DESTAQUE
Audiência no Legislativo debate novas formas de ajudar mulheres vítimas de violência
A manhã desta sexta-feira (11), na Assembleia Legislativa do RN, foi marcada por mais uma ação de combate à violência contra a mulher. Isso porque foi realizada uma audiência pública, proposta pela deputada Cristiane Dantas (SDD), para marcar o encerramento da “XX Semana Nacional Justiça Pela Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na ocasião, foram lembradas as ações de luta pela vida e bem-estar das vítimas, bem como discutidas novas formas de ajudar as mulheres que sofrem violência doméstica.
“Infelizmente, chegamos ao início de março, mês da mulher, com a triste marca de 8 feminicídios registrados no Rio Grande do Norte, já neste ano. Em dois desses casos, a crueldade de terem sido cometidos na frente dos filhos. Por isso, mais uma vez, apoio a ‘Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar’, do Tribunal de Justiça do Estado, para mobilizar a sociedade acerca da necessidade de nos unirmos pela paz em casa”, iniciou a deputada Cristiane Dantas.
Segundo Cristiane, essa paz pode e deve ser estimulada com o fortalecimento de políticas educacionais, estabelecidas em algumas leis do seu mandato, como a “Maria da Penha vai às Escolas”, em vigor desde 2018. “Nós precisamos da forte atuação do poder público para estar efetivamente presente nas escolas públicas municipais, estaduais e privadas, porque a raiz da prevenção é a educação, que promove uma cultura de respeito e dignidade às mulheres. São ações que, trabalhadas no presente, resultarão num futuro mais acolhedor para outras mulheres”, disse.
A deputada lembrou ainda que, “quando se fala em combate à violência doméstica, a atuação do Poder Judiciário começa bem antes de um julgamento”.
“Eu falo aqui da medida protetiva expedida pela Justiça, garantida pela Lei Maria da Penha, que é um dos primeiros suportes oferecidos às vítimas de violência que rompem o silêncio, enfrentam o medo e denunciam os agressores. E a atuação judiciária se torna mais efetiva, posteriormente, no trâmite do processo penal das Varas Especializadas, que garantem a punição do criminoso, fazendo valer a Lei Maria da Penha”, acrescentou.
Cristiane Dantas falou ainda da violência e discriminação sofridas pelas mulheres em seus ambientes de trabalho, especialmente o político. “Sabemos que as maiores vítimas são as mulheres pobres, negras e analfabetas. Mas a violência também está presente em outras classes sociais. Não bastasse isso, nós também nos deparamos com a violência de gênero na Política, sofrendo preconceitos e desigualdades no mercado de trabalho, além de outras violações de direitos e garantias constitucionais”, denunciou.
Ao final do seu discurso, a parlamentar convocou todos os presentes e telespectadores a se tornarem multiplicadores da campanha “Sinal Vermelho para Violência Doméstica”, que foi instituída em todo o Estado por iniciativa do seu mandato, através da lei N° 10.177/2021.
“Funciona da seguinte forma: as vítimas se dirigem a qualquer estabelecimento (loja comercial, salão de beleza, farmácia) e apresentam a letra ‘X’ na mão, feita simbolicamente com batom vermelho – ou com qualquer outro meio. Esse ‘X’ é um sinal de alerta e de denúncia de violência doméstica, de forma silenciosa. Pela lei, onde a mulher apresentar esse sinal, a polícia deverá ser acionada de imediato”, explicou.
Primeira da mesa dos trabalhos a discursar, a coordenadora da mulher em situação de violência doméstica e familiar do RN, representante da CE Mulher do Tribunal de Justiça do RN, juíza Fátima Soares, deu detalhes sobre a programação do evento e frisou a importância de ações como essa para a conscientização da sociedade.
“A semana tem o objetivo de dar efetividade à Lei Maria da Penha, e nessa semana, além de realizar eventos na capital, demos visibilidade às ações dos colegas magistrados no interior. E hoje estamos encerrando nossas atividades, em que buscamos enfrentar a violência doméstica, com criativas formas de prevenção e sensibilizando a sociedade quanto à igualdade de gênero”, ressaltou.
