Connect with us

DESTAQUE

Insegurança e preços dos combustíveis pautam pronunciamento de Luiz Eduardo na ALRN

Publicado

em

Os frequentes assaltos que vêm ocorrendo no Rio Grande do Norte foi um dos temas do pronunciamento do deputado Luiz Eduardo (SDD) na sessão plenária desta terça-feira (29). Ele lamentou que crimes como esse vêm sendo registrados nos últimos dias em restaurantes do Bairro Petrópolis, também na zona Norte da capital e em outros estabelecimentos comerciais no interior do Estado.

“Na Praia do Meio também toda semana está tendo assalto, na zona Norte tivemos assalto na Avenida Pompeia. Os interiores Pureza, Maxaranguape, no Mato Grande também estão havendo recorrentes assaltos e a insegurança em nosso Estado voltou com todo o vapor”, declarou o parlamentar.

Luiz Eduardo também abordou o aumento dos preços dos combustíveis no Rio Grande do Norte, o que tem elevado o preço médio para o consumidor final. Ele lembrou que a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo já aprovou um convite ao diretor da empresa 3R Petroleum, Matheus Dias, para explicar a política de preços da empresa no RN.

A iniciativa foi sugerida pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), que informou ao deputado que a audiência será realizada no próximo dia 12 de setembro na Assembleia Legislativa.

Além da 3R Petroleum, empresa que assumiu recentemente o controle do Polo Potiguar, a audiência contará com a participação do Sindipetro, Procon, Ministério Público e Sindipostos.

DESTAQUE

NOTA : CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Parnamirim respeita a liberdade e os direitos do povo, mas vem a público manifestar sua solidariedade ao vereador Michael Borges, que se viu injustamente ameaçado e desacatado no seu espaço de trabalho durante a sessão ordinária da última quarta-feira (29).

É inadmissível que um representante do povo, no exercício de suas funções legislativas, seja alvo de qualquer tipo de intimidação ou desrespeito. A Câmara repudia veementemente tais atos e reafirma seu compromisso com a segurança e o respeito aos seus membros.

Ressaltamos a importância do ambiente democrático e do respeito mútuo entre todos os presentes nas dependências desta Casa Legislativa.

Informamos que a questão está sendo encaminhada à Procuradoria da Câmara, que atuará como canal de comunicação para a colaboração com as autoridades policiais, como prova do destemor desta Casa Legislativa e do seu compromisso com a justiça e a ordem.

Reiteramos, a nossa solidariedade ao vereador Michael Borges e nosso apoio incondicional à sua atuação em prol da comunidade parnamirinense.

Atenciosamente,

Wolney França
Câmara Municipal de Parnamiri/RN

Continue lendo

DESTAQUE

‘Cavalgada Rota do Trem’ percorre trajeto histórico de 120 km entre Mossoró e Patu, no RN

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) a largada da Cavalgada Rota do Trem, que levará homens e mulheres, montados em seus cavalos, de Mossoró a Patu, no Oeste potiguar. A previsão é de que o grupo chegue ao destino no próximo sábado (1º), após percorrer 120 km.

No início da manhã, os cerca de 60 participantes da quinta edição do evento tomaram um café da manhã reforçado, com comidas típicas, receberam a benção dos vaqueiros, amazonas e animais e partiram em direção ao Alto Oeste, seguindo a antiga linha de trem que realizou viagens entre as duas cidades até o século passado.

“Mais de 90% do percurso, nós fazemos seguindo a linha do trem”, conta o organizador do evento, Valnei Nunes.

Ainda segundo a organização, os cavaleiros e amazonas viajaram de mais de 20 cidades potiguares diferentes a Mossoró para participar do evento.

Ao longo da viagem, o grupo contará com paradas de apoio e descanso. Ricardo Jorge dos Santos, responsável pela alimentação dos cavaleiros ao longo de três dias, diz que, somente de carne para as refeições, são necessários 80 kg.

