Connect with us

DESTAQUE

Milei cancela participação em cúpula do Mercosul para encontrar Bolsonaro em Balneário Camboriú

Publicado em

Em meio à crescente tensão entre os presidentes da Argentina e do Brasil, o argentino Javier Milei decidiu não participar da próxima Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, no dia 8 de julho, no Paraguai, mas confirmou sua presença na reunião da Conferência Política de Ação Conservadora (Cpac), que será realizada no próximo fim de semana no balneário de Camboriú — e na qual também estará presente o ex-presidente Jair Bolsonaro.

A ausência de Milei na reunião de presidentes do Mercosul foi confirmada ao GLOBO por fontes do governo brasileiro. Já a viagem do presidente argentino ao balneário de Santa Catarina foi noticiada pelo jornal La Nación e considerada “provável” pelo governo Milei. Ambas decisões causaram preocupação em fontes brasileiras, que temem um aprofundamento da crise bilateral.

Na reunião da Cpac também estarão presentes os dirigentes de extrema direita chileno José Antonio Kast e o mexicano Eduardo Verástegui. Em 2022, ainda como deputado, Milei participou de um encontro do grupo no Brasil. Em sua coletiva desta segunda-feira, o porta-voz da Casa Rosada, Manuel Adorni, afirmou que a presença de Milei em Santa Catarina era “provável”. De acordo com o La Nación, a viagem do presidente argentino já foi decidida.

A tensão entre Lula e Milei começou na campanha eleitoral Argentina de 2023, quando o então candidato da ultradireita argentino referiu-se ao presidente brasileiro como comunista e corrupto. Após a vitória de Milei, foram feitos esforços diplomáticos dos dois lados para aparar arestas e o resultado foram vários meses de aparente calma entre os dois principais sócios do Mercosul.

As duas chancelarias organizaram várias reuniões de trabalho, e a ministra das Relações Exteriores argentina, Diana Mondino, fez uma visita oficial ao Brasil. Tudo parecia caminhar sem grandes sobressaltos. Milei teve discussões fortes e públicas com outros presidentes, entre eles o colombiano Gustavo Petro, mas, até agora, evitou atritos com Lula. Os esforços diplomáticos, porém, foram insuficientes para impedir a escalada que começou semana passada.

A frágil paz terminou quando o presidente brasileiro disse, em referência às declarações de Milei de 2023, que o presidente argentino deveria “pedir desculpas ao povo do Brasil e a mim”. A reposta de Milei foi chamar Lula de “esquerdista com o ego inflado”.

— Desde quando deve-se pedir desculpas por dizer a verdade? — perguntou o chefe de Estado argentino.

A Casa Rosada argumenta que Milei não irá à cúpula do Mercosul por problemas de agenda, mas a decisão foi tomada após a troca de farpas com Lula. Até semana passada, a presença de Milei na cúpula de Assunção era dada como certa por funcionários argentinos. Paralelamente, o presidente argentino decidiu ir ao encontro da extrema direita internacional em Camboriú, onde se encontrará com Jair e Eduardo Bolsonaro, entre outros. Ambos participaram da posse de Milei em 10 de dezembro passado, na qual o Brasil foi representado pelo chanceler Mauro Vieira. O filho do ex-presidente esteve recentemente na Argentina e participou de eventos organizados por membros do partido de Milei, A Liberdade Avança, inclusive no Parlamento argentino.

Segundo fontes do governo brasileiro, eventuais reações de Lula à presença de Milei no Brasil ao lado de Bolsonaro dependerão da atitude do presidente argentino. Se Milei disser algo que for considerado uma ofensa pelo governo brasileiro a resposta, asseguraram as fontes, poderia ser até mesmo a convocação do embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli. A participação do presidente argentino no encontro da Cpac não será comentada pelo governo brasileiro. Mas se Milei repetir declarações agressivas sobre Lula, frisaram as fontes, “não se pode descartar sequer o rompimento de relações”. “Vamos calibrar, dependendo do que Milei fizer”, enfatizou uma das fontes do governo Lula.

Não é do interesse do presidente brasileiro, acrescentou a fonte, “subir no ringue com Milei”. Tudo dependerá das ações do argentino em território brasileiro. As relações bilaterais, admitiram as fontes, “caminham numa direção perigosa”.

A tensão entre os dois presidentes acontece pouco depois de que viera à tona o escândalo pela fuga de bolsonaristas envolvidos nos atos de 8 de janeiro para a Argentina. O caso preocupa o governo brasileiro, que acompanha de perto as investigações da Justiça argentina.

O Globo

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Rafael Motta avança no Vale do Açu com apoio do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e Dra. Vanessa Lopes

Publicado

em

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta recebeu neste sábado (13) o apoio do ex-prefeito de Assú e pré-candidato a deputado estadual, Ivan Júnior, e de sua esposa, a ex-candidata a prefeita Dra. Vanessa Lopes. O apoio amplia a base política de Rafael Motta no Vale do Açu e reforça sua presença no interior do Rio Grande do Norte na disputa pelo Senado em 2026.

