Connect with us

DESTAQUE

Uso excessivo de smartphones nas escolas é tema de debate no Legislativo Potiguar

Publicado

em

O uso disfuncional do celular em sala de aula foi o assunto central da audiência pública realizada, na tarde desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do RN. Proposto pela Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, que é presidida pelo deputado Hermano Morais (PV), o debate objetivou discutir o assunto com psicólogos, diretores de escolas, professores, estudantes, familiares e toda a sociedade, dando ênfase ao Projeto de Lei apresentado pelo parlamentar, que trata da proibição do uso de smartphones em salas de aula para fins não pedagógicos, no Rio Grande do Norte.

“Educadores acreditam que a prática do uso de celulares nas salas de aula diminui a capacidade de raciocínio, limita o desenvolvimento da construção de pensamento lógico e reduz a faculdade de observações críticas e os níveis de concentração. E a situação pode até piorar se a utilização da tecnologia não for para objetivos educacionais. Diante desse cenário, viemos aqui hoje empenhados a encontrar soluções para o problema”, explicou Hermano.

De acordo com o deputado, o relatório global da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), divulgado em 26 de julho deste ano, chegou a conclusões alarmantes acerca dos efeitos do uso excessivo do celular no desempenho educacional e na estabilidade emocional de crianças e adolescentes.

“Por isso, é de extrema urgência a adoção de medidas efetivas que venham a enfrentar essa problemática. É claro que não se nega o potencial das tecnologias informacionais no mundo moderno, sobretudo no contexto da pandemia da Covid-19. No entanto, é preciso debater até que ponto a tecnologia transformou a Educação. Mudanças decorrentes do uso da tecnologia digital são incrementais, desiguais e maiores em alguns contextos do que em outros. Ademais, as evidências de seu impacto são inconsistentes”, destacou.

Segundo Hermano Morais, deve-se levar em conta a relevância dos dados de avaliações internacionais em larga escala, empreendidos pelo referido estudo da Unesco, que sugerem uma correlação negativa entre o uso excessivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o desempenho acadêmico.

“Descobriu-se, por exemplo, que ‘a simples proximidade de um aparelho celular era capaz de distrair os estudantes e provocar um impacto negativo na aprendizagem, em 14 países’. A Unesco aponta ainda que, além das interrupções imediatas no ensino e na aprendizagem, o uso de smartphones está associado a impactos negativos no bem-estar físico e mental e a uma maior suscetibilidade a riscos e danos on-line. E tudo isso afeta o desempenho acadêmico a longo prazo”, detalhou.

O parlamentar frisou também que, de acordo com o relatório da instituição internacional, “os riscos do excesso de tecnologia incluem a distração e a falta de interação humana, além da invasão de privacidade e a disseminação do ódio (através do cyberbullying)”.

“Por tudo isso é que se orienta extrema cautela na utilização desses aparelhos, além de uma melhor estruturação das escolas para aplicarem os meios tecnológicos que potencializam o ensino, estimulando a aprendizagem e a criatividade”, acrescentou.

O deputado disse ainda que o documento da Unesco enfatizou a importância do ensino presencial, pregando pela imprescindibilidade de sua manutenção mesmo diante da revolução digital em curso.

“O relatório indica que a tecnologia deve ser utilizada a serviço da Educação, numa visão centrada no ser humano, focada no processo da aprendizagem e não meramente em contribuições digitais, as quais não se traduzem em resultados eficazes. Muito pelo contrário. Já há um tempo, por exemplo, os testes de QI apontam que as novas gerações – dos chamados ‘nativos digitais’ – são menos inteligentes que as anteriores. Essa é uma tendência que foi documentada na Noruega, Dinamarca, Finlândia, Holanda, França etc”, ressaltou.

Finalizando seu discurso, o deputado salientou que “antes mesmo da divulgação do relatório diversos países já estavam limitando ou banindo o uso de smartphones nas instituições de ensino”.

“A França foi um dos primeiros, vedando os celulares em 2018, seguida pela Tasmânia, em 2019. Em julho deste ano, a Holanda anunciou uma proibição total que entrará em vigor em 2024, e a Finlândia aprovou uma lei no mesmo sentido. Nos Estados Unidos, em fevereiro, a Associação Nacional de Educação (NEA) citou um relatório de 2020 do Centro Nacional de Estatísticas da Educação que indicava que 76% das escolas do país já tinham proibições de celulares em vigor. Dessa forma, observamos que muitas escolas concordam com as recomendações da ONU, e o quadro no Brasil não é diferente. Muitas vezes falta um respaldo legal-governamental para legitimar as medidas restritivas internas dos colégios, a exemplo do nosso Estado. E é por isso que elaboramos o referido Projeto de Lei e estamos fazendo esta audiência pública na tarde de hoje”, concluiu.

