Connect with us

DESTAQUE

Líderes repercutem mensagem de prestação de contas da governadora Fátima Bezerra

Publicado em

 

Na primeira Sessão Ordinária de 2022, realizada de forma híbrida na manhã desta quinta-feira (3), as lideranças partidárias externaram suas avaliações acerca da prestação de contas feita, na sessão solene da quarta-feira (2), pela chefe do Executivo Estadual, Fátima Bezerra (PT). Além disso, destacaram temas, como Turismo, crescimento econômico, geração de emprego e a necessidade de recapeamentos asfálticos e obras estruturais para a Zona Norte de Natal.

Abrindo os discursos dos líderes, Hermano Morais (PSB) abordou o assunto da geração de emprego e renda.

“Nós estamos sempre acompanhando a economia nacional e seus reflexos no RN. Pelo que vemos, a base de emprego do RN vem melhorando há um tempo, de acordo com o Caged. Saiu agora o relatório anual e, graças a Deus, nós tivemos um aumento na base de emprego. Ao longo de 2021, foram mais de 190 mil admissões contra 158 mil desligamentos registrados, ou seja, saldo positivo de 32.204 mil vagas de emprego formal. O RN ficou em sexto lugar do Nordeste”, informou.

Para o parlamentar, isso demonstra que o RN, mesmo tendo sofrido na pandemia com a queda do Turismo, seu maior segmento empregador, conseguiu evoluir em termos empregatícios.

“Além disso, tivemos a consolidação da energia eólica e crescimento acelerado da energia solar. E eu queria destacar que os setores que mais ajudaram o Estado foram comércio e serviços, que são impulsionados pelo Turismo, tendo sido responsáveis por 73% dos empregos do Rio Grande do Norte. Daí a nossa preocupação com a área turística, que se consolidou com a criação da Frente Parlamentar do Turismo, por iniciativa do nosso mandato”, acrescentou.

Concluindo, Hermano frisou que não se pode criar dificuldades para os investimentos. “É preciso ter cuidado para não desperdiçar oportunidades nem deixar de atrair investimentos. Mas o nosso RN está de parabéns por tudo que fez em 2021 na área econômica”, disse.

Na sequência, Eudiane Macêdo (Republicanos) falou sobre a visita “in loco” do secretário municipal de obras de Natal e do secretário adjunto de conservação a avenidas importantes da Zona Norte.

“Atendendo solicitação nossa, os secretários estiveram comigo nas avenidas Bela Vista, Cidade Praia e Caboclinhos, localizadas no Bairro Lagoa Azul, a fim de verificar as necessidades de recapeamento asfáltico. São as três principais avenidas do bairro, por onde trafegam muitas pessoas diariamente, mas já são muitos anos com o mesmo problema”, detalhou.

Segundo Eudiane, ela já fez de tudo que estava ao seu alcance, desde a época em que era vereadora.

“As pessoas às vezes se perguntam se ali no bairro mora mesmo uma deputada estadual. E eu quero dizer que, dentro das minhas possibilidades, quando eu ainda era vereadora, já tentei de tudo. Mas eu não sou o Executivo. O que eu tenho a minha voz para externar os problemas e anseios da população, e isso eu faço sempre”, argumentou a parlamentar.

Eudiane falou ainda a respeito de pedidos de recursos ao Governo Federal, através do deputado federal Benes Leocádio, para obras de infraestrutura na Zona Norte da capital.

“A gente solicitou recursos de quase R$ 5 milhões para a reforma da lagoa de captação do Conjunto Santarém, que fica na Avenida Itapetinga. Esse é outro problema recorrente, em que todos os anos as pessoas perdem seus móveis devido às inundações. Além disso, fizemos o requerimento de R$ 4 milhões para o recapeamento das avenidas do bairro Lagoa Azul”, disse.

Por fim, a deputada pediu uma atenção especial do Governo do Estado à limpeza e higienização da feira livre de Nova Natal.

Em seguida, Nelter Queiroz (MDB) utilizou seu horário para tecer críticas a alguns trechos da prestação de contas da governadora Fátima.

