Connect with us

DESTAQUE

Copa América tem despedida de Messi, teste para Dorival na seleção e ‘batismo’ de Endrick

Publicado em

A 48ª edição da Copa América, que terá como palco os Estados Unidos, tem início nesta quinta-feira com um contraste de gerações. Se Lionel Messi, dono de oito Bolas de Ouro, ensaia sua despedida pela Argentina, Vinícius Júnior lidera uma seleção brasileira sem Neymar no embalo da conquista da Liga dos Campeões, ao lado de Endrick. A competição será um teste tanto para o jovem de 17 anos quanto para Dorival Júnior, que teve tempo para treinar e dar a sua cara ao time nacional.

A Argentina deve ser o time a ser batido. Após superar o Brasil na final da Copa América de 2021, no Maracanã, em uma edição marcada pela pandemia de covid-19, os argentinos viraram a chave Além de ter encerrado uma seca de 28 anos (o último troféu havia sido o de 1993), eles vivem uma nova fase desde então. Sob o comando da dupla de “Lionéis” – Scaloni, o técnico, e Messi, o cérebro da equipe -, a seleção argentina corroborou seu bom momento com a taça da Copa do Mundo do Catar, em 2022. Não à toa, lidera o ranking da Fifa.

Líder isolada das Eliminatórias da América do Sul (cinco vitórias e uma derrota), a Argentina tem uma nova missão nos Estados Unidos: colocar a faixa no peito pela 16ª vez e, assim, se consolidar como a maior vencedora da competição, deixando os uruguaios no segundo posto, com 15 troféus – o Brasil soma nove e é o terceiro maior vencedor.

Messi, que completa 37 anos no dia 24, já anunciou que o fim da sua carreira está próximo. Outro veterano, e também decisivo, Angel Di María, 36, colocou o torneio continental como capítulo derradeiro da sua história com a seleção. Foi dele o gol do título no 1 a 0 sobre os brasileiros, no Rio de Janeiro, na última edição do torneio.

Com a dupla, Scaloni mantém a base do Mundial do Catar. Assim, ele conta com a experiência de Emiliano Martínez no gol e com a eficiência de nomes como Cristián Romero, Rodrigo de Paul, além do faro de gol de Julián Álvarez e Lautaro Martínez.

CANDIDATO A MELHOR DO MUNDO

Eficiência comprovada do lado argentino, etapa de reconstrução do lado brasileiro. Sem Neymar, que se recupera de lesão no joelho esquerdo, o Brasil chega à Copa América em um início de trabalho.

Desde a queda para a Croácia nas quartas de final na última Copa do Mundo, as decepções se acumulam. Após as performances abaixo do esperado de Ramon Menezes e Fernando Diniz à beira do campo, Dorival Júnior chegou para “arrumar a casa” da seleção brasileira.

Escolhido para tirar a seleção do incômodo 6º lugar nas Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial de 2026 (apenas duas vitórias em seis rodadas), Dorival tem na Copa América o seu primeiro grande teste. Com dois triunfos (Inglaterra e México) e dois empates (Espanha e Estados Unidos) sob sua gestão, o treinador tem no elenco atletas do nível de Rodrygo (Real Madrid), Raphinha (Barcelona), Lucas Paquetá (West Ham) e Gabriel Martinelli (Arsenal). Mas é Vinícius Júnior, favorito ao prêmio de melhor do mundo, que surge como candidato a destaque da equipe. Contra ele, porém, os números pela seleção são modestos. Em 30 jogos, foram apenas três gols.

“Cobram do Vinícius Júnior as atuações que ele tem no Real. Acho que isso vai acontecer nos momentos mais importantes e decisivos da Copa América. Por enquanto, vamos aguardar, ter paciência e dar condições para esses garotos encontrarem o seu melhor”, afirmou o comandante, na reta final de preparação.

Protagonista do Real Madrid, o atacante voltou a balançar a rede em uma final de Liga dos Campeões na conquista do torneio sobre o Borussia Dortmund. Resta agora saber se o brilho que o ilumina na Europa vai ser suficiente para guiá-lo a ponto de comandar a equipe nacional nos EUA.

ENDRICK, A JOIA

Dorival passou as últimas semanas preparando a seleção brasileira, entre amistosos e períodos de treino em Orlando. Preocupado em ajustar a equipe, o treinador tem um outro cuidado: preservar o jovem Endrick.

Contratado pelo Real Madrid, ele mostrou seu faro de gol no triunfo sobre os ingleses, no empate com a Espanha e na vitória sobre o México. Embora tenha rechaçado comparações com Pelé e Ronaldo, Dorival trata o seu camisa nove com zelo.