Dando início aos discursos da Mesa dos Trabalhos, a psicóloga Débora Sampaio, mestre em Psicologia de adolescência e especialista em dependência tecnológica, falou que, da sua época de escola, ela lembra muito dos seus amigos, dos seus treinos e jogos de basquete, das brincadeiras na hora do recreio, das viagens de campo, ou seja, das experiências partilhadas e vivenciadas dentro do ambiente escolar.

“Eu me lembro das brincadeiras em sala de aula, dos professores, enfim, eu só tenho boas memórias. E hoje a gente tem tido uma escola diferente. Uma escola silenciosa na hora do intervalo. Não existe mais aquela gritaria. As filas não têm mais aquelas conversas, porque são crianças e adolescentes de uma geração ‘cabeça baixa’, que está o tempo inteiro olhando para o seu celular. E por quê? Porque isso causa dependência. Os dispositivos e as redes sociais foram criados para nos tornar dependentes, e estão conseguindo. Se nós, adultos, que já temos um cérebro maduro e plena capacidade de se autorregular, nos perdemos nisso tudo, imaginem as nossas crianças e adolescentes…”, frisou.

Segundo a psicóloga, a escola não deve ser um ambiente apenas de aprendizado cognitivo, mas também de sustentação afetiva e desenvolvimento de habilidades interpessoais, relacionais e socioemocionais.

“Nós temos visto diariamente o desgaste dos professores em sala de aula, que se cansam de pedir para os alunos guardarem seus celulares. E o fato é que, hoje, nós já estamos correndo atrás do prejuízo. O relatório da Unesco nos mostra que estamos vivendo uma ‘epidemia de distração’. A Neurociência já sinaliza comprometimentos nesta geração de crianças e adolescentes, apontando que seus cérebros já se desenvolvem de forma diferente. Também já há sinais de comprometimento de empatia, porque os algoritmos só nos oferecem o conteúdo que nos interessa. Então, eu não lido mais com pensamentos contrários aos meus, e isso leva à intolerância e à dificuldade de lidar com o diferente”, explicou.

De acordo com a especialista em Psicologia na Adolescência, o Brasil está muito atrasado nesse contexto, e o cenário ideal seria uma educação para a cidadania digital.

“As nossas crianças e adolescentes precisam entender que existem regras no mundo digital. E nós precisamos ensiná-los, mas nós adultos também estamos perdidos quanto a isso, porque é tudo muito novo. Então, o ideal é a mediação, a supervisão, a conscientização e a educação. Só que nós estamos diante de um cenário em que já temos que correr atrás do prejuízo. E, para isso, precisamos regulamentar algumas situações. A escola precisa ser o espaço da pausa e da desintoxicação, pois os nossos jovens já passam o dia inteiro diante das telas. Os próprios pais e toda a sociedade pedem por uma legislação, para que possamos colocar os limites e diminuir os prejuízos causados às nossas crianças e adolescentes”, destacou.

Em seguida, a psicóloga discorreu sobre as consequências mentais e físicas do uso excessivo do celular entre as crianças e adolescentes.

“Hoje nós temos inúmeros diagnósticos de déficit de atenção, que muitas vezes são decorrentes do uso desmedido do aparelho celular. Além disso, estudos mostram que, na última década, as taxas de depressão, ansiedade, problemas de imagem corporal, comportamentos suicidas e lesões auto-infligidas dispararam, principalmente na faixa de 10 a 14 anos. E o aumento dessas estatísticas se deu a partir de 2011, justamente quando os smartphones ganharam popularidade”, alertou.

Débora Sampaio citou ainda os problemas associados ao uso dos dispositivos celulares, elencados pela Associação Brasileira de Pediatria.
“Irritabilidade, ansiedade, depressão, transtornos de alimentação e autoimagem, sobrepeso e obesidade, anorexia, sedentarismo, bullying e cyberbullying, riscos de exposição à sexualidade, aumento de violência, abusos e fatalidades, TDAH, problemas visuais, transtornos de sono, transtornos posturais e musculoesqueléticos, problemas auditivos, questões ligadas a drogas. Enfim, estamos diante de um cenário que, infelizmente, é muito assustador, e nós precisamos assumir as rédeas de alguma maneira, para tentar construir um desenvolvimento mais saudável para nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

Por fim, a psicoterapeuta listou possíveis soluções para enfrentar a problemática.

