Connect with us

DESTAQUE

Brasil registrou mais de 46 mil assassinatos em 2022, no quarto ano seguido de índice estável, aponta Atlas da Violência

Publicado em

O mais recente Atlas da Violência, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta terça-feira, aponta para uma estabilidade no número de homicídios registrados no país em 2022, que se mantém desde 2019. Ao todo, houve registro oficial de 46,4 mil assassinatos no Brasil durante o ano em questão, de acordo com a pesquisa. Quando considerados os homicídios estimados — que somam também registros de mortes violentas por causa indeterminada, chamados de “ocultos” —, o número chega a 52,3 mil. Nesse cenário, é como se 143 pessoas tivessem sido assassinadas por dia em solo brasileiro.

Os 46,4 mil assassinatos registrados oficialmente em 2022 representam uma diminuição sutil de 3% em relação ao ano anterior e de 18,6% na comparação com 2012, quando a pesquisa começou a ser feita. A taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes no país, agora de 21,7, é 3,6% menor que em 2021 e 24,9% menor do que no início da série histórica.

Em 2022, as maiores taxas de assassinatos a cada 100 mil habitantes foram registradas no Norte e no Nordeste, com destaque para Bahia (taxa de 45,1), Amazonas (taxa de 42,5), Amapá (taxa de 40,5) e Roraima (taxa de 38,6). Apenas dois estados registraram crescimento na taxa em relação ao ano anterior: Rondônia (+2,8%) e Piauí (+3,4%).

Em nenhum estado houve mais registro de mortes violentas que na Bahia: 6,7 mil assassinatos — ainda assim, 6% a menos que no ano anterior. Rio de Janeiro (3.762 homicídios), Pernambuco (3.409 homicídios), São Paulo (3.212 homicídios), Ceará (3.030 homicídios), Pará (2.901 homicídios) e Minas Gerais (2.699) vêm depois, entre os estados mais violentos.

A pesquisa do Atlas observa que, após relativa estabilidade na taxa de homicídios registrados no Brasil entre 2012 e 2015, observou-se crescimento nos índices de letalidade nos anos de 2016 e 2017, seguido por forte redução até 2019. Essas taxas permanecem estáveis até 2022.

No que diz respeito aos homicídios estimados, os pesquisadores somaram os registros oficialmente reconhecidos de assassinatos aos crimes que foram registrados como “mortes violentas por causa indeterminada”. Neste cenário, o país contabilizou 52,3 mil mortes estimadas.

“Considerando o período entre 2019 e 2022, concluímos que ocorreram no Brasil 24,1 mil homicídios ocultos, que passaram ao largo das estatísticas oficiais de violência no país. Tais homicídios, cujas causas verdadeiras o Estado não reconheceu, corresponderiam a tragédias invisibilizadas como a queda de 160 boeings totalmente lotados sem sobreviventes”, explica o relatório.

Neste critério, São Paulo daria um salto para 5,6 mil assassinatos. No Rio, o número cresceria para 4,6 mil. Na Bahia, as mortes violentas ultrapassariam as 7 mil. Ainda assim, a média nacional apresentaria uma queda sutil, de 1%.

No relatório, os pesquisadores afirmam que um elemento que certamente ainda tem pressionado para cima as taxas de homicídio diz respeito à expansão das facções criminosas, sobretudo a partir da década de 2000, envolvidas em disputas pelo controle do tráfico de drogas nas maiores cidades, e depois nas médias e pequenas cidades, num processo de interiorização.

Explicam ainda que, a partir da década de 2010, a disputa mais aguerrida por territórios e pelo controle do corredor internacional de narcotráfico, no Norte e Nordeste, entre as duas maiores facções do país e seus aliados regionais, fez estourar uma guerra intensa nos anos de 2016 e 2017. Nesse período, analisam, o número de mortes aumentou sobretudo nos municípios que cortam a região do Alto do Juruá, no Acre, e avançaram por toda a rota do Rio Solimões, chegando até as capitais nordestinas, quando a cocaína procedente da Bolívia e Peru é exportada para outros continentes.

Por outro lado, segundo os pesquisadores, contribuiu para a diminuição dos homicídios o fato de o país ter passado pela maior transição demográfica de sua história a partir dos anos 2000, rumo ao envelhecimento da população. Acrescentam ainda que, como outro fator a atuar pela queda de homicídios, cita-se o maior controle de armas de fogo a partir de 2003 com a sanção do Estatuto do Desarmamento (ED).