“Tudo vai vir com o tempo. Mas que ele não perca a sua essência. O Endrick pode ser muito útil à seleção, desde que tenhamos paciência. Não é só colocar ele lá (em campo) e esperar que resolva a situação. Tudo no seu tempo certo”, disse o treinador

No Grupo D, o Brasil faz seu primeiro duelo com a Costa Rica no dia 24, próxima segunda-feira. Depois, encara os paraguaios na segunda rodada (dia 28) e encerra sua participação na fase de grupos contra os colombianos no início de julho (dia 2).

DESPEDIDA NO URUGUAI

Além dos dois maiores gigantes do futebol sul-americano, o Uruguai, liderado por Marcelo Bielsa, surge como candidato natural ao título. Nas Eliminatórias para o Mundial de 2026, a celeste só está atrás dos argentinos. Recentemente a equipe encerrou um jejum de 22 anos sem triunfos sobre os brasileiros com um contundente 2 a 0 em Montevidéu.

Em campo, as atenções vão se voltar para Darwin Núñez no ataque. Já o veterano Suárez, de 37 anos, deve se despedir da seleção nesta Copa América. Sua participação deve se restringir mais ao banco de reservas do que à titularidade – Cavani não chegou a ser convocado.

Um toque brasileiro chama atenção no elenco montado por Bielsa. Seis atletas que atuam no Brasil vão estar nos Estados Unidos. Quatro deles defendem o Flamengo: Arrascaeta, De la Cruz, Viña e Varela. O goleiro Rochet, do Internacional, e o atacante Canobbio, do Athletico-PR, completam a lista.

Em uma escala menor de favoritismo, outras seleções surgem como candidatas ao título. Invicta nas Eliminatórias e sem ganhar um troféu do torneio desde 2001, a Colômbia tem no atacante Luís Díaz, astro do Liverpool, sua maior esperança. Por jogar em casa, os Estados Unidos podem surpreender.

FORMATO

A competição, que vai contar com 16 equipes, traz a participação de seis nações da Concacaf: Jamaica, Costa Rica, Panamá, México, Canadá e os Estados Unidos, país-sede do evento. Elas se juntam aos outros dez países da América Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

Divididos em quatro grupos, com quatro equipes cada, a fase de classificação será disputada em turno único. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para a fase de quartas de final e, a partir daí, os confrontos são eliminatórios até a decisão, marcada para o dia 14 de julho.

Argentina, Uruguai e Brasil, as três maiores forças da América do Sul, foram divididos em chaves diferentes. Atuais campeões do torneio, os hermanos fazem o jogo inaugural diante dos canadenses nesta quinta-feira, em Atlanta, pelo Grupo A, que tem ainda Chile e Peru.

TORNEIO É PRÉVIA PARA A COPA DO MUNDO

Como em 2016, os Estados Unidos voltam a sediar uma edição da Copa América. Com promessas de estádios cheios, os organizadores vão fazer uma espécie de ensaio geral visando a Copa do Mundo de 2026 quando, em parceria com o Canadá e o México, o País da América do Norte vai também ser palco do Mundial de seleções.

A Copa América vai ter jogos realizados em 13 cidades e 14 arenas vão receber as partidas das seleções participantes. O Brasil realiza o seu primeiro confronto no SoFi Stadium (com capacidade para 70.000 fãs), em Inglewood. Depois, a equipe vai até Las Vegas na segunda rodada para jogar no Allegiant Stadium (65.500 torcedores) e tem seu último compromisso, no Levi’s Stadium (68.500 pessoas) em Santa Clara.

Cada vez mais inserido no “negócio futebol”, os americanos também serão responsáveis por abrigar mais um evento de grande proporção no ano que vem. Entre os meses de junho e julho, os EUA vão organizar o Mundial de Clubes da Fifa. O torneio, primeiro com essa dimensão, vai ter 32 equipes, entre elas Flamengo, Fluminense e Palmeiras.

Confira os grupos da Copa América:

GRUPO A: Argentina, Canadá, Chile e Peru;

GRUPO B: Equador, Jamaica, México e Venezuela;

GRUPO C: Bolívia, Estados Unidos, Panamá e Uruguai;

GRUPO D: Brasil, Colômbia, Costa Rica e Paraguai.

Estadão Conteúdo

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

EM ALTA: Pesquisa MetaData/Grupo Dial: Neilton Diógenes é o 2º colocado de sua coligação e aparece em 7º lugar no ranking geral para deputado estadual

Publicado

em

De acordo com a pesquisa MetaData/Grupo Dial, Neilton Diógenes segue em ascensão na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O pré-candidato aparece na 2ª colocação dentro de sua coligação e ocupa a 7ª posição no ranking geral de intenções de voto para deputado estadual.

