O MAIS RN, núcleo de pensamento estratégico da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), recebeu uma visita do ex-prefeito de Natal e pré-candidato ao Senado Carlos Eduardo Alves, na tarde desta quarta-feira (25). No encontro, o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e o gerente técnico, Pedro Albuquerque, apresentaram a atuação da unidade.
Para iniciar a reunião, o coordenador do MAIS RN contou como surgiu o MAIS RN e sua trajetória, além de explicar a atuação do núcleo. O curioso, é que o projeto foi gestado durante a passagem do ex-ministro Rogério Marinho pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em 2013 e início de 2014. O atual pré-candidato a senador – que deve enfrentar o próprio Carlos Eduardo nas urnas – foi o responsável por articular junto a Fiern uma parceria que viabilizasse o MAIS RN.
Pedro Albuquerque destacou que o MAIS RN atua para o avanço e crescimento econômico do RN. “Nossa atuação tem três objetivos: atrair, manter e desdobrar investimentos no estado. Isso gera emprego, renda e arrecadação”, destaca Pedro.
Por fim, Carlos Eduardo agradeceu pela visita e elogiou o trabalho da unidade da FIERN. “Essas ferramentas são de grande valia para entender desenvolvimento econômico do estado”, comentou.
O ex-ministro Rogério Marinho também se pronunciou sobre a visita. “Acho importante que o ex-prefeito tenha ido conhecer o projeto que é responsável por apresentar um planejamento estratégico para o RN, justamente o que sempre faltou nas gestões de Carlos Eduardo na Prefeitura de Natal”, disse.
O MAIS RN
Lançado como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.
Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.
Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes – como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria -, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.
Com o MAIS RN em Ação, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas. Atualmente, o Mais RN trabalha junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.
A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.
Atualmente, o MAIS RN atua como uma unidade de inteligência e pensamento estratégico, com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.