“Um terceiro elemento que conspirou a favor da redução de homicídios refere-se a um conjunto de políticas de segurança pública qualificadoras em alguns estados e municípios, que foram pautadas pelas evidências do que funciona e orientadas por resultados”, diz o estudo, que chama tal fenômeno de “revolução invisível”.

Os estudiosos analisam, no entanto, que a partir de 2019 a velocidade na redução dos homicídios começa a perder força. “Entre 2019 e 2022, a variação da taxa de homicídio no país foi nula, tendo voltado a aumentar no Nordeste (6,1%) e no Sul (1,2%) e diminuído nas demais regiões, com destaque para a forte redução da letalidade no Centro-Oeste (-14,1%), que manteve o ritmo de queda que ocorria desde 2016”.

A pesquisa cita a política armamentista do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro como uma das possíveis explicações para estagnação dos índices a partir de 2020.

“Uma possível explicação para essa estagnação no processo de redução da violência letal no Brasil a partir de 2020 diz respeito à legislação armamentista do governo Bolsonaro, que pode ter influenciado no sentido de aumentar os homicídios, anulando a maré a favor da redução de mortes”, diz o documento. “De fato, um estudo do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em metodologia econométrica robusta, mostrou evidências que, se não houvesse tal legislação, a redução dos homicídios teria sido ainda maior do que a observada entre 2019 e 2021, sendo que pelo menos 6.379 vidas teriam sido poupadas. Os autores estimaram que o aumento de 1,0% na difusão de armas de fogo gera aumento nas taxas de homicídios e de latrocínios de 1,2%”.

O estudo conclui:

“O fato é que – a menos da redução de homicídios em 2019 que ocorreu como parte de uma tendência que vinha dos anos anteriores – ao contrário do propalado, não houve qualquer sinal de melhoria na conjuntura da segurança pública no Brasil no período Bolsonaro. A tendência de queda das Mortes Violentas Intencionais se exauriu, no rastro de uma legislação armamentista negacionista. Não houve qualquer avanço institucional para a implantação do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). E, ainda, influenciado por incentivos simbólicos e pelos discursos e ações de muitas autoridades, velhos desafios voltaram à tona, como a questão da letalidade policial, como nos mostra o exemplo da Operação Verão na Baixada Santista no presente ano, que deixou 77 pessoas mortas pela Polícia Militar e reverteu a tendência de queda dessas mortes no estado de São Paulo”.

O Globo

Fonte: Blog Jair Sampaio

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

DESTAQUE

Rafael Motta avança no Vale do Açu com apoio do ex-prefeito de Assú Ivan Júnior e Dra. Vanessa Lopes

Publicado

em

O pré-candidato ao Senado Federal Rafael Motta recebeu neste sábado (13) o apoio do ex-prefeito de Assú e pré-candidato a deputado estadual, Ivan Júnior, e de sua esposa, a ex-candidata a prefeita Dra. Vanessa Lopes. O apoio amplia a base política de Rafael Motta no Vale do Açu e reforça sua presença no interior do Rio Grande do Norte na disputa pelo Senado em 2026.

 

O apoio reflete uma parceria construída com trabalho concreto. Durante seus dois mandatos como deputado federal, Rafael Motta destinou recursos para pavimentação e calçamento de ruas em Assú, investiu no fortalecimento das unidades básicas de saúde do município e manteve um canal permanente com vereadores e lideranças locais para que as demandas de Assú chegassem ao Congresso Nacional. Para Ivan Júnior, que esteve à frente da gestão do município, a decisão de apoiar Rafael Motta é resultado direto desse histórico de proximidade e entregas reais ao Vale do Açu.

Continue lendo

DESTAQUE

Jorge do Rosário mostra força e reúne mais de 120 lideranças do Seridó e reforça compromisso com o desenvolvimento da região.

Publicado

em

 

O pré-candidato a deputado estadual Jorge do Rosário (PL) reuniu cerca de 120 lideranças políticas de diversos municípios do Seridó na tarde deste sábado (13), em Caicó. O encontro, realizado no auditório do Hotel Porto Bello, contou com a presença de vereadores, suplentes, ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos e representantes de diferentes segmentos da região.

Durante o evento, Jorge destacou seu compromisso com o fortalecimento dos municípios seridoenses e defendeu a união de esforços em favor do desenvolvimento regional. “O Seridó terá uma mão amiga para ajudar suas cidades na hora da precisão, lutando pelo crescimento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O clima de entusiasmo marcou todo o encontro. Em diversos momentos, as lideranças presentes interromperam o discurso do pré-candidato com manifestações de apoio e gritos de “É tempo de Jorge”, demonstrando a receptividade ao projeto político que vem sendo construído para as eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Lideranças fortíssimas de Baraúna declaram apoio à Dr. Bernardo para Federal.