O resultado reforça o crescimento político de Neilton e o coloca entre os nomes mais competitivos para as eleições de 2026, consolidando sua reeleição no cenário estadual.

Continue lendo

DESTAQUE

PESQUISA METADATA/98 FM APONTA DR. BERNARDO ENTRE OS NOMES MAIS LEMBRADOS PARA A CÂMARA FEDERAL*

Publicado

em

 

Levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Rádio 98 FM em parceria com o Instituto Metadata mostra o pré-candidato Dr. Bernardo entre os nomes citados na disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Rio Grande do Norte.

No cenário espontâneo apresentado pela pesquisa, Dr. Bernardo aparece entre os nomes lembrados pelo eleitorado potiguar, mantendo presença no grupo competitivo da disputa federal.

Para Dr. Bernardo, o momento é de manter o trabalho de fortalecimento regional e ampliação do diálogo com as bases políticas e a população.

“Recebo os números com gratidão e responsabilidade. Seguiremos trabalhando, ouvindo as pessoas e fortalecendo nosso projeto em todas as regiões do Rio Grande do Norte”, afirmou.

A pesquisa Metadata/Grupo Dial ouviu 1.550 eleitores entre os dias 12 e 14 de junho, em 62 municípios do estado. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais.

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa do Instituto Media Data/Grupo Dial coloca Flávio de Berói em 5º lugar para deputado estadual

Publicado

em

 

 

 

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Pesquisa Metadata/Grupo Dial: Na soma dos 1º e 2º votos Rafael Motta Ultrapassa Zenaide e assume a 2ª colocação para o senado.

Publicado

em

No cenário estimulado com a soma do primeiro com o segundo voto para o Senado Federal apresentado pela pesquisa Metadata/Grupo Dial, o senador Styvenson Valentim (PODE) lidera com 20.0%, seguido por Zenaide Maia (PSD) que tem 12.2% e Rafael Motta (PDT) com 9.3%.

Em seguida, aparecem Coronel Hélio (PL) com 5.9%Samanda Alves (PT) tem 3.9%, Flávio Rocha 3.4%Sandro Pimentel 1.7%Rosália Fernandes 1.6%, Luciana Lima 0.9%.

Já branco/nulo somam 4.4%, não votaria em nenhum dos citados 12.4%, e não sabe/Não respondeu 24.4%.

Metodologia
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números RN-04028/2026 e BR-01576/2026. Foram 1550 entrevistados, em 62 municípios das 4 mesorregiões e nas 19 microrregiões entre os dias 12 e 14 de junho de 2026. O nível de confiança é de 95% com uma margem de erro 2,5%.

Continue lendo

DESTAQUE

Carlos Eduardo declara apoio a Allyson Bezerra e anuncia pré-candidatura a deputado estadual pelo União Brasil

Publicado

em

 

A pré-campanha de Allyson Bezerra ao Governo do Rio Grande do Norte ganhou um reforço de peso em Natal. O ex-prefeito Carlos Eduardo confirmou apoio ao projeto e anunciou pré-candidatura a deputado estadual pelo União Brasil nas eleições de 2026. O anúncio foi uma articulação do deputado federal Kleber Rodrigues, que esteve presente ao lado das duas lideranças. Com a chegada de Carlos Eduardo, considerado uma das maiores lideranças políticas da capital potiguar, a chapa de pré-candidatos da Federação União Progressista segue ainda mais fortalecida, com expectativa de eleger até 7 nomes para a Assembleia Legislativa.

Com quatro mandatos à frente da Prefeitura de Natal, trajetória marcada por altos índices de aprovação e uma reeleição conquistada no primeiro turno em 2016 com 63,42% dos votos, Carlos Eduardo chega para consolidar a presença do grupo de Allyson no maior colégio eleitoral do estado. A isso se soma o apoio de vereadores de Natal e de prefeitos de municípios da região metropolitana como Parnamirim, Macaíba, Ceará Mirim e São Gonçalo do Amarante, demonstrando a força crescente do projeto político na Grande Natal.

Continue lendo

DESTAQUE

Cadu prestigia entrega das certidões de óbito corrigidas de 10 potiguares mortos pela ditadura

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula, participou da solenidade de entrega das certidões de óbito retificadas de dez potiguares mortos na ditadura militar brasileira, um momento marcado por muita emoção no auditório da Reitoria da UFRN.