“A governadora disse que recuperou 90% das estradas do RN, e isso não é verdade. Eu ando todos os finais de semana pelas rodovias do interior e sei como está a situação. São muitos locais esburacados e precisando de manutenção”, censurou.

O deputado citou ainda algumas obras que a governadora disse ter executado, discordando da conclusão dos trabalhos, além de opinar que os gastos foram exacerbados.

“A senhora prometeu os institutos, fazendo propaganda na mídia. Além disso, deveria estar concluindo obras, e não anunciando. Isso tudo é porque a senhora não fez nada. Isso é revoltante”, lamentou.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, Francisco do PT rebateu os julgamentos contrários à atual gestão.

“É muito fácil fazer discursos para cobranças, mas quem critica tudo deveria ter coragem para se candidatar ao governo. Quem nunca administrou nada sempre tem soluções para tudo. Mas o povo sabe como o Estado foi recebido pela governadora Fátima. Não é a primeira vez que ouvimos denúncias infundadas, levianas e sem provas. Isso é a dor de cotovelo de quem vê o Estado sendo reconstruído e queria estar no lugar, mas não consegue”, iniciou.

De acordo com Francisco, o atual governo elevou o RN a outro patamar, quando comparado a dezembro de 2018.

“Hoje, os servidores têm previsibilidade com relação aos seus salários. E mais: eles estão recebendo os atrasados deixados por governos anteriores, que somam um passivo de quase 1 bilhão. Dava para consertar muitas estradas – que foram deixadas destruídas. E eu queria saber onde estavam alguns deputados que estão aqui há décadas, mas que só agora enxergam um problema como esse”, refutou.

Sobre a CNH popular, o parlamentar informou que a lei passou dez anos engavetada.

“E agora chegou a governadora para entregar mais de trezentas carteiras, vindo mais este ano. Passaram-se dez anos com a lei adormecida, e só agora as pessoas – que já estavam aqui na época – estão reclamando. Eu só sei de uma coisa: é melhor trezentas do que não ter nenhuma”, disse Francisco.

A respeito dos institutos de educação, o deputado garantiu que os recursos já estão na conta e que os processos já estão sendo licitados. “Serão construídos 12 IERN’s, pois nós temos um governo que valoriza a Educação do Estado”, asseverou.

Por fim, a deputada Isolda Dantas (PT) também contestou as acusações feitas contra a governadora Fátima, anteriormente, na mesma sessão.

“Cada dia que passa eu tenho mais orgulho de ser líder do PT nesta Casa e de defender o governo da professora Fátima. Porque estamos falando de uma mulher que olha no olho, que fala a verdade, que teve uma história construída ao lado da classe trabalhadora e que tem palavra. Quem quer fazer debate com seriedade primeiro tem que verificar os fatos”, argumentou.

Segundo a parlamentar, ela não se recorda de outro governador que tenha chegado “de pé” ao último ano do seu mandato.

“Fátima está de cabeça erguida e anda em qualquer lugar do RN, porque teve dignidade e sensibilidade, montou uma equipe qualificada, capaz de tirar o RN da situação ruim em que estava quando ela assumiu o mandato. E não foi por causa de milagre que olhamos para o RN hoje e vemos a folha em dia, os empregos recuperados, as empresas chegando ao Estado e muitas vidas salvas na pandemia. Isso é gestão, é decisão política de uma mulher que tem coragem. Portanto, respeitem a governadora do Estado do Rio Grande do Norte, tanto pela sua autoridade, quanto pela sua história”, concluiu.

 

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

ÚLTIMAS PESQUISAS MOSTRAM FORÇA DE BENES E JOAO MAIA DENTRO DA NOMINATA DO PL .

Publicado

em

 

 

A mais recente pesquisa reforça um cenário que vem se repetindo nos últimos levantamentos eleitorais para deputado federal no Rio Grande do Norte: João Maia e Benes Leocádio seguem ocupando as primeiras posições dentro da nominata do União Progressista.

