Connect with us

DESTAQUE

Dengue dispara no país, e reagente de testes se esgota.

Publicado

em

 

O número de casos de dengue disparou no Brasil, e o reagente usado para fazer o exame que confirma a doença está esgotado na rede pública e privada.

Ao todo, em quatro meses, o Brasil superou os 544 mil casos de dengue registrados em todo o ano passado. De janeiro a abril, houve 654,8 mil notificações da doença.

O Ministério da Saúde não especificou a situação de cada região, mas confirmou que a reposição nacional só deve ser restabelecida em junho e que, no momento, está sem a entrega de novos kits moleculares para o diagnóstico da dengue, chikungunya e zika.

De acordo com o Ministério da Saúde, os insumos para tratamento têm sido enviados.

Segundo o último boletim epidemiológico federal (semana 18, publicado na última sexta-feira), as notificações prováveis triplicaram em relação ao mesmo período do ano passado (alta de 146,5%, passando de 307.133 para 757.068 casos).

Os casos notificados à União pelos municípios e estados subiram 56,7% (de 542.970 para 850.657 pacientes) e os confirmados aumentaram 65,7% (de 254.836 para 422.342 contaminados).

A recomendação do Ministério da Saúde no momento é que os casos de dengue sejam “confirmados por critério laboratorial ou por critério clínico-epidemiológico”, segundo resposta da pasta.

Para locais onde não for possível fazer exames laboratoriais, “a recomendação é seguir os protocolos de diagnóstico por critério clínico, notificando o caso suspeito com o diagnóstico por critério clínico-epidemiológico”.

A nota diz ainda que na “impossibilidade de realização de confirmação laboratorial específica ou para casos com resultados laboratoriais inconclusivos, deve-se considerar a confirmação por vínculo epidemiológico com um caso confirmado laboratorialmente”.

São Paulo está sem reagente. Piauí e Paraná estão com estoques baixos e têm orientado as equipes de saúde pública a priorizar o uso da testagem com os kits remanescentes em pacientes graves e grávidas.

Bahia e Mato Grosso do Sul estão sem reagentes e abriram processos emergenciais para compra pelos próprios estados.

Segundo a TV Globo, há carência do material também em Minas Gerais e Santa Catarina.

Em São Paulo, o número de confirmações de dengue manteve-se estável, mas os óbitos por dengue subiram de 41 para 77 (aumento de 87,8%). O estado registrou em 2022, até 2 de maio, 107,4 mil casos de dengue contra 104 mil casos no mesmo período do ano anterior.

A Secretaria de Estado da Saúde paulista disse que “encaminhou ofícios para o órgão federal para envio de novos testes, mas não houve sinalização de nova entrega” e que a “aquisição e distribuição dos testes para detecção da dengue são de responsabilidade do Ministério da Saúde”, cabendo ao governo estadual “apenas redistribui o item”.

Ainda segundo o órgão, a falta do exame não impede o diagnóstico clínico nem o tratamento do paciente pelos municípios e que a “suspensão de coleta de sorologia para os casos não graves já é prevista nas diretrizes para prevenção e controle das arboviroses urbanas no estado”.

O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do estado põe em ranking as cidades com casos acima do esperado para seu histórico sazonal de dengue.

Essa lista é usada para definir onde a coleta de amostras para confirmação do diagnóstico por sorologia será suspensa, mesmo quando há o reagente disponível.

O ranking não é divulgado, segundo o estado, por ser um quadro de atualizações muito dinâmico -é preciso estar há quatro semanas consecutivas com alta de casos acima do esperado, e a entrada e saída de cidades é constante.

É o caso Barretos, município no interior, a 233 km da capital paulista, que esta semana foi declarado com epidemia de dengue pelo estado.

Com a alta de de casos suspeitos, os testes deixaram de ser realizados na cidade. O secretário municipal de saúde da cidade, Kleber Rosa, disse que agora os pacientes que procurarem a rede pública de saúde apresentando três sintomas ou mais da doença receberão o tratamento direto.