 

O apoio reflete uma parceria construída com trabalho concreto. Durante seus dois mandatos como deputado federal, Rafael Motta destinou recursos para pavimentação e calçamento de ruas em Assú, investiu no fortalecimento das unidades básicas de saúde do município e manteve um canal permanente com vereadores e lideranças locais para que as demandas de Assú chegassem ao Congresso Nacional. Para Ivan Júnior, que esteve à frente da gestão do município, a decisão de apoiar Rafael Motta é resultado direto desse histórico de proximidade e entregas reais ao Vale do Açu.

Continue lendo

DESTAQUE

Jorge do Rosário mostra força e reúne mais de 120 lideranças do Seridó e reforça compromisso com o desenvolvimento da região.

Publicado

em

 

O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) reuniu cerca de 120 lideranças políticas de diversos municípios do Seridó na tarde deste sábado (13), em Caicó. O encontro, realizado no auditório do Hotel Porto Bello, contou com a presença de vereadores, suplentes, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e representantes de diferentes segmentos da região.

Durante o evento, Jorge destacou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios seridoenses e defendeu a união de esforços em favor do desenvolvimento regional. “O Seridó terá uma mão amiga para ajudar suas cidades na hora da precisão, lutando pelo crescimento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O clima de entusiasmo marcou todo o encontro. Em diversos momentos, as lideranças presentes interromperam o discurso do pré-candidato com manifestações de apoio e gritos de “É tempo de Jorge”, demonstrando a receptividade ao projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Lideranças fortíssimas de Baraúna declaram apoio à Dr. Bernardo para Federal.

Publicado

em

A pré-candidatura do Dr. Bernardo recebe duas importantes lideranças políticas vindas do município de Baraúna no Oeste do RN.

O líder Zezé da Agrícola foi candidato a prefeito em 2024 e o suplente de vereador Fábio Júnior fecharam com Dr. Bernardo para Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta cresce no Seridó e pode estar entre os mais votados da região

Publicado

em

Com adesões chegando de diversas cidades do Seridó, Rafael Motta amplia sua base política e fortalece sua pré-candidatura ao Senado. Nos últimos dias, recebeu o apoio de vereadores e lideranças em municípios como Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, consolidando presença em uma das regiões mais influentes do Rio Grande do Norte.

O avanço dos apoios e a crescente articulação com parlamentares municipais colocam Rafael Motta como um dos nomes com potencial para figurar entre os mais votados do Seridó nas eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias prestigia a 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel e destaca a força da agropecuária do RN

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta sexta-feira da 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel, considerada uma das mais importantes exposições da caprinocultura e ovinocultura do estado. O evento reúne produtores rurais, expositores, agricultores e visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o setor agropecuário da região.

Recebido pelo prefeito Thales Farias, pelo vice-prefeito Adailton, vereadores do município e diversas lideranças políticas, Álvaro percorreu os estandes da exposição, conversou com produtores e recebeu o carinho da população presente ao evento.

Também participaram da programação o deputado estadual Gustavo Carvalho, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e membros do Poder Legislativo local.

A edição deste ano da Caprifeira reúne cerca de 530 animais e reforça o papel de Coronel Ezequiel como referência na promoção de eventos voltados ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Rio Grande do Norte.

Em sua participação no evento, Álvaro destacou a importância da Caprifeira para o fortalecimento da agropecuária e parabenizou o prefeito Thales Farias pela realização de mais uma edição da exposição, considerada uma das maiores do Rio Grande do Norte.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Thales Farias pela iniciativa e pela qualidade desta tradicional exposição, que já se consolidou como uma das mais importantes do nosso estado. É motivo de orgulho ver um evento que valoriza os produtores e movimenta a economia da região”, afirmou.

O pré-candidato também reforçou seu compromisso com o fortalecimento das exposições agropecuárias e com o apoio aos produtores rurais.

“O que depender de mim, continuarei contribuindo para que eventos como este sigam crescendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Norte”, finalizou.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Últimas pesquisas colocam Ivan Júnior entre os 2 mais fortes da nominata do MDB para deputado estadual

Publicado

em

O ex-prefeito Ivan Júnior segue ganhando espaço na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De acordo com levantamentos divulgados nos últimos meses, ele aparece oscilando entre a primeira e a segunda colocação dentro da nominata do MDB, um dos grupos mais competitivos da disputa estadual.

Os números reforçam o crescimento político de Ivan Júnior e demonstram a consolidação de seu nome em diversas regiões do estado. Com forte atuação no Vale do Açu e ampliando sua presença em outras regiões, o ex-prefeito vem se mantendo entre os candidatos mais competitivos do partido.