Também é preciso ter cuidado com os animais. O descanso é fundamental para que eles cheguem bem ao fim da jornada. Por isso, a atividade também conta com o acompanhamento de um veterinário.

Por g1 RN

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

PSDB vai mobilizar pré-candidatos para “Seminário Preparatório para Eleições Municipais”

Publicado

em

Encontro online será direcionado para pré-candidatos, assessores e lideranças municipais

O PSDB do Rio Grande do Norte vai juntar forças para mobilizar os pré-candidatos tucanos nos 133 municípios que hoje são presentes. É que acontecerá o “Seminário Preparatório para Eleições Municipais: Venha vencer com o PSDB!”, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho. O evento será virtual, transmitido pelas redes do ITV e do PSDB, e está previsto para 18h30 às 20h30, aproximadamente. Este encontro será fundamental para o fortalecimento e preparação dos pré-candidatos, assessores e lideranças municipais.

“Será uma oportunidade para quem é do PSDB e pretende disputar as Eleições 2024 discutir temas, estratégias e atualizações sobre as novas ferramentas e debates, que envolve a campanha no interior, e também em cidades da região metropolitana. Será um momento de discussões sobre Legislação e Prestação de Contas, com nomes que são referências no país”, comentou o jornalista Rodrigo Rafael, diretor do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Seção Estadual do Rio Grande do Norte.

No seminário: “Estratégia e Planejamento” será abordado com as melhores práticas e técnicas para a criação de estratégias de campanha. Será apresentado por Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político. Já o tema “Redes Sociais e Impulsionamento” terá foco em otimizar o uso dessas plataformas para engajamento e comunicação direta com o eleitorado. Será apresentado por Natália Mendonça, publicitária especialista em marketing digital.

Ainda no Seminário do PSDB, um dos temas bastante explorado será “Legislação e Prestação de Contas”. Serão dadas orientações sobre as regras eleitorais vigentes, como realizar uma prestação de contas transparente e correta, e como evitar penalidades. Será apresentado por Gustavo Kanffer, advogado eleitoral há 24 anos do PSDB Nacional.

E a presença será virtual e participação ativa de todos será possível já que um Link do Seminário será disponibilizado, para cada pré-candidato e assessor participar de forma tranquila e sem perder suas agendas nos municípios.

Continue lendo

DESTAQUE

Coreia do Norte envia 150 balões com lixo e fezes para o Sul

Publicado

em

A Coreia do Norte enviou mais de 150 balões com fezes e lixo para a Coreia do Sul, disseram os militares sul-coreanos nesta 4ª feira (29.mai.2024). De acordo com Seul, trata-se de uma resposta a panfletos enviados por ativistas, também em balões, para o território norte-coreano.

Os primeiros balões a chegar à Coreia do Sul foram vistos na noite de 3ª feira (28.mai) na província de Gyeongnam, no sudeste do país. Os militares disseram que resíduos de plástico, baterias e fezes foram encontrados.

Seul atribuiu a ação a Pyongyang. Isto porque os balões foram enviados depois de o vice-ministro da Defesa norte-coreana, Kim Kang-il, dizer que seu país daria uma resposta ao envio de panfletos anti-regime.

“Serão tomadas medidas retaliatórias contra a frequente dispersão de panfletos e outros lixos [pela Coreia do Sul] perto das zonas fronteiriças”, disse Kim no domingo (26.mai), segundo a agência de notícias KCNA.

“Montes de lixo e sujeira serão em breve espalhados pelas áreas fronteiriças e pelo interior da Coreia do Sul, que entenderá quanto esforço é necessário para removê-los”, acrescentou Kim.

Ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos enviaram balões à Coreia do Norte durante anos. Os objetos carregavam panfletos com críticas ao regime e instavam os norte-coreanos a se rebelarem. Os balões também levaram cartões de memória com videoclipes de K-pop, proibidos por Pyongyang.

