Connect with us

DESTAQUE

NATAL EX VEREADOR DAGO DO FORRÓ DISPUTARÁ AS ELEIÇÕES PARA VEREADOR PELO REPUBLICANOS

Publicado

em

 

Quem disputará as eleições para vereador de Natal é o ex vereador Dago do Forró, como é conhecido. muito carismático e irreverente Dago tenta mais uma vez chegar a Câmara de Natal,  dessa vez na nominata do Republicanos comandada pelo atual prefeito Álvaro Dias.

DESTAQUE

DISCUSSÃO – Vereador Marquinhos da Climep destaca a importância da discussão sobre os Raios-x da Saúde de Parnamirim*

Publicado

em

 

Após um longo debate durante a 40ª Sessão Ordinária na manhã desta terça-feira (14) sobre os Raios-x da UPA e do CCPAR na cidade de Parnamirim/RN, o tema voltou a ser discutido na Sessão desta quarta-feira, onde o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, o vereador Irani Guedes destacou que o desenrolar desta situação do Raio-x da UPA de Nova Esperança até a tarde de ontem deveria ser resolvido, então o parlamentar afirmou que por volta das 15h a peça da máquina já havia sido instalada e a mesma já tinha voltado a atender à população para realizar os procedimentos.

A discussão que foi bem acalorada após o vereador César Maia ter exposto a situação da mesma e citou também que existe um Raio-x no CCPAR que está parado há 8 anos, sem poder ser utilizado pelos cidadãos. Então em aparte da fala na tribuna do parlamentar, o vereador Marquinhos da Climep esclareceu alguns aspectos que corroborou ao tema discutido na Sessão Ordinária desta terça-feira.

Aparte de Marquinhos da Climep na 41ª Sessão Ordinária desta quarta-feira (15)

“O que a população nos cobra, a gente também agradece”, ressaltou Marquinhos ao iniciar sua fala na discussão sobre os Raios-x de Parnamirim.

O tema que foi destaque durante toda manhã e tarde desta terça-feira (14), após a acalorada discussão na Casa Legislativa, pois foi bem repercutida nas redes sociais, expondo o tema nos blogs da cidade, que chamou a atenção exclusiva do Chefe do Executivo Municipal e da secretaria de Saúde do município, haja visto a preocupação e urgência em resolver a situação do Raio-x da UPA que já havia 80 dias quebrado, e a população precisou arcar com as consequências, buscando outros meios para realizar os procedimentos solicitados pelos profissionais de saúde.

“Foi resolvido uma parte do problema. Raio-x da UPA ok. A população de Parnamirim tem hoje onde se deslocar, e pelo menos detectar o seu problema pra encaminhar para o canto certo, em questão de dependência de urgência”, disse Marquinhos.

“Nós precisamos também resolver a questão do Raio-x do CCPAR”, afirmou o parlamentar.

Marquinhos citou que o transformador já foi instalado, mas falta a parte da energia, e cobrou pra que o vereador Irani Guedes, que é o presidente da Comissão de Saúde da Casa Legislativa, para que o mesmo agilize com a empresa, meios para colocar o Raio-x para funcionar no CCPAR.

A empresa instalou o transformador, ótimo, mas é preciso prazo, o tempo necessário para que a população parnamirinense venha ser atendido por este tão esperado Raio-x.

“Colocou o transformador, colocou o quadro. E quando é que o Raio-x estará funcionando?”, questionou Marquinhos.

O parlamentar terminou sua fala, afirmando que para a população de Parnamirim realizar um exame de Raio-x, de tórax, é preciso se necessário aguardar uma vaga do estado para encaminhar para o hospital Onofre Lopes.

“Não é de hoje que o mandato do vereador Marquinhos da Climep vem cobrando isso não, e um Raio-x, é um simples exame que a terceira cidade do estado não tem”, disse o parlamentar.

Finalizando seu aparte na fala do vereador Irani Guedes, o vereador Marquinhos da Climep ressaltou a importância de que se faz necessário o Executivo Municipal de Parnamirim adquirir uma nova máquina de Raio-x maior que a atual para atender a UPA de Nova Esperança, uma CR (Radiologia Computadorizada) que tenha uma abrangência que atenda à grande demanda que vem aumentando dia a dia na única UPA do município, por isso a necessidade da compra deste equipamento.

