Connect with us

DESTAQUE

Lula defende taxação dos super-ricos e combate à fome na OIT

Publicado em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (13), que o bem-estar da população está ligado aos compromissos de preservação do meio ambiente e defendeu a relação entre capital e trabalho para minimizar as desigualdades sociais. Lula discursou na sessão de encerramento do fórum inaugural da Coalizão Global para a Justiça Social no âmbito da 112ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.

Ao listar diversos problemas que precisam ser enfrentados para melhorar a qualidade do trabalho no mundo, o brasileiro afirmou que a OIT é ainda mais relevante diante dos desafios que existem hoje. O fórum é iniciativa do diretor-geral da OIT, Gilbert Houngbo, ao lado de quem Lula exercerá a co-presidência da coalizão.

“Não há democracia com fome, nem desenvolvimento com pobreza, nem justiça na desigualdade. Por isso, aceitei o convite do diretor-geral Gilbert para co-presidir a Coalizão Global para a Justiça Social. Ela será instrumental para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O ODS 8 [Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 8] sobre Trabalho Decente para Todos não está avançando na velocidade e na escala necessárias para o cumprimento de seus indicadores”, disse Lula, lembrando que “a informalidade, a precarização e a pobreza são persistentes”.

“O número de pessoas em empregos informais saltou de aproximadamente 1,7 bilhão, em 2005, para 2 bilhões neste ano. A renda do trabalho segue em queda para os menos escolarizados. As novas gerações não encontram espaço no mercado. Muitos não estudam, nem trabalham e há elevado desalento. Quase 215 milhões, mais do que a população do Brasil, vivem em extrema pobreza, mesmo estando empregados. As desigualdades de gênero, raça, orientação sexual e origem geográfica são agravantes desse cenário”, destacou.

Para Lula, a relação entre capital e trabalho é importante para minimizar as desigualdades sociais. “Recuperar o papel do Estado como planejador do desenvolvimento é uma tarefa urgente. A mão invisível do mercado só agrava desigualdades. O crescimento da produtividade não tem sido acompanhado pelo aumento dos salários, gerando insatisfação e muita polarização. Não se pode discutir economia e finanças sem discutir emprego e renda. Precisamos de uma nova globalização, uma globalização de face humana”, disse.

O presidente defendeu a taxação dos super-ricos e lembrou que a justiça social e a luta contra as desigualdades são prioridades da presidência do Brasil no G20, grupo das 20 maiores economias do mundo. “Estamos discutindo como promover uma transição justa e utilizar as tecnologias emergentes para melhorar o universo laboral. Nossa iniciativa prioritária, a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, busca acelerar os esforços para eliminar essas chagas. O Brasil está impulsionando a proposta de taxação dos super-ricos nos debates do G20”, afirmou.

“Nunca antes o mundo teve tantos bilionários. Estamos falando de 3 mil pessoas que detêm quase US$ 15 trilhões em patrimônio. Isso representa a soma das riquezas do Japão, da Alemanha, da Índia e do Reino Unido. É mais do que se estima ser necessário para os países em desenvolvimento lidarem com a mudança climática. A concentração de renda é tão absurda que alguns indivíduos possuem seus próprios programas espaciais. Não precisamos buscar soluções em Marte. É a Terra que precisa do nosso cuidado”, acrescentou o presidente, em referência ao bilionário Elon Musk, dono da empresa de exploração espacial Space X.

Lula ainda lembrou que o bem-estar dos cidadãos está diretamente ligado ao compromisso, “que deve ser de todos”, com a preservação do meio ambiente. Para o presidente, o enfrentamento das mudanças climáticas deve ter o foco na transição energética na promoção do desenvolvimento sustentável em suas dimensões econômica, social e ambiental.

“As florestas tropicais não são santuários para o deleite da elite global, tampouco podem ser tratadas como depósitos de riquezas a serem exportadas. Debaixo de cada árvore vivem trabalhadoras e trabalhadores que precisam de emprego e renda. A sociobioeconomia, a industrialização verde e as energias renováveis são grandes oportunidades para ampliar o bem-estar coletivo e efetivar a transição justa que defendemos”, disse Lula, destacando ainda que a transição ecológica deve ser pensada junto com a transição digital.