“É preciso realizar uma formação continuada com os educadores, que ainda têm muito o que aprender sobre essa nova realidade; executar protocolos de intervenção; fazer campanhas de sensibilização com professores, alunos e familiares; planejar estratégias e atividades que façam os alunos refletirem sobre essa dependência das telas; estabelecer dias de detox etc. E nós precisamos, principalmente, fortalecer os vínculos. Precisamos, acima de tudo, trabalhar as relações humanas. É preciso trabalhar a socialização, a formação em grupo, olhar mais para o coletivo. Portanto, a gente tem, sim, uma geração com QI inferior; temos uma epidemia de distração; e temos uma geração com a saúde mental completamente adoecida. Por isso, nós precisamos fazer algo hoje, e a escola é o espaço que pode promover mudança, sustentação afetiva e dar apoio às famílias e a toda a sociedade”, finalizou.

Segundo o representante da Secretaria de Educação do Estado, João Maria Mendonça, este é um tema que a secretária Socorro Batista tem cobrado bastante da sua equipe, nos momentos formativos, nas jornadas pedagógicas e demais atividades da pasta.

“A nossa secretaria tem um setor específico para promover a paz e os direitos humanos, e em setembro nós realizamos um seminário estadual com a temática ‘Cidadania digital: um caminho para a cultura da paz’. Também temos uma parceria com o ITEP, no projeto ‘Perícia nas escolas’, que é um trabalho de conscientização. Além disso, recentemente nós capacitamos alguns profissionais através do curso de ‘Mediação de conflitos em tempos extremos’; também estamos trabalhando na construção dos protocolos junto às 16 diretorias regionais da Educação e nas unidades escolares; finalmente, eu lembro que nós criamos o Comitê Estadual por uma Cultura de Paz”, elencou.

Finalizando sua fala, João Maria Mendonça frisou o esforço da secretaria estadual para trabalhar em sintonia com as diretorias regionais.

“E esta audiência é fundamental, já que estamos aqui com diversos atores governamentais, representações da sociedade civil, pesquisadores e especialistas na temática, para encontrarmos e construirmos de forma democrática as legislações e diretrizes para o enfrentamento coletivo desses fenômenos que repercutem nas nossas escolas”, reforçou.

Membro da Secretaria Municipal de Educação de Natal, a professora Dianne Sena ressaltou que a escola tem um papel formativo, envolvendo um conjunto complexo de indivíduos, como professores, coordenadores, diretores, secretários e técnicos, os quais precisam de constante atualização e capacitação.

“Além disso, o ambiente escolar é regido por algumas regras que precisam ser seguidas. E, como fora da escola essas crianças e adolescentes fazem uso desses equipamentos móveis, que possibilitam o acesso à informação de maneira imediata e sem regramento, dentro dos colégios isso passa a ser um conflito”, destacou.

De acordo com a docente, recentemente a rede municipal de ensino adquiriu tablets para uso dos alunos, mas foi implementado um sistema de gerenciamento, limitando o acesso deles a determinados conteúdos e websites.

“Eu também quero chamar a atenção para a falta de espaços para interação entre os nossos estudantes. Cadê o lazer? Nós precisamos de políticas públicas que valorizem esses espaços. Hoje está tudo muito mais vertical do que horizontal. Portanto, eu acho que a solução passa basicamente por capacitação e melhoria dos espaços dentro das escolas, com atividades físicas, artes visuais, música, teatro, dança. Eu acredito plenamente que, melhorando esses pontos, nós ofereceremos algo que faça os nossos alunos saírem dessas telas que tanto os adoecem”, enfatizou.

Na sequência, Luana Reis Neta, membro do Conselho Regional de Psicologia, salientou que discutir sobre o referido assunto é relevante e necessário, diante dos dados da Unesco e de tudo que já foi falado na audiência.

“É preciso pensar em formas melhores de se viver nesse mundo tecnológico em que estamos. É preciso pensar num ambiente escolar que propicie as trocas de experiências e o estreitamento das relações. Porque não adianta a gente pontuar a necessidade de sair das telas se cada vez temos menos espaços que auxiliem essa saída do mundo on-line. Todos os dias nós temos uma rede social nova, uma trend nova, um aplicativo novo… não dá para remar contra a maré. O que precisamos fazer é achar uma forma de conviver com esses dois mundos, achar um equilíbrio”, opinou.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação de Parnamirim, Gildásio Figueredo, esse debate também já foi iniciado com os 26 mil alunos das 67 escolas do município.

“O projeto do deputado Hermano deve servir para balizar todos os municípios do Estado. E, para isso, a contribuição dos especialistas tem importância fundamental, pois o controle da utilização do celular deve acontecer de forma consistente e embasada em dados científicos”, disse.

Por fim, a coordenador-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE/RN), Fátima Cardoso, utilizou sua fala para refletir sobre a sociedade de consumo em que vivemos.