Os militares da Coreia do Sul pediram aos moradores que não se aproximem dos balões e acionem a polícia. “Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram. “Alertamos severamente a Coreia do Norte para parar imediatamente com esse ato desumano e vulgar.”

Poder360

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Com cenário mostrando Lula, Davi comemora cargo no governo do PT

Publicado

em

O ex-BBB Davi Brito foi escolhido como garoto propaganda para um dos maiores projetos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia.

O baiano será a face do projeto ‘Bahia Sem Fome’, um Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, que visa garantir acesso básico à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria comemorou a parceria com Davi

Brito em seu perfil oficial no Instagram, destacando a relevância de sua participação no fortalecimento das políticas públicas destinadas a promover a agricultura familiar.

baiano: ‘Vamos vencer essa batalha’

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Novo conselheiro do TCE será escolhido pela Assembleia no dia 26 de junho

Publicado

em

Gustavo Carvalho (PSDB) ou George Soares (PV)?

Já tem data marcada a eleição pela Assembleia Legislativa para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, a partir da vacância por aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa.

Dia 26 de junho.

A data foi confirmada pelo deputado José Dias em entrevista na FM Jovem Pan News Natal.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Timbaúba dos Batistas e o Seridó são destaque em congresso internacional

Publicado

em

A Genealogia Seridoense e o Município de Timbaúba dos Batistas foram destaque no Congresso Internacional que está sendo realizado em Santa Catarina – SC.

Os pesquisadores Arysson Soares ( Genealogista e atual Chefe de Gabinete do Município) conjuntamente com a Pesquisadora Ana Paula Cavalcante do Instituto Histórico do Ceará, participaram na condição de Palestrantes e fizeram brilhar a Genealogia, a Cultura & Identidade Sefardita da terras dos bordados por ocasião do XXVIII CIAI – Congresso Internacional de Antropologia de Ibero América
e I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural em Salto Veloso – SC.

Na oportunidade, Aryson falou sobre as riquezas culturais de Timbaúba, a exemplo dos bordados da terras, acrescido as inscrições rupestres, a confecção de linguiça caseira, a gastronomia local, a arte do alfinin, a batida de castanhas, as cercas de pedras, o costume do povo, a cultura Timbaubense.

Timbaúba tem herdado grande influência judaica sefardita ao longo de sua história e possuir um grande acervo como fonte de riqueza no âmbito de identidade cultural, patrimonial e artístico.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Casal finge ser cliente, rouba carro de motorista por aplicativo e capota na fuga em Parnamirim

Publicado

em

Criminosos fingiram ser passageiros, roubaram carro de motorista por aplicativo e na fuga capotaram veículo em Parnamirim na noite de quarta-feira (29). De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o motorista iniciou uma corrida conduzindo o casal do bairro de Emaús e foi anunciado o assalto no bairro Monte Castelo.

De acordo com o capitão Moisés Santos, a Força Tática do 3º Batalhão foi acionada, seguiu em diligência e localizou os assaltantes no bairro de Passagem de Areia. O casal conseguiu fugir e em alta velocidade capotaram várias vezeso veícul na marginal da BR-101, próximo ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

O homem e a mulher ficaram feridos e foram socorridos para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O motorista Pedro Henrique, que foi vítima do assalto, está abalado e precisa de ajuda para consertar o veículo, que teve perda total.

Ponta Negra News

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Brasil tem em abril 2º maior consumo de energia elétrica da série histórica, diz pesquisa

Publicado

em

O Brasil registrou em abril o segundo maior consumo de energia elétrica da série histórica da Resenha Mensal da EPE (Empresa de Pesquisa Energética) – iniciada em 2004 -, atingindo 47.338 gigawatts-hora (GWh), uma alta de 5,5% ante abril de 2023. A indústria teve o maior consumo da série histórica, com 16.364 GWh, alta de 3,3% contra igual mês do ano passado. Segundo a EPE 27 dos 37 setores industriais monitorados tiveram alta no consumo de eletricidade, com destaque para a fabricação de produtos alimentícios e metalurgia.

