Connect with us

DESTAQUE

Candidatos usam Lula e Bolsonaro como alavanca em disputas estaduais

Publicado

em

O cenário de voto cristalizado entre eleitores de Luiz Inácio Lula Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela Presidência impulsionou a estratégia de voto casado entre candidatos a governador.

Ao contrário de 2018, quando a esquerda foi tímida em se associar a Fernando Haddad (PT), e a direita embarcou na candidatura de Bolsonaro somente na reta final da campanha, os candidatos em 2022 tentam surfar na popularidade dos presidenciáveis nos estados onde eles têm boa avaliação.

A estratégia é resultado de uma consolidação precoce dos votos na disputa presidencial. Conforme a pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (1º), 76% dos eleitores já sabem em quem vão votar no cenário espontâneo, quando não são mostrados os nomes dos candidatos. Destes, 40% estão com Lula, e 29% com Bolsonaro.

Também há nível alto de convicção no voto de lulistas e bolsonaristas. Entre os eleitores que declaram voto no petista, 83% dizem estar convictos de sua escolha, taxa semelhante aos 84% entre eleitores do presidente.

O cenário contrasta com o das eleições estaduais, onde ainda é grande o número de indecisos e são poucos os eleitores com o nome de seus candidatos na ponta da língua e que se dizem totalmente decididos sobre quem vão votar.

Em São Paulo, por exemplo, 50% dos eleitores não sabem dizer em quem vão votar para governador na pesquisa espontânea, índice que se repete no Rio de Janeiro e é de 48% em Minas Gerais, segundo o Datafolha.

“A eleição presidencial, em geral, é muito mais magnética que a estatual. E, neste ano, a disputa nacional se antecipou, houve uma consolidação das preferências muito mais cedo que o normal”, diz o cientista político Cláudio Couto, professor da FGV-Eaesp.

No caso das eleições para governos estaduais, diz ele, a definição do voto dos eleitores começa a se concretizar mais tarde, tornando as disputas mais imprevisíveis e sujeitas a mudanças nas semanas próximas à eleição.

Nesse cenário, os presidenciáveis assumiram ares de protagonistas no material de campanha, jingles e programas eleitorais de candidatos a governador, sobretudo aqueles menos conhecidos do eleitorado.

Na Bahia, por exemplo, a popularidade de Lula está no centro da estratégia do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), que ainda é desconhecido de 59% dos eleitores baianos.

No primeiro programa de TV do petista, o nome do ex-presidente foi citado 18 vezes em pouco mais de três minutos, incluindo um jingle cujo refrão diz: “Lula é Jerônimo e Jerônimo é Lula”.

Os candidatos a deputado federal e estadual do PT são apresentados ao eleitor como o “time de Lula”, estratégia que contrasta com a de 2018, auge do antipetismo, quando os candidatos a deputado foram apresentados como o “time da correria”, em referência ao governador Rui Costa (PT).

A ampla presença de Lula no programa eleitoral de Jerônimo fez com que a oposição acionasse a Justiça Eleitoral, já que a legislação diz que apoiadores só podem ocupar até 25% do tempo do programa.

O cenário se repete em estados como Pernambuco, Paraíba, Amazonas e Rio de Janeiro, onde há ampla presença de Lula, seja em depoimentos gravados, seja em discursos em atos da pré-campanha.

Mesmo nomes conhecidos, caso do senador Eduardo Braga (MDB), que concorre pela quinta vez ao governo do Amazonas, apostam em Lula para atrair eleitores. O emedebista lançou um jingle que diz: “É Dudu cá e Lula lá”.

Em Minas Gerais, o candidato Alexandre Kalil (PSD) também iniciou sua campanha com forte vinculação com o ex-presidente e o mote: “Do lado do Lula, do lado do povo de Minas Gerais”. A estratégia, contudo, ainda não surtiu efeito, e o governador Romeu Zema (Novo) segue com larga vantagem.

A estratégia de voto casado também tem sido usada por aliados de Bolsonaro, mesmo em estados onde o presidente tem índice de rejeição mais alto.

Candidato a governador da Bahia, João Roma (PL) se anuncia como “o único candidato de Bolsonaro” no estado e repete o lema: “Quem vota 22 para Bolsonaro vota 22 para João Roma”.

Mesmo tendo comandado o Ministério da Cidadania na gestão Bolsonaro, Roma ainda é desconhecido por 69% dos eleitores baianos, segundo pesquisa Datafolha divulgada em 24 de agosto.
Por isso, a estratégia de vinculação com a eleição nacional é vista como crucial para que ele saia dos atuais 7%, segundo o Datafolha, e chegue próximo ao patamar de Bolsonaro, que tem 20% das intenções de voto entre os baianos.