“Essa sociedade nos empurra a possuir, a todo momento, o objeto, a ferramenta ou o que está no mercado, e isso tem levado a um conflito de gerações. O maior estudioso do Brasil no assunto fala que esse processo de consumo está levando a uma total desumanização do nosso povo, que tem produzido esse distanciamento pela nova lógica individual. Daí a falta que sentimos, no intervalo das escolas, daquelas brincadeiras, algazarras e até das brigas que levam os estudantes para a coordenação. A gente sente essa falta, e parece que vamos sentir cada vez mais, se nada for feito”, salientou, preocupada.

Para Fátima Cardoso, a questão do uso dos celulares nas instituições de ensino deve ser debatida com a família e a sociedade como um todo.

“A partir do momento em que temos essa vulnerabilidade exposta, a gente precisa debater o tema. Daí a importância desta audiência, para que a sociedade possa refletir sobre o seu comportamento de consumo e as suas consequências na vida e no aprendizado das nossas crianças e adolescentes”, concluiu.

Também estiveram presentes ao debate representantes de escolas estaduais e municipais, de instituições de ensino privadas, da Universidade Federal do RN, do Conselho Regional de Psiquiatria e do Ministério Público, além de estudantes e seus familiares.

ÁLBUM DE FOTOS

DESTAQUE

Comissão de Turismo designa relatoria de 21 projetos e aprova cinco pareceres

Publicado

em

 

A Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Natal realizou, nesta segunda-feira (17), a primeira reunião desta legislatura para a designação de relatorias e apreciação de projetos. Ao todo, foram distribuídos 21 Projetos de Lei (PLs) para relatoria dos vereadores e aprovados os pareceres de cinco propostas.

Estiveram presentes os vereadores Pedro Henrique (PP), Fúlvio Saulo (SDD), Daniel Santiago (PP), Aldo Clemente (PSDB) e Preto Aquino (Podemos).

O presidente da comissão, vereador Fúlvio Saulo (SDD), destacou a importância dos trabalhos desenvolvidos e reforçou o compromisso com o fortalecimento do turismo em Natal.

“Estou muito satisfeito, porque acredito que esta comissão produzirá bastante. Já designamos 21 projetos para relatoria e aprovamos cinco pareceres, o que demonstra o volume de trabalho que teremos pela frente. Convido a população a participar da Caminhada Histórica, no dia 29 de março, mediante doação de 2 kg de alimento nos supermercados Nordestão de Lagoa Nova e Ponta Negra. Além disso, no dia 29 de abril, realizaremos nossa primeira audiência pública para debater o Centro Histórico de Natal e sua valorização”, afirmou.

Entre os projetos que receberam parecer favorável na reunião, destacam-se o PL 5/2023 de autoria da vereadora Nina Souza (União), que institui a obrigatoriedade de cardápios físicos em bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis e similares no município de Natal.
O vereador Pedro Henrique (PP) ressaltou a relevância da proposta. “É um projeto simples, mas fundamental para idosos e pessoas que não possuem smartphones adequados para acessar cardápios digitais. A Câmara está de parabéns por aprovar iniciativas que facilitam a vida dos natalenses”, comentou.

Também foi aprovado o PL 114/2022, de autoria do vereador Chagas Catarino (União Brasil), que dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição de informações sobre o turismo natalense nas telas de cinemas da cidade.

O vereador Daniel Santiago (PP) destacou o impacto da medida. “Esse projeto permitirá que o cinema divulgue as belezas e atrações da nossa cidade, incentivando tanto turistas quanto moradores a explorarem Natal. O turismo é um motor econômico essencial, e essa iniciativa ajudará a fortalecer ainda mais o setor”, afirmou.

Texto: Phablo Galvão
Fotos: Francisco de Assis

Continue lendo

DESTAQUE

Cinco mil crianças da rede municipal de Caicó passam a receber café da manhã nas escolas

Publicado

em

 

Cerca de 5 mil crianças matriculadas nas 32 escolas da rede municipal de Caicó passaram a ser beneficiadas a partir desta segunda-feira (17), com o programa Café com Aprendizagem. A iniciativa garante um café da manhã nutritivo antes do início das aulas, além do lanche escolar servido ao longo do turno. O objetivo é assegurar que os estudantes tenham uma alimentação adequada, favorecendo o aprendizado, a concentração e o bem-estar.

Em 2024, o programa funcionava como um projeto piloto na Escola Municipal Walfredo Gurgel, onde os resultados positivos foram evidentes. Com base na experiência bem-sucedida, a Prefeitura decidiu expandir a ação para todas as unidades de ensino da rede.

O Café com Aprendizagem vai além da alimentação – ele representa uma oportunidade de transformar vidas. Para muitas crianças, essa é a primeira refeição do dia, essencial para garantir energia e disposição para aprender.

