho do ano passado, aos 61 anos.

“Na primeira descida de submersíveis tripulados, equipados com luzes de LED e tecnologia de drones subaquáticos, nossos cientistas poderão explorar algumas das condições menos hospitaleiras da Terra em busca de descobertas sem precedentes”, diz o anúncio da expedição no site da Blue Marble Exploration, empresa que Söhnlein abriu em 2013 após deixar a OceanGate.

De acordo com a Blue Marble, “até o momento, o Dean’s Blue Hole tem sido praticamente inexplorado”, permanecendo “um enigma para os geólogos que estudam cavernas subaquáticas”.

“Aventurando-se em águas desconhecidas, nossa equipe terá que ‘esperar o inesperado’”, afirmou Söhnlein, sem fornecer detalhes sobre o submersível que será usado na viagem.

O buraco é o maior do seu tipo, localizado em uma área remota, com uma profundidade de 202 metros, tornando-o “inacessível até mesmo para os mergulhadores mais experientes”. Ele tem a forma de um “vaso”, com uma abertura estreita na superfície e uma base mais larga, segundo a Blue Marble Exploration.

Geólogos acreditam que possa haver aberturas ao longo das paredes da câmara principal, que ligam o buraco ao Oceano Atlântico. “Isso pode causar correntes e camadas térmicas imprevistas que podem interferir nas operações subaquáticas.”

No fundo da caverna, a equipe a bordo do submersível vai operar “na completa escuridão” e estará sujeita a uma “pressão extrema”, de quase 300 libras por polegada quadrada, que corresponde a cerca de 20 vezes mais do que a que sentimos na superfície terrestre.

“Os moradores locais acreditam que Dean’s é um portal para o inferno e que o próprio diabo se esconde nas profundezas escuras. Todos os anos, várias pessoas se afogam no Dean’s devido a uma variedade de infortúnios. Esperamos encontrar restos humanos e nos preparar para lidar com essas situações com o devido respeito pelas famílias”, concluiu o comunicado.

RELEMBRE O CASO

O submersível turístico que transportava 5 passageiros em uma expedição aos destroços do Titanic desapareceu em 18 de junho de 2023, quando perdeu contato com a Guarda Costeira de Boston (EUA). Os destroços ficam a cerca de 600 km da costa de Newfoundland, no Canadá.

Feito de fibra de carbono e titânio com o peso de mais de 10 toneladas, o equipamento era capaz de fornecer até 96 horas de oxigênio. As buscas duraram 4 dias.

Em 22 de junho, a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou a localização dos destroços no fundo do oceano Atlântico, a cerca de 500 metros da proa do Titanic. Ninguém sobreviveu.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Criminosos matam segurança e fogem sem levar arma da vítima no interior do RN

Publicado

em

Um homem foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (21) em Serra do Mel, na região Oeste potiguar.

De acordo com a Polícia Militar, o homem trabalhava como segurança e estava armado, mas não teve a arma levada pelos autores do crime.

O homicídio aconteceu por volta das 9h na Avenida 13 de maio. Segundo a polícia, João Oliveira de Souza Júnior estava passando pela rua quando criminosos em um carro atiraram contra ele e fugiram.

A vítima morreu antes de receber atendimento médico.

Segundo a polícia, a vítima era CAC (colecionador, atirador ou caçador) e tinha autorização emitida pela Polícia Federal para adquirir, registrar, transportar e manter armas de fogo.

Por g1 RN

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Servidores do IFRN aceitam proposta, mas fim da greve depende de assinatura de acordo

Publicado

em

Em greve, os servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) aceitaram as propostas do governo federal para reestruturação das carreiras dos servidores técnico-administrativos e docentes. Os termos foram aprovados em assembleia geral da categoria nessa quinta-feira (20), com 528 votos favoráveis à aceitação da proposta, 328 contrários e 35 abstenções. No entanto, o fim da greve depende ainda da decisão nacional com as representações sindicais da categoria e posterior assinatura do acordo com o governo.

As propostas foram votadas em assembleia do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Natal (Sinasefe Natal) em formato híbrido, no Auditório 01 do IFRN Campus Natal-Zona Leste e através da plataforma Teams. A indicação do sindicato em esfera local foi repassada para a plenária nacional do Sinasefe, que acontece nesta sexta-feira (21).

