Connect with us

DESTAQUE

Estudantes entram na justiça por conta da falha do Sisu

Publicado

em

Da comemoração eufórica, fotos nas redes sociais com amigos e familiares, a uma frustração sem precedentes. A sonhada vaga na universidade federal para graduação em um curso superior se tornou um trauma na vida de estudantes do Rio Grande do Norte, que chegaram a ver seus nomes como aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), mas acabaram sendo excluídos após correção do sistema. Este foi o caso de duas jovens potiguares, uma de Parnamirim e outra de Jardim do Seridó, situação que se repetiu em outros estados. Após o constrangimento, ambas vão recorrer à Justiça em busca das vagas.

A estudante de 18 anos, Jainy Azevedo de Araújo, de Jardim do Seridó, chegou a comemorar com família e amigos e até posts nas redes sociais a vaga no curso de Medicina, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na quarta-feira (31), 24h depois, a frustração: o resultado oficial divulgado mostrava que ela não estava selecionada para o curso. A família entrou com um mandado de segurança na Justiça Federal do RN com o intuito de garantir a vaga.

“Pedimos a aprovação na instituição, no caso, seguir o que havia sido divulgado em virtude da nota que ela teve. A jovem não pode ser responsabilizada pelos erros no sistema. Em virtude do constrangimento de ter reunido familiares e amigos para comemorar e em caso não o seja acolhido o pedido de matrícula devidamente na instituição, pedimos uma indenização por danos morais”, aponta o advogado Allyson Moisés Medeiros, que representa a estudante.

Ainda segundo o advogado, foi pedida uma indenização por danos morais no valor de R$ 30 mil para a estudante, quantia considerada pequena para o defensor da estudante. “Pedimos esse valor para mostrar ao juiz que a estudante está interessada na aprovação e não na indenização”, acrescenta.

Outro caso aconteceu em Natal, com a estudante Clara Letícia Pereira Leite, de 18 anos. Ela publicou post nas redes sociais mostrando que havia sido selecionada no curso de Direito na UFRN na chamada regular na terça-feira. O cenário foi o mesmo: ela chegou a ver a aprovação na terça, mas na quarta-feira o resultado foi diferente.

“Pretendo acionar a Justiça após esse episódio. Já fiz consultas com alguns advogados. A questão é a frustração. Quando vi o resultado novo me senti iludida, impotente, traída. A sensação foi muito ruim. Já tínhamos marcado churrasco, comemoração. Minha família adiou viagem para podermos celebrar. No fim das contas perdi minha vaga”, acrescenta.

As falhas repercutiram nacionalmente. O jornal O Globo também mostrou a situação de um estudante de Santa Catarina, de 18 anos. O jovem Ricchard Kassay disse que conseguiu acessar a página do Sisu às 9h de terça-feira e apareceu que havia sido aprovado no curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Sisu corrigiu o resultado.

“Todo mundo sonha com esse momento e eu já estava me preparando para contar para a minha família, mas decidi verificar pelo celular para confirmar. Neste momento, minha nota não aparecia mais. Depois abri no notebook da minha mãe e seguiu sem aparecer minha nota”, explica Ricchard. “Na quarta, quando divulgaram os resultados, eu vi que na verdade não fui aprovado em nenhuma das opções de curso. Criaram uma expectativa sobre uma realidade que nunca existiu”, acrescenta.

problemas técnicos
Segundo o MEC, a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024 foi adiada por problemas técnicos. A previsão era que a publicação ocorresse na tarde da terça-feira (30). Em nota, o MEC informou que “a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, área responsável pela operacionalização do Sistema de Seleção Unificada, identificou problemas técnicos no sistema e reiniciou os protocolos de homologação

DESTAQUE

Merecido: Cantor potiguar Thullio Milionário vence Prêmio Multishow com a música ‘Casca de Bala’

Publicado

em

 

O cantor potiguar Thullio Milionário brilhou no Prêmio Multishow 2024, realizado ontem (03) no Rio de Janeiro, ao vencer na categoria Forró do Ano com o hit “Casca de Bala”, que foi indicada na categoria Gênero Musical ‘Forró/Piseiro do An

A música  alcançou o 7° lugar no Spotify Global e foi o 9° clipe mais visto no YouTube em 2024, consolidando Thullio como um fenômeno global.

