Connect with us

Camara de Natal

Vereadores de Natal aprovam gratificação para servidores da Semsur

Publicado em

A Câmara Municipal de Natal aprovou nesta terça-feira (25) a criação da Gratificação de Incentivo à Atividade Fiscal e Controle dos Serviços Urbanos (GIAFSU) para os servidores efetivos lotados na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR). O projeto foi votado em regime de urgência, conforme solicitação do Executivo Municipal, autor da proposta.

O texto define que essa gratificação, destinada ao servidor em efetivo e exclusivo desempenho de suas funções no setor de controle de bancas, revistas, quiosques e ambulantes, será fixada em R$ 1.250, limitando-se a 60 gratificações e sem incidir contribuição previdenciária.

O vereador Raniere Barbosa (União Brasil) que presidiu a sessão destacou a importância da união das bancadas. “Temos que parabenizar todos os vereadores e bancadas que se uniram em respeito aos servidores da Semsur. É uma vitória dos servidores pelo trabalho que exercem, buscando organização e ordenamento, respeito aos ambulantes e camelôs da nossa cidade. Sabemos o quanto é importante e difícil essa função”, disse ele.

Para a presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Trabalho e Minorias, vereadora Brisa Bracchi (PT), a aprovação é sinal de respeito da Casa a esses e outros servidores que lutam pelo mesmo objetivo. “Aprovamos em respeito e valorização a essa categoria que vem se organizando e pautando a necessidade dessa gratificação. Compreendo que outras categorias também deveriam conseguir suas gratificações e regularizar suas carreiras, mas isso não impede a aprovação, hoje, em benefício dos servidores da Semsur”, destacou a parlamentar.

Na sessão, o Plenário rejeitou o veto ao PL n° 586/2022, de autoria da vereadora Julia Arruda (PC do B), que institui a Feira Municipal do Cordel. “O projeto foi votado por unanimidade e partiu de um querer da categoria que sente a necessidade desse gênero literário genuinamente nordestino ter mais visibilidade, fortalecendo a identidade da nossa arte”, declarou a autora.

Texto: Cláudio Oliveira

Fotos: Francisco de Assis

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Camara de Natal

CMN homenageia personalidades do ABC com Medalha Maria Lamas Farache

Publicado

em

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta quarta-feira (25), sessão solene para entrega da Medalha Maria Lamas Farache a 17 personalidades que contribuíram para a história e o fortalecimento do ABC Futebol Clube. A homenagem foi proposta pelo vereador Kleber Fernandes e reuniu dirigentes, ex-atletas, profissionais e colaboradores que ajudaram a construir a trajetória do clube alvinegro.

Autor da proposição, o vereador Kleber Fernandes destacou que a medalha representa o reconhecimento do Legislativo municipal aos que dedicaram parte de suas vidas ao crescimento do ABC. “O ABC Futebol Clube, o mais querido do Rio Grande do Norte, merece todas as homenagens. A Medalha Maria Lamas Farache é um reconhecimento da Câmara Municipal para enaltecer figuras que fizeram parte da história do clube e contribuíram diretamente para sua notoriedade, visibilidade, crescimento e desenvolvimento. É papel do Legislativo reconhecer o trabalho desenvolvido por essas personalidades que hoje serão homenageadas pelos vereadores desta Casa”, afirmou.

Entre os homenageados, o ex-atacante João Paulo relembrou a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C de 2010, da qual foi campeão e artilheiro, e falou da emoção de voltar a ser reconhecido pelo clube onde iniciou sua trajetória profissional. “Me sinto muito feliz por fazer parte da história do ABC. Antes mesmo de vestir essa camisa como jogador, eu já acompanhava o clube ao lado do meu pai e do meu avô. Ser campeão, artilheiro e participar daquela conquista de 2010 é um legado que deixo para meus filhos. Espero que agora a gente possa escrever novos capítulos”, declarou.

Homenageado por sua trajetória de quase quatro décadas no clube, o médico Roberto Vital ressaltou o vínculo construído com o ABC desde 1988. “Estou no ABC desde 1987. Atravessamos fases difíceis, mas também momentos inesquecíveis, como o título brasileiro da Série C. O ABC representa tudo para mim. Hoje faz parte da minha família. Todos os meus filhos são abecedistas, minhas netas estão seguindo o mesmo caminho e espero que essa paixão se perpetue por muito tempo”, disse.