O secretário municipal de Educação, Sérgio André, destacou a relevância da iniciativa:

“Esse programa significa muito para nossas crianças. A escola não é apenas um espaço de aprendizado, mas também um ambiente de acolhimento e cuidado. Queremos garantir que todos os nossos meninos e meninas tenham condições dignas para estudar e se desenvolver, e uma alimentação saudável é essencial para isso”, disse.

Com essa ampliação, a Prefeitura de Caicó reafirma seu compromisso com a educação e a segurança alimentar, garantindo que todas as crianças tenham acesso a uma alimentação digna dentro da escola.

Continue lendo

DESTAQUE

Equipes da Prefeitura de Natal seguem mobilizadas para atendimento à população

Publicado

em

Foram reforçadas estratégias de monitoramento e suporte às áreas mais vulneráveis da cidade

As equipes de todas as secretarias municipais de Natal seguem mobilizadas e atuando de forma integrada para o atendimento e suporte à população diante das fortes chuvas que atingiram a capital potiguar nos últimos dias.

O prefeito Paulinho Freire tem acompanhado as ações integradas das pastas. “Nossa população, principalmente na Zona Norte da cidade, tem enfrentado um momento muito difícil. Estamos todos trabalhando durante o fim de semana, em todos os horários, para que o atendimento possa chegar a quem precisa”, reforçou.

De acordo com pluviômetros do Cemaden, as precipitações das últimas 96 horas superaram a média histórica para todo mês de março. No bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal foram mais de 240mm de chuva. Em Neópolis, na Zona Sul, os índices já atingiram 225mm.

A Secretaria de Infraestrutura tem atuado com isolamento de áreas e contenção com sacos de areia para garantir a segurança da população. “Estamos em alerta para iniciar os reparos e serviços assim a chuva permitir”, explicou Shirley Cavalcanti, titular da pasta.

Neste domingo (16), equipes da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), com Defesa Civil, se reuniram para articular as próximas ações voltadas à proteção das famílias vulneráveis.

Entre as medidas discutidas, foi definida como prioridade, garantir assistência social e benefícios eventuais para as famílias afetadas. Além disso, foram reforçadas estratégias de monitoramento e suporte às áreas mais vulneráveis da cidade.

A secretária Samara Trigueiro enfatizou a importância do acionamento da Defesa Civil via CIOSP no número 190: “Todas as nossas equipes estão de plantão e através do contato via CIOSP, conseguimos dar agilidade aos atendimentos e registrar as ocorrências”.

Nina Souza, secretária da Semtas também destacou que as ações vêm ocorrendo de forma conjunta. “As ações entre as secretarias estão integradas e estamos de prontidão para amparar a população. A Assistência Social é acionada pela Defesa Civil, por isso é fundamental esse contato via CIOSP”, concluiu.

Continue lendo

DESTAQUE

CADU XAVIER INTENSIFICA VISITAS E DIÁLOGOS PARA SE FORTALECER VISANDO 2026 .

Publicado

em

Carlos Eduardo Xavier, conhecido como Cadu Xavier, atual secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte pelo Partido dos Trabalhadores (PT), tem ganhado destaque como possível candidato ao governo do estado nas eleições de 2026. Recentemente, seu nome tem sido fortalecido dentro do PT, com apoio significativo de lideranças partidárias.

 

A articulação para sua candidatura ganhou força após a decisão do vice-governador Walter Alves (MDB) de não buscar a reeleição. Com a iminente renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado, a sucessão estadual se tornou uma prioridade. Nesse contexto, Cadu Xavier emergiu como o nome preferido para dar continuidade às políticas do governo atual.

 

Cadu tem se mostrado disposto a assumir o desafio, afirmando estar pronto para defender o legado do governo Fátima Bezerra. Sua postura técnica e alinhamento com as políticas fiscais do estado reforçam sua imagem como um candidato comprometido com o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte.

 

Além do respaldo interno no PT, Cadu também tem buscado ampliar sua base de apoio. Recentemente, participou de eventos na Câmara Municipal de Natal, onde discutiu o futuro do estado com vereadores locais. Essas ações visam fortalecer sua presença política e ampliar sua rede de aliados.

 

A trajetória de Cadu Xavier, marcada por sua atuação técnica e compromisso com a gestão fiscal responsável, tem contribuído para seu crescimento político. Sua candidatura ao governo do RN em 2026 representa a continuidade de um projeto político.

