Mais de 120 mil pessoas participaram da procissão de Santa Luzia, a padroeira de Mossoró, nesta quarta-feira, 13 de dezembro. A estimativa é da Diocese de Mossoró, que organizou o evento. A procissão teve início no Santuário de Santa Clara, no Conjunto Walfredo Gurgel, percorrendo a Avenida Presidente Dutra até chegar à Catedral de Santa Luzia, no Centro da cidade. O evento contou com a presença de Dom Luigi Bressan, arcebispo emérito de Trento, e Dom Paulo Alves Romão, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
A procissão foi marcada por várias homenagens ao Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que faleceu aos 93 anos no último dia 28 de novembro. Sua contribuição para a educação e a devoção demonstrada ao longo dos anos foram lembradas durante o cortejo.
O encerramento da festividade também marcou a despedida do Bispo Dom Marinao Manzana, que se aposenta aos 75 anos. O Papa Francisco nomeou Dom Francisco de Sales Alencar Batista para assumir o posto, e durante a solenidade de encerramento, Manzana recebeu várias homenagens. Ele estava no comando da Diocese de Mossoró desde 2004.
Transporte
Para garantir a comodidade dos fiéis, a Prefeitura de Mossoró disponibilizou transporte público gratuito para a Procissão. A Linhas de ônibus foram disponibilizadas, conectando os bairros ao local de partida da procissão, facilitando a participação de devotos de diferentes regiões da cidade.

Imagens de drone feita por João Batista

Imagem de Santa Luzia chega ao adro da Catedral (Foto: Valéria Persali
Fonte Blog do Ismael Sousa