Redação Blog Du Souto

Continue lendo

DESTAQUE

PRÉ CANDIDATO A PREFEITO DE SÃO PAULO DO POTENGI JOÃO MARIA DA CASA VERDE MOSTRA LIDERANÇA POLÍTICA DURANTE CAPRIFEIRA DO MUNICÍPIO

Publicado

em

 

Junto ao Tesoureiro do (SD) Nequinho e ao Deputado estadual Luiz Eduardo o pré candidato a prefeito e atual vice Prefeito de são Paulo do Potengi João Maria Dantas (João Maria da casa Verde), mostrou sua real liderança durante abertura da feira de exposição da região do Potengi.
 

João Maria foi cumprimentado e abraçado pelo o público durante sua permanência no erário junto as citadas lideranças, o que resulta no real senário que o mesmo tem o respeito e a credibilidade junto ao povo de são Paulo do Potengi.

JUNTO ao pré candidato esteve presente os Blogueiros Branco Gomes e Lucas Tavares.

 

 

Continue lendo

DESTAQUE

Jean Paul Prates é ovacionado pelos petroleiros

Publicado

em

 

Hoje, ex-presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates foi recebido com uma salva de palmas pelos petroleiros da Petrobrás no Rio de Janeiro, sede da empresa. Os colaboradores não concordaram com a decisão do presidente Lula de substituir Jean, pois o relacionamento com a base era considerado de excelência. Tudo devido a simplicidade de Jean e a forma como a companhia estava sendo gerida. Jean Paul oportunizava o espaço para diálogo em busca de soluções, sempre primando pela legalidade, transparência e eficiência, focando no zelo a coisa pública. Sua gestão foi um sucesso, sendo traduzida em palmas.

Jean Paul foi recepcionado pelos petroleiros com muitas palmas, todos queriam demonstrar seu apreço, com olhares afetuosos, aperto de mãos firmes, dando a entender que o futuro está apenas começando. O ex-presidente Jean Paul Prates agradeceu a grande festa na despedida.


Nosso blog agradece ao querido Jean Paul toda dedicação e zelo na condução da Petrobras, valeu amigo, você fez bonito com sua simplicidade e inteligência, honrou o nosso Rio Grande do Norte.

Confira o vídeo abaixo!

Tocador de vídeo

Continue lendo

DESTAQUE

Urbana suspende serviços no Dia do Gari

Publicado

em

Crédito: Foto: Urbana

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal – Urbana, avisa à população que não haverá coleta domiciliar e demais serviços prestados pela empresa tendo em vista o Dia do Gari, nesta quinta-feira, 16.

O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.

Os profissionais da limpeza não trabalham em apenas dois dias do ano: 1º de janeiro, no Ano Novo, e 16 de maio, no Dia do Gari.

Na sexta-feira, 17, todos os serviços voltam à sua normalidade.

Continue lendo

DESTAQUE

Prefeitura de São Gonçalo investe na construção de Arenas Fut7

Publicado

em

 

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante está investindo na construção de Arenas Fut7, equipamento utilizado no futebol society, disputado em grama sintética. Uma modalidade em franco desenvolvimento no Brasil. Serão pelo menos cinco campos à disposição da população são-gonçalense, construídos pela gestão do prefeito Eraldo Paiva.

A primeira das Arenas Fut7 está sendo erguida no bairro do Golandim. Os trabalhos já foram iniciados no local. A segunda das cinco arenas será construída na Rua das Petúnias, no Bairro Jardins. A ordem de serviço será assinada na tarde desta quarta-feira (15), às 16h. Pelo menos outras três arenas estão previstas, contemplando também a zona rural da cidade.

“Nós investimos bastante no estímulo à prática esportiva. Reformamos praças, quadras e ginásios por toda a cidade. Agora estamos construindo Arenas Fut7, que é uma modalidade muito praticada hoje em dia, mas que as pessoas pagam para poder jogar em campos alugados. O pessoal se junta e desembolsa, às vezes, R$ 100 ou mais por hora que utilizar o local. Agora teremos arenas públicas, para os desportistas da nossa cidade poderem jogar sem pagar nada”, comemora o prefeito Eraldo Paiva.