A 31ª edição do evento teve transmissão ao vivo pelo Multishow, globoplay e TV Globo, nesta terça-feira (3), anunciando os vencedores de diversas categorias.

“Muito feliz com esse prêmio, estou sem palavras. Só tenho a agradecer a todo meu time, que fez parte, junto comigo, dessa música, de todo esse sucesso. À minha família, a todos os fãs, primeiramente a Deus. E obrigado Multishow, obrigado, sucesso, a música mais tocada do forró e piseiro no Brasil. Só gratidão”, disse o cantor após receber o troféu das mãos de Elba Ramalho.

 

O Prêmio Multishow é uma das mais relevantes celebrações da música brasileira, reconhecendo e homenageando os artistas que se destacaram ao longo do ano. A cerimônia reuniu talentos de diversas vertentes musicais.

Sobre o hit

Lançada há sete meses nas plataformas de áudio e vídeo, Casca de Bala tem mais de 1.5 bilhão de streams somados. O hit já foi usado mais de 4 milhões de vezes nas redes sociais, incluindo por grandes celebridades como Neymar, Endrick, Ana Maria Braga, Virgínia Fonseca e Ivete Sangalo, entre outros.

Continue lendo

DESTAQUE

VÍDEO – Criminosos matam PM e jogam carro com o corpo ladeira abaixo.

Publicado

em

 Um policial militar foi morto a tiros na comunidade do Guitungo, em Brás de Pina, zona norte do Rio de Janeiro, e teve o corpo jogado ladeira abaixo dentro de um carro por criminosos. A vítima foi o sargento Marco Antônio Matheus Maia (37), do 41ª Batalhão da PM.

Vídeo registrado pela TV Globo mostra o momento em que dois homens soltam o freio de mão e deixam o carro descer pela ladeira até colidir contra a parede de uma casa. Eles são suspeitos de pertencerem a uma facção criminosa que domina a região e fugiram, segundo a polícia.

Marco entrou por engano na rua e estava usando o uniforme de educação física da Polícia Militar. O sargento teria tentado cortar caminho para evitar engarrafamento e encontrou os suspeitos armados, que o reconheceram como agente da corporação.

 

 

Ele não estava em expediente e não participou da operação Torniquete, que prendeu 13 suspeitos e deixou feridos no complexo da Penha, a cerca de 4 km de distância. A Delegacia de Homicídios investiga o caso.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Adolescente é filmada dando cigarro eletrônico para bebê; polícia investiga.

Publicado

em

 

Uma adolescente de 15 anos foi filmada dando um cigarro eletrônico para o sobrinho, de 11 meses. O caso aconteceu em Anápolis, a 55 km de Goiânia. O vídeo foi publicado no Instagram, de modo que só pessoas próximas podiam vê-lo, mas acabou circulando em grupos na internet.

O vídeo mostra um bebê no colo da adolescente, que é tia paterna dele. Ela dá o cigarro eletrônico para o menino, que coloca na boca e suga. Na sequência, é possível ver que sai fumaça da boca do bebê, como se ele realmente tivesse fumado. Depois, ele começa a tossir, enquanto a garota ri.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe a venda de produtos que possam causar dependência física ou psíquica a crianças e adolescentes, como é o caso dos produtos derivados do tabaco e também os cigarros eletrônicos.

Ao g1, a polícia informou que a Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais (Depai) abriu um inquérito para investigar o caso. Como o perfil que publicou o vídeo desativou a conta, a primeira ação da polícia foi enviar um ofício à empresa Meta, responsável pelo Instagram, para identificar a dona do perfil.

“A autora do fato é menor de idade. A DEPAI instaurou procedimento para apuração da conduta análoga aos crimes de fornecer o cigarro à criança e maus-tratos. Estamos em diligência para inquirir a adolescente, responsáveis e testemunhas”, explicou a delegada Kênia Batista.

A polícia também busca descobrir como a adolescente teve acesso ao cigarro eletrônico, já que também é menor de idade. g1

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco realiza audiência para debater o “Projeto SOS Itans”, em Caicó

Publicado

em

 

Presidente da Frente Parlamentar das Águas, o deputado estadual Francisco (PT) vai realizar nesta sexta-feira (06), às 14h, no IFRN de Caicó, uma audiência pública para debater o “Projeto SOS Itans”. 