De acordo com a magistrada, a semana foi composta de eventos on-line, como a audiência pública na prefeitura de Extremoz, com o lançamento do ‘Programa Maria da Penha Vai à Escola’, cujo objetivo é a cooperação mútua dos órgãos públicos e sociedade civil na divulgação de informações sobre a legislação, dentro da comunidade escolar da rede pública.
“O projeto contará com a participação dos municípios e fará a capacitação de 400 profissionais, a fim de atingir mais de 6 mil alunos. Além disso, na manhã do dia 8 de março, tivemos uma palestra virtual com a ministra Carmen Lúcia, por iniciativa do Comitê Feminino de Valorização da Mulher do RN. À tarde, foi inaugurado o ‘Espaço Lilás’ e realizada a instalação do Polo Zona Norte da nossa CE Mulher, que faz parte do Complexo Judiciário da região”, detalhou.
Segundo Fátima Soares, “esse polo vai atender, com uma equipe multidisciplinar, não só a comarca de Natal, mas também os municípios adjacentes, até Macau. Também foi inaugurada a ‘Delegacia da Mulher da Zona Norte’, que oferecerá os serviços de psicologia, assistência social e pedagogia, dentre outros, acompanhando inclusive as crianças, enquanto a mãe presta depoimento”.
Em seguida, a Procuradora Regional da República, Caroline Maciel, promoveu uma palestra, enfatizando que a “Semana Justiça Pela Paz em Casa” é um momento de reflexão, tanto das vitórias, quanto do muito que ainda precisa ser feito no combate à violência doméstica.
“No Brasil, a cada dez minutos, uma mulher é estuprada; e, a cada dez horas, uma mulher é morta. Isso sem contar todas as ‘pequenas’ agressões que sofremos diariamente e sem considerar a violência psicológica, informou.
Segundo Caroline Maciel, “a violência contra a mulher permeia toda a nossa existência, pois não podemos andar tranquilas na rua; não podemos viver em paz no trabalho, porque sofremos assédio e discriminação; não temos paz no transporte público, já que sofremos abuso; em casa, somos vítimas de todo tipo de violência; e ainda tem a violência política, que tem se tornado cada vez mais forte”.
A procuradora federal criticou ainda a fala recente do Procurador-Geral da República, no evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher.
“E aí nós vemos situações muito tristes, em que, num evento do Governo Federal de homenagem às mulheres, não tivemos a presença de nenhuma à Mesa. E o Procurador-Geral da República ainda tentou nos homenagear, dizendo que hoje as mulheres têm a liberdade de escolher as cores do esmalte”, repudiou.
Para ela, “é evidente que há muito a ser comemorado, através das mulheres lutadoras que abrem portas, mas muitas vezes parece que estamos enxugando gelo, porque os casos continuam aumentando”, disse, complementando que a situação de desigualdade das mulheres em relação aos homens deveria ser considerada um problema de Direitos Humanos, e não uma questão apenas feminina.
Sobre os ganhos com o advento da Lei Maria da Penha, a procuradora falou que “a legislação entrou no espaço privado e agora regula o que pode ou não ser feito. E antes não existia isso”.
“Os feminicídios são situações que geram revolta e comoção, mas será que está havendo mudança efetiva no comportamento das pessoas? Acredito que não. Não adianta a gente ter um discurso de igualdade de direitos, mas dentro de casa a situação ser altamente desequilibrada, contra as mulheres”, opinou.
