Connect with us

DESTAQUE

Frota, Joice, Cunha e mais: veja a lista de derrotas emblemáticas nas eleições de 2022

Publicado

em

Após a realização das eleições legislativas no último domingo, 2, foram definidos os parlamentares que representarão os brasileiros no Congresso Nacional ou nas Assembleias Legislativas de seus respectivos Estados. No total, foram eleitos 27 novos senadores e 513 deputados federais, além dos deputados estaduais.

Com a definição, foi possível identificar quais nomes não obtiveram sucesso em sua corrida e protagonizaram derrotas emblemáticas no pleito geral deste ano. Nomes que já foram ex-presidentes da Câmara dos Deputados, dos mais votados da história para a Casa, bolsonaristas que se distanciaram do governo federal ou ex-membros de amplos movimentos políticos ficarão de fora da próxima legislatura.

A equipe de reportagem da Jovem Pan realizou um levantamento para identificar quais candidatos buscavam evocar o sucesso do passado para se eleger, mas que não conseguiram. Confira abaixo:

Alexandre Frota (PSDB)

Antes de figurar na política, o artista passou a ser um dos integrantes do bolsonarismo. Chamando o presidente de ‘mito’, Jair Bolsonaro chegou a declarar que nomearia Frota ao cargo de Ministro da Cultura caso fosse eleito presidente da República. O ator lançou-se como candidato à Câmara dos Deputados, se elegeu com mais de 155 mil votos e integrava o bloco de apoio ao governo federal. Durante a pandemia, o parlamentar passou a se distanciar e a tecer criticas à gestão do Executivo e acabou expulso do PSL. Frota filiou-se ao PSDB e passou a realizar campanha para ser eleito deputado estadual em São Paulo, mas teve pouco menos de 25 mil votos. A quantia foi insuficiente para conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa paulista.

Joice Hasselmann (PSDB)

Uma das poucas deputadas na história a se eleger para mais de um milhão de votos, a comunicadora foi uma das principais bolsonaristas eleitas à Câmara dos Deputados com massiva representatividade. Em 2019, a parlamentar foi eleita líder do governo na Casa legislativa, mas rompeu com o governo federal após um desentendimento com o presidente Jair Bolsonaro. Dois anos depois, a jornalista deixou o PSL e migrou para o PSDB. A tucana tentou reconquistar sua vaga na Câmara, mas obteve uma queda de 98,75% do seu eleitorado e passou de 1.078.666 votos em 2018 para 13.510 neste domingo. Joice, portanto, não mais estará no Congresso na próxima legislatura.

Fernando Holiday (Novo)

No auge da queda da presidente Dilma Rousseff (PT), o militante integrava o Movimento Brasil Livre (MBL) e ingressou na política como o vereador mais novo a ser eleito na cidade de São Paulo em 2016, quando tinha 20 anos. Por divergências com as pautas do MBL, Holiday optou por deixar o movimento. Quatro anos depois, o político teve seu mandato renovado e buscou, agora, um salto para ir à Brasília. Com sua candidatura à Câmara dos Deputados, Fernando obteve 38.118 votos e não conseguiu eleitores suficientes para integrar o Legislativo federal.

Eduardo Cunha (PTB)

Então deputado federal e presidente da Casa durante o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o político mudou seu domicílio eleitoral para o Estado de São Paulo e buscava um retorno à Câmara. Com o slogan de “tirar o PT de novo” do poder, Cunha teve pouco mais de 5 mil votos e ficou na 383ª posição no ranking de candidatos mais bem votados entre os eleitores paulistas.

Kátia Abreu (PP)

Integrante da chapa presidencial que concorreu ao Planalto em 2018, junto com Ciro Gomes (PDT), a senadora pleiteava a reeleição ao Senado Federal pelo Estado do Tocantins. Integrante da bancada ruralista, Kátia foi a primeira mulher a ser eleita à Casa Alta do Legislativo com quase 282 mil eleitores. No último domingo, a parlamentar obteve apenas 18,5% dos votos válidos e sua vaga no Senado Federal será, à partir da próxima legislatura, da deputada federal Professora Dorinha (União Brasil).

Álvaro Dias (Podemos)

Padrinho político de Sergio Moro (União Brasil) e entusiasta da Operação Lava Jato, Álvaro encontra-se no Senado Federal há mais de 20 anos. O político buscava outro mandato de oito anos como senador e disputava a vaga contra o ex-juiz Moro. Com 24% dos votos válidos no Paraná, o parlamentar não ficou atrás apenas do ex-ministro, que teve 34% do eleitorado e foi eleito, como também de Paulo Martins (PL), que conquistou 29% dos votos e foi o segundo candidato mais votado no Estado.