 

Continue lendo

DESTAQUE

Ceará Mirim: Prefeito Antônio Henrique reúne equipe para definir estratégias emergenciais e reforçar medidas de proteção à população

Publicado

em

 

Ceará-Mirim (RN), 16 de março de 2025 – Com as fortes chuvas que assolam o município nas últimas 24 horas e a previsão de mais precipitações nos próximos dias, o Prefeito Antônio Henrique reuniu, neste domingo (16), sua equipe técnica e parte do secretariado municipal para traçar estratégias e fortalecer a resposta do município a possíveis emergências climáticas. O encontro, realizado no gabinete da Prefeitura, teve como objetivo alinhar ações emergenciais e estruturais para reduzir os impactos dos temporais.

O prefeito destacou a necessidade de atuação integrada entre as secretarias de Defesa Civil, Obras, Saúde, Serviços Públicos (Semsur), Assistência Social e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), priorizando a segurança da população e a preservação de bens públicos e privados. Entre as medidas discutidas, estão o reforço na limpeza de bueiros e canais de drenagem, o monitoramento contínuo de áreas de risco e a disponibilização de equipes de resposta rápida para emergências. Além disso, campanhas de conscientização serão intensificadas para orientar os moradores sobre como agir antes, durante e após fortes chuvas.

 

 

Antônio Henrique também determinou que a Defesa Civil amplie o monitoramento das condições climáticas e esteja pronta para acionar protocolos de emergência sempre que necessário. A comunicação com a população será reforçada, garantindo que todos tenham acesso a informações atualizadas sobre riscos e medidas preventivas.

Continue lendo

DESTAQUE

Barco naufraga com quatro pessoas no mar de Cabedelo; duas vítimas morreram.

Publicado

em

 

Dois homens foram resgatados no mar em Cabedelo, na Grande João Pessoa, após um barco naufragar na tarde deste domingo (16).

Quatro pessoas estavam a bordo, segundo informações confirmadas pelo Corpo de Bombeiros ao ClickPB.

Os sobreviventes informaram aos bombeiros que costumavam se divertir na água em um barco à vela. A embarcação virou e o grupo ficou à deriva.

Um vídeo mostra o momento em que os ocupantes da balsa de Cabedelo a Costinha veem um homem boiando sobre o barco. Eles lançam uma boia para resgatar o sobrevivente.

Um bombeiro que também estava na balsa auxiliou no resgate. Junto ao sobrevivente e à embarcação estava o corpo de uma das vítimas que morreu.

Os bombeiros iniciaram buscas pelas outras duas vítimas e encontraram outro homem nadando para tentar sobreviver.

Ele também foi resgatado com vida. Momentos depois, os bombeiros encontraram o corpo da quarta vítima.

Continue lendo

DESTAQUE

Mandato do vereador Artur Maynard se destaca nos dois primeiros meses de trabalho na Câmara Municipal de Caicó

Publicado

em

 

O mandato do vereador Artur Maynard vem se destacando na Câmara Municipal de Caicó nesses dois primeiros meses de trabalho no Legislativo Municipal. Com uma performance bastante dinâmica e procurando atender os pleitos e anseios das diversas comunidades de Caicó, o vereador Artur Maynard vem desenvolvendo várias ações que vêm impactando positivamente na sociedade caicoense.

Em entrevista ao radialista Paulo Júnior, o vereador Artur Maynard (PSDB) fez um balanço dos trabalhos no Legislativo Municipal durante a semana.

“Tivemos um trabalho intenso de fiscalizações, onde constatamos várias situações na zona leste sobre pavimentações que não tinham sido iniciadas devido a canos de esgoto estourados e precisando da manutenção. Já conseguimos resolver a situação da Rua Major Ajax, que fica em frente da Escola Municipal Maria Leonor Cavalcanti”, afirmou o vereador Artur Maynard. No referido local foi solucionado o problema do esgoto a céu aberto e será iniciada a pavimentação, o que dará dignidade aos moradores daquela área da cidade.

No bairro Castelo Branco, o vereador Artur Maynard também fez uma visita ao lado da praça Jeferson Maynard, que tem uma parte do esgoto aberto, sendo de responsabilidade da Caern. Segundo Maynard, a Caern precisa unir forças para solucionar esse problema de saneamento, de águas fluviais e drenagem, para que também receba a pavimentação as ruas Manoel Benjamim, Francisco Godofredo Fernandes e Ana Edite de Medeiros.

Maynard também solicitou a substituição de lâmpadas na praça Manoel Félix, no bairro Paraíba e foi prontamente atendido. A iluminação da praça foi restaurada e Maynard lembrou que na referida praça existe o serviço de videomonitoramento com a instalação de câmeras, sendo um trabalho realizado através do mandato de Artur Maynard.

Carnaval de Caicó

O vereador Artur Maynard também fez uma avaliação positiva do carnaval de Caicó, onde através de uma emenda parlamentar do deputado Neilton Diogénes (PP), viabilizou a participação da Banda Gratifh no domingo de carnaval em Caicó.