“Mesmo sem o teste específico para dengue iremos continuar fazendo os hemogramas para o controle das plaquetas dos pacientes”, afirmou Rosa.

Em Ribeirão Preto, que manteve índices de dengue baixos nos últimos dois anos, o total de pacientes com sintomas de dengue também disparou.

No pronto-atendimento do plano de saúde privado Unimed Ribeirão, a procura diária por testagem para a doença cresceu sete vezes em relação ao mesmo período do ano passado e pelo menos desde segunda a rede está sem reagentes.

Em nota, a rede disse que “o não-abastecimento dos insumos laboratoriais específicos para o teste NS1 é momentâneo”, “generalizado em função da alta demanda dos casos de dengue na região nos últimos dias” e que houve “atraso na entrega dos fornecedores deste insumo para todos os laboratórios”.

Os pacientes com sintomas de dengue estão sendo submetidos aos testes capazes de confirmar o diagnóstico e de orientar os tratamentos, tais como hemograma e testes de anticorpos, que seriam “suficientes para orientar a conduta clínica, sendo o exame NS1 de natureza apenas complementar (confirmação diagnóstica).”

Para o médico Amaury Lelis Dal Fabbro, professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), ainda que seja possível o diagnóstico, a falta de reagentes pode afetar o sistema de vigilância epidemiológica da dengue.

Segundo ele, exames virológicos e sorológicos de dengue ajudam a lidar com uma sintomatologia “razoavelmente inespecífica”, que pode eventualmente ser confundida com outras viroses. “É essencial para o sistema de vigilância epidemiológica confirmar os casos, ou pelo menos um certo número de casos para ter certeza do tipo de vírus que está circulando na população”, disse Fabbro.

Os dois tipos básicos de exames de sangue específicos são o sorológico, que identifica os anticorpos contra a dengue e confirma o diagnóstico, e o virológico, que mostra qual vírus da dengue infectou o paciente e está circulando naquele momento -é este que está em falta no país.

“Esta informação [de sorologia] é fundamental para virologia, porque cada sorotipo tem comportamento diferente na população e é fundamental que haja disponibilidade de exames”, afirmou o médico.

Denis Henrique da Silva, 43, vendedor e engenheiro civil, está com sintomas de dengue desde a semana passada. “Senti muitas dores no corpo, na articulação, sem força para fazer nada, febre. Uma experiência que nunca tive, nem quando peguei Covid fiquei assim”, afirmou.

O caso dele só foi confirmado com exame laboratorial e com o surgimento de pintas vermelhas. “Minhas plaquetas baixaram muito em três dias. Procurei a UPA de Barretos e não fizeram o teste [de dengue], só foi detectado através da plaqueta, mas [é] muito ruim ficar um mês sem saber se é verdade ou não”, contou.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Chuvas de até 96 mm são registradas no litoral potiguar; maior volume foi em Rio do Fogo

Publicado

em

O Rio Grande do Norte registrou chuvas de até 96,6 milímetros entre a manhã de quarta-feira (29) e a manhã desta quinta-feira (30), segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn). O maior volume foi registrados em Rio do Fogo, no Litoral Norte potiguar.

Dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia para cidades do RN, com previsão de chuvas de até 100 milímetros por dia, publicado na quarta-feira (29), foram prorrogados até esta sexta-feira (31) pelo órgão.

Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), informou possibilidade moderada de ocorrência de movimentos de massa na região metropolitana de Natal, devido à previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, “podendo ser suficientes para deflagrar deslizamentos pontuais em encostas urbanas e quedas de barreira à margem de estradas e rodovias”.

As chuvas mais fortes se concentraram principalmente no litoral, em cidades como Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso (52 mm) e São Gonçalo do Amarante (29,4 mm), na região metropolitana. Embora também tenham registrado uma noite chuvosa, Natal e Parnamirim tiveram chuvas de cerca de 14 mm, segundo o monitoramento da Emparn.