Ex-presidente e conselheiro do clube, Rui Barbosa destacou a tradição centenária do ABC e o papel da torcida na construção dessa história. “O ABC tem uma tradição muito forte. O decacampeonato conquistado faz parte do Guinness Book e é motivo de muito orgulho. Além disso, a torcida é realmente uma coisa fantástica. Sempre que vou ao ABC, me emociono ao ver essa paixão e essa identificação do torcedor com o clube”, afirmou.

Receberam a Medalha Maria Lamas Farache Magda Fernanda Araújo Rêgo, Eider Lima Cortez, João Maria Vieira da Silva, José de Paiva Torres, Tarcísio Gonçalves, Fernando Virgílio de Macedo Silva, José de Arimateia Campos, José Gomes Bezerra Júnior, Joicy Naiany, Rafael Costa, Marconi Brasil Soares de Souza, Kolberg Luna, Álvaro Brito, João Paulo da Silva Araújo, Pedro Artur, Aldenilton Ferreira de Matos e Roberto Vital.
Compuseram a mesa da solenidade o vereador Kleber Fernandes; o secretário municipal de Esporte e Lazer, Hermes Câmara; o ex-presidente do ABC Futebol Clube,  Rui Barbosa;  o vice-presidente de Finanças e Administração do ABC, Marconi Brasil Soares de Souza; o ex-jogador Ribamar Cavalcante; o diretor de Relações Institucionais da Fecomércio RN, Fernando Virgílio, e o deputado estadual Adjuto Dias.

Texto: Ilana Albuquerque 
Fotos: Verônica Macedo

Continue lendo

Camara de Natal

Câmara Municipal de Natal aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2027

Publicado

em

A Lei de Diretrizes Orçamentárias, instrumento guia para a elaboração do Orçamento Geral da cidade, foi aprovada nesta quinta-feira (25), na Câmara Municipal de Natal. O Plenário também votou outros 31 projetos de leis, com destaque para os que alteram a estrutura organizacional da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal – ARSBAN, e a matriz remuneratória dos agente de fiscalização dos transportes coletivos da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU).

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2027 foi apresentada pelo Chefe do Executivo por meio do projeto de lei 317/2026. Na Casa Legislativa, a matéria teve 84 emendas encartadas pelos parlamentares natalenses, das quais 25 foram aprovadas de forma consensual pelo Plenário. “A LDO é um projeto importantíssimo, e nós temos que aprová-la até o final do primeiro semestre. Tivemos a participação de todos os vereadores, várias emendas encartadas consensuais, algumas foram retiradas. Então, aprovamos hoje aqui, uma das peças mais importantes para o município Natal”, explicou o líder do Governo, vereador Aldo Clemente (PSDB).

Entre os parlamentares que tiveram emendas à LDO está o vereador Daniel Valença (PT), que encartou pedidos para a ampliação do número de concursos públicos para o município de Natal, ao longo do próximo ano, e para a reforma e ampliação de unidades de saúde, sobretudo as voltadas ao acompanhamento psiquiátrico.

“Nossa principal emenda aprovada é a que garante a ampliação do número de concursos públicos para o ano de 2027. Isso é fundamental para a reestruturação do ciclo do funcionalismo após décadas sem valorização. Também tivemos emendas para a saúde aprovadas, como para a reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital dos Pescadores, a garantia de abastecimento de medicações e de materiais básicos e, também, a questão da saúde mental com a criação de dois novos centros de convivência e de dois novos CAPS”, ressaltou Daniel Valença.

Os vereadores aprovaram, também, o projeto de lei 455/2026, enviado pelo Executivo, o qual reestrutura a carreira dos agentes de fiscalização dos transportes coletivos da STTU, que passarão a ser denominados como Agentes de Trânsito e Transportes. Além disso, a matéria alterou a escolaridade necessária para o exercício da função, a jornada de trabalho, a estrutura remuneratória e as vantagens referentes ao cargo.

Entre os pontos modificados pelo projeto destacam-se a instituição dos regimes de 120 e 160 horas mensais, a instituição de mecanismos de progressão na carreira, a reorganização das parcelas remuneratórias da carreira, que disciplinam vantagens específicas relacionadas à atividade de segurança pública viária, ao regime de escala, ao exercício de atividades externas, ao adicional noturno e à diária operacional.