Ainda de acordo com a procuradora, o que sustenta todo o ciclo de violência é o modelo patriarcal da sociedade, que coloca a mulher em posição de inferioridade diante do homem. “Quando um homem pratica violência contra uma mulher, ele está demonstrando sua superioridade. E infelizmente estamos criando nossos meninos para a liberdade e a vida pública, enquanto criamos as meninas para cuidar da casa e dos futuros filhos. Além disso, nossa cultura estimula o ciúme, o controle e a vinculação da honra masculina ao comportamento da mulher. E isso justifica muitas atrocidades. Inclusive, muitos homens já foram absolvidos de feminicídio com base na justificativa de ‘defesa da própria honra’. Somente agora, em março de 2021, é que o Supremo declarou inadmissível a tese de legítima defesa da honra masculina, em qualquer fase processual”, explicou.
Outro problema apontado por Caroline Maciel foi “a atual tentativa de resgate da ideia de família tradicional brasileira”. “As pessoas falam isso, mas a maioria dos lares não é formada por um homem e uma mulher. É por uma mãe, solteira, que precisa trabalhar fora, muitas vezes deixando os filhos sozinhos, para poder sustentá-los”, alertou a procuradora federal.
Ela seguiu seu discurso, falando sobre um recente protocolo do CNJ, que serve de recomendação aos julgadores e demais integrantes do sistema de justiça, orientando-os como proceder nas questões de gênero. “Esse protocolo é riquíssimo e traz todos os conceitos necessários, permitindo que os processos sejam analisados em suas sutilezas e detalhes. Ele vem abrir os olhos de todos os integrantes a respeito da justiça real e do problema da desigualdade estrutural”, acrescentou.
Ao final, a procuradora conclamou todas as mulheres a se unirem e apoiarem mutuamente, além de aceitarem a ajuda dos homens que estiverem dispostos a isso, “em prol dessa causa que é tão vital para nós”.
Na sequência, a secretária estadual das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Júlia Arruda, falou da importância da Semana pela Paz em Casa, que dedica todas as suas atenções a priorizar a situação de violência doméstica em suas comarcas e suscita os debates.
“Estamos diante de um mês muito emblemático para quem milita em prol dos direitos femininos. Infelizmente, vivemos hoje num contexto muito complexo e desfavorável para as mulheres. E, sempre no 8 de março, nós refletimos sobre tudo que enfrentamos para chegar até aqui, tudo que conquistamos, para que outras mulheres se sintam representadas”, iniciou sua fala.
Para a secretária, este é um momento de reflexão e de reiterar toda a resistência, a fim de enfrentar os desafios que virão.
“Constantemente, nós vemos nossa competência, sanidade mental e capacidade em xeque. Então, é um desafio ser mulher, ainda mais em tempos de retirada de direitos e tentativas de nos silenciar. Mas a política pública se faz com articulação, projetos, iniciativas e orçamento. E é importante priorizar essas políticas nas instituições, que são formadas por pessoas. E se elas não tiverem empatia, não adianta nada. Daí a importância da representatividade. E hoje nós já temos mulheres dentro da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal, levando temas importantes para a discussão de todos. Isso é muito significativo”, ressaltou.
Júlia Arruda destacou ainda a relevância da sua secretaria na defesa das minorias.
“É uma secretaria gigante na sua atuação e competências, além de extremamente importante, porque cuida desses públicos mais vulneráveis e de temas sensíveis. Então, a gente precisa fortalecer o sistema de segurança, as redes comunitárias e promover a conscientização da sociedade, em prol dessas mulheres vítimas de violência. E é por isso que é tão importante promover esses debates para toda a população”, finalizou, reforçando ainda a importância da desconstrução da cultura machista.
A secretária de Segurança Pública e Defesa Social da capital, Sheila Freitas, destacou que o município de Natal também está nessa luta, através da Patrulha Maria da Penha e da Guarda Municipal. “A patrulha serve para fiscalizar a aplicação das medidas protetivas. E a gente não deve apenas qualificar o profissional que trabalha diretamente nela, e sim, todos os agentes de segurança pública, porque muitas vezes é o profissional da rua que se depara com essa violência”, explicou.
De acordo com a secretária, é importante que a mulher, ao chegar na delegacia, já tenha profissionais à sua disposição que proporcionem atendimento de qualidade.