Uma estrada de terra que ligava Rio do Fogo e Touros desabou por causa da força da água. No mesmo município, moradores registraram alagamentos em ruas da praia de Zumbi.

Na praia de Muriú, em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, moradores registraram uma rua alagada, com água na altura da cintura dos moradores.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Polícia Militar do RN lança Operação Corpus Christi

Publicado

em

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deu início, nesta quinta-feira (30), à Operação Corpus Christi, com o objetivo de garantir a segurança da população durante o feriado prolongado. A operação vai se estender até domingo (02).

A ação foi planejada a partir de um mapeamento detalhado das áreas com maior incidência de crimes, visando não apenas prevenir delitos, mas também criar um ambiente seguro para que os cidadãos possam desfrutar do feriado com tranquilidade. O policiamento será intensificado em locais estratégicos, incluindo vias públicas, áreas comerciais e pontos de grande concentração de pessoas, como praias e praças.

A Operação Corpus Christi conta com o apoio de várias unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon). Veículos e equipamentos modernos serão utilizados para otimizar as ações de patrulhamento e garantir uma resposta rápida a quaisquer incidentes.

“O aumento da presença da Polícia Militar durante o feriado de Corpus Christi visa principalmente a prevenção de crimes e a manutenção da ordem pública. Estamos empenhados em assegurar a segurança de todos os cidadãos, proporcionando um ambiente seguro para que possam aproveitar este período com paz e tranquilidade”, afirmou o comandante do Policiamento Metropolitano, Coronel Pessoa.

Tribuna do Norte

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

NOTA : CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAMIRIM

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Parnamirim respeita a liberdade e os direitos do povo, mas vem a público manifestar sua solidariedade ao vereador Michael Borges, que se viu injustamente ameaçado e desacatado no seu espaço de trabalho durante a sessão ordinária da última quarta-feira (29).

É inadmissível que um representante do povo, no exercício de suas funções legislativas, seja alvo de qualquer tipo de intimidação ou desrespeito. A Câmara repudia veementemente tais atos e reafirma seu compromisso com a segurança e o respeito aos seus membros.

Ressaltamos a importância do ambiente democrático e do respeito mútuo entre todos os presentes nas dependências desta Casa Legislativa.

Informamos que a questão está sendo encaminhada à Procuradoria da Câmara, que atuará como canal de comunicação para a colaboração com as autoridades policiais, como prova do destemor desta Casa Legislativa e do seu compromisso com a justiça e a ordem.

Reiteramos, a nossa solidariedade ao vereador Michael Borges e nosso apoio incondicional à sua atuação em prol da comunidade parnamirinense.

Atenciosamente,

Wolney França
Câmara Municipal de Parnamiri/RN

Continue lendo

DESTAQUE

‘Cavalgada Rota do Trem’ percorre trajeto histórico de 120 km entre Mossoró e Patu, no RN

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30) a largada da Cavalgada Rota do Trem, que levará homens e mulheres, montados em seus cavalos, de Mossoró a Patu, no Oeste potiguar. A previsão é de que o grupo chegue ao destino no próximo sábado (1º), após percorrer 120 km.

No início da manhã, os cerca de 60 participantes da quinta edição do evento tomaram um café da manhã reforçado, com comidas típicas, receberam a benção dos vaqueiros, amazonas e animais e partiram em direção ao Alto Oeste, seguindo a antiga linha de trem que realizou viagens entre as duas cidades até o século passado.

“Mais de 90% do percurso, nós fazemos seguindo a linha do trem”, conta o organizador do evento, Valnei Nunes.

Ainda segundo a organização, os cavaleiros e amazonas viajaram de mais de 20 cidades potiguares diferentes a Mossoró para participar do evento.

Ao longo da viagem, o grupo contará com paradas de apoio e descanso. Ricardo Jorge dos Santos, responsável pela alimentação dos cavaleiros ao longo de três dias, diz que, somente de carne para as refeições, são necessários 80 kg.