“Os fiscais de transporte coletivo, que agora são Agentes de Trânsito e Transporte, formam uma categoria muito importante para nossa cidade. Pois, além de organizar o nosso trânsito, ela preserva a vida. Eles são servidores qualificados, uma categoria forte, presente e atuante, que merecia ter uma consolidação da sua legislação, ter uma segurança jurídica para atuar, e que nós começamos um trabalho lá atrás e culminamos hoje com a aprovação dessa matéria. Em breve será lançado o edital para o concurso dos agentes de mobilidade, que vai ser outro passo muito importante aqui em Natal”, declarou a vereadora Nina Souza (PL).

Foi aprovado, ainda, o projeto de lei 452/2026, também enviado pelo Executivo, o qual modifica a estrutura organizacional da ARSBAN. De acordo com a matéria, as alterações visam atender às diretrizes estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020), e pelas Normas de Referência expedidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA.

Texto: Cleber Femina
Fotos: Francisco de Assis

Continue lendo

Camara de Natal

Câmara aprova FUMTUR e isenção de IPTU para afetados por chuvas na Zona Norte

Publicado

em

A Câmara Municipal de Natal aprovou, na manhã desta quarta-feira (24), cinco projetos de lei enviados pelo Chefe do Executivo, todos apreciados em regime de urgência. Entre eles, o PL 439/2026, o qual cria o Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR), destinado a promover investimentos nesse setor econômico da cidade.

De acordo com a matéria, o estabelecimento do Fundo Municipal do Turismo vai garantir a destinação de uma fonte de recursos específica para o planejamento, a promoção, a qualificação, a melhora da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável da atividade turística da cidade de Natal. O FUMTUR será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, enquanto o Conselho Municipal de Turismo será responsável por acompanhar a aplicação dos recursos e efetuar parcerias e acordos.

“O Fundo Municipal do Turismo, que será formado com recursos que virão do Governo Federal, do Governo Estadual e até do Executivo Municipal, irá fomentar o turismo no âmbito da valorização de pontos turísticos, de limpeza, de infraestrutura. É a busca por fortalecimento do turismo de Natal, para gerar novos empregos, novas fontes de impostos para o município, para que essa máquina gire e a gente possa ter mais oportunidade na nossa cidade”, ressaltou o vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade).

Em seguida, o Plenário aprovou o projeto de lei 442/2026, o qual concede remissão do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e da Taxa de Coleta, Remoção, Transporte e Destinação do Lixo (Taxa de Lixo), referentes ao ano de 2026, dos imóveis atingidos pelas chuvas intensas e pelo transbordamento da lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, ocorrido no último mês de fevereiro.

“Nada mais justo que a população seja compensada pelo transtorno que aquela tragédia causou aos moradores daquela redondeza. Muitas pessoas perderam bens, tiveram o psicológico abalado, foi uma tragédia de fato. Essa Casa Legislativa mostra compromisso, seriedade e que está tendo empatia com essas famílias e que agora está colocando esse projeto em prática para que a população não venha pagar essas taxas”, afirmou a vereadora Anne Lagartixa (PL). 

Os vereadores também foram favoráveis ao projeto de lei 449/2026, o qual atualiza os valores do auxílio-moradia e do auxílio-alimentação concedidos aos médicos participantes do Projeto Mais Médicos para o Brasil, que atuam no Município de Natal. “Foram 12 anos de espera, mas nós recebemos o projeto de lei do Executivo e a Câmara aprovou essa demanda justa da categoria”, declarou o vereador Preto Aquino (Podemos).

Foi aprovado, ainda, o projeto de lei complementar 04/2026, o qual altera o período de licença não remunerada para tratar de interesse particular dos servidores públicos do município de Natal. De acordo com a matéria, os servidores poderão contar com um tempo de até quatro anos, ao invés dos atuais dois, para usufruir do benefício.

“Nós aprovamos a ampliação da licença sem remuneração dos servidores municipais de dois para quatro anos. Isso possibilita que o servidor possa tratar de seus assuntos particulares, como por exemplo fazer uma capacitação, como um doutorado, que tem duração de quatro anos, de forma tranquila. Entretanto, para a concessão de uma nova licença, o servidor precisará voltar ao trabalho por dois anos antes de realizar outra solicitação”, explicou o vereador Aldo Clemente (PSDB), líder do governo na Câmara.