Familiares de Anatália Alves, Edson Alves, Emmanuel Bezerra, Hiram Pereira, José Silton, Luiz Gonzaga, Luiz Maranhão, Sebastião Gomes, Virgílio Gomes e Zoé Brito receberam os documentos oficiais corrigidos, constando a informação de que eles foram mortos por ação violenta do Estado na ditadura.

“Momentos como este são mais que emocionantes, eles são uma entrega de reparação histórica, entrega de garantia que a memória é viva e ela é uma importante arma na luta pelo fortalecimento da democracia, pela liberdade e pela justiça”, destacou Cadu.

O momento é uma realização da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), que conta com a participação da deputada Natália Bonavides (PT) representando a Câmara dos Deputados

Continue lendo

DESTAQUE

Gustavo Carvalho recebe Título de Cidadão Macaibense e reforça compromisso com o desenvolvimento do município

Publicado

em

 

Honraria proposta pelo vereador Igor Targino reconhece a atuação do parlamentar em favor de Macaíba e do povo potiguar

O deputado estadual Gustavo Carvalho recebeu, na noite desta segunda-feira (15), o Título de Cidadão Macaibense, durante sessão solene realizada pela Câmara Municipal de Macaíba. A homenagem, proposta pelo vereador Igor Targino e aprovada pelos parlamentares da Casa, reconhece os serviços prestados pelo deputado ao município ao longo de sua trajetória pública.

Em seu discurso de agradecimento, Gustavo destacou a emoção de receber uma das mais importantes honrarias concedidas pelo Legislativo municipal e ressaltou a importância histórica, cultural e econômica de Macaíba para o Rio Grande do Norte.

“Macaíba é uma cidade que ajudou a construir a história do nosso estado. Terra de nomes como Augusto Severo, Auta de Souza, Armando Holanda e tantas outras personalidades que orgulham o povo potiguar. Receber esta homenagem é motivo de grande alegria e também de renovação do meu compromisso com esta cidade”, afirmou.

Durante a solenidade, o parlamentar relembrou ações realizadas por seu mandato em benefício do município, com a destinação de recursos para a saúde pública, apoio a iniciativas de qualificação profissional e contribuição para projetos voltados à regularização fundiária, beneficiando diretamente a população macaibense.

Gustavo Carvalho também agradeceu ao vereador Igor Targino pela iniciativa da homenagem, aos demais vereadores da Câmara Municipal pela aprovação do título e à população de Macaíba pelo acolhimento ao longo dos anos.

“Recebo esta cidadania com muita gratidão e humildade. A partir de agora, além de amigo e parceiro de Macaíba, também sou oficialmente um cidadão desta terra tão importante para o Rio Grande do Norte”, destacou.

O deputado ainda fez um agradecimento especial ao empresário Mano Targino e à sua família pela recepção calorosa e pelo momento de confraternização proporcionado após a solenidade.

A cerimônia reuniu vereadores, lideranças políticas, empresários, representantes da sociedade civil, amigos e familiares, marcando um momento de reconhecimento à atuação parlamentar de Gustavo Carvalho e à sua contribuição para o desenvolvimento de Macaíba e do Rio Grande do Norte.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeito Pilola declara apoio à pré-candidatura de Álvaro Dias durante comemoração de aniversário em Caiçara do Norte

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou na tarde deste domingo da comemoração de aniversário do prefeito de Caiçara do Norte, Alcélio Fernandes, popularmente conhecido como Pilola. O encontro reuniu lideranças políticas, vereadores, secretários municipais e representantes de diversas comunidades do município de Caiçara do Norte, localizado no litoral norte potiguar, na região do Mato Grande.

Recebido pelo prefeito Pilola, Álvaro esteve acompanhado do pré-candidato a vice-governador, Babá Pereira, e foi recepcionado por apoiadores e lideranças locais. Durante o evento, o prefeito reafirmou seu apoio ao projeto político de Álvaro Dias para o Governo do Estado.

Também participaram da celebração o vice-prefeito Sivanildo, o presidente da Câmara Municipal, Weslley Morais, os ex-prefeitos Alcides e Zé Edilson, além de secretários municipais e lideranças comunitárias.

Estiveram presentes ainda os vereadores Karyna Andrade, Joaozinho e Cinaldo, que apoiam a pré-candidatura de Álvaro no município, além dos suplentes de vereador Ariosvaldo, Fabinho e Roni. O deputado estadual Gustavo Carvalho também participou do encontro.

Durante sua fala, Álvaro destacou a trajetória administrativa do prefeito Pilola e agradeceu o apoio recebido.