“Ações e políticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades digitais e sustentáveis serão fundamentais em uma economia global cada vez mais descarbonizada e intensiva em tecnologia […]. A inteligência artificial transformará radicalmente nosso modo de vida. Teremos que atuar para que seus benefícios cheguem a todos e não apenas aos mesmos países que sempre ficam com a parte melhor. Do contrário, tenderá a reforçar vieses e hierarquias geopolíticas, culturais, sociais e de gênero”, afirmou.

Por fim, o presidente destacou a importância do lançamento da coalizão e voltou a defender a participação mais igualitária dos países em desenvolvimento nos organismos de governança global.

“A coalizão que estamos lançando hoje será uma ferramenta central para construir uma transição com justiça social, trabalho decente e igualdade. Isso será particularmente importante neste contexto de transição para uma ordem multipolar, que exigirá mudanças profundas nas instituições. Por isso o Brasil vai trabalhar pela ratificação da Emenda de 1986 à Constituição da OIT, que propõe eliminar os assentos permanentes dos países mais industrializados no conselho da organização”, disse.

“Não faz sentido apelar aos países em desenvolvimento para que contribuam para a resolução das crises que o mundo enfrenta hoje sem que estejam adequadamente representados nos principais órgãos de governança global. Nossas decisões só terão legitimidade e eficácia se tomadas e implementadas democraticamente”, acrescentou o presidente.

Lançada no ano passado, a Coalizão Global pela Justiça Social já conta com mais de 250 membros, incluindo governos, organizações de trabalhadores e empregadores, organizações multilaterais e nacionais e instituições financeiras, organizações acadêmicas e organizações não governamentais internacionais.

A Conferência Internacional do Trabalho é a reunião anual dos 187 Estados-membros da OIT e, neste ano, ocorre de 3 a 14 de junho.

A delegação brasileira conta com integrantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil e de sindicatos ligados a trabalhadores e a empresas. O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, juntou-se a eles na segunda-feira (10).

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Rafael Motta avança no Vale do Açu com apoio do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e Dra. Vanessa Lopes

Publicado

em

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta recebeu neste sábado (13) o apoio do ex-prefeito de Assú e pré-candidato a deputado estadual, Ivan Júnior, e de sua esposa, a ex-candidata a prefeita Dra. Vanessa Lopes. O apoio amplia a base política de Rafael Motta no Vale do Açu e reforça sua presença no interior do Rio Grande do Norte na disputa pelo Senado em 2026.

 

O apoio reflete uma parceria construída com trabalho concreto. Durante seus dois mandatos como deputado federal, Rafael Motta destinou recursos para pavimentação e calçamento de ruas em Assú, investiu no fortalecimento das unidades básicas de saúde do município e manteve um canal permanente com vereadores e lideranças locais para que as demandas de Assú chegassem ao Congresso Nacional. Para Ivan Júnior, que esteve à frente da gestão do município, a decisão de apoiar Rafael Motta é resultado direto desse histórico de proximidade e entregas reais ao Vale do Açu.

Continue lendo

DESTAQUE

Jorge do Rosário mostra força e reúne mais de 120 lideranças do Seridó e reforça compromisso com o desenvolvimento da região.

Publicado

em

 

O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) reuniu cerca de 120 lideranças políticas de diversos municípios do Seridó na tarde deste sábado (13), em Caicó. O encontro, realizado no auditório do Hotel Porto Bello, contou com a presença de vereadores, suplentes, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e representantes de diferentes segmentos da região.

Durante o evento, Jorge destacou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios seridoenses e defendeu a união de esforços em favor do desenvolvimento regional. “O Seridó terá uma mão amiga para ajudar suas cidades na hora da precisão, lutando pelo crescimento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O clima de entusiasmo marcou todo o encontro. Em diversos momentos, as lideranças presentes interromperam o discurso do pré-candidato com manifestações de apoio e gritos de “É tempo de Jorge”, demonstrando a receptividade ao projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Lideranças fortíssimas de Baraúna declaram apoio à Dr. Bernardo para Federal.