A classe residencial teve a maior expansão do consumo em abril, alta de 9,1% na comparação anual, seguida pela classe comercial, cujo consumo de eletricidade subiu 5,9%. Segundo a EPE, os aumentos podem ser explicados por temperaturas acima da média e ondas de calor. No comércio, houve também a contribuição da melhora de vendas do setor.

No ano, a classe residencial também lidera a alta, com 11,5% (61.191 GWh); enquanto a classe comercial expande 7,7% (35.986 GWH) e a industrial, 3,7% (63.671 GWh). Nos últimos 12 meses, o consumo de eletricidade foi de 543.954 GWh, alta de 6% na comparação com igual período do ano anterior.

Quanto ao ambiente de contratação, o mercado livre, com 19.542 GWh, respondeu por 41,3% do consumo nacional de energia elétrica em abril, com crescimento de 9,4% no consumo e de 27,3% no número de consumidores, em relação a abril de 2023.

Já o mercado regulado das distribuidoras, com 27.795 GWh, respondeu por 58,7% do consumo nacional em abril, alta de 2,9%. O número de unidades consumidoras aumentou 1,2% no período, apesar da migração de consumidores para o mercado livre.

R7

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Mendonça, do STF, diz que restrição a saidinha aprovada no Congresso não vale para quem já cumpria pena

Publicado

em

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a lei que restringiu as saídas temporárias de presos, conhecidas como “saidinhas”, não pode retroagir para quem já estava cumprindo pena. Mendonça fez a avaliação ao garantir o benefício a um detento e a decisão vale apenas para esse caso específico. 

A nova lei proibiu a saída temporária ou o trabalho externo para quem foi condenado por crime hediondo ou cometido com grave ameaça. Mendonça afirmou, contudo, a legislação só pode retroagir caso beneficie o réu. 

“Assim, entendo pela impossibilidade de retroação da Lei nº 14.836, de 2024, no que toca à limitação aos institutos da saída temporária e trabalho externo para alcançar aqueles que cumprem pena por crime crime hediondo ou com violência ou grave ameaça contra pessoa — no qual se enquadra o crime de roubo —, cometido anteriormente à sua edição”, argumentou o ministro, em decisão de terça-feira.

Mendonça analisou o pedido de um homem que está preso em Minas Gerais, por roubo com uso de arma, e teve autorização para saída temporária e trabalho externo revogadas. Ele recorreu ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) e ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas os pedidos foram negados. 

A praxe do STF é não analisar um habeas corpus antes do esgotamento das instâncias inferiores. Entretanto, o ministro considerou que o caso analisado justifica uma decisão excepcional. 

“Faz-se necessária a incidência da norma vigente quando da prática do crime, somente admitida a retroatividade de uma nova legislação se mais favorável ao sentenciado”, afirmou.

A lei que mudou as regras sobre as saídas temporárias foi aprovado pela Câmara em março, um mês após passar pelo Senado. No mês seguinte, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou um ponto central do texto: a autorização para presos de saírem da cadeia para visitar a família. Esse veto foi derrubado na terça-feira pelo Congresso, e essa restrição também passa a valer. 

Lula sancionou outros três pontos do projeto: o que obriga a realização de exame criminológico para a progressão de regime; o que impõe o uso de tornozeleira nas “saidinhas”; e o que proíbe o benefício para quem cometeu crimes hediondos. Essas restrições, portanto, já estão em vigor desde abril. 

Especialistas ouvidos pelo GLOBO após o projeto de lei avançar no Senado, em fevereiro, já haviam divergido sobre o efeito para quem já estava na cadeia. A discordância existe devido a uma interpretação sobre se o que foi alterado é o Código Penal em si — o que não permitia a retroatividade — ou apenas a Lei de Execuções Penais.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares