A Festa do Bode 2022 superou todas as expectativas da organização. Somente no setor econômico, neste ano foi movimentado algo em torno de 5 milhões de reais durante os quatro dias de evento. A festa foi realizada pela Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), e ocorreu de 11 a 14 de agosto no Parque de Exposições Armando Buá.
De acordo com os organizadores, o volume financeiro gerado na 22ª Festa do Bode foi contabilizado entre os serviços diretos e indiretos. Os números incluem vendas de animais, comércio dentro do espaço da festa, ocupação de hotéis, turismo, etc.
O secretário de Agricultura Faviano Moreira destacou que neste ano a participação popular foi estimada em mais de 50 mil pessoas. Esse é o número estimado de público que visitou o Parque Armando Buá e participou dos eventos como: festival gastronômico, espaço vila do bode com forró pé de serra, vila do forró, feira da agricultura familiar, feira de artesanato, estandes de empresas e área de exposição de animais.
Em relação a acomodação de animais foram oferecidos 116 currais tradicionais e 80 currais móveis no segmento da ovinocaprinocultura, totalizando 196 currais. Estiveram presentes ao Parque 983 animais, sendo 467 ovinos, 420 caprinos, 95 bovinos e 1 equino. A competição voltada para julgamento atingiu 476 animais julgados, entre caprinos e ovinos. Nos diversos julgamentos, torneios leiteiros e peso pesado foram premiados mais de 200 animais.
A Seadru, através de caravanas e do programa “Mossoró Rural”, garantiu a participação de 425 agricultores e agricultoras no dia de campo que aconteceu no dia 8 no Assentamento São Romão. Na semana da Festa do Bode foram ministrados cursos de palma forrageira no Independência, manejo alimentar de caprinos e ovinos no rancho da caça e inclusão digital em parceria com o Senar. Aconteceu ainda o seminário “Mossoró Rural” que foi voltado ao Serviço de Inspeção Municipal (SIM), seminário de ovinocaprinocultura e oficinas técnicas em parceria com a Ufersa.
Participaram da festa expositores do Rio Grande do Norte com o maior número de participantes e representantes de 22 cidades: Mossoró, Angicos, Alto do Rodrigues, Baraúna, Bom Jesus, Caicó, Campo Grande, Carnaubais, Ceará-Mirim, Cruzeta, Felipe Guerra, Governador Dix-sept Rosado, Macaíba, Messias Targino, Nova Cruz, Parelhas, Patu, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, Tangará e Upanema. O evento contou também com participantes dos estados da Paraíba – São Bento, Catolé do Rocha e São Sebastião do Umbuzeiro; Pernambuco – Venturosa; e, Ceará – Tianguá, Morada Nova e Jaguaribara.
O setor de comercialização da feira teve 14 restaurantes no Parque Armando Buá e 144 comerciantes no entorno do parque com diversidade de alimentos, bebidas, brinquedos e produtos. Além das instituições, com presença através de estandes, que contabilizou 58 participantes nos mais variados segmentos de produtos e serviços.