Também há forte presença de Bolsonaro nas campanhas de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato em São Paulo, Carlos Viana (PL), em Minas Gerais, e Fernando Collor (PTB), em Alagoas.

Candidatos sem uma referência competitiva na eleição nacional, por outro lado, buscam esfriar a polarização da eleição presidencial e seus impactos nas campanhas estaduais. Em geral, vendem-se como uma espécie de candidato de unificação e consenso.

É o caso de Rodrigo Garcia (PSDB) em São Paulo, Romeu Zema (Novo) em Minas Gerais e ACM Neto (União Brasil) na Bahia.

Em seus programas de televisão e rádio, Garcia passa ao largo da eleição nacional e se apresenta como um candidato que vai além das disputas partidárias: “Estou aqui para defender São Paulo dessa briga política que só atrasou o Brasil”.

Na Bahia, ACM Neto vai na mesma linha. Em seu primeiro programa, ele destacou que foi prefeito tendo Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Bolsonaro na Presidência.

Ao contrário de seus adversários, tem uma taxa de conhecimento de 92%. Dessa forma, sua campanha está centrada em evitar que potenciais eleitores de Lula que o apoiam migrem para Jerônimo Rodrigues.

O PT critica a estratégia de neutralidade. Ora associa ACM Neto a Bolsonaro, ora diz que o adversário deve descer do muro: “A Bahia tem lado, e não é o do tanto faz”, disse o governador Rui Costa.

O cientista político Cláudio Couto destaca que a decisão de voto nacionalmente nem sempre se reflete nas escolhas nos estados. Mas há momentos em que a vinculação das candidaturas tem mais força.

Foi o caso do pleito de 2018, quando a antipolítica ajudou a criar uma onda em favor de Bolsonaro e aliados desconhecidos, como Romeu Zema, em Minas, Carlos Moisés, em Santa Catarina, e Wilson Witzel, no Rio.

A eleição deste ano, diz Couto, ainda não será convencional, com as disputas nacional e estadual correndo em alas distintas. Mas também não será uma eleição crítica como a de 2018.

“As eleições estaduais começaram agora, ainda estão sujeitas a volatilidade. Mas o efeito da disputa nacional sobre os estados será atenuado”, afirma.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

De Volta pra casa vereador Reeleito Luciano Nascimento anuncia apoio a Paulinho Freire

Publicado

em

 

O vereador reeleito Luciano Nascimento acaba de anuncia o apoio a Paulinho Freire para prefeito de Natal.

Luciano foi o único vereador eleito que estava no 1° turno com Carlos Eduardo. É bom lembrar que Luciano tinha apoiado Paulinho para deputado federal.

Apoio importante para Paulinho.

Continue lendo

DESTAQUE

Carnaúba dos Dantas: vitórias na majoritária e proporcional confirmam Gilson Dantas como maior liderança no município

Publicado

em

 

As eleições deste domingo (6) em Carnaúba dos Dantas confirmaram a força política de Gilson Dantas, atual prefeito do município. Após oito anos à frente da prefeitura, Gilson não apenas encerra sua gestão com 70% de aprovação, como também foi peça fundamental na eleição de seu sucessor, Kleyton Dantas, que venceu com uma maioria histórica de 3.457 votos.

Gilson iniciou sua trajetória em 2012 como o vereador mais votado da cidade, acumulando vitórias e ampliando sua influência política ao longo dos anos. Em 2016, foi eleito prefeito com a maior votação já vista no município, consolidando sua liderança. Em 2020, ele confirmou sua popularidade ao ser reeleito com expressiva margem, mesmo diante de uma forte oposição.

Sua gestão foi marcada por investimentos significativos em saúde, educação e valorização dos servidores públicos, o que rendeu prêmios nacionais, como o Prêmio Band Cidades Excelentes. A eficiência de sua administração elevou Carnaúba dos Dantas a um novo patamar de reconhecimento.

Com a vitória de Kleyton Dantas, Gilson reafirma seu papel como a principal liderança política de Carnaúba dos Dantas, garantindo que o legado de sua gestão continue a beneficiar a população nos próximos anos.

Gilson Dantas destacou a importância da continuidade do trabalho realizado nos últimos anos. “É uma grande satisfação ver o reconhecimento do nosso esforço e dedicação em transformar Carnaúba dos Dantas. A vitória de Kleyton demonstra que o povo confia na gestão e deseja que esse trabalho de excelência continue. Minha gratidão é imensa a todos que acreditaram em nós”, afirmou o prefeito.