Também é preciso ter cuidado com os animais. O descanso é fundamental para que eles cheguem bem ao fim da jornada. Por isso, a atividade também conta com o acompanhamento de um veterinário.

Por g1 RN

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

PSDB vai mobilizar pré-candidatos para “Seminário Preparatório para Eleições Municipais”

Publicado

em

Encontro online será direcionado para pré-candidatos, assessores e lideranças municipais

O PSDB do Rio Grande do Norte vai juntar forças para mobilizar os pré-candidatos tucanos nos 133 municípios que hoje são presentes. É que acontecerá o “Seminário Preparatório para Eleições Municipais: Venha vencer com o PSDB!”, que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho. O evento será virtual, transmitido pelas redes do ITV e do PSDB, e está previsto para 18h30 às 20h30, aproximadamente. Este encontro será fundamental para o fortalecimento e preparação dos pré-candidatos, assessores e lideranças municipais.

“Será uma oportunidade para quem é do PSDB e pretende disputar as Eleições 2024 discutir temas, estratégias e atualizações sobre as novas ferramentas e debates, que envolve a campanha no interior, e também em cidades da região metropolitana. Será um momento de discussões sobre Legislação e Prestação de Contas, com nomes que são referências no país”, comentou o jornalista Rodrigo Rafael, diretor do Instituto Teotônio Vilela (ITV), Seção Estadual do Rio Grande do Norte.

No seminário: “Estratégia e Planejamento” será abordado com as melhores práticas e técnicas para a criação de estratégias de campanha. Será apresentado por Marcelo Vitorino, professor e consultor de marketing político. Já o tema “Redes Sociais e Impulsionamento” terá foco em otimizar o uso dessas plataformas para engajamento e comunicação direta com o eleitorado. Será apresentado por Natália Mendonça, publicitária especialista em marketing digital.

Ainda no Seminário do PSDB, um dos temas bastante explorado será “Legislação e Prestação de Contas”. Serão dadas orientações sobre as regras eleitorais vigentes, como realizar uma prestação de contas transparente e correta, e como evitar penalidades. Será apresentado por Gustavo Kanffer, advogado eleitoral há 24 anos do PSDB Nacional.

E a presença será virtual e participação ativa de todos será possível já que um Link do Seminário será disponibilizado, para cada pré-candidato e assessor participar de forma tranquila e sem perder suas agendas nos municípios.

Continue lendo

DESTAQUE

Coreia do Norte envia 150 balões com lixo e fezes para o Sul

Publicado

em

A Coreia do Norte enviou mais de 150 balões com fezes e lixo para a Coreia do Sul, disseram os militares sul-coreanos nesta 4ª feira (29.mai.2024). De acordo com Seul, trata-se de uma resposta a panfletos enviados por ativistas, também em balões, para o território norte-coreano.

Os primeiros balões a chegar à Coreia do Sul foram vistos na noite de 3ª feira (28.mai) na província de Gyeongnam, no sudeste do país. Os militares disseram que resíduos de plástico, baterias e fezes foram encontrados.

Seul atribuiu a ação a Pyongyang. Isto porque os balões foram enviados depois de o vice-ministro da Defesa norte-coreana, Kim Kang-il, dizer que seu país daria uma resposta ao envio de panfletos anti-regime.

“Serão tomadas medidas retaliatórias contra a frequente dispersão de panfletos e outros lixos [pela Coreia do Sul] perto das zonas fronteiriças”, disse Kim no domingo (26.mai), segundo a agência de notícias KCNA.

“Montes de lixo e sujeira serão em breve espalhados pelas áreas fronteiriças e pelo interior da Coreia do Sul, que entenderá quanto esforço é necessário para removê-los”, acrescentou Kim.