“Infelizmente, na própria delegacia, elas não têm um atendimento adequado, e isso faz com que tenham medo e recuem. A farda também tem sido um problema, porque intimida e causa receio até nas crianças. Então essa é outra discussão que tem sido feita”, disse.
Ainda segundo Sheila Freitas, muitas mulheres de comunidades temem receber a polícia em casa, devido às retaliações dos comandantes do tráfico local. “Em Mãe Luiza, por exemplo, na pandemia, nós tivemos diminuição de casos de violência contra a mulher. E a inteligência apurou que foram os chefes de facção que proibiram os homens de agredirem suas companheiras, por não quererem polícia na comunidade”, contou.
Ela acrescentou que o auxílio da patrulha junto a essas mulheres, muitas vezes, é realizado no trabalho, em casa de parentes, em postos de saúde ou escolas.
Finalizando sua fala, a secretária enfatizou a importância do compromisso de todos os setores da sociedade, em prol da defesa da vida das mulheres. “E aqui em Natal, a Patrulha Maria da Penha foi além do simples cumprimento de medidas protetivas, porque quando chegávamos nas residências, encontrávamos mulheres desmaiadas de fome, doentes por causa das agressões e com muitos outros problemas. Então, começamos a correr atrás dos outros órgãos públicos, para que pudéssemos fornecer uma ajuda mais profunda a essas vítimas”, concluiu.
A advogada Marcela Vasconcelos, Conselheira Estadual da OAB, disse que as mulheres só conseguirão sair da situação de violência, em qualquer esfera, quando houver políticas públicas em que o trabalho e a educação sejam prioridade.
“Fora isso, tem a questão cultural. Mas talvez os nossos filhos, vendo tudo que passamos hoje, compreendam e respeitem as mulheres futuramente, olhando-as de igual para igual”, finalizou.
Por fim, o presidente da Associação dos Defensores Públicos do RN, Vinícius Araújo, externou sua honra – e ao mesmo tempo preocupação – por ser o único homem presente ao debate. “É muito importante que os homens sejam chamados a este debate, mas sabendo qual é o seu lugar, que não é o de protagonismo, como vimos recentemente no Planalto Federal. Em primeiro lugar, precisamos ter consciência, entendendo que o homem é o causador de todo o mal. A partir daí, seremos ouvintes e saberemos que somos agentes que precisam ser transformados. Portanto, esse é o lugar do homem, e o debate deve, obviamente, ser conduzido pela mulher”, frisou.
Sobre as atividades da Defensoria Pública como um todo, Vinícius Araújo falou do projeto “Meu pai tem nome”, que será implementado neste sábado (12), em todo o Brasil. “A defensoria pública tem trabalhado bastante para atender as vítimas de violência, com as quais nos deparamos todos os dias. Inclusive, amanhã haverá um programa nacional, que é um mutirão chamado ‘Meu pai tem nome’, em que nós reconheceremos as paternidades de crianças que não possuem o nome do pai nos seus registros. Esse é um outro tipo de violência muito recorrente contra as mulheres, causando uma limitação muito grande de direitos”, detalhou.
Sobre a atual tentativa de resgate da “família tradicional brasileira”, Vinícius disse que isso é muito perigoso e pode causar a perpetuação da violência. “Essa família que estão tentando resgatar é a família em que o homem é o senhor do lar, é a lei do lar, onde o Estado não pode entrar. E isso é extremamente perigoso, já que temos a cultura do machismo e patriarcalismo, que resultam em violência. A gente ensina aos nossos filhos que primeiro a gente fala, depois grita e em seguida bate. E eles crescem com essa filosofia de vida. Então, é preciso também que a gente desconstrua essa onda de violência, para impulsionar o debate qualificado e a cultura de paz e amor”, opinou.
Concluindo sua fala, ele voltou a frisar a relevância de se trazer o homem para este tipo de discussão. “O homem precisa ser o agente a ser transformado. Temos que combater a raiz do problema, fazer uma transformação de cultura, mostrando que o homem não é dono da mulher. Lógico que é extremamente necessário que se promovam as medidas protetivas, mas o causador do mal é o homem, e nós precisamos encontrar formas de tratá-lo também”, finalizou.
