Foto: reprodução/Novo Notícias
Foto: Adriano Abreu
Foto: Adriano Abreu
Já é tradição. Na terça-feira de carnaval os foliões de Natal e várias regiões do Rio Grande do Norte vão à praia da Redinha, na zona Norte da capital para se ‘fantasiar’ e sair em um dos maiores blocos carnavalescos, Os Cão.
Sendo um dos blocos mais tradicionais de Natal, Os Cão é considerado desde 2021 um patrimônio imaterial e cultural de Natal, através da Lei Municipal nº 7.192. Para a edição 2024, a expectativa é que mais de 8 mil pessoas possam participar da festa.
Um grande cortejo sai pelas ruas do bairro com crianças, adultos e idosos ‘vestidos’ de lama que é retirada do mangue, garantindo a diversão dos foliões que se concentram embaixo da Ponte Newton Navarro.
A Orquestra do Velho Tunga e o grupo de percussão Pau e Lata vão puxar a multidão pelas ruas. Paredões de som também fazem parte da festa animando os foliões no final da folia de momo.
O bloco nasceu em 1962, durante uma bebedeira. Os Cão foi criado pelos irmãos Francisco Ribamar de Brito (Dodô) e Armando Ferreira de Brito (o Gago), além dos amigos Francisco Clemente da Silva (Chico Baé), Francisco Valdécio (Chico do Cabo) e Djalma de Andrade (Uá) e José Gabriel de Góes (Zé Lambreta).
Novo Notícias