Publicado

em

A pré-candidatura do Dr. Bernardo recebe duas importantes lideranças políticas vindas do município de Baraúna no Oeste do RN.

O líder Zezé da Agrícola foi candidato a prefeito em 2024 e o suplente de vereador Fábio Júnior fecharam com Dr. Bernardo para Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta cresce no Seridó e pode estar entre os mais votados da região

Publicado

em

Com adesões chegando de diversas cidades do Seridó, Rafael Motta amplia sua base política e fortalece sua pré-candidatura ao Senado. Nos últimos dias, recebeu o apoio de vereadores e lideranças em municípios como Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, consolidando presença em uma das regiões mais influentes do Rio Grande do Norte.

O avanço dos apoios e a crescente articulação com parlamentares municipais colocam Rafael Motta como um dos nomes com potencial para figurar entre os mais votados do Seridó nas eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias prestigia a 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel e destaca a força da agropecuária do RN

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta sexta-feira da 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel, considerada uma das mais importantes exposições da caprinocultura e ovinocultura do estado. O evento reúne produtores rurais, expositores, agricultores e visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o setor agropecuário da região.

Recebido pelo prefeito Thales Farias, pelo vice-prefeito Adailton, vereadores do município e diversas lideranças políticas, Álvaro percorreu os estandes da exposição, conversou com produtores e recebeu o carinho da população presente ao evento.

Também participaram da programação o deputado estadual Gustavo Carvalho, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e membros do Poder Legislativo local.

A edição deste ano da Caprifeira reúne cerca de 530 animais e reforça o papel de Coronel Ezequiel como referência na promoção de eventos voltados ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Rio Grande do Norte.

Em sua participação no evento, Álvaro destacou a importância da Caprifeira para o fortalecimento da agropecuária e parabenizou o prefeito Thales Farias pela realização de mais uma edição da exposição, considerada uma das maiores do Rio Grande do Norte.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Thales Farias pela iniciativa e pela qualidade desta tradicional exposição, que já se consolidou como uma das mais importantes do nosso estado. É motivo de orgulho ver um evento que valoriza os produtores e movimenta a economia da região”, afirmou.

O pré-candidato também reforçou seu compromisso com o fortalecimento das exposições agropecuárias e com o apoio aos produtores rurais.

“O que depender de mim, continuarei contribuindo para que eventos como este sigam crescendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Norte”, finalizou.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Últimas pesquisas colocam Ivan Júnior entre os 2 mais fortes da nominata do MDB para deputado estadual

Publicado

em

O ex-prefeito Ivan Júnior segue ganhando espaço na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De acordo com levantamentos divulgados nos últimos meses, ele aparece oscilando entre a primeira e a segunda colocação dentro da nominata do MDB, um dos grupos mais competitivos da disputa estadual.

Os números reforçam o crescimento político de Ivan Júnior e demonstram a consolidação de seu nome em diversas regiões do estado. Com forte atuação no Vale do Açu e ampliando sua presença em outras regiões, o ex-prefeito vem se mantendo entre os candidatos mais competitivos do partido.

O desempenho nas pesquisas fortalece a expectativa de que Ivan Júnior chegue à eleição de 2026 como um dos principais nomes do MDB na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco participa da 30ª edição do Santo Antônio do Povo em Santana do Seridó

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite desta sexta-feira (12), da 30ª edição do Santo Antônio do Povo, tradicional celebração realizada no município de Santana do Seridó. O parlamentar esteve acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, e do pré-candidato a deputado federal, Odon Júnior, além de diversas lideranças políticas locais e estaduais.

Reconhecido como um dos eventos culturais mais importantes da região, o Santo Antônio do Povo reúne anualmente moradores e visitantes de diferentes localidades.