De acordo com o tesoureiro do Sinasefe Natal, Diógenes Araújo, o desfecho da greve vai acontecer em conjunto com as outras instituções no País. A aprovação deve ser trabalhada em conjunto entre o Sinasefe e outras duas entidades representativas dos servidores da educação Federal (Andes e Fasubra) para negociação com o governo federal. Por isso, não há um prazo definido para o fim do movimento paredista.

A categoria condicionou o fim da greve à assinatura do acordo e também apontaram que deve constar no documento as propostas que foram apresentadas pelo governo na última mesa, mas não constam ainda no texto enviado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Mobilizados, um grupo de servidores do IFRN se reuniram na manhã desta sexta-feira para participar de um ato unificado em frente ao Campus Central do instituto, em Natal.

Principais pontos da proposta do governo para os TAEs:

a) Nível de Classificação A – 36%;
b) Nível de Classificação B – 40%;
c) Nível de Classificação C – 50%;
d) Nível de Classificação D – 61%.

Para ser encaminhado no MEC através da criação de Grupo de Trabalho: Reposição da greve por trabalho represado; jornada de 30h para os TAES; revogação dos decretos que impedem e suspendem a contratação de certos cargos; e inclusão no PCCTAE de jornadas específicas garantidas por lei (assistente social, jornalista, interprete de libras).

Para os docentes, o governo apresentou:

Tribuna do Norte

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Polícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em residência de suspeito de violência doméstica em Caicó

Publicado

em

Policiais civis da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó, com apoio da 3ª Delegacia Regional (DR), Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) Caicó e da 46ª DP, deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão em desfavor de um homem, de 41 anos, suspeito de violência doméstica e familiar.

As diligências aconteceram na quinta-feira (20), na residência do suspeito, localizada no município de Caicó, após agressões físicas contra sua ex-companheira e a filha dele. No local, foram encontradas diversas munições e produtos que foram encaminhados ao Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para uma análise detalhada.

O suspeito foi interrogado para esclarecimento dos fatos e submetido aos devidos procedimentos legais e ficará a disposição da Justiça.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

São João de Natal: Waldonys e Giannini Alencar; Confira a programação desta sexta (21).

Publicado

em

Giannini Alencar será uma das atrações desta sexta-feira (21).

A segunda noite de São João  de Natal segue nesta sexta-feira (21), com início às 18h, na Praça Pedro Velho, em Petrópolis. A festa está sendo marcado por muita alegria, dança e música boa, o momento trouxe o resgate das raízes culturais e a tradição das festas juninas populares na capital potiguar.

PROGRAMAÇÃO

Nesta sexta-feira, 21, a programação musical continua a partir das 18h. Sobem ao palco:
Yury Misael,
Waldonys
Giannini Alencar
E a dupla Mari e Rayane.

Para conferir a programação completa do São João de Natal 2024, que acontece até o dia 30 de junho, com o encerramento do Festival de Quadrilhas, acesse:

https://saojoaodenatal.com.br/

Continue lendo

DESTAQUE

AGORA PIOROU DE VEZ JÁ SEM MUITAS EXPECTATIVAS DE VITÓRIA OPOSIÇÃO ESTÁ DIVIDIDA EM SÃO JOÃO DO SABUGI PODEM COMPRAR O PALETÓ PRA ANIBAL.

Publicado

em

 

O grupo oposicionista ao prefeito Aníbal Pereira (MDB),  caminha dividida para a eleição municipal 2024, em São João do Sabugi.

No município, a oposição conta com duas pré-candidaturas: de Branco de Birosa e Joseilson do Sindicato

Continue lendo

DESTAQUE

Vereadores do Pernambuco conhecem trabalho da Fecam-RN

Publicado

em

 

O presidente da Câmara de Vereadores José Kaio do município pernambucano de Glória do Goitá esteve nesta sexta-feira (21), na Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte ( Fecam-RN), em reunião com a presidente Erineide Sá.

Ele foi aconpanhado dos vereadores Cícero e Rodrigo conhecer o trabalho da Federação no Estado que tem 167 municípios associados.