“Quero agradecer ao deputado Neilton pela emenda de 150 mil reais, onde a gente garantiu a Banda Grafih. Grafith faz parte do nosso carnaval e o domingo foi um estrondo de foliões. E o deputado Neilton já garantiu conosco que vai manter a banda Grafith para o carnaval de 2026”, disse Artur Maynard. Ele também agradeceu a todos que trabalharam em prol do carnaval de Caicó, incluindo os garis, a CEMUTRAN, as forças de segurança e demais setores da sociedade civil organizada.

Com pouco mais de 2 meses de trabalho na Câmara Municipal de Caicó, o mandato do vereador Artur Maynard vem se destacando e já atendeu várias demandas da população. “Desde 2016, eu venho lutando por uma Caicó de todos e estamos com o nosso gabinete à disposição para atender todos vocês”, enfatizou Artur Maynard

Continue lendo

DESTAQUE

Júri Popular: Dupla que matou mulher com golpes de machado em Ipueira é julgada na quarta-feira (19) em Caicó.

Publicado

em

 

Naely foi assassinada dentro de sua casa em Ipueira

O Tribunal do Júri da Comarca de Caicó (RN) volta a se reunir na próxima quarta-feira, dia 19 de março.

Sentam no banco dos réus Antoniel Filho Pedrosa Abdias e Carlos André de Medeiros Oliveira, acusados da morte de Naely Heloísa Araújo dos Santos e da tentativa de homicídio contra Kauet Vieri da Silva de Medeiros.

O crime ocorreu em 25 de fevereiro de 2023, na cidade de Ipueira (RN).

O julgamento acontecerá no Fórum Amaro Cavalcante. Os réus estão presos preventivamente.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual, os réus teriam agido de forma premeditada e juntos.

Cometeram o crime por motivo torpe, com emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Além disso, eles são acusados de causar lesões corporais em Kauet Vieri, companheiro da mulher.

A denúncia do MPRN foi recebida em 7 de junho de 2023, e após a fase de instrução, o juiz decidiu mandar os dois a Júri Popular.

Os advogados de defesa dos acusados foram contrários à decisão do magistrado, pedindo que os réus não fossem mandados a júri, sob a alegação da falta de elementos suficientes, mas não obtiveram êxito.

Além disso, a defesa de Carlos André de Medeiros Oliveira ingressou com um habeas corpus no Tribunal de Justiça do RN, buscando a nulidade de seu depoimento na fase de inquérito policial e a revogação da prisão preventiva, mas o pedido também foi negado.

O crime

Na denúncia do Ministério Público, consta que, em 25/02/2023, por volta das 00h30min, na residência localizada na Rua João Manoel, nº 71, Centro, Ipueira/RN, ANTONIEL FILHO PEDROSA ABDIAS e CARLOS ANDRÉ DE MEDEIROS, em conluio, mataram NAELY HELOÍSA ARAÚJO DOS SANTOS e tentaram contra a vida de KAUET VIERI DA SILVA DE MEDEIROS.

KAUET VIERI DA SILVA DE MEDEIROS estava com sua companheira NAELY HELOÍSA ARAÚJO DOS SANTOS no quarto de sua residência quando, ouviram um barulho vindo da cozinha.

ANTONIEL arrombou a porta gritando: “PRO CHÃO, POLÍCIA! PRO CHÃO, POLÍCIA”.

Ele então foi até o quarto do casal e agrediu KAUET desferindo golpes em seu braço com a parte de trás do machado. Nesse momento, NAELY começa a ser agredida por ANTONIEL também com a parte de trás de um machado.

Ela correu para a cozinha, mas foi surpreendida por CARLOS, que segurando um pedaço de pau, impedindo que a vítima fugisse, forçando-a a voltar para a sala.

NAELY reconheceu ANTONIEL e pediu para ele não fazer aquilo. No momento, ela estava apanhando com golpes de machado e repetiu por cerca de cinco vezes a frase: “PARA, ANTONIEL! PARA, ANTONIEL”.

Nesse momento, KAUET VIERI aproveita a oportunidade e foge do imóvel pulando a janela do quarto. NAELY tenta fugir pela porta da frente, porém, ao chegar ao portão da área que dá acesso à rua, é agredida por ANTONIEL com um golpe de machado na parte posterior da cabeça sem qualquer chance de defesa, indo a óbito.

Ainda conforme consta nos autos, a motivação do crime teria sido o fato de a vítima NAELY ter vendido drogas a ANTONIEL, e esse ter pago entregando um aparelho celular de qualidade inferior ao combinado.