DESTAQUE
Polícia Federal apreende 132 tabletes de maconha escondidos em malas no aeroporto de Fortaleza
A Polícia Federal prendeu, na tarde desta quinta-feira (7), duas passageiras, após serem flagradas transportando 132 tabletes de maconha distribuídas em quatro malas.
As presas desembarcavam de voo proveniente de Foz do Iguaçu/PR com destino final em Fortaleza, sendo flagradas no desembarque. O flagrante decorre da fiscalização de rotina da PF no aeroporto e investigações em curso.
As presas confessaram o crime após serem abordadas pelos policiais federais. As suspeitas foram autuadas por tráfico de drogas e estão à disposição da Justiça. O crime flagrado tem pena de até 15 anos de reclusão. As investigações continuam para apurar a participação de outras pessoas no crime.
Fonte: Blog Jair Sampaio
DESTAQUE
Ministro Gilmar Mendes vota para anular eleição antecipada que reelegeu Ezequiel presidente da ALRN
Entrou em pauta no Supremo Tribunal Federal (STF), nesta sexta-feira (08), a ADI 7733, em que a Procuradoria-Geral da República (PGR) questiona regra do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que permite que a eleição da Mesa Diretora do segundo biênio ocorra a qualquer tempo até o terceiro ano de cada legislatura, antes de inaugurada a sessão legislativa.
Em seu voto, o ministro relator Gilmar Mendes votou para anular a eleição em que reelegeu o deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) para a presidência da Assembleia Legislativa do RN.
Determino, como consequência desta decisão, a realização de nova eleição para composição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.
Em seu voto, publicado em primeira mão pelo Território Livre, o ministro disse ainda que “antecipação desarrazoada dessas eleições tende a favorecer os grupos políticos majoritários e influentes no momento da votação, que não refletirá, necessariamente, o anseio predominante ao início do novo biênio.
Ademais, a periodicidade eleitoral permite que se avalie o desempenho dos ocupantes atuais dos cargos, antes da realização das nova eleições, possibilitando análises de conjuntura e a efetivação de ajustes para que respondam a mudanças nas forças políticas ou nas preferências dos representantes, decorrentes, inclusive, de eventuais alterações na composição da Casa Legislativa”.
O julgamento segue em plenário virtual e deve ser concluído nos próximos dias com os votos dos demais ministros.
Fonte: Blog Jair Sampaio
DESTAQUE
Solar Ferreiro Torto entra na rota do turismo pedagógico
O Solar Ferreiro Torto entrou na rota do turismo pedagógico e recebeu na manhã desta sexta-feira, 08, a visitação de 123 estudantes, do 7° ao 3° ano do ensino médio do Colégio Fanex, de Macau, que contatou a agência Pontual Tour para fazer a aula-passeio. A guia turística Maria Raymyely Dantas contou que o solar já está incluído na rota da agência. “O Solar Ferreiro Torto foi escolhido porque ele conta um pouco da história do nosso Estado, e conhecer esse espaço está dentro da programação educativa da escola”, disse.
O professor de história Daniel Nasser disse que o turismo pedagógico está incluído na rotina da escola porque os alunos precisam conhecer e vivenciar as informações para terem uma construção melhor do conhecimento e o Ferreiro Torto entra nessa rota porque os alunos estão apreendendo sobre o Brasil Colônia e a exploração da cana-de-açúcar. “Nós vimos que aqui era um engenho e o Nordeste era um dos maiores produtores de açúcar desse ciclo colonial brasileiro, e de forma geral, eles aprendem também sobre a história do nosso Estado”, explicou.