Nas últimas pesquisas divulgadas, os dois parlamentares têm aparecido de forma constante na liderança ou na vice-liderança da chapa, demonstrando força eleitoral e consolidando suas posições na disputa por vagas na Câmara Federal.

O desempenho recorrente de João Maia e Benes Leocádio mostra que ambos mantêm bases políticas sólidas e forte presença nos municípios potiguares, fator que tem sido determinante para os bons resultados registrados nos levantamentos.

Faltando ainda um período considerável para a eleição, o cenário pode sofrer alterações, mas os números mais recentes confirmam que a dupla segue firme na ponta da nominata do União Progressista, sendo atualmente as principais referências eleitorais do grupo na corrida por Brasília.

Continue lendo

DESTAQUE

PARNAMIRIM: Equipe da Limpeza Urbana presta homenagem à prefeita Nilda em reconhecimento aos avanços para a categoria

Publicado

em

 

Na manhã desta sexta-feira (26), data em que celebra mais um ano de vida, a prefeita Nilda foi surpreendida por uma homenagem preparada pelos profissionais da limpeza urbana do município. O gesto simbolizou o reconhecimento e a gratidão da categoria pelas ações implementadas pela gestão em benefício dos trabalhadores do setor.

A homenagem reuniu servidores que atuam diariamente na manutenção e limpeza da cidade, destacando os avanços conquistados nos últimos meses. Entre as principais iniciativas da gestão municipal estão a aquisição de 10 novos caminhões coletores, que reforçaram a estrutura operacional do serviço de limpeza urbana, e a ampliação do quadro de margaridas, com a contratação de mais mulheres para atuar na equipe, fortalecendo a inclusão e ampliando a capacidade de atendimento.

Outro importante avanço lembrado pelos profissionais foi a concessão do adicional de 40% de insalubridade para todos os varredores do município, uma medida histórica que representa reconhecimento, valorização e melhores condições de trabalho para esses servidores essenciais.

Em clima de emoção e agradecimento, os trabalhadores destacaram que a homenagem vai além da celebração do aniversário da prefeita, representando o reconhecimento a uma gestão que tem investido na valorização dos profissionais que contribuem diariamente para manter a cidade limpa, organizada e acolhedora para toda a população.

Continue lendo

DESTAQUE

TOMBA REUNIU MULTIDÃO EM SANTA CRUZ PARA ANUNCIAR APOIO AO CORONEL HÉLIO PARA O SENADO

Publicado

em

Um grande ato político realizado nesta quinta-feira (25), em Santa Cruz, reuniu uma multidão de lideranças, prefeitos, vereadores, representantes de municípios da região Trairi e apoiadores em torno de um projeto político para as eleições de 2026. Durante o encontro, o deputado estadual Tomba Farias anunciou apoio à pré-candidatura de Coronel Hélio (PL) ao Senado Federal.

O evento contou com a presença dos senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), do pré-candidato ao Governo, Álvaro Dias, do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, do deputado federal Sargento Gonçalves e da pré-candidata a deputada federal Nina Souza, além de diversos prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças da região.

Ao confirmar o apoio, Tomba Farias destacou a importância de fortalecer uma representação comprometida com o Rio Grande do Norte no Senado Federal e ressaltou a parceria construída com Coronel Hélio.

“Recebo esse apoio com muita gratidão e responsabilidade. Tomba Farias é uma liderança importante, que conhece profundamente a realidade do interior e tem uma história de trabalho pelo povo potiguar. Essa união fortalece nossa caminhada e nosso compromisso de representar o Rio Grande do Norte no Senado”, afirmou.

Coronel Hélio Oliveira @luannasantarosa Danilo Sá

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Item/TV Ponta Negra: Walter Alves aparece em 3º lugar para deputado estadual

Publicado

em

 

O presidente do MDB e pré-candidato a deputado estadual, Walter Alves, está entre os três nomes mais citados para a Assembleia Legislativa na mais recente pesquisa Item/TV Ponta Negra. É mais um levantamento eleitoral no qual ele aparece entre os primeiros.