Ativistas sul-coreanos e desertores norte-coreanos enviaram balões à Coreia do Norte durante anos. Os objetos carregavam panfletos com críticas ao regime e instavam os norte-coreanos a se rebelarem. Os balões também levaram cartões de memória com videoclipes de K-pop, proibidos por Pyongyang.

Os militares da Coreia do Sul pediram aos moradores que não se aproximem dos balões e acionem a polícia. “Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram. “Alertamos severamente a Coreia do Norte para parar imediatamente com esse ato desumano e vulgar.”

Poder360

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Com cenário mostrando Lula, Davi comemora cargo no governo do PT

Publicado

em

O ex-BBB Davi Brito foi escolhido como garoto propaganda para um dos maiores projetos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural da Bahia.

O baiano será a face do projeto ‘Bahia Sem Fome’, um Programa Estadual de Combate à Fome do Governo da Bahia, que visa garantir acesso básico à alimentação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Secretaria comemorou a parceria com Davi

Brito em seu perfil oficial no Instagram, destacando a relevância de sua participação no fortalecimento das políticas públicas destinadas a promover a agricultura familiar.

baiano: ‘Vamos vencer essa batalha’

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Novo conselheiro do TCE será escolhido pela Assembleia no dia 26 de junho

Publicado

em

Gustavo Carvalho (PSDB) ou George Soares (PV)?

Já tem data marcada a eleição pela Assembleia Legislativa para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, a partir da vacância por aposentadoria do conselheiro Tarcísio Costa.

Dia 26 de junho.

A data foi confirmada pelo deputado José Dias em entrevista na FM Jovem Pan News Natal.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Timbaúba dos Batistas e o Seridó são destaque em congresso internacional

Publicado

em

A Genealogia Seridoense e o Município de Timbaúba dos Batistas foram destaque no Congresso Internacional que está sendo realizado em Santa Catarina – SC.

Os pesquisadores Arysson Soares ( Genealogista e atual Chefe de Gabinete do Município) conjuntamente com a Pesquisadora Ana Paula Cavalcante do Instituto Histórico do Ceará, participaram na condição de Palestrantes e fizeram brilhar a Genealogia, a Cultura & Identidade Sefardita da terras dos bordados por ocasião do XXVIII CIAI – Congresso Internacional de Antropologia de Ibero América
e I Congresso Internacional de Patrimônio e Paisagem Cultural em Salto Veloso – SC.

Na oportunidade, Aryson falou sobre as riquezas culturais de Timbaúba, a exemplo dos bordados da terras, acrescido as inscrições rupestres, a confecção de linguiça caseira, a gastronomia local, a arte do alfinin, a batida de castanhas, as cercas de pedras, o costume do povo, a cultura Timbaubense.

Timbaúba tem herdado grande influência judaica sefardita ao longo de sua história e possuir um grande acervo como fonte de riqueza no âmbito de identidade cultural, patrimonial e artístico.

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

DESTAQUE

Casal finge ser cliente, rouba carro de motorista por aplicativo e capota na fuga em Parnamirim

Publicado

em

Criminosos fingiram ser passageiros, roubaram carro de motorista por aplicativo e na fuga capotaram veículo em Parnamirim na noite de quarta-feira (29). De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, o motorista iniciou uma corrida conduzindo o casal do bairro de Emaús e foi anunciado o assalto no bairro Monte Castelo.

De acordo com o capitão Moisés Santos, a Força Tática do 3º Batalhão foi acionada, seguiu em diligência e localizou os assaltantes no bairro de Passagem de Areia. O casal conseguiu fugir e em alta velocidade capotaram várias vezeso veícul na marginal da BR-101, próximo ao Parque de Exposições Aristófanes Fernandes.

O homem e a mulher ficaram feridos e foram socorridos para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O motorista Pedro Henrique, que foi vítima do assalto, está abalado e precisa de ajuda para consertar o veículo, que teve perda total.

Ponta Negra News

Fonte: Blog Jair Sampaio

Continue lendo

Populares