A aluna Maria Luiza Bezerra, do 8º ano, achou toda a história do Ferreiro Torto muito interessante. “A gente só conhece o que os professores de história passam para gente em sala de aula, entretanto estar aqui presente é uma forma de conhecer mais a fundo sobre as histórias e as Cidades aqui do nosso Estado. Ver de perto os artefatos históricos é muito interessante, porque vai agregar mais informações ao nosso conhecimento”, afirmou a aluna.
DESTAQUE
Eraldo do PT ainda não engoliu o choro: Prefeito nega ginásio ao TRE para diplomação dos novos eleitos em SGA
Despeitado com a derrota nas eleições deste ano e disposto a fazer pirraça até o último dia do seu governo, Eraldo Ingrato mandou negar ao TRE O Teatro Municipal Poti Cavalcanti para a diplomação dos eleitos no pleito de 2024.
A fonte é segura e a informação recebida pelo blog foi confirmada internamente no TRE que marcou a solenidade para o próximo dia 19 de dezembro. A gestão da ingratidão alegou que o espaço estaria ocupado. Claro que não há nada agendado, mas agora vão criar um evento no mesmo dia e horário da diplomação para justificar a negativa.
Eraldo vai fazer ruindade até 31 de dezembro e seu legado de descaso certamente vai comprometer os primeiros meses da gestão do futuro prefeito. A intenção é atrapalhar ao máximo, inclusive a transição não deverá ser pacifica e com boa vontade.
Blog do Rafael Mello
DESTAQUE
Associação dos supermercados se une às federações e rejeita aumento do ICMS no RN
Em resposta ao anúncio do retorno do ICMS para 20%, realizado pelo Governo do RN nesta quarta-feira (6), a Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) manifestou a sua discordância ao aumento da alíquota do estado. Em nota publicada na tarde desta quinta-feira (7), a Assurn destacou ser fundamental considerar os impactos econômicos e sociais que a medida traz.
A manifestação da Assurn se une às federações que já emitiram posicionamento contrário ao aumento, emitido ainda na quarta-feira (6) e assinado em conjunto pela Fecomércio RN, Fiern, Faern, Facern, FCDL e CDL Natal.
Em sua nota, a Assurn relembra o cenário econômico do estado, enfatizando o “contexto inflacionário expressivo”, que já elevou os preços dos produtos de primeira necessidade. “Esse aumento nos custos afeta principalmente as famílias de menor renda, que têm seu poder de compra reduzido ao adquirir itens básicos como alimentos e produtos de higiene”, diz a Associação em nota.
A proposta de aumento sobre o Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMs), foi encaminhada à Assembleia Legislativa do RN (ALRN) nesta quarta-feira (6) através da proposta de alteração da lei estadual Nº 6968 DE 30/12/1996, que dispõe sobre o ICMS.
A alteração do imposto já estava em debate na Assembleia Legislativa do RN desde 2023, mas foi rejeitado pelos deputados após os setores produtivos apresentarem aos parlamentares números que comprovariam a retração da economia potiguar em 2023 devido a vigência do ICMS em 20%.
Em seu posicionamento, a Assurn ainda destaca que a alteração proposta ao ICMS intensificaria a pressão inflacionária existente no cenário econômico do estado, explicando também que a alteração contribuiria para o encarecimento dos produtos essenciais, pesando diretamente no orçamento das famílias potiguares.
Fonte: Blog Jair Sampaio
DESTAQUE
Caicó: Prêmio Melhores do Ano de 2024 elege Iran de Oliveira como melhor policial militar
O Grupo Klér Carvalho homenageou diversas autoridades na última quinta-feira, em uma cerimônia que movimentou a cidade de Caicó. Entre os destaques da noite estava o policial militar Iran de Oliveira, do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Caicó, que recebeu o prêmio de melhor policial militar do ano.
Iran de Oliveira foi escolhido em primeiro lugar por meio de uma pesquisa de preferência e opinião pública realizada pela internet. Com raízes na comunidade rural do perímetro irrigado Sabugi, Vila II, Iran é parte de uma grande família de 11 irmãos e é tio do repórter caicoense Max Flávio.