“Nosso objetivo é contribuir com o debate em prol da construção de um conjunto de ações que promovam a revitalização e uma gama de outros usos desse importante reservatório hídrico para o povo de Caicó”, justificou o deputado Francisco.

O SOS Itans, elaborado pelo professor Dr. Carlos Eugênio de Faria, sugere que o açude deixe de ser responsável pelo abastecimento da cidade de Caicó e passe a ser considerado como um patrimônio histórico, cultural e socioeconômico e, nesse sentido, seja submetido a uma grande transformação em seus objetivos iniciais.

Assim sendo, o projeto aponta como novos usos e/ou reuso, o lazer, a cultura de hortaliças e a pesca.

Continue lendo

DESTAQUE

Escolas estaduais levam criatividade e inovação à Feira de Ciências do Semiárido

Publicado

em

Os projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos CostaOs projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos CostaOs projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos Costa
Os projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. – Foto: Carlos Costa
Os projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos CostaOs projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos CostaOs projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens relacionados ao problemas ambientais. - Foto: Carlos Costa

A cidade de Mossoró se transformou no epicentro da ciência e da educação com a realização da 14ª edição da Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, que segue até esta sexta-feira (6). O evento ocorre no Expocenter da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e reúne mais de 580 projetos finalistas, sendo 87 escolas estaduais, celebrando o encontro entre ciência, tecnologia e educação em uma das mais importantes iniciativas do gênero na região. Esse resultado é fruto do investimento de R$ 520 mil em feiras locais e regionais de ciências.

Promovida pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, a feira marca 14 anos de compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico entre estudantes da educação básica. Mais de 1.600 estudantes e professores estão envolvidos na apresentação de trabalhos previamente selecionados por feiras afiliadas e avaliados por um comitê científico especializado.

“A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar é uma celebração do talento, da criatividade e do potencial dos nossos estudantes”, destaca a secretária de Educação do Rio Grande do Norte, professora Socorro Batista. “Ao longo desses 14 anos, vimos como iniciativas como essa podem transformar vidas, despertar vocações e contribuir diretamente para o desenvolvimento da nossa região. Este é o resultado de um trabalho coletivo que une escolas, professores, famílias e diversas instituições em prol de uma educação pública de qualidade em prol dos jovens do semiárido”, finaliza.

A realização do evento só é possível graças a um esforço conjunto do Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer e de importantes instituições, como a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Educação, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de Mossoró e outros parceiros, que reforçam o compromisso com a educação e o desenvolvimento regional.

Os projetos finalistas mostram a criatividade e o engajamento dos jovens em temas que vão desde o uso da tecnologia na agricultura até soluções para problemas ambientais e sociais. Um dos projetos que está na feira é o “Nutri + Ração para Caprinos e Ovinos”, da Escola Estadual de Tempo Integral Severiano Melo, localizada no município de Severiano Melo, que explora alternativas sustentáveis à nutrição animal.

Outro projeto presente é o “Sistema de Irrigação Agrícola Autônomo via Bluetooth de Baixo Custo”, do CEEP Prof. Gilmar Rodrigues de Lima, que combina inovação tecnológica e eficiência hídrica; e o “Anti Impacto: O Uso do Imã na Redução/Prevenção de Acidentes de Trânsito”, desenvolvido por alunos da Escola Estadual de Tempo Integral Poeta Renato Caldas, que traz uma abordagem criativa para a segurança no trânsito. Ambas as escolas são do município de Assú.

Em paralelo à Feira de Ciências, o II Encontro Científico de Professores da FCSP também ocorre, promovendo o intercâmbio de experiências entre educadores e fortalecendo a integração entre ciência e ensino.

O Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar, que deu origem à feira, é uma iniciativa desenvolvida desde 2010 e tem como objetivo despertar nos jovens de regiões remotas do sertão um interesse pela ciência e inovação. Ao longo dos anos, o programa tem transformado a realidade de muitas comunidades, revelando talentos e fomentando a pesquisa desde cedo.