Durante o evento, Francisco destacou a importância da festa para a identidade cultural do Rio Grande do Norte e relembrou sua atuação para garantir o reconhecimento oficial da celebração.

“É uma alegria participar de mais uma edição do Santo Antônio do Povo e ver essa tradição chegar aos 30 anos cada vez mais forte. Essa festa representa a cultura, a fé e a história do povo de Santana do Seridó. Por isso, tive a honra de apresentar leis que reconhecem e fortalecem esse patrimônio tão importante para o nosso estado”, afirmou o deputado.

O Santo Antônio do Povo foi reconhecido como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte por meio de lei de autoria de Francisco do PT. O parlamentar também é autor da lei que incluiu a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado, garantindo ainda mais visibilidade e valorização à tradicional festa santanense.

Continue lendo

DESTAQUE

Nina Souza fortalece base política em Natal e amplia apoios na região Agreste

Publicado

em

 

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL) segue intensificando sua agenda de articulações políticas, fortalecendo sua presença em Natal e ampliando apoios importantes na região Agreste do Rio Grande do Norte.

Um dos movimentos de destaque foi a adesão da vereadora Dra. Lucineide e do médico Dr. Sílvio Paiva, lideranças de Monte Alegre e reconhecidas pelos serviços prestados à população. O apoio amplia a presença política de Nina no Agreste e fortalece sua pré-candidatura para 2026.

Em Natal, Nina participou de uma série de encontros promovidos por lideranças da capital. A pré-candidata esteve nos eventos dos vereadores Cláudio Custódio, Herberth Sena e Eribaldo Medeiros, além dos encontros organizados pelos secretários municipais e suplentes de vereador Klaus Araújo e Felipe Alves. As agendas reuniram o presidente da câmara de Natal e pré candidato a deputado estadual Eriko Jacome, deputada estadual Eudiane Macedo, lideranças comunitárias, apoiadores e representantes de diversos segmentos.

No interior, Nina prestigiou a tradicional Festa de Santo Antônio do Achado, em Georgino Avelino. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Freire, da primeira-dama Idalma, vereadores do município, lideranças da região e do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

“Tenho percorrido o estado ouvindo as pessoas, reencontrando amigos e fortalecendo parcerias. Cada agenda reforça nosso compromisso de continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte e construindo esse projeto ao lado da população”, afirmou Nina Souza.

Continue lendo

DESTAQUE

Com novas adesões em Caicó, Rafael Motta amplia apoios no Seridó

Publicado

em

 

A expansão da pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado Federal chegou nesta sexta (12) a Caicó. Na cidade, Rafael esteve na Rádio Mundial FM e contabilizou a declaração de apoio de Fátima Saraiva, figura histórica do Partido dos Trabalhadores no município, ex-presidente do diretório municipal do PT e referência na militância ligada aos movimentos sociais e sindicais da região. O projeto do pré-candidato ao Senado junto ao time de Lula no RN, ao lado da governadora Fátima, de Cadu e de Samanda, tem demonstrado forte expansão por todo estado e trazendo apoios que mostram o tamanho do projeto nas regiões.

A visita ainda rendeu mais uma adesão ao time. O vereador Arthur, de Caicó, declarou apoio à pré-candidatura. O Seridó não é território desconhecido para Rafael. Durante seus dois mandatos como deputado federal ele destinou emendas de saúde e infraestrutura para a região, além de ações junto a assistência social e a causa animal.

Continue lendo

DESTAQUE

Klaus do Bem reúne multidão e declara apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome e Nina Souza

Publicado

em

 

O ex-vereador de Natal e atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Klaus do Bem, reuniu uma grande multidão na noite desta quinta-feira (11), em um encontro que demonstrou sua força política e capacidade de mobilização.

Durante o evento, Klaus oficializou seu apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome para deputado estadual e de Nina Souza para deputada federal. Na ocasião, também reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças políticas. Estiveram presentes a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, representando o prefeito Paulinho Freire, e Washington, representando o senador Rogério Marinho, além de apoiadores, amigos e lideranças de diversos segmentos.

 

Continue lendo

Populares