Publicado

em

A pré-candidatura do Dr. Bernardo recebe duas importantes lideranças políticas vindas do município de Baraúna no Oeste do RN.

O líder Zezé da Agrícola foi candidato a prefeito em 2024 e o suplente de vereador Fábio Júnior fecharam com Dr. Bernardo para Federal.

Continue lendo

DESTAQUE

Rafael Motta cresce no Seridó e pode estar entre os mais votados da região

Publicado

em

Com adesões chegando de diversas cidades do Seridó, Rafael Motta amplia sua base política e fortalece sua pré-candidatura ao Senado. Nos últimos dias, recebeu o apoio de vereadores e lideranças em municípios como Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, consolidando presença em uma das regiões mais influentes do Rio Grande do Norte.

O avanço dos apoios e a crescente articulação com parlamentares municipais colocam Rafael Motta como um dos nomes com potencial para figurar entre os mais votados do Seridó nas eleições de 2026.

Continue lendo

DESTAQUE

Álvaro Dias prestigia a 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel e destaca a força da agropecuária do RN

Publicado

em

O pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Álvaro Dias, participou nesta sexta-feira da 14ª Caprifeira de Coronel Ezequiel, considerada uma das mais importantes exposições da caprinocultura e ovinocultura do estado. O evento reúne produtores rurais, expositores, agricultores e visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo o setor agropecuário da região.

Recebido pelo prefeito Thales Farias, pelo vice-prefeito Adailton, vereadores do município e diversas lideranças políticas, Álvaro percorreu os estandes da exposição, conversou com produtores e recebeu o carinho da população presente ao evento.

Também participaram da programação o deputado estadual Gustavo Carvalho, o pré-candidato a vice-governador Babá Pereira, o pré-candidato ao Senado Coronel Hélio, o pré-candidato a deputado federal Coronel Brilhante, além de representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário e membros do Poder Legislativo local.

A edição deste ano da Caprifeira reúne cerca de 530 animais e reforça o papel de Coronel Ezequiel como referência na promoção de eventos voltados ao desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Rio Grande do Norte.

Em sua participação no evento, Álvaro destacou a importância da Caprifeira para o fortalecimento da agropecuária e parabenizou o prefeito Thales Farias pela realização de mais uma edição da exposição, considerada uma das maiores do Rio Grande do Norte.

“Gostaria de parabenizar o prefeito Thales Farias pela iniciativa e pela qualidade desta tradicional exposição, que já se consolidou como uma das mais importantes do nosso estado. É motivo de orgulho ver um evento que valoriza os produtores e movimenta a economia da região”, afirmou.

O pré-candidato também reforçou seu compromisso com o fortalecimento das exposições agropecuárias e com o apoio aos produtores rurais.

“O que depender de mim, continuarei contribuindo para que eventos como este sigam crescendo e fortalecendo a agricultura e a pecuária do Rio Grande do Norte”, finalizou.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Últimas pesquisas colocam Ivan Júnior entre os 2 mais fortes da nominata do MDB para deputado estadual

Publicado

em

O ex-prefeito Ivan Júnior segue ganhando espaço na corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. De acordo com levantamentos divulgados nos últimos meses, ele aparece oscilando entre a primeira e a segunda colocação dentro da nominata do MDB, um dos grupos mais competitivos da disputa estadual.

Os números reforçam o crescimento político de Ivan Júnior e demonstram a consolidação de seu nome em diversas regiões do estado. Com forte atuação no Vale do Açu e ampliando sua presença em outras regiões, o ex-prefeito vem se mantendo entre os candidatos mais competitivos do partido.

O desempenho nas pesquisas fortalece a expectativa de que Ivan Júnior chegue à eleição de 2026 como um dos principais nomes do MDB na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Continue lendo

DESTAQUE

Deputado Francisco participa da 30ª edição do Santo Antônio do Povo em Santana do Seridó

Publicado

em

 

O deputado estadual Francisco do PT participou, na noite desta sexta-feira (12), da 30ª edição do Santo Antônio do Povo, tradicional celebração realizada no município de Santana do Seridó. O parlamentar esteve acompanhado da pré-candidata ao Senado, Samanda Alves, e do pré-candidato a deputado federal, Odon Júnior, além de diversas lideranças políticas locais e estaduais.

Reconhecido como um dos eventos culturais mais importantes da região, o Santo Antônio do Povo reúne anualmente moradores e visitantes de diferentes localidades.