Texto: Cleber Femina
Fotos: Francisco de Assis

Continue lendo

Camara de Natal

Câmara de Natal celebra São João com confraternização entre servidores

Publicado

em

A Câmara Municipal de Natal promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), uma confraternização junina para celebrar o Dia de São João e valorizar uma das mais tradicionais manifestações culturais do Nordeste. O evento reuniu vereadores, servidores e colaboradores da Casa em um momento de integração, marcado por comidas típicas e muito forró.

A iniciativa buscou fortalecer os laços entre os profissionais que atuam diariamente no Legislativo natalense, proporcionando um ambiente de descontração e valorização da cultura popular nordestina.

“Estamos trazendo a tradição do Nordeste para o pátio da Câmara Municipal para confraternizar com todos os funcionários da Casa do Povo. É uma festa que faz parte da nossa cultura e que merece ser celebrada no local onde são discutidos projetos e leis que impactam a vida da população. Nada mais prazeroso do que vivenciar essa tradição junto com todos que fazem a Câmara Municipal de Natal”, destacou o presidente da Casa, vereador Eriko Jácome (PSDB).

A diretora de Planejamento de Projetos da Câmara, Adriana Trindade, ressaltou que o evento também integra a política de valorização dos servidores adotada pela atual gestão.

“É um momento especial com todos os servidores da Casa. Nosso presidente Eriko sempre pede que possamos humanizar cada vez mais as relações e promover eventos que valorizem quem trabalha diariamente aqui. Além disso, celebramos São João Batista, um santo muito querido e de grande devoção para muitas pessoas”, afirmou.

Para os servidores, a confraternização já se tornou uma tradição aguardada ao longo do ano. “Como acontece todos os anos, foi perfeito e maravilhoso. Temos dança, comidas típicas e muita animação. Todo ano eles arrasam”, comentou a servidora Daniele Pereira.

O vereador Herberth Sena (PV), que participou da programação, destacou a importância dos festejos juninos para a identidade cultural nordestina e para a integração entre os diversos setores da Câmara.

“O festejo junino é, acima de tudo, um símbolo de fartura e tradição na nossa região. É um momento que une gabinetes, setores administrativos e todos que fazem a Câmara Municipal. Hoje, Dia de São João, faço questão de participar, dançar e celebrar uma festa tão nossa. Fico feliz em estar ao lado dos servidores comemorando esse momento tão especial”, declarou.

Texto: Phablo Galvão 
Fotos: Otávio Augusto

Continue lendo

Camara de Natal

CMN homenageia centenário de Monsenhor Penha e escoteiros

Publicado

em

A Câmara Municipal de Natal realizou, nesta terça-feira (23), uma sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de Monsenhor João Penha Filho. Proposta pelo vereador Pedro Henrique (PP), a solenidade celebrou a trajetória religiosa, educacional e social do sacerdote potiguar e homenageou os grupos escoteiros criados por ele ao longo da vida. 

Na ocasião, a família do religioso recebeu uma moção de aplausos in memoriam, em reconhecimento ao legado deixado por Monsenhor Penha para o Rio Grande do Norte.
Autor da proposição, o vereador Pedro Henrique destacou a contribuição de religioso para a formação de gerações de potiguares e para a promoção de valores ligados à educação, à fé e à cidadania. “Valorizar a história daqueles que serviram para uma humanidade mais justa e igualitária é preservar a memória de quem sempre lutou pelo bem comum. Monsenhor Penha tem sua trajetória ligada ao Evangelho, à educação, ao escotismo e ao trabalho social. Como escoteiro, tive a alegria de conviver com ele em alguns momentos da minha juventude e pude testemunhar sua preocupação com a educação dos jovens e com a Igreja Católica. Hoje, no dia em que se completam exatamente 100 anos de seu nascimento, a Câmara Municipal de Natal presta uma justa homenagem a um homem que marcou época, marcou a história do Rio Grande do Norte e permanecerá eternizado na memória do povo potiguar”, afirmou.

Nascido em Touros, em 23 de junho de 1926, Monsenhor João Penha Filho dedicou sua vida ao sacerdócio, à educação e à formação da juventude. Ordenado sacerdote em 1953, exerceu seu ministério por mais de cinco décadas na Arquidiocese de Natal. Foi pároco em Macau e Touros, primeiro pároco da Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório, em Mirassol, e também atuou como o primeiro capelão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua atuação alcançou ainda a educação, a cultura e a pesquisa histórica, com relevantes contribuições para a preservação da memória potiguar.