Continue lendo

DESTAQUE

Campeões nas urnas, Robson Carvalho e Eriko Jácome reforçam o apoio nas ruas de Natal para Paulinho Freire no segundo turno

Publicado

em

 

Os dois vereadores mais votados nas eleições deste ano, Eriko Jácome e Robson Carvalho, anunciaram que irão unir forças para apoiar Paulinho Freire no segundo turno da disputa pela Prefeitura de Natal. Ambos os parlamentares desempenharam um papel ativo durante o primeiro turno e agora reforçam seu compromisso com a candidatura de Paulinho, prometendo seguir mobilizados até a vitória.

Eriko Jácome, que obteve a segunda maior votação para vereador, ressaltou a importância de continuar firme no apoio ao candidato: “Estamos empenhados desde o início e, agora, mais do que nunca, vamos seguir juntos para garantir que Natal tenha a liderança que merece com Paulinho Freire”, afirmou.

Já Robson Carvalho, vereador mais votado, reforçou a união de esforços para o segundo turno: “O trabalho não para. Vamos continuar lutando ao lado de Paulinho para que Natal avance com um projeto sério e comprometido com a nossa cidade”, disse.

Continue lendo

DESTAQUE

Cruzeta celebra Festa de Nossa Senhora dos Remédios

Publicado

em

 

A cidade de Cruzeta-RN celebra a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, no período de 10 a 20 de outubro.

Nesta quinta-feira (10), às 5 horas, a comunidade participou do ACORDA CRUZETA, com alvorada pelas ruas da cidade, anunciando o início da Festa.

Às 18h30 – Caminhada saindo da Praça Centenária até à Igreja Matriz; em seguida, hasteamento do estandarte.

Às 19 horas, a programação consta da celebração da santa missa com o subtema: “Maria como Mãe e Protetora”. O pregador será o Padre Francisco de Assis Costa da Silva – Diretor do Colégio Diocesano Seridoense.

O noitário vai homenagear os devotos (as) de Nossa Senhora dos Remédios.

Na programação social, todos os dias haverá quermesse, após as novenas, na Praça da Matriz.

O jantar da festa será na sexta-feira (11), após a novena. No dia 19 de outubro, a Paróquia realiza um leilão virtual – whatsApp, a partir das 12 horas – carneiros, bolos da festa e prendas diversas e um leilão presencial, na Praça de Eventos, após a novena.

O sorteio de prêmios será no dia 27 de outubro, domingo após a festa, com transmissão pelas páginas da Paróquia.

A prefeitura municipal de Cruzeta também divulgou uma programação de shows, na Praça de Eventos.

Dia 11 (sexta-feira) – Du Pagode

Dia 12 (sábado) – 2º Cruzeta Rock – Uskaravelho e Renato Marinho

Dia 13 (Domingo) – XII Cavalgada

Laécio Vaneirão

Feirinha Cultural

Banda Grafith

Naldinho Cunha

1ª Noite do Brega

Messias Paraguai

Após a novena

Dia 16 – (quarta-feira) Noite da Educação
Banda Sistema Nervoso

Dia 17 (quinta-feira) – Noite dos Comerciantes e Fornecedores
Melissa Farias
Renata Falcão

Dia 18 (sexta-feira) – Noite da Juventude
Zé Cantor
Iguinho e Lulinha
Litto Lins

Dia 19 (sábado)
Raynel Guedes
Taty Girl
Michele Andrade

Dia 20 (Domingo) – 80 anos da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios
Show com Thiago Brado
Patamar da Matriz

“Com o tema: “Sob a proteção da Virgem Maria, em oração, somos peregrinos da esperança” queremos celebrar os 80 anos de criação da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, por Dom José de Medeiros Delgado, em 1944. Esse tema carrega um profundo significado espiritual e pode ser interpretado de várias maneiras. Ela combina elementos de fé, devoção e jornada espiritual”, disse o Padre Givanildo Medeiros de Araújo – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.

Fonte/ Por Paulo Júnior – A máquina da notícia

Continue lendo

DESTAQUE

Festa da Criança em Caicó terá espaço dedicado para portadores de necessidades especiais e ações de saúde

Publicado

em

 

A tradicional Festa da Criança em Caicó, marcada para este sábado (12) no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, irá trazer uma novidade importante: um espaço exclusivo destinado para portadores de necessidades especiais, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é organizada pela Secretaria de Saúde do município, em parceria com o Centro Especializado em Reabilitação (CER), e visa promover maior inclusão e acessibilidade durante as festividades.