Isso teria gerado uma discussão entre as partes. Após tal fato, a vítima NAELY se recusou a vender drogas para ANTONIEL, que ficou irritado, tendo o mesmo chamado seu cunhado, CARLOS ANDRÉ, para cometer o crime.

Na fase de instrução do processo, o réu CARLOS ANDRÉ DE OLIVEIRA, vulgo “caquinho”, exerceu o seu direito constitucional de permanecer em silêncio.

Já o acusado ANTONIEL FILHO PEDROSA ABDIAS, afirmou que “não são verdadeiras as acusações que lhe estão sendo feitas; que conhecia Naely da rua; que no dia dos fatos estava com a sua esposa em sua casa e não teve contato com Naely ou com Kauet”.

Continue lendo

DESTAQUE

Um suspeito de Uiraúna e mais três de Luís Gomes são mortos em confronto com a polícia no Rio Grande do Norte.

Publicado

em

 

Quatro suspeitos de integrarem uma facção criminosa morreram em confronto com policiais na noite de sábado (15), em Luís Gomes, município da região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte.

Durante a ação, também foram apreendidas espingardas calibre .12, pistola, munições, colete balístico e drogas.

Entre os mortos está Alan Franklin de Andrade, 19 anos, morador do Bairro Bela Vista, na cidade de Uiraúna, Sertão paraibano.

Os demais residiam na cidade de Luís Gomes. e atendiam pelos nomes ou alcunhas de Antônio, vulgo “Toinho”; Francinilson Carneiro do Nascimento, apelidado de “Nilsinho” e Francisco Genário Carneiro de Souza, conhecido como “Genário”, apontado pela polícia potiguar como líder de uma facção crimionosa.

Ambos faleceram devido à gravidade dos ferimentos.

A Polícia Militar relata que uma facção criminosa originária do estado da Paraíba havia gravado alguns vídeos na cidade há alguns meses – os criminosos exibiam armas, pichavam paredes de órgãos públicos com a sigla da facção e registravam invasões a residências, além de expulsão de moradores.

Após uma ação integrada entre Polícia Militar e Polícia Civil, houve a identificação da presença dos suspeitos na zona rural do município.

Durante as diligências, nas proximidades da Vila São Bernardo, localizaram um carro suspeito, do qual os quatro homens desceram fortemente armados, segundo a PM.

A polícia potiguar ainda sustenta que os criminosos dispararam contra os policiais.

Houve a troca de tiros e os quatro suspeitos acabaram atingidos.

Eles ainda foram socorridos ao Hospital Vereador Antônio Linhares, mas não resistiram aos ferimentos.

Blog do Levi

Continue lendo

DESTAQUE

Câmara Municipal de Natal nomeia 12 Candidatos aprovados no Concurso Público

Publicado

em

 

 

O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (PP), publicou a nomeação de 12 convocados no Concurso Público realizado em 2023. A medida, formalizada pela Portaria nº 0273/2025-MD, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (14), convoca os nomeados para que cumpram as formalidades previstas no Edital nº 01/2023, bem como as exigências legais para a posse dos cargos.

De acordo com o presidente da CMN, vereador Eriko Jácome (PP), os nomeados devem atender a uma série de requisitos para tomar posse. “A Portaria traz anexos que detalham os documentos e exames necessários. Entre as funções contempladas, estão os cargos de assistente legislativo nas áreas de administração, assistência geral, contabilidade, arquivologia e biblioteconomia”, explicou.

Entre os itens exigidos estão o comprovante de escolaridade, cópias de documentos de identificação com foto, de CPF, de título de eleitor com comprovante de votação, e, para os candidatos do sexo masculino, a cópia da carteira de reservista. Além disso, devem apresentar uma foto recente, cópias de certidões de nascimento ou casamento, e outros documentos que comprovem a qualificação exigida para cada cargo.

Ainda de acordo com a Portaria nº 0273/2025-MD, os candidatos precisam apresentar certidões negativas de antecedentes criminais, bem como uma série de declarações, incluindo uma de bens patrimoniais e de sanções impeditivas do exercício de cargo público. Outro requisito fundamental é a apresentação de um atestado de aptidão física e mental, além de um comprovante de residência atual.

A convocação também estabelece uma lista rigorosa de exames médicos que os nomeados devem realizar. Entre esses, estão hemograma completo, glicemia em jejum, testes de função hepática, além de exames cardíacos, como o eletrocardiograma. Para os candidatos do sexo masculino com mais de 40 anos, é solicitado o exame de PSA livre e total.

“Essa convocação reflete o compromisso da Câmara Municipal de Natal com a transparência e a eficiência na gestão pública e visa garantir que os novos servidores sejam devidamente qualificados e estejam aptos a exercer suas funções com responsabilidade”, disse o presidente.

Continue lendo

Populares