No movimento escoteiro, construiu um dos legados mais marcantes de sua trajetória. Reconhecido como uma das principais referências do escotismo potiguar, presidiu a Região Escoteira do Rio Grande do Norte por mais de 30 anos e participou da criação de diversos grupos escoteiros no estado, contribuindo para a formação cidadã de milhares de jovens.

Para o sobrinho do homenageado, Carlos José Penha de Araújo, a dedicação de Monsenhor Penha ao escotismo refletia sua preocupação permanente com a juventude. “Ele tinha um cuidado muito grande com os jovens. Buscava oferecer oportunidades para que eles se afastassem da violência e de outros caminhos que poderiam comprometer seu futuro. Foi por isso que ingressou no escotismo e criou diversos grupos escoteiros, proporcionando uma formação cidadã aos jovens das paróquias onde atuava”, destacou. Carlos José também ressaltou a emoção da família com a homenagem. “Estamos muito felizes e emocionados com essa lembrança da Câmara Municipal de Natal. É uma forma de manter viva a memória e o legado de Monsenhor João Penha Filho”, afirmou.

Representando o 18º Grupo Escoteiro de Mirassol, a diretora-presidente Bárbara Dantas destacou a importância de Monsenhor Penha para o fortalecimento do escotismo no estado. “Não tive a oportunidade de conviver com Monsenhor Penha, mas conheço sua história por meio das lideranças que me antecederam no grupo. Todas falam da sua dedicação ao movimento escoteiro e da sua contribuição para a formação de gerações de jovens. Esta homenagem é um reconhecimento mais do que merecido à importância que ele teve para o escotismo potiguar”, declarou.

Durante a solenidade, foram homenageados o 2º Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie, o 17º Grupo Escoteiro do Mar Gaspar de Lemos, o 18º Grupo Escoteiro de Mirassol, o 31º Grupo Escoteiro Universitário, o 34º Grupo Escoteiro do Mar São Pedro, o 35º Grupo Escoteiro do Ar Nossa Senhora das Neves, o 44º Grupo Escoteiro do Candelária, o 52º Grupo Escoteiro Henrique Castriciano, o 59º Grupo Escoteiro do Ar Antônio Amorim Silva, o 170º Grupo Escoteiro do Ar Parnamirim e a União dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Norte.

O pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN, Luiz Alves de Morais Filho, ressaltou as contribuições do sacerdote para a educação e para a sociedade potiguar. “Monsenhor Penha deixou muitas contribuições para a educação, não apenas para a UFRN, mas para toda a sociedade. O trabalho desenvolvido por meio do escotismo teve um papel muito importante, porque promove valores e gera impactos que permanecem como legado para a sociedade. Além disso, ele teve uma ligação muito forte com a universidade, sendo o primeiro capelão da UFRN”, observou.

Compuseram a mesa dos trabalhos o vereador Pedro Henrique, propositor da sessão solene; Lucas Bento da Silva, secretário adjunto de Administração Geral da Secretaria Municipal de Educação; Luiz Alves de Morais Filho, pró-reitor adjunto de Extensão da UFRN; Flávio Ribeiro, presidente da União dos Escoteiros do Brasil no Rio Grande do Norte; e Carlos José Penha de Araújo,  representante da família do homenageado. 

Texto: Ilana Albuquerque 
Fotos: Verônica Macedo

Continue lendo

Camara de Natal

Comissão encerra semestre com projetos aprovados e pauta zerada

Publicado

em

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, da Cidadania, Trabalho e das Minorias da Câmara Municipal de Natal, em reunião nesta terça-feira (23), deu parecer favorável a mais de 30 projetos de lei, zerando a pauta de matérias do colegiado. Participaram do encontro, o último do primeiro semestre de 2026, as vereadoras Thabatta Pimenta (PV) e Brisa Bracchi (PT) e os vereadores João Batista Torres (DC) Daniel Valença (PT).

Destaque para os seguintes textos: PL 451/2025, de autoria do vereador João Batista, que institui o Selo “Empresa Amiga da Criança” no âmbito do município, destinado a reconhecer empresas que promovam ações de responsabilidade social voltadas à infância, PL 839/2025, da vereadora Thabatta Pimenta, que institui o Dia Municipal de Combate à Transfobia Ambiental, PL 709/2025, da vereadora Brisa Bracchi, que estabelece a notificação compulsória em caso de violência contra transexuais, travestis, lésbicas, bissexuais e gays que forem atendidos em serviços de saúde públicos ou privados no Município, e o PL 468/2025, também da vereadora Brisa Bracchi, que proíbe a realização de práticas, atendimentos, terapias ou quaisquer intervenções que objetivem a tentativa de ‘reversão sexual’, também conhecidas como ‘cura gay’, direcionadas a pessoas LGBTI+.