O desempenho nas pesquisas fortalece a expectativa de que Ivan Júnior chegue à eleição de 2026 como um dos principais nomes do MDB na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco participa da 30ª edição do Santo Antônio do Povo em Santana do Seridó

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite desta sexta-feira (12), da 30ª edição do Santo Antônio do Povo, tradicional celebração realizada no município de Santana do Seridó. O parlamentar esteve acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, e do pré-candidato a deputado federal, Odon Júnior, além de diversas lideranças políticas locais e estaduais.

Reconhecido como um dos eventos culturais mais importantes da região, o Santo Antônio do Povo reúne anualmente moradores e visitantes de diferentes localidades.

Durante o evento, Francisco destacou a importância da festa para a identidade cultural do Rio Grande do Norte e relembrou sua atuação para garantir o reconhecimento oficial da celebração.

“É uma alegria participar de mais uma edição do Santo Antônio do Povo e ver essa tradição chegar aos 30 anos cada vez mais forte. Essa festa representa a cultura, a fé e a história do povo de Santana do Seridó. Por isso, tive a honra de apresentar leis que reconhecem e fortalecem esse patrimônio tão importante para o nosso estado”, afirmou o deputado.

O Santo Antônio do Povo foi reconhecido como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte por meio de lei de autoria de Francisco do PT. O parlamentar também é autor da lei que incluiu a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado, garantindo ainda mais visibilidade e valorização à tradicional festa santanense.

Continue lendo

DESTAQUE

Nina Souza fortalece base política em Natal e amplia apoios na região Agreste

Publicado

em

 

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL) segue intensificando sua agenda de articulações políticas, fortalecendo sua presença em Natal e ampliando apoios importantes na região Agreste do Rio Grande do Norte.

Um dos movimentos de destaque foi a adesão da vereadora Dra. Lucineide e do médico Dr. Sílvio Paiva, lideranças de Monte Alegre e reconhecidas pelos serviços prestados à população. O apoio amplia a presença política de Nina no Agreste e fortalece sua pré-candidatura para 2026.

Em Natal, Nina participou de uma série de encontros promovidos por lideranças da capital. A pré-candidata esteve nos eventos dos vereadores Cláudio Custódio, Herberth Sena e Eribaldo Medeiros, além dos encontros organizados pelos secretários municipais e suplentes de vereador Klaus Araújo e Felipe Alves. As agendas reuniram o presidente da câmara de Natal e pré candidato a deputado estadual Eriko Jacome, deputada estadual Eudiane Macedo, lideranças comunitárias, apoiadores e representantes de diversos segmentos.

No interior, Nina prestigiou a tradicional Festa de Santo Antônio do Achado, em Georgino Avelino. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Freire, da primeira-dama Idalma, vereadores do município, lideranças da região e do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

“Tenho percorrido o estado ouvindo as pessoas, reencontrando amigos e fortalecendo parcerias. Cada agenda reforça nosso compromisso de continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte e construindo esse projeto ao lado da população”, afirmou Nina Souza.

Continue lendo

DESTAQUE

Com novas adesões em Caicó, Rafael Motta amplia apoios no Seridó

Publicado

em

 

A expansão da pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado Federal chegou nesta sexta (12) a Caicó. Na cidade, Rafael esteve na Rádio Mundial FM e contabilizou a declaração de apoio de Fátima Saraiva, figura histórica do Partido dos Trabalhadores no município, ex-presidente do diretório municipal do PT e referência na militância ligada aos movimentos sociais e sindicais da região. O projeto do pré-candidato ao Senado junto ao time de Lula no RN, ao lado da governadora Fátima, de Cadu e de Samanda, tem demonstrado forte expansão por todo estado e trazendo apoios que mostram o tamanho do projeto nas regiões.

A visita ainda rendeu mais uma adesão ao time. O vereador Arthur, de Caicó, declarou apoio à pré-candidatura. O Seridó não é território desconhecido para Rafael. Durante seus dois mandatos como deputado federal ele destinou emendas de saúde e infraestrutura para a região, além de ações junto a assistência social e a causa animal.

Continue lendo

DESTAQUE

Klaus do Bem reúne multidão e declara apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome e Nina Souza

Publicado

em

 

O ex-vereador de Natal e atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Klaus do Bem, reuniu uma grande multidão na noite desta quinta-feira (11), em um encontro que demonstrou sua força política e capacidade de mobilização.

Durante o evento, Klaus oficializou seu apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome para deputado estadual e de Nina Souza para deputada federal. Na ocasião, também reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças políticas. Estiveram presentes a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, representando o prefeito Paulinho Freire, e Washington, representando o senador Rogério Marinho, além de apoiadores, amigos e lideranças de diversos segmentos.

 

Continue lendo

Populares