Durante o evento, Francisco destacou a importância da festa para a identidade cultural do Rio Grande do Norte e relembrou sua atuação para garantir o reconhecimento oficial da celebração.

“É uma alegria participar de mais uma edição do Santo Antônio do Povo e ver essa tradição chegar aos 30 anos cada vez mais forte. Essa festa representa a cultura, a fé e a história do povo de Santana do Seridó. Por isso, tive a honra de apresentar leis que reconhecem e fortalecem esse patrimônio tão importante para o nosso estado”, afirmou o deputado.

O Santo Antônio do Povo foi reconhecido como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Rio Grande do Norte por meio de lei de autoria de Francisco do PT. O parlamentar também é autor da lei que incluiu a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado, garantindo ainda mais visibilidade e valorização à tradicional festa santanense.

Continue lendo

DESTAQUE

Nina Souza fortalece base política em Natal e amplia apoios na região Agreste

Publicado

em

 

A pré-candidata a deputada federal Nina Souza (PL) segue intensificando sua agenda de articulações políticas, fortalecendo sua presença em Natal e ampliando apoios importantes na região Agreste do Rio Grande do Norte.

Um dos movimentos de destaque foi a adesão da vereadora Dra. Lucineide e do médico Dr. Sílvio Paiva, lideranças de Monte Alegre e reconhecidas pelos serviços prestados à população. O apoio amplia a presença política de Nina no Agreste e fortalece sua pré-candidatura para 2026.

Em Natal, Nina participou de uma série de encontros promovidos por lideranças da capital. A pré-candidata esteve nos eventos dos vereadores Cláudio Custódio, Herberth Sena e Eribaldo Medeiros, além dos encontros organizados pelos secretários municipais e suplentes de vereador Klaus Araújo e Felipe Alves. As agendas reuniram o presidente da câmara de Natal e pré candidato a deputado estadual Eriko Jacome, deputada estadual Eudiane Macedo, lideranças comunitárias, apoiadores e representantes de diversos segmentos.

No interior, Nina prestigiou a tradicional Festa de Santo Antônio do Achado, em Georgino Avelino. O evento contou com a presença do prefeito Antônio Freire, da primeira-dama Idalma, vereadores do município, lideranças da região e do prefeito de Natal, Paulinho Freire.

“Tenho percorrido o estado ouvindo as pessoas, reencontrando amigos e fortalecendo parcerias. Cada agenda reforça nosso compromisso de continuar trabalhando pelo Rio Grande do Norte e construindo esse projeto ao lado da população”, afirmou Nina Souza.

Continue lendo

DESTAQUE

Com novas adesões em Caicó, Rafael Motta amplia apoios no Seridó

Publicado

em

 

A expansão da pré-candidatura de Rafael Motta ao Senado Federal chegou nesta sexta (12) a Caicó. Na cidade, Rafael esteve na Rádio Mundial FM e contabilizou a declaração de apoio de Fátima Saraiva, figura histórica do Partido dos Trabalhadores no município, ex-presidente do diretório municipal do PT e referência na militância ligada aos movimentos sociais e sindicais da região. O projeto do pré-candidato ao Senado junto ao time de Lula no RN, ao lado da governadora Fátima, de Cadu e de Samanda, tem demonstrado forte expansão por todo estado e trazendo apoios que mostram o tamanho do projeto nas regiões.

A visita ainda rendeu mais uma adesão ao time. O vereador Arthur, de Caicó, declarou apoio à pré-candidatura. O Seridó não é território desconhecido para Rafael. Durante seus dois mandatos como deputado federal ele destinou emendas de saúde e infraestrutura para a região, além de ações junto a assistência social e a causa animal.

Continue lendo

DESTAQUE

Klaus do Bem reúne multidão e declara apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome e Nina Souza

Publicado

em

 

O ex-vereador de Natal e atual secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Klaus do Bem, reuniu uma grande multidão na noite desta quinta-feira (11), em um encontro que demonstrou sua força política e capacidade de mobilização.

Durante o evento, Klaus oficializou seu apoio às pré-candidaturas de Eriko Jácome para deputado estadual e de Nina Souza para deputada federal. Na ocasião, também reafirmou seu apoio ao pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças políticas. Estiveram presentes a vice-prefeita de Natal, Joana Guerra, representando o prefeito Paulinho Freire, e Washington, representando o senador Rogério Marinho, além de apoiadores, amigos e lideranças de diversos segmentos.

 

Continue lendo

Populares