José Serra (PSDB)

Ex-ministro das Relações Exteriores na gestão Michel Temer, ex-ministro da Saúde e ex-ministro do Planejamento e Orçamento no governo Fernando Henrique, ex- governador do Estado de São Paulo, ex-prefeito de São Paulo e ex-deputado federal, José Serra ocupa atualmente o cargo de Senador por São Paulo. Neste ano, o tucano lançou-se à Câmara dos Deputados como um dos nomes fortes ao PSDB. Os 88.926 votos não foram suficientes para se eleger de maneira direta e Serra será o terceiro suplente da federação PSDB/Cidadania, saindo da vida pública eletiva nos próximos anos.

Romero Jucá (MDB)

Senador por Roraima em três oportunidades, o tradicional político buscava retornar ao poder após ser um dos alvos da Operação Lava Jato e ser pego, em 2015, em um telefone grampeado defendendo o impeachment de sua chefe. O parlamentar ocupava o posto de ministro do Planejamento de Dilma Rousseff no episódio. No último domingo, foi derrotado por Hiran Gonçalves (Progressistas) e obteve 35,74% dos votos.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Sargento Gonçalves integra comitiva de parlamentares na posse de Trump

Publicado

em

O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN) é um dos parlamentares que integram a comitiva de brasileiros em Washington (EUA) para acompanhar a posse do presidente Donald Trump, que acontece nesta segunda-feira (20).

Na foto compartilhada pelo deputado Eduardo Bolsonaro, Gonçalves e outros deputados brasileiros aparecem ao lado de Jason Miller, consultor sênior e um dos assessores mais importantes do novo governo Trump.

Ele foi interrogado pela Polícia Federal em setembro de 2021, por determinação do ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Mais de 20 deputados brasileiros estão em Washington para acompanhar a posse de Donald Trump.

Deputados presentes (CNN):

Adilson Barroso (PL-SP)
Bia Kicis (PL-DF)
Cabo Gilberto Silva (PL-PB)
Capitão Alden (PL-BA)
Carla Zambelli (PL-SP)
Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
Coronel Fernanda (PL-MT)
Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Giovani Cherini (PL-RS)
Gustavo Gayer (PL-GO)
Joaquim Passarinho (PL-PA)
Luiz Philippe de Orleans (PL-SP)
Marcel van Hattem (Novo-RS)
Marcos Pollon (PL-MS)
Mario Frias (PL-SP)
Mauricio Marcon (PODE-RS)
Mauricio do Vôlei (PL-MG)
Messias Donato (Republicanos-ES)
Sargento Gonçalves (PL-RN)
Silvia Waiãpi (PL-AP)
Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)

Continue lendo

DESTAQUE

FINAL DE SEMANA DE BOAS CHUVAS REACENDE A ESPERANÇA DO SERIDOENSE.

Publicado

em

 

A região do Seridó voltou a ser banhada pelas chuvas no sábado (18) e nas primeiras horas deste domingo (19).

Confira alguns registros pluviométricos nas comunidades rurais e na zona urbana dos municípios:

Caicó – 49,5 mm (Na área da praça da Catedral de Sant’Ana)

Praça do Entroncamento (Caicó) – 50mm

Sítio Alegre (Caicó) – A chuva passou dos 115 mm

Sítio Belo Monte (Caicó) – 110 mm

Granja Santa Maria (Anel viário em Caicó) – 49mm

Sitio Manhoso – 42,5mm

Presídio Estadual do Seridó (Caicó) – 54 mm

Sítio Encampinado (Timbaúba dos Batistas) – 66 mm

Malhada da Areia (Jardim do Seridó)- 123mm

No Sítio Riacho da Palha (Jardim do Seridó) -130mm

Em Jardim de Piranhas, o rio Piranhas recebeu um bom volume de água com as chuvas caídas nas últimas horas naquela região.

 

Continue lendo

DESTAQUE

TV BRASILEIRA DE LUTO MORRE LÉO BATISTA AOS 92 ANOS!

Publicado

em

Morre Léo Batista aos 92 anos  apresentador que marcou história na globo, um dos melhores apresentadores da TV Brasileira Léo Batista estava internado com câncer no pâncreas.