“Propomos o Selo Empresa Amiga da Criança com o objetivo de ressaltar, através dessa distinção, as empresas que, verdadeiramente, são Amigas das Crianças, que desenvolvem trabalhos sociais e acolhem as crianças do nosso município”, defendeu o vereador João Batista. “Apresentamos uma matéria que veda a prática, comercialização e incentivo de terapias ou métodos voltados à chamada “cura gay”, reforçando que a orientação sexual e a identidade de gênero não são doenças. Além disso, a proposta estabelece a notificação compulsória de casos de violência contra pessoas LGBTI+ no município, visando combater a subnotificação e obter dados reais sobre essas agressões”, explicou a vereadora Brisa Bracchi.

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, vereadora Thabatta Pimenta, disse que a transfobia ambiental se manifesta na exclusão e marginalização de pessoas trans e travestis em contextos de risco ambiental, dificultando o acesso a abrigos, moradia, assistência social e outros direitos básicos. Segundo ela, a exclusão intensifica os impactos dos eventos extremos e climáticos, além de evidenciar a urgência de medidas preventivas e educativas que integrem justiça ambiental e os direitos humanos. 

“Estabelecemos uma data simbólica de reflexão, mobilização e promoção de políticas públicas voltadas à proteção e inclusão de pessoas trans e travestis em situações de desastre ambiental e em tempos de crise climática. A data de 14 de junho foi escolhida como marco em razão da divulgação, nessa mesma data no ano de 2024, do caso de Jeniffer Rocha, mulher trans, negra e sem terra, que teve sua moradia destruída por intensas chuvas que atingiram a capital potiguar”, concluiu Thabatta.

Texto: Junior Martins
Fotos: Sarah Carvalho

Continue lendo

Camara de Natal

Projetos Férias sem Fome e Dia Municipal da Doação de Órgãos avançam em Comissão

Publicado

em

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação aprovou, na reunião ordinária desta terça-feira (23), o projeto de lei 03/2026, o qual cria o programa “Férias sem Fome”, para os alunos da rede de ensino pública municipal. Além dele, os parlamentares membros da Comissão analisaram outras 12 matérias e aprovaram um calendário de visitas a escolas municipais durante o mês de agosto. Participaram da reunião os vereadores Cláudio Custódio (PP), Daniel Valença (PT), Daniell Rendall (Republicanos), Pedro Henrique (PP) e Preto Aquino (Podemos).

O programa “Férias sem Fome”, proposto pelo vereador Robson Carvalho (União) é destinado a garantir a segurança alimentar dos estudantes matriculados na rede pública de ensino municipal, durante os períodos de recesso escolar. Entre as formas de dar continuidade à alimentação dos alunos, a matéria prevê o fornecimento direto das refeições nas escolas, a doação de gêneros alimentícios ou cestas básicas às famílias ou, ainda, a concessão de cartões de vale alimentação.

“Esse projeto visa criar uma dinâmica na educação que dê continuidade, durante o período de recesso, à alimentação dos nossos alunos. São 15 dias entre os meses de junho e julho e 30 dias no final do ano, totalizando 45 dias de recesso por ano. Então, mesmo que os pais consigam manejar os 30 dias de férias junto com as crianças, ainda restam 15 dias nos quais, nem sempre, um dos pais está disponível. Assim, esse projeto visa dar esse suporte às famílias”, disse o relator do projeto na Comissão de Educação, vereador Daniell Rendall.

Também foi aprovado pelo Colegiado o projeto de lei 924/2025, de autoria do vereador Cláudio Custódio, e que institui o dia 26 de setembro como o “Dia Municipal da Doação de Órgãos”. O objetivo da matéria é conscientizar a sociedade natalense sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para fins de transplante, bem como estimular a população a manifestar sua vontade de ser doadora e comunicar esta decisão aos seus familiares.

A Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda, emitiu parecer favorável ao projeto de lei 837/2025, proposto pela vereadora Thabatta Pimenta (PV), e que reconhece a Banda Grafith como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Natal. 