A Feira de Ciências do Semiárido Potiguar se consolida, mais uma vez, como um palco de protagonismo estudantil e inovação, refletindo a força da educação como motor de transformação no semiárido brasileiro.

Continue lendo

DESTAQUE

Secretária da Mulher, Midiany Avelino, impulsiona campanha de conscientização contra a violência à mulher em Natal*

Publicado

em

 

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (SEMUL), sob a gestão da secretária Midiany Avelino, está promovendo uma série de ações em apoio à campanha nacional “21 dias de Ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres”, iniciada no dia 20 de novembro. Desde então, a capital potiguar tem vivenciado uma programação intensa e diversificada, com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade da violência contra as mulheres e ampliar os espaços de debate.

Na manhã de hoje (04), uma solenidade aconteceu no Palácio Felipe Camarão, como parte das ações da campanha. O evento contou com a presença de autoridades como o prefeito Álvaro Dias, a promotora de justiça e defesa dos direitos das mulheres, Erica Canuto, a vice-prefeita eleita Joana Guerra, além de outros secretários municipais. O presidente da Câmara Municipal de Natal, Eriko Jácome, marcou presença e destacou a importância de discussões sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres.

“É fundamental que todos nos unamos para garantir que as mulheres de Natal possam viver sem medo. Como presidente da Câmara, estou comprometido em lutar por mais políticas públicas que promovam a proteção e o empoderamento das mulheres”, afirmou Eriko Jácome.

Além da solenidade, a campanha está contando com uma mostra itinerante que já percorre os shoppings da cidade, divulgando os serviços oferecidos pela Secretaria e promovendo ações de prevenção e enfrentamento da violência. A secretária Midiany Avelino, que tem se mostrado à frente da campanha, tem se dedicado a dialogar diretamente com a população, distribuindo materiais educativos e promovendo o empoderamento feminino.

A campanha segue até o dia 10 de dezembro, com uma palestra sobre conscientização e vida pós-violência, no recém-inaugurado Centro de Referência Elizabeth Nasser (CREN).

Continue lendo

DESTAQUE

AMSO-TR realiza última reunião do ano com foco na eleição da nova diretoria para 2025*

Publicado

em

 

Na manhã desta quarta-feira (04), a Associação dos Municípios do Seridó Oriental e Trairi (AMSO-TR) realizou sua última reunião do ano, reunindo prefeitos e prefeitas das cidades que compõem a entidade. O encontro aconteceu na sede da associação, em Currais Novos, e abordou assuntos de interesse da instituição, com destaque para a eleição da nova diretoria da AMSO-TR, prevista para o início de 2025.

A escolha da nova diretoria é vista como uma oportunidade de fortalecer ainda mais a união dos municípios em torno de pautas coletivas, como o desenvolvimento econômico, a melhoria dos serviços públicos e a busca por mais recursos para seus municípios junto aos governos estadual e federal.

Ao final do encontro, os participantes reafirmaram o compromisso com a continuidade do trabalho conjunto e ressaltaram a importância da AMSO-TR como uma instância de representação dos municípios. O atual presidente da associação, Ivanildo Ferreira, prefeito de Santa Cruz, destacou a relevância do diálogo permanente entre os gestores e agradeceu o apoio e o empenho de todos ao longo do ano.

A próxima reunião, já marcada para janeiro de 2025, será dedicada ao processo eleitoral, com expectativa de ampla participação dos membros da associação. A AMSO-TR segue como um exemplo de cooperação intermunicipal, fortalecendo as cidades do Seridó Oriental e Trairi diante dos desafios regionais.

Continue lendo

DESTAQUE

Bancada do RN define distribuição de R$ 528 milhões em emendas federais em 2025

Publicado

em

A bancada federal do Rio Grande do Norte, coordenada pelo deputado federal Robinson Faria, definiu as áreas que vão receber as emendas coletivas em 2025. A reunião aconteceu nesta terça-feira (03), em Brasília.

Para o Orçamento Geral da União do próximo ano, serão R$ 528 milhões a serem distribuídos entre saúde, educação, infraestrutura, agricultura, recursos hídricos, rodovias e assistência social.