“Pilola é um dos maiores prefeitos da história de Caiçara do Norte. Estamos aqui celebrando o aniversário desse grande prefeito e desse grande ser humano. Quero parabenizá-lo e dizer que, com o seu apoio, vamos vencer os desafios urgentes do nosso querido Rio Grande do Norte. A situação do Estado exige experiência, responsabilidade e coragem para enfrentar os desafios que estão à nossa frente”, afirmou.

A cada município visitado, Álvaro Dias reforça sua proximidade com a população potiguar, ouvindo as demandas locais e buscando compreender as necessidades específicas de cada região do Rio Grande do Norte, com o objetivo de construir propostas alinhadas à realidade dos municípios e aos desafios enfrentados pelos potiguares.

Continue lendo

DESTAQUE

Ubaldo reforça apoio ao setor produtivo durante agenda em cinco municípios do RN

Publicado

em

 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes cumpriu uma intensa agenda de compromissos neste domingo, percorrendo municípios das regiões Central, Vale do Açu e Seridó, fortalecendo o diálogo com lideranças, produtores rurais, cooperados e representantes do esporte.

A programação teve início em Lajes do Cabugi, onde participou de um café da manhã ao lado do suplente de vereador Sansão, da liderança Rogério e de amigos da comunidade. O encontro foi marcado por conversas sobre as demandas locais e pelo fortalecimento dos laços de amizade e parceria. Em seguida, Ubaldo esteve em Angicos, a convite do vereador Marcos de Teonila. Recebido em sua residência por familiares e amigos, o parlamentar participou de um momento de vacinação do rebanho bovino, reforçando a proximidade com as lideranças e a população do município.

Na sequência, o deputado seguiu para Itajá, onde participou do almoço da Coproaçu, ao lado dos amigos Rozeilda e Damião. Durante o encontro, foram debatidos assuntos de interesse dos cooperados, com destaque para a valorização da agricultura familiar e o fortalecimento do cooperativismo na região. Ainda no domingo, Ubaldo visitou a cidade de Santana do Matos, onde se reuniu com o amigo Joseilton, reconhecido por sua atuação em defesa do esporte local. O encontro foi marcado pelo diálogo e pela troca de ideias sobre ações voltadas ao desenvolvimento esportivo do município.

Encerrando a agenda, o parlamentar participou do 2º Torneio Leiteiro de São José do Seridó, ao lado do vereador André Aurino. O evento recebeu investimento de R$ 50 mil por meio de emenda parlamentar destinada por Ubaldo Fernandes, contribuindo para o fortalecimento da cadeia produtiva do leite no município. A iniciativa reuniu produtores rurais de toda a região, valorizou o homem e a mulher do campo e evidenciou a importância da pecuária leiteira para a geração de emprego, renda e desenvolvimento no Seridó.

“Foi um domingo de muito diálogo, reencontros e escuta das demandas da população. Seguimos trabalhando para fortalecer os municípios, apoiar quem produz e incentivar iniciativas que geram desenvolvimento e oportunidades para o nosso povo”, destacou Ubaldo Fernandes.

Continue lendo

DESTAQUE

Joabe Medeiros assume coordenação da pré-campanha de Jorge do Rosário em Serrinha

Publicado

em

 

A pré-candidatura de Jorge do Rosário (PL) à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte ganhou um importante reforço na região Agreste. O jovem empreendedor e liderança política Joabe Medeiros anunciou oficialmente seu apoio ao projeto político de Jorge e assumirá a coordenação da pré-campanha do pré-candidato em Serrinha.
Reconhecido como um dos principais quadros políticos do município, Joabe destaca que a parceria representa uma oportunidade de ampliar a atuação em favor da população local. “Sempre senti a vontade de contribuir mais para o bem-estar das pessoas. Por isso, mais uma vez, estou me disponibilizando para servir à comunidade de Serrinha, através do apoio ao futuro deputado Jorge, que será um parceiro da nossa cidade”, afirmou.

Joabe tem se destacado pelo trabalho junto à juventude e pela capacidade de mobilização política no município. À frente de um grupo de jovens lideranças, ele é apontado como uma das forças da política serrinhense. A adesão fortalece a presença de Jorge na região Agreste e amplia o diálogo com diversos segmentos da sociedade local.

Para Jorge, a chegada de Joabe à coordenação da pré-campanha em Serrinha representa a união de forças comprometidas com o desenvolvimento dos municípios do interior. “Joabe é uma liderança respeitada, preparada e que conhece de perto as necessidades da população. Fico muito feliz em contar com seu apoio e sua disposição para construir um projeto que leve mais oportunidades e melhorias para Serrinha e para todo o Rio Grande do Norte”, destacou.

Continue lendo

Populares