“A banda Grafith tem uma história extraordinária e consegue mobilizar a ampla maioria da população, não só natalense, mas Potiguar. Ela tem uma trajetória cultural muito importante e, sem dúvida alguma, é um dos símbolos do Rio Grande do Norte e que está no imaginário da população. Então a gente achou a proposta muito interessante e, por isso, também, a subscrevemos”, explicou o vereador Daniel Valença, relator do projeto.

Texto: Cleber Femina
Fotos: Sarah Carvalho

Continue lendo

Camara de Natal

Câmara aprova revisão do Plano Plurianual e acata 35 emendas

Publicado

em

A Câmara Municipal de Natal aprovou, durante a sessão ordinária desta terça-feira (23), a primeira revisão do Plano Pra Frente Natal – Plano Plurianual (PPA) Participativo para o quadriênio 2026-2029. A matéria, de autoria do Poder Executivo, foi apreciada em segunda discussão juntamente com as emendas apresentadas pelos parlamentares.

Ao todo, foram protocoladas 83 emendas ao projeto. Destas, 35 foram aprovadas de forma consensual, 21 foram retiradas pelos autores e 27 acabaram rejeitadas em plenário. O líder do governo na Câmara, vereador Aldo Clemente (PSDB), destacou a importância da matéria para o planejamento das ações da administração municipal nos próximos anos.

“É a primeira revisão do PPA 2026-2029, que é exatamente o plano plurianual da Prefeitura Municipal de Natal para os próximos quatro anos. Foram apresentadas várias emendas, conseguimos consensualizar 35 delas e mais de 40 foram retiradas ou rejeitadas no plenário. Trata-se de uma construção do governo, uma peça muito importante, mas que também recebe as contribuições dos vereadores. Com muita responsabilidade, só podemos incluir aquilo que é tecnicamente viável”, afirmou.

Entre as emendas aprovadas está a proposta do vereador Matheus Faustino (União Brasil), que especifica a implantação de quatro bases descentralizadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), distribuídas nas quatro regiões administrativas da capital.

“Já existia no texto original do PPA a previsão de instalação dessas quatro bases, mas sem definir onde seriam implantadas. Nossa emenda estabelece que elas sejam localizadas nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da cidade. A proposta foi acatada e agora vamos acompanhar para que seja efetivamente executada. Também apresentamos uma emenda relacionada à manutenção da engorda da praia, mas ela não foi consensualizada. Independentemente disso, continuaremos fiscalizando”, explicou Matheus Faustino.

O Plano Plurianual é o principal instrumento de planejamento governamental de médio prazo e estabelece as diretrizes, objetivos e metas da administração pública para os próximos quatro anos. Com a aprovação da revisão, o município atualiza suas prioridades e adequa as ações previstas às demandas da população e às necessidades da gestão.

Texto: Phablo Galvão 
Fotos: Francisco de Assis

Continue lendo

Camara de Natal

Comissão apresenta relatório de fiscalização e aprova dois projetos de lei

Publicado

em

A Comissão de Saúde, Previdência e de Assistência Social da Câmara Municipal de Natal, durante uma reunião nesta segunda-feira (22), apresentou o relatório da visita fiscalizatória ao Centro de Especialidades Integradas – Espaço Crescer (CEI/Leste), que realiza avaliações globais em crianças atípicas e neurodivergentes. De acordo com o documento, o principal problema identificado diz respeito a informações da empresa terceirizada que presta serviço a unidade. Outra situação apontada no relatório diz respeito ao tempo de atendimento dos pacientes. 

“O colegiado encontrou falhas graves na comunicação entre a empresa terceirizada, a gestão do CEI Leste e a Secretaria Municipal de Saúde, resultando em ausência de profissionais e falta de aviso prévio aos pacientes. Então, exigimos mais celeridade, respeito e organização no atendimento, visando evitar que crianças percam avaliações globais essenciais devido à desinformação sobre faltas de especialistas”, pontuou o presidente da Comissão de Saúde, vereador Luciano Nascimento (PSD).

Por fim, dois projetos de lei receberam parecer favorável do grupo temático: PL 735/2025, do vereador Tarcio de Eudiane (União Brasil), que institui a Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Encefalomielite Miálgica ou Síndrome da Fadiga Crônica, e o PL 212/2025, da vereadora Camila Araújo (PL), que institui a Carteira de Identificação dos portadores da Síndrome de Fibromialgia, no âmbito da capital potiguar.