Continue lendo

DESTAQUE

A imagem da semana que Caicó aguardou meio século para contemplar

Publicado

em

O sábado (18) foi marcado por um encontro político inesperado entre o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o deputado estadual Vivaldo Costa, figuras historicamente em lados opostos no cenário político do Seridó. O momento, descrito como cordial e respeitoso, ocorreu durante o veraneio e reuniu outros nomes importantes da política local, como o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, aliado próximo de Vivaldo.

O encontro chamou atenção pela quebra da antiga rivalidade entre bicudos e bacuraus, que por décadas definiu o embate político na região. Álvaro Dias destacou, durante a conversa, as lutas conjuntas em prol do Seridó, apesar das divergências ideológicas que marcaram suas trajetórias.

Para analistas, a reunião pode sinalizar um caminho de diálogo entre os grupos, sobretudo com a aproximação de 2026. Apesar das diferenças partidárias, a união em torno de pautas prioritárias para a região, como saúde, infraestrutura e desenvolvimento econômico, parece ser um ponto em comum.

O gesto, embora simbólico, pode indicar novos arranjos políticos para o futuro, mostrando que a política local pode caminhar para além das antigas rivalidades. Com informações do Repórter Max Flávio.

Continue lendo

DESTAQUE

Vereadora Rafaela de Nilda Realiza Pela Primeira Vez Evento Pioneiro de Inclusão em Pirangi: “Ondas da Inclusão” e é Sucesso na Orla

Publicado

em

 

Na manhã deste domingo (19), a orla de Pirangi foi palco do evento “Ondas da Inclusão”, realizado pela primeira vez pela vereadora Rafaela de Nilda, com o apoio da Prefeitura de Parnamirim e em parceria com a Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (SADEF). Com uma programação diversificada e acessível, a iniciativa reuniu a cidade em um momento de lazer, reflexão e celebração da diversidade, marcando um importante passo no debate sobre inclusão e acessibilidade no município.

O evento contou com uma estrutura totalmente adaptada, destacando-se como pioneiro na cidade ao integrar pessoas com e sem deficiência em um ambiente acolhedor e acessível. Os participantes também puderam desfrutar de brindes, comidas, aferição de pressão, sucos e picolés, em um gesto de cuidado e acolhimento por parte da organização.

A parceria com a SADEF foi fundamental para garantir que o evento oferecesse atividades e serviços adaptados às necessidades de pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a inclusão e a acessibilidade. “Nosso objetivo com o ‘Ondas da Inclusão’ é mostrar que Parnamirim pode e deve ser referência em acessibilidade, oferecendo a todos oportunidades de convivência e bem-estar”, destacou Rafaela de Nilda.

A vereadora também ressaltou a importância do apoio da Prefeitura de Parnamirim e das parcerias estabelecidas na realização do evento, além da necessidade de promover iniciativas que envolvam toda a cidade, quebrando barreiras físicas e sociais. “Quando criamos espaços inclusivos como este, não estamos apenas garantindo direitos, estamos construindo um futuro mais justo e humano”, completou.

O sucesso do “Ondas da Inclusão” reforça o compromisso da vereadora, da Prefeitura de Parnamirim e da SADEF com a inclusão, marcando um novo capítulo na luta por políticas públicas que promovam a igualdade e o respeito à diversidade no município.

Continue lendo

DESTAQUE

NOVAS OBRAS: Prefeito Dr. Tadeu anuncia projeto para construir nova escola com estrutura de energia solar e 03 passagens molhadas na zona rural

Publicado

em

 

Na solenidade em que fez o lançamento do Programa Pavimenta Caicó, que trará a pavimentação em paralelepípedo intertravado para 60 ruas do município e a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do CISCOM (Complexo Industrial de Caicó), o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu anunciou outras obras que serão realizadas no município.

Através do PAC do Governo Federal, Caicó vai ganhar uma nova escola com 13 salas de aula, inclusive com energia solar. Também serão licitadas as obras de 3 passagens molhadas – no Manhoso, Samanaú e na Barra da Espingarda.

O projeto já está pronto e a gestão aguarda a licença do IDEMA para realizar a licitação e iniciar as obras das referidas passagens molhadas.

Continue lendo

DESTAQUE

‘Vou processar o Haddad’, diz Jair Bolsonaro;

Publicado

em

Reinaldo Oliveira
Fotos: Wilson Dias e Antonio Cruz/Agência Brasil

O ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL), afirmou que vai processar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad por ter o acusado de comprar mais de 100 imóveis com dinheiro de rachadinha. A declaração do ex-mandatário do Brasil foi enquanto ele acompanhava a ex-primeira dama no Aeroporto de Brasília. A esposa do ex-chefe do Palácio do Planalto embarcou para os Estados Unidos como convidada para a posse de Donald Trump.