“Acredito que pudemos, com união e pensando no interesse coletivo, definir as prioridades para o Rio Grande do Norte. Diferentes áreas serão contempladas de forma a beneficiar todo estado e a nossa população”, comentou Robinson Faria.

Foram definidas três obras que estão em andamento: a conclusão da Estrada da Produção, entre São Tomé e Cerro Corá; o Hospital Municipal de Natal; e a manutenção dos trechos em processo de federalização da BR-104.

Oito emendas foram destinadas a diferentes setores: MAC, PAP e equipamentos para a saúde; MEC e Ensino Superior com a Ufersa e a UFRN; MDS para custeio na área de assistência social; infraestrutura da Região Metropolitana de Natal; infraestrutura no DNOCS, para abastecimento e recursos hídricos; e a área rural, por meio da Codevasf.

Participaram da reunião o coordenador da bancada, Robinson Faria, os também deputados federais: Benes Leocádio, Fernando Mineiro, General Girão, João Maia, Natália Bonavides, Paulinho Freire, Sargento Gonçalves e os senadores: Rogério Marinho, Styvenson Valentim e Zenaide Maia.

Continue lendo

DESTAQUE

Carlos Thompson é eleito presidente do TCE-RN para o biênio 2025/2026; Antônio Ed é o vice

Publicado

em

O conselheiro Carlos Thompson Costa Fernandes foi eleito, nesta quarta-feira (04/12), presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) para o biênio 2025/2026. A eleição aconteceu durante a sessão do Pleno e foi unânime. O conselheiro Antônio Ed Souza Santana também foi eleito vice-presidente, novamente por votação unânime.

Essa será a segunda vez que Carlos Thompson assumirá a presidência do TCE, cargo que já ocupou no biênio 2015/2016. Após a eleição, Thompson expressou seu agradecimento pela confiança dos colegas e reforçou seu compromisso com uma gestão moderna e eficiente, destacando a importância de dar continuidade aos avanços das gestões anteriores. “Temos desafios, especialmente em relação à Inteligência Artificial, e não podemos deixar de abraçar essa questão como uma de nossas bandeiras”, afirmou.

Thompson também ressaltou a evolução do TCE nos últimos anos, destacando a importância da unidade entre os conselheiros, servidores e colaboradores para aprimorar ainda mais o trabalho da Corte. O atual presidente, conselheiro Gilberto Jales, parabenizou Thompson e desejou sucesso em sua gestão, destacando o processo harmonioso da eleição.

Continue lendo

DESTAQUE

Jucurutu inaugura nova sede da Câmara Municipal em 21 de dezembro

Publicado

em

 

A cidade de Jucurutu está prestes a vivenciar um marco histórico para o legislativo municipal. No dia 21 de dezembro, às 16h, será inaugurada a nova sede da Câmara Municipal de Jucurutu, um espaço moderno, amplo e projetado para oferecer melhores condições de trabalho aos vereadores e mais conforto à população.

A obra, que estava parada há mais de 20 anos, finalmente saiu do papel graças ao empenho e à determinação do atual presidente da Câmara, vereador Alan. Ele liderou com dedicação o processo de retomada e conclusão do projeto, transformando em realidade um sonho antigo do município.

O novo prédio levará o nome do ex-deputado Nelson Queiroz, uma homenagem ao pai do deputado estadual Nelter Queiroz, reconhecido por sua trajetória política e pelas contribuições significativas ao desenvolvimento de Jucurutu. A escolha do nome reflete o respeito e a gratidão do povo pela sua dedicação à cidade.

O presidente Alan Oliveira faz um convite especial a todos os cidadãos:
“Esta inauguração é muito mais do que a entrega de um prédio. É a realização de um sonho de décadas para o povo de Jucurutu. Convido a todos para celebrarmos juntos este momento histórico, que simboliza progresso, compromisso e respeito ao nosso município.”

O evento contará com a presença de autoridades locais, regionais e estaduais, além da participação da comunidade, que poderá conhecer de perto o novo espaço, projetado para ser referência em funcionalidade e acolhimento.

A nova sede da Câmara Municipal representa um passo significativo para o fortalecimento do legislativo em Jucurutu, garantindo que as demandas da população sejam ouvidas e atendidas com ainda mais eficiência.

Continue lendo

Populares