A nova pesquisa vem confirmar a tendência de que o MDB deve alcançar um resultado muito positivo nas Eleições de outubro para o Legislativo do RN. A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem alcance estadual e entrevistou 1.250 pessoas em 61 cidades entre os dias 22 e 24 de junho.

Além de Walter Alves, outros nomes do MDB estão se destacando nas pesquisas, o que gera a expectativa de que o partido deve eleger pelo menos três nomes para a Assembleia Legislativa e o vice-governador, Hermano Morais.

A pesquisa Item/TV Ponta Negra tem margem de erro de 2,77% e 95% de confiabilidade. O levantamento foi registrado no TRE-RN (RN-08595/2026) e no TSE (BR-08216/2026) e foi divulgado hoje, dia

Continue lendo

DESTAQUE

Deputada Divaneide Basílio é agredida por segurança durante evento com Janja em Natal

Publicado

em

A deputada estadual Divaneide Basílio (PT) foi agredida por um segurança durante o evento “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, realizado nesta sexta-feira (26), na Arena das Dunas, em Natal, com a presença da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Segundo relatos divulgados pela imprensa, o episódio ocorreu no momento em que participantes tentavam se aproximar da primeira-dama após o encerramento da programação. Durante a movimentação, um dos agentes de segurança teria empurrado as pessoas que estavam no local, atingindo a parlamentar.

Após a agressão, Divaneide recebeu atendimento da equipe médica da Arena das Dunas e, em seguida, foi encaminhada ao Hospital do Coração. De acordo com as informações divulgadas até o momento, ela apresentou um pico de pressão em decorrência do ocorrido

Continue lendo

DESTAQUE

Gustavo Carvalho participa de encontro político em Ruy Barbosa ao lado de lideranças do Potengi e do RN

Publicado

em

 

*Evento reuniu o prefeito Raniere, lideranças municipais, Rogério Marinho e Coronel Hélio em momento de união e fortalecimento político na região*

O deputado estadual Gustavo Carvalho participou, nesta sexta-feira (26), de um encontro político na cidade de Ruy Barbosa, reunindo lideranças comprometidas com o desenvolvimento do Potengi e de todo o Rio Grande do Norte.

Ao lado do prefeito Raniere, do ex-prefeito Tiquinho e do vice-prefeito Bonfim, Gustavo foi recebido com carinho pela população e destacou a importância da união de forças em favor do município e da região.

O encontro também contou com a presença do prefeito de São Tomé, Gá, do vice-prefeito Naro, do prefeito Fabiano de Vavá, de Barcelona, além do senador Rogério Marinho, grande parceiro do Potengi e do Rio Grande do Norte, e do Coronel Hélio, pré-candidato ao Senado.

Durante a agenda, Gustavo Carvalho reforçou seu compromisso com Ruy Barbosa, com o Potengi e com os municípios potiguares, defendendo a construção de parcerias que levem mais investimentos, obras e melhorias para a população.

“Estar em Ruy Barbosa é sempre uma alegria. Aqui temos amigos, temos história e temos compromisso. Seguimos juntos, ouvindo o povo, fortalecendo alianças e trabalhando por um Rio Grande do Norte cada vez melhor”, destacou Gustavo.

O evento foi marcado por demonstrações de apoio, diálogo com a população e fortalecimento do grupo político liderado pelo prefeito Raniere no município.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Senado mostra empate técnico na soma do 1º e 2º voto entre Styvenson com 19%; Rafael Motta e Zenaide Maia com 18,6%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta um empate triplo na disputa pelas duas vagas do Senado Federal no RN, considerando a soma do primeiro e do segundo votos.

De acordo com o levantamento, Styvenson Valentim registra 19,0% das intenções de voto. Na sequência aparecem Rafael Motta e Zenaide Maia, ambos com 18,6%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Samanda Alves, com 11,0%; Coronel Hélio, com 8,2%; Sandro Pimentel, com 1,0%; Rosália Fernandes, com 0,8%; e Luciana Lima, com 0,2%.