Além desse espaço especial, a Secretaria de Saúde também realizará diversas ações voltadas ao bem-estar das crianças. Haverá um ponto de vacinação para aqueles que estão com imunizantes em atraso, garantindo que os pequenos possam atualizar suas vacinas durante o evento. Também serão realizadas atividades educativas de escovação dental, com a distribuição de kits odontológicos, incentivando bons hábitos de higiene bucal desde cedo.

O secretário de saúde Gedson Santos destacou a importância de unir o lazer com o cuidado à saúde, proporcionando uma festa inclusiva e cheia de atenção às necessidades das crianças e suas famílias. A expectativa é que o evento seja um marco de conscientização e integração, além de oferecer momentos de diversão e alegria.

Continue lendo

DESTAQUE

Wolney França confirma candidatura à presidência da Câmara Municipal de Parnamirim para o biênio 2025/2026

Publicado

em

 

O vereador Wolney França, reeleito como o mais votado do PSDB em Parnamirim/RN, confirmou em entrevista à 94FM Natal, sua candidatura à presidência da Câmara Municipal para o biênio 2025/2026. A eleição para o cargo está prevista para ocorrer no primeiro dia do próximo ano. Wolney, atual presidente da Casa Legislativa, destacou os principais avanços realizados durante sua gestão, como a convocação de novos concursados, investimentos em tecnologia que modernizaram e tornaram a Câmara mais acessível e dinâmica, além da criação da TV Câmara em canal aberto.

Além disso, Wolney ressaltou que, sob sua liderança, de forma inédita, importantes doações foram feitas com a sobra do orçamento, beneficiando diretamente a população de Parnamirim. O presidente também foi elogiado por manter um bom relacionamento com os parlamentares, oferecendo plenas condições de trabalho aos colegas, o que refletiu nas urnas: 14 dos 18 vereadores foram reeleitos. Durante sua gestão, a Câmara passou a oferecer serviços diretos à população, como a emissão de documentos e cursos por meio da Escola Legislativa.

Em sua fala, Wolney enfatizou a importância do diálogo e do consenso entre os parlamentares. “A gente é candidato, sim. Estamos respeitando as acomodações, estamos respeitando os novos vereadores que estão chegando à Casa Legislativa, conhecendo e pegando o regimento interno. Estamos felizes porque temos um trabalho importante. Sabemos que outros colegas também têm interesse, mas não há vaidade nisso, estamos aqui para somar. Eu acredito muito que o melhor caminho para qualquer eleição é o consenso”, afirmou.

Durante a entrevista, Wolney França anunciou ainda a realização de um novo concurso para a Câmara Municipal de Parnamirim, reafirmando seu compromisso com a modernização e ampliação dos serviços oferecidos pela Casa Legislativa.

Continue lendo

DESTAQUE

Prazo para apostadores retirarem dinheiro de bets ilegais termina nesta quinta (10)

Publicado

em

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Termina nesta quinta-feira (10) prazo estipulado pelo governo federal para que apostadores retirem o dinheiro de casas de apostas que não estão autorizadas a operar no Brasil. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deve começar a desativar os sites que estão em desconformidade com a lei nesta sexta (11). Cerca de dois mil sites irregulares devem ser removidos do ar, suspeitos de fraude e golpes, segundo o Ministério da Fazenda.

A lista de bets autorizadas a funcionar no país foi atualizada pelo Ministério da Fazenda na última terça (8). Agora, são 96 empresas, com 213 bets liberadas para atuar de forma nacional. E, ainda, 18 casas de apostas esportivas virtuais que receberam a autorização de funcionamento estadual ou regional.

A inclusão de novas operadoras de bets foi feita após o ministério notificar os 26 estados e o Distrito Federal, cobrando que os entes federados encaminhassem a lista atualizada de bets liberadas regionalmente.

É o caso da Esportes da Sorte, investigada por um suposto esquema ligado a apostas ilegais e lavagem de dinheiro, em Pernambuco. A empresa estava fora da lista preliminar do Ministério da Fazenda, mas recebeu o aval da Loterj, que gere as apostas no estado do Rio de Janeiro. Sendo assim, a bet poderá operar no estado.

A Esportes da Sorte patrocina atualmente Bahia, Corinthians, Grêmio, Ceará e Náutico, no futebol masculino. E, ainda, o time feminino do Palmeiras. A bet VIP, que patrocina o Sport, também conseguiu autorização para operar apenas no estado do Rio de Janeiro. A patrocinadora do Juventude, Stake, recebeu autorização para operar em todo país.