“Vou processar o Haddad”, garantiu o ex-presidente. Nas sexta-feira (17), o ministro afirmou que Bolsonaro está “por trás” da crise envolvendo o monitoramento de transações via Pix, que havia sido anunciado pela Receita Federal e acabou revogado, após ampla repercussão negativa. “Me acusa por acusar. Só me resta um caminho, acreditar na Justiça”, afirmou.

Em conversa com jornalistas, Jair Bolsonaro comentou as falas recentes do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) sobre a “movimentação” da oposição no caso do possível monitoramento do pix.  “Tenho para mim que o Bolsonaro está um pouco por trás disso, porque o PL financiou o vídeo do [deputado] Nikolas, o [marqueteiro] Duda Lima foi quem fez a produção do vídeo. E eu penso que o Bolsonaro tem uma bronca com a Receita pelas questões conhecidas”, afirmou Haddad em entrevista à CNN. O petista completou: “A Receita Federal descobriu o roubo das joias, a Receita Federal abriu investigação das rachadinhas, a Receita Federal abriu a investigação sobre os mais de 100 imóveis comprados pela família Bolsonaro sem uma notável fonte

 

Continue lendo

DESTAQUE

Homem de 21 anos vomita sangue e acaba em coma após complicações pelo uso de vape

Publicado

em

Foto: Reprodução

James Johnson, de 21 anos, passou três meses internado e chegou a ficar em coma em 2024 após desenvolver um quadro grave de pneumonia relacionada ao uso do vape. Ele foi internado às pressas em uma unidade de terapia intensiva após começar a vomitar sangue.

Em uma publicação no Facebook, James contou que fazia uso regular do cigarro eletrônico há um ano, enquanto trabalhada como vigilante noturno. O jovem britânico apresentou um quadro de pneumonia bilateral, que ocorre quando a doença afeta os dois pulmões. Segundo os médicos, ela teria sido provocada por produtos químicos inalados durante o uso frequente do vape.

Durante o coma, o coração de James chegou a parar de bater e ele precisou ser reanimado. Ao acordar, James levou semanas para voltar a falar e andar, e não reconhecia a mulher nem a filha de meses.

Mesmo após receber alta, ele segue com sequelas permanentes, incluindo a perda de capacidade total de um dos pulmões. Atualmente, ele promove campanhas de conscientização contra o uso do cigarro eletrônico.

“Tive muito medo de perder a todos que amo, a minha família, tudo colocado em risco apenas por um vapor com sabores artificiais”, declarou.

Terra

Continue lendo

DESTAQUE

Morre Serginho Tawfic, irmão do empresário Alexandre Tawfic

Publicado

em

 

Faleceu neste sábado (18), Sérgio Tawfic Hasbun. Serginho, como era chamado, é irmão do empresário e produtor de eventos Alexandre Tawfic. “Vai com Deus meu irmão. Você foi um gigante”, escreveu Alexandre ao compartilhar uma imagem ao lado do irmão em homenagem.

O velório de Serginho acontece a partir das 12h, no Memorial Vila São José. Uma missa está marcada para as 15h no mesmo local. O sepultamento ocorrerá no Cemitério Parque Nova Descoberta, às 16h.

Ficam nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Continue lendo

DESTAQUE

Justiça do RN torna ré estudante acusada de tentativa de homicídio em escola de Natal

Publicado

em

A Justiça do Rio Grande do Norte aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou ré a estudante Lyedja Yasmin Silva Santos, de 19 anos, acusada de tentativa de homicídio qualificado. A decisão foi proferida pelo juiz Ivanaldo Bezerra Ferreira dos Santos, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Natal.

O caso aconteceu na Escola Estadual Berilo Wanderley, onde Lyedja entrou armada com o objetivo de matar uma colega de turma e uma professora. Durante a ação, um disparo acidental atingiu de raspão a cabeça de outro aluno. A tragédia foi evitada graças à intervenção de um colega, que conseguiu desarmá-la.

A jovem está presa desde 17 de dezembro de 2024 e poderá ser julgada com base em tentativa de homicídio qualificado, cuja pena de reclusão varia de 6 a 20 anos. No entanto, a punição pode ser reduzida de um a dois terços, dependendo das circunstâncias.

Continue lendo

Populares