A construção das Arenas Fut7 foi viabilizada graças a recursos disponibilizados por emenda do então senador Jean Paul Prates, hoje

Continue lendo

DESTAQUE

URGENTE: Wendel Lagartixa é denunciado, vira réu e será transferido para presídio de Salvador

Publicado

em

 

Denúncia foi oferecida pelo Ministério Público da Bahia na tarde desta quarta-feira e foi aceita pela Justiça da Bahia. Policial Militar reformado deve ser transferido de Vitória da Conquista para uma unidade militar em Salvador

O policial militar reformado Wendel Fagner Cortez de Almeida, conhecido como Wendel Lagartixa, foi denunciado e se tornou réu em ação penal na 3ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, onde está preso desde sexta-feira (10). As informações estão no site do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA)

A denúncia foi apresentada na tarde desta quarta-feira (15) pelo Ministério Público da Bahia. Por e-mail, MP-BA confirmou a denúncia e seu recebimento. E também que Wendel Lagartixa deve ser transferido para Salvador, capital da Bahia.

“Diante da presença dos requisitos legais de admissibilidade, bem como da prova da materialidade e dos fortes indícios de autoria (….) recebo a Denúncia ofertada e determino que o réu seja citado para apresentar resposta à acusação no prazo de 10 (dez) dias”, disse o juiz Leonardo Coelho Bomfim, na sentença.

Na terça-feira (14), em ofício à desembargadora Inez Maria B. S. Miranda (que negou o habeas corpus a Wendel Lagartixa), o juiz informou que já havia orientado a transferência do policial para Salvador, capital da Bahia.

Ele deverá ficar custodiado na Unidade Militar Coordenação de Custódia Provisória da Corregedoria Geral da Polícia Militar em Salvador. Wendel Lagartixa na última sexta-feira (10) quando passava pela Bahia a caminho do Rio Grande do Sul.

“O paciente foi preso em flagrante delito no dia 10 de maio de 2024, supostamente como incurso nos seguintes delitos: “Posse ou porte de arma de fogo, acessório ou munição de uso restrito Art. 16 da Lei 10.826/2003 – Estatuto do Desarmamento (hediondo) – Fraude Processual – Produzir efeito em processo penal Art. 347, parágrafo único do CPB”, é informado no processo.

O artigo 347 do Código Penal Brasileiro (CPB) descreve o crime de fraude processual, que consiste em alterar intencionalmente dados de um processo com o objetivo de induzir o juiz ou perito a erro.

A pena prevista é de 3 meses a 2 anos de detenção e multa. Se a inovação se destina a produzir efeito em processo penal, ainda que não iniciado, as penas aplicam-se em dobro

Já o artigo 16 da Lei 10.826/2003 do Estatuto do Desarmamento dispõe sobre o registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, sobre o Sistema Nacional de Armas (Sinarm) e define crimes.

A posse ou o porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, é considerado crime hediondo desde a sanção da Lei 13.497/2017. A pena para este crime é de reclusão de 3 a 6 anos e multa

Em suas redes sociais, publicações permanecem alimentando a teoria que sua prisão seria política. No dia que foi preso, ele mesmo admitiu — em vídeo publicado no seu perfil oficial — que a arma apreendida era ilegal.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Institutos de pesquisa do RN pedem providências contra ações judiciais de má-fé

Publicado

em

Nove institutos de pesquisa eleitoral no Rio Grande do Norte pediram ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Ministério Público Eleitoral providências contra as ações judiciais que tentam “amedrontar os pesquisadores e atuar por espécie de tentativa e erro até conseguir emplacar alguma contenda”.

Eles protestam contra “diversas representações judiciais, gerando, a cada levantamento, um verdadeiro terceiro tempo por parte de agentes insatisfeitos com a mera quantificação elaborada a partir da correta fotografia da opinião pública”.

Confira a carta aberta na íntegra.

Os Institutos de Pesquisa estão sofrendo com a litigância de má-fé na seara jurídica. As nossas pesquisas eleitorais, devidamente registradas em pleno respeito ao que preconiza a legislação
vigente e a boa técnica científica, estão sendo objeto de diversas representações judiciais, gerando, a cada levantamento, um verdadeiro terceiro tempo por parte de agentes insatisfeitos
com a mera quantificação elaborada a partir da correta fotografia da opinião pública.