SBT News

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Vivaldo Costa homenageia Paulo Roque em Sessão Solene pelo Dia do Servidor Público na Assembleia Legislativa*

Publicado

em

 

 

Em celebração ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou nesta quinta-feira (10) uma Sessão Solene para reconhecer o trabalho dos servidores da Casa. A iniciativa, proposta pelo presidente do Legislativo, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), prestou homenagem a 23 profissionais de diferentes setores da ALRN.

 

O deputado Vivaldo Costa (PSD) prestou homenagem a Paulo Roque dos Santos, um nome de destaque no serviço público seridoense. Nascido em Acari, em 6 de fevereiro de 1967, Paulo Roque construiu sua carreira em Caicó, onde iniciou sua vida profissional como recepcionista no Hospital do Seridó, com o apoio de Vivaldo Costa, que o apadrinhou politicamente. Posteriormente, assumiu o cargo de diretor social do hospital.

 

Em 1987, Paulo Roque ingressou na Assembleia Legislativa e, ao longo de sua trajetória, também ocupou o cargo de secretário de Assistência Social em Caicó. Foi eleito vereador em 2000 e reeleito em 2004, obtendo a maior votação da história política da cidade. Além de sua carreira política, Paulo Roque atuou como chefe de gabinete do deputado Vivaldo Costa e, atualmente, é assessor especial do parlamentar.

 

A cerimônia contou com a presença de autoridades como o secretário de Administração de Natal, Aldo Fernandes Neto; o Procurador-Geral da ALRN, Renato Guerra; a diretora da Presidência da ALRN, Dulcinéa Brandão; a diretora de Comunicação da ALRN, Marília Rocha; o diretor da Escola da Assembleia, José Bezerra Marinho, e o diretor de Gestão de Pessoas da ALRN, Thyago Cortez.

Continue lendo

DESTAQUE

“Natal não vai se entregar ao atraso”, diz coordenador da campanha de Paulinho

Publicado

em

Um dos coordenadores da campanha de Paulinho Freire (União Brasil) à Prefeitura do Natal, o advogado Arthur Dutra avaliou o resultado do primeiro turno como “excelente” e ressaltou que superou o que a maioria das pesquisas indicava. Paulinho enfrentará Natália Bonavides (PT) no segundo turno no dia 27 de outubro, após obter 44,08% dos votos válidos no primeiro turno.

Arthur disse que a equipe está concluindo o planejamento para os próximos passos da campanha.

“As ações de rua serão retomadas nesta quinta-feira 10, com a mídia eletrônica entrando na sexta-feira”, disse ao AGORA RN. O coordenador falou que, sobre os apoios para este segundo turno, a campanha seguirá ampliando o time com aqueles que concordam com o plano de governo. “Continuaremos agregando aqueles que acreditam no nosso projeto para Natal”, afirmou Arthur.

Questionado sobre possíveis diálogos com lideranças políticas como Rafael Motta (Avante) e Carlos Eduardo Alves (PSD), adversários de Paulinho no primeiro turno, Arthur afirmou que “o momento agora é de nos unir a todos que sabem o mal que será a hegemonia de poder que o PT quer alcançar”.

“Aqueles que não querem submeter Natal a essa hegemonia de poder estarão ao nosso lado, construindo um projeto ambicioso para o desenvolvimento econômico e social da nossa cidade. Natal já mostrou no primeiro turno que não aceitou voltar ao passado e nem se entregar ao atraso. Agora vai ampliar essa resposta e viver um tempo de desenvolvimento econômico e social e fazer uma Natal mais moderna e inclusiva, como é o nosso projeto”, afirmou.

Continue lendo

DESTAQUE

SAO PAULO: SE AS ELEIÇÕES FOSSEM NOS PRESÍDIOS BOULOS TERIA VENCIDO LOGO NO 1 TURNO.

Publicado

em

O candidato à Prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol) foi o mais votado nos presídios e unidades socioeducativas no 1º turno das eleições municipais, realizado no domingo (6.out.2024). O psolista foi o preferido de 234 detentos, ou mais de 50% dos votos válidos (dados aos candidatos, excluindo-se, portanto, os brancos e os nulos) nas 14 unidades de reclusão paulistanas.

Já o empresário Pablo Marçal (PRTB), que terminou a disputa pelo comando da capital em 3º, foi o 2º mais votado nas unidades de reclusão. Teve 107 votos, ou 22,91% dos válidos. O ex-coach, porém, liderou no presídio militar.

O levantamento do Poder360 usou dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Foram considerados os votos em 5 presídios civis, 8 unidades socioeducativas (voltadas a menores de idade) e um centro de detenção para militares.

Continue lendo

Populares