Lá, eles também conversaram através de vídeo chamada com o presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti que falou da alegria de ter

É importante destacar que a união dos vereadores do Brasil é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia e o desenvolvimento das nossas comunidades.

Quando os vereadores de diferentes regiões se unem, compartilham experiências e colaboram em prol de objetivos comuns, estamos não apenas promovendo uma troca enriquecedora de conhecimentos, mas também construindo uma base sólida para políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

Essa união permite que possamos enfrentar desafios com mais força e determinação, garantindo que as necessidades e aspirações dos cidadãos sejam ouvidas e atendidas. Juntos, podemos inovar, implementar soluções criativas e transformar realidades, sempre com o foco no bem-estar coletivo.

A força da união dos vereadores é a chave para um Brasil mais justo, próspero e democrático. Vamos continuar trabalhando juntos, com compromisso e dedicação, para fazer a diferença em cada canto do nosso país!

Continue lendo

DESTAQUE

Extrato bancário vai mudar a partir de 8 de julho; entenda o que será alterado

Publicado

em

Bancos associados àFebraban (Federação Brasileira de Bancos) irão alterar o extrato bancário a partir de 8 de julho. A principal mudança é a padronização das nomenclaturas.

A medida irá abranger depósitos e saques. Depois, as demais operações financeiras serão incluídas nestas mudanças.

A iniciativa, segundo a Febraban, foi criada pensando em facilitar o cotidiano dos clientes, tornando as informações mais acessíveis, principalmente para quem tem conta em mais de uma instituição.

O extrato bancário é um documento fornecido pela instituição financeira que resume as transações realizadas de uma conta bancária em um determinado período.

Nele, há informações sobre depósitos, saques, transferências, pagamentos de contas e outras transações. O documento funciona como uma espécie de registro de todas as movimentações financeiras de uma conta bancária, ou seja, as entradas e saídas de dinheiro.

Na nova nomenclatura, as operações de depósito de cheque no caixa eletrônico, também chamado de ATM, sigla para Automated Teller Machine, passarão a ser descritas no extrato como “DEP CHEQUE ATM”.

As operações de saque de dinheiro em espécie no caixa da agência com o cartão da conta, aparecerão no extrato como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

Hoje, essas informações variam conforme o banco. “Atualmente, os bancos usam mais de 4.000 tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que gera diferenças significativas entre os bancos para um mesmo tipo de operação financeira”, afirma Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

“A iniciativa vai universalizar as informações, trazendo mais compreensão ao cliente sobre a operação que ele realizou, além de ampliar o acesso da população aos serviços bancários”, diz.

O acesso ao extrato bancário é direito de todos os consumidores e é gratuito para até dois extratos com a movimentação dos últimos 30 dias, para contas correntes. Verifique em sua instituição bancária para entender melhor sobre possíveistarifas de emissão de extratos.
 

COMO CONSULTAR O EXTRATO BANCÁRIO?

Cada banco ou instituição financeira possuem procedimentos diferentes para acessar o extrato bancário. É possível acessar o documento por internet banking (site oficial do banco ou instituição financeira); aplicativo do banco ou instituição financeira; em caixas eletrônicos ou agência bancária (presencialmente); ou central de atendimento telefônico do banco.

Em caso de dúvidas é indicado conversar diretamente com a instituição.

QUAIS SERVIÇOS SÃO GRATUITOS PARA QUEM TEM CONTA-CORRENTE?

Clientes com conta-corrente podem ter até dez serviços gratuitos em bancos e instituições financeiras caso a empresa ofereça esses serviços, até o limite mensal estabelecido pelo Banco Central. O que ultrapassar o pacote garantido por lei pode ser cobrado.

VEJA OS SERVIÇOS GRATUITOS PARA CONTA-CORRENTE:

QUAIS SERVIÇOS SÃO GRATUITOS PARA QUEM TEM POUPANÇA?

Os clientes da caderneta de poupança também têm direito a serviços gratuitos, sem pagamento de tarifa, mas o pacote é um pouco menor do que o da conta-corrente.

VEJA OS SERVIÇOS GRATUITOS PARA CADERNETA DE POUPANÇA:

Folha de São Paulo

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares