Connect with us

DESTAQUE

Grupo político de Adjuto Dias anuncia apoio a professora Sandra Kelly como pré candidata a prefeitura de Caicó

Publicado

em

Em reunião na tarde desse sábado (29), na Câmara Municipal, o partido Republicanos anunciou e anunciou o apoio à pré-candidatura de Sandra Kelly à prefeitura de Caicó, indicando também o nome do empresário Airton Dias para pré-candidato a vice-prefeito.

A reunião foi comandada pelo presidente estadual do Republicanos, o prefeito de Natal Álvaro Dias, que reforçou que Caicó nunca teve uma mulher na prefeitura. O deputado estadual Adjuto Dias também prestigiou a reunião.

Sandra é caicoense, doutora em Educação e professora de Geografia da UFRN. Trabalhou também no Colégio Diocesano Seridoense, no CEJA e na Escola Joaquim Apolinar. Com experiência em gestão pública, Sandra Kelly foi diretora do CERES/UFRN durante 8 anos (2015-2023), inclusive com atuação extensiva a Caicó e Currais Novos.

Cinco vereadores estarão juntos no projeto político de oposição: Diogo Silva, Lobão, Júlio Filho, Mancuso e Max Azevedo.

Republicanos e Solidariedade lançarão duas nominatas de pré-candidatos a vereadores.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Ex-prefeito Batata poderá disputar vaga na Câmara de Caicó

Publicado

em

Filiado ao Republicanos, o radialista e ex-prefeito, Robson Araújo (Batata), poderá disputar uma vaga na Câmara Municipal de Caicó, nas eleições 2024.

O ex-prefeito e radialista líder de audiência na cidade com “A Hora do Povo”, se ausentou do seu programa radiofônico na Rádio 106 FM e poderá anunciar sua pré-candidatura nos próximos dias.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Há 20 anos no cargo, Conselheiro Tutelar é suspeito de assediar adolescente: Caso ganha repercussão nacional; Vídeo

Publicado

em

Segundo denúncia da família do jovem, profissional chegou a oferecer dinheiro para que estudante tivesse relação sexual com ele. Polícia Civil investiga o caso.

O conselheiro tutelar suspeito de assediar um adolescente de 17 anos em Murici, interior de Alagoas, exerce a profissão há 20 anos e era conhecido na cidade. Segundo denúncia da família, ele teria oferecido dinheiro para ter relações sexuais com o jovem.

O adolescente, que teve a identidade preservada, relatou que os casos de assédio começaram na época em que ele estava na escola. Ao recusar as investidas do conselheiro, o estudante disse que passou a ser ameaçado por ele.

O g1 tentou contato com o Conselho Tutelar de Murici, mas as ligações não foram atendidas. O nome do conselheiro não foi divulgado e a reportagem não conseguiu contato com a defesa.
A avó do adolescente relatou que assim que soube do fato procurou a escola e o Conselho Tutelar. Mas, que ao fazer a denúncia ao conselho, oi o próprio suspeito foi quem atendeu a ligação. “Ele riu e disse que estava resolvendo o problema dele”.
A Associação de Conselheiros Tutelares de Alagoas informou que o conselheiro ainda não foi afastado do cargo e que vai aguardar as investigações.

Portal TV Sertão / Batalha – Alagoas
Imagem/Reprodução
Fonte: g1 AL

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

MP do TCE pede desaprovação de contas da gestão de Carlos Eduardo

Publicado

em

O Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte entende que deve ser mantida a desaprovação das contas referentes ao ano 2015, da gestão do então prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD).

Em parecer emitido no último dia 27 de junho, relativo ao processo nº 010151/2016, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Luciano Silva Costa Ramos, opinou pela manutenção da desaprovação das contas, em “razão de todas as irregularidades já atestadas ao final da instrução processual”. O Corpo Técnico do Tribunal de Contas também negou o recurso impetrado por Carlos Eduardo.