Como não encontra freio nos tribunais ainda no período de pré-campanha, aquele que procura estabelecer o silêncio inconcebível a uma sociedade aberta liberal democrática, abre inúmeras queixas na
justiça alicerçado na insofismável estratégia de exaurir os recursos das empresas com a contratação de advogados, tentar amedrontar os pesquisadores e atuar por espécie de tentativa e erro até conseguir emplacar alguma contenda.

Diante do cenário configurado, clamamos para que o Tribunal Regional Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral fiquem atentos ao que preconiza a nova resolução 23.727/2024 recém-instituída
pelo Tribunal Superior Eleitoral, na alteração do artigo 16 da resolução 23.600/2019, quando diz que é ônus do impugnante de uma pesquisa eleitoral apontar com objetividade e precisão o
requisito faltante, a deficiência técnica ou indício de manipulação, sob pena de não conhecimento.

E que a representação seja alicerçada na produção de prova técnica sob pena de não conhecimento. Também que, de acordo com a mesma resolução, a ausência de fundamentação acarrete análise sobre as hipóteses de conduta temerária ou de má-fé, gerando a remessa de informações ao Ministério Público Eleitoral, para apuração de eventual prática de crimes ou ilícitos
eleitorais.

Os Institutos de Pesquisa também sugerem que o Tribunal Regional Eleitoral e/ou Ministério Público Eleitoral disponibilizem para os seus profissionais um setor técnico durante o ano de
eleição. Nos estados em que os TREs criaram assessoria estatística para municiar juízes e promotores sobre tema tão especializado, que não é de domínio de quem não é da área, as disputas judiciais e impugnações de pesquisa despencaram, proporcionando a diminuição de burocracia e custos para todos os envolvidos.

As empresas do segmento estão cientes do seu papel e não temem qualquer solicitação a respeito da auditoria das pesquisas eleitorais. Trata-se de direito legítimo consagrado na lei eleitoral 9.504/97 e reafirmado em resoluções do TSE. A transparência só fortalece o nosso segmento no estado que, dada a qualidade do trabalho desempenhado, já exporta os seus serviços para outras unidades da federação.

O que está em risco é o próprio direito à informação
protegido pela nossa magna carta.

Por fim, vale enfatizar que nenhum agente, em âmbito público e privado, é mais cobrado no processo eleitoral do que os Institutos de Pesquisa. O simples esquecimento de uma única informação no ato do registro pode acarretar pesadas multas que ultrapassam 50 mil reais. E, ao término do pleito, a credibilidade técnica dessas organizações é testada ao extremo.

Temos domínio de nossas obrigações e o que representamos. O que pedimos apenas é ambiente regrado pela sustentabilidade jurídica e boa fé.

AgoraSei Pesquisa
Bramane Serviços de Comunicação
Cenpop Consultoria e Pesquisa
Data Census
Datavero Pesquisa e Consultoria
Exatus Consultoria e Pesquisa
Item Pesquisas Técnicas
Sensatus Pesquisa e Consultoria
Seta Instituto de Pesquisa

Continue lendo

DESTAQUE

Jean Paul diz que está “triste” com saída da Petrobras e não dá certeza se continua no PT: “Vou avaliar”

Publicado

em

FOTO: TOMAZ SILVA

Jean Paul Prates, demitido da presidência da Petrobras, disse que está “triste” com sua saída. A declaração foi dada pelo executivo ao deixar a companhia nesta quarta-feira (15).

O executivo foi demitido após atritos com o governo e será substituído por Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Prates disse que não sabe se continuará no PT, partido pelo qual foi senador da República entre o fim de 2018 e o início do ano passado.

“Ainda vou avaliar”, afirmou.

Balanço da gestão

Na saída da sede da estatal, Prates, que foi aplaudido por funcionários, fez um rápido balanço de sua gestão na estatal. Disse que a principal missão foi estabelecer uma política de preços para os combustíveis a pedido do próprio presidente Lula, de “abrasileirar os preços”.