Ainda segundo a pesquisa, 12,4% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 10,2% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado pelo Instituto ITEM, contratado pela TV Ponta Negra, com 1.250 eleitores entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa ITEM/TV Ponta Negra/Governo: Alysson Bezerra lidera com 38,8%, Álvaro Dias soma 26,2% e Cadu Xavier tem 16,2%

Publicado

em

Pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto ITEM, contratada pela TV Ponta Negra, aponta o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra (União Brasil), na liderança da corrida pelo Governo do Rio Grande do Norte no cenário estimulado.

De acordo com o levantamento, Alysson aparece com 38,8% das intenções de voto. Em segundo lugar está Álvaro Dias (PL), com 26,2%, seguido por Cadu Xavier (PT), que registra 16,2%.

Os demais candidatos pontuaram da seguinte forma: Robério Paulino (PSOL), com 1,0%; Dário Barbosa (PSTU), com 0,4%; e Rodrigo Vieira, também com 0,4%.

Ainda segundo a pesquisa, 9,0% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não responder, enquanto 8,0% declararam voto branco, nulo ou permanecem indecisos.

O levantamento foi realizado com 1.250 eleitores, entrevistados em 61 municípios do Rio Grande do Norte. A pesquisa apresenta margem de erro de 2,77 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

O estudo está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TRE/RN RN-07966/2026 e TSE BR-08216/2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta participa de evento com Janja e destaca compromisso no combate à violência contra as mulheres

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Senado Rafael Motta esteve nesta sexta-feira (26) na UFRN para o evento que marcou a adesão do Rio Grande do Norte ao Pacto Nacional Brasil sem Feminicídio. O encontro reuniu a primeira-dama Janja Lula da Silva, a ministra das Mulheres Márcia Lopes, o ministro da Justiça Francisco Lucas Costa, a governadora Fátima Bezerra e o pré-candidato ao governo Cadu Xavier.

Autor da Lei nº 13.871/2019, que obriga o agressor condenado por violência doméstica a ressarcir o SUS pelos custos do atendimento às vítimas, Rafael Motta reforçou seu compromisso com a pauta. “Precisamos construir uma sociedade em que nenhum homem se considere dono da vida das mulheres. O combate ao feminicídio exige união, políticas públicas eficazes e leis que protejam as vítimas e responsabilizem os agressores”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu de Lula acompanha Janja em Natal e reforça força do “Time de Lula” no RN

Publicado

em

 

O pré-candidato ao Governo do Estado, Cadu de Lula, participou nesta sexta-feira (26), em Natal, de um encontro marcante com a primeira-dama Janja da Silva e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. O evento colocou o Rio Grande do Norte no centro do debate nacional ao priorizar o combate ao feminicídio e valorizar a crescente participação feminina nas forças de segurança potiguares. Para Cadu, a vinda de autoridades deste escalão a Natal é fundamental para articular pautas sociais urgentes e integrar o estado às políticas prioritárias do Governo Federal.

A presença institucional de Janja, seguida pela expectativa da visita do presidente Lula ao estado na próxima semana, sinaliza um momento de forte mobilização política para o PT local. Essas agendas reforçam o compromisso com a segurança e os direitos das mulheres, ao mesmo tempo em que consolidam a coesão do grupo político em torno de um projeto de transformação para o Rio Grande do Norte. A visita é vista como um símbolo de que o estado possui canal direto com as decisões que impactam positivamente a vida da população.

“A presença da primeira-dama aqui no estado mostra que o time do Lula vai estar muito forte nesse processo eleitoral. Isso fortalece a minha pré-candidatura e de todo o nosso time na Câmara e na Assembleia Legislativa; estamos muito felizes com esse simbolismo tão grande”, destacou Cadu.

O encontro em Natal reafirma que o projeto político liderado por Cadu caminha lado a lado com as diretrizes nacionais do partido, focado em debates necessários e desafiadores, como a segurança pública e a equidade de gênero. Com o respaldo direto de Brasília, o projeto para o Governo do RN ganha tração, unindo pautas sociais sólidas e uma base política revigorada pela presença das lideranças do país.

Continue lendo

Populares