As contas do ano de 2015 da gestão de Carlos Eduardo foram reprovadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN) no dia 15 de junho de 2023. Conforme o Acórdão nº 139/2023, a desaprovação das contas foi decidida por unanimidade pelos conselheiros Maria Adélia Sales, Paulo Roberto Chaves Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes, e o então Conselheiro Substituto Antonio Ed Souza Santana.

O ex-prefeito tinha o direito de recorrer e solicitar a reavaliação dos números. O recurso foi aceito pela relatora Maria Adélia Sales no dia 23 de outubro de 2023.

No parecer do Ministério Público de Contas, o procurador observa “diversas infrações à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial”. Apesar do ex-prefeito ter apresentado dez novos documentos, o parecer ressalta que as documentações não suprem ou justificam as irregularidades constatadas pelo Corpo Técnico. Segundo o procurador, as justificativas “de cunho subjetivo”, não especificam “os fatos e fundamentos jurídicos capazes de modificar o Parecer emitido”.

Em informação conclusiva, emitida pelo procurador Carlos Thompson em 20 de novembro de 2023, são apontadas a manutenção de oito irregularidades pelo Executivo Municipal de Natal no ano analisado: “Abertura de créditos adicionais suplementares em montante superior ao estabelecido na Lei Orçamentária Anual; Previsão superestimada das receitas orçamentárias, gerando, em consequência, insuficiência de arrecadação, o que é indicativo de inadequação do planejamento orçamentário; Dados informados relativos à receita e à despesa executadas incompatíveis com os informados ao Sistema Integrado de Auditoria Informatizada (SIAI)”.

Além disso, o TCE apontou “apuração de déficit orçamentário equivalente a 2,76% da receita arrecadada; Divergência entre o valor do saldo do exercício seguinte apresentado no Balanço Financeiro e o valor apurado na presente auditoria; Apuração de déficit financeiro; Índice de Liquidez Imediata abaixo de 1 (abaixo de 100%), indicando que o município não tem capacidade de quitar dívidas de curto prazo; Não alcance da meta de resultado primário estabelecida na LDO”.

Em relação a apuração do déficit orçamentário em 2,76% da receita arrecadada, o TCE aponta como “gravíssimo”. “Ao ocorrer déficit de execução orçamentária sem a adoção de providências como a limitação de empenho, os administradores serão penalizados com multa de 30% de seus vencimentos anuais”, aponta do documento.

A análise das contas municipais de Natal do ano 2015 foi relatada inicialmente pela conselheira Maria Adélia Sales. Após redistribuição, o processo passou a ter como relator Carlos Thompson. O julgamento do recurso do ex-prefeito pelo pleno do Tribunal ainda não tem data marcada, de acordo com a assessoria de comunicação do TCE.

Contas reprovadas
Além das contas de 2015, em 26 de abril do mesmo ano, as contas relativas ao exercício de 2016, referentes ao processo nº 001755 / 2020, do então gestor, também foram reprovadas. Pelo acórdão nº 89/2023, a decisão também fora tomada por unanimidade, pelos conselheiros Maria Adélia Sales, Paulo Roberto Chaves Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes, e o então Conselheiro Substituto Antonio Ed Souza Santana.

Diário do RN

Continue lendo

DESTAQUE

MAXARANGUAPE – Morador de Caraúbas acusa marido de pré-candidata a Prefeita de intimidação e ameaça

Publicado

em

 

O morador de Caraúbas, popularmente conhecido como Bolinha, acusou nesta terça-feira (02), o marido da pré-candidata a prefeita de Maxaranguape, Shalon Saturnino, de uma tentativa de ameaça e coação após ser mal interpretado durante uma conversa com a pré-candidata. “Eu apoiava ela, Jarleane Câmara, ia ser minha prefeita, mas o marido dela mostrou uma arma pra mim” afirma Bolinha.

Até o presente momento a pré-candidata a Prefeita não esclareceu os fatos.

Nas redes sociais muitas pessoas já manifestam repúdio aos fatos relatados por Bolinha.