“Tivemos mais uma reunião produtiva, na qual zeramos a pauta e aprovamos proposições que vão beneficiar pessoas com fibromialgia, encefalomielite miálgica e síndrome da fadiga crônica, visando garantir atenção especial e apoio do poder público aos pacientes com essas condições”, concluiu Luciano.

A vereadora Camila Araújo e os vereadores Cleiton da Policlínica (PSDB), Daniel Santiago (PP) e Herberth Sena (PV) também participaram do encontro.

Texto: Junior Martins
Fotos: Elpídio Júnior

Continue lendo

Camara de Natal

Comissão de Justiça aprova projeto de lei que cria Fundo Municipal do Turismo

Publicado

em

A Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da Câmara Municipal de Natal, aprovou o projeto de lei 439/2026, de autoria do Chefe do Executivo, que cria o Fundo Municipal do Turismo (FUMTUR). A chancela do Colegiado à matéria ocorreu nesta segunda-feira (22), durante reunião ordinária, a qual trouxe em sua pauta outros 24 projetos novos a serem designados aos seus membros e 39 pareceres apresentados. 

De acordo com a matéria, o estabelecimento do Fundo Municipal do Turismo vai garantir a destinação de uma fonte de recursos específica para o planejamento, a promoção, a qualificação, a melhora da infraestrutura e o desenvolvimento sustentável da atividade turística da cidade de Natal. O FUMTUR será coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo, enquanto o Conselho Municipal de Turismo será responsável por acompanhar a aplicação dos recursos e efetuar parcerias e acordos.

O vereador Fúlvio Saulo (Solidariedade), relator do projeto de lei na Comissão de Justiça, explicou como irá funcionar o FUMTUR. “O Fundo será responsável pelos recursos que serão aplicados diretamente para o desenvolvimento do turismo, que podem ser federal, estadual e até municipal. Esses investimentos serão para uso específico para o turismo, não poderão ser utilizados de outra forma”.

Ainda dentro da pauta do turismo, a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final aprovou o projeto de lei 741/2025, de autoria do vereador Kleber Fernandes (Republicanos), o qual estabelece treinamentos periódicos sobre a identificação e a notificação de indícios de tráfico de pessoas, para os trabalhadores do setor de hotelaria da capital Potiguar. Segundo a matéria, a capacitação deve ocorrer a cada 12 meses e ser orientada para a percepção de sinais de alerta envolvendo, principalmente, mulheres, crianças e adolescentes.

“É importante que haja um treinamento para os funcionários e pessoas que atuam na área da  hotelaria, pousadas e motéis, a respeito da questão do tráfico de pessoas. Essa é uma questão que tem sido discutida mundialmente junto com o tema da exploração sexual. A capacitação e a orientação, para identificar os principais indícios de comportamento ou de situações atípicas e suspeitas, irá permitir que esses empregados estejam aptos a fazer um trabalho preventivo e, em caso de alguma suspeita, fazer os devidos encaminhamentos e procedimentos às autoridades policiais”, afirmou Kleber Fernandes.

A Comissão também foi favorável ao projeto de lei 165/2026, proposto pela vereadora Brisa Bracchi (PT), o qual institui o “Dia de Luto e de Memória às Mulheres Vítimas de Feminicídio no Município de Natal”, a ser celebrado no dia 02 de março. A data faz referência ao assassinato da jovem Zaira Cruz, vítima de feminicídio em 2019. 

“Esse é um compromisso do nosso mandato, uma pauta que nós sempre trazemos aqui, o combate à violência contra a mulher. Propomos a construção de semanas e de dias que tragam essa discussão e essa conscientização. Hoje temos esse dia de homenagem, de luto às vítimas do feminicídio, sempre numa perspectiva de que a gente espera que não haja novas vítimas. Nós queremos resgatar a memória das mulheres que se foram para dizer que nós não podemos ter nenhuma menos. Queremos as nossas mulheres livres, vivas e com direitos”, ressaltou Brisa Bracchi.

Participaram da reunião da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final os vereadores Aldo Clemente (PSDB), Brisa Bracchi (PT), Kleber Fernandes (Republicanos), Fúlvio Saulo (Solidariedade) e Preto Aquino (Podemos).

Texto: Cleber Femina
Fotos: Francisco de Assis

Continue lendo

Populares