Conhecido por seu comprometimento, Iran sempre se destacou na corporação como um oficial dedicado e responsável, conquistando o respeito de seus colegas e a amizade de muitas pessoas da comunidade. O prêmio, mais que um reconhecimento, reflete o impacto de sua atuação na segurança pública de Caicó e sua influência positiva junto à população.
Fonte: Blog Jair Sampaio
DESTAQUE
Polícia Federal indicia Pablo Marçal (PRTB) por uso de documento falso contra Guilherme Boulos (PSOL)
A Polícia Federal indiciou nesta sexta-feira (8) o candidato derrotado à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal, do PRTB, pelo crime de uso de documento falso. Marçal apresentou um laudo falso contra o adversário Guilherme Boulos (PSOL) na antevéspera do primeiro turno, em 4 de outubro.
Marçal prestou depoimento nesta sexta por cerca de 3 horas na Superintendência Regional da PF, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Ele negou qualquer envolvimento no episódio e disse que o suposto documento foi postado pela equipe dele.
Em 7 de outubro, a perícia da PF concluiu que a assinatura do médico no documento é falsa. Os peritos da PF investigaram e compararam várias assinaturas ao longo de vários anos do médico José Roberto de Souza, CRM 17064-SP, que aparece como o responsável pelo suposto documento.
O médico morreu em 2022 e, segundo a filha, a oftalmologista Aline Garcia Souza, o pai nunca trabalhou na clínica Mais Consulta, na cidade de São Paulo, e jamais fez esse tipo de atendimento clínico de pessoas com dependência química.
Foto: Fábio Tito/g1
Fonte: Blog Jair Sampaio
DESTAQUE
Ambulante é agredido por filho de Maguila em frente a casa de show
Um vídeo que circula nas redes mostra um ambulante sendo agredido por Adenilson Lima dos Santos, filho do ex-pugilista Maguila, que morreu no mês passado, em frente a casa de show Espaço Unimed, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo, na noite de quarta-feira (6).
Ambulante leva dezenas de socos no rosto. As imagens mostram Osvaldo de Sousa, 41, deitado na rua enquanto o filho de Maguila bate com uma pedra no seu rosto, que está todo ensanguentado.
Outros ambulantes pedem que homem pare de agredi-lo. Mesmo com os apelos, Adenilson continua com as agressões. Osvaldo tenta se defender, mas não consegue se levantar.
O ambulante diz que o agressor trabalha como segurança da casa de show. O Espaço Unimed nega que Adenilson Lima dos Santos seja funcionário do local e diz que todos os contratados do local são uniformizados.
Um outro homem, identificado como ‘Carioca’, também aparece no vídeo. Segundo os ambulantes que atuam na região, ele também é segurança do local. Nas imagens, é possível ver que o homem observa a cena de Adenilson espancando o ambulante e só tenta contê-lo quando outras pessoas se aproximam.
DESTAQUE
Em nota enviada Força blog Aérea confirma voos de caças sobre Serra Negra mas contesta moradores: “Os voos foram entre 7 e 13 km de altura”
Senhor Jornalista,
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX 2024) – que acontece de 3 a 15 de novembro na Base Aérea de Natal (BANT) – informa que nenhuma aeronave da operação realizou sobrevoos a baixa altitude na região de Serra Negra do Norte, nesta quinta-feira (07/11).
Os voos do dia, na área citada, foram feitos entre 7 e 13 quilômetros de altura. Durante o exercício estão programados voos em alturas menores, mas nunca abaixo de 300 metros (parâmetro comprovadamente seguro para a execução das atividades). Ressalta-se que não haverá, durante toda a operação, em nenhuma área, voos rasantes ou acrobacias, justamente para evitar que danos sejam causados a estruturas físicas. Desta forma, a FAB reafirma que as supostas avarias, apresentadas em um vídeo que está circulando em redes sociais na localidade citada, não são decorrentes dos voos realizados durante a CRUZEX 2024.