Continue lendo

DESTAQUE

Ministério Público pede desaprovação das contas do ex-prefeito Carlos Eduardo

Publicado

em

O Ministério Público de Contas do Rio Grande do Norte entende que deve ser mantida a desaprovação das contas referentes ao ano 2015, da gestão do então prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PSD). Em parecer emitido no último dia 27 de junho, relativo ao processo nº 010151/2016, o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Luciano Silva Costa Ramos, opinou pela manutenção da desaprovação das contas, em “razão de todas as irregularidades já atestadas ao final da instrução processual”. O Corpo Técnico do Tribunal de Contas também negou o recurso impetrado por Carlos Eduardo.

As contas do ano de 2015 da gestão de Carlos Eduardo foram reprovadas pelo pleno do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte (TCE/RN) no dia 15 de junho de 2023. Conforme o Acórdão nº 139/2023, a desaprovação das contas foi decidida por unanimidade pelos conselheiros Maria Adélia Sales, Paulo Roberto Chaves Alves e Carlos Thompson Costa Fernandes, e o então Conselheiro Substituto Antonio Ed Souza Santana.

O ex-prefeito tinha o direito de recorrer e solicitar a reavaliação dos números. O recurso foi aceito pela relatora Maria Adélia Sales no dia 23 de outubro de 2023.

No parecer do Ministério Público de Contas, o procurador observa “diversas infrações à norma legal ou regulamentar de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional ou patrimonial”. Apesar do ex-prefeito ter apresentado dez novos documentos, o parecer ressalta que as documentações não suprem ou justificam as irregularidades constatadas pelo Corpo Técnico. Segundo o procurador, as justificativas “de cunho subjetivo”, não especificam “os fatos e fundamentos jurídicos capazes de modificar o Parecer emitido”. As informações são da 98 FM.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Milei chama Lula de “perfeito dinossauro idiota” em novo pronunciamento

Publicado

em

O presidente da Argentina, Javier Milei, chamou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira de “o perfeito dinossauro idiota” em uma publicação no X com uma série de críticas ao mandatário brasileiro, abrangendo temas como a tentativa de golpe de Estado na Bolívia na semana passada e a eleição presidencial em seu país no ano passado.

“Sé tivéssemos feito as coisas como esse grande dinossauro idiota dizia, já teria perdido”, escreveu Milei no X.

Em uma nova escalada da tensão entre os dois presidentes, Milei voltou a classificar a denúncia de golpe de Estado na Bolívia em 26 de junho como “fraude”, dizendo que Lula não aceita seu erro ao ter condenado a ação militar e deixa sua “estupidez à vista”.

Ele também acusou o presidente brasileiro de interferência na eleição presidencial argentina do ano passado, quando o libertário superou o candidato governista, Sergio Massa, no segundo turno. Massa e o antecessor de Milei, Alberto Fernández, eram próximos a Lula.

“Depois das agressões de Lula (em especial sua forte interferência na campanha eleitoral e apoio sólido a campanha mais suja da história), (ele) se queixa por que lhe respondo com a verdade”, afirmou Milei.

O líder argentino também voltou a desqualificar Lula por sua prisão e chamou o chefe do Executivo brasileiro de “comunista”.

O Palácio do Planalto afirmou que não comentará as declarações de Milei, enquanto o Ministério das Relações Exteriores não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

As trocas de farpas entre Milei e Lula têm sido frequentes desde a campanha presidencial do argentino no ano passado, quando o então candidato disse que o presidente brasileiro era “corrupto” e um “comunista raivoso”.

Após vencer a eleição, Milei chegou a enviar uma carta ao governo brasileiro, em busca de amenizar as tensões entre os mandatários, e convidou Lula para sua cerimônia de posse, mas o presidente brasileiro não compareceu.

O período de moderação dos ataques foi curto. Os dois ainda não se reuniram desde a posse de Milei em dezembro, e Lula recentemente condicionou uma eventual conversa entre ambos a um pedido de desculpas por parte do argentino após falar “muita bobagem”.

Brasil e Argentina são os dois maiores países do Mercosul, bloco também formado por Paraguai Uruguai. O porta-voz de Milei afirmou que o líder argentina não comparecerá à próxima reunião de cúpula do bloco sul-americano, marcada para a semana que vem, em Assunção, capital do Paraguai.