“Principalmente deixamos uma política de preços que o presidente pediu, quando disse que ia abrasileirar os preços. O mercado entendeu, e a gente conseguiu explicar isso. Mostramos que a gente conseguiu fazer esses preços sem perder dinheiro. E isso favorece a economia, o governo, o cidadão e a cidadão, além de todas as áreas, como GLP, gasolina, diesel e no frete. Deixamos um legado importante. Todos acreditavam que, quando a gente chegou, isso ia ser impossível ou ia destruir o valor da ação. E não foi assim. Essa foi a missão mais difícil. Mudamos a política de dividendos e conseguimos entregar com a ação (da empresa) subindo”, disse Prates, ao deixar a empresa.

Prates listou ainda algumas das principais iniciativas operacionais e gestão durante seu mandato.

“Fizemos uma reunião em Houston com os estaleiros nacionais e internacionais. Deixamos uma empresa muito bem encaminhada. As pessoas estão felizes e gostando de trabalhar aqui. Fizemos concursos, aumentamos a força de trabalho. Eliminamos a atmosfera ruim que estava aaqui, de estar vendendo (ativos), de não se saber o futuro da empresa. Anunciamos o futuro da empresa”, afirmou ele.

Transição energética

O ex-presidente da Petrobras destacou a volta dos investimento em transição energética. Disse que “não tem inimigo”.

“Deixamos a transição energética encaminhada com bons projetos em portfólio que estão sendo analisados agora, com energia offshore, hidrogrênio, captura de carbono, coprocessamento (com óleo vegetal) nas refinarias, atuação no biocombustível que não é incongruente com nada que o setor já faz no Brasil. Não tem inimigo. A Petrobras não vê ninguém como concorrente ruim. A Petrobras é colaborativa. E vai ser a maior compradora de óleo vegetal do país de novo e pode ser a maior compradora de etanol novamente. Vai ajudar na eólica, na solar. Acho que deixamos isso”, enfatizou.

O Globo

Continue lendo

DESTAQUE

Ação que pede cassação do senador Rogério Marinho está na pauta desta quinta-feira do TRE/RN

Publicado

em

Está na pauta da sessão desta quinta-feira (16), no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral – AIJE – que trata do pedido de cassação do mandato do senador Rogério Marinho (PL).

A Ação investiga, por abuso de poder econômico, abuso de poder político e de autoridade, o senador Rogério, o primeiro suplente Flávio Azevedo e o segundo suplente, Igor Targino.

O relator do processo é o desembargador Expedito Ferreira de Souza.

O advogado de Rogério, Felipe Cortez, vai fazer sustentação oral.

A ação foi impetrada pelo ex-candidato a senador, no mesmo pleito em que Rogério disputou, Carlos Eduardo Alves.

A ação contra Rogério segue os moldes da ação que corre no Paraná contra o senador Sérgio Moro.

Moro já foi julgado no TRE do Paraná e foi absolvido.

Não é o mesmo sentimento dos bastidores da política e do judiciário, quando a ação vencida por Moro no seu estado, ‘subir’ para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O julgamento de Rogério começa pelo TRE.

Na aposta do Blog, sem surpesas, cono ocorreu com o processo de Moro no Paraná.

Já na instância superior…convém aguardar o julgamento de Sergio Moro.

FONTE: thaisagalvao.com.br

Continue lendo

DESTAQUE

NELTER QUEIROZ COBRA INCLUSÃO DA RN-023 NO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS DO RN

Publicado

em

 

O deputado estadual Nelter Queiroz (PSDB) encaminhou requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagens do Rio Grande do Norte (DER-RN) cobrando a inclusão da RN-023 no programa de recuperação de estradas promovido pelo Governo do Estado. A estrada em questão é a principal rodovia da região Mato Grande e interliga os municípios de Touros e João Câmara.

“Pleito de grande importância trazido ao nosso mandato pelo vereador de Touros, Tiago de Zezinho. A demanda em questão é de sua importância, uma vez que, através da RN-023, é escoada toda produção agrícola e comercial da região Mato Grande”, destacou o parlamentar.

Ainda de acordo com Nelter, as péssimas condições de manutenção desta rodovia, principalmente nas imediações do Quilombo dos palmares (Zabele) e de João Câmara, está dificultando não só o escoamento das riquezas produzidas naquela região, mas também o deslocamento de pessoas, inclusive, expondo estes motoristas a acidentes.

Continue lendo

Populares