Por fim, a FAB reforça que todas as operações aéreas são cuidadosamente planejadas para minimizar qualquer impacto às comunidades locais. As aeronaves seguem rotas definidas, evitando áreas densamente habitadas, garantindo, com isso, que todas as manobras ocorram de forma segura e responsável.
DESTAQUE
IEL oferece mais de 800 vagas de estágio com bolsas de até R$ 2 mil
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 839 vagas de estágio abertas em diversos estados do Brasil. As oportunidades são para as áreas de administração, biomedicina, ciências contábeis, direito, engenharia, marketing e muito mais. O IEL oferta também vagas para estudantes de cursos técnicos e do ensino médio.
Todas as oportunidades são remuneradas e as bolsas variam de R$ 450 a R$ 2 mil, além de auxílio transporte.
Rio Grande do Norte
No Rio Grande do Norte são 18 vagas de estágio abertas nas áreas de administração, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, design gráfico, educação física, engenharia civil, engenharia de produção, marketing, publicidade e propaganda, técnico em alimentos, técnico em enfermagem e técnico em refrigeração.
As oportunidades disponíveis são para as cidades de Baraúna, Macaíba, Mossoró, Natal, Parnamirim, São José de Mipibu e Tibau do Sul. A remuneração varia de R$ 500 a R$ 1,2 mil. Para visualizar mais detalhes e preenchimento do cadastro, acesse o site do IEL-RN.
Fonte: Blog Jair Sampaio
- DESTAQUE3 anos atrás
CHAPA DE OPOSIÇÃO ESTÁ PRATICAMENTE DEFINIDA
- DESTAQUE3 anos atrás
Cristiane Dantas recebe título de cidadania em Rodolfo Fernandes
- DESTAQUE3 anos atrás
Adolescente de 13 anos confessa os motivos de ter matado a mãe o irmão e ter ferido o pai que corre risco de ficar paraplégico a tragédia aconteceu na cidade de Patos PB.
- DESTAQUE3 anos atrás
Identificada a vítima fatal de acidente entre vans na RN-118; jovem tinha 29 anos.
- DESTAQUE3 anos atrás
Juliana Bonde gera polêmica ao cantar que vai ‘dar a periquita’ para padre Fábio de Melo: “Fiquei com medo” assista o vídeo da música.
- DESTAQUE3 anos atrás
CHIFRE QUE DEU LUCRO”: Chicão dos Teclados e Andressa Lopes fazem sucesso e faturam alto após um trair o outro por 30 vezes
- DESTAQUE2 anos atrás
Festa do Agricultor movimenta Lagoa Nova com Torneio Leiteiro, exposições, desfile e shows em praça pública
- DESTAQUE2 anos atrás
Bombeiros do RN participam de ações de salvamento e resgate em Pernambuco
- DESTAQUE3 anos atrás
Sexo, drogas e muito amor. Vídeo da sogra de prefeito de Campina Grande provoca “frisson” na Paraíba
- DESTAQUE10 meses atrás
Caicoense de 32 Anos é encontrada sem vida dentro de um carro em Natal; Morte não foi esclarecida
- DESTAQUE12 meses atrás
Prefeitura de Parnamirim alinha as ações com secretarias devidos às fortes chuvas –
- DESTAQUE3 anos atrás
O VENTO FORTE DEIXOU DE SOPRAR NESSE PLANO MORREU GERALDO MELO.
- DESTAQUE9 meses atrás
Tragédia no RN: Advogada e cliente acusado de matar vaqueiro são assassinados a poucos metros da delegacia em Santo Antônio
- DESTAQUE3 anos atrás
PREFEITO E CANTOR AMAZAN FAZ MÚSICA ENALTECENDO O ESFORÇO DE BOLSONARO PARA CHEGADA DAS ÁGUAS DO VELHO CHICO AO NORDESTE CONFIRA O VÍDEO
- DESTAQUE3 anos atrás
INCRÍVEL: CAMURUPIM DE APROXIMADAMENTE 80 KG E PESCADO EM PRAIA DO RN.