Milei tem viagem programada para o Brasil neste fim de semana, onde, de acordo com seu porta-voz, não se reunirá com Lula. Ele deixou em aberto a possibilidade de encontro com o ex-presidente Jair Bolsonaro, um aliado do argentino e adversário de Lula.

Reuters

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Lei institui 19 de novembro como Dia do Rei Pelé

Publicado

em

O futebol brasileiro tem, a partir desta terça-feira (2), uma data oficial para celebrar aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. A Lei nº 14.909, de 1º de julho de 2024 que institui o Dia do Rei Pelé, está publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União.

A lei sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, determina o 19 de novembro como a data que marca a homenagem ao mais famoso camisa 10 da história do futebol mundial, falecido em dezembro de 2022. Nesse dia, em 1969, Pelé marcou o seu milésimo gol, na partida entre o Santos e o Vasco da Gama no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

Expectativa pelo milésimo

Naquele 19 de novembro de 1969, a expectativa pelos mil gols de Pelé era enorme. Torcedores de clubes de futebol do Brasil e também internacionais tinham suas atenções voltadas para o Maracanã. Toda a imprensa brasileira e jornalistas estrangeiros já haviam reservado os espaços no estádio para acompanhar de perto o feito inédito de um jogador de futebol atingir a marca dos mil gols. E esse jogador era Pelé, o Atleta do Século.

A marca dos 999 gols foi atingida dias antes, no jogo amistoso contra o Botafogo da Paraíba, quando o Santos venceu por 3 a 0, no Estádio José Américo de Almeida, em João Pessoa. Mas a expectativa da torcida pelo segundo gol de Pelé no jogo, e milésimo na carreira, acontecer em solo paraibano foi frustrada quando ele assumiu a função de goleiro após a lesão do titular da posição.

No dia 16 de novembro, um domingo, a equipe santista voltava a jogar fora de São Paulo. Desta vez, em Salvador, contra o Bahia, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa. O jogo terminou empatado em 1 a 1, e Pelé não marcou.

Três dias depois, noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, mais de 65 mil pessoas estavam no Maracanã. Para o momento histórico, todo um esquema foi montado pelas emissoras de televisão, visando a cobertura do milésimo gol do Rei do Futebol. Um plano de segurança, inclusive, foi colocado em ação a fim de evitar a invasão do gramado.

Enfim, o gol histórico

O Santos entrou em campo com o seu uniforme tradicional, todo de branco. O time tinha como treinador Antoninho, que escalou a equipe com jogadores como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Clodoaldo, Lima, Edu e o camisa 10, Pelé. O Vasco, do técnico Célio de Souza, tinha no gol o argentino Andrada, a zaga formada por Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; o meio de campo formado por Fernando, Buglê, Benetti; e o ataque com Acelino, Adilson e Danilo Menezes. O árbitro da partida foi Manoel Amaro de Lima.

O Santos começou o jogo dominando o time de São Januário, mas foi o Vasco que abriu o placar do Maracanã, com Benetti, aos 16 minutos do primeiro tempo. O primeiro tempo terminou com 1 a 0 para a equipe carioca. Na segunda etapa, o Santos conseguiu o empate logo aos 10 minutos, com um gol contra de Renê. Após o gol, o time santista continuou pressionando o Vasco.

O pênalti aconteceu aos 33 minutos, quando Pelé foi derrubado na área, após receber um passe de Clodoaldo. Manoel Amaro não teve dúvida e apontou para a marca de cobrança da penalidade. Na hora da cobrança, apenas Pelé, a bola e o goleiro Andrada estavam na área, os jogadores do Santos ficaram reunidos no meio de campo. Ninguém parecia admitir a possibilidade de desperdício daquela penalidade.

O camisa 10 precisou de três passos, deu a paradinha e com o pé direito colocou a bola com um chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro. Andrada ainda conseguiu tocar na bola, mas não evitou o gol mil de Pelé, exatamente aos 34 minutos e 12 segundos.

Diferentemente, das comemorações anteriores, o Rei do Futebol não deu o soco no ar. Foi até o fundo do gol e pegou a bola. Neste momento, os jornalistas que estavam atrás do gol invadiram o gramado e levantaram Pelé, colocando-o nos ombros. O nome do craque santista era ouvido em todo o Maracanã, no grito dos torcedores.

Naquele instante, vestiram uma camisa com o número 1000, com a qual Pelé deu a volta olímpica no Maracanã. Seguido pela imprensa e em um dos maiores momentos de sua carreira, o maior camisa 10 de todos os tempos não aproveitou os microfones para exaltar seus feitos ou agradecer a quem o ajudou na carreira, como seria esperado. Em vez disso, pediu às autoridades para não esquecerem das crianças, das pessoas pobres e dos idosos.

“Pelo amor de Deus, olha o Natal das crianças, olha Natal das pessoas pobres, dos velhinhos cegos. Tem tantas instituições de caridade por aí. Pelo amor de Deus, vamos pensar nessas pessoas. Não vamos pensar só em festa. Ouça o que eu estou falando. É um apelo, pelo amor de Deus. Muito obrigado”, disse o Rei, encerrando um dos mais gloriosos capítulos do Maracanã, dele próprio e do futebol brasileiro.

Agência Brasil

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Bolsonaro é impedido de entrar em cidade do Pará devido bloqueio de rodovia pelo MST

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira, o ex-presidente Jair Bolsonaro enfrentou dificuldades para acessar uma cidade do Pará. Seu acesso foi impedido devido a um bloqueio realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em uma rodovia que leva à localidade. 

O bloqueio, que teve início nas primeiras horas do dia, foi organizado pelo MST em protesto contra políticas agrárias e questões relacionadas à posse de terras na região. 
Bolsonaro, que tinha compromissos agendados na cidade, precisou alterar sua agenda e buscar alternativas para tentar chegar ao seu destino. 

A comitiva do ex-presidente adotou medidas de segurança e manteve contato com autoridades locais para avaliar as condições e possíveis desdobramentos da situação. 

Até o momento, o MST não deu prazo para encerrar o bloqueio, destacando que a ação visa chamar a atenção das autoridades para a necessidade de diálogo e resolução dos conflitos agrários na região. As autoridades locais estão trabalhando para mediar a situação e restabelecer a normalidade no tráfego o mais rápido possível.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Rosalba desiste de disputar Prefeitura de Mossoró

Publicado

em

A ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP) comunicou ao presidente estadual do Progressistas, o deputado federal João Maia, sobre sua desistência de disputar novamente a Prefeitura de Mossoró.

Rosalba foi eleita em 2016 para o seu 5º mandato de prefeita em Mossoró, porém, em 2020 obteve mais de 59 mil votos, ficando em 2º lugar, ou seja, não sendo reeleita naquele ano.

Agora, ela era a 2ª colocada na maioria das pesquisas.

A ex-prefeita desiste no momento em que seu esposo, o ex-deputado Carlos Augusto está internado.

Por último, a “Rosa” deixou uma mensagem ao partido destacando que em 2026 poderá disputar uma vaga para deputada estadual.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Polícia Civil prende suspeito investigado por estupro de vulnerável por posse irregular de arma de fogo em Caicó

Publicado

em

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó e da 51ª Delegacia de Polícia (DP) de Jucurutu prenderam, nesta terça-feira (02), um homem, de 38 anos, por posse irregular de arma de fogo, no município de Caicó, região do Seridó. O homem é também suspeito da prática do crime de estupro de vulnerável.

De acordo com as investigações, o homem faz parte de uma rede de compartilhamento e armazenamento de cenas de nudez e conteúdo de abuso infantil. Durante a realização das diligências, foram apreendidos na casa do suspeito materiais para investigação e uma arma de fogo, ocasionando a prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

O homem foi conduzido à Delegacia para a realização dos procedimentos legais. As investigações continuam por parte da DEAM Caicó.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares